sexta-feira, julho 17, 2015

Petrolândia: Médicos e profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal recebem capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos


No dia 15 de junho passados, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima receberam capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos.
A capacitação foi ministrada por Dr. Doralécio, Médico Veterinário, Dra. Raylane, Coordenadora da Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e a sra. Bernadete, coordenadora regional do PNI VI GERES Arcoverde, com a participação de Silvania, Coordenadora Municipal do PNI de Petrolândia.

Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública são aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, mariposas (e suas larvas), abelhas, formigas e vespas, besouros, lacraias, peixes, águas-vivas e caravelas, entre outros. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes por animais peçonhentos e, em particular, os acidentes ofídicos (picadas de cobras) foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde na lista das doenças tropicais negligenciadas, que acometem, na maioria dos casos, populações pobres que vivem em áreas rurais. 


Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia e MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário