sexta-feira, abril 02, 2021

Petrolândia: COVID-19! Pelo 2º ano consecutivo, Missa e Procissão do ‘Senhor Morto’ não aconteceu; REVEJA A ÚLTIMA EDIÇÃO REALIZADA EM 2019

Para matar a saudade O blog de Assis Ramalho reprisa matéria da última edição acontecida em 2019. VEJA ABAIXO!

HOJE (02/04/2021) É SEXTA-FEIRA SANTA - Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional
Missa e Procissão do ‘Senhor Morto’, nãofoi realizada em Petrolândia.

O motivo foi a suspensão das cerimônias presenciais evitando aglomerações e consequentemente as chances de disseminação do novo coronavírus.

Para matar a saudade O blog de Assis Ramalho reprisa matéria da última edição acontecida em 2019. VEJA ABAIXO!


Grande quantidade de fiéis compareceram a Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (19/04/2019), para acompanhar de perto a celebração da palavra e a procissão do Senhor Morto, tradicional rito católico realizado sempre na Sexta-Feira da Paixão durante a Semana Santa. O ato representa a crucificação e morte de Jesus Cristo para, desta maneira, relembrar o calvário.

A procissão teve início após a celebração da Paixão do Senhor pelo padre Luiz Augusto, e em seguida, por volta das 17:30 horas, os fiéis percorreram ruas do centro da cidade. Após a caminhada, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

"A Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e recolhimento porque na ocasião se recorda o drama do sofrimento e da morte injusta e violenta do redentor dos cristãos", esclarece pe Luiz Augusto, que também disse que a Sexta-feira Santa representa um momento de fé e amor por Jesus Cristo. “É um momento de máxima expressão de fé, e o povo também é um povo que busca caminhar com Jesus. E esse é um fato que deve marcar a nossa vida e a vida de todo esse povo. A vida de Jesus Cristo não terminou na cruz. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva no coração de todos”, comentou.

Dando continuidade a programação católica da Semana Santa, a paroquia São Francisco de Assis realizará neste sábado (20), a missa da Vigília Pascal. A cerimônia celebra a ressurreição de Cristo e a renovação da fé.

De acordo com o pároco Luiz Augusto, a celebração terá início às 20:00 do lado de fora da igreja, na Praça da Matriz, com a benção do fogo e a preparação do Círio Pascal para que os fiéis acendam as velas, que representam a renovação das promessas feitas no batismo.

Em seguida os católicos seguirão para dentro da Igreja da Matriz, onde o pároco dará início a missa. Logo após, por volta da meia noite, acontecerá a procissão de Jesus Ressuscitado e as bênção do pároco Luiz Augusto.

A programação da Semana Santa segue também neste domingo (21), quando se celebra a Páscoa. A igreja terá duas missas, às 08h30 e às 19h30.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR




Nenhum comentário:

Postar um comentário