sexta-feira, 2 de abril de 2021

Petrolândia: COVID-19! Pelo 2º ano consecutivo, Missa e Procissão do ‘Senhor Morto’ não aconteceu; REVEJA A ÚLTIMA EDIÇÃO REALIZADA EM 2019

Para matar a saudade O blog de Assis Ramalho reprisa matéria da última edição acontecida em 2019. VEJA ABAIXO!

HOJE (02/04/2021) É SEXTA-FEIRA SANTA - Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional
Missa e Procissão do ‘Senhor Morto’, nãofoi realizada em Petrolândia.

O motivo foi a suspensão das cerimônias presenciais evitando aglomerações e consequentemente as chances de disseminação do novo coronavírus.

Para matar a saudade O blog de Assis Ramalho reprisa matéria da última edição acontecida em 2019. VEJA ABAIXO!


Grande quantidade de fiéis compareceram a Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (19/04/2019), para acompanhar de perto a celebração da palavra e a procissão do Senhor Morto, tradicional rito católico realizado sempre na Sexta-Feira da Paixão durante a Semana Santa. O ato representa a crucificação e morte de Jesus Cristo para, desta maneira, relembrar o calvário.

A procissão teve início após a celebração da Paixão do Senhor pelo padre Luiz Augusto, e em seguida, por volta das 17:30 horas, os fiéis percorreram ruas do centro da cidade. Após a caminhada, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

"A Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e recolhimento porque na ocasião se recorda o drama do sofrimento e da morte injusta e violenta do redentor dos cristãos", esclarece pe Luiz Augusto, que também disse que a Sexta-feira Santa representa um momento de fé e amor por Jesus Cristo. “É um momento de máxima expressão de fé, e o povo também é um povo que busca caminhar com Jesus. E esse é um fato que deve marcar a nossa vida e a vida de todo esse povo. A vida de Jesus Cristo não terminou na cruz. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva no coração de todos”, comentou.

Dando continuidade a programação católica da Semana Santa, a paroquia São Francisco de Assis realizará neste sábado (20), a missa da Vigília Pascal. A cerimônia celebra a ressurreição de Cristo e a renovação da fé.

De acordo com o pároco Luiz Augusto, a celebração terá início às 20:00 do lado de fora da igreja, na Praça da Matriz, com a benção do fogo e a preparação do Círio Pascal para que os fiéis acendam as velas, que representam a renovação das promessas feitas no batismo.

Em seguida os católicos seguirão para dentro da Igreja da Matriz, onde o pároco dará início a missa. Logo após, por volta da meia noite, acontecerá a procissão de Jesus Ressuscitado e as bênção do pároco Luiz Augusto.

A programação da Semana Santa segue também neste domingo (21), quando se celebra a Páscoa. A igreja terá duas missas, às 08h30 e às 19h30.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR




Colisão entre três veículos na BR-232 em Serra Talhada deixa 15 feridos

Via ficou engarrafada por um bom tempo por causa do acidente - Foto: Vídeo / Reprodução

Um acidente envolvendo uma caminhonete e dois carros de passeio deixou 15 pessoas feridas no quilômetro 411 da BR-232, em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. A colisão aconteceu quando a caminhonete entrou na contramão da rodovia, colidiu na lateral de um corolla e depois bateu de frente em um Uno. O fato aconteceu por volta das 17h30 dessa quinta-feira (1).

Cinco pessoas ficaram feridas na caminhonete, cinco pessoas ficaram feridas no Uno e três pessoas ficaram feridas no Corolla. Os feridos foram socorridos para um hospital de Serra Talhada. O motorista dos carros realizaram o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

O motorista da caminhonete era inabilitado e se recusou a realizar o teste do bafômetro. Ele foi autuado e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por dirigir veículo sem habilitação. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Serra Talhada e se comprometeu a comparecer em juízo quando notificado.

Socorro

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, 10 vítimas foram atendidas, sendo três delas em estado mais grave no qual duas foram socorridas de imediato pelas viaturas e uma socorridas por populares para o Hospital Professor Agamenom Magalhães (HOSPAM) onde ficaram sob cuidados médicos. As outras 7 vítimas tiveram escoriações leves ou sem lesões aparentes. Por fim, foi feito a lavagem de pista e retirada dos veículos da pista de rolamento. A ocorrência terminou aproximadamente às 19:30.

