terça-feira, 14 de abril de 2015

Mapoteca e parcelamento de uso do solo funcionam em mesmo espaço físico no Condepe/Fidem


Para melhor atender aos usuários, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem reuniu dois serviços no andar térreo do prédio-sede na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista. No local funcionam a Gestão do Parcelamento do Solo Urbano e a Mapoteca. O primeiro realiza, entre outras atividades, o exame e a concessão de Anuência Prévia aos projetos de parcelamento do solo urbano (loteamentos, condomínios e desmembramentos). Já na Mapoteca, a população pode adquirir documentação cartográfica, ortofotocartas, fotografias de satélite, para subsidiar a realização de obras, como saneamento, viárias e a construção de imóveis.

O setor de Gestão do Parcelamento do Solo Urbano é responsável ainda pela emissão de Diretrizes de Uso e Ocupação do Solo formuladas por agentes públicos e privados, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nos municípios do litoral e nas áreas de Interesse Especial do Estado, frente aos dispositivos legais existentes, em especial os da LeI Federal nº 6766/79 e Lei Estadual nº 9990/87.

Com a mudança, os usuários poderão realizar todos os serviços em um só espaço físico minimizando o tempo de atendimento, que chega a uma média de 20 solicitações diárias (via telefone, email e presencial).

Balanço da greve nas escolas da Rede Estadual (14.04.15)


O levantamento realizado nesta terça-feira (14), pela Secretaria Estadual de Educação, nas escolas da Rede apontou que 48% (506 escolas) não paralisaram as atividades, enquanto 31% (319 unidades) paralisaram parcialmente e 21% (220 escolas) aderiram totalmente à paralisação. Os números são referentes às aulas do turno da manhã.

A Secretaria de Educação continua solicitando que os pais ou os responsáveis entrem em contato com as escolas dos seus filhos para saber se a unidade está com as atividades normalizadas e, em caso positivo, encaminhem os estudantes para as escolas.

Ascom Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Professor de PE que fizer greve só vai receber salário dia 5 de maio


Além de descontar os dias parados dos professores que aderirem à greve, o governo do Estado vai pagar o salário desses servidores em dia diferente dos demais trabalhadores da educação. Quem participar da paralisação só receberá dia 5 de maio, enquanto aqueles que não fizerem greve terão o vencimento depositado no dia 29 de abril.

Portaria que regulamenta as decisões do Estado foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (14). Segundo texto, os professores lotados nas escolas de referência que estiverem em greve poderão ser transferidos. Os contratados temporariamente poderão ter os contratos rescindidos.

A greve dos professores começou segunda-feira. Estudam na rede estadual cerca de 650 mil alunos.

Do JC Online

Petrolândia: Amigos reúnem-se para homenagem póstuma aos artistas petrolandenses Ruy Sá e Albenes


No último dia 04 de abril (sábado), no restaurante Feijoada do César, em Petrolândia, amigos, admiradores e antigos parceiros reuniram-se para prestar uma homenagem aos saudosos Ruy Sá e Albenes, ambos falecidos no ano passado. A iniciativa foi de Vicente José, também conhecido como Vicente do Banco do Brasil. Na ocasião houve muita música e depoimentos de várias personalidades presentes. A proposta era lembrar as canções dos homenageados e também fatos marcantes da vida dos dois.

 O evento teve início às 13 horas, e na abertura Vicente falou que seria importante homenagear as pessoas ainda vivas, mas não podemos deixar cair no esquecimento personagens que foram importantes na história da cidade. Segundo ele, Rui Sá e Albenes tiveram sua importância no cenário cultural de Petrolândia. Com suas músicas animaram festas e reuniões de amigos durante décadas, e deixaram suas marcas que serão lembradas ainda por muito tempo. Vicente finalizou dizendo “eram sonhadores, buscavam com suas músicas transformar uma realidade dura onde a arte nem sempre tem a força de muda-la”.

Várias personalidades estiveram presentes, familiares de Ruy, Rubinho e família, ex-prefeito Zé Dantas, ex-vereador Antonio Bila, Daniel de Davi Coureiro que veio de Arapiraca exclusivamente para prestigiar o evento, ex-funcionário do BB Geraldo José, que atualmente reside em Campina Grande-PB e aproveitou sua passagem por Petrolândia para também participar do evento. Marcaram presença também os craques de bola Mário Vitor, Naldinho, Nel (irmão de Vicente), Ciço e muitos outros amigos. 

O evento foi animado pelos artistas que tocaram e cantaram: Zé Antonio Menezes e seu irmão Denison, Miguelzinho, Chico Neguinho e seu filho Buarque e o organizador do evento, Vicente, que também tocou e cantou músicas de Ruy Sá. O clima foi de saudades, confraternização e muita alegria, pois sem dúvida era assim que os homenageados gostariam de ser lembrados.
Ver mais fotos>Encontro Amigos de Albenes e Ruy Sá

Texto: Vicente do BB
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia/Jatobá: Foguinho é eleito novo sócio da AVEPE


Nesse domingo, dia 12 de abril, em eleição direta, os associados da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) elegeram como novo sócio o popular Foguinho, membro da co-irmã Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá.

Foguinho foi eleito com 23 votos, ficando em segundo lugar Veloso, que obteve 17 indicações.

Parabéns e boas-vindas da AVEPE ao novo membro da casa.

Ver mais fotos, clique>Foguinho é novo sócio da AVEPE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz Lima, cardiologista, atende nesta quarta-feira (14) na Endocardio a partir das 08h30


O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quarta-feira (15) a partir das 08h30 na Endocardio, em Petrolândia, no consultório da Odontomedic (Dr. Eudes Fonseca), na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro da cidade.

A Endocardio oferece serviço médico especializado, com profissionais qualificados para cuidar da sua saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças como infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos), doenças da tireóide, diabetes, obesidade, deficiência de crescimento na crianca e alterações hormonais. A Endocardio conta também com nutricionista e ortopedista.

Além de consultório, a Endocardio conta com equipamentos para realização de exames complementares para sua segurança e maior comodidade. Os exames disponíveis na Endocardio são Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA, Holter 24h, Ultrassonografia de Carótidas e Vertebrais e Ultrassonografia de Tireóide.

Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clinica do Dr. Eudes Fonseca)
Petrolandia - PE

Marcações para consultas e exames complementares
(87) 3851-2246 / (87) 9193-8770
e-mail: endocardio@outlook.bom
Fanpage Facebook: www.facebook.com/pages/Endocardio-Endocrinologia-Cardiologia
 

Josimar Segurança e Telecomunicações oferece serviços de segurança e vigilância eletrônica em Petrolândia e região circunvizinha


Proteger o patrimônio arduamente conquistado é uma preocupação diária atualmente. Em Petrolândia e cidades circunvizinhas, pode-se contar com Josimar Segurança e Telecomunicações, parceiro do Blog de Assis Ramalho.

Especializado em instalação, manutenção e vendas de cercas elétricas, porteiros eletrônicos, câmeras de segurança e outros dispositivos para segurança de sua empresa e de sua residência, Josimar é herdeiro do profissionalismo do saudoso Rutemberg Oliveira, precursor em Petrolândia dos sistemas de monitoração e segurança eletrônica.

Confie a sua segurança a quem entende do assunto e você conhece. Faça o seu orçamento para instalação e manutenção de equipamentos com Josimar.

Contato: (87) 9995-0167 ou 9118-4835.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Comerciante que seguia de Floresta para o RN é assaltado na BR-116 em Salgueiro


Um comerciante que mora no Rio Grande do Norte foi assaltado na BR-116, rodovia que corta o município de Salgueiro, no Sertão pernambucano. Ele seguia de Floresta, também em Pernambuco, para a sua cidade com algumas mercadorias no veículo, quando foi surpreendido por dois carros com os criminosos.

Segundo disse à Polícia Militar, um dos veículos de passeio que o seguiam emparelhou com seu carro e um dos ladrões apontou uma arma em sua direção pedindo para que parasse. A vítima foi para o acostamento. O outro automóvel também envolvido na ação dos bandidos apenas dava suporte. O comerciante não soube informar quantas pessoas participaram do assalto.

Além do carro, foram levadas as mercadorias e uma quantia em dinheiro de R$ 750. A polícia ainda tentou localizar os bandidos, mas não conseguiu.

Do G1 Petrolina

Governo não consegue acordo sobre contribuição previdenciária de terceirizadas

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governo ainda não conseguiu chegar a um acordo sobre o recolhimento da contribuição previdenciária de empresas de terceirização, pendente de votação pela Câmara dos Deputados.

No texto-base do projeto que amplia a terceirização no país, aprovado na semana passada, ficou definida a contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de 11% sobre o faturamento para as empresas especializadas em fornecer mão de obra e de 20% sobre a folha de pagamento para as demais, como transportadoras de valores e montadoras, por exemplo.

No entanto, o governo quer que as empresas que não são especializadas em fornecer mão de obra terceirizada, passem a recolher como INSS uma fatia de 5,5% do faturamento total.

Para o relator do projeto, Arthur Maia (SD-BA), a mudança sugerida pelo governo aumentará a tributação sobre as empresas.

MPAL apura mancha escura no Rio São Francisco

Mancha é a maior já encontrada no rio, diz Comitê da Bacia Hidrográfica. ortaria conjunta cobra informações de diversas entidades em até 10 dias.

Reunião entre órgãos ambientais, Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e MPAL discute problema (Foto: Michelle Farias/G1)


O promotor Alberto Fonseca informou, nesta terça-feira (14), que será aberto um inquérito civil público para investigar as causas da mancha escura no Rio São Francisco.

Uma portaria conjunta do Ministério Público do Estado (MP) cobra informações de diversas entidades públicas sobre o assunto, é o chamado Procedimento Preparatório.

A mancha no leito do Velho Chico já alcança 25 quilômetros de extensão, segundo informou o Instituto do Meio Ambiente (IMA). Nesta manhã, uma reunião entre representantes do MP, de órgãos ambientais do Estado, Federação dos Pescadores de Alagoas, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) discutia o assunto.

O secretário do comitê do CBSHF, Maciel Oliveira, diz que o objetivo é detectar o que ocorreu e qual a gravidade do problema. "Nunca na história foi constatada uma mancha com essa extensão no rio. Os órgãos vão mostrar o que estão fazendo para conter a mancha e identificar os possíveis responsáveis", afirma.

A abertura de comportas de reservatórios da Chesf é apontada como a principal suspeita para o problema. A medida teria liberado sedimentos acumulados no rio por pelo menos 30 anos. A companhia foi intimada a apresentar o relatório do procedimento, realizado no final de fevereiro deste ano.

Simples Nacional: Microempreendedores e microempresas terão multa reduzida


O Diário Oficial da União publicou hoje (14) orientação para reduzir as multas relativas às obrigações acessórias do Simples Nacional. De acordo com o Comitê Gestor do Simples Nacional, a recomendação é para entes federados – União, estados, municípios e o Distrito Federal – quanto à diminuição de multas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional. A decisão foi tomada no dia 8 de abril em reunião de conselheiros da Receita Federal, estados e municípios.

Segundo o texto, alternativamente, as multas deverão ter fixação legal de valores específicos e mais favoráveis ou redução de 90% para o microempreendedor individual e 50% para microempresa ou empresa de pequeno porte.

O comitê decidiu que a redução não se aplica na hipótese de fraude, resistência ou embaraço à fiscalização ou ausência de pagamento da multa no prazo de 30 dias após a notificação.

Agência Brasil

Evento em Recife marca o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas


Para marcar o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, o Ambulatório e a Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca/IC de Pernambuco com Apoio do Programa de Enfrentamento às Enfermidades Negligenciadas (Sanar), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizam nesta terça-feira (14), o III Encontro da Praça (Espaço Carlos Chagas), em frente ao hospital Procape, da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento realizado na manhã de hoje é voltado à população em geral, como forma de divulgar informações a respeito da doença de Chagas.

Alunos dos projetos de extensão da UPE “Chagas: Um grande Coração 2015” e “Abraçando corações”, funcionários do Ambulatório e voluntários da Associação estarão presentes no local, distribuindo panfletos e tirando dúvidas. Paralelamente, na Casa de Chagas, que abriga o Ambulatório e a Associação, será oferecido um café da manhã, momento de confraternização, entre os pacientes em atendimento.

O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, pelos membros de FINDECHAGAS, justamente porque foi o dia em que o pesquisador brasileiro, Dr. Carlos Chagas, há 106 anos, comunicou sua descoberta à comunidade científica da época. O dia será marcado como um alertar sobre a grave problemática da doença de Chagas no mundo. Estima-se que hoje há cerca de 100 milhões de pessoas estão sob risco de infecção pelo parasito, dos quais apenas 10% tem acesso ao diagnóstico, com 200 mil novos casos a cada ano e 20 mil mortes decorrentes da doença. Com esses dados alarmantes, nós afetados, de uma forma direta ou indireta pela doença de Chagas, não podemos permanecer calados.

MPPE divulga resultado da seleção para estagiários de nível médio para o interior do Estado

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou o resultado final do processo de seleção pública para credenciamento no programa de estágio de nível médio da Instituição (PENUM), no Diário Oficial do Estado da sexta (10). O concurso visa preencher o quadro de estagiários nas sedes da 1ª à 14ª Circunscrições Ministeriais (exceto nas 8ª, 9ª e 13ª). Os candidatos classificados e aprovados dentro das vagas têm de 13 a 24 de abril para levar a documentação obrigatória no local e horário indicados no Anexo II do edital de inscrição. Já os classificados para formação de cadastro de reserva deverão ficar atentos à possível convocação.

Aos aprovados, o MPPE lembra que são necessários apresentar cópia reprográfica (tipo xerox) e originais dos documentos que comprovem: ser brasileiro (RG, CNH); estar em dia com as obrigações militares (Carteira de Reservista, apenas para candidatos do sexo masculino com mais de 18 anos); estar quite com as obrigações eleitorais (Título de Eleitor e comprovante de votação ou certidão emitida pela internet) apenas para os candidatos com mais de 18 anos.

Prefeitura de Tacaratu entrega Casa de Farinha Comunitária no Sítio Coelho

A Prefeitura Municipal de Tacaratu, representada pelo prefeito José Gerson da Silva, entregou à comunidade do Sítio Coelho, na tarde de domingo passado (12), a reforma da Casa de Farinha Comunitária, em evento comemorado festivamente pelos beneficiados pela obra da gestão municipal.

Dado o péssimo estado do prédio, foi necessário refazer praticamente toda a estrutura para atender a população com mais qualidade. A Casa de Farinha passou por reforma geral, com recuperação da parte estrutural do prédio, colocação de piso de alta resistência, reboco, pintura e instalações elétricas e hidráulicas.

Os moradores do Sítio Coelho comemoraram com animação a entrega da Casa de Farinha Comunitária que vai contribuir para a geração de emprego e renda naquela localidade.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Tacaratu
Fotos: Divulgação

Estado e Alepe firmam cooperação técnica para compartilhamento de informações

 Fotos: Wagner Ramos/SEI

O governador Paulo Câmara assinou, nessa segunda-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, um termo de cooperação técnica entre o Governo e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O documento autoriza o acesso do Executivo ao banco de dados do Legislativo, que, além das leis aprovadas pelos deputados estaduais, passará a contar também com os decretos editados pelo Estado.

De acordo com o governador, a medida, que não vai gerar custos, facilitará o compartilhamento de informações entre os poderes, ampliando a transparência das ações de governo e a consulta popular. "Esse convênio permitirá que Executivo e Legislativo aumentem a sua capacidade de diálogo, mostrando a população que nós trabalhamos em conjunto para um Pernambuco ainda melhor; oferecendo serviços públicos de qualidade e com acesso à informação", argumentou Paulo Câmara.

Com a assinatura do convênio, o Governo de Pernambuco se compromete a integrar, ampliar e modernizar o sistema, que existe desde 2012. Já a Alepe vai disponibilizar uma equipe técnica para treinar um grupo de trabalho indicado pelo Executivo. O termo, que também foi assinado pelo presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, tem duração de cinco anos.

Frases do dia 14/04/2015: Coletânea IHU Online


Brasileiros e brasileiras

“Tem gente no Planalto sugerindo a Dilma não fazer pronunciamento oficial no 1º de maio, Dia do Trabalho. Teme que a fala amplie a rejeição à presidente, assim como ocorreu em 8 de março, Dia Internacional da Mulher” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 13-04-2015.

Bancada de oposição terá agendas com ministros para tratar de obras federais em Pernambuco

Iniciativa foi definida durante encontro dos deputados estaduais com senador Humberto Costa, que irá articular encontros (Foto: Bancada de Oposição/Divulgação)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, se reuniu, nesta segunda-feira (13), com a bancada de oposição da Assembleia de Legislativa de Pernambuco. Em pauta, a criação de uma estratégia conjunta de defesa do governo Dilma e também de acompanhamento das obras federais no Estado. Segundo o senador, com a previsão de contingenciamento dos recursos este ano, por conta crise econômica internacional, é necessário definir as prioridades das ações no Estado.

“A oposição cumpre um papel importante de defesa do governo, por isso temos que abrir canais de diálogos diretos entre os parlamentares e governo, até para se fazer o debate de forma adequada e a gente poder apresentar as propostas do que é prioridade. Os parlamentares estão diretamente em contato com a população. Então, essa troca é fundamental.

Entre as primeiras ações previstas, está o encontro de parlamentares com ministros, em Brasília. Além disso, foi elaborada uma agenda de reuniões mensais entre a bancada e o senador para fazer avaliação do andamento das ações. Humberto e os parlamentares também preparam a visita de ministros a obras importantes em Pernambuco.

Petrolândia: Confira as novidades do Lojão Top 30, a loja que faz sua elegância com economia

 
O Lojão Top 30, loja popular de confecções de Petrolândia, informa a chegada de novas e elegantes peças, entre elas calças de cintura alta, o modelo que devolve à mulher suas verdadeiras formas. Confira a variedade de confecções masculinas, femininas e infantis, ao preço único de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) a unidade.

O Lojão Top 30, com organização de Roberto, o popular Beto, está situado na Avenida dos Três Poderes, próximo ao CFEPP Cursos, no centro comercial da cidade.

Lojão Top 30, onde você se veste bem com economia.  (87) 9159-1822 (Claro).

Visite também o Lojão Top 10, ao lado do Lojão Top 30, e faça ainda mais economia, com peças por apenas R$ 10,00 (dez reais) a unidade.

Veja mais fotos>Lançamentos no Lojão Top 30

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Lojão Top 30

Pastoral da Terra mostra aumento de 26% nos conflitos por água no país


O número de conflitos em zonas rurais por disputa de água foi recorde no ano passado, com 127 casos envolvendo 42.815 famílias e 214 mil pessoas, conforme o relatório Conflitos no Campo 2014, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado ontem (13). Segundo o relatório, na comparação com 2013, houve aumento de 26% nas disputas pelo recurso hídrico. Naquele ano, foram registrados 101 casos, o mais alto número até então. A CPT acompanha os conflitos por água nas áreas rurais do Brasil desde 2002.

A Pastoral da Terra classifica os conflitos em três categorias: apropriação particular, disputa pela construção de barragens e açudes e os relacionados ao uso e à preservação da água. “O maior número de conflitos envolvendo água foi de pessoas impactadas por grandes projetos hidrelétricos, como Belo Monte, Tapajós e Santo Antônio. A CPT registra três categorias. Prevemos que a questão dos grandes projetos vai continuar e que vai aumentar muito a questão do uso indevido de agrotóxico que contamina as fontes de água”, disse a coordenadora nacional da CPT, Jean Ann Bellini.

A Região Nordeste registrou o maior número de conflitos por água: 42. O Sudeste, que sofre com as consequências da falta d'água, vem em seguida, e com 38 conflitos (crescimento de 90% em relação a 2013). Em todo o país, os estados de Minas Gerais e da Bahia registraram o maior número: 26 cada um.

Olimpíada de Matemática registra recorde de municípios participantes


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) atingiu, este ano, quase a totalidade dos municípios, 99,48%, um número recorde. O balanço da décima primeira edição do evento foi divulgado ontem (14) pela organização da Obmep. A prova da primeira fase será dia 2 de junho.

De acordo com o levantamento, o número de inscritos este ano, no entanto, diminuiu em relação ao de 2014. Foram 17.970.745 estudantes de 47.582 escolas públicas de 5.538 cidades. Em 2014, inscreveram-se 18.187.971 candidatos de 46.712 escolas de 5.533 cidades.

