quinta-feira, 21 de maio de 2020

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia retorno das barreiras sanitárias para manter o controle do coronavírus no município

 

Controlar a pandemia do novo coronavírus no município tem sido uma tarefa constante da Prefeitura de Paulo Afonso nos últimos meses. De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, o isolamento social e as barreiras sanitárias criadas no início da pandemia foram fundamentais para o controle da situação.

Nesta quinta-feira (21), o Ghiarone anunciou a adoção de novas medidas consideradas essenciais para impedir a incidência de novos casos. Entre elas, ele destaca o retorno das barreiras sanitárias que funcionarão 24 horas, a partir deste sábado (23), no posto da Polícia Rodoviária Federal e na divisa com o município de Glória, próximo à entrada da localidade Riacho da Morena.

“Apesar da presença do coronavírus, Paulo Afonso apresenta um índice de incidência considerado baixo. Até o momento, temos um paciente sendo tratado em Petrolina, e os demais casos confirmados são considerados leves ou moderados. Mas, para manter o controle, o prefeito Luiz de Deus determinou, entre outras ações, o retorno das barreiras sanitárias, a partir deste sábado (23), com a troca de turno dos servidores de seis em seis horas”, explicou.

Ainda segundo ele, as barreiras terão novo formato e mais rigor, com base em dados técnicos da vigilância epidemiológica. “Todas as pessoas que entrarem e saírem de Paulo Afonso serão abordadas pelas equipes e passarão pelos procedimentos necessários”, adiantou

Além das barreiras instaladas na BR 110 e na BA 210, será montado um posto de abordagem no distrito de Malhada Grande. Na localidade, em frente a unidade de saúde, as equipes estarão verificando a temperatura e saturação de oxigênio de motoristas e ocupantes dos veículos que transitam pela rodovia, alguns, vindo ou saindo do estado de Sergipe. O posto do PCTRAN, próximo à ponte de acesso à ilha, funcionará basicamente para desinfecção de veículos.

Guiarone Garibaldi informou ainda que os centros de triagem do Ginásio Luís Eduardo e da Praça CEU continuam funcionando e terão novo formato para aprimorar o atendimento. O Luiz Eduardo vai ganhar leitos e funcionará como um mini-hospital de campanha.

No sábado (23), a partir das 8h, na Avenida Apolônio Sales, em frente à Secretaria de saúde, será realizado um drive thru de vacinação contra a gripe.

Por PA4.COM.BR - Blog de Ozildo Alves

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (22/05) a partir das 8 horas; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (22/05/2020) a partir das 8h00 da manhã. Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.




Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Sargento da Polícia Militar morre de coronavírus aos 51 anos em Salgueiro, no Sertão de PE

Mesmo com com os cuidados médicos no hospital, o militar faleceu no local. — Foto: Redes Sociais

Um sargento da Polícia Militar morreu na madrugada desta quinta-feira (21), depois de contrair Covid-19 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a PM, Ribamar dos Santos, de 51 anos, apresentou sintomas do novo coronavírus e foi levado ao hospital São Francisco. Mas, mesmo com com os cuidados médicos, o militar faleceu no local.

A Polícia Militar informou que está tomando todos os cuidados necessários de prevenção à Covid-19. A tropa está recebendo equipamentos de proteção individual, como máscaras de tecido, álcool a 70% e em gel. Além disso, os policiais também estão sendo orientados em vídeos sobre o uso correto das máscaras e desinfecção de viaturas.

Confira a nota completa da Polícia Militar de Pernambuco

A Polícia Militar informa que o sargento Ribamar dos Santos Silva, 51 anos, foi vitimado de COVID19, na madrugada de hoje (21). O militar estava na da reserva remunerada e, após apresentar os sintomas do novo coronavírus, foi levado para o pronto socorro conveniado da PM, hospital São Francisco, na cidade do Salgueiro, contudo, apesar dos cuidados médicos, faleceu no local. A Polícia Militar ressalta que vem tomando as precauções necessárias no sentido de fornecer material e orientação quanto ás medidas sanitárias de prevenção ao COVID-19 ao seu efetivo. Estão sendo distribuídos equipamentos de proteção individual, como máscaras de tecido, álcool a 70%, em gel e em líquido, dentre outros. Somados a essas medidas, vídeos de orientação com medidas de prevenção ao contágio, quanto ao uso corre.

Por G1 Petrolina

Tacaratu: Nutricionista Jamile Nunes e Dr Amilton Viana (Cardiologista) atendem na Mais Saúde nesta sexta (22/05)


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa que a nutricionista Dra Jamile Nunes e o médico cardiologista Dr Amiltons Viana atendem nesta sexta-feira, 22 de maio de 2020.

Marque sua consulta pelo contato (87) 9.9938-9602

Paulo Afonso (BA):Reviravolta: após prefeitura divulgar duas mortes por suspeita de covid-19, testes dão negativo e familiares estão revoltados

Antes do resultado, a família da mulher de 57 anos emitiu uma nota aberta onde informava que ela não havia falecido por covid-19.

Os testes para covid-19 dos pacientes que morreram na última sexta-feira (15), uma mulher de 57 anos e um jovem de 21, deram negativo. A informação foi confirmada pelos familiares no programa Radar, apresentado por Ozildo Alves, na Rádio Angiquinho.

A polêmica surgiu após a prefeitura de Paulo Afonso divulgar nas redes sociais que os dois pacientes foram submetidos ao teste da covid-19. De imediato, as famílias rebateram as informações e disseram que os parentes não haviam sido infectados.

Os dois corpos foram enterrados no bairro Tancredo Neves. Os familiares relataram que entraram em contato com a gestão municipal, para que eles sejam enterrados em covas das famílias, no cemitério Padre Lourenço Tori, no bairro Centenário.

Um dos familiares relatou ao âncora do Radar que a família estava sendo retaliada por conta da divulgação da suspeita da morte do jovem de 21 anos por covid-19. “Nós sofremos na pele o preconceito das pessoas. Todos os familiares foram retaliados, mas graças a Deus, a resposta veio”, afirmou Danilo Barbosa, primo do jovem.

Antes do resultado, a família da mulher de 57 anos emitiu uma nota aberta onde informava que ela não havia falecido por covid-19.

Por PA4.COM.BR/Blog de Ozildo Alves

Prefeitos dos 184 municípios pernambucanos terão 10 dias para informar ações de combate ao Covid-19



Os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos terão um prazo de 10 dias para informar ao Tribunal de Contas, todas as ações que estão sendo implementadas pela administração nas áreas de saúde e assistência social, durante o período de combate ao novo Coronavírus.

A resposta será dada por meio de um questionário enviado às prefeituras pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE, encaminhado na última segunda-feira (18).

O formulário aborda questões relacionadas a normativos publicados, plano de contingência, protocolos na atenção básica, treinamento das equipes de saúde, canais de teleatendimento, contratações/aquisições, ações de assistência social e aos alunos da rede municipal, e infraestrutura hospitalar de suas localidades.

As respostas deverão ser encaminhadas no prazo de até 10 dias corridos após o recebimento, juntamente a um ofício com assinatura física ou digital do prefeito, informando o responsável pelo envio das informações.

A iniciativa do TCE leva em conta o atendimento à Lei Federal nº 13.979/2020, que trata das medidas para enfrentamento à pandemia do Coronavírus no país, bem como às portarias nº 188/2020 e nº 356/2020, do Ministério da Saúde e ao Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde, dentre outros.

A omissão no envio dos dados no prazo estabelecido, assim como a remessa de declaração falsa, pode resultar na lavratura de Auto de Infração, assegurada pela lei orgânica do TCE e por ato normativo específico.

Clique aqui para visualizar o questionário na íntegra (Lembramos que a resposta ao questionário deverá ser feita exclusivamente através do formulário, cujo link consta do ofício circular).

Para fazer o upload do arquivo e enviar as informações, o responsável deverá estar logado em uma conta Google, que poderá ser criada gratuitamente no site do Google, caso não possua.

Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail atendimentocce@tce.pe.gov.br.

Por TCE-PE

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta (22/05) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (22/05/2020), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Presidente Jair Bolsonaro e ministros participam por videoconferência de reunião com governadores (Assista ao vídeo)

 


O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, realizou nesta quinta-feira (21) uma videoconferência com governadores para discutir ações relacionadas ao enfrentamento da crise de saúde e econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), participaram da videoconferência. Antes, tiveram uma audiência com Bolsonaro.

Na abertura do encontro, Bolsonaro disse que o governo defende congelamento de salários de servidores até o ano que vem.

“Bem como nesse momento difícil que o trabalhador enfrenta, alguns perderam seus empregos, outros tendo salário reduzido, os informais que foram duramente atingidos nesse momento, buscar maneiras de, ao restringirmos alguma coisa até 31 de dezembro do ano que vem, isso tem a ver com servidor público da União, Estados e municípios, nós possamos vencer essa crise”, afirmou o presidente.

Assista abaixo a íntegra da videoconferência

Senado cancela sessão após secretário-geral ser diagnosticado com covid-19


Em virtude do diagnóstico de covid-19 do Secretário-Geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, a sessão deliberativa prevista para esta quinta-feira (21) foi cancelada.

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), anunciou que a sala de comando das sessões remotas precisará ser desocupada para higienização. “Há uma recomendação para desocupação da sala de controle das votações, para um trabalho de higienização completa”, comunicou Gomes.

O secretário-geral auxilia o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na condução dos trabalhos legislativos. Apesar da participação dos senadores por videoconferência, Alcolumbre, assessores e técnicos do Senado têm desempenhado o trabalho presencialmente. Em março, Alcolumbre foi diagnosticado com covid-19 e ficou afastado dos trabalhos legislativos por cerca de três semanas. O senador não deverá fazer novo teste, segundo sua assessoria.

Estavam na pauta da sessão do Senado projetos de regulamentação da telemedicina veterinária, destinação de leitos privados ao SUS e de suspensão de dívidas rurais. Alcolumbre ainda não indicou se a reunião do colégio de líderes, prevista para ocorrer na sexta-feira (22), está mantida.

Por Congresso em Foco

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres Candeia e Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atendem na MedClinic nesta sexta (22/05); agende sua consulta

A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia) e Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) vão atender nesta sexta-feira, 22 de maio de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Paróquia de Tacaratu comemora 211 anos no próximo domingo (24/05)





Fotos: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Por Joana Silva

MAIO é um mês de muitas coisas boas. É o mês de Maria, mês das mães, mês da Lei Áurea e é também o mês de TACARATU.

No próximo dia 24 de maio a paróquia de Tacaratu completa 211 anos. No dia 13 deste mesmo mês, comemorou-se, contraditoriamente, 66 anos de emancipação política deste que é um dos mais antigos municípios do sertão pernambucanos.

Na realidade Tacaratu é município autônomo desde 1849, pela Lei provincial 248 de 24 de junho.( Esta é a certidão de nascimento do município de Tacaratu).

Com a inauguração da estrada de ferro em Jatobá de Tacaratu em 1883, a povoação prosperou rapidamente e passou à sede do munic´pio em 1887.Mesmo assim, Tacaratu continuou sede da comarca e da paróquia. Este acontecimento foi o marco inicial da decadência do município de Tacaratu.

Com alguns atropelos em Jatobá: a desavença entre os Cavalcante e Cipriano Queroz e duas grandes enchentes que destruíram muitas casas na vila, a sede do município voltou para Tacaratu em 1926.

Em 1938 Tacaratu perde novamente a sede para o segundo distrito, agora com o nome de Itaparica,só vindo a se firmar como municipio independente em 13 de maio de 1954.

Neste ano de 2020 os tacaratuenses comemoraram 66 anos de emancipação política o que na verdade seriam 66 anos de restauração da emancipação política, que se deu em 1849.

A paróquia de Tacaratu tem 211 anos e o núcleo habitacional tem cerca de324 anos com uma linda história de Missão de pesquisa folclórica de Mario de Andrade em 1938,Festa da Farinha em 1941, Festa do Feijão em 1942, Congresso Eucarístico paroquial em 1952, ordenação de um Arcebispo, 2 padres 4 freiras e um santuário da diocese, com uma padroeira milagrosa que atrai romeiros de várias partes do pais.

Supões-se que a localização entre serras que fez desta bela cidade uma localidade escondida por várias décadas somada à indiferença de muitos dos seu filhos que não cuidaram bem da terra mãe fizeram com que o município apareça hoje com 66 anos mal vividos.

Informações: Joana Silva
Fonte de Pesquisa-Tacaratu Serra de Muitos Cabeços

Petrolândia: Cirurgião-Dentista Dr. Ígaro Cordeiro atende na Petroclínica neste sexta (22/05); Consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que o Cirurgião-Dentista Dr Ígaro Cordeiro, irá atender nesta sexta-feira, 22 de maio de 2020.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Jatobá: Em nota Secretaria Municipal de Educação esclarece sobre o reajuste do Piso Salarial dos Professores

Piso salarial dos professores vai subir em 2020, anuncia o presidente

A prefeita Goreti Cavalcanti Varjão e a Secretária Municipal de Educação Valdenice da Silva iniciarão a partir desse mês de maio o ajuste de 12,84 % no piso salarial dos professores da rede municipal. O reajuste contemplará o salário base e gratificações de todos os docentes da rede, com repercussão em toda a grade de vencimentos. O acordo do pagamento das férias e o reajuste do piso salarial 2020, foi firmado no início do ano com os professores por meio de diálogos coletivos com o SINDICATO e Conselho do FUNDEB, onde foi discutido o ajuste das contas da prefeitura (entre receitas e despesas) mantendo-se fiéis à política de Valorização do Profissional da Educação.

Para a prefeita Goreti Cavalcante Varjão, que também é professora, mesmo reconhecendo que estamos atravessando momentos difíceis, devido a pandemia do Covid-19, não permitiu que os professores fossem prejudicados, reconhecendo o esforço e dedicação dos docentes em manter mesmo nesse momento de isolamento social, o vínculo entre estudantes e suas famílias, sendo criativos nos planejamentos das aulas remotas, para atender e interagir, pensando no melhor desenvolvimento do Processo Ensino Aprendizagem.

A Secretária de Educação, Valdenice da Silva, que também é professora efetiva do município, agradece a confiança das (os) colegas de classe, e sente-se lisonjeada em está responsável pela pasta, lutando e defendendo os direitos da categoria, bem como da qualidade do Ensino municipal, onde aproveita a oportunidade para parabenizar a todos os professores da rede pelo belíssimo trabalho que estão sendo realizados para atender os estudantes da rede neste momento atípico em que o nosso país passa e, com a suspensão das aulas, todos os dias estão reinventando, criando, aprendendo e se dedicando a nova forma de fazer educação.

O pagamento do piso salarial obedece a Lei 11.738/2008, cujo texto garante o vencimento mínimo aos profissionais da educação básica com formação em magistério, nível médio, para jornada de até 40 horas semanais. Os professores em início de carreira, com carga horária e formação equivalentes ao definido pela lei do piso, passam do valor de R$ 2.557,73 para R$ 2.886,15 (jornada de 40 horas semanais) e de R$ 1.918,00 para R$ 2.164,61 (jornada de 30 horas semanais).

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Delegado instrutor de tiro é baleado e namorada morre durante briga por ciúmes em SP


Investigadores acreditam que a modelo Priscila Delgado de Bairros tentou matá-lo e em sequência se suicidou, mas não descartam a hipótese de feminicídio

O delegado da Polícia Civil de São Paulo e instrutor de tiros Paulo Bilynskyj, 33, foi encontrado baleado hoje em seu apartamento em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). Sua namorada, a modelo Priscila Delgado de Bairros, 27, foi encontrada morta no banheiro do local, também com marca de tiro na altura do peito, na região lateral do corpo. Segundo a Polícia Civil, a principal suspeita é de que ela tentou matá-lo e se suicidou na sequência. Investigadores, porém, não descartam a suspeita de um feminicídio e de um tiroteio no apartamento. Em um vídeo gravado por um colega no hospital, o delegado afirmou que a mulher atirou seis vezes contra ele e, depois, se matou. A modelo fazia curso de tiros.

Policiais militares que foram ao local disseram à reportagem que a mulher tinha um relacionamento recente com o delegado. Policiais civis dizem que os tiros atingiram dedo, perna e abdômen de Bilynskyj e que a mulher atirou contra ele por ciúmes, depois de ver uma mensagem no celular do delegado.

Investigadores dizem ser cedo para saber ao certo o que ocorreu. No entanto, a versão apresentada pelo delegado contrasta com o perfil da modelo. Ela costumava fazer curso de tiro. Em tese, dizem os investigadores, não erraria seis tiros numa curta distância.

Além disso, ela foi encontrada com a marca de tiro na altura do peito na região lateral do corpo, o que também não é comum em casos de suicídio. Ele foi socorrido por vizinhos ao hospital Green Line. Depois, ele foi transferido para o hospital Mário Covas, em Santo André. Colegas de trabalho do delegado afirmaram que ele está em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas estabilizado.

O delegado é conhecido nas redes sociais por defender o uso de armas para proteção de vidas. Além de delegado e de instrutor de tiros, ele é professor em uma escola de cursos preparatórios. Com passagem pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), atualmente o delegado é plantonista no 101º DP (Distrito Policial), no Jardim das Imbuias, zona sul de São Paulo.

Diversos policiais militares foram até o local do crime. No entanto, procurada, a PM (Polícia Militar) afirmou que não iria se posicionar e pediu que a reportagem procurasse a SSP (Secretaria da Segurança Pública). Em nota, a SSP afirmou que a Corregedoria da Polícia Civil vai investigar o caso. "Todas as circunstâncias relativas aos fatos serão apuradas em inquérito policial pelo órgão corregedor da instituição", disse a pasta.

O prédio é o mesmo onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um apartamento considerado sua residência principal. Segundo a assessoria de imprensa do petista, ele não estava em casa na hora do crime. 


O delegado Paulo Bilynskyj, da Polícia Civil de SP, e a modelo Priscila Delgado de Bairros

Luís Adorno*
Do UOL, em São Paulo

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta sexta [22] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta sexta-feira, 22 de maio de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta sexta-feira (22/05)

Governadores apoiam veto a reajustes de salário para servidores


Em reunião por videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro, os governadores manifestaram hoje (21) apoio ao veto do trecho do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que deixa várias categorias do funcionalismo de fora do congelamento de salários de servidores públicos, proposto pelo governo federal.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também participaram do encontro, ao lado de Bolsonaro e de ministros de Estado, a partir do Palácio do Planalto.

“É o momento da unidade nacional, [em] que todos nós estamos dando uma cota de sacrifício, é um momento ímpar na história do país, e a maioria dos governadores entende [ser] importante vetar esse artigo dos aumentos salariais”, disse o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, em nome de todos os governadores. “Pedimos que sancione esse projeto porque é importante para manutenção das atividades dos entes federados, para poder socorrer principalmente aqueles assuntos relacionados à saúde”, afrrmou Azambuja.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 39/20, que foi aprovado no dia 6 de maio, garante auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o combate ao novo coronavírus, e tem como contrapartida medidas de controle de gastos, como a suspensão do reajuste.

Além dos profissionais de saúde e segurança pública e das Forças Armadas, os parlamentares excluíram do congelamento trabalhadores da educação pública, servidores de carreiras periciais, das Polícias Federal e Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência social.

Azambuja citou estudos do Ministério da Economia segundo os quais os dois anos de congelamento de reajuste liberariam R$ 69 bilhões nas despesas dos estados com funcionalismo e R$ 62 bilhões, nas dos municípios. “É impossível darmos qualquer aumento agora porque precisamos cuidar da população brasileira como um todo”, destacou o governador sul-mato-grossense.

Bolsonaro anunciou que o PLC será sancionado em breve, após alguns ajustes técnicos, e que as progressões e promoções dos servidores continuarão ocorrendo normalmente. Apenas os reajustes serão suspensos. O projeto aprovado também prevê a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos homologados até o dia 20 de março deste ano. Tal suspensão será mantida até o fim do estado de calamidade pública em vigor no país.

De acordo com o presidente, serão vetados quatro dispositivos, e ele pediu apoio para que esse vetos sejam mantidos pelo Congresso. “Enquanto se fala que os informais perderam muito, que os formais também, muitos perderam seus empregos ou tiveram salários reduzidos. Essa é a cota de sacrifício dos servidores, pela proposta que está aqui, de não ter reajuste até 31 de dezembro do ano que vem”, disse Bolsonaro.

Após a sanção, os parlamentares tem 30 dias para apreciar os vetos.
Ajuda financeira

Dos R$ 125 bilhões, há o repasse de R$ 60 bilhões aos entes federados, em quatro parcelas mensais, sendo R$ 10 bilhões reservados ao combate à covid-19. Em nome dos governadores, Azambuja também pediu que, se possível, a primeira parcela seja liberada ainda no mês de maio, devido “à perda brutal que os estados estão vivendo em suas receitas”, por causa da queda na atividade econômica.

Pelo projeto, além do repasse, estados e municípios terão R$ 49 bilhões liberados por meio de suspensão e renegociação de dívidas com a União e bancos públicos, e mais R$ 10,6 bilhões em renegociação de empréstimos com organismos internacionais com aval da União. Já os municípios terão a suspensão do pagamento de dívidas previdenciárias que venceriam até o fim do ano, e que representam cerca de R$ 5,6 bilhões para eles.
União e coordenação

Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de São Paulo, João Doria, parabenizaram o presidente Bolsonaro pela condução da reunião e enfatizaram a necessidade de uma coordenação central da crise e de ações conjuntas entre todos os Poderes, nos três níveis da federação, para o combate à pandemia de covid-19, a preservação de vidas e proteção dos mais vulneráveis.

“Não temos, nós, estados e municípios, o poder forte para fazer esse enfrentamento sozinhos”, disse Casagrande. “Vamos viver ainda um tempo significativo de crise [de saúde e econômica]”, acrescentou. “E não precisamos da crise política, por isso, saúdo o presidente por nos convidar para que pudéssemos estar dialogando e participando desse ato, de sanção desse projeto de lei.”

João Doria destacou que as lideranças políticas precisam estar unidas para vencer a crise e proteger a saúde dos brasileiros. “Nosso foco, neste momento, é exatamente este: proteger os brasileiros em todo o Brasil. A existência de uma guerra, ela coloca a todos em derrota, ninguém ganha numa guerra, e quem perde, principalmente são os mais pobres e mais humildes. E nós precismos estar unidos”, disse.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a construção coletiva do PLC para dar segurança jurídica aos entes e para que se possa “concretamente socorrer os estados e municípios brasileiros, estendendo a mão amiga do governo federal, para buscar diminuir os impactos dramáticos da crise que estamos vivendo”. Alcolumbre parabenizou todos os líderes que estão “deixando as ideologias e os partidos políticos de lado”.

“Chegou a hora de todos nós darmos as mãos, levantarmos uma bandeira branca, porque estamos vivendo um momento excepcional, um momento de guerra. E na guerra todos perdem”, afirmou o senador. “Temos que ter consciência de que essa crise histórica que estamos vivendo é uma crise sem precedentes nas nossas vidas, mas nós seremos cobrados no futuro sobre qual atitudes tomamos para enfrentar uma dificuldade de saúde pública que ceifa hoje a vida de quase 20 mil brasileiros. E milhares perderam seus empregos, milhões estão perdendo a oportunidade de um futuro promissor”, destacou.

Em sua fala, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a reunião simbolizava a importância da federação e que a sanção do projeto vai dar condições de trabalho para estados e municípios no combate ao novo coronavírus. “A união de todos no enfrentamento à crise vai criar as melhores condições para que, em um segundo momento, possamo tratar, no pós-pandemia, da nossa recuperação econômica e dos empregos dos brasileiros. A união, em conjunto, para salvar vidas é a sinalização mais importante e esses recursos vão certamente nessa linha.”

Maia voltou a defender a ampliação das reformas administrativa e tributária para “outro patamar” e disse que a Câmara pode debater desde já essas propostas. O deputado defendeu ainda a retomada da discussão de propostas como a do novo marco regulatório do saneamento básico. “Para que no período pós-pandemia, unidos, com credibilidade com o mundo, a gente possa ter marcos em vários setores, começando pelo saneamento [básico], para o Brasil. E esses investimentos garantirão uma recuperação melhor para o país”, afirmou.

Por Agência Brasil

Grêmio faz primeiro treino com bola desde início da pandemia


O Grêmio realizou na manhã desta quinta (21) seu primeiro treino com bola desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Segundo comunicado emitido pela equipe gaúcha, a atividade aconteceu após “três dias de trabalhos físicos, envolvendo estímulos, força e resistência”.

“No turno da manhã, parte dos goleiros [Grupo A] treinou com os grupos B e C. Orientada pelo auxiliar Alexandre Mendes, a atividade previa conclusões a gol, complementada por atividades físicas específicas (…). No gramado, os goleiros Brenno e Vanderlei defenderam, cada um, uma meta, dispostas lado a lado em uma das linhas de fundo. Já os atletas de cada grupo (B e C) se dividiram em dois pequenos grupos de três, um atacando pelo lado esquerdo e outro pelo direito, mantendo uma distância segura. Para chegar à entrada da grande área e arrematar, o jogador devia superar obstáculos montados pela preparação física, com bolas e pequenas barreiras. Depois de passar pelo circuito, o atleta concluía duas vezes, uma com cada pé”, informou o Grêmio.

Na parte da tarde outros três grupos realizarão as mesmas atividades, mas com a participação dos goleiros Paulo Victor e Julio César.

Os treinos do Grêmio acontecem em meio à expectativa da Federação Gaúcha de Futebol de que o campeonato estadual retorne no dia 15 de julho, mas com partidas com portões fechados. Contudo, o reinício da competição depende da autorização do Governo do Rio Grande do Sul.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta (20), o Rio Grande do Sul tem 4.973 casos do novo coronavírus, com 161 mortes.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Traficante fura bloqueio policial, abandona carro e polícia encontra mais de 40 kg de maconha no interior do veículo


POLICIAIS DA 4ª CIPM APREENDEM GRANDE QUANTIDADE DE MACONHA
LOCAL: BR 316, Petrolândia/Tacaratu-PE.

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta quinta-feira (21/05) as guarnições ao realizar bloqueio nas principais entradas e saídas de Petrolândia, avistaram um veículo Logan, que após ordem de parada o veículo furou o bloqueio. 

Neste momento as viaturas iniciaram o acompanhamento, tendo perdido de vista após o veículo adentrar na mata. 

Todas as viaturas foram acionadas, e o veículo localizado às 6h30 pela viatura GTI Tacaratu, abandonado na mata próximo à pista. No interior do veículo havia 42,3 Kg de Maconha. O carro e o material apreendido foram encaminhados para DPC local para as medidas legais cabíveis.

EFETIVO:
GTI Operações
GTI Petrolândia
GGI GATI
CGTI Polígono
GTI Tacaratu

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Petrolândia: CICATRIMED anuncia para esse mês chegada do medidor de temperatura com infravermelho; antecipe o seu pedido


A CICATRIMED, loja especializada na venda de curativos especiais e artigos e acessórios para saúde, localizada na avenida Sabino Costa, n 54, quadra 07, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, no centro de Petrolândia, avisa para o final deste mês a chegada de medidor de temperatura com infravermelho.

Faça logo seu pedido, não fique sem o seu. Lançamento do medidor de temperatura com infravermelho. Período de chegada dia 30/05/20. Telefone (75) 981819408 ou (87)999615330.


SAIBA MAIS SOBRE A CICATRIMED

Petrolândia: Aniversariante do dia, Antonio Leal Rodolfo (seu Toinho) recebe felicitações da família e amigos


Nesta quinta-feira (21/05), o sr. Antonio Leal Rodolfo, mais conhecido como Seu Toinho, pai deste blogueiro, completa mais um ano de vida e recebe da esposa Elita Ramalho, dos filhos, filhas e demais familiares mensagem de felicitações pela data.

Os parabéns também são da blogueira e esposa deste Blogueiro, Lúcia Xavier

Toinho, nesta data desejamos que Deus lhe conceda, acima de tudo, saúde, para aprendermos ainda mais com seu exemplo de luta e determinação, de sonho e realização. Agradecemos também a Deus a graça de ter você ao nosso lado, sempre atuante para construir um mundo novo para todos que o cercam. Nós te amamos! Feliz aniversário! (Lúcia Xavier)

Prescrição de medicamentos para Covid-19 é prerrogativa médica, diz Secretaria de Saúde de PE


Após o Ministério da Saúde anunciar um novo protocolo permitindo o uso de uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou, nesta quinta-feira (21), que a prescrição de qualquer medicamento para pacientes é uma prerrogativa dos profissionais de saúde responsáveis pelo tratamento.

A secretaria afirmou que recebeu com "preocupação" as novas orientações, pois "nenhum destes medicamentos têm eficácia comprovada contra a doença e seu uso pode causar diversos efeitos colaterais, como disfunção grave de órgãos, incapacidade permanente e até óbito".

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende o uso da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Mas não há comprovação científica de que esse remédio seja capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no remédio, e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a utilização.

O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No intervalo de menos de um mês, os dois deixaram o governo.

O G1 questionou à secretaria se o medicamento seria prescrito para casos leves no estado a partir da nova orientação. Em nota, a SES informou que "não há proibição, impedimento ou determinação contrária a que médicos pernambucanos prescrevam qualquer medicamento no tratamento do coronavírus" e apontou que, no entanto, "há comprovadamente possibilidade de graves efeitos colaterais pelo uso da Cloroquina, que precisam ser avaliados pelos profissionais de Saúde".

A SES-PE também afirmou também que as novas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde foram apresentadas "sem nenhum plano específico de abastecimento dos serviços do SUS", especialmente para as unidades de atenção primária.

"A estimativa é que as unidades de saúde do Estado, incluindo as das redes municipais, precisarão de mais de 1 milhão de comprimidos, só neste mês de maio - número muito superior às 186 mil cápsulas enviadas, desde março, pelo Ministério da Saúde", disse no texto.

A Secretaria de Saúde também apontou que "mais de 20 especialistas de oito entidades médicas e instituições de Saúde do Brasil, como a Fiocruz e a Sociedade Brasileira de Infectologia, alertaram para a inexistência de benefícios da cloroquina no tratamento da doença".

Por G1 PE



Boletim desta quinta [21/05]: Com mais 91 óbitos e 1.351 casos da Covid-19, Pernambuco registra 1.925 mortes e 23.911 confirmações


Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (21), mais 91 óbitos e 1.351 casos da Covid-19. Com isso, o estado passou a contar com 1.925 mortes e 23.911 confirmações dessa doença causada pelo novo coronavírus. Esses registros abrangem o período desde março, no início da pandemia, até a data citada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os novos pacientes correspondem a 395 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 956 como leves. No acumulado, o estado contabilizou 11.413 quadros clínicos graves e 12.498 leves.

Os detalhes epidemiológicos das novas confirmações de mortes e casos da Covid-19 em Pernambuco, como municípios onde ocorreram e faixas etárias e comorbidades das vítimas, serão repassados pelo governo estadual à noite.

Por G1 PE
Imagem: JC

Petrolândia/Agrovila 01: Empresário Jurandir desmente boatos de que esteja com Coronavírus


Com o aumento das notícias sobre a epidemia causada pelo novo coronavírus, cresce também a difusão de mentiras e boatos. Um exemplo é o que foi divulgado por meio de redes sociais que o empresário de Casa de Música, Jurandir, popularmente conhecido como Jurandir da Agrovila 01 (Projeto Barreiras), em Petrolândia, de que ele teria contraído o coronavirus.

Para desmentir pessoas que divulgaram o boato, Jurandir procurou a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Ele afirmou, na manhã desta quinta-feira (21), que a falsa notícia teria nascido de brincadeira de uma amigo, e que foi compartilhada por outras pessoas. 

Assista abaixo ao vídeo

Petrolândia segue com 5 casos confirmados de COVID-19, de acordo com boletim de quarta-feira



CASOS CONFIRMADOS:

Petrolândia segue com 5 casos confirmados de COVID-19. Destes, 02 foram curados e 03 seguem mantidos sob quarentena e acompanhamento da vigilância epidemiológica, isolados do convívio social e familiar com todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde.

CASOS SUSPEITOS:

Hoje, três casos suspeitos (eram 04) foram descartados (ficou 01). No entanto, foi registrado outro caso suspeito. Trata-se de um paciente que está hospitalizado com síndrome respiratória aguda grave. O exame de Swab (RT-PCR) foi coletado e encaminhado para o laboratório do LACEN, seguindo as orientações do protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, temos 02 casos suspeitos no momento.

CASOS DESCARTADOS:

Como já destacado no tópico anterior, três novos casos foram descartados (eram 😎. Com isso, subiu para 11 o número de casos descartados.

CASOS RECUPERADOS:

Seguimos com 02 casos curados registrados em Petrolândia.

Confira o boletim informativo com atualização diária dos casos de coronavírus em Petrolândia, Pernambuco e no Brasil no site: www.petrolandiacontraovirus.com.br/boletim.

Nas redes sociais da Prefeitura, os boletins são publicados a qualquer momento, sempre que surgem alguma mudança nos números do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Promotor pede isolamento de casal que participou de caravana para ver Bolsonaro


A Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon, no interior do Paraná, pediu o isolamento de um casal que participou de uma caravana até Brasília para participar de atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Os alvos do pedido são Darci Tettzlaff e Tania Aparecida Maion.

Segundo a petição, os dois viajaram entre os dias 14 a 19 de maio de 2020, com a “Caravana a Brasília – Fechados com Bolsonaro”, que contou com a presença de 17 moradores do município de Marechal Cândido Rondon, além de moradores de outros municípios. Um desses municípios é Cascavel, que já conta com transmissão comunitária do vírus, ou seja, não é mais possível rastrear a origem da contaminação.

"Durante a viagem e manifestação, os demandados tiveram contato com incontáveis pessoas, de diferentes lugares do país, sem fazer o uso adequado de proteção (máscara) e tampouco observando a medida de isolamento social (distância mínima de dois metros)", ressalta a promotoria no processo.

Decretos municipais da cidade preveem a possibilidade da autoridade sanitária determinar a permanência de isolamento domiciliar de pessoa vinda de viagem internacional ou nacional e inclusive recomendava-o às pessoas que vinham de local com transmissão do vírus e apresentavam sintomas. Os réus, porém, têm se negado a seguir as orientações, segundo a promotoria.

"Importante salientar a necessidade e urgência da antecipação dos efeitos da tutela, uma vez que, em razão de eventual decurso de tempo, a situação poderá se agravar e ocorrer eventos irreparáveis à saúde pública do município e de toda região Oeste", diz a promotoria no processo.

Os pedidos à Justiça visam à concessão de liminar para que os demandados cumpram a determinação de isolamento domiciliar, pelo prazo mínimo de 07 (sete dias) e de 14 (quatorze) dias em caso de aparecimento dos seguintes sintomas: febre, tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade de respirar", a multa em caso de desobediência está prevista em R$ 30 mil para cada descumprimento.

Por Congresso em Foco

Gerente de banco é morto após ter família feita refém em assalto em Minas Gerais


O gerente da agência do Banco do Brasil de Guaxupé (MG) foi morto com um tiro na cabeça durante um assalto na cidade, na manhã desta quarta-feira (20). Alexandre Vieira Rodrigues, de 39 anos, a esposa e o filho adolescente foram feitos reféns por criminosos por volta das 8h, em casa.

Segundo a Polícia Militar, parte do grupo ficou no imóvel com a família refém enquanto o gerente foi até a agência bancária. Dentro do banco, um dos criminosos atirou na cabeça do gerente. Na saída, atirou ainda contra policiais e foi baleado.

Alexandre e o criminoso, identificado como Heder Vasconcelos Lopes, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros até a Santa Casa, mas chegaram já sem vida. A esposa e o filho da vítima foram liberados próximos a um clube da cidade, entre Guaxupé e Guaranésia.

A polícia segue nas buscas por mais suspeitos. Ainda não se sabe quantos participaram da ação. Policiais do Departamento de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil em Belo Horizonte (MG) estiveram no início da tarde na agência com mais policiais da região como parte da investigações.

A agência foi fechada e isolada.

Por G1

Grupo de médicos do Recife se junta a movimento nacional para mudar atendimento inicial a pacientes com coronavírus


Médicos de diversas especialidades no Brasil, incluindo Pernambuco, divulgaram um manifesto, nesta quarta-feira (20), para mudar o atendimento primário de pacientes com o novo coronavírus. O objetivo é tentar impedir o avanço da doença nas pessoas e evitar que seja necessário o atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De acordo com o médico oftalmologista Antônio Jordão, que faz parte do grupo que assina o manifesto, no Brasil não está sendo dada atenção necessária à fase inicial da doença, e os pacientes acabam tendo o estado de saúde agravado. "Nós médicos achamos um tremendo absurdo atender um paciente e mandar ele para casa com paracetamol e água. Sabendo que há outras medicações que vão ajudar nesse momento. Pode ser que não sejam medicações definitivas. Pode ser que amanhã surja um remédio melhor, mas aí para isso a pessoa precisa estar viva. Essa é nossa preocupação", disse.

Ele explicou que em outros países, como a Espanha, um dos mais afetados pela covid-19, o atendimento primário passou a ser feito de forma mais intensa e houve resultados positivos. "Se descobriu que essa doença não era uma gripe simples. Era uma doença generalizada, infecciosa, imunológica, hematológica e inflamatória. Ou seja, atacando o organismo todo. Você tem gente com pneumonia, mas você também tem gente com inflamação no intestino, no cérebro e no coração. E no pâncreas e em qualquer órgão. O número de casos graves, ele foi exponencial. Ele cresceu muito. Então isso acabou colapsando o sistema de saúde de diversos países", comentou.

O médico disse que, ao se observar que o coronavírus era mais que uma gripe, foi constatado que era necessário tratá-lo antes que o quadro evoluísse para grave. "Uma gripe é autoresolutiva, e em 5 dias, 7 dias, o paciente está recuperado. Essa não é uma gripe. O coronavírus não mata ninguém. O que mata as pessoas é a reação que o organismo tem em função da entrada do coronavírus no organismo. Então quando se viu que não se resolvia na alta complexidade, os países inverteram a lógica da intervenção. Viram que era necessário investir na atenção primária. Nos casos leves, para que eles não evoluíssem para moderados, e o moderado não evoluísse para grave. Então, foi assim que a Espanha esvaziou os leitos de UTI e desativou os hospitais de campanha. Como? tratando logo, de imediato, na chamada fase viral", afirmou.

"Esse é o momento ideal de se agir. No início do processo. Primeiro, segundo dia, terceiro no máximo. A primeira fase ela leva em torno de cinco dias. Então, o que aconteceu nos outros países? Quando eles começaram a tratar na fase leve, eles acabaram por evitar, na grande maioria dos casos, que eles evoluíssem de leves para moderados e de moderados a grave", completou Jordão.

Segundo explicou o médico, uma doença possui três fases: de replicação viral (fase 1), replicação viral com início da fase inflamatória (fase 2) e a fase 3, que é classificada como "muito inflamatória". "Essa é a fase que ocorre o comprometimento dos órgãos, que é onde o paciente vai parar na UTI", explicou.

No manifesto, consta que "inegavelmente, a comunidade médica reconhece cada vez mais como impactante na prática de enfrentamento da pandemia é que, tratando precocemente com prescrição de medicações via oral, uma abordagem primária, simples e de baixo custo, na maioria das vezes evita-se que os casos leves progridam para moderados, e os moderados para graves, reduzindo de forma expressiva o índice de letalidade e reduzindo substancialmente o custo de tratamento".

Por Jornal do Commercio

Petrolândia: Hoje tem 'Quinta Maluca' na Pizzaria Delivery C&J; R$ 10,00 a unidade [três por apenas R$ 24,99] - agende o seu pedido


Querendo saborear uma pizza para um lanche/jantar? Procurando uma opção rápida e prática para esta quinta-feira? Experimente uma das deliciosas pizzas da Pizzaria Delivery C&J.

Os preços desta ''Quinta Maluca'' está de dá água na boca - Unidade ao preço de R$ 10,00 e promoção de três por apenas 24,99.

Agende o seu pedido - entrega a partir das 16h:00 - taxa de entrega 3 reais

Ligue: 9 - 9802-3309 [WhatsApp]

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pizzaria Delivery C&J

Lagoa Grande: MPPE obtém decisão judicial para que quatro instituições de ensino assegurem redução das mensalidades


A Vara Única da Comarca de Lagoa Grande acatou o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e concedeu decisão determinando que seja fixado em 20% o montante de redução das mensalidades nas instituições de ensino Inácia Rita Serviços Educacionais LTDA, Educandário Cicero Rego LTDA, Educandário Gota de Ouro e Centro Educacional Lápis na Mão, localizadas no município.

“O isolamento social imposto aos alunos e suas famílias em razão da Covid-19 tem inviabilizado a prestação do serviço educacional tal como contratado, na forma presencial. Já as aulas remotas não possuem o mesmo nível de qualidade, além de que muitas das atividades da grade curricular exigem encontros presenciais entre os alunos. Fora isso, as despesas operacionais suportadas pelas escolas foram ostensivamente reduzidas, ou mesmo eliminadas, em virtude da não utilização dos espaços físicos e seus respectivos serviços”, relatou o promotor de Justiça Filipe Regueira de Oliveira Lima, no texto da Ação Civil Pública (ACP).

Conforme a decisão, as escolas deverão assegurar a todos os responsáveis financeiros dos contratos escolares a revisão contratual por onerosidade excessiva com a redução de 20% nas mensalidades, a partir do mês de abril, enquanto durar o isolamento social e a impossibilidade de prestação do serviço contratado na forma presencial. Em caso de eventual pagamento integral da mensalidade de abril, os valores devem ser compensados em outra a ser paga nos meses seguintes, sob pena do pagamento de multa no valor de R$ 500,00 por cada contrato com cobrança em desacordo.

Ainda segundo o texto, as instituições deverão abster-se de compensar o desconto de 20% com outros eventuais já ofertados, como pagamento pontual ou convênios, por exemplo; bem como a condicionar o percentual de redução das mensalidades com a ocupação laborativa dos responsáveis financeiros pelo contrato, ou exigir comprovação de redução de rendimentos. Até o fim do isolamento social, também não deverão ser cobradas mensalidade das atividades extracurriculares, devendo ser restituídos os valores já pagos indevidamente.

Foi dado um prazo de cinco dias para que as quatro instituições apresentassem as planilha de custos previstos para o exercício de 2020. Além disso, até o dia 30 de cada mês, também deverá ser apresentado à Justiça relatório com a documentação comprobatória dos custos reduzidos durante a pandemia de COVID-19, enquanto não houver aulas presenciais. Será cobrada o pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00 por descumprimento de cada obrigação imposta.

“Não se pode desconsiderar que o isolamento social deslocou os custos com energia, água, internet, entre outras despesas inerentes ao ensino, das escolas para os lares, proporcionando, naturalmente, uma redução nos custos das entidades de ensino. Nesse quadro, a manutenção das mensalidades, ao menos com a percepção que é possível extrair das circunstâncias e dos documentos dos autos, representa verdadeira e intolerável majoração da margem de lucro”, destacou o juiz Frederico Ataíde Barbosa Damato, no texto da decisão judicial.

Por fim, as instituições deverão elaborar e executar planos de contingência, conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e as normas do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, com detalhamento de informações referentes ao modelo adotado para realização do ensino não presencial, dos instrumentos e equipamentos utilizados, dos critérios adotados para computo da carga horária e dos instrumentos de controle da participação dos estudantes nas atividades pedagógicas.

Por Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Petrobras eleva preço médio da gasolina em 12% a partir de quinta; mantém diesel


A estatal Petrobras aumentará os preços médios da gasolina em suas refinarias em 12% a partir de quinta-feira (21/05), informou a companhia em nota nesta quarta-feira.

As cotações do diesel, por outro lado, seguirão estáveis, acrescentou a empresa, por meio da assessoria de imprensa.

O anúncio é o terceiro aumento nos preços da gasolina da Petrobras neste mês, em meio a uma recuperação nos preços do petróleo, que influenciam os reajustes da companhia.

A Petrobras também já informou um reajuste no diesel, de 8%, aplicado a partir da última terça-feira, no que foi a primeira elevação desse combustível nas refinarias da estatal no ano.

Por: Reuters

Senado aprova auxílio a escolas e faculdades privadas


O Senado aprovou hoje (20) um projeto de lei que cria o Certificado de Recebíveis Educacionais (CRE). O CRE serviria para auxiliar as instituições educacionais particulares na crise trazida pelo novo coronavírus. Com a suspensão das aulas por tempo indeterminado, algumas escolas particulares passam por dificuldades, sendo que há instituições que reduziram o valor de suas mensalidades. O projeto vai à Câmara.

“Apesar da diminuição nos custos com energia elétrica, água e telefone, as instituições mantiveram seus professores e ainda investiram na educação à distância”, disse o relator da matéria, Dario Berger (MDB-SC), em seu parecer. “Acreditamos que, com a nova realidade de crise econômica, as instituições privadas de educação se verão obrigadas a renegociar seus contratos, analisando caso a caso as necessidades dos estudantes e seus responsáveis”.

O Certificado de Recebíveis são títulos de crédito nominativos, escriturais e transferíveis, lastreado em créditos educacionais. Esse tipo de certificado já é utilizado nos setores imobiliário e do agronegócio. Uma companhia securitizadora compra um título e o emissor desse título, no caso, as instituições de educação, recebem um dinheiro por isso.

Segundo o projeto, a companhia emitirá e venderá esses créditos no mercado, podendo instituir regime fiduciário sobre direitos creditórios oriundos da prestação de serviços de ensino superior. Assim, esses créditos não fariam parte do patrimônio comum da securitizadora e não seriam atingidos em um eventual caso de falência.

  • Por Agência Brasil

Caixa paga nesta quinta-feira (21/05) novos lotes de R$ 600; veja quem recebe



A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta quinta-feira (21) novos lotes do Auxílio Emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril.

Veja quem recebe nesta quinta:

Segunda parcela: 5,3 milhões trabalhadores inscritos no Cadastro Único ou que se cadastraram através do aplicativo e do site, e que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em março e abril
Segunda parcela: 1,9 milhão de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS termina em 4
Primeira parcela: novo lote de aprovados do benefício, nascidos em março

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências

Para os beneficiários que vão receber a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trazem mais restrições: todos vão receber por meio de conta poupança digital da Caixa - mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.

Além disso, a poupança digital não vai permitir transferências inicialmente - apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).

Primeira parcela para novos aprovados

A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

19 de maio (terça): nascidos em janeiro
20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
21 de maio (quinta): nascidos em março
22 de maio (sexta): nascidos em abril
23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
25 de maio (segunda): nascidos em agosto
26 de maio (terça): nascidos em setembro
27 de maio (quarta): nascidos em outubro
28 de maio (quinta): nascidos em novembro
29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

Calendário da 2ª parcela

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou na de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

São 3 calendários:

um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos

VEJA OS CALENDÁRIOS

1. Calendário para depósito em poupança social


Por G1