Por Rádio Jornal

Carro atropela dois policiais na porta do Congresso dos EUA e um deles morre; criminoso foi baleado e também faleceu

Polícia do Capitólio ao lado de carro que se chocou contra a barreira de segurança do Congresso americano em 2 de abril de 2021 — Foto: J. Scott Applewhite/AP

Carro atropelou dois agentes na porta do Capitólio, segundo a polícia — Foto: NBC

Um homem avançou com um carro sobre a barreira de proteção na entrada do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, nesta sexta-feira (2). Dois policiais foram atropelados e levados a um hospital. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu, confirmaram autoridades locais. O criminoso foi baleado, levado a outra unidade de saúde, e também morreu.

Veja abaixo um RESUMO do atropelamento no Capitólio

* Um homem avançou, com um carro, sobre a barreira de segurança montada ao redor do Capitólio, em Washington, sede do Congresso dos EUA.

*Agentes de segurança balearam o motorista quando ele saiu do carro com uma faca na mão, segundo uma TV local – o homem foi detido no hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

* Dois policiais foram atropelados. Um deles morreu no hospital.

* Por causa do incidente, a sede do Congresso americano foi fechada por pouco mais de duas horas.

* Não se sabe qual a motivação do ataque nem se há ligações com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump ocorrida em 6 de janeiro.

De acordo com a porta-voz da Polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, o motorista do carro saiu armado com uma faca após avançar com o veículo sobre os policiais. Houve confronto, e os agentes de segurança atiraram contra o homem.

O criminoso foi identificado como Noah Green, segundo a emissora NBC. Ele tem 25 anos e é natural do estado de Indiana. As identidades dos policiais atingidos pelo atropelamento não foram divulgadas por enquanto.

A emissora americana CNN, citando fontes policiais, relata que um policial chegou a ser esfaqueado. Não se sabe, porém, se esse agente ferido a faca é um dos dois atropelados ou se seria uma terceira pessoa envolvida no caso.

Por causa do crime, autoridades americanas fecharam o complexo de edifícios onde fica o Capitólio alegando "ameaça à segurança". O fechamento durou pouco mais de duas horas. Duas ruas do centro de Washington também ficaram parcialmente bloqueadas. Como o Congresso está em recesso nesta sexta-feira, havia poucas pessoas no local.

Até a última atualização desta reportagem, não havia qualquer informação sobre a motivação do crime nem se houve ligações deste atropelamento com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro (leia mais sobre esse episódio no fim da reportagem).

"Esses são momentos difíceis para os policiais do Capitólio desde o ataque em 6 de janeiro e agora, peço que os coloquem em suas preces" — Yogananda Pittman, porta-voz da polícia do Capitólio

Jornalistas que estavam no local flagraram o momento em que um helicóptero pousa em frente a uma das entradas do Capitólio. Os profissionais de imprensa também mostram uma grande presença policial nos arredores do prédio.

Um episódio semelhante ocorreu em outubro de 2013, quando uma mulher furou um bloqueio ao Capitólio com um carro. Ela foi baleada e morta pelos policiais após uma perseguição.

Invasão ao Capitólio

O atropelamento ocorre quase três meses depois de um grupo de extremistas apoiadores do então presidente Donald Trump invadirem o Capitólio durante a sessão que confirmava a vitória de Joe Biden como presidente eleito dos EUA. A violência deixou 5 mortos, inclusive um policial que fazia a segurança do local.

Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se o incidente desta sexta tinha alguma relação com a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro.

Por G1

Petrolândia: Novo boletim informativo divulgado nesta sexta (02) aponta que o município tem 4 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; confira o quadro completo





Boletim informativo da Secretaria de Saúde da prefeitura de Petrolândia, divulgado nesta sexta-feira (02/04/2021), informa que subiu de três para quatro o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em comparação com o último boletim divulgado no dia 30 de maio.  confira abaixo o quadro completo

Também informa que o município continua com 20  pessoas com a suspeita do coronavírus.

Entre os casos ativos, dois estão em isolamento e dois em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830


A TENÇÃO!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO




Confira abaixo locais com os 4 casos ativos



 

Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado em 30 de março de 2021



Confira abaixo locais com os 3 casos ativos



Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim desta sexta-feira [02/04/2021]: Pernambuco totaliza 353.997 casos da Covid-19 e 12.295 mortes após confirmar mais 1.779 infectados e 46 óbitos


Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (2), 1.779 casos da Covid-19 e 46 óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado passou a totalizar 353.997 infectados pelo novo coronavírus e 12.295 mortes devido à pandemia, registros que começaram a ser feitos em março de 2020.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que as confirmações desta sexta-feira (2) abrangem 135 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.644 quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco tem 36.412 casos graves e 317.585 formas leves da doença.

