sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Poesia, contos e crônicas: Confraria de Autores abre inscrições para novos talentos de todo o país


A Confraria de Autores, da editora Mar de Letras, com o objetivo de apresentar novos autores, abre inscrições para a seletiva de textos da coletânea “Novos talentos da literatura brasileira - Poesia, contos e crônicas”.

Os inscritos poderão mandar textos com tema livre. Serão excluídos os de conteúdo racistas ou que façam apologia de crimes. O projeto não vai distribuir premiação. Cada autor pode mandar, no máximo, cinco textos, dos quais apenas três poderão ser escolhidos para publicação. As inscrições terminam assim que forem inscritos, no mínimo, 60 textos.

Todos os detalhes e o regulamento completo da seletiva está no http://www.confrariadeautores.com/antologia/.

Assessoria de Imprensa Mercado da Comunicação

Serra Talhada se pinta de azul para carreata de Armando

Foto: Leo Caldas/Divulgação

As ruas de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, ficaram em festa na tarde desta sexta-feira (12). Colorida de azul, a cidade sertaneja realizou um dos maiores atos políticos de sua história, com uma carreata do candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB). De carro, picape, caminhão, moto e até de bicicleta, o povo de Serra saudou Armando, cujas raízes familiares estão no município - ele é neto do ex-governador Agamenon Magalhães, nascido na cidade.

Mais de 800 veículos participaram do ato. Recepcionado pelo prefeito Luciano Duque (PT), Armando contou ainda com a presença dos deputado estadual Pedro Eugênio (PT), dos estaduais Manoel Santos (PT) e Augusto Cézar (PTB), além do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB).

A concentração da carreata aconteceu na Avenida Cosme Magalhães e passou pelas principais ruas de Serra Talhada, como as Avenidas Afonso Magalhães, Enock Ignácio de Oliveira e Capitão Arlindo Rocha, no bairro Bom Jesus, onde foi encerrada.

Assessoria de Imprensa do PTB

Cuba enviará médicos para atuar contra o surto de ebola na África


O governo de Cuba vai enviar 165 profissionais de saúde para atuar no combate ao surto de ebola em Serra Leoa. O suporte inclui médicos, enfermeiros, epidemiologistas, especialistas em controle de infecção, especialistas em terapia intensiva e agentes de mobilização social.

O grupo deve chegar a Serra Leoa em outubro e deverá ficar no país por seis meses. Todos os profissionais já atuaram antes na África. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi a maior oferta de profissionais de um único país.

Dados divulgados hoje (12) pela OMS mostram que o vírus ebola atingiu 4.366 pessoas e causou 2.218 mortes em Serra Leoa, na Guiné, na Libéria, na Nigéria e no Senegal até o dia 7 de setembro. Nos três primeiros países há um surto da doença.

No caso do Senegal, houve apenas um paciente, que contraiu a doença na Guiné. Segundo a OMS, as pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas, mas, a princípio, não houve contaminação e o paciente já está curado.

Agência Brasil

Petrolândia: Casa das Juventudes comemora Dia Internacional da Juventude


A Casa das Juventudes de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Criança e Juventude, promoveu no domingo passado (31), a comemoração do Dia Internacional da Juventude.

No Auditório do Centro Cultural da cidade, houve apresentações de grupos articuladores da Casa das Juventudes como voz e violão com Cícero Silva e Geison Souza, o Grupo Kazaky Pop, Bottom Line, Capoeira Embondeiro, Hip Hop, entre outros. 

Agradecemos ao público presente e a todos os participantes. A juventude presente empolgada com as apresentações foi um show à parte. 

Ver mais fotos>Comemoração Dia Internacional da Juventude

Cleidinha Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes
Fotos: Divulgação

Prefeito petista de Orocó defende eleição de Paulo e Fernando

Presidente do PTB do município também está fechado com os socialistas

O prefeito de Orocó (Sertão do São Francisco), Reginaldo Crateú (PT), deu uma bonita prova, nesta sexta-feira (12), de que as questões partidárias não podem ficar à frente dos interesses do povo. Em discurso em praça pública, o petista lembrou a importância do legado do ex-governador Eduardo Campos e defendeu, com veemência, as eleições dos socialistas Paulo Câmara, para governador, e Fernando Bezerra Coelho, para o Senado.

"A obra iniciada pelo ex-governador Eduardo Campos precisa ser continuada. Ele fez muito e transformou Pernambuco. E, com certeza, iria transformar o Brasil. Com fé em Deus, Paulo Câmara vai ser eleito para continuar esse trabalho. Também vamos eleger Fernando, que já fez muito pela região", bradou, do alto da Tribuna 40, Reginaldo Crateú, provocando uma reação calorosa dos muitos populares que se reuniram para acompanhar o comício comandado por Paulo Câmara.

Além do prefeito do PT, o presidente do PTB de Orocó, Galego, também está fechado com Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho. O petebista fez questão de acompanhar todo o comício realizado no município, ao lado das lideranças da Frente Popular. "Estamos juntos", indicou o dirigente.

Exposamba 2014 divulga primeira parcial da votação. Confira e vote em Gean Ramos.


Saiu o resultado da primeira parcial de votação do concurso Exposamba 2014. Em uma semana já foram computados quase 390 mil votos para selecionar os melhores sambas nesta fase do concurso.
Veja aqui a quantidade de votos que cada participante recebeu e a colocação no ranking geral. Os 160 mais votados até o dia 15 de outubro seguirão para a etapa seguinte. 

Gean Ramos, cantor e compositor de Jatobá (PE) está entre os 160 melhores colocados, mas é preciso garantir que sua posição seja mantida ou melhorada. 

Para escutar Legado e votar em Gean Ramos, acesse a página aqui>Legado - Gean Ramos

Você poderá votar novamente uma hora após o primeiro voto.

Redação com informações de Exposamba 2014

Prêmio Professores do Brasil prorroga inscrições até dia 22


O prazo para inscrições na oitava edição do Prêmio Professores do Brasil foi prorrogado até o dia 22 deste mês. Inicialmente, as inscrições terminariam segunda-feira (15). Além de premiar iniciativas que contribuem para a melhoria da educação básica no país, o concurso busca valorizar o papel dos educadores.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com diversas entidades. Podem participar professores da educação básica pública e de instituições educacionais comunitárias, filantrópica e confessionais que desenvolveram projetos pedagógicos de comprovado êxito em suas escolas desde o ano passado até maio último. Os educadores podem apresentar experiências nas categorias temas livres e temas específicos. A inscrição tem duas etapas e as instruções estão na página do prêmio na internet.

Parceria da Frente Popular com Paudalho será mantida por Paulo Câmara

Candidato foi recebido com festa na cidade, na noite dessa quinta-feira, 11 (Foto: Rodrigo Lobo)

Encerrando o giro que fez ontem (11) pela Zona da Mata Norte, o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) foi recebido com festa em Paudalho, cidade emblemática para a Frente Popular. Ao lado de dois filhos de Eduardo Campos, João e Pedro, o socialista garantiu que manterá a relação de parceria que o ex-governador cultivava com o município. "Darei a Paudalho a mesma atenção que ele dava. No meu governo, vou dar continuidade, avançar, mas, principalmente, honrar o legado de Eduardo", afirmou.

Diante de uma plateia que não arredou o pé, mesmo com chuva e o adiantado da hora, para poder ouvi-lo, Paulo destacou a recepção que teve na cidade. "Paudalho dá uma demonstração de que pertence a este novo Pernambuco que eu ajudei a construir junto com Eduardo. Um Estado que não quer dar um passo atrás nas conquistas que obteve nos últimos sete anos e meio", avaliou o candidato.

O prefeito Pereira (PSB) lembrou que Paudalho foi uma das primeiras cidades visitadas por Miguel Arraes ao voltar do exílio. "Ele esteve aqui com o ex-prefeito Almani Sampaio, que também havia sido cassado pela ditadura. Arraes tinha uma ligação profunda com este município; terra pobre, de canaviais, de grandes lutas. Eduardo levou essa história adiante e você, Paulo, como seu herdeiro político, honrará essa posição", comemorou o gestor.

Assessoria de Imprensa do PSB

--

Assessoria Frente Popular de Pernambuco

Casa de jovem que xingou Aranha é incendiada no RS, diz advogado

Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Arquivo pessoal)

Após ter a casa apedrejada e sofrer ameaças nas redes sociais, a torcedora do Grêmio Patrícia Moreira, que proferiu injúrias raciais contra o goleiro Aranha, do Santos, teve parte de sua residência incendiada na madrugada desta sexta-feira. Segundo o advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, o fogo começou por volta das 4h da manhã. Não havia ninguém no local, que está fechado desde o dia do jogo pela Copa do Brasil. Na tarde desta sexta, um suspeito foi preso.
Patrícia Moreira depoimento racismo Grêmio (Foto: Luciano Leon / Agência Estado)
De acordo com Rossato, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter as chamas.

- O incêndio foi de pequenas proporções, mas houve o incêndio. Pegou uma parte pequena da casa e ninguém se feriu - garantiu o advogado ao GloboEsporte.com.

