sábado, 17 de fevereiro de 2018

Petrolândia: Com sol ou chuva Bar e Balneário Roça de Samyr é sua melhor opção em lazer; Confira as novidades!


O Bar e Balneário Roça de Samyr, sempre em busca de novas soluções para atender ainda melhor, lança novidades para continuar a ser sua melhor opção em lazer, também durante o período chuvoso que se anuncia. O mergulhador de resgate Samyr Oliveira informa que foi instalada TV no bar e restaurante, para os clientes acompanharem os jogos do Brasileirão - de olho na Copa do Mundo! -, entre outras programações. 

Samyr Oliveira também informa que, a pedidos, foram instaladas tomadas nos pilares próximos às mesas, para os clientes recarregarem seus celulares no bar e restaurante, que tem wi-fi liberado. 

Com chuva ou com sol, desfrute das opções de lazer e diversão no Bar e Balneário Roça de Samyr, situado na estrada do Mirante da Serrota, com acesso a embarque e desembarque de motos aquáticas e lanchas no Lago de Itaparica, além de amplo espaço para estacionamento de veículos, com segurança. 

O cardápio do Bar e Balneário Roça de Samyr tem opções variadas em tira-gostos, bebidas e refeições, com destaque para o peixe assado com rubacão e a buchada de bode. O melhor, além do sabor: os preços são acessíveis.

O local já é ponto de referência para os esportistas náuticos, além de possuir campo de paintball/softball, aberto aos sábados e domingos. As crianças podem se divertir na casinha e, nas horas de calor, aproveitar a cascata de água corrente, instalações próximas ao restaurante e ao alcance da visão dos pais e acompanhantes. 

No Bar e Balneário Roça de Samyr, os mergulhadores também encontram um ponto de apoio para explorar as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada.

Contatos com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.


O Bar e Balneário do empresário e mergulhador Samyr Oliveira está localizado na estrada para o Mirante da Serrota, a menos de 10 minutos do centro de Petrolândia.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas acontece no próximo sábado (24)


A Escola Pública de Trânsito de Pernambuco - EPT/PE, gerência integrante da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN/PE, promoverá na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, no próximo sábado (24), o curso de Pilotagem Defensiva (PIL), com quatro horas-aulas de duração.

O PIL é destinado a motociclistas e busca aprimorar suas competências na condução segura de motocicletas, com abordagens de questões técnicas sobre como pilotar uma motocicleta, com a condução correta e segura, com o objetivo de minimizar os frequentes acidentes de trânsito, provocados, principalmente, pela falta de conhecimento ou pela imprudência ao conduzir motocicleta.

Foram disponibilizadas 35 (trinta e cinco) vagas para o curso que tem duas horas de aulas teóricas, na Sertamol, no centro da cidade, e duas horas de aulas práticas, na Av. Milvernes Cruz Lima, na altura do Ginásio de Esportes, na Orla Fluvial.  As inscrições já foram encerradas. Veja abaixo a relação de selecionados para o curso.


Prefeitura retoma área pública invadida na zona leste de Petrolina

Após denúncia anônima, fiscalização constatou construções irregulares no local. Edificações foram demolidas hoje.


Uma fiscalização realizada pelas equipes da Prefeitura de Petrolina, após o recebimento de uma denúncia anônima, resultou na identificação de uma série de construções irregulares no loteamento Vale das Esmeraldas, na zona leste da cidade. Elas estavam localizadas em uma área comunitária de aproximadamente 10.500m² do empreendimento. Por lei, o local deve ser destinado apenas para a construção de equipamentos públicos, a exemplo de praças, postos de saúde, creches e escolas. Em vez disso, cerca de 10 imóveis estavam sendo erguidos por pessoas que informaram terem adquirido os terrenos através de terceiros. Outra irregularidade encontrada, é que nenhuma das edificações possuía licença de construção, o que também poderia resultar no embargo das obras. Todas foram demolidas na manhã deste sábado (17).

Uma grande operação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Para isso, uma equipe da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas, duas viaturas e três motos da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal foram enviadas ao local. Uma retroescavadeira foi utilizada para a derrubada das edificações irregulares, que também ocupavam parte de uma avenida do loteamento. Após aproximadamente duas horas o trabalho estava concluído. Durante o serviço, foi encontrado cimento fresco em uma das obras, o que desrespeita a notificação de irregularidade expedida na última sexta-feira (16).


Andarilho que havia saído do Rio Grande do Norte é resgatado pela PRF em Igarassu-PE

Policial promoveu reencontro do jovem com a família (Fotos: Divulgação/PRF-PE)
Posto da Polícia Rodoviária Federal em Igarassu, no Grande Recife

Um andarilho, de 25 anos, foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de sexta-feira (16), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. O jovem havia saído do Rio Grande do Norte há 20 dias e havia perdido contato com a família, que mora no interior do estado.

Por volta das 16h, o andarilho chegou no posto da PRF para se proteger da chuva e foi atendido pelo policial Boaviagem, que lhe ofereceu água e comida. O policial descobriu que, depois de ser demitido, em maio do ano passado, o jovem perdeu tudo que tinha e acabou se tornando um andarilho.


Colisão entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e feridos na BR-104, em AL

Motorista do Fiat Uno  morreu no local devido ao impacto (Foto: Ascom/Bombeiros)
Com o impacto, ônibus de transporte complementar saiu da pista (Foto: Ascom/Bombeiros)

Uma colisão frontal entre um carro e um ônibus de transporte complementar deixou uma pessoa morta e outra ferida na BR-104, entre os municípios de União dos Palmares e Branquinha. O acidente ocorreu por volta das 15h deste sábado (17).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram acionadas para a ocorrência. Chovia no momento do acidente e a pista estava bastante molhada.

Devido ao impacto, o motorista do Fiat Uno morreu no local. Uma mulher que estava no carro ficou ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave.


A Polícia Federal se torna dócil ao Palácio do Planalto, afirma Época


Não houve Carnaval para os 12 delegados da mais seleta equipe da Polícia Federal. Eles compõem o Grupo de Inquéritos do Supremo, conhecido internamente como Ginq. São os responsáveis por investigar os tubarões da política nacional, aqueles que têm foro no Supremo Tribunal Federal (STF). Passaram o feriado trocando mensagens. Não planejavam mais uma operação secreta da Lava Jato. Tentavam entender se estavam diante do que aparentava ser uma operação contra eles, contra a Lava Jato – uma sabotagem que vinha, inacreditavelmente, de dentro da Polícia Federal.

Expressavam espanto e perplexidade em face da desastrosa entrevista do chefe deles à agência Reuters, dias antes. Nela, Fernando Segovia indicara que a principal investigação em curso na PF – um inquérito sigiloso contra o presidente da República, autorizado pela Suprema Corte – seria arquivada por falta de provas. Como precisava eliminar qualquer dúvida sobre a firmeza de sua genuflexão ao Planalto, Segovia dissera que o delegado responsável pelo caso poderia ser punido: as perguntas que ele enviara ao investigado Michel Temer não haviam agradado – por que será? – ao presidente Michel Temer. Não pareciam declarações do chefe da máquina de investigação mais formidável e independente do país. Pareciam, em seu conjunto, uma declaração de lealdade ao presidente da República; uma declaração de um vassalo político, não de um diretor da Polícia Federal.


Petrolândia: Moto roubada na madrugada deste sábado (17) é encontrada na estrada da Reta



Em Petrolândia, a ousadia dos bandidos está grande. No início da madrugada deste sábado, entre meia noite e 1 hora da manhã, uma moto Honda Biz foi roubada da casa de sua proprietária, na Quadra 10 da cidade. A jovem fez amplo apelo em redes sociais, com divulgação de fotos do veículo.

Algumas horas depois, no início da tarde de hoje, o veículo foi localizado, abandonado na estrada da Reta. A motocicleta foi avariada para a ligação direta da ignição.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos divulgadas em rede social


Petrolândia: Moradora reclama de acúmulo de lixo na Av. Auspício Valgueiro de Barros, próximo à feirinha



Neste sábado (17), moradora da Av. Auspício Valgueiro de Barros, que reside próximo ao local da feirinha de frutas e verduras,  enviou fotos à nossa redação para mostrar a situação em que se encontra aquela localidade. Segundo ela, há mais de 15 dias, o lixo está entulhado em frente de várias casas.

Boa tarde, Assis Ramalho! Olha a quantidade de lixo na av. auspicio valgueiro barros, o lixo que os vendedores deixam. Mostre para a prefeitura tomar as providências. Uma entrada da cidade que parece uma periferia.

Moradora da Avenida Auspício de Valgueiro de Barros em nome de todos que residem nas proximidades do local.

Ver fotos>Lixo e desorganização na Av. Ausp. Valgueiro de Barros

Blog de Assis Ramalho


4ª CIPM de Petrolândia faz divulgação do Programa ''Alerta Celular'' ; veja como se cadastrar!


Policiais da 4ªCIPM/Petrolândia difundiram ações nesta semana em blogs, rádios locais e na manhã de hoje complementaram as atuações visitando estabelecimentos comerciais na cidade de Petrolândia e região entrando em contato com a população e comerciantes em geral, difundindo o Programa “Alerta Celular” , nas visitas que foram feitas ao comercio local, foi divulgado o endereço eletrônico: https://www.alertacelular.sds.pe.gov.br/#/login para cadastro e tirado dúvidas dos cidadãos.

O “ALERTA CELULAR” funciona de forma simples, basta que se cadastre o IMEI (número de identificação) do aparelho, que se consegue digitando *#06#. outro dado solicitado é o número de série. para quem usa IPHONE, basta clicar, no celular, em ajuste > geral > sobre e procurar o número de série, IMEI/MEID do dispositivo, após isso registrará o aparelho na plataforma, em caso de roubo ou furto, basta protocolar uma ocorrência informando o número de IMEI do aparelho que foi previamente cadastrado, o aparelho ficará com um alerta de em seu registro como roubado ou furtado”, o cadastro do aparelho deve ser feito no SITE https://www.alertacelular.sds.pe.gov.br/#/login.


Blog de Assis Ramalho
Informação: 4ªCIPM


Ministro da Educação assina credenciamento de Faculdade do Sertão do São Francisco


Foto: André Nery/MEC

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta sexta-feira, 16, o credenciamento simbólico da Faculdade do Sertão do São Francisco (Fasf) – a primeira instituição de ensino superior do município de Cabrobó (PE).

“Essa faculdade nasce pequena e vai crescer a partir do talento das pessoas que estão por trás desse projeto. Quero parabenizar aqui professores, educadores e estudantes, pois Cabrobó vai poder abraçar uma faculdade que é genuinamente da terra e que vai ser orgulho para o município nos próximos anos”, afirmou Mendonça Filho. “Não existe nada que transforme mais a vida das pessoas do que a educação”, completou o ministro.


Temer anuncia criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública


Após reunião realizada hoje (17) no Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, para tratar da intervenção militar no estado, o presidente da República, Michel Temer, anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública. Ele não respondeu perguntas da imprensa e não falou quem assumiria a nova pasta.

"Nós não vamos parar por aí. Muito brevemente, na próxima semana ou na outra no mais tardar, eu quero criar o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que vai coordenar a segurança pública em todo o país, evidentemente sem invadir as competências de cada estado federado", disse o presidente.

Temer destacou a união de esforços e a concordância do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, com a intervenção. "A situação do Rio de Janeiro cria também problemas em outros estados, porque se as coisas desanda aqui a tendência é desandar no resto do país", acrescentou.


Inserção profissional: 386,7 mil jovens aprendizes foram contratados em todo o país em 2017

Brasil contabiliza mais de 3,2 milhões de aprendizes desde início da lei, em 2005

A Aprendizagem Profissional fechou 2017 com 386.791 jovens contratados de janeiro a dezembro. A inserção dos jovens no mercado de trabalho se manteve estável em relação ao ano anterior, quando foram registradas 386.773 admissões. São Paulo liderou o ranking, com 108.300 contratações, seguido por Minas Gerais, com 40.240, e Rio de Janeiro, com 35.088.

De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários jovens de 14 a 24 anos, na modalidade Aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento. No total, o Brasil já contabiliza mais de 3,2 milhões de aprendizes desde 2005, quando a lei entrou em vigor.


"Intervenção pode comprometer a democracia”, alerta Humberto


Para o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro pode representar um risco para a democracia. Segundo o senador, jamais uma medida extrema como esta poderia ter sido tomada antes do governo ter tentado outras alternativas, como a realização de uma ação coordenada entre as Forças Armadas e a polícia do Estado.

“Temos absoluta clareza de que a intervenção pode ser um caminho para o comprometimento da nossa democracia já débil. E não podemos aceitar que esta medida seja aplicada em outros estados. Nós, da oposição, estaremos absolutamente firmes no sentido de acompanhar esta intervenção para que ela seja absolutamente controlada pelo Congresso, pelo Ministério Público e pelo Judiciário, para que isto não se torne um instrumento contra a democracia”, ponderou.


Corredores Agroecológicos/Embrapa Cerrados são apresentados no Sudeste goiano no final deste mês

Foto: Cynthia Torres

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, pesquisadores da Embrapa, representantes do movimento camponês e agricultores de Catalão e Silvânia (GO) vão promover a segunda edição do circuito de visitas técnicas em propriedades rurais da região Sudeste de Goiás – as Rotas Agroecológicas. O objetivo é demonstrar os corredores agroecológicos como estratégias para a produção de alimentos e sementes voltadas ao manejo da agrobiodiversidade e sustentabilidade de pequenas propriedades familiares.

As Rotas Agroecológicas são organizadas pela Embrapa Cerrados (DF), em parceria com a Associação Camponesa Nacional (ACAN) e Movimento Camponês Popular (MCP) e a Central de Associações de Minis e Pequenos Produtores Rurais do Município de Catalão (CAMPPRMC). As atividades integram o projeto “Corredores agroecológicos como estratégias para produção de alimentos e sementes, focados no manejo da agrobiodiversidade e sustentabilidade de pequenas propriedades familiares – Agrobio II”, liderado pela pesquisadora Cynthia Torres, da Embrapa Cerrados.


Quem parou de pagar o INSS também pode se aposentar

Trabalhador que parou de pagar o INSS deve voltar a contribuir imediatamente para conseguir o benefício. 

Os trabalhadores que passaram anos sem pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também conseguem se aposentar. Na maioria dos casos, será mais vantajoso o trabalhador completar as condições do benefício por idade, que exige 15 anos de pagamentos ao INSS, além de o mínimo de 60 anos, para as mulheres, e 65, para os homens.

Há diversas razões para o segurado ter poucas contribuições lançadas no cadastro do INSS, além da inatividade. Muitos foram autônomos, optaram por não recolher as contribuições e permaneceram anos atuando na informalidade. Entre as mulheres, é comum que as trabalhadoras tenham trabalhado por alguns anos, mas depois pararam, como quando os filhos nasceram.

Para completar o tempo de contribuição e ter o direito ao benefício, o segurado pode voltar a contribuir a qualquer momento.


Serviço gratuito de SMS com alertas de desastres naturais chega ao Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins

Iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração estará presente em todo o Centro-Oeste e no primeiro Estado do Norte. Objetivo é prevenir riscos e poupar vidas.

Os moradores dos estados do Centro-Oeste contam, a partir desta segunda-feira (19/2), com o sistema gratuito de alertas de desastres naturais por SMS. Distrito Federal e Mato Grosso passam a dispor do serviço, que já está em operação em Goiás e Mato Grosso do Sul, nesta que é a penúltima fase de implantação da novidade no país e inclui ainda Tocantins, o primeiro da região Norte. Em pleno funcionamento em nove estados, o sistema tem o objetivo de prevenir, orientando as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

“A última fase, que ativa o serviço no Nordeste e nos demais estados da região Norte, terá início na semana seguinte (26/2). Agilizamos para que todo o país esteja coberto até março pelo sistema de alertas”, informa o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. A iniciativa é coordenada pelo Ministério, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.


Ribeirinhos atingidos por Belo Monte exigem retomar seu território

“Queremos um território, não um loteamento”, afirmam ribeirinhos (Foto: Beto Silva/Norte Energia)

O Conselho Ribeirinho do Xingu apresentou ao governo e à Norte Energia, em Brasília, sua proposta de retorno para as margens do rio, de onde foram expulsos pela construção da hidrelétrica. Eles reivindicam a criação do território ribeirinho, no Pará.

A reportagem é de Isabel Harari, publicada por Instituto Socioambiental - ISA, 14-02-2018.

“Não estamos pedindo, estamos exigindo os nossos direitos”, disse Leonardo Batista, o seu Aranô, para uma plateia de cerca de 100 pessoas na Universidade de Brasília, no último dia 6 de fevereiro. Seu Aranô faz parte do Conselho Ribeirinho, coletivo de 22 ribeirinhos que viviam onde hoje é o reservatório da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Eles vieram à capital federal para reivindicar um território que possibilite a continuidade de seu modo de vida, nas margens do Rio Xingu.

Os ribeirinhos apresentaram à Norte Energia e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), respectivamente empresa concessionária e órgão licenciador da usina, um mapa com as áreas minimamente necessárias para iniciar um processo de recomposição da vida ribeirinha – após terem sido expulsos por Belo Monte. “O ribeirinho sem o território não é ribeirinho. E o meu território me dá ferramentas para construir a minha identidade com dignidade”, explicou Rita Cavalcante, conselheira da localidade do Cotovelo.

É um processo inédito na história da construção de hidrelétricas na Amazônia: uma população que foi desconsiderada pelo licenciamento da obra e que no processo de construção da usina conseguiu ser reconhecida como atingida e, portanto, com direito a reparação. Ao todo, são aproximadamente 235 famílias ribeirinhas, cerca de 1.175 pessoas, que viviam na região em que hoje é o reservatório principal da usina.


Mendonça Filho acompanha solenidade para doação de terreno à Univasf, em Salgueiro-PE

 Foto: André Nery

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta sexta-feira, 16, em Salgueiro (PE), da cerimônia de doação de um terreno para instalação definitiva do novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Esse será o primeiro campus de universidade federal na região do Sertão Central do estado. A obra tem orçamento previsto de R$ 12 milhões.

“O raio de empregabilidade desses cursos é muito bom para Salgueiro e para os jovens daqui, e isso terá um impacto altamente positivo. O sertão central é uma área que, infelizmente, ainda tem um desnível do ponto de vista econômico, com uma distância da capital e de Petrolina muito grande. Então, quando a Univasf vem, a gente cria melhores e maiores condições para que sejam geradas mais oportunidade de trabalho”, disse o ministro.


Petrolândia: Moto Bis é roubada dentro de residência na Quadra 10, na madrugada deste sábado (17)

Essa moto foi roubada em petrolândia na madrugada deste sábado (17) 

Caro Assis Ramalho, gostaria de notificar que roubaram uma moto modelo BIS, ano 2014, cor rosa, com placa PCQ5611, foi levada de dentro da residência de sua dona, Beatriz Alves, por volta da meia noite, na quadra 10, Rua Presidente João Goulart.

O furto aconteceu na madrugada deste sábado, 17/02/2018.

Quem souber de informações entrar em contato pelo cel. da proprietária 087 999338622, com a delegacia de polícia Civil - 3851-0719.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Dona do Veículo automotor, roubado


Homem incendeia carro ao saber que mulher teve filho com o vizinho

Bombeiros tentaram controlar incêndio em carro em Santos, SP (Foto: Reprodução)

Um homem incendiou o carro do amante da esposa após descobrir que ele não é o pai biológico de uma menina de três anos. O caso ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo, na última quarta-feira (14). O veículo ficou destruído, mesmo após a intervenção dos bombeiros. A ação foi registrada em vídeo e as imagens foram disponibilizadas ao G1 neste sábado (17).

Segundo testemunhas ouvidas pelo G1, a descoberta da traição aconteceu durante o carnaval. O casal, que mora na Zona Noroeste da cidade, teve uma conversa e a mulher revelou ao marido que a filha, na verdade, era decorrência de um relacionamento com um vizinho, o que revoltou o rapaz.


AEDA oferece 60 vagas para o FIES em cinco cursos em Araripina


Foto: Marcolândia em Foco

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes o primeiro semestre de 2018 estarão abertas entre 19 e 23 de fevereiro. Para a Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, foram selecionadas 60 vagas divididas entre os cursos de Licenciatura em Pedagogia (12), Química (12), Física (12), Matemática (12) e também para Gestão Ambiental (12).

Para concorrer ao financiamento estudantil o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação além de ter renda familiar comprovada de até três salários mínimos.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Aninha recebe felicitações do marido Fabiano Marques


Neste sábado (17), Eliana Matilde de Carvalho Marques (Aninha) comemora mais um aniversário. O marido Fabiano Jaques Marques felicita a esposa declarando seu amor eterno.

Parabéns meu amor, desejo para você toda felicidade do mundo pois você é meu maior tesouro, exemplo de mãe, esposa, irmã, etc . Você é meu Porto Seguro, te amo cada vez mais a cada dia e agradeço a Deus todos os dias por ele ter te colocado em meu caminho. Portanto, quero deixar aqui registrado a minha felicidade em compartilhar mais um ano dos muitos que virão ao seu lado, pois você sempre foi,é e será minha eterna namorada, te amo ❤️ e feliz aniversário!

Fabiano Jaques Marques
Blog de Assis Ramalho
Fotos/divulgação


Secretaria de Saúde confirma caso de febre amarela no interior de Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (16) um caso de febre amarela no interior do estado. Residente em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, um homem de 45 anos contraiu a doença em São Paulo, após visitar uma área de risco de transmissão do vírus, conforme informou a SES.

De acordo com a secretaria, também havia a suspeita de que a filha do homem estaria com a doença, mas o exame apontou que não havia a presença do vírus no corpo da menina. O homem recebeu alta médica em janeiro deste ano.

"Até o momento, o estado de Pernambuco conta com 4 casos notificados de febre amarela, sendo 3 descartados e 1 confirmado. Todas as ocorrências foram importadas, de indivíduos que estiveram em áreas de risco", apontou a SES por meio de nota.


DMRI: doença é a principal causa de cegueira na terceira idade

A doença deteriora a região central da retina, responsável pela visão de detalhes essenciais para atividades como a leitura e a identificação de rostos.

A causa mais comum da perda de visão em pessoas acima de 60 anos é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma doença degenerativa da retina que provoca a perda progressiva da visão central. No Brasil, estima-se que cerca de três milhões de pessoas sejam portadoras de DMRI. Apesar de causar danos irreversíveis, a doença pode ter alguns de seus efeitos controlados caso seja detectada precocemente.

A mácula é a área central da retina responsável pela visão de detalhes, conforme explica o oftalmologista do Hospital da Visão de Toledo (HVT), Doutor Gláucio Bressanim. “A degeneração da doença implica somente na redução da parte central do campo da visão, não afetando a parte lateral ou periférica. Ou seja, a DMRI sozinha não causa cegueira total, já que a parte lateral dos olhos continua preservada”, comenta. Além da idade avançada, outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença, como histórico familiar, fumo e exposição à radiação solar.


Padrasto suspeito de matar enteada de 13 anos é linchado em PE

Isaías Bezerra da Silva morreu após ser espancado por populares (Foto: Divulgação)

Principal suspeito de matar a enteada de 13 anos, o caseiro Isaías Bezerra da Silva, de 38 anos, morreu nesta sexta (16), no início da noite. Ele foi agredido a pedradas e pauladas por populares em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde se escondeu depois que teria assassinado a enteada Maína Maria Marcolino.

Segundo o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Marcos Ramalho, a PM e a Polícia Civil foram acionadas e chegaram a tempo de evitar que Isaías fosse executado no local. O homem chegou a ser socorrido, mas acabou morrendo devido à gravidade dos ferimentos.


Programa Chapéu de Palha cadastra trabalhadores da fruticultura em Petrolândia e mais 6 municípios do Sertão, a partir de segunda


Começa a partir desta segunda-feira (19) a edição 2018 do programa Chapéu de Palha da fruticultutura irrigada no Sertão de Pernambuco. O cadastro deve ser realizado até sexta-feira (23) em um dos polos de inscrição da região, localizados em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia.

O benefício contempla trabalhadores rural da fruticultura irrigada, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores ou tratoristas. É preciso ter mais de 18 anos e ter trabalhado por no mínimo 30 dias no período de safra no ano anterior ao cadastramento.

Para o cadastro, é necessário apresentar originais e cópias de RG, CPF, comprovante do Número de Inscrição Social (Nis), da carteira de trabalho, do termo de rescisão de contrato e comprovante de residência atualizado. O trabalhador rural deve residir em um dos sete municípios citados e não te vínculo empregatício.


Pernambuco notifica terceira morte este ano suspeita por arbovirose


O terceiro caso suspeito de morte por arboviroses no ano em Pernambuco foi notificado em Ribeirão, na Mata Sul. O paciente é do sexo masculino e tinha 15 anos. A data do óbito foi o último dia 10. A informação de mais uma morte possivelmente relacionada à dengue, chikungunya ou zika foi divulgado nesta sexta-feira (16), no boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que considera os dados até o dia 10 de fevereiro.

Além desse adolescente, estão sob investigação a morte de uma mulher, de 39 anos, natural de Moreno, que faleceu em 26 de janeiro, e a de um bebê, de 1 ano, de Iguaracy, que morreu no dai 31 do mesmo mês. Com relação às suspeitas de adoecimento por arboviroses, o volume de notificações já ultrapassou a marca dos mil casos. Foram 854 de dengue, 206 de chikungunya e 31 de zika.

Macacos


Horário de verão acaba na primeira hora deste domingo (18)

Ajuste deve ser feito por moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).


Petrolândia: Não vivo Longe do Sertão - Poema de Tony Xavier, o poeta do povo

Tony Xavier, o poeta do povo!

Me orgulho em ser um nordestino
Essa terra eu amo de verdade
Esse povo me tras felicidade
O cantar do azulão é nosso hino
Desde os tempos que eu era menino
Que eu tenho essa grande paixão.
E até hoje eu tenho essa missão,
De falar do amor e da beleza,
Sou feliz por amar a natureza,
E não sei viver longe do sertão

Para mim não existe outro lugar
Onde eu possa viver com liberdade
O nordeste eu amo de verdade
E daqui eu não pretendo mudar.
Pra sair eu sou mesmo devagar
E jamais vou deixar esse torrão.
O nordeste é mesmo uma nação,
Onde a humildade é uma riqueza,
Sou feliz por amar a natureza,
E não sei viver longe do sertão


Mega-Sena paga R$ 100 milhões neste sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


O concurso 2.015 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 100 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (17) em Vinhedo (SP).

Mais Loteris
Clique>Veja  loterias da Caixa sorteadas na sexta (16), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 17 de fevereiro de 2018

 
Neste sábado 17 de fevereiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país. Para ler, clique na manchete

A Tarde
Rodoviários podem paralisar atividades na segunda-feira em Salvador
Correio da Bahia
TRE abre prazo para regularização da Biometria até 9 de maio
Tribuna da Bahia
Desmontada quadrilha especializada no roubo de motocicletas
O Globo
Intervenção federal terá tanques nas ruas e varreduras em presídios do RJ
O Dia
'Crime no Rio é como metástase', diz Temer em pronunciamento
Extra
Concurso do STJ encerrará inscrições na segunda-feira, dia 19
Folha de São Paulo
Lula adia caravana pelo Sul para 'ajustar ao calendário estudantil'
O Estado de São Paulo
Delatores falam a Moro em ação sobre o sítio de Atibaia
Correio BRaziliense
Horário de verão termina domingo em dez Estados e no DF
Valor Econômico
Em intervenção, Previdência não pode nem tramitar, diz ministro do STF
Estado de Minas
Francesa que viajou por Minas Gerais é diagnosticada com febre amarela
Jornal do Commercio
Número de mortes por febre amarela no Brasil sobe para 154
Diário do Nordeste
TJCE abre concurso com 50 vagas para juiz estadual
Zero Hora
Forte terremoto atinge a Cidade do México

Brasil Econômico
Preço da gasolina registra primeira queda depois de 14 semanas

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.