Com relação aos 46 óbitos, eles aconteceram entre o dia 8 de janeiro de 2021 e a quinta-feira (1º). "Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", afirmou o governo do estado, em nota.

Por G1 PE

Prefeito de Curitiba envia à Câmara PL para multar quem der comida a sem-teto

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) (26.fev.2021)O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) (26.fev.2021)Foto: Reprodução/CNN

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), enviou um projeto de lei à Câmara dos Vereadores para regular a distribuição de alimentos aos cidadãos sem-teto. O texto do Executivo municipal prevê aplicação de multas de até R$ 550,00 a entidades e indivíduos que promovam a distribuição de marmitas a pessoas em situação de rua sem autorização prévia da Prefeitura.

O PL que propõe a criação do programa "Mesa Solidária" foi encaminhado à Câmara Municipal na segunda-feira (29). O documento define que os interessados em disponibilizar refeições e alimentos aos sem-teto deverão realizar cadastro na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) para prosseguir, sem prejuízo, com as atividades.

De acordo com o texto, o cadastro somente será realizado se conter, "no mínimo, a identificação completa do serviço voluntário, assinatura de termo próprio, alinhado com as políticas públicas e legislações vigentes na área."

Sob a regulação da pasta, os voluntários seriam orientados a realizar a distribuição das refeições com data, local e horário de atendimento previamente definido. Caso o projeto seja aprovado na Câmara dos Vereadores, os grupos que descumprirem as regras serão advertidos, em um primeiro momento, e, se reincidirem, ocorrerá a aplicação de multa de R$ 150,00 a R$ 550,00.

Repercussão

Partidos de esquerda e líderes de movimentos sociais que atuam junto às pessoas em situação de rua rechaçaram a proposta, que repercutiu entre parlamentares e nas redes sociais. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffman, disse que o projeto de lei elaborado pela administração do prefeito Rafael Greca está na "linha do genocídio".

"Diante da fome na pandemia, a mobilização pela doação de alimentos cresce a cada dia, mas isso não comove Rafael Greca, prefeito de Curitiba, que teve o desplante de enviar à Câmara projeto para punir entidades que distribuem comida à população de rua. Está na linha do genocida", escreveu Gleisi nas redes sociais.

Guilherme Boulos (PSOL), líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), também usou as redes sociais para se opor ao projeto do prefeito de Curitiba, a quem chamou de canalha e desumano.

"CANALHA! Rafael Greca, prefeito de Curitiba, enviou projeto de lei para multar em até R$550 quem distribuir comida à população em situação de rua. Dá pra pensar algo mais desumano?", escreveu o líder nacional do MTST.

Em resposta a um de seus seguidores no Twitter, o prefeito explicou que a medida não irá proibir as doações. "Não proibimos nada. Vamos organizar a distribuição de comida com segurança alimentar e Nutricional - e Vigilância Sanitária."

Em outro momento, afirmou que o programa não impede a distribuição. "Cadastrar e convidar para um recinto asseado não é impedir aos bons e benevolentes de distribuir alimentos e exercerem seu Voluntariado Social. 40 ONGS, várias igrejas e templos Espíritas, de Umbanda e de Candomblé, Lojas Maçônicas já entenderam isto."

A CNN procurou a Prefeitura de Curitiba, mas, até a publicação, não obteve resposta.

Por: Julyanne Jucá e Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

Homem mata a tiros ex-esposa e ex-sogra em frente à filha de 13 anos, em Paudalho

 

Crimes aconteceram em Paudalho - Foto: Reprodução/TV Jornal

Um homem assassinou a tiros a ex-esposa e a ex-sogra e se matou em frente à filha de 13 anos, em Chã de Cruz, em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. O crime ocorreu na quinta-feira (1º) e foi divulgado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (2).

O caso foi registrado pelo delegado Bruno Ugalde como feminicídio, que é quando a vítima é morta pelo fato de ser mulher. O homem foi identificado como Charles Cordeiro de Lima, de 40 anos; e a ex-companheira dele, Vivian Regina da Silva Gomes, de 31 anos.

Ela era manicure e ele trabalhava como mecânico. O casal tinha três filhos. O crime teria ocorrido porque a Vivian tinha acabado o relacionamento no fim de 2020 e Charles não aceitava a separação, segundo o delegado. Meses antes, a vítima solicitou uma medida protetiva contra o agressor.

O mecânico chegou à casa em que a família morava no início da tarde da quinta-feira (1º). O delegado contou que, depois de entrar na residência, Charles bateu na ex-sogra, Adeílda Maria da Silva, de 53 anos, e atirou na cabeça dela, disparou também contra a ex-companheira e se suicidou em seguida.

Adeílda foi socorrida para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Posteriormente, ela foi transferida para o Hospital da Restauração, no Centro da capital pernambucana, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a perícia, a arma utilizada no crime foi um revólver calibre 38. Os três corpos foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro do Recife. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de São Lourenço da Mata.

Por G1 PE

Petrobras aumenta gás de cozinha em 5% a partir de hoje


A Petrobras vai aumentar o preço médio de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) em 5% para as distribuidoras hoje. O quilo do gás liquefeito de petróleo (GLP) produzido nas refinarias da Petrobras vai ficar, em média, R$ 0,15 mais caro . O quilo do produto passa a ser vendido a R$ 3,21 e o botijão de 13 kg, a R$ 41,68. Segundo a empresa, a alta reflete as movimentações da cotação internacional do petróleo , utilizado como insumo na produção do produto, além do câmbio.

Este é o quarto aumento do ano. Em 2021, o número de reajuste e os percentuais de alta têm sido menores que os praticados no comércio de gasolina e óleo diesel.

Em nota, a empresa afirma que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. A petroleira ressalta que até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para envase pelas distribuidoras, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores.

O último reajuste realizado pela Petrobras foi em 1º de março, o que deixou o preço do botijão de gás de cozinha praticamente estável em R$ 83,25, frente à média de R$ 83,18 uma semana antes. No Rio, o preço médio está em R$ 75,99. O valor mais alto do combustível está na região Centro-Oeste, a R$ 120,00, mesmo após os impostos federais serem zerados para o botijão de 13 quilos de GLP.

Fonte: Economia

Consulta sobre auxílio emergencial pode ser feita a partir de hoje: Veja se você vai receber



Os trabalhadores já podem consultar, a partir desta sexta-feira (2), se receberão a nova rodada do Auxílio Emergencial.

A consulta pode ser feita no site da Dataprev, empresa estatal responsável por processar os pedidos – clique aqui para acessar. O beneficiário deverá informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Também é possível consultar pelos canais da Caixa: pelo auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

Só são elegíveis à nova rodada de pagamentos os trabalhadores que tinham o direito reconhecido ao Auxílio em dezembro do ano passado. A Dataprev analisou, entre esses beneficiários, quem se encaixa nas regras deste ano. Assim, não serão abertas novas inscrições.

A nova rodada do Auxílio Emergencial começa a ser paga em 6 abril, como medida de resgate aos mais vulneráveis em momento de agravamento da pandemia do coronavírus.

O retorno do benefício será em quatro parcelas, com valores específicos conforme o perfil de quem recebe. O valor médio dessa rodada é de R$ 250, mas pode variar de R$ 150 a R$ 375 a depender da composição de cada família.


Por G1 Economia

Petrolândia: Em tempos de pandemia, poucos fiéis comparecem ao mirante da serrota para meditar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Na manhã desta sexta-feira, 02 de abril de 2021, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia fez visita ao mirante da serrota, local próximo a cidade, onde tradicionalmente é realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

Ao contrários de outros anos, encontramos por lá pouco fiéis que faziam orações e meditações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Também aproveitavam a oportunidade para registrar fotos da bonita paisagem.

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, momento mais emblemático das celebrações da Semana Santa, não será realizada em Petrolândia. 

O motivo é a suspensão das cerimônias presenciais evitando aglomerações e consequentemente as chances de disseminação do novo coronavírus.

Confira abaixo fotos registradas pela nossa reportagem na manhã de hoje (02/04/2021)















Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

veja também
Para matar a saudade O blog de Assis Ramalho reprisa matéria da última edição encenada em 2019. CLIQUE ABAIXO!


Blog de Assis Ramalho