sexta-feira, 17 de julho de 2015

Petrolândia: Jogos Indígenas Estaduais têm abertura oficial no Ginásio de Esportes

Diego Perez, Secretário Executivo de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Lourival Simões, prefeito de Petrolândia. Adriana Salazar, ex-nadadora (disputou as Olimpíadas de Seul em 1988) e Ítalo Leite, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia.
Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o Secretário Diego Perez comentou o evento e a viagem ao Canadá de Erycles Lindomar, atleta de Petrolândia selecionado pelo programa Ganhe o Mundo Esportivo, que acontece em agosto. A entrevista completa irá ao ar na amanhã deste sábado (18) na Web Rádio Petrolândia, no programa Acordando com as Notícias, com início às 5h30. 

Aconteceu em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (16), a cerimônia de abertura da 4ª edição dos Jogos das Etnias Indígenas de Pernambuco (JEIPE), em solenidade realizada no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima.

Estiveram presentes à abertura dos IV JEIPE, o Secretário Executivo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Diego Perez, e o prefeito Lourival Simões, acompanhados de secretários do município. O cerimonial foi conduzido por Cida Rodrigues, da Secretaria de Educação do Município.

O público que compareceu ao Ginásio Municipal prestigiou a apresentação das tribos Atikum, de Salgueiro, Atikum, de Carnaubeira da Penha, Entre Serras e Pankararu, de Tacaratu, Entre Serras Pankararu, de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta. Elas dançara e apresentaram os costumes referentes as suas respectivas aldeias.

Irão participar do evento cerca de 300 índios de oito municípios, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino, arco e flecha, cabo de guerra, corrida de maracá, 100 metros rasos, caminhada da guerreira, arremesso de lança, bate gancho (luta) e canoagem. A competição vai até o próximo domingo (19), com disputas no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no Estádio Municipal "O Galegão" e na Orla Fluvial.

Os JEIPE 2015 são uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria para Assuntos Indígenas.

Em discurso, o prefeito Lourival Simões falou da importância do evento

"Nós temos uma dívida social, que é uma dívida impagável, com os povos indígenas, porém a gente está sentindo essa distância cada vez mais diminuir mais. Com os Jogos Indígenas sendo disputados em Petrolândia, demonstra um carinho especial do Governo do Estado para com o município de Petrolândia, e com os povos indígenas da região. A gente já faz os Jogos Indígenas municipais e, a cada ano que se passa, escolhemos uma comunidade em que a gente possa realizar a competição dentro da própria aldeia, e isso mostra o respeito que a gente tem com os povos indígenas", disse o prefeito Lourival Simões em seu discurso.

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Secretário Executivo da Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer de PE, Diego Perez, falou sobre o evento.

"Esses povos possuem uma riqueza cultural e esportiva muito grande. Isso precisa ser preservado. Os Jogos Indígenas de Pernambuco servem para desenvolver um intercâmbio entre eles, valorizando e fortalecendo suas tradições e ritos. Sem dúvidas, marca um momento histórico para o nosso Estado, porque, na verdade, eles marcaram a história do nosso país e do nosso Estado. Então, Petrolândia e todos os indígenas estão de parabéns por essa organização. Em nome do Secretário Felipe Carreras e do governador Paulo Câmara, eu desejo a todos uma ótima competição".

O secretário também comentou a participação do atleta petrolandense Erycles Lindomar na primeira edição do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo Esportivo, que levará o jovem para estudar e treinar no Canadá, a partir de agosto, durante dois meses.

"A gente vai levar 11 atletas para o Canadá onde vão estudar inglês, e para treinar em grandes centros de excelências e, como você lembrou, Petrolândia foi contemplada com um grande atleta que é o Erycles (Lindomar), que é uma referência do atletismo nacional, e que na primeira quinzena de agosto, ele viaja para o Canadá onde vai passar quase dois meses lá, onde vai treinar em grandes centros de excelência. O Erycles vai ser treinado por campeões mundiais e eu tenho certeza de que, quando ele voltar, ele vai transformar ainda mais a cidade de Petrolândia", frisou o secretário.

A entrevista completa com Diego Perez vai ao ar, na íntegra, neste sábado (18) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Lions Clube de Petrolândia inaugura cantinho de leitura do Projeto Contos e Encantos na escola da Agrovila 8 da Reta


Nesta sexta-feira (17), o Lions Clube de Petrolândia inaugurou mais um cantinho de Leitura do Projeto Contos e e Encantos. A Escola Municipal Pereiro, situada na Agrovila 08 - Bloco 02 da Reta, foi contemplada com a doação de 221 livros de literatura infantil, beneficiando 145 alunos da área rural.

A escola funciona em dois turnos atendendo crianças da Pré-Alfabetização 1 ao 4º ano do Ensino Fundamental. A maioria dos alunos são filhos de reassentados.

Parabéns ao Lions Clube de Petrolândia pela ação de incentivo à leitura.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Paula Francinete Rubens Menezes

Petrolândia: Semana Saúde da Mulher acontece de 20 a 24 de julho com prevenção ao câncer de colo do útero


A Secretaria de Saúde de Petrolândia vai realizar, no período de 20 a 24 de julho, a Semana Saúde da Mulher, campanha para o controle do câncer do colo de útero.

As mulheres devem procurar o PSF mais próximo de sua casa ou o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, para as Quadras atendidas no hospital, e agendar/realizar o exame preventivo. 

Não perca esta oportunidade de cuidar da sua saúde. Lembre-se que o câncer de colo de útero tem cura quando descoberto no estágio inicial.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Senado aprova novamente regras para criação e fusão de Municípios


Por 57 votos a 9, o Plenário aprovou, nessa quarta-feira, 15 de julho, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 199/2015, que regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios. O projeto irá a exame da Câmara e, se aprovado pelos deputados, será encaminhado à sanção presidencial. Esta foi a terceira vez, em menos de dois anos, que o plenário do Senado aprova uma proposta sobre o tema.

Outros dois projetos similares foram vetados anteriormente, por considerar a iniciativa prejudicial ao Erário. No entanto, o autor da proposta, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que o projeto estabelece critérios rígidos para a criação de Municípios, e atende os interesses de muitos distritos que reivindicam emancipação.

Senadores favoráveis ao projeto alegaram que a proposta não libera, mas apenas organiza a criação de novos Municípios. Este é um assunto importante visto que a realidade do Sul e Sudeste é diferente da de outras regiões, que muitas vezes concentram distritos localizados a centenas de quilômetros da sede dos Municípios, sem a oferta de qualquer serviço público. Mas muitos senadores alegaram que o projeto é inadequado diante da atual situação financeira do país.

Petrolândia: Grupo Sanfrancisco participa da 16ª edição da Exposerra

Armando Rodrigues na abertura da Exposerra 2015 (Reprodução Facebook Grupo Sanfrancisco)

Nessa quinta-feira (16), na solenidade de abertura da 16ª ExpoSerra, feira de negócios de Serra Talhada, o empresário Armando Rodrigues, presidente do Grupo Sanfrancisco, com sede em Petrolândia, foi convidado a usar a tribuna. Na oportunidade, Armando agradeceu a participação do Grupo Sanfrancisco, presente em 15 edições do evento. 
A banda Forrozão das Antigas e o cantor Vicente Nery foram atrações da primeira noite da feira que conta com 250 estandes e rodadas de negócios. As atrações desta sexta são Simone e Simaria (as Coleguinhas), Mano Walter e Lucas Costa. No encerramento, amanhã, apresentam-se Cavaleiros do Forró e Léo Magalhães.

Com expectativa de gerar R$ 25 milhões em vendas na indústria, comércio e serviços, durante os três dias de realização, a organização da Exposerra espera receber no Pátio de Eventos cerca de 40 mil pessoas até domingo (18). O acesso à feira é a doação de um quilo de alimento não perecível, mas a entrada para os shows ainda é paga. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Grupo Sanfrancisco e G1 PE

Petrolândia: Médicos e profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal recebem capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos


No dia 15 de junho passados, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima receberam capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos.
A capacitação foi ministrada por Dr. Doralécio, Médico Veterinário, Dra. Raylane, Coordenadora da Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e a sra. Bernadete, coordenadora regional do PNI VI GERES Arcoverde, com a participação de Silvania, Coordenadora Municipal do PNI de Petrolândia.

Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública são aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, mariposas (e suas larvas), abelhas, formigas e vespas, besouros, lacraias, peixes, águas-vivas e caravelas, entre outros. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes por animais peçonhentos e, em particular, os acidentes ofídicos (picadas de cobras) foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde na lista das doenças tropicais negligenciadas, que acometem, na maioria dos casos, populações pobres que vivem em áreas rurais. 


Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia e MS

Flores e Pesqueira sediam audiências públicas sobre Saneamento Básico

Flores, em Pernambuco (Foto: Jornal do Commercio)

Na próxima semana, duas prefeituras pernambucanas, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio são Francisco, realizam audiências públicas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB. Com o objetivo de envolver as populações das cidades, além de gestores e profissionais ligados aos recursos hídricos e saneamento, as audiências são abertas e acontecem nas Câmaras dos Vereadores de Flores (dia 21 de julho) e Pesqueira (22 de julho), sempre às 9h.

Ao todo, o Comitê da Bacia do São Francisco possui seis projetos em andamento para oferecer Planos Municipais de Saneamento Básico para cidades da bacia, localizadas no Submédio São Francisco. Além de Pesqueira e Flores, os projetos contemplarão as cidades de Afogados da Igazeira, em Pernambuco e Miguel Calmon, Mirangaba e Jacobina, na Bahia.

"Governo do Estado não pode reduzir recursos para a saúde", afirma líder da Oposição

"Há pacientes em tratamento de câncer que não estão recebendo sequer medicamentos. Isto é desumano", critica Sílvio Costa (Fotos: Bancada Oposição Alepe/Divulgação)
Reunião com Dr. Gustavo Souza Leão

Recife - O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (17) com o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gustavo Souza Leão, no Recife, para informar-se sobre uma portaria interna que proíbe, por um período de noventa dias, a "abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos” e a “realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório". A alegação, expressa na portaria, é de "contenção de despesas".

De acordo com Costa Filho, o diretor da unidade de saúde confirmou que o HGV está impossibilitado de receber novos pacientes ou de realizar exames para quem é atendido pelo ambulatório por ter recebido do Governo do Estado uma orientação para reduzir em 20% os custeios do hospital, que é referência no setor de ortopedia e recebe pacientes do Grande Recife e todo o interior.

"Não é possível aceitar que haja redução no orçamento em uma área que historicamente já sofre com problemas de financiamento. Esta portaria do HGV reforça que o setor de saúde em Pernambuco está em crise e que o Governo do Estado tem tratado o tema com descaso.", enfatiza o parlamentar.

No último mês de fevereiro, o Governo do Estado publicou um decreto instituindo o plano de contingenciamento de gastos (PCG), para reduzir o custeio da máquina pública. "Na administração deste plano de custeio centros de referencia em saúde como o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz precisam ser preservados. A população não pode esperar, por exemplo, 90 dias, para realizar exames. Esperamos que o hospital e o Governo do Estado revejam a portaria do HGV", afirma Costa Filho.

Entenda o aumento dos planos de saúde

Usuários de convênios de saúde enfrentam reajustes abusivos

Por José Luiz Neto

Quem tem plano de saúde sabe que todo ano há um reajuste salarial e que ele pesa no bolso. O aumento de 13,55% para planos de saúde individuais ou familiares, autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), está sendo questionado na justiça.

As regras de reajuste são diferentes. Para os planos individuais e familiares contratados a partir de 1999, a ANS define o índice máximo de reajuste anual. Os planos não podem aplicar um reajuste maior do que o autorizado. Para os planos individuais antes de 1999, os contratos é que definem o aumento, se o contrato tiver uma cláusula detalhando a metodologia de reajuste, e ela respeitar o Código de Defesa do Consumidor, então valerá esse cálculo. O que é difícil de acontecer.

Plano individual tem reajuste limitado; e o coletivo com mais de 30 clientes depende da negociação anual. Isso ocorre porque os planos coletivos não têm seu índice de reajuste diretamente regulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), como ocorre com os individuais e ficam livres para determinarem o aumento na mensalidade que desejarem. Os planos coletivos são aqueles contratados através da empresa, do sindicato ou da associação. Já os planos individuais ou familiares são aqueles em que a contratação é direto com a operadora.

Oportunidade de emprego para pessoas com deficiência: CGB Engenharia tem vagas para leituristas no Interior de Pernambuco


A CGB Engenharia busca candidatos PCD – Pessoa com Deficiência, para trabalhar como leiturista, profissional que faz a leitura e a entrega das contas de energia. 

Há vagas para Petrolândia, Petrolina e outras cidades do interior de Pernambuco.

Os interessados deverão manter contato pelos telefones: (87) 3866-6950 (87) 3863-0644, e enviar currículo para rh@cgbengenharia.com.br.


CGB Engenharia
Uma empresa com história sólida e olhos voltados para o futuro

Deputados Zeca e Júlio Cavalcanti comemoram interesses de empresas por duplicação da BR 232

Deputado Zeca Cavalcanti (Foto: Divulgaçao)

Os deputados federal Zeca Cavalcanti (PTB) e o estadual Júlio Cavalcanti (PTB), comemoraram o anúncio do Ministério dos Transportes de que 24 empresas demonstraram interesse e apresentaram propostas para Plano de Concessão das BRs 101 e 232, lançado pela Presidente Dilma Rousseff (PT).

Os parlamentares trabalhista que levantaram a bandeira da duplicação durante a campanha eleitoral, sendo depois seguidos pelos candidatos majoritários, o anúncio do interesse dessas empresas confirmam que ambos estavam certos em acreditarem na obra que vai beneficiar Tacaimbó, Belo Jardim, Sanharó, Pesqueira e Arcoverde, diretamente, além de outras 30 municípios que margeiam essas cidades.

Será aberto um novo ciclo de desenvolvimento no agreste e Sertão pernambucano com essa duplicação da BR 232, afirmaram os parlamentares trabalhistas. Para Zeca Cavalcanti, com o plano de concessão a Presidente Dilma Rousseff dá ao nosso estado mais uma grande oportunidade de fazer avançar o seu desenvolvimento rumo ao interior.

De acordo com Júlio Cavalcanti, essa duplicação, além de duplicar a rodovia beneficiando a circulação de veículos e passageiros, vai duplicar o desenvolvimento e a vida, garantindo mais segurança para quem trafega na 232. Ele lembrou que atualmente o governo federal já vem promovendo a melhoria da rodovia atual, entre Belo Jardim e Arcoverde, com um recapeamento da estrada.

Ascom Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti

Workshop beneficia exportadores de manga do Vale do São Francisco

Evento é promovido pelo National Mango Board e Valexport, com apoio do Sebrae/PE, e ocorre nos próximos dias 21 e 22, em Petrolina

Promover a melhoria da qualidade e consistência de mangas frescas disponíveis para consumidores dos Estados Unidos. Este é o objetivo do IX Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco, evento que vai ocorrer nos próximos dias 21 e 22, no Quality Hotel Petrolina, em Petrolina. Dentro da programação do encontro, especialistas do Brasil e exterior vão discutir temas como o uso eficiente da água no cultivo da mangueira, o controle da mosca da fruta na safra de manga do México e o programa de nutrição e saúde através dos benefícios da manga, entre outros.

“Esse encontro acontece anualmente nos países que fornecem manga para os Estados Unidos, sendo o principal evento para o produtor de manga”, explica Domingos Sávio, gestor de Fruticultura e Horticultura Irrigada do Sebrae em Pernambuco. “O papel do Sebrae no evento é uma parte do que fazemos durante todo o ano, levando capacitações para os produtores de manga, a parte de certificação para a exportação e a análise de resíduos”, completa o gestor Domingos Sávio sobre a atuação da entidade no sentido de auxiliar os produtores a exportarem as frutas.

O workshop é uma realização do National Mango Board e Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do Rio São Francisco (Valexport), com apoio do Sebrae em Pernambuco e Embrapa. Possui como público-alvo produtores, terceirizados para colheita, gerência de packing houses, pessoal de segurança alimentar e exportadores de mangas, que terão a oportunidade de compreender melhor a cadeia produtiva da fruta, bem como entender como gerenciar os principais fatores que afetam a qualidade e segurança das mangas consumidas nos Estados Unidos.

Florence diz não se lembrar de ver Cajado no esforço por verbas para Salvador



O vice-líder do PT na Câmara Federal, deputado Afonso Florence (PT-BA), afirmou não se lembrar de ter visto o colega de parlamento Cláudio Cajado (DEM-BA) participar do recente esforço para trazer verbas federais para ajudar as vítimas das chuvas em Salvador. Segundo ele, a intensa articulação em torno do fato é apenas um exemplo recente de seu trabalho em Brasília, do qual outros parlamentares participaram, mas não ele.

Florence, por exemplo, levou parte da bancada baiana na capital para um encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, no último dia no último dia 27 de maio para ajudar na cessão de recursos para a capital baiana, que sofria com tragédias em sequência por conta das precipitações. A articulação culminou no anúncio das verbas feito pelo próprio Kassab na última segunda (13) com a presença do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto.

Shineray aposta nos desafios da mobilidade para conquistar clientela

Montadora lança promoção em todo o estado de Pernambuco

Adquirir um veículo individual de transporte a partir de R$ 3 mil com parcelamentos de até 12 vezes em cartão de crédito. Este será o fio condutor da campanha “Compre sua Shineray a partir de três mil Reais”, promoção que será válida de 17 de julho até 13 de setembro em todas as 47 lojas situadas em 40 cidades pernambucanas. A campanha será feita através de VTs televisivos.

Os modelos apresentados no VT para o público são a New Super Smart 50 e a Jet 50. Ambas com rodas de liga leve, são ideais para o transporte do dia a dia da população que enfrenta os desafios cotidianos de mobilidade tanto nos grandes centros urbanos como nas cidades de menor porte. A modalidade de pagamento – em até 12 vezes – varia de acordo com a bandeira do cartão aceito pela concessionária escolhida. A listagem está disponível em http://www.shineray.com.br/motos/concessionarias/PE.

Com uma fábrica montadora recém-inaugurada em Pernambuco, a Shineray do Brasil comercializou 116 mil unidades em 2014 e possui previsão de outras 130 mil para 2015. O modelo Jet 50 é justamente seu campeão de vendas.  Veja os diferenciais dos modelos.

Vice-líder do governo na Câmara pedirá afastamento temporário de Cunha

"Por muito menos", Severino Cavalcanti (foto) renunciou à presidência da Câmara, lembrou Sílvio Costa

O vice-líder do governo na Câmara, Sílvio Costa (PSC-PE), disse hoje (17) que pedirá o afastamento temporário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente da Câmara. Segundo ele, Cunha não tem condições morais de continuar no comando da Casa.

Costa explicou que, no caso, vai atuar como parlamentar e não como vice-líder do governo. O afastamento será enquanto durarem as investigações da Operação Lava Jato, em que Cunha teve o nome envolvido. “Do ponto de vista legal, Cunha tem a seu favor a presunção da inocência, mas do moral, perdeu as condições de ocupar a presidência.”

O peemedebista teria recebido US$ 5 milhões em propina para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras para a empresa Toyo Setal, segundo denúncia feita pelo empresário Júlio Camargo em depoimento ontem (16) ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

CPRH divulga lista de praias impróprias para banho no litoral pernambucano

CPRH informa balneabilidade do litoral de Pernambuco no período de 17 a 23 de Julho de 2015

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Classificação das praias

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.

Governo de Pernambuco antecipa 50% do 13º salário e injeta R$ 350 milhões na economia do estado

Calendário de pagamento da folha salarial sofrerá, ao longo do segundo semestre, alteração na programação e os salários do mês de julho serão pagos nos próximos dias 5 e 6 de agosto

Na tentativa de amenizar os efeitos da crise que atinge a economia nacional, o Governo de Pernambuco resolveu antecipar para o dia 27 de julho 50% do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais. Com a medida, o governo irá desembolsar R$ 350 milhões dos cofres públicos, proporcionando diretamente o aquecimento do nível de atividade econômica no estado.

Com a antecipação de parte do benefício, o calendário de pagamento da folha salarial sofrerá, ao longo do segundo semestre, alteração na sua programação. Os salários do mês de julho serão pagos nos próximos dias 5 e 6 de agosto.

Atualmente, o quadro do funcionalismo público está dividido da seguinte forma: 124 mil ativos (59% da folha), 65 mil aposentados (30%) e 24 mil pensionistas (11%). O novo calendário de pagamento funcionará assim: os aposentados e pensionistas de todos os órgãos serão os primeiros a receber, seguidos pelos demais servidores civis e militares estaduais.

“Em menos de dez dias, todo o funcionalismo público receberá o equivalente a um salário e meio”, ressaltou o secretário de Administração, Milton Coelho, acrescentando que nesse período serão injetados na economia mais de R$ 1 bilhão. “A maior parte dos estados, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, faz o pagamento dos servidores no começo de cada mês”, pontuou.

Eduardo Cunha anuncia rompimento político com governo


A poucas horas de fazer um pronunciamento em cadeia nacional de TV, previsto para as 20h30 de hoje (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou rompimento com o governo e disse que, como político, vai tentar no Congresso do PMDB, em setembro, convencer a legenda a seguir o mesmo caminho. Cunha disse que, apesar da decisão, vai manter a condução da Câmara dos Deputados "com independência".

A decisão foi motivada pela acusação de que o peemedebista teria recebido US$ 5 milhões em propina para viabilizar um contrato de navios-sonda da Petrobras para a empresa Toyo Setal, segundo denúncia feita pelo empresário Júlio Camargo em depoimento ontem (16) ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

Cunha reafirmou que há uma tentativa por parte do governo de fragilizá-lo. "Está muito claro para mim que esta operação [Lava Jato] é uma orquestração do governo", disse. Ele lembrou que, desde junho, o Executivo iniciou uma "devassa fiscal" em suas contas. "Esse tipo de devassa, de cinco anos, é um constrangimento para um chefe de Poder".

Frases do dia 17/07/2015: Coletânea IHU Online


Nuvem cinza

“A apuração de irregularidades na Petrobras varreu nesta semana três instituições para o tapete da Lava Jato. De uma só vez, Senado, Câmara e Tribunal de Contas da União foram atingidos por novas suspeitas e acusações. O Judiciário virou alvo de investigados. Ministério Público e Polícia Federal se preparam contra retaliações. O governo teme que a ira do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), paralise o país politicamente e abra caminho para um pedido de impeachment” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-07-2015.

Em ri

Petrolândia: Academia C2 realiza passeio de bicicleta na cidade


Mais de 25 pessoas se concentraram na frente da Academia C2 para fazer um passeio de bicicleta, na noite dessa quinta-feira (16). A atividade foi aberta ao público e teve um percurso de mais de 6 Km, seguindo pelas principais ruas da cidade. Ao longo do trajeto todos foram "abastecidos" por um delicioso suco detox verde na D'Lua Funcional, gentilmente distribuído gratuitamente por sua proprietária, Luana Lemos. A atividade encerrou na orla com alongamentos e vários exercícios.

"Estamos nos organizando para que esta atividade seja realizada todo os meses, na perspectiva agregar mais pessoas para a prática de atividades físicas, sejam elas alunas C2 ou não. O nosso grande objetivo, hoje, é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da atividade física. Por isso temos buscado realizar cada vez mais atividades abertas ao público, a exemplo desta pedalada e do super aulão de ginástica que haverá na próxima segunda-feira. Nas nossas programações de ginástica agora será instituída mais uma modalidade, o Body Attack. Uma super aula de intensidade que pode favorecer a eliminação de mais de 700 calorias em uma única aula. Todos estão convidados! Segunda-feira em três horários: 05:30 (manhã); 16:00 (tarde); 19:00 (noite)!" As palavras são da proprietária, Natália Cavalcante. 

A Academia C2 tem tudo. Só falta você!


Texto/fotos: Academia C2

Amupe realiza Assembleia Extraordinária para discutir a crise dos municípios


O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, realiza reunião extraordinária na terça-feira (28/07), para discutir com os prefeitos estratégias que possam impedir que a crise financeira dos municípios avancem cada vez mais atropelando as suas tarefas básicas( saúde, educação, segurança pública), entre outras . Essa será uma reunião preparatória para a mobilização que a CNM vai realizar no dia 05/08, com todos os prefeitos em Brasília.

Consta ainda na pauta do encontro a mobilização da vinda do hub da Latam para o Estado, o que significa ganhar a instalação do empreendimento que beneficia não só o setor do turismo, como, também o de comércio e serviços.Além disso, faz a economia girar, através da criação de empregos e do aumento da arrecadação, principalmente neste momento tão caótico e frágil da economia do País.

Corrupção arrasta economia para baixo, diz relatório

Corrupção ajudou a pressionar a economia, arrastando setores de engenharia e construção e energia

As incertezas políticas, a inflação pressionada e a piora da confiança do investidor pesarão sobre as empresas brasileiras pelo menos até meados de 2016, afirma a agência de classificação de risco Moody's em relatório divulgado nesta quinta-feira (16).

O texto foi publicado no mesmo dia em que representantes da agência se reúnem com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) para analisar a situação econômica brasileira. O temor do governo é que o país perca o grau de investimento dado pelas agências de classificação de risco.

Segundo Marcos Schmidt, vice-presidente e analista sênior da Moody's, as "investigações de corrupção pressionaram significativamente a economia brasileira, arrastando os setores de engenharia e construção e energia, consequentemente afetando também as indústrias de aço e materiais de construção".

SESC Ler realiza o maior evento cultural de Paulo Afonso


Por Marcos Pinheiro - Assessoria de Comunicação
marcospinheiro.jr@gmail.com

No dia 11 de julho, sábado, o SESC Ler Paulo Afonso (BA) levou para a Praça das Mangueiras, centro da cidade, o espetáculo "Divino" (MA) e o show da sambista Juliana Ribeiro (BA). Mais do que o último dia da 4ª Mostra SESC de Artes Aldeia Mulungu, foi um momento para que a equipe de produção, junto com o público, festejasse uma programação cumprida com sucesso!

Porém, as atrações apresentadas pela Mostra SESC de Artes no último final de semana foram apenas algumas das dezenas de artistas que passaram pela Aldeia Mulungu. Ao todo, nove dias de atividades espalhadas por diversos cantos da cidade transformaram a Terra da Energia em palco para grupos que representaram os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.

Para Fabiana Lucena, Gerente da Unidade Paulo Afonso do SESC Ler, sem dúvidas um dos maiores destaques desta edição da mostra de artes foi a mobilização e o envolvimento do público, o que é resultado também do aprimoramento do evento a cada ano. "E quanto mais público se tem, mais se justifica pra gente continuar com esses projetos", ressaltou.

Morre Ghiggia, Autor do gol que calou o Maracanã na Copa de 1950

 
Ghiggia marcou o gol no Brasil que calou o Maracanã na Copa de 1950 (Foto: Agência AP )

Carrasco do Brasil na Copa de 50, o uruguaio Alcides Edgardo Ghiggia morreu nesta quinta-feira, justamente o dia em que o Maracanazo completou 65 anos. Aos 88 anos, ele não resistiu a uma parada cardíaca, poucas horas após ter sido internado com dores no peito em Montevidéu. Autor do gol que calou o Maracanã naquele 16 de julho de 1950, Ghiggia era o único remanescente do time bicampeão do mundo com a Celeste (no vídeo acima ele relembra a conquista).

Nascido dia 22 de dezembro de 1926 em Montevidéu, defendeu ao longo da carreira Peñarol, Roma, Milan e Danubio, entre outras equipes menores, mas ficou marcado mesmo pela participação na Copa do Mundo de 1950. Ele foi o autor do gol que deu a virada e o título mundial na decisão daquele Mundial, vencida pela Celeste por 2 a 1 no Maracanã.

- Só três pessoas na história conseguiram calar o Maracanã com um só gesto: o Papa, Frank Sinatra e eu – disse certa vez.

Por GloboEsporte.com
Montevidéu