quinta-feira, 25 de abril de 2019

Comissão Especial da Aquicultura da Alepe faz sua primeira reunião em Petrolândia


A Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (25), em Petrolândia, Sertão de Itaparica, a primeira audiência pública do colegiado. A reunião contou com a presença do presidente da comissão, deputado Waldemar Borges, da prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, de representantes da Prefeitura de Jatobá, do Banco do Nordeste, de diversas entidades governamentais, como Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), além de pequenos, médios e grandes produtores de alevinos.

Foram discutidos, entre outras coisas, os avanços do setor, os impactos sociais e ambientais no Rio São Francisco, o licenciamento ambiental para a área, a fiscalização sanitária, a infraestrutura, assistência técnica, acesso a crédito, incentivo fiscal, entre outros pontos.

Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur reúne mais de 100 prefeitos, secretários e gestores para discutir Mapa do Turismo

Representantes de todo o Estado compareceram nesta quinta, no Centro de Convenções, para participar de workshop sobre gestão e do III Encontro de Municípios das Regiões Turísticas do Estado (Fotos: Chico Andrade)

A Secretaria de Turismo e Lazer a Empetur realizaram, durante esta quinta-feira (25), o III Encontro de Municípios das Regiões Turísticas do Estado de Pernambuco. O evento aconteceu no Auditório Brum, situado no Centro de Convenções, em Olinda, e reuniu cerca de 130 gestores de turismo e prefeitos dos 103 municípios pernambucanos atualmente inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, além dos 81 municípios ainda não cadastrados.

O encontro foi presidido pelo secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, Rodrigo Novaes, com discurso sobre a importância dos municípios exaltarem a própria cultura como potencial turístico, ressignificar o olhar acerca da própria riqueza.

Petrolândia recebe Comissão Especial da Aquicultura da Alepe em audiência pública




Teve início nesta quinta-feira (25) a Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Petrolândia foi a primeira cidade do interior pernambucano a sediar a série de audiências públicas que será realizada em vários municípios do estado para discutir ações de fomento e organização da cadeia produtiva do setor.

Esta foi a primeira reunião ordinária da comissão especial que contou com a presença do deputado Waldemar Borges, presidente do colegiado, e da prefeita de Petrolândia, Jane Souza, além da participação de pequenos, médios e grandes produtores de alevinos, fabricantes de ração e representantes do Ministério Público.

Petrolândia: Prefeita Jane é duramente criticada em Sessão da Câmara realizada nesta quarta-feira (24/04/2019)





A Prefeita Jane foi alvo de uma enxurrada de críticas na reunião da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite desta quarta-feira (24/04/2019). Sob a presidência do vereador Joilton Pereira (PTB), a sessão registrou a presença dos vereadores, Delano Santos (PSB),Toinho de Eugênio (SD), Zé Pezão (PTB), Professor Evaldo (PSD), Jorge Viana (PSL), Nilson Pescador (PSDC) e Eudes Fonseca (PV) e Louro do Visro (PC do B)
Estiveram ausentes os vereadores Sílvio Rogério (SD) e Dedé de França (PSB).

Com pouco público presente à Casa Aureliano de Menezes, vários temas pertinentes a atual situação do município foram debatidos. A exemplo de reuniões passada, novamente a prefeita Janielma Souza  (Jane) foi alvo de duras críticas por parte da maioria dos vereadores; Falta de médicos no hospital, carros sucateados na garagem da prefeitura, precariedade do Matadouro Público, falta de merenda e fardamento escolar, falta de remédios, invasão de baronesas no Rio São Francisco, solicitação de UTI para o hospital, falta de ar-condicionado em salas de aula, entre outras áreas, foram os temas mais explorados e criticados pelos edis (vídeo abaixo).

As indicações, moção de pesar e demais assuntos da reunião, em breve, serão postadas em destaques individuais neste blog.

Veja abaixo vídeo dos discursos dos vereadores Toinho de Eugênio, Jorge Viana, Eudes Fonseca, Delano Santos, Zé Pezão, Professor Evaldo e Joilton Pereira.










Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos e fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Família continua à procura de Cicero Donizete da Silva (Ciço Galego) desaparecido há 7 dias


Cícero Donizete da Silva teria sido visto pela última vez na quinta-feira (18) no Mercado Publico de Petrolândia

Na tarde de terça-feira (23), Maria do Carmo da Silva entrou em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia para denunciar o desaparecimento de irmão Cicero Donizete da Silva.  Dois dias depois, na tarde de hoje (25), ela voltou a procurar a nossa redação para dizer que a procura pelo irmão continua.

Cícero, também conhecido por Galego, 35 anos, está desaparecido desde a última quinta-feira (18) quando teria sido visto pela última vez nos quiosques do  Mercado Público de Petrolândia, local onde costumava frequentar. 

Se alguém souber o paradeiro dele, ligue para o meu numero (87) 996599624.
Falar com Maria do Carmo da Silva, irmã do desaparecido.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Maria do Carmo da Silva (Carminha)

Patrulha dos Heróis: PMs reformados são homenageados com visitas em Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá


Policiais militares da reserva remunerada e reformados que, enquanto na ativa, protegeram os cidadãos, a sociedade e os bens públicos e privados no estado de Pernambuco estão sendo homenageados pelos relevantes serviços prestados, através de visitas interativas feitas pelo efetivo policial da ativa.

O Projeto PATRULHA DOS HERÓIS foi posto em prática pelo Major PM Rezende, subcomandante da 4ª CIPM-Petrolândia que viu as visitas como uma necessidade e uma forma de demonstrar a importância de cada um Policial Militar da Reforma, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

Ele destaca que graças a esses guerreiros, a Polícia Militar de Pernambuco é o que é hoje. E que esse resultado foi obtido com muita garra. Disse também o oficial que, infelizmente, para chegar no que está hoje, muitos policiais militares em serviço e no cumprimento do dever de proteger a sociedade perderam suas vidas.

RELATO/24 DE ABRI DE 2019

Em cumprimento a ordem de serviço 016/2019, visando uma maior interação entre o efetivo policial da ativa e inativos, foram realizadas visitas aos militares reformados de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá como uma forma de demonstrar a importância de cada um e também, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

PMs visitados:
SGT RR GOMES (TACARATU)
SGT RR AÉCIO (INAJÁ)
SGT RR JOSELIO (PETROLÂNDIA)
SGT RR DE ARAUJO (JATOBÁ)

EFETIVO

GTI 4011
GTI 4021
GTI 4031
GTI 4032

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO

4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Em Pernambuco, motoristas com IPVA em atraso podem ter veículo retido e ficar com nome sujo

Medida vale para devedores do imposto entre os anos de 2015 e 2018. Mais de 167 mil veículos constam com débito junto ao Detran-PE

Motoristas que devem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) entre os anos de 2015 e 2018 estão sendo notificados pelo governo estadual a partir deste mês. Caso não se regularizem, os proprietários vão ficar com o nome sujo e os veículos podem ser retidos até que o débito seja pago. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, estão sendo enviadas cartas para mais de 167 mil devedores. (Veja vídeo acima)

Ao receber a carta, o proprietário do veículo tem 15 dias para resolver o pagamento do IPVA. A regularização deve ser feita em qualquer unidade do Detran ou nas agências da Receita Estadual da Sefaz. Se, após os 15 dias de aviso, o devedor não quitar a dívida, ele pode ser notificado e multado.

"Acabou o prazo e não fez o pagamento? A dívida duplica", alerta o coordenador da administração tributária do Estado, Anderson de Alencar Freire, para a multa de 100% em cima da dívida.

A Sefaz afirma que está planejando uma ação conjunta com o Detran, com blitz dirigidas para essa ação. "Quem não apresentar o IPVA pago, vai ter o carro retido para regularização. Deve optar por aplicativos de mobilidade para não ficar sem o veículo", afirma Freire.

Por último, se a dívida ainda não tiver sido quitada, o devedor é inscrito na Dívida Ativa do Estado e o nome vai para o Serasa. O atendimento ao contribuinte notificado será realizado pelas Agências da Receita Estadual e nas unidades do Detran.

O contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) da Notificação de Débitos do IPVA para parcelamento ou liquidação à vista, no e-Fisco, através do site da Sefaz.

Outras informações podem ser obtidas através do TeleSefaz, nos números 0800.285.1244 ou (81) 3183-6401. Ainda é possível entrar em contato com o Detran-PE pelo telefone (81) 3453-8202

IPVA 2019

O prazo para o pagamento da última parcela do IPVA 2019 ainda está em aberto para veículos com placas terminadas em 9 e 0. A cota única venceu em fevereiro.

De acordo com o governo, o imposto mais barato é de uma moto, que custa R$ 72. Já o mais caro é o de um Lamborghini, que sai por R$ 153,848,84. Em 2019, o governo do estado determinou uma redução média de 3,18% do valor do IPVA.

Por TV Globo e G1 PE

Bolsonaro assina o fim do horário de verão no país


O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (25) decreto que extingue a medida, em cerimônia no Palário do Planalto. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse, ressaltando que não deve haver queda na produtividade dos trabalhadores nesse período.

Homem é detido com carro de luxo roubado na BR 104, em Caruaru

O veículo teria sido adquirido como pagamento de uma dívida e tinha o CRLV falsificado 
Foto: Divulgação/PRF

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 104, em Caruaru, na tarde desta quarta-feira (24). Segundo a PRF, o suspeito dirigia um carro de luxo roubado, além de apresentar Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falsificado.

O flagrante aconteceu durante uma abordagem no quilômetro 57 da rodovia, em frente à Unidade Operacional da PRF. Durante a rotina de verificação, os policiais constatam que o veículo era roubado.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária, o motorista informou que havia adiquirido o carro como pagamento de uma dívida.

O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, junto com o automóvel e o CRLV falsificado. Ele deverá responder por receptação de veículo roubado e uso de documento falso.

Petrolândia: Quinta do Clone no Maria Fumaça tem apresentação do cantor Rogger Olímpio, às 20h00


Com promoção de clone de caipirinha, com o drinque brasileiríssimo, o Maria Fumaça realiza na noite de hoje (25/04/2019) a Quinta do Clone. A animação musical é do cantor Rogger Olímpio, a partir das 20h00.

Aproveite sua noite no cada vez melhor Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

Caixa eletrônico é arrombado em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco


Um caixa eletrônico foi arrombado na tarde desta quarta-feira (25) na cidade de Cabrobó, no Sertão. O posto de serviço do banco pertencia à agência do banco Santander e funcionava em um prédio da Prefeitura Municipal. O valor levado pelos suspeitos não foi revelado.

De acordo com informações da Polícia, o crime foi realizado na última terça-feira (24), no entanto, ação só foi percebida nesta quarta-feira (25). A Polícia acredita que ferramentas elétricas como furadeiras foram utilizadas no assalto.

Até o momento da publicação desta matéria, nenhum suspeito foi localizado. O caso está sendo investigado pela polícia civil.

Por NE 10 Interior

Tacaratu/Petrolândia: Merendeira Gilda Cordeiro, da Escola Juazeiro, desmente notícia de que teria sido assassinada ''Quero tranquilizar a todos e dizer que estou viva''


Gilda Rosângela Cordeiro, merendeira da Escola Estadual Juazeiro, situada no município de Tacaratu, no Sertão do Estado, entrou em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia para acabar com uma ingrata boataria. De acordo com a funcionária da prefeitura de Tacaratu, uma falsa notícia publicada em um blog (por questão de ética não vamos aqui dá nome ao blog relatado por Gilda) do Sertão do São Francisco anunciou sua morte, que teria acontecido durante uma festa de formatura.

''Assis Ramalho, quero que você desminta uma notícia que foi publicada em um blog de que eu teria sido brutalmente assassinada durante uma festa de formatura. Eu quero que você publique em seu blog que é mentira, que foi é uma calúnia que gostaria de saber quem fez essa maldade. Cheguei a ficar doente com a falsa notícia. Quero tranquilizar a todos e dizer que eu estou viva, graças a Deus'. Se quiser eu vou aí dá uma entrevista no seu programa da Web Rádio Petrolândia''.

Leia também
Tacaratu/Petrolândia: No Caribe, merendeira Gilda Cordeiro, da Escola Juazeiro, fala sobre satisfação de participar do intercâmbio, antes do reality show na TV Escola

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Gilda Cordeiro

Polícia Militar realiza Operação Tiradentes III nos municípios de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), em cumprimento a O.S. n' 077/2019, foi realizada nesta quarta e quinta-feira (24 e 25) a OPERAÇÃO TIRADENTES III, onde foram desenvolvidas ações de segurança e preservação da incolumidade pública, desencadeando o policiamento ostensivo através de blitz e bloqueios em locais de valor operacional, identificando, abordando, apreendendo e conduzindo pessoas e materiais em situações delituosas à autoridade competente, mantendo a segurança da população e a ordem, atuando de forma preventiva e dando a sensação de tranquilidade nos município de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá.

 RESULTADOS:
 475 Pessoas Revistadas:
 29 Veículos Abordados:
73 Motocicletas Abordadas:

Brumadinho, três meses depois: 233 mortos 37 desaparecido e ninguém está preso


As comprovações de que o alto escalão da Vale sabia dos riscos de ruptura da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão tomam proporções mais robustas a cada novo passo das investigações. Depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, em Brasília, de um dos integrantes do setor de gestão Riscos Geotécnicos da Vale, o engenheiro Felipe Figueiredo Rocha, da área de Recursos Hídricos da mineradora, reforça as conclusões da força-tarefa responsável pela investigação da tragédia. De acordo com o funcionário, os problemas da estrutura foram apresentados tanto à diretoria quanto à diretoria-executiva da mineradora. Passados três meses do rompimento da represa, ninguém está preso pelo crime.

Felipe Rocha está entre as 13 pessoas que foram detidas em duas ocasiões durante as investigações e liberadas por força de habeas corpus conseguido no Superior Tribunal de Justiça. Em oitiva no Senado, ele contou que os riscos da Barragem 1 foram apresentados no Painel de Especialistas Internacionais em que estavam presentes toda a área de geotecnia operacional, além de representantes e lideranças da geotecnia corporativa.

Acrescentou que no último dia do painel, quando é feita reunião de fechamento para apresentação dos riscos e decisões, estavam presentes o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão, Lúcio Flávio Gallon Cavalli, e o diretor de Operações do Corredor Sudeste, Silmar Magalhães Silva. Os dois foram afastados do cargo junto de outros funcionários e do presidente da Vale à época do desastre, Fábio Schvartsman, por recomendação de promotores, procuradores e delegados responsáveis pelo caso.

Os riscos foram apresentados ainda, segundo Felipe Rocha, no Subcomitê de Riscos Operacionais, chefiado pelo gerente-executivo Eduardo Montarroz e do qual era membro também o gerente-executivo de Governança de Geotecnia Corporativa, Alexandre de Paula Campanha, também preso e solto por habeas corpus. Felipe Rocha destacou que foram apresentados nesse comitê os riscos das barragens que estavam posicionadas na zona de atenção, sendo a Barragem 1 uma dessas estruturas. Depois dessa reunião, a mesma informação foi repassada ao Comitê Executivo de Riscos da Vale, do qual Alexandre Campanha também era integrante, segundo o depoimento.

O engenheiro se disse ainda incomodado com o fato de o diretor de Relações Institucionais da Vale, Luciano Siani, ter comentado em uma coletiva de imprensa que não sabia do painel de especialistas ocorrido em novembro do ano passado, embora o relatório de sustentabilidade da Vale, assinado pelo presidente, mencione que a mineradora usa o painel para tratar de barragens. “Esses pontos me fazem afirmar que os riscos da Barragem 1, apesar de não serem iminentes – eram riscos possíveis – foram apresentados tanto para a diretoria quanto para a diretoria-executiva”, ressaltou.

Duas operações comandadas pelo Ministério Público em níveis federal e estadual e Polícia Civil resultaram na prisão de 11 funcionários da Vale e dois engenheiros da consultora alemã Tüv Süd, nos meses de fevereiro e março. Todos foram soltos dias depois por habeas corpus, cujo mérito foi negado pela 7ª Câmara Criminal Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A volta imediata à penitenciária foi decretada em meados do mês passado e os investigados chegaram a se entregar para o cumprimento do restante da prisão temporária. Poucas horas depois de serem reintegrados ao sistema prisional, nova liminar do STJ liberou os 13 novamente.

Por Estado de Minas

Após aval da Chesf, deputado vai ao Ibama e cobra retirada das baronesas no Rio São Francisco

Deputado Mário Júnior em audiência com João Pessoa, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA e Rodrigo Dutra coordenador do órgão. Foto: Assessoria Parlamentar.

Há mais de um ano, as cidades de Paulo Afonso e Glória vêm sofrendo com a invasão das baronesas no Rio São Francisco, e mesmo com os esforços das gestões dos dois municípios para retirada das plantas, o problema persiste causando prejuízos e preocupação aos cidadãos e políticos que representam a região.

Um deles, o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), solicitou nesta quarta-feira (24), uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco em Glória, Paulo Afonso e municípios vizinhos. O pedido foi feito em audiência com o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA, João Pessoa e Rodrigo Dutra, Coordenador do órgão.

O encontro de hoje ocorreu menos de 15 dias depois da reunião, em Brasília, entre o Mário Júnior e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Naquela oportunidade, o deputado pauloafonsino expôs a gravidade da situação através de videoconferência com o Presidente da CHESF, Fábio Lopes Alves e com o Diretor de Gestão, Adriano Soares.

“Solicitamos que seja feita a retirada das Baronesas do Rio São Francisco, pois Paulo Afonso, Glória e região têm sentido muito os efeitos na Piscicultura, Pesca, no Turismo, na Economia e consequentemente na geração de empregos, que é a principal demanda da região”, informou o parlamentar.

Segundo Mário Júnior, o Presidente da CHESF falou que demandou ao Diretor de Operações, Paulo Henrique, para provocar as partes para saber como vai agir, mas colocou como maior empecilho, a posição contrária do IBAMA. Na reunião, após ouvir o representante da companhia, o deputado garantiu que iria cobrar uma posição oficial do IBAMA, já que a CHESF era favorável.

A promessa em recorrer ao IBAMA se concretizou nesta quarta. Após a reunião com os prepostos do instituto, Mário Júnior foi às redes sociais e transmitiu a informação: “Solicitei uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco na região de Glória municípios vizinhos”.

Por PA4.COM.BR



Veja vídeo do deputado cobrando solução para o problema das baronesas ao Ministro de Minas e Energia e ao Presidente da Chesf.

Petrolândia: Cirurgiã-Dentista Dra. Bruna Lopes atende na Petroclínica nesta sexta e sábado; agende já a sua consulta!


A Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa que a Cirurgiã-Dentista Dra. Bruna Lopes, irá atender nesta sexta-feira (a noite) e sábado (de manhã).

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais
*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista
*A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Governo oferece R$ 40 milhões em emendas para deputados que votarem pela reforma


O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), ofereceu um extra de R$ 40 milhões, em emendas parlamentares, até 2022 a cada deputado federal que votar a favor da reforma da Previdência no plenário da Câmara.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a proposta foi feita na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na semana passada.

Hoje, os congressistas têm direito a R$ 15,4 milhões em emendas parlamentares. Com os R$ 10 milhões extras por ano, o valor pularia para R$ 25 milhões.

Veja matéria completa > Governo oferece R$ 40 mi em emendas para deputados que votarem pela reforma

Da Redação do Blog de Assis Ramalho