domingo, 2 de maio de 2021

Pernambuco começou a distribuir, neste domingo (2), as 14,6 mil doses de CoronaVac; veja quantidade que Petrolândia e demais municípios recebem

 

Novo lote de CoronaVac chegou a Pernambuco no sábado (1º) — Foto: Heudes Regis/Governo de Pernambuco

Pernambuco começou a distribuir, neste domingo (2), as 14,6 mil doses de CoronaVac enviadas no sábado (1º) pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a quantidade de vacinas a ser enviada a cada cidade.

Este foi o 15º lote de vacinas a chegar a Pernambuco e o segundo a contar exclusivamente com o insumo produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Os insumos serão utilizados para continuar a aplicação de segundas doses do imunizante em idosos, já que, devido à escassez desse tipo de vacina, houve falta em algumas cidades. De acordo com a SES, as doses serão aplicadas em pessoas com idades entre 70 e 79 anos.

Paulo Afonso (BA): Técnica de enfermagem morre aos 45 anos de Covid-19


Eliene Pereira, de 45 anos. Foto: redes sociais

A técnica de enfermagem Eliene Pereira, de 45 anos, morreu neste domingo (02) por complicações da Covid-19. Ela estava internada na UTI do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) há uma semana após ser transferida já intubada da UPA Covid. Eliene morava no Bairro Prainha, era mãe de dois filhos e avó de duas netas.

A profissional de saúde trabalhava na empresa +Humanos, prestadora de serviços da Clínica Qualivitta Home Care. Recentemente, a técnica fez parte da equipe que acompanhou um paciente ex-chesfiano que também faleceu de covid-19 na última sexta-feira (30), Severino Pereira Lima. Ele positivou na quarta-feira (28), foi levado para Recife (PE) na sexta de madrugada, mas entrou em óbito no mesmo dia à noite.

Covid-19: Chegam ao Brasil 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, receberam hoje (2), em Guarulhos, São Paulo, mais um lote de doses da vacina AstraZeneca, adquiridas pelo governo brasileiro por meio do consórcio Covax Facility. No total, neste final de semana, foram entregues 3,8 milhões de doses.

O Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização.
Terceiro lote

O terceiro lote, contendo 2.025.600 doses de vacinas contra a covid-19, chegou hoje (2), por volta das 16h20, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em uma aeronave proveniente de Amsterdã.

Petrolândia: Veja as 15 notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho


Neste domingo, 02 de maio de 2021, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana, e publica relação das notícias regionais mais lidas da semana - no período de 26/04 a 1º/05/ [de segunda a sábado]. veja abaixo

Petrolândia: Domingo é dia de saborear o baião-de-dois no Maria Fumaça, na Orla (Funcionamento das 10:30 às 22:00)




Neste domingo, 02 de maio de 2021, é dia de saborear o baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes .e peixes.

Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus o Bar e Restaurante Maria Fumaça avisa aos clientes que por motivo do decreto do governo do estado de Pernambuco, o funcionamento neste domingo é das 10h300 às 22h00.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!

 

Aos nostálgicos: Revivendo o Correio do Sertão (1934-1937) / Há 100 anos, nascia em Jatobá de Tacaratu (atual Petrolândia) o jornal A Semente, fundado por Hildebrando Gomes de Meneses / Registros da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu (1845-1961)

 

Apresentação do acervo de edições do Correio do Sertão organizado pelo IGHP.

Falando com o Sertão

O IGHP mais uma vez se regozija em poder convidar seu público a reviver as tantas histórias contadas em prol do povo sertanejo pelo Correio do Sertão na Jatobá e Itaparica nos meados da marcante e decisiva década de 30 no Brasil.

Embarque com a gente e boa viagem!

CONTEXTO HISTÓRICO
UM SEMANÁRIO SERTANEJO
ANÚNCIOS PITORESCOS DO SERTÃO
NOSSO ACERVO
Contexto histórico

Em março de 1934, a nova Constituição do Brasil é promulgada e Getúlio Vargas, governando desde 1930 em regime provisório, acabara de garantir a continuidade de seu governo por mais quatro anos, abrindo passagem à sua fase ditatorial. É então em outubro deste mesmo ano, distante uma década do último número do seu A Semente, que Hildebrando Gomes de Menezes funda, em Jatobá, seu segundo jornal denominado CORREIO DO SERTÃO.

Do acervo de Publicações Digitalizadas da Fundação Joaquim Nabuco no Volume 13 da “História da Imprensa de Pernambuco”, à página 555 em seção intitulada “CORREIO DO SERTÃO”, da parte que versa sobre o município de Petrolândia, temos que o novo jornal de Hildebrando “(…) apoiou, politicamente, o governo estadual, ocupado por Carlos de Lima Cavalcanti“.

Remessa de 3,8 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca chega hoje ao Brasil


Chega hoje (2) ao Brasil uma remessa com 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes foram obtidos no âmbito do mecanismo Covax Facility, consórcio que conta com governos e fabricantes e é coordenado pela Organização Mundial da Saúde(OMS)

As doses chegam em voo que aterrissará no aeroporto de Guarulhos. O voo está previsto para às 16h e será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da OMS no Brasil, Socorro Gross.

Mais 14.600 doses da Coronavac chegam a Pernambuco


Pernambuco recebeu, na tarde de hoje (1º), mais 14.600 doses da vacina Coronavac/Butantan para prevenção contra o novo coronavírus. O quantitativo, que chegou ao Estado às 15h20, será destinado exclusivamente à aplicação da segunda dose em idosos. O insumo está sendo dividido proporcionalmente e de forma equânime entre os municípios pernambucanos.

O envio para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) está programado para começar na manhã deste domingo (2), com término no início da tarde, em uma operação logística que envolve vários setores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e conta com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS).

“Essas vacinas são mais um reforço para os municípios, que poderão complementar a imunização dos idosos com a segunda dose. O nosso sistema de distribuição já recebeu o lote e está programando a distribuição das vacinas para todas as Gerências Regionais de Saúde a partir da manhã deste domingo, o que vai permitir a imunização dos grupos imediatamente”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).