sábado, 15 de abril de 2017

Além do Rio Doce, águas subterrâneas da bacia também estão contaminadas

Águas subterrâneas da bacia do Rio Doce também estão contaminadas com metais pesados, segundo estudo. A exposição de longo prazo ao manganês pode causar problemas neurológicos, semelhantes ao mal de Parkinson, enquanto o ferro, em quantidades acima das permitidas, pode danificar rins, fígado e o sistema digestivo.

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Greenpeace, revelou que, além do Rio Doce, as águas subterrâneas da região estão contaminadas com altos níveis de metais pesados. A água dos poços artesianos locais apresentaram níveis desses metais acima do permitido pelo governo brasileiro. Os pequenos agricultores são os mais prejudicados, já que não têm outra fonte de água para a produção e para beber.

As águas do Rio Doce foram contaminadas pelo rompimento da Barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, no município mineiro de Mariana, em 5 de novembro de 2015. O incidente devastou a vegetação nativa e poluiu toda a bacia do Rio Doce, atingindo outros municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Dezenove pessoas morreram e diversas comunidades foram destruídas. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do país.

Após o desastre, agricultores familiares recorreram a poços artesianos para irrigar suas plantações e ter água para beber. As amostras coletadas pela equipe da UFRJ apresentaram altos níveis de ferro e manganês, que prejudicam o desenvolvimento das plantações e oferecem riscos à saúde, no longo prazo, segundo os pesquisadores.


Júlio Cavalcanti faz duras críticas ao governador no balanço das ações do Pernambuco de Verdade


O Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) fez hoje em sua rede social um balanço das ações do Pernambuco de Verdade ocorrido esta semana no Agreste pernambucano, em Santa Cruz do Capibaribe. O parlamentar trabalhista elencou os principais problemas identificados no município, a exemplo da Insegurança, falta de água, falta de limpeza de barragens, saúde pública sucateada, duplicação da PE-160, entre outros.

Muito dos problemas foram relatados em audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Além do deputado Júlio, estiveram presentes os deputados Silvio Costa Filho (PRB), Socorro Pimentel (PSL), Augusto César (PTB) e Joel da Harpa (Pros).


Petrolândia inicia campanha de combate ao Aedes aegypti na próxima segunda (17)

Ação terá início na próxima semana.

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que a luta contra o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya não acabou. Eles permanecem circulando no nosso município, colocando em risco toda a população. Por isso, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, A Secretaria de Saúde vai realizar mutirões de limpeza em todas as quadras e convida os moradores a participarem desta luta, retirando o entulho do seu quintal, de acordo com a programação abaixo, para que não fique exposto nas ruas.

A comunidade também será avisada pelos Agentes de Endemias e mensagem em carro de som. Nas datas marcadas, os moradores da quadra deverão colocar nas calçadas o lixo, entulhos e pneus, para que sejam recolhidos pela equipe do Mutirão. 

A campanha vai durar três meses, tempo suficiente para a reprodução de três gerações de mosquitos, por isso os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti devem ser iniciados pela população simultaneamente, em todas as quadras, desde a primeira semana do mutirão, cuidados que devem ser mantidos sempre, inclusive após o encerramento da campanha pela Prefeitura. 


Aedes aegypti: dengue, febre chikungunya, zika, microcefalia, febre amarela - O mosquito Aedes aegypti, conhecido durante décadas apenas como "mosquito da dengue", atualmente é vetor da febre chikungunya, febre amarela e zika, cujo vírus pode ser transmitido ao feto e causar várias complicações, entre elas a microcefalia. Com a ocorrência de chuvas no município, a preocupação com o surgimento de focos do mosquito é redobrada. O mosquito Aedes aegypti leva cerca de 7 a 10 dias para se desenvolver, desde o ovo até a fase adulta, quando começa a se reproduzir. Após adulto, o mosquito vive, em média, de 30 a 35 dias.


Petrolândia: Leitora denuncia que rua na Quadra 17 está há 8 meses sem iluminação pública


"Boa noite, Assis! 
A rua Manoel Lino Viana, na Quadra 17, se encontra assim há mais de 8 meses. Já procuramos a Prefeitura, mas ninguém toma providências. Ninguém pode nem sair na calçada, imagine sair pra algum lugar à noite. Por gentileza, publique as fotos".

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Flávia Lima


Acidente é registrado na BR-316 entre Petrolândia e Floresta neste sábado (15)


Segundo informações do Blog do Elvis, de Floresta, foi registrado um acidente na BR-316, entre Petrolândia e Floresta, no início da tarde deste sábado (15). O acidente aconteceu por volta das 13h40, quando, por causa desconhecida, o veículo Gol que conduzia uma família de Petrolina saiu da pista e, ao que mostram as fotos e vídeo enviados àquele Blog, aparentemente capotou.

Os quatro ocupantes do veículo - motorista, a mulher dele, a sogra e um bebê - foram socorridos ao Hospital Municipal de Petrolândia e, segundo a matéria, não há informações precisas sobre o estado de saúde, mas, pelos menos duas tiveram escoriações pelo corpo. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do Blog do Elvis


Espetáculo ‘A Crucificação’ leva reflexão na Sexta-feira Santa em Petrolina


Os episódios que fazem os cristãos refletir sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo voltaram a emocionar petrolinenses nesta Sexta-feira Santa (14). Centenas de pessoas compareceram à Concha Acústica de Petrolina para acompanhar de perto o espetáculo ‘A Crucificação’ que reviveu todo o sacrifício de Jesus Cristo.

No papel principal da peça, o ator Pablo Martinelli, transmitiu todo o sofrimento de Jesus Cristo que veio ao mundo para salvar os pecadores. A figura de Maria, foi representada pela atriz Mari David Gomes que transmitiu a força e sofrimento da mãe de Jesus Cristo.

A peça que teve incentivo da Prefeitura de Petrolina contou com a direção geral de José Geraldo e uma equipe de cerca de 200 pessoas, entre atores, figurantes, equipe técnica e produção. Há 39 anos, o espetáculo narra os últimos momentos de vida de Jesus, sua prisão, crucificação e ressurreição.


PRF apreende 26 motocicletas irregulares em Toritama

Diversos condutores foram flagrados sem a CNH; autuações variam de R$130,16 a R$ 880,41 (Foto: Divulgaçãop/PRF)

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 26 motocicletas na BR 104, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. Ação teve como objetivo coibir irregularidades no uso de motocicletas e evitar acidentes causados pela imprudência na condução dos veículos.

Os policiais realizaram o comando de fiscalização com o apoio do Grupo de Motociclismo da PRF, em frente ao pátio da feira do município. Entre as irregularidades encontradas, estavam a falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o não uso do capacete, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atrasado, a ausência de retrovisores, dentre outras.


Paixão de Cristo é encenada em Afogados da Ingazeira

Fotos: Cláudio Gomes


O público que lotou as dependências do ginásio desportivo municipal pode assistir a um espetáculo emocionante. Com o apoio da Prefeitura de Afogados, o grupo teatral "Paixão de Cristo, Paixão de todos" inovou na encenação da mais bela e emocionante história da humanidade.

Com dança e música os atores trouxeram para Afogados uma nova forma de contar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A sanfona do músico Lindomar Souza e os versos do poeta Alexandre Morais deram um toque todo especial à encenação.


Petrolândia: Praça de Alimentação tem som ao vivo na noite deste domingo (16)


Neste domingo de Páscoa (16), Bruno Oliveira faz show ao vivo na Praça de Alimentação de Petrolândia. A apresentação terá início às 20h30.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Binho Belém


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 17 a 20 de abril de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Segunda-feira (17): Neurologista, Pediatra, Raio X, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Terça-feira (18): Dentista, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira 19): Cirurgião Geral, Clinico Geral, Nutricionista, Raio X e Exames Laboratoriais
Quinta-feira (20): Ginecologia, Preventivo, Colposcopia, Raio X, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (21): Feriado Nacional



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Petrolândia: Rogério Novaes, aniversariante do dia, recebe felicitações do amigo Édio

Ex-vereador Rogério Novaes é aniversariante deste sábado (15)
Rogerinho,

Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quero lhe dizer que tenho muito orgulho em compartilhar da sua amizade. Parabéns meu amigo pai conselheiro , e feliz aniversário! Hoje e sempre você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Quero também lhe agradecer, por tudo o que tem feito para que a nossa amizade fique cada vez melhor. Parabéns!

De Teu Amigo Édio Braga!

Blog de Assis Ramalho
Texto/foto: Édio Braga


Petrolândia: Posto Sanfrancisco faz promoção no preço de combustíveis na Semana Santa


Vai viajar ou está em viagem e vai passar por Petrolândia? O Posto Sanfrancisco, situado na margem da BR-316, na Avenida Djalma Wanderley, nº 117, próximo à entrada da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, está com uma ótima promoção nos preços dos combustíveis durante a Semana Santa.

Confira nossos preços :
Gasolina - R$ 3,59/litro
Etanol - R$ 2,99/litro
Diesel S10 - R$ 2,85/litro.

O Posto Sanfrancisco funciona das 06h00 às 20h00 e só recebe pagamentos em dinheiro. 

Marketing Posto Sanfrancisco


Floresta: Jovem é assassinado em plena Sexta-Feira da Paixão na zona rural do município


Na noite desta sexta-feira dia (14), por volta das 21:00, um jovem identificado como Clebiano da Silva Leite, de 21 anos, foi assassinado a tiros na Fazenda Aticum, na rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, a vítima estava em frente a sua residência dormindo quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo. A Polícia Civil foi acionada juntamente com a PM para averiguar o caso, quando se deslocaram para o local e constataram a veracidade do crime.

O corpo da vítima foi conduzido para o hospital de Floresta e posteriormente encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil investiga o caso.

Blog: O Povo com a Notícia


Petrolândia: Desfile Garota & Garoto Badalado Fest acontece nesta sábado (15) no Clube Velho Chico

Veja alguma das estrelas que irão desfilar na noite deste sábado no Clube Velho Chico

Blog de Assis Ramalho
Organização:  Patrícia da AABB (Patrícia Badalado)


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta segunda-feira (17) na CLIMAGEM


Atenção, mulheres de Petrolândia e região, avisamos que o mastologista Dr. PAULO JÚNIOR estará atendendo na tarde desta segunda feira (17/04) na CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem). Não percam a oportunidade de cuidar da sua saúde. Marcação no local ou através do telefone: 87 3851-1195.

A CLIMAGEM está localizada na Avenida Marquês de Olinda, nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLAB, próximo à Pousada e Empório Atenize.

A mastologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama. O mastologista é o médico habilitado e com treinamento adequado para decidir qual a melhor conduta a seguir, desde os casos mais simples até os mais complexos, onde haverá a necessidade de planejar e realizar o tratamento cirúrgico, como no caso do câncer de mama. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias.

Em Pernambuco, além de Petrolândia, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta e Tacaratu. Atende também em Paulo Afonso, na Bahia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Arisco celebra a Páscoa com sugestões de deliciosas receitas para o almoço em família


Chegou a Semana Santa! Neste domingo especial, nada melhor do que comemorar com receitas caprichadas, ao lado de quem a gente ama. Pensando nisso, Arisco sugere três receitas de dar água na boca, perfeitas para curtir o almoço em família. Confira!

SALPICÃO DE FRANGO E BATATA-DOCE



Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 1h20

INGREDIENTES
1 kg de batata-doce
1 colher (chá) de açúcar
300 gramas de frango defumado desfiado
2 talos médios de salsão picado
50 g de ameixa preta cortada em tiras
1 xícara (chá) de maionese ARISCO

MODO DE PREPARO


Tacaratu realiza a Procissão do Senhor Morto com participação de centenas de fiéis

 


Centenas de fiéis acompanharam na tarde desta sexta-feira (14) a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro de Tacaratu, no Sertão de Itaparica. Após a celebração feita pelo pároco local, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, a multidão saiu em caminhada pelas ruas da cidade.

Após a passeata, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

A ‘Sexta-Feira Santa’, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é o dia dentro da programação da Semana Santa em que os fiéis relembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde



Petrolândia/Icó-Mandantes: Aniversariante do dia, Rogério Novaes recebe felicitações de familiares e amigos


Neste sábado, 15 de abril, é o aniversário do ex-vereador Rogério Novaes, O produtor rural comemora a data com felicitações e manifestações de carinho da família, de parentes e amigos.

Parabéns e muitas felicidades!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook


Chef ensina a preparar um almoço de Páscoa completo


Sinônimo de família reunida, comida saborosa e harmonia, o domingo de Páscoa é um dia muito esperado. Para que o anfitrião do almoço não se preocupe demais com os preparativos e possa aproveitar o momento com a família e amigos, a Chef da Unilever, Natália dos Santos, preparou um Menu completo, com entrada, pratos principais e sobremesas, para aproveitar a data. Confira abaixo e anote essas dicas.

Entrada:

Salada de repolho com frutas



Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes
1/2 repolho branco pequeno picado
1/2 repolho roxo pequeno picado
1 manga grande cortada em cubinhos
2 peras descascadas, em cubos pequenos
1 embalagem maionese HELLMANN’S Light (250 g)


Petrolândia: Aniversariante, Samyr Oliveira recebe felicitações da família e de amigos neste sábado (15)


Neste sábado, 15 de abril de 2017, familiares e amigos de Samyr Oliveira, funcionário público e empresário (proprietário do Balneário Roça de Samyr), felicitam pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!!!

Blog de Assis Ramalho


Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (17)

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Saúde dará início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O ministério adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.

A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses profissionais em todo o País poderão se vacinar contra a gripe nos dias 2 e 3 de maio.

“Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele explica que a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.


Brasileira busca bicampeonato em corrida sem linha de chegada

Leticia Saltori foi a primeira colocada na corrida de rua sem linha de chegada, disputada em Brasília (Foto: Divulgação)

A brasileira Letícia Saltori vai disputar pela segunda vez a Wings For Life World Run. A corrida de rua sem linha chegada, termina quando o carro-perseguidor ultrapassa o atleta. Em 2016, a curitibana de 29 anos participou da prova realizada em Brasília e conseguiu correr 51 quilômetros, a melhor marca entre as mulheres na etapa brasileira. Em 2017, a ultramaratonista resolveu disputar a prova em Poznan, na Polônia, pois a Wings For Life Worlde Run será disputada simultaneamente em cinco continentes, no dia 7 de maio. “Na escolha de qual Wings fazer, realmente fiquei muito na dúvida. Meu sonho é correr em Dubai, porém, fiquei com um pouco de receio do clima e este ano eu também tenho outra seletiva que irá levar quatro atletas para representar o Brasil na Finlândia. Achei melhor economizar as energias e a Polônia eu ainda não conheço. Parece muito lindo”, aposta a paranaense, que é educadora física e faz parte da seleção brasileira orientação e atleta da Marinha.


Transplante de coração, uma perspectiva atual e real


Por Américo Tângari Jr*

Que o diga um homem calmo e bem-humorado de 47 anos, que leva uma vida normal como todo bom cidadão brasileiro e cumpre com seus deveres. Casado, pai de dois filhos, trabalha de manhã à noite como auxiliar administrativo numa clínica cardiológica no centro da capital paulista.

Aprendeu a saborear a vida, principalmente por saber que é um dos melhores exemplos da capacidade da medicina de prolongar a existência ao máximo: ele completou 30 anos com um coração transplantado – talvez um dos mais longevos de que se tem conhecimento. E exibe uma saúde exemplar.

Na verdade, este senhor precisou de dois transplantes: o primeiro em l986, quando tinha apenas 17 anos. Treze anos depois, por problemas de rejeição, teve de colocar outro coração no peito, no mesmo hospital da capital paulista. Entre um e outro transplante, ele se casou e teve dois filhos, hoje com 26 anos e 22 anos.


Odebrecht pagou R$ 5,1 milhões em propina a quatro políticos nordestinos para destravar transposição do São Francisco

Conforme os depoimentos de seis delatores, os valores foram repassados ao ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (R$ 2,8 milhões); ao senador e ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (R$ 1,05 milhão), ao governador de Alagoas, Renan Filho ( 829 mi)  e ao senador Renan Calheiros (R$ 500 mil), do PMDB.

A Odebrecht pagou R$ 5,1 milhões em suborno e caixa dois a quatro políticos nordestinos para destravar as obras do Canal do Sertão, trecho da Transposição do Rio São Francisco. Conforme os depoimentos de seis delatores, os valores foram repassados ao ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (R$ 2,8 milhões), do PSDB; ao senador e ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (R$ 1,05 milhão), do PSB; e ao senador Renan Calheiros (R$ 500 mil), do PMDB.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também considera que uma doação oficial de R$ 829 mil à campanha do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), em 2014 foi propina envolvendo os interesses da empreiteira no projeto.


Páscoa: como escolher o chocolate mais saudável?


Impossível não relacionar a chegada da Páscoa com a alta temporada de chocolates. A nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria, indica as opções mais saudáveis para data e já ressalta que os chocolates mais saudáveis são os que têm maior teor de cacau. Normalmente estes chocolates têm menos açúcar na composição e, assim, é possível ter mais benefícios relacionados à fruta.

Gabriella explica que todos os benefícios associados normalmente ao chocolate, como a maior produção de serotonina - hormônio responsável pela sensação de bem estar - e o efeito antioxidante, por exemplo, são na verdade benefícios proporcionados pelo cacau, ingrediente do chocolate. "São vantagens vindas da fruta e não do doce em si. Então por isso, a melhor escolha sempre será aquela que priorizar o cacau e tiver maior concentração dele, como um chocolate meio amargo ou um amargo, preferencialmente", ressalta a nutricionista.


Festa de reabertura do Tacaratu Social Clube acontece neste Sábado de Aleluia com Lissinho, Bruno & Banda;

TACARATU SOCIAL CLUBE “O NOVO DE NOVO”
Por: Diretoria do Tacaratu Social Clube

Neste sábado de Aleluia, o Tacaratu Social Clube reabrirá suas portas, totalmente reformulado, para receber você e sua família a partir das 23h00, para a grandiosa festa de reabertura que contará com os cantores Lissinho, Bruno & Banda.

Nenhuma empreitada seria possível de realização se não houvesse positividade e engajamento. O resultado está ai, o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, está prontinho para promover entretenimentos e lazer as famílias tacaratuenses, bem como a todas aquelas das circunvizinhanças que o prestigiaram tanto com as suas presenças desde a sua inauguração nos anos de 1950.

A imponência continua a mesma de sempre! Porém, com roupagens impecavelmente novas, e com algumas reformulações implementadas na sua estrutura, objetivando oferecer melhor comodidade para o entretenimento e o lazer de todos, a partir das 23 horas de hoje, dia 15 de abril de 2017, quando o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, estará reabrindo suas portas para reinauguração, tendo como atrações principais a Solenidade de Reinauguração, seguida de Licinho & Bruno e Banda.

Bem, a prioridade a partir de agora é você e a sua família, uma vez que, conforme dito está tudo pronto, a festa vai “bombar” como nunca. E o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, continuará fazendo história na sociedade tacaratuense, vem!

SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO TSC

Blog de Assis Ramalho
Informação: Diretoria do Tacaratu Social Clube


Petrolândia: Ilha de Rarrá avisa que funcionará neste Sábado de Aleluia e domingo

A Ilha de Rarrá, localizada entre Glória (BA) e Petrolândia (PE), é rodeada por praias de água doce e cristalina e enfeitada por dunas de areia clara. A Ilha de Rarrá é um refúgio para lazer e diversão.

Ilha de Rarra, um Paraíso para desfrutar em todas as estações do ano informa;

Informamos que neste Sábado de Aleluia estaremos funcionando normalmente. Também abriremos nosso estabelecimento neste domingo (16).

Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Ilha de Rarrá


Jogador de futebol que se afogou no Rio São Francisco após treino é enterrado em Juazeiro (BA)


Roberto Lucas morreu afogado no rio São Francisco depois de treino



O jogador de futebol, Roberto de Lucas Souza, de 23 anos, que morreu após se afogar nas águas do Rio São Francisco, em local chamado Ilha do Fogo, foi enterrado na tarde desta sexta-feira (14), em Juazeiro, no norte da Bahia. O afogamento ocorreu na quinta-feira (13), por volta do meio-dia.

Roberto Lucas morava em Juazeiro. Ele tinha treinado pela manhã em Petrolina, cidade pernambucana e vizinha ao município do norte da Bahia. Contudo, antes de voltar pra casa, ele foi tomar banho na Ilha do Fogo junto com os amigos do time e se afogou.

O jogador, também conhecido como 'Heré Barril', atuou profissionalmente do Petrolina Futebol Clube em 2015 e participava há dois dias de treinos de avaliação física e técnica do time do Petrolina, em busca de uma vaga no clube. Ele era casado, tinha uma filha e morava com a família em Juazeiro.


Auxiliar de enfermagem de 28 anos morre após levar choque ao fazer chapinha em Olinda (PE)


Uma auxiliar de enfermagem de 28 anos morreu ao levar um choque elétrico, enquanto passava chapinha nos cabelos, na cidade Tabajara, Olinda (PE), na noite de quinta-feira (13). Maria Kamylla Santana da Silva foi encontrada por parentes, desmaiada em seu quarto, com o objeto na mão. Eles a levaram ao pronto-socorro, mas Maria não resistiu à forte descarga elétrica.

O aparelho estava com um fio descascado, o que teria causado o intenso choque na mulher. Maria tinha dois filhos. O corpo foi sepultado nesta sexta-feira (14/4), segundo informações do Diário de Pernambuco.


Itacuruba, cidade de aproximadamente 4 mil habitantes dá nome a asteroide

Itacuruba, cidade localizada no Sertão do São Francisco, é apelidada carinhosamente de "Jardim Sertanejo" (Foto: Blog PIB Floresta)

Um asteroide descoberto em 1981 passará a se chamar de Itacuruba, em homenagem à cidade de quatro mil habitantes situada no Sertão de Pernambuco, a 465 Km do Recife. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (13), durante o congresso científico “Asteroids, Comets, Meteors - ACM”, em Montevidéu (Uruguai). O nome foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), para lembrar a cidade onde o equipamento está instalado. O asteroide era, até então, identificado apenas pelo número 10468.

Cientistas do Oasi desenvolvem o projeto IMPACTON, em parceria com o Observatório Nacional, dedicado ao estudo de propriedades físicas de asteroides e cometas, particularmente os que possuem órbitas próximas e são potencialmente perigosos para a Terra. O telescópio operado no Oasi é o segundo maior em solo brasileiro. O asteroide 10468 Itacuruba está localizado no cinturão principal de asteroides, região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter.