Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2015
Publicidade />

Polícia da Dinamarca foi avisada de tendência extremista de autor de atentados

Imagem
O serviço dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET) reconheceu hoje (17), em nota, que foi alertado sobre o risco de que o jovem Omar Abdel Hamid El Hussein, suposto autor dos atentados de Copenhague, tivesse adquirido tendências extremistas durante período em que ficou preso.

O Serviço Prisional Dinamarquês (Kriminalforsorgen) relatou ao PET, em setembro do ano passado, que o infrator de 22 anos apresentava indícios de atitudes extremistas enquanto cumpria pena de dois anos por esfaqueamento. El Hussein foi libertado duas semanas antes dos atentados do último sábado (14).

O chefe da inteligência dinamarquesa, Jens Madesen, confirmou, no domingo (15), que o jovem estava no radar da polícia. Mas, na nota, o PET afirma que “não tinha razão para acreditar que o infrator estava planejamento ataques”. Políticos dinamarqueses do Venstre, partido liberal de esquerda, pediram uma investigação mais aprofundada para saber se a polícia e o serviço de inteligência poderiam ter evitado os atent…

Petrolina faz o Carnaval para todas as idades

Imagem
Elas chamam a atenção na festa dos adultos e dão um brilho a mais na folia do momo em Petrolina. São as crianças, de todas as idades, que alegram o Carnaval no principal polo da festa, na Praça 21 de Setembro. A graciosidade e liberdade com que elas transitam junto às suas famílias demonstram que brincar com segurança faz toda a diferença.

Na Praça não existe idade para a folia. É o que se percebe nos festejos durante todos os dias do carnaval. São famílias inteiras caindo na frevança e a tônica da festa é, além da alegria, a paz e tranquilidade de se divertir, reencontrar os amigos e ver os menores fazendo graça. “São três anos seguidos que escolhemos Petrolina para nos divertir. Nossos filhos fazem a festa e o que é oferecido é o que nos atrai: um carnaval familiar, com toda a segurança que precisamos para estar bem“, atesta o folião Ênio Maniçoba, que se desloca da cidade de Picos, no Piaui, para curtir a folia em Petrolina.

Os brinquedos instalados na praça, a espuma, os trenzinho…

Paulista-PE: Parabéns à jovem Juliane Feitosa, aniversariante do dia

Imagem
Nesta terça-feira de Carnaval, dia 17, nossos parabéns à jovem Juliane Feitosa, residente em Jardim Paulista, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Juju, receba carinhosas felicitações de sua tia Lúcia Xavier e de Assis Ramalho, pelos seus iluminados 17 anos de vida. Deus a proteja sempre. Continue sendo essa garotinha engajada, corajosa e positiva, cheia de atitude, de sonhos e de talentos. Feliz aniversário!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Luzanice Xavier

Manejo florestal melhora vida de mil famílias e reduz pressão de desmatamento no semiárido

Imagem
Foto: Paulo de Araújo/MMA
O manejo florestal representa renda adicional que está mudando a vida de mil famílias no semiárido nordestino e reduzindo a pressão do desmatamento sobre os processos de desertificação. Na Serra do Araripe, região entre os estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, em pouco menos de três anos pequenos produtores rurais e assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) viram sua renda familiar mais que dobrar com a venda de lenha sustentável para as indústrias de cerâmica e gesso.

É o que conta Antônio Esmero do Nascimento, 54 anos, pai de 14 filhos radicado na Fazenda Barra Grande, uma gleba de 8 mil hectares, dos quais 2 mil estão em regime de manejo por 20 anos. Natural de Jardim, no sertão pernambucano, ele migrou para o assentamento em Jati, no Ceará, para trabalhar no Plano de Manejo Florestal Comunitário Sustentável da Caatinga.

Ovelhas

Antônio, que sempre viveu do trabalho na roça, diz que a nova fonte de renda já permitiu com que c…

Brasil terá primeira fábrica de semicondutores do hemisfério Sul

Imagem
Iniciativa vai fabricar o “chip do futuro” e transformar de maneira revolucionária o padrão industrial brasileiro
O Brasil vai sediar a primeira fábrica de semicondutores do hemisfério Sul, a Unitec, que deve entrar em operação a partir do segundo semestre deste ano.

A previsão é de que o empreendimento tenha um custo total de R$ 1 bilhão, do qual R$ 207 milhões concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo a Finep, a construção da Unitec, que vai fabricar o “chip do futuro”, transforma de maneira revolucionária o padrão industrial brasileiro.

Os componentes produzidos por essa planta trarão uma característica de inovação muito forte para a indústria brasileira, com fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

A planta está sendo erguida em uma área de 20.000m² de construção total e 5.000 m² de sala limpa, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Em SP, colégios mudam hábitos e enfatizam importância de preservar a água

Imagem
A ameaça de um colapso no sistema de abastecimento de água de São Paulo tem levado as escolas a mudarem hábitos administrativos e a aumentarem a ênfase sobre a importância da preservação do meio ambiente nos projetos pedagógicos. “Vamos enfrentar alguns anos de crise hídrica. Não acredito que isso seja resolvido em curto prazo”, comenta a diretora do Colégio Palmares, Denise Krein. A escola fica em Pinheiros, zona oeste da capital, e tem quase mil alunos.

"As mangueiras foram aposentadas”, destaca Denise sobre as mudanças na rotina da instituição. Ela fala não só sobre a limpeza dos pátios e o modo de regar as plantas, mas também sobre o lazer das crianças. No início do ano letivo, os alunos da pré-escola eram convidados a ir de sunga e biquíni para participarem de um banho de mangueira. Porém, devido à crise hídrica, a atividade foi cancelada. “As crianças entendem que é pela economia da água”, enfatiza a diretora. A meta é reduzir em até 20% os 80 mil litros consumidos quinzen…

Artistas se emocionam com o público na 3° noite de Carnaval em Petrolina

Imagem
Dentre as três últimas noites de Carnaval em Petrolina, a noite de ontem (16/02) se destaca como uma das mais emocionantes desta edição até agora. Os artistas que se apresentaram no palco principal do Polo 21 de Setembro, na região central de Petrolina, se surpreenderam não só com a quantidade de público que locou o espaço, mas também com a grande interação dos foliões durante os shows.

Quem fez a abertura de noite foi a Banda Nosso Harém. O vocalista Junior Cavalcante, com sua pegada jovem e elétrica, colocou todo mundo para entrar na quebradeira do estilo pagode baiano. Em seguida a Banda Pega Leve comandou a festa com um forrozinho especialmente eletrizado para o Carnaval.

Na sequência, uma das atrações mais esperadas noite, Lia Sophia, subiu ao palco já mostrando toda a sua irreverência. A expectativa do público foi muito bem atendida. A artista amapaense soube envolver os foliões com um show que mistura carimbó com frevo, trazendo um toque diferencial ao Carnaval. Lia Sophia, qu…

Travestis desafiam machismo e preconceito para dançar em maracatu no interior de Pernambuco

Imagem
Bianca e Sandriele enfrentam o preconceito para para desfilar representando personagens femininas no Maracatu. (Bianca e Sandriele (Foto: Luka Santos/G1)

Vestidos de saia rodada com mangas bufantes e adereços que brilham mais que o sol quente de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, Gilvandro Teixeira, 28 anos, e Edson Sebastião, 29, são Bianca e Sandriele, da corte do Maracatu Leãozinho de Itaquitinga. “Sou a dama da rainha, a mais importante”, explica Bianca, como gosta de ser chamado. Vaidosos, ficam aguardando para se apresentar na sombra de uma pequena vendinha de água de coco, conferindo se tudo está perfeito, desafiam o calor para mostrar sua cultura mais arraigada, nordestina e africana. “Já nascemos dentro dessa tradição, está dentro de nós”, conclui Bianca.

Dançando há 12 anos as culturas da terra, como o maracatu de baque solto e o caboclinho, a paixão sempre esteve nas decisões artísticas dos dois. “Desde que me entendo por gente quis fazer isso, é mais forte, está no sa…

Reino Unido investiga HSBC por fraude financeira; França pode abrir julgamento

Imagem
O banco HSBC está sob análise da entidade britânica reguladora do sistema financeiro e pode ser julgado na França, depois de denúncias de sonegação fiscal feitas pelo SwissLeaks – Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo.

Segundo o SwissLeaks, o banco ajudou clientes de mais de 200 países a fugir dos impostos em contas no montante de 104 bilhões de euros, entre novembro de 2006 e março de 2007.

A autoridade de supervisão do comportamento financeiro (FCA, na sigla em inglês) anunciou hoje (16) que está analisando as práticas do Hongkong and Shanghai Banking Corporation (HSBC), depois das revelações do escândalo financeiro.

Na sexta-feira, o Banco da Inglaterra, que também trata da supervisão do sistema bancário, por meio da Autoridade de Regulação Prudencial, prontificou-se a analisar as práticas do HSBC.

Falta de incentivo do Poder Público é maior entrave para popularização da energia solar. Entrevista IHU Online com Getulio Hoffmann de Oliveira

Imagem
“Hoje, com 30 placas em duas unidades, estou gerando em torno de 900 kw ao mês. Eu fico satisfeito de poder ligar meu ar condicionado, minha televisão durante o dia, e saber que não estou pegando nada de ninguém. Apenas do sol”, comemora o metalúrgico (Foto: Arquivo Pessoal)

Enquanto no Brasil a crise hídrica chama a atenção para o futuro do abastecimento energético pelas hidrelétricas, a ONU celebra em 2015 o Ano Internacional da Luz. O foco é reconhecer a importância das tecnologias associadas à luminosidade, como é o caso da geração de energia solar fotovoltaica.

Se em países como a Alemanha, referência em energia solar, o uso deste tipo de tecnologia representa 20% da fonte de energia do País, no Brasil esta solução ainda está engatinhando. Em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contratou diversos novos projetos para a implantação para a geração de energia solar, mas até então muito se dependia do empreendedorismo individual de quem queria fazer …

Petrolândia: Bloco iDento desfila hoje, às 15 horas, com saída na Super Mais Conveniência

Imagem

Fantasias de carnaval podem reproduzir preconceitos contra negros e homossexuais

Imagem
A irreverência do carnaval em muitos casos pode trazer consigo preconceitos há muito enraizados na cultura brasileira. Fantasias como nêga maluca ou mesmo homens travestidos de mulheres acabam por reforçar o racismo e a homofobia, explica a integrante do coletivo de mulheres negras Pretas Candangas, Daniela Luciana. Segundo ela, isso é bastante comum nos blocos de rua. No domingo (15), no entanto, acabou ocorrendo também durante o desfile da Mangueira, no Rio de Janeiro, quando, em alguns momentos, integrantes da comissão de frente desfilaram com vestimentas que lembram personagens conhecidas como nêga maluca.

“Sei que os carnavalescos têm autonomia para fazer isso e que, muitas vezes, a comunidade não tem poder de decisão para evitar coisas desse tipo. Mas, nesse caso, coreógrafo e diretoria acabaram por cometer esse erro [reforçar preconceitos por meio de estereótipos], o que ofuscou o brilho da escola”, disse a integrante do Pretas Candangas à Agência Brasil. “Mesmo que digam que n…

Petrolândia: Mantendo tradição da família, bonecos de Pantaleão levam alegria aos foliões da cidade

Imagem
Cristiano, mantendo a tradição de mais de 40 anos da família Pantaleão
Mantendo a tradição de mais de 40 anos, na noite desta segunda-feira (16) o mais antigo bloco carnavalesco da história de Petrolândia, o Bloco de Pantaleão, desfilou pelas ruas da cidade.

A concentração aconteceu no início da noite em frente a sede do bloco carnavalesco, na Avenida Marquês de Olinda. ´Por volta das 21:00 horas, o grupo de foliões deu início ao arrastão.

Cristiano, sobrinho do saudoso Pantaleão, ficou na responsabilidade de manter a tradição do desfile dos bonecos de Panta, como é conhecido em Petrolândia e região.

O bloco, agora com o nome Leão Folia, mais uma vez levou a alegria para as principais ruas e avenidas da cidade, recebendo aplausos da população por onde passava.
Em meio a euforia, a nossa reportagem conversou com Cristiano, que falou de sua alegria em manter a tradição da família, colocando os famosos bonecos de Panta em desfile pelas ruas e avenidas da cidade.

''Pra mim, isso nã…

Tiroteio deixa três pessoas mortas e duas feridas durante Carnaval em Quixeré, no CE

Imagem
Três pessoas foram mortas e duas ficaram feridas a bala durante o Carnaval do município de Quixeré-CE, nesta segunda-feira (16). Um tiroteio na Barragem de Quixeré, onde ocorria um evento carnavalesco deixou dois mortos e dois feridos. E outra ocorrência em um bar localizado no Sítio Ilha deixou uma mulher morta e o namorado ferido.

Igor Chagas dos Santos, 21 e Rogerson de Oliveira Sales, 19. morreram durante os disparos efetuados na barragem. Igor foi atingido com um três disparos, sendo um no pescoço, outro no peito e o último no braço esquerdo. O jovem foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia, ele respondia na Justiça a dois crimes de homicídio consumados e uma tentativa, sendo os dois primeiros em Limoeiro do Norte e a tentativa em Russas. Além de dois crimes de assalto. Já a outra vítima, Gerson, trabalhava como banconista e foi lesionado no pescoço. Ele também foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento.

Petrolândia: Bloco Papai Noel espalha alegria na Orla da cidade

Imagem
Na noite desta segunda-feira (16), o empresário Geraldo Melinha e sua esposa Socorro,  juntos com funcionários e amigos resolveram abrilhantar, ainda mais, o desfile do Bloco carnavalesco Leão Folia, que sobre o comando de Cristiano, sobrinho do saudoso Pantaleão, o maior carnavalesco da história de Petrolândia, desfilou pelas principais ruas da cidade.

Ao chegar na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, na Orla Fluvial de Petrolândia, o bloco Leão Folia recebeu o reforço do Bloco Papai Noel, que com muita alegria, harmonia e irreverência, todos fizeram a alegria dos foliões que por ali passavam, mostrando que o Carnaval é a maior festa urbana do Brasil, criada e mantida pelo povo. O Carnaval é, sem dúvidas, uma manifestação espontânea, criadora, livre, e pura, onde todos são iguais.

Parabéns ao empresário Geraldo Melinha, e todos que tiveram a iniciativa. Salve as pessoas que amam e brincam o carnaval com muita harmonia, improviso e alegria no coração.
Para ver fotos, clique>Bloco Pa…

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira (17)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2015; Confira.

Folha de Pernambuco: Eduardo Campos é homenageado no carnaval de Olinda Tribuna Hoje-AL: Chuva de granizo assusta moradores de Maribondo, em Alagoas
Diário do Nordeste-CE: Tiroteio deixa três pessoas mortas e duas baleadas durante Carnaval em Quixeré Jornal da Paraíba; Prefeitos ameaçam 'devolver' programas do governo federal
Correio da Paraíba: Delegacia é arrombada no interior da Paraíba e bandidos levam arma e celular A Tarde: Defensoria quer que prefeitura limpe banheiros químicos
Correio da Bahia: Após queda de cobertura, camarote fecha e oferece troca de ingressos
Tribuna da Bahia: Delegado autua suspeito de atirar em rapaz no carnaval
O Globo: Tijuca encanta sem Paulo Barros
Folha de São Paulo: Egito bombardeia alvos do Estado Islâmico após decapitação de 21 O Estado de São Paulo: Itália propõe à ONU liderar intervenção militar na Líbia
Correio Brazilie…

Publicidade