Para a coordenadora da Obmep, Mônica Souza, a redução não é significativa e está relacionada também à diminuição do número de estudantes em escolas públicas apontada no Censo Escolar. "Não nos preocupamos com isso. Tivemos um aumento de mais de 800 escolas, tivemos uma capilaridade muito grande. As escolas estão interessadas e estão motivando os alunos, tivemos a participação de muitas escolas pequenas", disse.

Na Alepe, Humberto e oposição traçam estratégia para investimentos

Foto: Assessoria/Divulgação

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, se reuniu, ontem (13), com a bancada de oposição da Assembleia de Legislativa de Pernambuco. Em pauta, a criação de uma estratégia conjunta de defesa do governo Dilma e também do acompanhamento das obras federais no Estado. Segundo o senador, com a previsão de contingenciamento dos recursos para este ano, por da conta crise econômica, é necessário definir as prioridades das ações no Estado.

“A oposição cumpre um papel importante de defesa do nosso governo e, por isso, temos que abrir canais de diálogos diretos com os parlamentares, até para se fazer o debate de forma adequada e a gente poder apresentar as propostas do que é prioridade. Os parlamentares estão diretamente em contato com a população. Então, essa troca é fundamental", afirmou o líder do PT.

Entre as primeiras ações previstas, está o encontro de parlamentares com ministros, em Brasília. Além disso, foi elaborada uma agenda de reuniões mensais entre a bancada e o senador para fazer avaliações periódicas do andamento das ações. Humberto e os parlamentares também preparam a visita de ministros a obras importantes em Pernambuco.

Garanhuns: Secretário de Saúde do Estado faz visita ao Hospital Regional Dom Moura

 Fotos: Rafael Montenegro

Durante a passagem pela cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, onde participou do Seminário Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara, o secretario estadual de Saúde, Iran Costa, aproveitou a oportunidade para uma visita ao Hospital Dom Moura, unidade de referência para 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres).

Acompanhado pelo gestor Luiz Melo e pela diretora de Assistência Regional, Carol Lemos, o secretário fez questão de ir a todos os setores do hospital, passando pelo bloco cirúrgico, UTI, enfermarias, internação e também pela maternidade. Em todos os locais, ele fez questão de conversar com pacientes e funcionários.

“Nessas viagens que tenho feito com o governador, faço sempre questão de ver de perto como anda o atendimento à população. E fiquei muito feliz aqui, com a boa infraestrutura da unidade, uma das melhores do Interior”, disse. Segundo Iran Costa, este “é o primeiro passo para humanizar o atendimento, uma das prioridades da Saúde na gestão de Paulo Câmara”, afirmou.

Petrolândia: Kaline Alves realiza encontro para apresentação da linha Hinode nesta quinta (16) no Centro Cultural


O segmento de cosméticos em geral estão imunes a crise e o crescimento é sentido e visível no setor econômico, esse crescimento no ramo de cosméticos representa uma grande oportunidade para o seu negócio e para despertar a sua liberdade financeira e é justamente com essa ideia que venho convidar você a participar do meu encontro junto a grandes representantes renomados da HINODE. 

No nosso encontro serão sorteados produtos que compõem a nossa linha HINODE que é composta por cosméticos, perfumaria, maquiagem, linha profissional de salão, linha de higiene pessoal, linha de estética, bem estar, entre outros.

Aguardamos a sua presença! Até mais. Att: Kaline Alves e Ilane Ramos.
Contato: tim (87) 9926-4197/ claro (87) 9121-9141

Texto/foto: Ilane Ramos

Jorge Côrte Real participa de reunião das bancadas do PTB sobre fusão com o DEM

Foto: Assessoria/Divulgação

Deputados federais do PTB de Pernambuco reuniram-se, nesta segunda-feira (13), no Recife, com a direção estadual do partido e com a bancada petebista na Assembleia Legislativa para tratar da possibilidade de fusão da legenda com o DEM. De acordo com o parlamentar Jorge Côrte Real, o encontro teve por objetivo nivelar as informações com os dirigentes pernambucanos sobre como andam as negociações entre as cúpulas nacionais dos dois partidos. Na reunião, Côrte Real reiterou que a maioria da bancada federal posicionou-se contrária à fusão e pediu mais tempo para que as lideranças possam ouvir as bases.

“A reunião de hoje serviu para que a gente levasse informações aos nossos correligionários de como andam as negociações sobre a fusão do PTB com o DEM. Nós informamos que somos contra isso. A direção estadual e a bancada na Assembleia avaliaram que a nossa bancada federal agiu corretamente ao se contrapor a uma fusão imediata”, afirmou Jorge Côrte Real.

O deputado federal argumentou que, entre outras dificuldades para a fusão dos dois partidos, há divergências políticas em diversos Estados. Côrte Real assinalou, como exemplo, a situação em Pernambuco, onde os democratas apoiam o governo estadual, enquanto os petebistas estão na oposição.

Mulheres na construção civil mudam cultura do canteiro de obras, diz engenheira


O projeto Mão na Massa abriu ontem (13) inscrições para mulheres que queiram fazer cursos gratuitos na área da construção civil no Rio de Janeiro. São 140 vagas para cursos de pedreira, encanadora, pintora e eletricista. As aulas começam no dia 27.

Haverá duas turmas nos períodos da manhã e tarde, durante seis meses. Nos últimos sete anos, quase mil mulheres foram capacitadas no projeto. As aulas de qualificação social são dadas no Abrigo Maria Imaculada, no Rocha, zona norte da cidade. As inscrições vão até o dia 15.

A idealizadora do projeto, a engenheira civil Deise Gravina, disse que mais de 60% das mulheres formadas pelo Mão na Massa estão empregadas no mercado formal. Entre as mudanças promovidas pela presença feminina no canteiro de obras, a engenheira destacou a economia por serem mais econômicas, mais organizadas e também mais atentas em relação ao uso de equipamentos de segurança do trabalho.

“Elas conseguem mudar a cultura do canteiro porque os homens tendem a se comportar melhor, a ter atitudes melhores. Como elas entram como técnicas, muitos homens voltaram a estudar. Há um aumento da escolaridade, melhoria da postura.” Segundo Deise, não existe preconceito dos homens quanto à participação de mulheres nas obras.

Secretário de desenvolvimento participa de encontro em Brasília e pleiteia mais cursos para Petrolina

Fotos: Divulgação/Ascom Sedesa 

Garantir o desenvolvimento econômico que a sociedade precisa sem trazer prejuízos ao meio ambienta, para esta e as próximas gerações, é uma discussão latente em todo mundo. A temática representa a questão central do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que teve sua terceira edição durante a última semana, em Brasília. Responsável pela pasta de desenvolvimento de Petrolina, o secretário Jorge Assunção participou do encontro, juntamente com o prefeito municipal Julio Lossio, e vários outros gestores públicos de todo o país.

O secretário Jorge, que participou a poucos meses de um encontro internacional no Equador sobre a mesma temática, pode compartilhar neste Encontro algumas das experiências vivenciadas por prefeituras em outros países da América Latina. “Como cidade que se destaque no país inteiro, Petrolina já discute hoje um crescimento sustentável. O prefeito Julio Lossio tem orientado sua equipe a buscar sempre projetos com foco na sustentabilidade econômica, ambiental e social”, citou o gestor.

Petrolândia: Semana da Mulher é encerrada com grande evento na Praça da Quadra 17


A Semana Mulher - Superando Desafios, vivenciada no início de março, foi encerrada na Praça da Quadra 17, com ações da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes) e Secretaria de Saúde de Petrolândia. Foram oferecidos ao público feminino teste de hepatite, teste de sífilis, marcação de exames preventivo, colposcopia e ginecologista. Também foram realizados exames preventivos. 

No local foram ainda realizadas oficinas de artesanato para confecção de bolsas, porta-chaves, imãs de geladeira, e serviços de cortes de cabelo, design de sobrancelha, manicure, maquiagem. 

As mulheres foram presenteadas com kits de higiene pessoal, e outras ações como varal da paz pelas mulheres e distribuição de panfletos sobre a violência contra mulher aconteceram na ocasião. 

O evento terminou com lanche servido para todas as mulheres. 

Mulher, com seu especial ser, você é exemplo de amor, perseverança, coragem, determinação e inteligência.


Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia
Fotos: Sedes/Divulgação