sexta-feira, maio 26, 2017

Itacuruba realizará o I Encontro de Astronomia, Ciência e Tecnologia do Sertão


No próximo dia 2, o município de Itacuruba vivenciará o I Encontro de Astronomia, Ciência e Tecnologia, evento promovido pela Prefeitura Municipal que, segundo o Prefeito Bernardo Maniçoba, tem o objetivo de difundir as potencialidades do município.

A Programação terá início às 8h, com exposição do Ciência Móvel, e seguirá até às 20h. O Ciência Móvel é um projeto itinerante do Espaço Ciência que tem como objetivo popularizar a área, principalmente nos municípios do interior do estado de Pernambuco. Através de uma unidade móvel são levados diversos experimentos que estimulam de forma lúdica a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.

Das 10h às 12h, haverá visitação ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica – OASI, que funciona na zona rural do município.

À tarde, a programação segue com oficina de montagem e lançamento de foguetes, e em seguida acontecerá observação astronômica na praça central de Itacuruba.

Às 16h, acontecerá a solenidade alusiva ao batismo do Asteroide “104681 Itacuruba”. “No dia 13 de abril de 2017, durante o congresso científico ‘Asteroids, Comets, Meteors – ACM’, realizado na cidade de Montevidéu (Uruguai), tivemos a honra de sermos presenteados e imortalizados com o nome dado ao pequeno asteroide”, lembrou o Prefeito.

Durante o evento, o município será presenteado com um planetário analógico pelo diretor do Espaço Ciência, Professor Antônio Carlos Pavão. Ainda será realizado o lançamento de um concurso sobre o asteroide para estudantes de Itacuruba.

A programação segue com a realização de uma palestra sobre implantação do OASI e o Asteroide Itacuruba, que será ministrada pela professora Terezinha Rodrigues e Daniela Lazarro, pesquisadores e coordenadoras do Projeto Impacton.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Itacuruba

Nenhum comentário:

Postar um comentário