sábado, 2 de janeiro de 2021

Vacina contra Covid-19 é aplicada em pelo menos 36 países. Brasil ainda aguarda pedido de registro

 

Ao menos 36 países já começaram a aplicar vacinas contra Covid-19 em suas populações, de acordo com a organização não-governamental Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, que realiza levantamento a partir de informações oficiais dos órgãos de saúde. Até quinta-feira (1/1), 9,9 milhões de pessoas tinham recebido imunizantes contra o coronavírus. A vacina é a principal arma para deter a pandemia mundial.

As principais imagens deste momento histórico vieram do Reino Unido, em 8 de dezembro e, até aqui, cerca de 1 milhão de pessoas foram vacinadas no grupo de países. Na China, o imunizante contra a Covid-19 já foi aplicado em 4,5 milhões de pessoas. A Rússia começou sua campanha nacional em 15 de dezembro e, por enquanto, conta 52 mil vacinados. Na América Latina, a imunização está sendo realizada em caráter emergencial na Argentina, Chile, Costa Rica e México. O Brasil, entretanto, ainda não tem nenhuma vacina aprovada seja para uso emergencial ou em registro definitivo e, o melhor cenário, é que a vacinação comece em fevereiro.

Anvisa
Em entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo neste sábado (2/1), a diretora de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Sousa Freitas, voltou a afirmar que a liberação dos imunizantes depende de pedido de aprovação feito pelas empresas.

“O papel da Anvisa é ofertar ao serviço público e ao privado vacinas de qualidade. Não fazemos parte do processo de aquisição. Da parte regulatória, falta as empresas trazerem os dados para a avaliação da Anvisa. Temos regras semelhantes às do mundo. Não há aqui empecilho para avaliação de uso emergencial ou registro”, afirmou.

De acordo com a agência, a partir do pedido de uso emergencial, a liberação das vacinas pode acontecer em até menos de dez dias pois a avaliação dos fabricantes – inclusive com visitas aos centros produtores – já vem sendo feita pela equipe técnica do órgão regulador. Pelas regras brasileiras, o uso emergencial pode ser solicitado apenas para vacinas que estão sendo testadas aqui (Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Coronavac e Johnson e Johnson).

Uso emergencial
A expectativa é que, nesta semana, as farmacêuticas Pfizer e a Fundação Oswaldo Cruz, parceira da AstraZeneca no Brasil, peçam o uso emergencial de seus imunizantes que, inclusive, já obtiveram autorização temporária em outros países. No entanto, ainda há dúvidas se esta será a estratégia usada pelos fabricantes, que já tem acordos fechados com vários países.

“A demanda é muito maior do que a oferta. No contexto da pandemia, o comprador tem muito mais interesse que o vendedor porque o mundo inteiro quer o produto”, comenta o sanitarista Claudio Maierovitch, que chefiou a Anvisa entre 2003 e 2005. O problema, segundo ele, está na negociação entre o executivo local e os laboratórios farmacêuticos.

“O Brasil demorou nas negociações é por isso que ainda não iniciamos a vacinação. Uma, duas, três semanas de atraso na vacinação significam mais tempo de pandemia e mais mortes”, afirma.

Veja os países que já iniciaram a imunização e qual vacina está sendo aplicada:
País Início da vacinação Vacina utilizada
Argentina 20 de dezembro de 2020 Sputnik V
Áustria 30 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Bahrain 23 de dezembro de 2020 Sinopharm
Bulgária 29 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Canadá 14 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Chile 24 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
China 15 de dezembro de 2020 CNBG, Sinovac
Costa Rica 24 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Croácia 30 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Dinamarca 27 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Inglaterra 12 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Estônia 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Finlândia 31 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
França 12 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Alemanha 27 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Grécia 30 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Hungria 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Islândia 30 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Irlanda 31 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Israel 20 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Itália 29 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Kuwait 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Letônia 29 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Lituânia 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Luxemburgo 30 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
México 24 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Irlanda do Norte 13 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Omã 29 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Polônia 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Portugal 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Romênia 28 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Rússia 15 de dezembro de 2020 Sputnik V
Escócia 13 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Reino Unido 20 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech
Estados Unidos 19 de dezembro de 2020 Moderna, Pfizer/BioNTech
País de Gales 13 de dezembro de 2020 Pfizer/BioNTech

Por Portal Metrópoles

Petrolândia/Tacaratu/Agrovila 04 da Reta: Morre no Recife o quilombola Miguel Antônio da Silva

Nota de falecimento 

Faleceu nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021,,no Recife, o senhor Miguel Antônio da Silva. Seu Miguel era morador do quilombo na Agrovila 4 da reta, na divisa entre os municípios de Petrolândia e Tacaratu. 

É sobrinho de Betinho e primo de Neguinho Quilombola e maria da paz quilombola.
às 8 horas no cemitério local.

Por: Associação quilombola da agrovila 04 da reta

Tacaratu: Vereador Célio do Gás no primeiro discurso solicita ao prefeito Washington projeto de Lei para acabar com a taxa de iluminação pública


No Primeiro dia, da posse do vereador Celio do Gás, o mesmo solicitou ao prefeito de Tacaratu Washington Ângelo, que na volta do recesso dos parlamentares, no dia 01 fevereiro, seja enviado para Câmara Municipal de Vereadores Tacaratu um projeto de lei solicitando a revogação da cobrança de taxa de iluminação pública.


Que há 4 anos a população tacaratuense vem sofrendo com esse valor absurdo que está sendo cobrado, sendo inadequado com o povo de Tacaratu. Se não for possível retirar totalmente, que seja revisto, porque esse valor é muito injusto para todos, em média de 25% acima do que o cidadão consumi dentro de suas residências. Volto a ressaltar, é uma cobrança injusta. Que ofício seja enviado pelo poder executivo na primeira sessão de 2021

Por: Portal TV Camarotte
Vídeo e fotos: Divulgação/Célio do Gás




Boletim deste sábado (02/01/2021): No segundo dia do ano, Pernambuco registra mais 332 novos casos e 8 mortes por Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, neste sábado (2), 332 novos casos da Covid-19 e 8 mortes em decorrência do novo coronavírus.
Com esses novos registros, Pernambuco totaliza agora 9.674 mortes pela Covid-19 e 223.325 casos confirmados da doença, sendo 29.435 graves e 193.890 leves.

Entre casos confirmados neste boletim, 32 (9,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 300 (90.3%), leves.

Segundo o boletim, as mortes recentes ocorreram entre dias 11 de dezembro e 1º de janeiro.

A SES-PE informou que os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia.

Por Folha de Pernambuco

Bernardo Maniçoba e Júnior Cantarelli são empossados para segundo mandato, em Itacuruba




Na noite desta sexta-feira (01), o prefeito e vice-prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba e Júnior Cantarelli, respectivamente, foram empossados para segundo mandato.

Ainda na solenidade que também deu posse aos nove vereadores, o legislativo elegeu a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Itacuruba, fornada, para o biênio 2021/2024, por Silvio Freire Presidente, Pastor Edimilson Leão, 1° Secretário e Willian César, 2° Secretário.

Em seu discurso Bernardo Maniçoba reafirmou seu compromisso com o trabalho que vem sendo desenvolvido no município e falou da união que deve acontecer entre o Legislativo e Executivo em prol do desenvolvimento da cidade. "As portas do gabinete estão abertas para os nove vereadores.Temos que estar unidos para trabalhar pelo que for melhor para o povo de Itacuruba. Queremos e vamos continuar governando para todos", discursou Bernardo. 

Júnior Cantarelli relembrou os avanços nas diversas áreas do município e falou das prioridades para os próximos quatros anos. "Itacuruba avançou muito nos últimos quatro anos, mas ainda temos muito a fazer. Vamos trabalhar para buscar ainda mais investimentos", disse o vice.

Como forma de prevenção ao contágio da covid19, a cerimônia aconteceu ao ar livre, foi restrita ao público e com transmissão ao vivo.

Por Assessoria de Comunicação


Petrolândia: Loja Minas D´Leles, a sua loja de calçados, confecções e acessórios, tem novidades para você neste início de ano

 

A loja Minas tem tudo em moda feminina, masculina e infanto juvenil, com seções de calçados, bolsas, confecções com roupas sociais, esportivas, praia, fitness e roupa íntima. Para você ou para presentear, a loja Minas tem tudo em um só lugar.

Neste início de ano, a loja Minas em Petrolândia funciona em horário ampliado: de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00, e aos sábados, das 08h00 às 17h00. Em todos os horários, com o atendimento cordial e simpático da equipe da loja Minas.

A loja Minas D'LELES está localizada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Petrolândia.

2021 chegou!
Que vejam novos sorrisos!
Novas conexões!
Novos momentos!
Novos tempos!

Feliz ano novo!

Mensagem da equipe Minas Calçados Petrolândia


São 13 anos de muita gratidão por vocês clientes Minas Petrolândia, nosso trabalho ganha um significado maior quando é reconhecido por cliente como vocês, por isso nós agradecemos muito. Saber que temos a sua confiança e preferência nos incentiva para continuarmos nosso trabalho, e buscar novas formas de satisfazer suas necessidades, mais uma vez obrigado por nos impulsionar a sempre desempenhar nosso melhor trabalho.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Quer saborear uma boa pizza no primeiro sábado do ano? Faça seu pedido a Pizzaria Delivery C&J sem sair de casa, com entrega grátis

 

Hoje é o primeiro sábado do  ano de 2021 e é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

É aposentado ou segurado do INSS? Confira as datas de seu pagamento em 2021


Quem recebe um benefício do INSS, como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, consegue saber as datas dos pagamento ao longo do ano ou as datas nas quais precisará ir a uma agência bancária para sacar os valores. As datas de pagamento variam conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 - 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9.

Primeiro, recebem as pessoas que ganham até um salário mínimo. Em 2020, o piso nacional era de R$ 1.045. Em 2021, o salário mínimo foi definido em R$ 1.100. Quem ganha mais do que o piso nacional recebe em datas diferentes. Quando o dia do pagamento cai em um feriado, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Veja as datas de pagamento de 2021, de acordo com o último número do benefício, excluindo-se o dígito. As datas também podem ser consultadas no site do INSS.

Calendário de pagamento de benefícios do INSS em 2021

Para quem recebe até 1 salário mínimo
Final 125/1; 22/2; 25/3; 26/4; 25/5; 24/6; 26/7; 25/8; 24/9; 25/10; 24/11 e 23/12
Final 226/1; 23/2; 26/3; 27/4; 26/5; 25/6; 27/7; 26/8; 27/9; 26/10; 25/11 e 27/12
Final 327/1; 24/2; 29/3; 28/4; 27/5; 28/6; 28/7; 27/8; 28/9; 27/10; 26/11 e 28/12
Final 428/1; 25/2; 30/3; 29/4; 28/5; 29/6; 29/7; 30/8; 27/9; 28/10; 29/11 e 29/12
Final 529/1; 26/2; 31/3; 30/4; 31/5; 30/6; 30/7; 31/8; 30/9; 29/10; 30/11 e 30/12
Final 61º/2; 1º/3; 1º/4; 3/5; 1º/6; 1º/7; 2/8; 1º/9; 1º/10; 1º/11; 1º/12 e 3/1/2022
Final 71º/2; 1º/3; 1º/4; 3/5; 1º/6; 1º/7; 2/8; 1º/9; 1º/10; 1º/11; 1º/12 e 3/1/2022
Final 8 3/2; 3/3; 6/4; 5/5; 4/6; 5/7; 4/8; 3/9; 5/10; 4/11; 3/12 e 5/1/2022
Final 94/2; 4/3; 7/4; 6/5; 7/6; 6/7; 5/8; 6/9; 6/10; 5/11; 6/12 e 6/1/2022
Final 05/2; 5/3; 8/4; 7/5; 8/6; 7/7; 6/8; 8/9; 7/10; 8/11; 7/12 e 7/1/2022
Final 1 Para quem ganha até um salário mínimo

25/1; 22/2; 25/3; 26/4; 25/5; 24/6; 26/7; 25/8; 24/9; 25/10; 24/11 e 23/12

Para quem ganha mais de um salário mínimo 

1º/2; 1º/3; 1º/4; 3/5; 1º/6; 1º/7; 2/8; 1º/9; 1º/10; 1º/11; 1º/12 e 3/1/2022

Final 2 Para quem ganha até um salário mínimo
26/1; 23/2; 26/3; 27/4; 26/5; 25/6; 27/7; 26/8; 27/9; 26/10; 25/11 e 27/12 
Para quem ganha mais de um salário mínimo 2/2; 2/3; 5/4; 4/5; 2/6; 2/7; 3/8; 2/9; 4/10; 3/11; 2/12 e 4/1/2022
Final 3 Para quem ganha até um salário mínimo

27/1; 24/2; 29/3; 28/4; 27/5; 28/6; 28/7; 27/8; 28/9; 27/10; 26/11 e 28/12

 Para quem ganha mais de um salário mínimo 
3/2; 3/3; 6/4; 5/5; 4/6; 5/7; 4/8; 3/9; 5/10; 4/11; 3/12 e 5/1/2022

Final 4 Para quem ganha até um salário mínimo 

28/1; 25/2; 30/3; 29/4; 28/5; 29/6; 29/7; 30/8; 27/9; 28/10; 29/11 e 29/12

Para quem ganha mais de um salário mínimo 4/2; 4/3; 7/4; 6/5; 7/6; 6/7; 5/8; 6/9; 6/10; 5/11; 6/12 e 6/1/2022.

Final 5 Para quem ganha até um salário mínimo 

29/1; 26/2; 31/3; 30/4; 31/5; 30/6; 30/7; 31/8; 30/9; 29/10; 30/11 e 30/12 

Para quem ganha mais de um salário mínimo 5/2; 5/3; 8/4; 7/5; 8/6; 7/7; 6/8; 8/9; 7/10; 8/11; 7/12 e 7/1/2022.

Final 6 Para qualquer valor

 1º/2; 1º/3; 1º/4; 3/5; 1º/6; 1º/7; 2/8; 1º/9; 1º/10; 1º/11; 1º/12 e 3/1/2022.

Final 7 Para qualquer valor

2/2; 2/3; 5/4; 4/5; 2/6; 2/7; 3/8; 2/9; 4/10; 3/11; 2/12 e 4/1/2022.

Final 8 Para qualquer valor 
3/2; 3/3; 6/4; 5/5; 4/6; 5/7; 4/8; 3/9; 5/10; 4/11; 3/12 e 5/1/2022

Final 9 Para qualquer valor 
4/2; 4/3; 7/4; 6/5; 7/6; 6/7; 5/8; 6/9; 6/10; 5/11; 6/12 e 6/1/2022.

Final 0 Para qualquer valor
5/2; 5/3; 8/4; 7/5; 8/6; 7/7; 6/8; 8/9; 7/10; 8/11; 7/12 e 7/1/2022.

Por:  UOL


Petrolândia: Confira a íntegra do discurso dos vereadores na Solenidade de posse (Vídeo)


Na madrugada de sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, na Câmara Municipal de Petrolândia, foram empossados o prefeito eleito, Fabiano Jaques Marques (PTB), o vice-prefeito Rogerio Novaes (PSD) e os onze vereadores eleitos no pleito de 15 de novembro.

Os vereadores que tomaram posse foram, em ordem alfabética, Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto (Podemos), Ednaldo Cruz Oliveira (Naldo da Ambulância, do PSD), Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França, do MDB, reeleito), Esdras Cordeiro de Almeida (Nego Almeida, do Republicanos), Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia, do Solidariedade), Fabrício André Cavalcante Rodolfo (PTB), Gilberlânio Felizardo de Sousa (Gil da Cesta Básica, do PSL), Joilton Pereira da Silva (do PTB, reeleito), Jefferson Técio de Souza Silva (Técio de João Vicente, do PSB), Said Oliveira de Sousa (Podemos) e Sílvio Rogério da Silva (Solidariedade, reeleito). 

Confira abaixo o que cada um dos onze vereadores falou na Solenidade de posse




















NOTÍCIAS RELACIONADAS A SOLENIDADE DE POSSE EM PETROLÂNDIA(CLIQUE ABAIXO)




Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Fabiano Marques e Rogerio Novaes ''Estamos muito felizes e confiantes que iremos colocar Petrolândia nos trilhos do desenvolvimento''


Durante a madrugada de sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, fomos empossados para o quadriênio 2021/2024.

Um momento de bastante alegria, mesmo distante do público devido ao contexto pandêmico. Estamos muito felizes e confiantes que iremos colocar Petrolândia nos trilhos do desenvolvimento.
Um forte abraço a todos.

Fabiano Marques e Rogerio Novaes

Confira abaixo discurso de Fabiano Marques e Rogerio Novaes na Solenidade de posse

No encerramento da sessão solene, o prefeito Fabiano Marques afirmou que pretende ouvir todos os vereadores para colher novas ideias e colocou-se à disposição da Câmara para reunião neste sábado (02/01). No encontro, o prefeito pretende expor a situação em que vai receber o município, com ênfase para a folha de pagamento da prefeitura.




NOTÍCIAS RELACIONADAS A SOLENIDADE DE POSSE EM PETROLÂNDIA(CLIQUE ABAIXO)




Redação do Blog de Assis Ramalho 

Os concursos públicos vão voltar com tudo em 2021. Confira os previstos


Seguir carreira pública é algo que enche os olhos de boa parte da população e, em 2021, a tendência é que não falte oportunidades para os concurseiros de carteirinha.

Trata-se de uma retomada, após um 2020 atípico, onde muitos certames acabaram cancelados devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Entre eles está o da Polícia Federal, que definiu o Cebraspe como banca organizadora. Com 1,5 mil vagas, a previsão é que o edital saia em janeiro. São 893 postos para agente; 400 para escrivão; 123 para delegado e 84 para papiloscopista.

Como adiantou o Metrópoles, a corporação quer celeridade no processo para que, em agosto, os aprovados já ingressem na academia e o provimento de cargos ocorra até 31 de dezembro de 2021. Excedentes também poderão ser chamados.

Trata-se do segundo maior concurso já realizado pela instituição. Ao final do processo, a PF contará com o maior efetivo de sua história, podendo ultrapassar a marca de 12 mil policiais.

Assim como o certame da PF, o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá o Cebraspe como banca organizadora para a contratação de 1,5 mil agentes. O pleito será lançado na segunda quinzena de janeiro de 2021 e a remuneração é de R$ 10 mil.

No Distrito Federal, a Polícia Militar também planeja um novo concurso com 2,1 mil vagas para soldado no final de 2021. A PM trabalha junto ao Governo do DF com o planejamento a fim de obter as autorizações necessárias a fim de colocar o certame na praça.

Por Portal Metrópoles


Salário mínimo de R$ 1.100 já está valendo: cinco estados terão valor superior ao nacional

 


O salário mínimo de R$ 1.100, válido a partir desta sexta-feira (1º/1), não será igual em todo país. Cinco estados brasileiros têm leis próprias que definem o piso de pagamento e atualmente, nestes lugares, o valor já é superior a R$ 1.100.

No Rio Grande do Sul, não houve reajuste para 2021 – os salários foram congelados, mas os valores variam entre R$ 1.237,15 e R$ 1.567,81. Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina ainda não definiram o reajuste. Nestes estados, o piso varia entre R$ 1.163,55 (São Paulo) e R$ 3.158,96 (Rio de Janeiro).

O salário mínimo estadual é autorizado pela Lei Complementar Federal nº 103, de 2000, que permite a definição de valores próprios, com diferentes faixas salariais, desde que sejam maiores que o piso estabelecido pelo governo federal.

Por Portal Metrópoles

UPE abre seleção simplificada com 163 vagas para professor auxiliar; salário é de R$ 2,1 mil


A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu seleção simplificada para preencher 163 vagas de professor auxiliar de ensino superior.

Os salários são de R$ 2.093,40 para 30 horas semanais, segundo o edital. [confira aqui a íntegra do edital]

As inscrições devem ser feitas por meio do site da UPE até o dia 12 de janeiro de 2021. Não há taxa de inscrição.

A seleção reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e terá validade de dois anos com possibilidade de prorrogação.

O preenchimento das 163 vagas será feito por avaliação curricular. 

As vagas são para os campi da universidade no Recife e em Nazaré da Mata, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina. [confira a distribuição das vagas no edital]

Os candidatos precisam ter nível superior, pós-graduação na área de interesse e, de acordo com a vaga pretendida, especialização ou residência.

Cronograma
Inscrições: 29 de dezembro de 2020 a 12 de janeiro de 2021
Resultado da avaliação curricular: 21 de janeiro, a partir das 18h
Interposição e jugalmento de recursos: 22 a 27 de janeiro
Resultado final: 27 de janeiro, a partir das 18h

Por Folha de Pernambuco

Bolsonaro nada com banhistas, causa aglomeração e publica ofensa a Doria

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez hoje um passeio de lancha pela Praia Grande, em São Paulo, região em que ele passou a virada do ano com a família e aproveita dias de folga —o retorno ao batente ocorrerá na segunda-feira (4). O governante mergulhou no mar e nadou em direção aos banhistas, provocando aglomerações. Dezenas de pessoas ficaram ao redor do presidente para tirar fotos e saudá-lo.

Ao mergulhar, Bolsonaro foi acompanhado de seguranças do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que nadaram ao lado do presidente e formaram uma espécie de cordão de isolamento. Mesmo assim, o chefe do Executivo federal ficou muito próximo dos banhistas.

As cenas foram publicadas hoje pelo próprio Bolsonaro em sua página no Facebook. Nas imagens, é possível observar que os apoiadores gritavam palavras de baixo calão e ofensas contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O tucano, um dos adversários políticos do presidente, fez críticas à postura do presidente em uma rede social.

Na última quarta-feira (30), Bolsonaro já havia feito um passeio por Praia Grande, mas dessa vez com o pé na areia e contato muito próximo aos banhistas. A presença dele atraiu dezenas de pessoas e provocou aglomerações. Uma grade teve que ser instalada para estabelecer distância mínima em relação aos populares.

A atitude do presidente rendeu críticas devido ao fato de que o país vem observando aumento do número de mortes e do número de casos de contaminação pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, segundo o boletim divulgado ontem pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, o Brasil registrou 194.976 óbitos em decorrência da doença.

UOL


Floresta-PE: PH LIRA toma posse para seu segundo mandato como Vereador


Sexta-feira (01/01) dia em que iniciamos o ano de 2021, tomei posse para meu segundo mandato como Vereador e representante do povo no município de Floresta-PE. 

Junto desse novo ano, começamos nossa caminhada que irá perdurar – se assim Deus nos permitir – pelos próximos 4 anos. Agradeço a oportunidade e irei dar o meu melhor para exercer a função de fiscalizar, elaborar projetos e buscar melhorias para toda a população florestana.

Estarei lutando por nossa cidade, por cada bairro, distritos e toda zona rural que compõem o município. Desejo sorte e sabedoria a nova gestão – prefeita Rorró, vice Bia Numeriano e toda equipe que irá trabalhar pelo povo e para o povo.

PH LIRA
Vereador 
"De mãe para filho, o trabalho continua.
O FUTURO É LOGO ALI, VAMOS JUNTOS."

Assessoria de Comunicação

Com bandeira amarela, conta de luz fica mais barata em janeiro


A conta de luz dos brasileiros ficará levemente mais barata no mês de janeiro em comparação a dezembro, definiu a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A bandeira tarifária passa a ser a amarela neste mês, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,34 a cada 100 kWh consumidos.

Em dezembro, havia sido acionada a bandeira vermelha patamar 2, com uma tarifa extra de R$ 6,24 pela mesma quantidade de energia.

O aumento, no mês passado, foi devido à queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia, antes diminuído pela pandemia da Covid-19.

Agora, a regressão à bandeira amarela se deve a previsões hidrológicas positivas para o período de janeiro, com sinalização de elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do SIN (Sistema Interligado Nacional). Com isso, espera-se mais capacidade de produção de energia hidrelétrica e, logo, a queda no preço na conta de luz.

Esta é a segunda vez, desde o início da pandemia de Covid-19, que a Aneel decide acionar uma bandeira tarifária não isenta de cobrança.

Em maio, a reguladora havia decidido manter a bandeira verde (sem cobrança extra) acionada até 31 de dezembro.

No entanto, a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a volta do consumo de energia levaram ao acionamento da bandeira tarifária vermelha, que agora regrediu para a amarela.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país.

Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Por Folhapress