sexta-feira, 26 de maio de 2017

Petrolândia encerra com grande evento a campanha contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



18 de maio é o dia nacional de enfrentamento contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, abraçando essa causa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, e as escolas do nosso município promoveram hoje, dia 26, uma caminhada de conscientização, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade e a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes.


MPPE recomenda regularização da carreira de guarda municipal em Joaquim Nabuco


Após receber denúncias do Sindicato dos Guardas Municipais de Joaquim Nabuco dando conta de que o Poder Executivo local se omite em regularizar a situação da categoria, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação orientando o prefeito Antônio Barreto Neto a elaborar e enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei regulamentando o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos guardas municipais, inspetores e subinspetores no prazo máximo de 45 dias.

O MPPE recomendou ainda que o município rescinda os contratos temporários das pessoas que exercem as funções de guardas, inspetores e subinspetores sem ter se submetido a seleção por meio de concurso público. Consequentemente, o prefeito deverá se abster de realizar novas contratações temporárias para a Guarda Municipal, observando e cumprindo o princípio constitucional do concurso público como forma de admissão de pessoal.

Segundo apontou a promotora de Justiça Manuela Gonçalves, o princípio do concurso público tem por objetivo assegurar que todos os cidadãos tenham acesso, em condições de igualdade, às funções e cargos públicos.


Chuvas dos últimos dias elevam o nível de barragens em Pernambuco

Barragem do Prata (Foto: Compesa/Divulgação)

As chuvas dos últimos dias colaboraram para melhorar o nível de algumas barragens em Pernambuco. Um dos mananciais que está em pré-colapso no estado, a Barragem do Prata, no município de Bonito, elevou de 9,83% para11,72%, entre a última quarta-feira (24) e hoje (26). Com o aumento, ainda tímido, o Prata registra agora 4.939.384 metros cúbicos de água acumulados, o que já garante prorrogar o uso da água da barragem até o mês de agosto deste ano. A Barragem do Prata é responsável pelo abastecimento de água de Caruaru e das cidades de Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha.

Em março deste ano, a Compesa precisou adotar a medida de redução da exploração do Prata para 200 litros de água por segundo. Desde então, o abastecimento das seis cidades do Agreste está recebendo o complemento pelo Sistema Adutor do Pirangi, que incrementa o Sistema Prata com mais 500 litros de água por segundo. "A melhoria do nível do Prata é uma boa notícia, pois ainda estamos no meio da quadra chuvosa, e a nossa expectativa que a barragem acumule mais água no período das chuvas, assim como outros mananciais do estado", observa o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.


Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai promover blitz educativa contra o trabalho infantil


O dia mundial de combate ao trabalho infantil será no próximo 12 de Junho. Mas compreendendo que essa deve ser uma luta diária, a Prefeitura de Afogados se antecipa e promove, amanhã (27), uma blitz educativa buscando conscientizar a população a respeito da importância do combate ao trabalho infantil. A ação é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e terá início logo cedo, às 7h, com panfletagem na feira livre e nos principais semáforos de Afogados.

Com o lema “Criança precisa de proteção, por isso, Afogados diz não ao trabalho infantil”, a blitz fará um alerta para os problemas de saúde e de desenvolvimento provocados em crianças forçadas ao trabalho. A blitz é uma atividade das ações estratégicas do trabalho infantil, sob a supervisão do CREAS municipal.


Em Araripina, Deputada Roberta Arraes reinaugura sede avançada do ITERPE


Na manhã desta sexta-feira (26), a deputada Roberta Arraes (PSB), reinaugurou a nova sede avançada do ITERPE - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, na agência do IPA-Araripina, juntamente com o gerente regional do instituto, Robson Saraiva. 

Na ocasião, a parlamentar também fez a entrega de títulos de posse de terra para agricultores. "Uma alegria para mim, enquanto deputada representante do Araripe e vice-presidente da Comissão de Agricultura na Alepe, poder aqui na nossa região, compartilhar mais uma ação do Governo do Estado para a população", afirmou.


Médico Jorge Pinho discute escalada do câncer de tireoide no Ponto a Ponto

Foto: Divulgação

Reconhecido pela destacada atuação no tratamento de doenças correlatas à glândula da tireoide, o médico pernambucano Jorge Pinho estará no Ponto a Ponto deste sábado (27) conversando sobre a escalada do câncer de tireoide no Brasil. O programa que é exibido à meia noite pela BandNewsTV é ancorado pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda.

A maioria das pessoas com câncer de tireoide não tem sintomas. A causa exata ainda não é conhecida, mas as pessoas com certos fatores de risco são mais vulneráveis que outras à doença. O excesso de peso já é visto como um fator de risco para esta neoplasia.

Para Jorge Pinho houve uma melhora no diagnóstico do câncer, em consequência, um aumento no número de casos. Mas alerta que o índice de mortalidade é baixíssimo. “O diagnóstico correto ainda é a melhor eficácia no combate ao câncer de tireoide”, explica.


Petrolândia: Bar & Restaurante Donna Júlia promove Feijoada Beneficente #TodosPorEvânio


Neste domingo (28), o Bar & Restaurante Donna Júlia, localizado na Orla de Petrolândia, vai promover a Feijoada Beneficente #TodosPorEvanio, para ajudar no tratamento de saúde de Evânio Barbosa, poeta, cantor e compositor amplamente conhecido em Petrolândia, em seu trabalho acústico e com a banda Evânio & Os Barbosas, internado esta semana em Paulo Afonso, na Bahia, com problemas cardíacos e pulmonares.

A Feijoada Beneficente #TodosPorEvânio terá música ao vivo, com participação de Seduzyr, Larissa & Thamires, Keco, Bruninho, Luciano, Neide, Gleydson & Henricky, Pagode do Nescau e outros convidados. O evento terá início ao meio dia.

Segundo informações da família, na semana passada Evânio Barbosa foi internado no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, com dores e cansaço. Com o agravamento do quadro, ele foi para o Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso (BA). Também segundo a família, Evânio respira com ajuda de aparelhos, mas seu estado geral teve ligeira melhora.

De acordo com o Ery Vieira, irmão de Evânio, a família tem tido muitos gastos, pois é preciso manter dois acompanhantes por dia (dois plantões), com deslocamentos diários de Petrolândia a Paulo Afonso, além de despesas com alimentação e outros feitos (medicamentos, exames) no acompanhamento do paciente.

Francisco Evânio Barbosa tem 43 anos, é natural de Teixeira, município da Paraíba, mas reside em Petrolândia desde há muitos anos. Cantor, poeta, compositor e músico, o filho de dona Maria da Guia faz parte de uma família musical que inclui, além dele, seu filho Márcio Rivânio (Ri, do Seduzyr) e os músicos irmãos Ery Vieira e Ed Percussa.

Generoso, em suas apresentações nos bares da Orla, Evânio sempre abre espaço para seus amigos artistas, conquistando assim o respeito de todos.

Quem puder colaborar com a campanha em prol de Evânio Barbosa, as doações podem ser feitas, em conta de poupança, na Agência 1112-6 - Petrolândia, Poupança 21864-2 (Var. 51) - Titular: Francisco Evânio Barbosa.

Nossos votos de força para o amigo Evânio, talento de nossa amada Petrolândia! Agradecemos a todos que participarem da corrente de solidariedade ao amigo EVÂNIO BARBOSA! #ForçaEvânioBarbosa!

Petrolândia em Foco & Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Secretaria de Saúde apresenta 1º relatório quadrimestral em audiência na Câmara Municipal; confira números de ações executadas


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (26/05/2017), em audiência pública na câmara de vereadores, a apresentação do Relatório Quadrimestral Detalhado, referente às ações executadas pela secretaria no período de Janeiro a Abril de 2017. As apresentações iniciaram com o pronunciamento do secretário municipal de saúde, seguido pelas coordenações: Hospital Municipal, Assistência Farmacêutica, Área Técnica de Alimentação e Nutrição,

Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, CAPS, Atenção Básica, Saúde Bucal, Saúde da Mulher e Programa Nacional de Imunizações.

O momento contou com a divulgação dos números da saúde em termos de atendimentos, realização de procedimentos, exames, consultas, encaminhamentos, tratamento fora de domicílio, cursos de aperfeiçoamento para a equipe, e ações em saúde coletiva, como os projetos: Janeiro Branco (saúde mental), Semana de Combate à Hanseníase, Carnaval da Saúde, Petrolândia eu amo eu cuido, Governo Itinerante, Petrolândia Contra o Mosquito, dentre outras ações.

Confira números:

Secretaria de Saúde de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho


Inajá: Confira programação oficial da Festa do Padroeiro Santo Antônio


A prefeitura de Inajá anunciou a divulgação oficial das atrações da tradicional festa de Santo Antônio. Gabriel Diniz, Mano Walter e Galã serão as principais atrações. Na 14º Missa do Vaqueiro, que será no dia 4, as principais atrações são; Toca do Vale, Marco Suel que irá gravar seu DVD, onde terá a participação de Gil Cowboy, Amanda Carvalho e Gil Duarte, quem vai fechar com chave de ouro é o cantor Mano Walter. Gabriel Diniz e Rayssa Barcellar se apresentam no dia 11.

Veja a programação completa.


Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo na tarifa


A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.


Acidente envolvendo caminhão, carro e moto deixa um morto e dois feridos na PE-218


Um grave acidente envolvendo um caminhão, um Ethios e uma moto deixou um saldo de um morto e dois feridos por volta das 09 horas da manhã desta sexta-feira, 26 de maio na PE 218, próximo a entrada de Brejão.

De acordo com informações, o motorista do Ethios seguia no sentido Garanhuns quando tentou ultrapassar uma moto em local não permitido (curva), vindo a colidir frontalmente na contramão com um caminhão-tanque que trafegava em sentido contrário. Com o impacto violentíssimo, a moto, que era ocupada pelo condutor e um garupa, não teve como desviar e colidiu com o Ethios.


Petrolândia: Vacinação de cães e gatos acontece neste sábado (27); confira postos de vacinação


No próximo sábado (27), a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal, a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. Proteja seu pet! Vacine contra a raiva.

A vacinação será realizada das 8 às 17 horas.

Confira abaixo os postos de vacinação:

- Sede da Secretaria de Saúde, na rua Cecília Delgado, no centro da cidade
- PETI - Avenida Pref. José Gomes de Avelar, na Quadra 01
- Largo em frente ao Supermercado Almeida, na Av. Auspício Valgueiro Barros
- Praça da Quadra 03
- Praça da Quadra 08
- Praça da Quadra 13
- Praça da Quadra 17
- Bairro Nova Esperança (em frente à oficina de Manoel Brinquinho)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia


Petrolândia: Prefeitura inicia os trabalhos de reposição de lâmpadas


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do setor de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura, deu início nesta semana ao serviço de reposição de lâmpadas e manutenção da iluminação pública. No início do ano a prefeitura fez uma aquisição de materiais de forma emergencial para repor as lâmpadas na Orla Fluvial e na entrada da cidade.

Nesta sexta-feira (26), de acordo com o eletricista Gilmar Vieira, os trabalhos de reposição foram realizados em ruas do Bairro Nova Esperança, nas Quadras CS, 04 e 09.

A restruturação da iluminação é uma reivindicação antiga de diversos setores da cidade. Além de ser item básico na área da infraestrutura, é fator essencial para a segurança, já que uma rua com postes iluminados coíbe a ação de marginais, diminuindo assim o quantitativo de assaltos e outros crimes.

Blog de Assis Ramalho


Anatel deverá bloquear celulares sem certificação

Proposta é bloquear celulares que não tenham certificação da agência e Imei válidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá bloquear os celulares que não tenham certificação. A proposta apresentada pela área técnica da Anatel já foi aprovada em reunião administrativa da agência, mas deve passar pelo Conselho Diretor e ainda pode sofrer mudanças.

Antes de bloquear os celulares, as operadoras deverão avisar os clientes que têm aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los. A previsão é de que as empresas comecem a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de julho, mas pode haver um adiamento no início da implantação do sistema.


Sócios da Telexfree são denunciados pela lavagem de mais de R$ 55,5 milhões

Carlos Roberto Costa, presidente da Telexfree (Foto: Edson Chagas/ Arquivo Gazeta)

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) denunciou os donos da Telexfree, Carlos Wanzeler e Carlos Costa, pelo crime de lavagem de dinheiro realizada por meio de 81 operações financeiras que movimentaram R$ 55.535.038,66.

Segundo o órgão, os valores, provenientes direta ou indiretamente de atividade criminosa, eram transferidos de contas da Ympactus Comercial (Telexfree) para contas das empresas Worldxchange Intermediação e Negócios Ltda e KLW Prestadora de Serviços, ambas do grupo Telexfree. As operações aconteceram entre março de 2012 e junho de 2013.

Também foram denunciados pelo mesmo crime Febe Vanzeler de Almeida e Souza, Marilza Machado Wanzeler, Marisa Machado Wanzeler Salgado e Lyvia Mara Campista Wanzeler.


UNIVERSO lança cursos de Pós-Graduação


A Universidade Salgado de Oliveira abriu inscrições para 17 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde, engenharia, educação, administração, nutrição e gastronomia. Desse total, estão sendo lançadas 14 especializações para o segundo semestre de 2017. As aulas serão ministradas na sede da universidade, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, na modalidade “lato sensu”. A duração dos cursos variam, em média, de 18 a 30 meses.


Gestão Hospitalar evita erros na administração de instituições públicas e privadas

Cerca de 24 mil leitos do SUS foram desativados nos últimos cinco anos; curso superior específico prioriza conhecimentos sobre o setor (Foto: Pixabay)

O Brasil perdeu 23,6 mil leitos de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) de 2010 a 2015, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) com base nos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde. A falta de gestão profissional pode estar por trás de parte desses números e cursos de Gestão Hospitalar, como o do Centro Universitário Internacional Uninter podem ajudar, formando gestores específicos para o setor.

“São dados preocupantes e levantam questões como o preparo de profissionais para lidar com problemas administrativos e financeiros enfrentados por essas entidades e propor soluções”, diz Ivana Busato, coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Uninter.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 29 de maio a 02 de junho de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (29): Pediatra, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (30): Neurologista, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira (31): Ultrassonografia, Urologista, Raio X,  Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quinta-feira (1º): Dentista, Clinico Geral, Eletrocardiograma,  Nutricionista, Raio X e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (02): Eletrocardiograma, Raio X, Nutricionista,  e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Itacuruba realizará o I Encontro de Astronomia, Ciência e Tecnologia do Sertão


No próximo dia 2, o município de Itacuruba vivenciará o I Encontro de Astronomia, Ciência e Tecnologia, evento promovido pela Prefeitura Municipal que, segundo o Prefeito Bernardo Maniçoba, tem o objetivo de difundir as potencialidades do município.

A Programação terá início às 8h, com exposição do Ciência Móvel, e seguirá até às 20h. O Ciência Móvel é um projeto itinerante do Espaço Ciência que tem como objetivo popularizar a área, principalmente nos municípios do interior do estado de Pernambuco. Através de uma unidade móvel são levados diversos experimentos que estimulam de forma lúdica a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.

Das 10h às 12h, haverá visitação ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica – OASI, que funciona na zona rural do município.


Veículo roubado é apreendido na cidade de Serra Talhada


Na tarde desta quinta-feira (25), por volta das 14h30, Policiais Militares do 14ºBPM apreenderam um veiculo roubado, no bairro Universitário, na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

Segundo a Polícia Militar, a ação se deu após levantamento realizado por Agentes do Núcleo de Inteligência do Sertão-2/14ºBPM, os quais suspeitaram da presença de um veículo Fiat Punto, cor verde, placas: KGA-7947, parado em frente a uma residência no bairro Universitário, nesta cidade. Ao consultar a placa do veículo, foi verificado que o mesmo estava com uma queixa de roubo.


Polícia erradica cerca de 40 mil pés de maconha no Sertão de PE

 
Plantação foi encontrada no Sítio Piranhas, em Santa Cruz (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Polícia ainda encontrou 40 kg da droga pronta para comercialização (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

A Polícia Civil (PC) iniciou, nesta quinta-feira (25), a erradicação de uma plantação de maconha com cerca de 40 mil pés da planta, em Santa Cruz, no Sertão de Pernambuco. Ninguém foi preso.

A droga foi encontrada no sítio Piranhas, Zona Rural do município. Além dos pés de maconha, a polícia encontrou 40 kg do entorpecente pronto para ser comercializado. Nenhum suspeito foi localizado no acampamento montado pelos cultivadores.


Falso advogado é preso suspeito de aplicar golpes em Petrolina, no Sertão de PE

Polícia apreendeu carteira da OAB falsa e contratos usados nos golpes (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Um homem foi preso, nesta sexta-feira (26), suspeito de aplicar golpes como falso advogado, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com agentes da 214ª Delegacia de Polícia Civil, ele apresentou documentos falsificados. A prisão ocorreu em um edifício, na Zona Central da cidade.

A polícia chegou até o suspeito depois de receber denúncias de que, pelo menos, cem moradores da Zona Rural de Petrolina foram vítimas de golpes. Durante a diligência feita no escritório, o homem se apresentou como advogado, mencionando inclusive o número de inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com uma carteirta de identidade de advogado falsificada.

No escritório a polícia apreendeu documentos, como contratos utilizados para aplicar os golpes, além de cartões de apresentação como advogado. O suspeito já foi preso nas cidades de Araripina e Ouricuri, pelo crime de estelionato. Na delegacia ele confessou que exercia de forma indevida a profissão de advogado, participando inclusive de audiências na comarca de Petrolina.


Ex-gerente da Petrobras e ex-banqueiro são presos na Lava Jato


A força-tarefa da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, prendeu na manhã desta sexta-feira (26) um ex-gerente da Petrobras e um ex-banqueiro, na 41ª fase da operação. Os dois são suspeitos de corrupção na compra de um campo seco de petróleo em Benin, na África, e teriam recebido S$ 5,5 milhões de em propina. O dinheiro foi pago pela empresa Companie Beninoise des Hydrocarbures SARL (CBH), que vendeu o campo à estatal brasileira.

Policiais federais cumprem no Rio de Janeiro mandados na zona sul e na zona oeste da capital. Além de um mandado de prisão temporária contra o ex-banqueiro e outro, de prisão preventiva, contra o ex-gerente da Petrobras, os agentes também fazem buscas em cinco endereços. Três pessoas já foram conduzidas coercitivamente para depor. Dois mandados de busca estão sendo cumpridos em São Paulo e um em Brasília.


Petrolândia: Vereadores Louro do Vidro e Professor Evaldo solicitam implantação de alfabetização de jovens e adultos


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite de quarta-feira (24), os vereadores Louro do Vidro e Professor Evaldo apresentaram ao prefeito de Petrolândia a Indicação Nº 096/2017, em que solicitam a implantação de programas sociais de alfabetização para jovens e adultos, através do Instituto IBRAEMA.

Justificativa da solicitação
Trata-se o referido instituto de uma organização de sociedade civil, sem fins lucrativos, sem fins lucrativos, fundada em 2009, cuja missão é potencializar instrumentos de apoio ao desenvolvimento sustentável, visando capacitar os mais desfavoráveis de nossa sociedade e promover os pricípios da carta magna universal.

Ocorre que, dentre os outros até então disponibilizados, a alfabetização para jovens e adultos vem ganhando destaque,  pela metodologia aplicada, cujo resultados, vem sendo amplamente satisfatório, posto que, muito além do desenvolvimento da linguagem escrita e do cálculo numérico, o objetivo é fomentar a autonomia e maturidade de uma classe de alfabetização destinada a jovens e adultos.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Na palavra questão, o certo é pronunciar a letra “u” ou não?

O professor de Língua Portuguesa do CPJUR, Diogo Arrais, explica se na palavra "questão" o certo é pronunciar o U ou não

Há pouco, um benquisto aluno perguntou a mim:“Em relação à pronúncia da palavra questão, podemos ou não pronunciar o U?”

Ao consultarmos o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, perceberemos tanto a pronúncia /kestão/ quanto /kuestão/.

Napoleão Mendes de Almeida, no Dicionário de Questões Vernáculas, faz uma analogia: “O italiano diz questione, o inglês questione, o espanhol cuestion, fazendo todos soar o U; há motivos para pronunciarmos kestão?“

No entanto, discorda (com uma bela analogia) Luiz Sacconi: “Pronuncia-se kestão. Da mesma forma, sem o U sonoro: questionar, questionável, questionário, questiúncula.“

De acordo com o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, pronunciar o U, na palavra questão, é pedante; usada apenas por alguns; pouco justificável.


Petrolândia: Câmara Municipal solicita ao prefeito aumentar a altura do muro do Cemitério Municipal

Cemitério São Francisco - Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite de quarta-feira (24), o Corpo Deliberativo da Casa Aureliano de Menezes, composto pelos 11 vereadores, apresentou ao prefeito de Petrolândia a Indicação Nº 097/2017, em que solicitam a elevação da altura do muro do Cemitério São Francisco, considerado muito baixo, "fora dos padrões exigíveis".

De acordo com os vereadores, o pleito em tela fundamenta-se no estado precário que ora encontra-se aquele local, principalmente no tocante à faixada, cujo muro é relativamente baixo, sendo possível de atos de vandalismo, ou mesmo tornando a localidade fonte de esconderijos de bandidos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho


Homem mata ex-companheira a facadas dentro de casa e foge com os filhos no Sertão de PE


Nesta quinta-feira (25), uma agricultora de 31 anos foi brutalmente assassinada a golpes de faca peixeira, dentro de sua residência, no Distrito de Sítio dos Nunes, Zona Rural do município de Flores, no Sertão do Pajeú.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, identificada como Patrícia da Silva, 31 anos, foi assassinada com cerca de nove golpes de faca peixeira, que atingiram o tórax e abdome da agricultora. Populares ainda chegaram a socorrer a vítima ao hospital de Flores e posteriormente para o HOSPAM, em Serra Talhada, onde foi submetida à cirurgia, porém a mesma não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por volta das 15h00 naquele nosocômio.

Testemunhas informaram à polícia que o ex-companheiro da vítima, conhecido apenas como “Valdir”, com o qual ela tinha um relacionamento conturbado, é o principal suspeito de haver cometido o assassinato, uma que o mesmo esteve na residência da vítima e, após uma forte discussão, enfurecido, desferiu os golpes que matou a agricultora. 


Juíza é agredida durante audiência no Fórum em Alagoas

Polícia Civil foi acionada após homem surtar e tentar agredir juíz durante audiência em Maceió (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

A juíza Nirvana Coêlho de Melo foi agredida durante uma audiência de guarda, na tarde desta quinta-feira, 25, no Fórum do Barro Duro. Informações repassadas pelo presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), juiz Ney Alcântara, um homem, de identidade não informada, atirou objetos de vidro na magistrada e só não a agrediu de forma mais contundente porque foi contido por advogados e pelo seu próprio pai, que acompanhava a audiência.

Ainda segundo informações do presidente da entidade, acusado foi preso e, dependendo de sua intenção, o delegado do caso definirá como será autuado. “Precisamos saber se ele tinha intenção de matar a juíza, machucá-la ou ameaça-la em suas funções por causa da decisão tomada em audiência”, disse o magistrado em entrevista à TV Pajuçara.


Petrolândia: Bebedouro para Escola Jurema é solicitado pelos vereadores Professor Evaldo, Jorge Viana, Louro do Vidro e Zé Pezão


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite de quarta-feira (24), os vereadores Professor Evaldo, Zé Pezão, Louro do Vidro e Jorge Lino, em conjunto, apresentaram ao prefeito de Petrolândia a Indicação Nº 098/2017, em que solicitam a instalação de bebedouro de água potável para a Escola Municipal Jurema, localizada nos Mandantes. 

De acordo com os legisladores, é de notório reconhecimento a entrega recentemente da Escola Municipal de Jurema na Agrovila Mandantes, porém cabe aclarar que mesmo esta estando funcionando em 3 turnos consecutivos esta não possui em suas instalações o bebedouro de água potável, sendo de extrema necessidade para os alunos que estudam no local.



Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 9 de junho


A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até esta quinta-feira, apenas 63,6% haviam recebido a sua dose.

Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura: 72,4% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, o alcance foi de 71,2% e, entre os indígenas, de 68,6%.


Petrolândia: Petroclínica abre neste domingo (28) para exames de mamografia digital e preventivo com câmera


Sempre em busca da excelência no atendimento e de ajudar quem não tem tempo de fazer consultas ou exames durante o expediente comercial, a Petroclínica oferece periodicamente consultas e exames em horários especiais. Neste domingo (28), em comemoração ao mês das mães, a Petroclínica vai realizar mamografia digital mais preventivo com câmera com preço promocional. Vagas limitadas.

A mamografia digital, sem dor, pode ser feita a partir dos 20 anos, por quem tem histórico familiar de câncer de mama. No preventivo com câmera a mulher pode acompanhar o exame em monitor de vídeo.

Prevenção é a melhor maneira de cuidar da sua saúde e sua saúde é o compromisso da Petroclínica.

Mais informações e agendamentos: 87  3851-2333 ou 99805-0774

Petroclínica


Serra Talhada: Homem assalta posto de gasolina com arma sem munição


Um ladrão ainda não identificado assaltou um posto de gasolina no bairro da Caxixola, em Serra Talhada, no final da tarde dessa quinta-feira (25), com uma arma sem munição.

De acordo com testemunhas ouvidas pelo FAROL, o ladrão levou cerca de R$ 300 numa operação rápida.

O indivíduo chegou e pediu um copo com água aos bombeiros e logo depois anunciou o assalto. Os funcionários perceberam que a arma estava sem bala e correram atrás do ladrão na tentativa de recuperar o dinheiro, mas sem êxito.

Nessa sexta-feira (25), o proprietário do estabelecimento vai entregar na delegacia de polícia as imagens das câmeras de segurança.

Farol de Notícias


Armando Monteiro é lembrado para a Presidência da República

Armando Monteiro em entrevista a Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier/arquivo Blog AR)

O senador pernambucano Armando Monteiro Neto (PTB) tem o seu nome também especulado pela mídia nacional, como uma alternativa numa eleição indireta para presidente da República, caso ocorra a vacância no cargo numa eventual renúncia do presidente Michel Temer (PMDB).

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) por oito anos, ministro da Indústria Comércio (MDIC) no Governo Dilma Rousseff (PT) e hoje líder do PTB no Senado, Armando é um nome com ampla interlocução com o setor industrial e goza de respeitabilidade no Congresso, além de trânsito político no Congresso.

Segundo avaliação de colunistas nacionais, o maior impedimento de Armando Monteiro Neto seria justamente o fato de ter sido ministro da ex-presidente Dilma.

Blog do Blog do Magno


Qualidade de Vida para a Família é tema da Ação Global em Goiana neste sábado (27)



Goiana, cerca de 65 KM distante do Recife, recebe a 24ª Ação Global. Em parceria com a Rede Globo e a Prefeitura municipal, a iniciativa do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) terá como foco este ano a Qualidade de Vida para Toda a Família e vai oferecer, gratuitamente, exames de saúde, atividades de lazer para crianças, palestras, documentação e oficinas. O evento acontece neste sábado (27), das 9h às 16h, na unidade do Sesi na cidade e faz parte de um movimento nacional que acontece, simultaneamente, em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões, Goiana foi escolhida por abrigar polos industriais e também atrair trabalhadores e dependentes das cidades vizinhas. "A unidade tem espaços modernizados e amplos, e tem forte estrutura para receber até seis mil pessoas neste sábado e realizar 18 mil atendimentos gratuitos" afirma Simões. Segundo o dirigente, o Sesi vai contar com a ajuda de 400 voluntários e mais de 40 instituições parceiras para atender a meta de atendimentos nos mais de 50 serviços disponíveis no evento.


Sport e Luxemburgo podem fechar nesta sexta


Deve ficar para esta sexta-feira o desfecho da negociação entre Sport e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Na noite desta quinta, em São Paulo, o treinador teve uma reunião com o vice-presidente rubro-negro Gustavo Dubeux, o executivo de futebol Alexandre Faria e o diretor Rodrigo Barros.

Em entrevista ao Superesportes, o agente do treinador, Fabiano Pereira, também presente ao encontro, afirma que a negociação está "encaminhando". Agora, resta apenas a palavra final do presidente Arnaldo Barros.

De acordo com Fabiano, o assunto principal da reunião foi o planejamento do futebol do Sport para o Campeonato Brasileiro. E a receptividade ao projeto apresentado pelo clube pernambucano foi "muito boa".


Justiça solta policiais presos em operação contra fraudes em concursos na PB

Central de Polícia Civil de João Pessoa

Um casal de policiais militares presos durante a Operação Gabarito, que investiga fraudes em concursos públicos, foi solto nesta quinta-feira (25). Eles foram alvo da operação e a polícia também encontrou com o policial, no dia da prisão, uma pequena quantidade de drogas.

No dia da prisão, a defesa alegou que o entorpecente foi apreendido em uma operação e o policial esqueceu de entregá-lo em uma delegacia. Mesmo assim, o casal de PMs deverá responder por peculato, que consiste em subtrair ou desviar, por abuso de confiança, dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por servidor público.

Nesta quinta, a defesa do casal disse à TV Correio que eles nunca se envolveram em outro crime, não correm risco de atrapalhar as investigações e não deram evidências de que pretendem fugir.


Brasileiros disputam oitavas da Libertadores; sorteio dia 14


Com o término da fase de grupos da Libertadores, os torcedores e clubes terão que esperar para conhecer os confrontos das oitavas de final da competição. A Conmebol sorteará os duelos somente no dia 14 de junho, em Luque, no Paraguai, em sua sede. O evento estava anteriormente marcado para o dia 7, mas foi postergado devido aos jogos da data Fifa. As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. No sorteio, a Conmebol já definirá o cruzamento até a final.

As 16 equipes classificadas serão divididas em dois potes: os primeiros colocados ficam no pote 1, e os segundos estarão no pote 2. Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Santos e Botafogo estarão no pote 1. O Atlético-PR é o único brasileiro que integra o pote 2 e, portanto, pode enfrentar qualquer uma das outras cinco equipes do país. Se não enfrentar um compatriota, o Furacão terá um time argentino pela frente. River Plate, Lanús e San Lorenzo fecham o pote 1.

> Confira a tabela da Libertadores


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 26 de maio de 2017

Por: Blog de Assis Ramalho e Rede Brasil de Notícias

A Tarde: Crise está afugentando investidores da Bahia, diz governador
Correio da Bahia: Ministério Público investigará mulher que ofendeu baianos na web
Tribuna da Bahia: Policiais do Caso Cabula serão ouvidos pelo Superior Tribunal de Justiça
O Globo: Nas redes sociais, Temer diz que 'Brasil não parou e não vai parar'
O Dia: Suspeito de matar turista italiano que entrou por engano em favela é preso
Extra: Familiares de Beira-Mar recebiam salário de até R$ 6.800 na Câmara de Caxias
Folha de São Paulo: Moro absolve mulher de Eduardo Cunha em processo da Lava Jato
O Estado de São Paulo: Conversa entre Temer e Rocha Loures pode gerar novo inquérito
Correio Braziliense: OAB protocola pedido de impeachment do presidente Michel Temer
Valor Econômico: Superávit primário do governo central é o melhor para abril em três anos
Estado de Minas: Procuradoria pede para investigar Jucá por suspeita de desvios nos Correios
Zero Hora: Temer está entre os líderes mais impopulares do mundo, segundo a revista Time
Brasil Econômico: Juros do rotativo do cartão de crédito têm queda em abril e atinge 422,5% ao ano

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia