quinta-feira, abril 25, 2019

Após aval da Chesf, deputado vai ao Ibama e cobra retirada das baronesas no Rio São Francisco

Deputado Mário Júnior em audiência com João Pessoa, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA e Rodrigo Dutra coordenador do órgão. Foto: Assessoria Parlamentar.

Há mais de um ano, as cidades de Paulo Afonso e Glória vêm sofrendo com a invasão das baronesas no Rio São Francisco, e mesmo com os esforços das gestões dos dois municípios para retirada das plantas, o problema persiste causando prejuízos e preocupação aos cidadãos e políticos que representam a região.

Um deles, o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), solicitou nesta quarta-feira (24), uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco em Glória, Paulo Afonso e municípios vizinhos. O pedido foi feito em audiência com o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA, João Pessoa e Rodrigo Dutra, Coordenador do órgão.

O encontro de hoje ocorreu menos de 15 dias depois da reunião, em Brasília, entre o Mário Júnior e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Naquela oportunidade, o deputado pauloafonsino expôs a gravidade da situação através de videoconferência com o Presidente da CHESF, Fábio Lopes Alves e com o Diretor de Gestão, Adriano Soares.

“Solicitamos que seja feita a retirada das Baronesas do Rio São Francisco, pois Paulo Afonso, Glória e região têm sentido muito os efeitos na Piscicultura, Pesca, no Turismo, na Economia e consequentemente na geração de empregos, que é a principal demanda da região”, informou o parlamentar.

Segundo Mário Júnior, o Presidente da CHESF falou que demandou ao Diretor de Operações, Paulo Henrique, para provocar as partes para saber como vai agir, mas colocou como maior empecilho, a posição contrária do IBAMA. Na reunião, após ouvir o representante da companhia, o deputado garantiu que iria cobrar uma posição oficial do IBAMA, já que a CHESF era favorável.

A promessa em recorrer ao IBAMA se concretizou nesta quarta. Após a reunião com os prepostos do instituto, Mário Júnior foi às redes sociais e transmitiu a informação: “Solicitei uma posição do IBAMA sobre a retirada das baronesas no Rio São Francisco na região de Glória municípios vizinhos”.

Por PA4.COM.BR



Veja vídeo do deputado cobrando solução para o problema das baronesas ao Ministro de Minas e Energia e ao Presidente da Chesf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário