Postagens

Mostrando postagens de Novembro 18, 2014
Publicidade

Petrolândia: Casa das Juventudes comemora Dia da Consciência Negra na tarde desta quinta-feira (20) na Praça da Matriz

Imagem
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, irá realizar a comemoração do Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 14h30min, na Praça da Matriz, com apresentação do Grupo de Dança Afro da Casa das Juventudes, do grupo de Capoeira Embondeiro, do Quilombo Borda do Largo e com exposição das pinturas em telhas feitas pelos jovens da Casa das Juventudes.

O que é Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, o…

Petrolândia: Jovens da Casa das Juventudes participam da campanha "Tuberculose tem cura"

Imagem
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, entram em ação apoiando a campanha "Tuberculose tem cura!", em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os jovens panfletaram nas Escolas Estaduais de Jatobá e EREM Maria Cavalcanti Nunes e também no Salão Paroquial, conscientizando os jovens com a realidade sobre a tuberculose, pois é uma doença que tem cura.

Ver mais fotos>Campanha Tuberculose tem cura

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Causas

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Transmissão da tuberculose

Jovens são parte essencial na luta contra as mudanças climáticas

Imagem
Em dezembro, a cidade de Lima, no Peru, recebe mais uma edição da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP20. No encontro, negociadores representantes de 193 países voltam a debater os rumos de um novo tratado com medidas a curto, médio e longo prazo para frear as emissões de gases de efeito estufa – GEE – os causadores do problema do clima.

O Brasil, mais uma vez marca presença com um papel de destaque, já que hoje o país figura entre os 10 maiores emissores do planeta. No entanto, a participação juvenil nesses espaços ainda é pequena, o que faz com que a delegação brasileira seja basicamente compostas por representantes de governos e empresas, preocupados com os impactos diretos que as decisões tomadas na COP podem causar na economia e nos modelos de produção.

Para mudar esse cenário da participação brasileira nas COPs, o Engajamundo tem feito capacitações para acompanhar as conferências internacionais, ficar de olho em tudo o que o governo assina nesses espaç…

Petrolândia: Centro de Referência do IF Sertão será inaugurado nesta quinta-feira (20) às 19h30

Imagem

Conheça a revista online Cidadania & Meio Ambiente

Imagem
para ler a edição 51 clique na imagem
A revista Cidadania & Meio Ambiente, ISSN 2177-630X, foi conceituada como um veículo de comunicação para atuar como uma ferramenta de incentivo ao conhecimento e à reflexão, através de matérias, artigos de opinião, artigos técnicos e entrevistas, sempre discutindo cidadania e meio ambiente, de forma transversal e analítica. Sua distribuição é integralmente gratuita, visando contribuir para com a socialização da informação socioambiental.

A revista Cidadania & Meio Ambiente, ISSN 2177-630X, enquadra-se no estrato B5 do Qualis (Classificação dos veículos de divulgação da produção científica, por área do conhecimento pela CAPES)

A revista também está disponível, no formato do Acrobat Reader, para livre acesso ou download gratuito. Caso queira fazer o download, clique, com o botão direito do mouse, em “Salvar como”.
Acessar a revista aqui>Cidadania & Meio Ambiente
Fonte: EcoDebate/Revista Cidadania & Meio Ambiente

Sobre os impactos da energia nuclear, artigo de Roberto Naime

Imagem
As centrais nucleares podem ser comparadas com as centrais termelétricas, onde o combustível é um material radioativo que, em sua fissão, gera a energia necessária para seu funcionamento. O reator aquece a água que desta forma se transforma em vapor, que gira as pás de uma turbina, cujo rotor gira com o eixo de um gerador, produzindo energia elétrica.

No Brasil, existem 3 usinas nucleares [duas em operação e uma em construção] em Angra dos Reis. Os impactos ambientais decorrentes do aquecimento de água são comuns com os impactos gerados pelas termelétricas. A usina Angra II devolve a água do mar 60°C mais quente do que a temperatura ambiente.

A fissão do urânio, usada para produzir o calor que movimenta as pás do dínamo, deixa subprodutos perigosos para o manejo, pois são radioativos como o plutônio, um elemento químico extremamente perigoso para a saúde humana, que tem que ser manipulado com extremo cuidado e conhecimento.

Em Angra dos Reis, nas instalações da Eletronuclear, os princip…

Empresário da Mendes Júnior confirma pagamento de propina a doleiro da Lava Jato

Imagem
O empresário Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da empreiteira Mendes Júnior, confirmou hoje (18) em depoimento à Polícia Federal o pagamento de propina ao doleiro Alberto Youssef. A informação é do advogado da empresa Marcelo Leonardo. Nesta tarde, mais investigados ligados à empreiteira também prestaram depoimento na investigação da Operação Lava Jato.

Segundo o advogado, Mendes relatou aos delegados da PF que foi obrigado a pagar propina de R$ 8 milhões ao doleiro Alberto Youssef. Segundo ele, Youssef exigiu o pagamento da quantia para que a Mendes Júnior recebesse os valores a que tinha direito em contratos de serviços licitamente prestados e para continuar participando das licitações da Petrobras. De acordo com a defesa, foram feitos quatro pagamentos seguidos, de julho a setembro de 2011.

A defesa de Youssef disse que não vai comentar o depoimento. A PF prossegue nesta terça-feira com a tomada de depoimentos dos 24 presos na operação. As oitivas começaram no último sábado (1…

Sai resultado da prova discursiva de concurso do MPPE

Imagem
O resultado das provas discursivas do concurso público para promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já foram divulgadas no site da Fundação Carlos Chagas (FCC). De acordo com o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18), Os aprovados farão a avaliação oral nos dias 28,29 e 30 de novembro.
Os candidatos receberão por e-mail os cartões informativos com detalhes sobre grupos, horário e data do exame. O local dele já foi definido: é na no Campus da Imbiribeira da Faculdade Boa Viagem (FBV), situado na rua Jean Emile Favre, 422, auditório.
Confira lista de aprovados aqui.
Fonte: Blog dos Concursos

Brasil leva 1º gol após a Copa, mas vence Áustria com brilho do novato Roberto Firmino

Imagem
David Luiz marcou o 1º gol da seleção contra a Áustria
O Brasil encerrou 2014 com vitória. Se ficará marcado pela goleada sofrida na semifinal da Copa do Mundo contra a Alemanha, o ano termina com seis vitórias consecutivas para a Seleção. A última veio ontem, por 2 a 1 sobre a Áustria, em Viena, gols de David Luiz e Roberto Firmino, uma das apostas do técnico Dunga.

A seleção brasileira não repetiu o bom futebol dos primeiros cinco jogos sob o comando do técnico Dunga, mas conseguiu terminar o ano invicta após o vexame protagonizado na Copa do Mundo. Nesta terça-feira (18), na despedida da temporada, bateu a Áustria por 2 a 1, em Viena, configurando a sexta vitória em seis jogos com o treinador.

Os gols brasileiros foram marcados pelo zagueiro David Luiz, de cabeça, aos 18 minutos, e por Roberto firmino, surpresa da convocação, aos 38 do segundo tempo. Dragovic, cobrando pênalti infantil cometido por Oscar, fez o de honra para os donos da casa.

Fernando Baiano se entrega na sede da Polícia Federal em Curitiba

Imagem
Ele é apontado como operador no esquema de corrupção da Petrobras. Fernando Baiano era considerado foragido da polícia desde sexta-feira.

O lobista Fernando Soares, conhecido como "Fernando Baiano", apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção que atuava na Petrobras, se entregou na tarde desta terça-feira (18) na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O advogado dele, Mário de Oliveira Filho, afirmou na segunda-feira (17) que o cliente é usado como "bode expiatório" na operação Lava Jato. Baiano era considerado foragido da polícia

"O Fernando está sendo usado como bode expiatório e ele não tem nada com o PMDB, com ninguém, absolutamente ninguém, nada, zero de PMDB", disse o advogado na segunda-feira.

De acordo com Mário de Oliveira Filho, Soares havia se colocado à disposição para colaborar com a investigação da PF assim que foram divulgadas na imprensa informações sobre o seu suposto envolvimento no esquema de corrupção e pagamento de propinas n…

Após vetos, prefeitos irão propor regras de transição para fim dos lixões

Imagem
A Frente Nacional de Prefeitos busca soluções para o fechamento dos lixões e a implantação de aterros sanitários nos municípios que ainda não atenderam às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010. Os prefeitos vão propor ao Ministério do Meio Ambiente regras de transição, em regime excepcional e por adesão, para esses municípios. A ideia é abrir um espaço de diálogo com o governo para encontrar uma solução viável para o problema, em um ambiente de segurança jurídica para os gestores públicos.

Na última sexta-feira (14), o presidente em exercício, Michel Temer, vetou a emenda do Projeto de Lei de Conversão nº 15, da Medida Provisória 651/14, que dava a estados e municípios prazos até 2018 para fechar os lixões e até 2016 para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. Os planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor.

No veto, Temer disse que “a prorrogação de prazos, da…

Prazo para visto americano deve cair pra dois dias, afirma Humberto

Imagem
As viagens de brasileiros aos Estados Unidos podem ficar mais fáceis com a redução do período para a concessão do visto americano. Essa é uma meta assumida pelos EUA, de acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que está em Washington participando de uma missão parlamentar.

Em reunião na tarde de ontem no Departamento de Estado, Humberto ouviu da secretária-adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, que os Estados Unidos trabalham para reduzir o período de concessão de 10 para 2 dias.

"Essa demora é um obstáculo significativo nas nossas relações. Se não podemos abolir agora a exigência de visto - porque são poucos os países a quem os EUA concedem esse tratamento -, temos que, pelo menos, agilizar a emissão", pontuou Humberto.

Troca de aposentadoria deverá ficar só para 2015

Imagem
O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá retomar o julgamento do processo da troca de benefício dos aposentados que continuam trabalhando somente em 2015.

De acordo com informações obtidas pela reportagem com fontes ligadas aos ministros da Corte, a conclusão é a de que não há tempo hábil neste ano para a ministra Rosa Weber devolver o processo e para que ele seja incluído na pauta de votações do Supremo.

Na última sessão do julgamento da troca, em 29 de outubro deste ano, Rosa Weber pediu mais tempo para analisar o tema, interrompendo o processo de votação.

Ela não tem prazo para finalizar essa análise.

Por Juliano Moreira
do Agora-SP

Hospital das Clínicas, na Zona Oeste do Recife, começa a renovar cadastro de pacientes

Imagem
O recadastramento começa nesta terça-feira (18) e faz parte da atualização do novo software de gestão hospitalar, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), implantado no início de novembro

Os pacientes do Hospital das Clínicas (HC), na Zona Oeste do Recife, deverão realizar a renovação de seus cadastros na unidade de saúde. O recadastramento começa nesta terça-feira (18) e faz parte da atualização do novo software de gestão hospitalar, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), implantado no início de novembro. Software pretende padronizar as práticas de gestão administrativa e assistencial.

O recadastramento é realizado no momento de atendimento para consultas, exames ou internação. Para renovar o cadastro, os pacientes devem levar a carteira de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Em caso de atendimento às crianças, também é necessário trazer a certidão de nascimento.

Caso os pacientes compareçam ao hospital sem os documentos …

Seminário Mulheres e Democracia acontece no dia 25 em Recife

Imagem
No dia 25 de Novembro de 2014, o Seminário Mulheres e Democracia - ações de Raça e Gênero no fortalecimento da Democracia Brasileira, será realizado à partir das 18h no Bloco G2 na UNICAP.

Esta é atividade em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro), que faz parte do Calendário da IV Jornada Estadual de Direitos Humanos.

A inscrição é gratuita, será feita no local uma hora antes do evento e com entrega de certificados aos participantes no final. Aguardamos sua presença!
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Banco Central aumenta limite mensal das contas simplificadas para R$ 3 mil

Imagem
O Banco Central publicou hoje (18) norma aumentando de R$ 2 mil para R$ 3 mil o limite máximo de saldo mensal permitido para as contas simplificadas. As contas simplificadas foram criadas para estimular a inclusão da população de baixa renda no sistema financeiro. Elas têm abertura facilitada, limites na movimentação, não fornecem talão de cheques e têm restrições à cobrança de tarifas.

Além de elevar o saldo mensal, o BC aumentou de R$ 5 mil para R$ 6 mil o limite para bloqueio das contas simplificadas. Caso o saldo ou o somatório dos depósitos exceda esse patamar mais de duas vezes a cada ano, a conta é bloqueada pela instituição financeira para verificação do motivo.

De acordo com dados do Banco Central, existem, atualmente, cerca de 8 milhões de contas simplificadas de depósitos à vista, e cerca de 3 milhões de contas simplificadas de poupança.
Agência Brasil

Primeira turma do CPOR Recife é homenageada por Alberto Feitosa na Alepe

Imagem
Primeiro-tenente Rogério Vasconcelos, o Comandante do CPOR Paulo Cícero Menezes e Alberto Feitosa, ex-aluno do CPOR Recife formado no curso de Engenharia (Foto: Letícia Jaques)
Por solicitação do deputado Alberto Feitosa, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, na noite desta segunda-feira (17), uma sessão solene em homenagem aos 80 anos de formação da primeira turma formada pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR) do Recife. A solenidade foi presidida pelo deputado e também ex-aluno da instituição, assim como Feitosa, José Maurício, e também contou com a presença de alunos do Centro de Preparação e personalidades pernambucanas que também passaram pelo CPOR.

Com a missão de formar oficiais, o CPOR é um centro de formação de grau médio, de linha de ensino militar bélico e destinado a formar o aspirante-oficial da reserva habilitando-o para ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército. O Centro mantém sete cursos na área bélica: Infa…

Moradores de São Paulo e Minas têm novas regras para uso da água

Imagem
Os moradores de Minas Gerais e de São Paulo, abastecidos pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, terão de seguir novas regras que envolvem a suspensão nas retiradas de água em períodos de escassez. As restrições vão atingir as atividades na indústria, no campo, no caso das irrigações, além do consumo em moradias e estabelecimentos comerciais.

As novas regras definidas pela Agência Nacional de Águas (ANA), pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) serão apresentadas hoje (18) aos usuários paulistas em encontro às 14h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Amanhã (19), às 10h, na Avenida Barão de Itapura, no bairro de Botafogo, em Extrema, os usuários mineiros conhecerão as normas. Os esclarecimentos serão repassados a representantes da indústria, a produtores rurais e de empresas de captação para o abastecimento nas regiões metropolitanas.

Segundo a ANA, entre as mudanças, estão questões rel…

Morre em Alagoas cabo da PM baleado com tiro de 12 no rosto

Imagem
Morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na manhã desta terça-feira (18), o militar Adelson Santos da Silva, que foi baleado na boca em Marechal Deodoro no dia 3 de novembro. O policial estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e permaneceu em estado grave durante todo o tempo em que esteve na unidade de saúde.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do HGE, o cabo da PM estava entubado e sedado até esta manhã, quando entrou em óbito, tendo em vista a gravidade dos ferimentos provocados por um tiro de espingarda calibre 12.

Adelson Santos da Silva foi baleado na boca, no momento em que parou o carro em que estava para trocar um pneu. O fato aconteceu na região da Matinha, entre os municípios de Marechal Deodoro e Pilar. Criminosos que estavam em um veículo se aproximaram e anunciaram o assalto. Segundo a PM, o cabo teria reagido às investidas dos bandidos, antes de ser baleado. A esposa da vítima, que também estava no carro, não ficou ferida durante a a…

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames para esta quarta, quinta e sexta-feira 19, 20 e 21 de novembro na Secretaria de Saúde

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação nesta quarta, quinta e sexta-feira 19, 20 e 21 de novembro de 2014, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia. Confira:

Quarta-feira (19): Dentista, Nutricionista, Raio X
Quinta-feira (20): Clínico Geral, Pediatra, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (21): Raio X, Preventivo, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Promoção de fim de ano na Pisebem com descontos de 10 a 30%

Imagem
A Pisebem Revestimentos, anuncia para esse mês de novembro promoção de fim de ano de 10%, 15%, 20% e 30%. na compra de qualquer mercadoria. Aproveite, que está imperdível.

Pisos, revestimentos, porcelanatos, pastilhas, revestimento HD, em vários tipos e padrões, procure na Pisebem Revestimentos, a loja especializada na área, onde você também encontra azulejos decorativos, frisos e outras peças para sua embelezar sua obra.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

A Pisebem Revestimentos parcela sua compra em até 10 vezes no cartão de crédito (Visa, Mastercard, Hiper, American Express e Diners Club) ou no cheque. No crediário próprio superfacilitado da loja, pagamentos em até 5 vezes (sujeito a aprovação). Nas compras à vista, descontos de até 30%!

Procure a Pisebem Revestimentos em Pe…

Com seca em SP, indústrias recorrem a 'rodízio' e piscina para estocar água

Imagem
Empresas tem recorrido a caminhões-pipa para abastecer seus reservatórios
Indústrias de São Paulo estão precisando se adaptar ao cenário de escassez de água no estado. Em Paulínia, a Rhodia precisou funcionar em sistema de "rodízio" de produção há cerca de três semanas. Já em Itu, a Lucenaart fez reservatórios em contêineres e piscina montável para não prejudicar o fluxo de trabalho.

O diretor do departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Nelson Pereira dos Reis, afirma que as empresas menores sofrem mais com o período de seca. "Há custo envolvido. Empresas menores estão dependendo de caminhões-pipa. A perfuração de poços também tem um custo.”

É o caso da Lucenaart, que fabrica tintas para impressoras, datadores industriais, entre outros produtos. Para evitar que a produção seja impactada pela falta d'água, a empresa tem recorrido a caminhões-pipa para abastecer seus reservatórios – três contêineres com capacidade para …

MEC publica edital para 1,5 mil vagas de curso online de francês

Imagem
O Ministério da Educação publicou hoje (18) edital do processo seletivo para acesso ao curso online de língua francesa ofertado pela Embaixada da França em parceria com a Aliança Francesa. A iniciativa faz parte do Programa Idioma sem Fronteiras.

De acordo com o texto, serão ofertadas 1,5 mil senhas de acesso ao curso, que serão distribuídas entre alunos de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao programa, conforme tabela disponível no endereço eletrônico isf.mec.gov.br/frances.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. O sistema ficará disponível para os candidatos das 12h do dia 21 de novembro até 12h do dia 8 de dezembro (horário de Brasília).

Teste de virgindade é critério de admissão na polícia da Indonésia, denuncia a HRW

Imagem
A organização humanitária Human Rights Watch (HRW) exigiu, nesta terça-feira, que a polícia da Indonésia suspenda os testes de virgindade aplicados às candidatas a agentes - uma prática considerada discriminatória.

As mulheres que desejam ser policiais no maior país muçulmano do mundo devem ser solteiras e virgens, segundo a HRW.

Os testes de virgindade continuam sendo praticados na Indonésia, embora as autoridades policiais neguem a prática.

Entrevistadas pela HRW, várias mulheres relataram ter passado por este tipo de prova neste ano, evocando lembranças dolorosas e humilhantes.

Os agentes as obrigaram a se despir diante de médicas que as submeteram ao "teste dos dois dedos", uma prática arcaica e muito criticada, acrescenta a ONG.

Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebra dois anos de Diáconos permanentes

Imagem
Diácono Campos presidindo a celebração de casamento do filho, Marcos Campos, na primeira vez em que um Diácono casa um filho, em São Luís (MA).
Diácono Renato Fontoura, presidente da Comissão dos Diáconos Permanentes em São Luís, com a esposa Odete e a filha Carmen

No dia 24/11, segunda-feira, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebrará dois anos da 1ª turma de Diáconos Permanentes, em 400 anos de história da Igreja. Ordenados em 2012, em uma cerimônia religiosa que reuniu todas as Foranias da Arquidiocese e aproximadamente nove mil pessoas, 31 diáconos, 27 pertencentes da Arquidiocese e quatro da Capelania Militar (Exército, Bombeiros e Polícia Militar), passaram a exercer as funções que durante quatro séculos eram exercidas apenas pelos sacerdotes, aumentando assim, o auxílio pastoral, sacramental e nas obras sociais, oferecidos pela Igreja à população da Arquidiocese de São Luís (MA).

Sendo São Luís uma metrópole, o número de sacerdotes para atender aos fiéis, nos sacramentos e…

Inscrições abertas para ouvintes do I Encontro de Pesquisadores do Frevo

Imagem
Evento possui programação com rodas de diálogo gratuitas e acontece no Recife de 26 a 28/11
O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, realizará nos dias 26, 27 e 28 de novembro, o I Encontro de Pesquisadores do Frevo: Estimulando Diálogos e Articulando Saberes. O evento visa debater sobre o frevo, relacionando temáticas históricas e contemporâneas. Durante a programação, será realizada uma homenagem a Zado Cabral, carnavalesco e pesquisador falecido em junho deste ano.

Entre os participantes, o multiartista Antônio Carlos Nóbrega irá compor com Marta Porto, diretora de conteúdo do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e Natália Brayner, do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, a mesa O frevo como tema de diálogo e troca de saberes, que acontece na tarde de quarta-feira (26).

Na quinta-feira (27), o evento recebe a Roda de Diálogos – O frevo e seus campos: saberes, pesquisas e experiências, com relatos e comunicações de pesquisadores que submeterem propostas e tiverem seus tra…

Com indenizações baixas, Belo Monte ameaça criar geração de sem-teto no PA

Imagem
Moradores de Altamira, no Pará, resistem em deixar suas casas para dar lugar ao avanço das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. O problema é o valor das indenizações propostas pelo consórcio responsável pela construção, insuficientes, segundo eles, para compra de novas moradias. O impasse pode gerar uma geração de sem-teto.

A reportagem é de Carlos Madeiro, publicada pelo portal UOL, 16-11-2014.

Belo Monte é a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com gastos previstos de R$ 28,9 bilhões. O governo federal diz que a usina, quando pronta, vai beneficiar 18 milhões de pessoas.

Segundo o cadastro feito pela Norte Energia S.A., responsável pela obra –e informado pelo MPF (Ministério Público Federal)–, 8.000 famílias terão de deixar suas casas durante o cronograma das obras. Dessas, 600 são indígenas.

Segundo balanço da empresa, 1.327 famílias que viviam em áreas historicamente alagadas pelo Xingu já foram atendidas. Dessas, foram 1.000 casas enregues, 295 indenizaçõ…

Ciclo de Palestras da UPE Garanhuns debate Consciência Negra, História e Interdisplinaridade

Imagem
Como forma de comemorar a Semana da Consciência Negra, trabalhando o tema com os universitários, a UPE Campus Garanhuns, recebeu o professor Vagner Dijagó, natural de Guiné Bissau, Mestre em sociologia pela UFAL e doutorando em Antropologia na UFPE, que ministrou palestra na noite da sexta-feira (07/11), juntamente com a professora Magdalena Almeida, que se deslocou da capital pernambucana para interagir com os estudantes. O evento fez parte do I Ciclo de Palestras "História e Interdisciplinaridade", promovido pelo curso de História da UPE, coordenação de extensão da universidade e o Núcleo de Estudos Brasil/África, também da UPE, coordenado pela professora Silvânia Núbia.

O encontro realizado no auditório da Codeam, também foi preparatório para a oferta do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Culturas Africanas e Indígenas, que está sendo organizado pela UPE Garanhuns.

As palestras apresentadas foram: “Guiné Bissau: da democracia revolucionária à democracia liberal”, …

Frases do dia 18/11/2014: Coletânea IHU Online

Imagem
O advogado Jesus

"Um dia antes do julgamento, o pastor me mandou uma carta e me deu um livrinho. Sublinhei um trecho da carta que dizia que o senhor Jesus era meu advogado" - Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil - Folha de S. Paulo, 18-11-2014.

Sinal

"Eu me vi no escuro, na dificuldade e na derrota, não tinha mais forças, e era como se me apertassem e asfixiassem. Procurava um meio de poder sobreviver e pedi a Jesus que me mandasse um sinal de qual era a sua vontade" -Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil - Folha de S. Paulo, 18-11-2014.

Um terço dos jovens do mundo vive em situação de vulnerabilidade social

Imagem
Cerca de um terço dos jovens entre 10 e 24 anos de todo o mundo vive em situação de vulnerabilidade social. A conclusão do Fundo de População das Nações Unidas (ONU) consta do relatório Situação da População Mundial em 2014, que a agência da ONU apresenta hoje (18).

De acordo com o fundo, cerca de 1,8 bilhão dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta tem entre 10 e 24 anos. Desses, mais de 500 milhões vivem abaixo da linha de pobreza, com menos de US$ 2 por dia. “Em um mundo de questões de adultos, os jovens são muitas vezes negligenciados. Tendência que requer correção urgente, uma vez que põe em risco não só a juventude, mas as economias e sociedades em geral”.

O Fundo de População indica que os países, especialmente aqueles em desenvolvimento, podem alcançar avanços econômicos e sociais expressivos se investirem no potencial produtivo de seus jovens, enxergando-os não como um escoadouro de recursos públicos já escassos, mas como “potenciais líderes e arquitetos de uma transforma…

Mostra de Cinema integra programação da Jornada Estadual de Direitos Humanos

Imagem
9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul será aberta nesta terça, 18, no Recife, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
A 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que começa, na Caixa Cultura, no Recife, nesta terça-feira, 18, às 18h, integra a programação da IV Jornada de Direitos Humanos, promovida pelo Governo de Pernambuco.

A Jornada é uma iniciativa, pelo quarto ano consecutivo, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, que dá apoio a Mostra, evento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Na abertura da mostra, às 18h, na Caixa Cultural, será exibido o filme “Que Bom Te Ver Viva”, um documentário brasileiro da cineasta Lúcia Murat, que retrata a situação da tortura vivida durante a Ditadura no Brasil. Murat que foi torturada no período da ditadura militar, narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o r…

Novembro Azul: UPAE Garanhuns conta com quatro especialistas nas áreas de urologia e proctologia

Imagem
Dando seguimento às campanhas de prevenção de câncer, a UPAE Prof Antônio Simão dos Santos Figueira - UPAE Garanhuns oferece, de modo ininterrupto, consultas médicas com especialistas nas áreas de urologia e proctologia, exames de sangue - PSA e a biópsia de próstata. Tudo para contribuir com a prevenção do câncer de próstata e pênis, dois tipos comuns e preveníveis de câncer.

A campanha Novembro Azul ocorre em todo o Mundo e a UPAE participa através de sua equipe de urologia, composta pelos especialistas Jaime Bonfim (foto), Guilherme Agra e Xisto Pessoa e o proctologista Carlos Cabús.

Todos os homens com idade a partir dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.

Para ser atendido na UPAE Garanhuns

O paciente deve se dirigir ao PSF mais próximo de sua residência para atendimento médico. Se for o caso, será encaminhado para alguma especialidade disponibilizada pela UPAE Garanhuns. A consulta é agendada no próprio município (PSF ou Secretaria Municipal de Saúde), através da regulação,…

Brasileirão da Série B tem rodada decisiva nesta terça; confira os jogos que em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2

Imagem
A rodada desta terça-feira (18) é decisiva para as equipes que brigam pelo acesso e pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série B.
O Santa Cruz joga suas últimas fichas visando o acesso diante do Sampaio Correia, enquanto o Vasco pode garantir o acesso, mas para isto acontecer hoje terá que vencer e torcer por alguns tropeços de adversários. O Ceará que tenta o acesso tem jogo decisivo em Natal com o ABC.
Confira jogos da 35ª rodada do Brasileirão da Série B desta terça-feira (18) que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.
Clique

>Brasileirão Série B
>Globo Esporte
>Futebol Internacional

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Jatobá: Prefeito Robson Leandro pode ser expulso do PT por ter apoiado o governador eleito Paulo Câmara

Imagem
Prefeito de Jatobá Robson Leandro em entrevista a Assis Ramalho (Foto/arquivo)
Os prefeitos dos municípios de Orocó e Jatobá, no Sertão, e de Machados, no Agreste, deverão ser expulsos do PT por terem apoiado o governador eleito Paulo Câmara (PSB) nas eleições deste ano. O anúncio foi feito ontem pela presidente da legenda no estado, Teresa Leitão, antes de uma reunião da executiva estadual do partido, que iniciará hoje processos disciplinares contra aproximadamente 100 filiados por infidelidade partidária.

Os prefeitos citados são Reginaldo Crateú Cavalcante (Orocó), Róbson Barbosa (Jatobá) e Argemiro Pimentel (Machados), que não apoiaram a coligação formada por Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT). “Pelo regimento do partido, o caso deles é de expulsão. Mas todos terão direito de se defender”.

Segundo a dirigente petista, entre os demais filiados passíveis de punição estão outros prefeitos e vereadores, mas os casos serão examinados individualmente. “Há casos de alguns que apoia…

Prefeituras de Alagoas apertam o cinto para garantir 13º de servidores

Imagem
Para garantir os serviços públicos necessários para a população e o pagamento do 13º Salário aos servidores, muitas prefeituras de Alagoas estão fazendo diversos ajustes nas receitas correntes. As medidas de controle de gastos vão desde a demissão de servidores comissionados e revisão de contratos com fornecedores, até a suspensão de horas extras e das diárias ofertadas aos trabalhadores. Os gestores alegam que, caso não adotem as medidas, não haverá como administrar a máquina pública nos próximos meses.

O tamanho da crise nos cofres municipais atingiu em cheio as duas maiores prefeituras de Alagoas: Maceió e Arapiraca. O prefeito Rui Palmeira (PSBD) e Célia Rocha (PTB) estão adotando uma série de medidas para garantir a saúde financeira dos municípios. Em ambos os casos, os representantes das prefeituras prometem cumprir com o que determina a lei, assegurando o pagamento do 13º na data prevista, além dos serviços básicos.

"A Prefeitura de Maceió vem trabalhando para garantir a …

Confira as manchetes dos principais jornais desta terça (18)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país desta terça-feira, 18 de novembro de 2014. Confira:
Folha de Pernambuco: PMPE chama 3,5 mil aprovados em concurso para soldado
Gazeta de Alagoas: FPM EM QUEDA. Primeira parcela do 13º precisa ser paga pelas prefeituras até 30 de novembro
Diário do Nordeste-CE: Envolvidos em morte de capitão da PM são capturados
Jornal da Paraíba: Conselho do MP afasta promotor suspeito de ameaçar criança
Jornal do Dia-SE: Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Salgado e destroem tudo
A Tarde: Chuvas inundam cidades e cancelam voos na Bahia
Correio da Bahia: Chuvas dão prejuízo e deixam famílias desabrigadas
Tribuna da Bahia: Baianos e turistas visitam Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho
Diário Catarinense: Ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco aceita devolver US$ 100 milhões
O Globo: Sem balanço, Petrobras fica com dificuldades para se financiar
Folha de São Paulo: Delatores acusam atual diretor da Petrobras de receber 'co…

Confira resultado das loterias da Caixa desta segunda (17); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus

Imagem
17/11
Quina (Concurso 3641):
04 09 53 61 63

Lotofácil (Concurso 1133):
02 04 05 06 07
08 09 10 12 13
14 16 18 24 25
Loteca (Concurso 630):
>confira os resultados

Lotogol (Concurso 655):
>confira os resultados

>Veja todos os resultados

Publicidade