Depois de inicialmente negar a ocorrência, o Corpo de Bombeiros confirmou o fogo na residência de Patrícia. De acordo com a corporação, o incêndio foi de pequenas proporções, e quando a equipe chegou ao local, o fogo já havia sido controlado por vizinhos e familiares.

De acordo com um dos irmãos de Patrícia, o fogo foi ateado em um banco de madeira. Vizinhos perceberam as chamas, por volta das 4h, e apagaram antes que pudessem atingir a residência. Segundo o delegado da Polícia Civil Thiago Baldin, uma vizinha foi convocada a prestar depoimentos sobre o caso.

Jatobá: 3ª Copa da Juventude de Futsal acontece de 13 de setembro a 18 de outubro


A rodada inicial será realizada neste sábado (13), com a seguinte programação:

MANHÃ:

HORÁRIO
JOGO
CATEGORIA
GRUPO
07:30h
VOLTA DO MOXOTÓ  X  ARSENAL
SUB-11
B
08:05h
VOLTA DO MOXOTÓ  X  ARSENAL
SUB-13
B

TARDE:

HORÁRIO
JOGO
CATEGORIA
GRUPO
16:00h
BOM DE BOLA  X  GOL DE PLACA
SUB-11
A
16:35h
BOM DE BOLA  X  GOL DE PLACA
SUB-13
A
17:10h
SCFV   X   ESC. BOM SOSSEGO
SUB-11
A
17:45h
SCFV   X   ESC. BOM SOSSEGO
SUB-13
A


Ivaldo Jr./Bom de Bola Jatobá

Fernando: "precisamos investir em novas fontes de energia"

Foto: Wagner Ramos

Explorar formas alternativas de energia, especialmente para a abastecer a produção industrial no Nordeste. Candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB) acredita que novas matrizes energéticas podem ser aproveitadas na região.

“Não podemos mais contar apenas com a energia vinda da água. Dois terços do Nordeste brasileiro estão no semiárido e a água é um bem muito precioso para todos nós. Precisamos investir em novas fontes”, ponderou. Fernando defende a utilização de fontes como eólica e solar para a geração de energia, potenciais ainda pouco aproveitados no Nordeste.

“No Senado Federal quero propor os estudos necessários para identificar nosso potencial e estabelecer uma política que seja capaz de recompensar os municípios envolvidos com os royalties a partir da produção. Tenho certeza que teremos o apoio da presidente Marina Silva, que é uma ambientalista, para este projeto”, destacou Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Pessoas com autismo receberão medicamento do SUS


As pessoas que sofrem os sintomas do autismo poderão contar a partir do começo de 2015 com o remédio risperidona na rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento ajuda na diminuição as crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns da doença.

O autismo não tem cura, mas pode ser identificado nos primeiros anos de vida. O autista olha pouco para as pessoas e tem dificuldades de interagir com quem está ao seu redor.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 70 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e no Brasil algo próximo de dois milhões de pessoas. O Ministério da Saúde prevê gastar R$ 700 mil por ano na compra do remédio.

Agência Brasil

Em Santa Maria da Boa Vista, os três lados estão com Paulo

Socialista arregimentou apoio dos grupos políticos que militam na cidade

A consciência de que Pernambuco precisa seguir avançando sob a orientação da Frente Popular levou os três grupos políticos de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, a fecharem apoio a Paulo Câmara (PSB). A prefeita Eliane Costa (PSL) e os ex-prefeitos Jetro (PSB) e Leandro Duarte (PSDB) deixaram suas divergências locais de lado para subir no palanque que abrigou o comício comandado pelo socialista, nesta sexta-feira (12). Esse gesto foi exaltado por Paulo, que estava acompanhado do seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), e de postulantes proporcionais.

"Estamos mais unidos do que nunca! E esse momento aqui em Santa Maria da Boa Vista reflete bem isso. O município tem lados diferentes na política, mas todos eles querem e estão trabalhando para que Pernambuco siga avançando", destacou Paulo Câmara, sendo muito aplaudido pela multidão que se formou na praça central do município.

A prefeita Eliane frisou que não podia deixar as eleições municipais interferirem na sua decisão de apostar na continuidade das mudanças vivenciadas pelo Estado. "Todos aqui sabem que eu tenho lado. Mas sabem também que eu quero um Pernambuco cada vez melhor. E Paulo é quem tem a capacidade para fazer isso", frisou.

3ºBPM abrilhanta as festividades de emancipação política de Arcoverde



As comemorações dos 86 anos de emancipação política do município de Arcoverde-PE, contaram com a participação de toda população arcoverdense. Tradicionalmente o desfile cívico em 07 de setembro é realizado no dia 11 de setembro, data de aniversário da cidade. A Polícia Militar de Pernambuco, através do 3º BPM, sempre participa das ações, inclusive com a participação e apresentação de tropa.

Este ano de 2014 o Batalhão Martim Soares Moreno inovou com a disposição de viaturas, realizando um desfile com a tropa motorizada. O encanto com a participação da PMPE continua sendo um dos maiores atrativos para a participação popular que prestigia o evento, ocupando as ruas e avenidas da antiga Rio Branco. O pavilhão nacional foi conduzido pelo 1ºTenente PM Wellington Costa Brito, o qual perfilado em uma viatura foi seguido pelas Bandeiras de Pernambuco e a insígnia do Batalhão. 

Com manobras simuladas de abordagens policial e de ações preventivas em frente ao palanque principal, a tropa do 3ºBPM demonstrou o impacto da prevenção rumo ao combate à criminalidade.
Com muito garbo e sob os aplausos da população, os policiais militares passaram em continência às autoridades presentes ao mesmo tempo em que também prestavam suas homenagens a cidade, ocasião em que a Exma. Sr.ª Madalena Brito, prefeita do município de Arcoverde-PE, cumprimentou o comando pela brilhante participação do 3º Batalhão no desfile realizado.

Fonte: 3º BPM/Arcoverde

Armando: Emprego, saúde e mais investimentos em Pernambuco

Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

No debate na Rádio Cultura de Caruaru, o candidato Armando Monteiro (PTB) defendeu que Pernambuco precisa promover uma nova geração de incentivos fiscais. O petebista avaliou que o atual modelo implantado no Estado, baseado nas renúncias fiscais do imposto do ICMS, está se esgotando e impõe uma guerra fiscal entre as demais unidades da federação. O candidato do PTB também mostrou preocupação com a desmobilização dos canteiros das grandes obras em todas regiões.

“É preciso fazer uma nova geração de incentivos fiscais. Esse modelo com base na renúncia do ICMS está se esgotando. Passou-se a chamar isso de guerra fiscal e numa guerra todos perdem. Pernambuco não pode ficar desarmado. Ou se faz repactuação ou ficaremos em grande desvantagem”, observou Armando Monteiro.

Sobre a desmobilização dos canteiros de obras, Armando Monteiro sugeriu que fosse feita as ampliações das unidades dos grandes empreendimentos já existentes. Para o petebista, esse fato é mais econômico e racional. O candidato do PTB também incluiu que é preciso requalificar a mão de obra para novas oportunidades de empregos.

Petrolândia: Familiares, amigos e colegas de trabalho se despedem de Pedro Vicente da Silva


Centenas de pessoas foram dar o último adeus a Pedro Vicente



Flores e cartazes foram colocadas em volta da sepultura


Foi sepultado na manhã desta sexta-feira (12) no cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo de Pedro Vicente da Silva, assassinado na quarta-feira (10), no centro da cidade de Petrolândia.

Familiares, amigos, entre eles colegas de trabalho, acompanharam o cortejo fúnebre, que saiu da residência da família, na Quadra 08 na Av. Clara Otília de Souza Ferraz.

Em clima de muita emoção, o cortejo foi acompanhado ao som da música de Padre Zezinho. ''Oração Pela Família''. Flores e cartazes foram colocadas em volta da “sepultura”.

Pedro era funcionário do Grupo San Francisco, e foi assassinado a tiros na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo à Escola Estadual Delmiro Gouveia. O crime aconteceu pouco após o meio dia de quarta-feira (10), quando a vítima havia deixado o local de trabalho para o intervalo de almoço. Após ser socorrido por populares ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, a vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos, vindo a falecer.

A familia enlutada as nossas condolências. Pedro tinha 53 anos, e deixa esposa e três filhas.


Ver fotos > Sepultamento de Pedro Vicente d
a Silva


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos Assis Ramalho

Projeto obriga estabelecimentos a repassar couvert ao artista


Bares e restaurantes que oferecem espetáculos culturais poderão ser obrigados a repassar integralmente aos artistas o valor pago pelos clientes a título de couvert. Pelo Projeto de Lei 7710/14, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), o estabelecimento comercial também deverá firmar contrato com o músico profissional, no qual constem as obrigações e direitos de ambas as partes.

Ainda conforme a proposta, uma cópia desse documento deverá ser afixada na entrada do estabelecimento, de forma visível para os clientes. O objetivo dessa medida, segundo Santo Agostini, é comprovar que o valor cobrado será totalmente destinado ao artista.

O deputado argumenta os músicos profissionais são explorados por bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e similares. Segundo afirma, esses locais procuram “oferecer apresentações ao vivo como forma de atrair e agradar os clientes, sem o devido repasse do couvert ao artista”.

Lagoa Grande abraça caravana 40

Paulo Câmara realizou grande carreata no município sertanejo, nesta sexta-feira

A onda amarela tomou conta do município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, nesta sexta-feira (12). Liderada por Paulo Câmara (PSB), a caravana 40 arrastou a população local em uma grande carreata pelas ruas da cidade. A empolgação demonstrada pelos populares, que levavam bandeiras e faixas, reforça ainda mais o crescimento que a postulação do socialista exibe nas pesquisas de intenção de voto; uma tendência que não deve parar.

"As pesquisas já mostram o nosso crescimento. E é só o começo! Vamos continuar crescendo e o nosso adversário vai continuar caindo. Observamos isso nas ruas; vimos isso aqui em Lagoa Grande, que está unida pela continuidade das transformações iniciadas por Eduardo Campos. Vamos avançar ainda mais", comprometeu-se Paulo Câmara.

O socialista destacou que o seu futuro governo olhará para a região do Sertão do São Francisco de forma especial, com ações transformadoras que melhorarão a qualidade de vida de sua população. Paulo citou a educação como um exemplo do seu empenho para fazer de Pernambuco um Estado melhor.

Olimpíada de astronomia entrega mais de 42,5 mil medalhas em 2014

Paralelamente, foi realizada a 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) vai distribuiu este ano mais de 42,5 mil medalhas a alunos de todo o país. O número de premiados é 26% maior do que em 2013. Foram distribuídas 10.412 medalhas de ouro, 14.451 de prata e 17.693 de bronze.

Segundo o professor João Batista Garcia Canalle, do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, astrônomo e coordenador nacional da OBA, o nível dos estudantes que prestaram a prova foi muito bom e as notas de corte ficaram muito altas. “Nos preocupamos em fazer uma prova acessível a todos, mas alunos que fazem olimpíadas por ano seguidos têm melhor desempenho e escolas que participam há mais tempo favorecem a obtenção de notas mais altas”, disse.

Canalle explicou que o objetivo principal da OBA é incentivar o aluno a ampliar o conhecimento científico. Segundo ele, as escolas e os professores acabam entendendo que a prova não é para medir esse conhecimento, mas para ajudá-los na prática em sala de aula. No site da olimpíada, estão disponíveis conteúdo didático e instruções simples de como construir os relógios de Sol e Estelar, o planisfério celeste rotativo, a montagem e o lançamento de foguetes feitos de garrafas pet.

Nesta 17ª edição da OBA, participaram 772.257 estudantes dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados. A olimpíada contou também com o auxílio de mais de 62 mil professores na realização das provas nas escolas.

“Paulo Câmara é um candidato que só funciona nos estúdios, quando é produzido e dirigido”

 Fotos: Alexandre Albquerque/Divulgação

Com uma trajetória política de destaque, Armando Monteiro (PTB) mostrou, mais uma vez, porque é o mais preparado para governar Pernambuco pelos próximos quatro anos. No debate promovido pela Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru, nesta sexta-feira (12), o petebista enumerou suas propostas para fazer o Estado avançar ainda mais. Armando também condenou a falta de respeito e de compromisso do candidato Paulo Câmara (PSB) de ausentar-se no duelo de ideias. “Paulo Câmara é um candidato que só funciona nos estúdios, quando é produzido e dirigido. Ele teme o confronto”.

Para Armando, a ausência de Paulo Câmara no debate pode ser explicada pela falta de preparo do candidato do PSB em dar as respostas para os problemas de Pernambuco. O petebista também lembrou a dificuldade que o socialista tem para responder aos questionamentos sobre a concessão de benefícios fiscais à empresa Bandeirantes Pneus, e por ter utilizado um jato onde um dos donos da aeronave seria um dos proprietários do grupo empresarial.

“O candidato Paulo Câmara foge do debate. Quem se submete ao julgamento popular tem que se submeter ao contraditório”, disparou Armando, logo emendando: “Lamento a ausência dele, que é alguém produzido para fazer programa de televisão, com script, e que receia se expor e debater as questões”.

Apresentando suas propostas para a segurança pública, Armando garantiu que vai criar dez Centros de Polícia Cidadã. Os espaços serão equipados com delegacias especializadas de modo a concentrar os serviços para a população. O petebista defendeu a criação de uma Conferência Estadual e de um Conselho Estadual de Segurança Pública. E enfatizou que vai reforçar os efetivos das Polícias Militar e Civil e promover integração das corporações

Petrobras abre seleção para 8.088 vagas de nível médio e superior


A Petrobras divulgou edital de processo seletivo para 8.088 vagas, sendo 663 imediatas e 7.425 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98. No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse o edital).

O edital ainda prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros e pardos.
Os cargos de nível superior são para administrador, analista de comercialização e logística – transporte marítimo, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro de equipamentos, engenheiro de petróleo, engenheiro de processamento, engenheiro de produção, engenheiro de segurança, geofísico, médico do trabalho e profissional de comunicação social – relações públicas.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico ambiental, técnico de administração e controle, técnico de comercialização e controle, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de estabilidade, técnico de exploração de petróleo, técnico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logística de transporte, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de perfuração de poços, técnico de projetos, construção e montagem nas especialidades de edificações, elétrica, eletrônica, estruturas navais, instrumentação e mecânica, técnico de segurança, técnico de suprimento de bens e serviços e técnico químico de petróleo.

Proposta de barrar voto de beneficiários do Bolsa Família gera indignação em cidade paranaense

Foto: Gazeta do Povo

A proposta de empresários de Ponta Grossa de suspender temporariamente o direito a voto de beneficiários de qualquer programa de transferência de renda gerou indignação e muita polêmica na cidade. De um lado, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial do município (ACIPG) defende a proposta, em uma cartilha distribuída a candidatos, e alega que programas como o Bolsa Família acabam sendo semelhantes à compra de votos. De outro, beneficiários descartam a ideia de as ações governamentais terem caráter eleitoral.

A reportagem é de Derek Kubaski, publicada pelo jornal Gazeta do Povo, 12-09-2014.

Se a proposta do empresariado prosperasse, ela impactaria na suspensão do direito ao voto dos eleitores que fazem parte de 13,9 milhões de famílias brasileiras beneficiárias do Bolsa Família, das quais 409 mil estão no Paraná. “A gente tem que rir, porque nem tem o que falar”, comenta a dona de casa Angélica Cordeiro Gonçalves, de 28 anos, que recebe o Bolsa Família. Ela cuida sozinha de três filhas pequenas com uma pensão de R$ 350 mais os R$ 70 mensais que recebe pelo programa. “Essa bolsa é uma forma de ajudar quem realmente precisa. No meu caso, é com esse dinheiro que consigo comprar o gás, a carne e o leite”, relata a jovem.

Trabalhadores rurais fecham apoio a Paulo

Socialista conversou com a categoria e reafirmou compromissos com o Sertão do São Francisco

Mantendo a tradição da Frente Popular de dialogar diretamente com os trabalhadores rurais, Paulo Câmara (PSB) abriu a sua agenda de campanha desta sexta-feira (12) reunindo-se com cerca de três mil representantes da categoria, em Petrolina. Acompanhado do seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), e de postulantes proporcionais, o socialista aproveitou o início da jornada dos trabalhadores, às 6h, para reafirmar o seu compromisso com a implementação de ações e programas para o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. O entusiasmo de Paulo empolgou os trabalhadores rurais, que fecharam apoio ao candidato da Frente Popular.

"É muito bom vir aqui cedinho, falar com vocês antes do início do dia de trabalho, para garantir que os nossos compromissos, os compromissos do ex-governador Eduardo Campos, serão honrados. Todos eles! Não vamos deixar de realizar nenhum dos seus sonhos", destacou Paulo, sendo muito aplaudido pelos trabalhadores rurais. "Vamos trabalhar para tirar o Canal do Sertão do papel; melhorar a irrigação; fazer com que a nossa educação e saúde continuem avançando. Vamos construir o Hospital da Mulher do Sertão. E será aqui em Petrolina", frisou.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Sertão, Francisco Pascoal ressaltou que nos governos da Frente Popular a categoria passou a receber um tratamento diferenciado do poder público. Ele lembrou que iniciativas como o programa Chapéu de Palha deixaram de ser implementadas apenas nas Matas Sul e Norte e passaram a ser observadas no Sertão.

Projeto facilita registro de sucos e polpas da agroindústria familiar


O Projeto de Lei 7083/14 facilita o processo de registro de pequena agroindústria, de agricultor ou empreendedor familiar, para produção de sucos e polpa de frutas artesanais. Pela proposta, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), o procedimento para o registro do estabelecimento, bem como os requisitos de rotulagem dos produtos serão simplificados, conforme regulamento.

Ainda assim, o texto mantém a exigência de supervisão de um responsável técnico habilitado para a produção, a padronização e o envasilhamento da polpa ou do suco de frutas.

No rótulo dos produtos também deverão constar informações como o nome do agricultor familiar e o endereço do imóvel rural onde foram produzidos, além do número da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar fornecida por entidade autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Comercialização
A comercialização poderá ser feita diretamente ao consumidor final na sede do estabelecimento familiar rural, em local mantido por associação de produtores, em feiras livres de produtores rurais ou para programa oficial de aquisição de alimentos.

Armando: “Paulo Câmara foge do debate”

Foto: Alexandre Albuquerque - Divulgação

No primeiro bloco de perguntas entre candidatos, Armando Monteiro (PTB) frisou que o candidato Paulo Câmara (PSB) fugiu do debate promovido pela Rádio Cultura do Nordeste por não ter preparo para discutir os temas de interesse da população. O outro debatedor, Zé Gomes (PSOL), também lamentou a ausência do socialista, citando a falta de interesse de Paulo Câmara em discutir temas sensíveis à população.

“O candidato foge do debate. É um candidato que só funciona nos estúdios, quando é produzido e dirigido. Ele teme o confronto. Quem se submete ao julgamento popular tem que se submeter ao contraditório”, disparou Armando, acrescentando que Paulo Câmara, no debate, teria dificuldade em explicar suas propostas para algumas áreas do governo.

“Como ele incentiva empresas que não geram empregos em Pernambuco e pune os micros e pequenos empresários? Como ele vai lidar com a situação de descaso das rodovias, como a PE-95?”, emparedou Armando Monteiro, logo acrescentando: “Isso demostra o despreparo que ele tem para a vida pública”.

TCE julga irregular gasto com combustíveis da Prefeitura de Custódia


A Segunda Câmara do TCE julgou irregulares na sessão desta quinta-feira (11) os gastos com combustíveis da Prefeitura de Custódia, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, no período de 01/01/2013 a 09/04/2013, com imputação de débito aos respectivos gestores.

O voto imputou ao prefeito Luiz Carlos Gaudêncio de Queiroz a restituição ao erário do montante de R$ 70.238,08; ao secretário de Saúde, Kássio Felipe Valeriano Freitas, R$ 48.379,70 e à secretária de Assistência Social, Sylvia Maria Barbosa de Queiroz, R$ 13.759,07.

O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto. Seu voto foi acompanhado pelos conselheiros Dirceu Rodolfo e Teresa Duere. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Guido Rostand.

ORIGEM – O processo (TC n° 1304412-6) referente a uma Auditoria Especial instaurada na Prefeitura com o objetivo de analisar a regularidade do Processo de Dispensa de Licitação nº 001/2013, cujo objeto foi a “aquisição de combustível para atender às Secretarias de Educação, Saúde e Obras pelo período de 60 (sessenta) dias, conforme solicitação do Secretário Municipal de Viação, Obras e Urbanismo”.

A auditoria teve como base uma denúncia da ex-secretária de Educação do Município, Luciara Frazão de Lima. Ela solicitou ao TCE que verificasse os gastos, os quais estavam indevidamente sendo realizados por dispensa de licitação.

Ibope: Dilma tem 39% das intenções de voto, Marina 31%, e Aécio, 15%

A avaliação do governo Dilma Rousseff subiu sete pontos percentuais, passando de 31% em junho para 38% em setembro, segundo a pesquisa.

Pesquisa de intenção de votos contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope mostra a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, com 39% das intenções de voto, seguida por Marina Silva, 31% e Aécio Neves, 15%.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, Dilma teria 42% e Marina, 43%. Caso a disputa fosse com o tucano Aécio Neves, a candidata à reeleição teria 48% dos votos contra 33%. Caso o segundo turno seja entre Marina e Aécio, a ex-senadora teria 51% dos votos e Aécio, 27%.

Na análise sobre potencial de votos, 15% das pessoas ouvidas declararam que votam com certeza em Aécio Neves e 35% não votariam nele. Dilma teria o voto de 32% dos entrevistados, 20% de pessoas que poderiam votar nela, enquanto 42% não votariam em sua reeleição de jeito nenhum. Em relação a Marina, 26% dizem que votam na candidata, 37% admitem que poderiam votar nela e 26% não a escolheriam nas urnas.

O cruzamento de dados entre a intenção de voto e a avaliação do atual governo mostra que Dilma lidera entre os que consideram seu governo ótimo ou bom. Esse grupo responde por 30,5 pontos percentuais das intenções de voto em seu nome. Marina Silva lidera entre os que consideram o governo Dilma regular, ruim ou péssimo e 13% dos entrevistados estão indecisos ou pretendem votar em branco ou anular seu voto.

A avaliação do governo Dilma Rousseff subiu sete pontos percentuais, passando de 31% em junho para 38% em setembro, segundo a pesquisa. A aprovação do modo de governar está equilibrada: 48% dos entrevistados aprova, enquanto 46% desaprova a maneira de condução do atual governo.

Debate, carreatas e comícios nas agendas de Armando neste fim de semana

Debate, carreatas e comícios nas agendas de Armando neste fim de semana (Foto: Leo Caldas/Divulgação)

Na reta final das eleições, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) intensifica as agendas de campanha. A série de compromissos inicia-se nesta sexta-feira (12), quando participou de mais um debate, dessa vez na rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. O debate aconteceu às 10h, com duração de 2h, e foi transmitido também pela Rádio Folha de Pernambuco. Armando esteve acompanhado dos candidatos Paulo Rubem Santiago (vice) e João Paulo (senador). De lá, o petebista segue para três carreatas nos municípios de Serra Talhada, Arcoverde e Custódia .

No sábado (13), Armando realiza uma caminhada em Garanhuns, no Agreste do Estado, às 10h. Ao final da atividade, o candidato a governador promove um grande comício no Pátio de Eventos Colunata. O restante do dia do petebista será dedicado a gravações para o guia eleitoral.

Armando também terá uma série de atividades no domingo (14). O dia começa com uma caminhada pelo bairro de Pontes dos Carvalhos, a partir das 10h, com um comício no final. Em seguida, à tarde, a partir das 14h, o candidato a governador segue para o município de Escada, na Zona da Mata, para uma grande carreata. O petebista ainda vai participar de comícios em Joaquim Nabuco, às 17h, e em Cachoeirinha, às 19h30.

Petrolândia: 4ª edição da Campanha Educativa de Trânsito é realizada na Escola Municipal José Araújo, com apoio do Lions Clube





Ten BM Souza Júnior - Comandante do Posto Avançado de Bombeiros em Petrolândia



Palestras proferida pelo instrutor de pilotagem Marcos Paulo, funcionário da vendedora de motos Sertamol de Petrolândia.


Educadores da Escola José Araújo da Silva

Nesta quinta-feira (11), a Escola Municipal José Araújo da Silva, situada na Quadra 10 de Petrolândia, recebeu a 4ª edição da Campanha Educativa de Trânsito, ciclo de palestras promovido pelo Lions Clube de Petrolândia, com apoio de várias empresas da iniciativa privada. O evento estendeu-se nos turnos matutino e vespertino da escola, com a apresentação de vídeos e atividades recreativas.

As palestras tiveram como objetivo orientar os alunos sobre os direitos e deveres dos cidadão, regras de orientação e, principalmente, procedimentos corretos no trânsito, com momentos para os alunos tirarem dúvidas com os palestrantes. Um dos principais assuntos abordados foi a segurança no trânsito, conscientizando os alunos sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, moto e carro.

Durante a manhã, umas das palestras foi proferida pelo instrutor de pilotagem, Marcos Paulo, funcionário da revendedora de motos Sertamol de Petrolândia. De acordo com o palestrante, além de ensinar uma boa maneira de se evitar acidentes de trânsito, as palestras ajudar a alertar os pais e irmãos na busca de um trânsito menos violento. Ainda pela manhã, houve palestras do Sd PM Araújo, da 4ª CIPM/Petrolândia, e de Flávio, da Polícia Rodoviária Federal.

À tarde, o Comandante do Posto Avançado de Bombeiros em Petrolândia, Ten BM Souza Júnior proferiu palestra sobre o tema “A Prevenção e o Combate a Incêndio, e primeiros socorros”. Entre outros ensinamentos, o comandante fez simulação de incêndio com botijão de gás. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas, respondidas pelo bombeiro militar sobre o assunto.

O evento foi encerrado por volta das 17h, após sorteio de prêmios doados por comerciantes locais. Entre outros, registramos a presença de Amanda Viana, presidente do Lions Clube de Petrolândia  e de Sizenando Alves, secretário da instituição.

Para ver todas as fotos do evento>Semana Nacional do Trânsito 2014

Amanda Viana, presidente do Lions Clube de Petrolândia, faz entrega de prêmio
 a aluno da Escola José Araújo da Silva

Souza Junior, Comandante do Corpo de Bombeiros de Petrolândia, recebe o carinho da criançada
Assis Ramalho e Damião (Servidor da Sec. de  Educação de Petrolândia)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho