sexta-feira, 8 de maio de 2020

Petrolândia: Vereadores Joilton, Eudes, Evaldo, Zé Pezão e Louro do Vidro solicitam à prefeita conserto de estrutura da caixa d'água no Limão Bravo


O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Joilton Pereira, em conjunto com Eudes Fonseca, Evaldo Nascimento, José Luiz (Zé Pezão) e Lourival Joaquim (Louro do Vidro) enviaram, nesta sexta-feira (08/05), Ofício à prefeita Jane. O documento solicita a reforma da estrutura da caixa d'água que abastece os moradores da Agrovila 10 do Limão Bravo, zona rural do município.

Confira abaixo o documento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: No Dia Nacional do Turismo, Fabiano Marques enaltece potencial turístico da cidade

Divulgação/Fabiano Marques

Petrolândia tem 3 casos suspeitos de Covid-19, diz boletim desta sexta (08/05)


Em Boletim Informativo divulgado nesta sexta-feira, 08 de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde notificou mais um caso suspeito em Petrolândia, subindo três o número de casos em análise. "Estamos aguardando os resultados dos exames realizados", afirma a Secretaria.

Confira diariamente a atualização do boletim informativo com dados oficiais de casos no Brasil, em Pernambuco e em Petrolândia, no site: www.petrolandiacontraovirus.com.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

País registra 751 mortes por covid-19 em 24h e bate novo recorde; veja números geral desta sexta (08)


Com 10.222 novos casos confirmados de covid-19, o Brasil chegou a 145.328 pessoas infectadas, um aumento de 7,5% em relação a ontem(7), quando foram registradas 135.106 pessoas nessa condição. A atualização foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (8). O número foi o segundo mais alto, abaixo apenas do recorde de quarta-feira(6), quando os novos casos atualizados somaram 10.503. Do total de casos confirmados, 76.134 estão em acompanhamento (52,4%), 59.297 estão recuperados (40,8%) e 1.852 mortes estão em investigação.

O Brasil bateu novo recorde de mortes nas últimas 24h, com 751. A marca de 9.897 representou um acréscimo de 8,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 9.146 falecimentos. O número levou a um novo patamar, depois de uma semana na casa dos 600 óbitos ao longo da semana. A letalidade ficou em 6,8%.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta noite, até hoje foram identificadas 107 mil hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), cerca de 606% em relação ao mesmo período do ano anterior. Deste total, 27.086 são por covid-19, sendo 37.101 classificados como não especificados e 38.096 em investigação. Ou seja, o número de hospitalizações pode crescer caso essas investigações atestem o diagnóstico de infecção com o novo coronavírus.

Sobre o perfil das hospitalizações por covid-19, 54,8% são brancos, 36,3% são pardos, 6,7% são pretos, são 1,9% amarelos e 0,3%, indígenas.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (3.416). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (1.503), Ceará (966), Pernambuco (927) e Amazonas (874).

Além disso, foram registradas mortes no Pará (515), Maranhão (330), Bahia (183), Espírito Santo (165), Minas Gerais (139), Paraíba (114), Alagoas (108), Paraná (106), Rio Grande do Sul (91), Rio Grande do Norte (81), Santa Catarina (63), Amapá (66), Goiás (49), Rondônia (39), Acre (38), Piauí (37), Distrito Federal (37), Sergipe (28), Roraima (16), Mato Grosso (14), Mato Grosso do Sul (11), e Tocantins (9).

Os estados com maior incidência (número de casos por um milhão de habitantes) são o Amapá (2.746), Amazonas (2.588), Roraima (1.684), Ceará (1.638) Acre (1.335) e Pernambuco (1.212).

Boletim epidemiológico - Ministério da Saúde
Leitos

Na entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a secretária substituta de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, explicou que o órgão não conseguiu êxito nos editais para a contratação de dois mil novos leitos anunciados no mês de abril. Até o momento, foram locados 540 leitos aos estados.

“A empresa que tinha feito o compromisso de entregar 2.540 leitos não conseguiu. Já estamos no 3º edital para entregar o restante”, explicou.

Além disso, também não saiu, até o momento, o levantamento de ocupação de leitos. No dia 14 de abril, o ministério editou norma que obriga os hospitais a fornecerem essas informações às respectivas secretarias de saúde.

“Em relação à disponibilização dos leitos, está prevista para semana que vem um painel em que vamos colocar os dados. Dos hospitais, já tivemos preenchimento do sistema por 416 unidades. E por que a dificuldade? Porque os hospitais estão sobrecarregados nos atendimentos. Não é fácil para eles ter tempo de fazer essa informação, eles estão encontrando dificuldades”, justificou Cleusa Bernardo.

De acordo com a gestora, foram habilitados novos 116 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Para cada um, a receita diária será de R$ 1,6 mil. A habilitação consiste no custeio pelo governo federal de leitos abertos pelos estados e municípios. Uma lista de quantos leitos cada estado recebeu pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Neste dia 08 de maio – DIA NACIONAL DO TURISMO - Maria Helena presta homenagem as belezas do Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado


Diante de tantas belezas naturais da nossa Petrolândia, quero homenagear local onde nasci e passei minha infância. O Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, localizado na zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O TURISMO é uma das formas mais promissoras para geração de emprego e renda.

Vamos investir, valorizar e preservar.

Abraços!

Maria Helena
Persistir...Acreditar…Vencer!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para este sábado (09/05); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para este sábado, 09 de maio de 2020. Confira abaixo;

Dr. Cleovan Almeida- Oftalmologista
Dr. Marcos Bispo- Gastroendoscopia
Joane Barboza-preventivo com câmera e fotodepilação.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

A Petroclínica também realiza Mamografia Digital.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Diretor da Comunidade Terapêutica Peniel, Ramon Brás agradece doações recebidas

Agradecimentos de Ramon Brás - Diretor da Comunidade Terapêutica Peniel, sediada na Agrovila 01 do Bloco 01 de Petrolândia-PE
A Comunidade Terapêutica Peniel, sediada na Agrovila 01 do Bloco 01 de Petrolândia, instituição que trabalha na prevenção, recuperação e ressocialização social de pessoas em estado de vulnerabilidade social com problemas relacionados ao uso, abuso e dependência química, vem por meio desta agradecer ao grupo EMPRESÁRIOS POR PERNAMBUCO E A ONG NOVO JEITO, pelas doações de 30 cestas básicas e 10 caixas de água sanitária.
Os serviços realizados por estas entidades são considerados essenciais, nos termos dos incisos I e II do art. 3° do Decreto Federal n° 10.282, de 20 de março de 2020.

RDC N° 29, de 30 de junho de 2011. (ANVISA)

RESOLUÇÃO CONAD N° 01/2015
(Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas)

Lei nº 13.840, de 05/06/2019
(Nova lei sobre drogas)

Considerando também a portaria n° 340, de 30 de março de 2020 do MINISTÉRIO DA CIDADANIA, onde estabelece medidas para o enfrentamento da covid-19 no âmbito das Cts.
A Comunidade Terapêutica Peniel, aqui em Petrolândia-Pe tem tomados todos os cuidados solicitados pelas autoridades e contribuído para o combate do covid-19.
Desde já agradecemos a todos os colaboradores e amigos desta missão.

Ramon Nunes, Gestor da Peniel.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Lotérica Nogueira avisa que excepcionalmente abrirá neste sábado (09/05) somente para receber pagamentos de contas, boletos e jogos


A gerência da Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, informa que, excepcionalmente, abrirá neste sábado (09/05/2020) apenas para receber pagamentos de contas, boletos e jogos das loterias da Caixa.

O horário de funcionamento amanhã será das 08h00 ao meio dia.

Os benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial, voltam a ser pagos na segunda-feira (11/05).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Lotérica Nogueira

Caixa atualiza aplicativo e agiliza atendimento para saque emergencial

Veja a entrevista na íntegra

O vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa Econômica, Paulo Henrique Angelo, participou de entrevista coletiva virtual, direto de Manaus.

Ele disse que foram realizados 270 mil saques na poupança digital desde ontem(7). Espera-se que 350 mil saques ocorram até o fim desta sexta-feira. O número de saques vem caindo ao longo da semana. O pico de saques ocorreu na segunda(5) e terça-feira, quando foram feitos mais de um milhão de saque do auxílio emergencial.

Até o momento, foram feitas 20 milhões de transições em poupança digital. Paulo Henrique Angelo lembrou que o aplicativo da Caixa passou por atualização e agilizou a fila virtual.

Neste sábado, 680 agências da Caixa estarão abertas entre 8h e 12h para pagamento de auxílio emergencial. Clique aqui para saber quais agências vão abrir no sábado.

A expectativa dos benecifiários é que a Caixa divulgasse hoje quando será pago a 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse ontem (7), em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento da covid-19, que o calendário seria anunciando nesta sexta-feira (8).

Pagamento do segundo lote dos R$ 600 será mais eficiente, diz Caixa

O pagamento do segundo lote do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) será mais eficiente porque a base de dados da Caixa Econômica Federal está montada, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. Segundo ele, o novo calendário, que será divulgado ainda esta semana, terá datas mais espaçadas para evitar aglomerações nas agências.

“Na segunda parcela, poderemos pagar de maneira diferente, estamos discutindo com o Ministério da Cidadania uma maneira onde já temos a base de dados. E a grande maioria das pessoas terá essa organização com datas espaçadas, ou seja, não faremos a forma de pagar [nascidos em] janeiro e fevereiro em um dia ou maio e junho em outro dia. Porque pagar 20 milhões de pessoas com conhecimento muito baixo da questão de tecnologia acabava gerando demanda muito grande”, disse Guimarães em coletiva.

Justiça determina que Caixa adote regras para reduzir filas no Rio

A 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou na quinta-feira (7) que a Caixa Econômica Federal adote regras para agilizar a concessão do auxílio emergencial no estado, com o objetivo de diminuir as longas filas em frente às agências do banco de pessoas em busca do benefício concedido durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A decisão atendeu a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e pela Defensoria Pública da União.

Com a decisão, a Caixa tem que pagar o auxílio emergencial mediante depósito na conta indicada pelo beneficiário, no prazo máximo de cinco dias, a partir da data da conclusão da análise dos dados pela Dataprev.

Confira como pedir a renda básica emergencial de R$ 600

Paga a trabalhadores informais de baixa renda e a beneficiários do Bolsa Família, a renda básica emergencial de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras será depositada de forma automática para quem já está inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) a partir de quinta-feira (9) e tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Os demais trabalhadores terão de se cadastrar no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site Auxílio Caixa.

Por Agência Brasil

Tacaratu: Pré-candidato a Vereador Julinho de Bira faz apelo ao Prefeito e a Câmara de Vereadores, para aprovação do Projeto de Lei que permite isenção da taxa de Contribuição de Iluminação Pública


Em nota enviada ao Blog de Assis Ramalho, o pré-candidato a Vereador Julinho de Bira faz um apelo ao Prefeito e a Câmara de Vereadores, para aprovação do Projeto de Lei que permite isenção da taxa de Contribuição de Iluminação Pública. Confira abaixo;

Amigas e amigos de Tacaratu, Caraibeiras, Sítios e Agrovilas. Tem sido aprovado em muitas Câmaras Municipais, Projetos de Lei que permitem a isenção da taxa de Contribuição de Iluminação Pública, popularmente chamada de CIP, para quem consome até 220 kilowatts. Tais projetos, quando sancionados pelas Prefeituras Municipais, beneficiam inúmeras famílias que estão incluídas nos programas sociais de transferência de renda. Com a pandemia do coronavírus, milhares de cidadãos estão sofrendo com a perda de renda e a concessão de um benefício como este, poderia ajudar muito. Portanto rogo e espero que a Câmara Municipal de Tacaratu ou até mesmo o Prefeito deste município, possam seguir este exemplo, propondo este projeto de lei e implantando essa isenção, durante este período de pandemia que estamos passando.

Sintam-se todos abraçados, fiquem com Deus e vamos vencer essa luta contra o coronavírus.

Julinho de Bira

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Usina Hidrelétrica de Xingó tem redução de vazão, informa Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, ocorrida no dia 7 de maio. Antes estava praticando uma defluência média de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), agora a UHE está liberando 1.200 m³/s, e, a partir do dia 9 de maio, será praticada a vazão de 1.100 m³/s. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe - SEMARH informou que houve melhora significativa nas condições da qualidade da água no Baixo São Francisco, graças à vazão de 1.300 que vinha sendo liberada até então em Xingó.

A depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó, implicando em vazão acima dos valores supracitados. A defluência média diária da UHE Sobradinho permanecerá em 1.400 m³/s a fim de manter o Reservatório de Itaparica no valor mínimo de 30%..

Por: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Jatobá: Nota de Esclarecimento da prefeitura sobre Obras da Creche e das Escolas que estão sendo executadas com recursos do Governo Federal


A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e demais secretarias, vem trabalhando de forma responsável e transparente na publicação das principais ações executadas no município, para manter a população informada e ciente de todo processo administrativo. As Obras da Creche e das Escolas que estão sendo executadas com recursos do Governo Federal, por se tratarem de Obras vinculadas ao FNDE, ficaram paralisadas por um período, não só no município de Jatobá, mas em todo o país, devido à suspensão de recursos por parte do Governo Federal. Em contato direto com o FNDE fomos informados que a suspensão dos recursos se deu por conta da transição do Governo Federal.

Seguem informações exatas do relatório printado extraído do site http://simec.mec.gov.br/, sobre essas Obras executadas com recursos do FNDE no Município de Jatobá/PE: OBRA DA CRECHE (VALOR R$ 1.959.902,26 / EXECUTADO PELA EMPRESA 56,54% / PAGAMENTO EFETIVADO, OU SEJA, LIBERADO PELO FNDE R$ 901.562,08); OBRA DA ESCOLA VIZINHA AO CAE EM JATOBÁ (VALOR R$ 1.011.252,74 / EXECUTADO PELA EMPRESA 90.90% / PAGAMENTO EFETIVADO OU SEJA, LIBERADO PELO FNDE R$ 879.789,86); OBRA DA ESCOLA DE ITAPARICA (VALOR R$ 1.019.133, 47 / EXECUTADO PELA EMPRESA 100% / PAGAMENTO EFETIVADO OU SEJA, LIBERADO PELO FNDE R$ 1.019.133,47). SEGUE ANEXO RELATÓRIO COMO DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Natural de Petrolândia, Vereador de Petrolina Ronaldo Silva é diagnosticado com Covid-19; afirma que está bem mas pede à população: “Leve isso a sério, não é brincadeira”

Foto/arquivo: Petrolandense Ronaldo Silva após ser entrevistado no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia.

Natural de Petrolândia,  vereador Ronaldo Silva (PSDB) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, testou positivo para o novo coronavírus na quinta-feira (07). O exame foi feito através de teste rápido em todos os integrantes da família do parlamentar, mas apenas o dele foi confirmado. Ronaldo, a esposa e a filha já estavam cumprindo isolamento domiciliar há 12 dias.

Por meio de nota, a família do vereador agradeceu as orações e mensagens de apoio e reforçou as medidas de isolamento social orientadas pelas autoridades de saúde à população.

Entrevista no programa Carlos Britto, na Rural FM. 

Na manhã desta sexta-feira (8),  Ronaldo Silva participou do Programa Carlos Britto, na Rural FM. Sobre seu estado de saúde, ele afirmou estar bem e contou como foram os primeiros sintomas. “Graças a Deus, hoje eu estou bem melhor. Hoje é o 12º dia, mas não é fácil, também não é brincadeira. Há doze dias eu passei mal, me deu uma tosse forte e depois eu senti uma falta de ar por dois dias. É uma angústia muito grande, a pessoa se sente morrendo afogado no seco. Tentando respirar e não consegue”.

Ronaldo relata que só se sentiu melhor após ser medicado, e que se isolou dentro de casa desde o início. “Fui ao hospital e o médico passou um medicamento, conferiu minha temperatura e estava boa, mas foi com esse medicamento que eu melhorei e comecei a respirar. Passou a tosse, mas continuei com diarreia. Perdi o paladar, até hoje eu não tenho. Não sinto cheiro, nem gosto nenhum. E fiquei isolado esse tempo todo. Estou dentro de um quarto aqui em casa, a minha esposa só abre a porta do quarto para me dar comida”.

Até o momento, ele diz que não faz ideia de como contraiu o vírus, e deixa um alerta. “Não é fácil, e eu só quero pedir às pessoas que levem isso a sério, isso não é brincadeira. Eu facilitei demais. Eu fiz muitas doações de várias cestas básicas, mais de duas toneladas de alimentos, doei máscaras, e se você me perguntar onde eu peguei, contraí esse vírus, eu não sei lhe dizer, porque circulei muito na cidade. […] Então, a todas as pessoas que não tiverem necessidade de ir para a rua, permaneçam em casa, porque não é brincadeira não, a coisa é séria”.

Ele acredita que seus sintomas não foram tão graves pelo fato de tentar manter sempre hábitos saudáveis. “Graças a Deus eu estava um pouco imune. Eu como jovem, pratico muito esporte, deve ter me ajudado bastante nisso. Mas essas pessoas que têm a fragilidade na saúde, a gente pede que realmente fique em casa”. O vereador também aproveitou a oportunidade para agradecer as mensagens e orações que vem recebendo. “Quero agradecer a todas as orações que tenho recebido dos amigos, das pessoas. Os telefonemas, mensagens de carinho, de força. E dizer, que só Deus pode recompensar isso. Estou ficando bom, se Deus quiser, para que a gente possa voltar a trabalhar e a fazer o que a gente gosta que é de ajudar as pessoas”, finalizou.

Por Blog do Carlos Brito

Petrolândia: Mensagem em razão do DIA DAS MÃES; Por: Fernando Batista


Seria bom se todo mundo experimentasse caminhar sobre as trilhas maternas. É precioso fazer essa experiência. Se, pelo menos, em algum momento, todos caminhássemos o mesmo caminho materno e fossemos surpreendidos pelos desconfortos da fragilidade...

Todos sabem. Toda forma de nascimento é um milagre. Nascimento é quebra de crepúsculo. A cria que desliza pelas pernas arranca com ela as agonias da carne. A contração derradeira acende o definitivo da luz.

A mãe recebe no colo o filho de suas entranhas. Aqueles pequenos olhos já sabem olhar. O amor não requer apresentações. Sabe-se na carne. Por isso, de toda a sorte, se amar é perder a pertença, ser mãe também é seguir a mesma desventura.

É ser invadida por outro ser. É ver rasgada a cortina que a preservou por muito tempo indivisa. É transposição dos sentidos. É não se ocupar com demoras. É como se, pelo mistério permanente do cordão que um dia atou o filho ao seu ventre, a ela pertencesse. Afinal, os filhos seguem a mesma regra das sementes: germina quando é cuidado.


Á TODAS AS MÃES, UM AGRADECIMENTO, UMA PRECE.


Por: Fernando Batista

Deputado federal Sebastião Oliveira é alvo de operação da PF sobre desvio em obras na BR-101 no Grande Recife


Obras foram realizadas na BR-101, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo

O deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE) foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (8), na segunda fase da Operação Outline, que investiga desvios de recursos em obras de requalificação da BR-101, no Grande Recife, segundo apuração do G1 (veja vídeo acima).

Oliveira era secretário de Transportes de Pernambuco na época investigada pela PF. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela obra, era submetido a essa secretaria.

O deputado é ligado ao novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Fernando Marcondes de Araujo Leão, que foi gerente-geral do Procon de Pernambuco.

Nesta sexta (8), a operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Sebastião Oliveira no Recife e em Brasília.

Dois ex-servidores do DER de Pernambuco foram presos na operação (leia mais abaixo). Além do desvio dos recursos, a PF investiga crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Foram autorizados 15 pedidos de quebra de sigilo bancário e outros 11 de quebra de sigilo fiscal de pessoas físicas e jurídicas.

Em nota, o DER informou que "está à disposição da Polícia Federal e reitera que vem contribuindo com as investigações no sentido de esclarecer qualquer dúvida de ordem técnica ou jurídica referente às obras". O órgão apontou que "atua em conformidade com os órgãos de Controle e que as recomendações técnicas indicadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram atendidas" (veja íntegra da nota mais abaixo).

O G1 entrou em contato com o deputado, mas não havia obtido resposta até por volta das 13h20.

Contrato de R$ 190 milhões em 2017

O contrato com suposto desvio na execução dos serviços na BR-101, iniciados em setembro de 2017, foi de cerca de R$ 190 milhões. Os investigadores apontaram que a análise do material coletado na primeira fase apontou evidências de desvios que chegam a, aproximadamente, R$ 4,2 milhões.

O delegado Daniel Silvestre, responsável pelas investigações, apontou que, como a obra ainda está em andamento, pode haver outras irregularidades que ainda foram identificadas pela PF.

“A gente tem mais certeza de que na primeira metade da obra, principalmente nos anos de 2017 e 2018, houve irregularidades mais contundentes e também evidências de pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos”, disse.

As irregularidades foram cometidas, segundo o delegado, no âmbito do DER e da Secretaria de Transportes, que foi extinta pelo governo estadual. “Foi desvendado um esquema dentro do Departamento de Estradas e Rodagens. A Secretaria de Transporte tinha conhecimento dessas irregularidades e, no mínimo, teria sido condescendente com essas fraudes”, afirmou Silvestre.

A PF afirmou, em nota, que há evidências de que a extinta Secretaria de Transporte do estado foi condescendente com as práticas criminosas, "podendo ter havido recebimento de vantagens por pessoa ligada à pasta".

"Todo o conjunto probatório converge para a prática de crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro", disse a nota.

Operação prende 2 ex-servidores do DER

Dois ex-servidores do DER foram presos devido a um mandado de prisão temporária de cinco dias, no Recife. Outros nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A assessoria da Polícia Federal (PF) afirmou que os nomes dos alvos não podiam ser divulgados devido à lei de abuso de autoridade.

Os presos não foram ouvidos ainda devido à pandemia de Covid-19, segundo o delegado. Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

“Os dois servidores presos hoje, um deles exerceu a condição de fiscal da obra e foi, por um período, diretor do órgão [DER]. O outro era ordenador de despesas da obra. Era necessária a atuação de ambos para que os recursos fossem liberados para a empresa”, disse o delegado.

Há evidências que um deles tenha comprado embarcações, veículos, apartamentos e ainda tenha realizado diversas viagens ao exterior. Os bens adquiridos por ele eram registrados em nome de terceiros, apontam os investigadores.

A PF apura também uma possível utilização de empresas fantasmas no esquema. “Paralelamente a isso, foi descoberto que a empresa contratada para a execução da obra fez algumas simulações de pagamento para empresas fantasmas. Isso está sendo aprofundado na operação de hoje”, afirmou.

As ações da operação nesta sexta ocorreram nos municípios do Recife, Paulista e Serra Talhada, em Pernambuco, e em Brasília. A Justiça Federal em Pernambuco também decretou o sequestro de imóveis situados no Recife e em Gravatá, no Agreste do estado, pertencentes aos investigados.

A maior parte dos recursos para a obra veio de repasses do governo federal para o estado, sob a gestão do DER, segundo a PF. Relatórios de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE) recebidos pelos investigadores apontaram que a obra vinha sendo executada com material, especialmente asfalto, de baixa qualidade e pouca durabilidade.

Os materiais e presos foram encaminhados para Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da PF em Pernambuco, no Recife.

Primeira fase

A operação Outline foi deflagrada em novembro de 2019. Na ocasião, foram apreendidos documentos e mídias digitais. A investigação constatou que ex-servidores do DER que foram responsáveis pela fiscalização e liberação de recursos da obra tiveram acréscimo patrimonial incompatível com os seus rendimentos nos últimos anos.

Outline é a tradução literal para a língua inglesa de “contorno”, e significa ainda rascunho ou esboço, simbolizando algo provisório, inacabado.

Resposta

"O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que está à disposição da Polícia Federal e reitera que vem contribuindo com as investigações no sentido de esclarecer qualquer dúvida de ordem técnica ou jurídica referente às obras de requalificação da BR-101, no Contorno do Recife.

O DER reforça que atua em conformidade com os órgãos de Controle e que as recomendações técnicas indicadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram atendidas. Destaca-se, ainda, que, semanalmente, o TCE acompanha a fiscalização das obras, cujo andamento segue as normas de engenharia vigentes e obedece a todos os critérios técnicos previstos no projeto de execução das intervenções.

OBRAS - As obras da BR - 101 são realizadas em Regime de Contratação Diferenciada, resultante de um termo de compromisso firmado entre o Governo Federal, através do DNIT, e o Governo de Pernambuco, através do DER, em 2017, com percentuais de participação financeira de 20% para o Estado de Pernambuco e 80% do Governo Federal. A obra conta com fiscalização própria do DER, por meio de uma empresa supervisora contratada, além de uma gerenciadora de obras e outra gerenciadora ambiental, ambas contratadas pelo DNIT."

Deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE) é alvo de operação da Polícia Federal — Foto: Reprodução/Facebook

Por G1 PE

Morte de recém nascida com covid-19 em Floresta é destaque no Balanço Geral Pernambuco


A morte da ´bebê indígena de apenas 3 dias de idade com covid-19 em Floresta, no Sertão de Pernambuco, foi um dos destaques da edição dessa quinta-feira (7) do Balanço Geral Pernambuco.

Clique abaixo e vea matéria completa (com vídeo) no Blog do Elvis

Jatobá: Hospital Municipal passa por reformas e 10 novos leitos foram implantados para pacientes graves do Coronavírus


 
 




A Prefeitura Municipal de Jatobá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Infraestrutura, equipou o Hospital Municipal com 10 (dez) Leitos para atendimento aos pacientes com Coronavírus no município. 

Os leitos já se encontram aptos para uso e contam com Bomba de Infusão, Monitor Cardíaco, Oxímetro, 02 Respiradores.

O hospital também ganhou pintura nova e mobílias, além de adequação do espaço para assim melhor atender seus pacientes.

Uma nova entrada foi montada onde os pacientes que apresentarem sintomas gripais passaram por uma triagem com toda segurança necessária, foi contratada uma equipe exclusiva para trabalhar na área do Coronavírus, a mesma está recebendo treinamento para exercer suas funções com excelência e segurança.

Vale ressaltar que estão sendo adquiridos EPI’s para que os profissionais de saúde possam atuar de forma segura tanto para si quanto para os pacientes.

A Secretaria de Saúde do município está enfrentando essa época de Pandemia com muita responsabilidade e compromisso com a população e com os funcionários daquela instituição.

Com o objetivo de promover o cuidado, segurança e tratamento o município não tem medido esforços, tanto é, que foi solicitado pelo Governo do Estado à implantação de 07 (sete) leitos a administração pública instalou 10 (dez) que irá atender homens, mulheres e crianças.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

PF deflagra operação Outline em Paulista/PE, Serra Talhada/PE e Brasília/DF


A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (08/5), a segunda fase da Operação Outline que visa desarticular organização criminosa que praticava desvios de recursos públicos destinados à obra de requalificação da BR-101, no trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife/PE.

Cerca de 40 policiais federais cumprem nove Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Temporária expedidos pela Justiça Federal de Pernambuco. Foi decretado, também, o sequestro de bens imóveis, pertencentes aos investigados, situados em Recife e Gravatá/PE.

Além da capital pernambucana, ações simultâneas ocorrem em Paulista/PE, Serra Talhada/PE e Brasília/DF.

O valor do contrato firmado para a execução da obra supera os R$ 190 milhões, sendo que os maiores repasses seriam feitos do Governo Federal ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco - DER/PE.

De acordo com os relatórios de auditoria do Tribunal de Contas da União - TCU e do Tribunal de Contas do Estado - TCE/PE a obra vinha sendo executada com materiais (especialmente asfalto) de baixa qualidade e pouca durabilidade.

Na primeira fase da Operação foram apreendidos documentos e arquivos digitais que revelaram evidências dos desvios como, por exemplo, a contratação de empresa fantasma. Além disso, ficou demonstrada a evolução patrimonial de ex-servidores do DER/PE incompatível com seus vencimentos. Foram encontradas, ainda, evidências de que a Secretaria de Transporte do Estado de Pernambuco, vinculada ao DER/PE e atualmente extinta, teria sido condescendente com as fraudes.

Os investigados estão sujeitos, na medida de suas participações, ao indiciamento pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 40 anos de reclusão.

Os presos estão sendo encaminhados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna - COTEL, em Abreu e Lima, região metropolitana de Recife/PE.

Histórico – A obra é objeto de termo de compromisso firmado, em 2012, entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Estado de Pernambuco. Em 2017, foi formalizado contrato com consórcio de construtoras, com repasse previsto de mais de R$ 191 milhões. De acordo com relatório do TCU, foram revelados indícios da existência de suposto conluio entre funcionários públicos vinculados ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER/PE) e representantes do consórcio, com a possível finalidade de desvio de parte dos recursos da obra, podendo caracterizar a prática dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As irregularidades também foram constatadas em auditoria e fiscalização de obras promovidas pelo TCE.

As investigações apontaram irregularidades como a realização de serviços em desconformidade com as especificações técnicas, instruções e normas adotadas pelo Dnit, o que pode causar a diminuição da vida útil e da segurança da obra. As apurações indicaram que esses serviços foram atestados por servidor do DER, em princípio, sem respaldo de documentos que comprovassem o atendimento aos requisitos técnicos do projeto de engenharia.

Além disso, foi constatado que, em 2018, uma das construtoras do consórcio foi designada, pelo Dnit, como supervisora dos serviços, caracterizando possível conflito de interesses. Também foram detectados atrasos com relação ao cronograma e a contratação indevida de serviços de conservação e recuperação, com fortes indícios de montagem de licitação emergencial para o favorecimento de uma construtora do consórcio. A construtora, por sua vez, teria transferido valores a título de pagamentos de fornecedores a contas de empresas “fantasmas”, que não funcionam nos endereços indicados em seus estatutos.

Continuidade – Informações obtidas a partir da deflagração da fase ostensiva da Operação Outline, no ano passado, indicaram a necessidade de continuidade da investigação. No curso da apuração, foi constatado o envolvimento de outras pessoas físicas e jurídicas na prática delituosa, inclusive com estreita ligação com os investigados.

A pedido do MPF e da PF, para obter novos elementos para a apuração, a Justiça Federal autorizou 15 pedidos de quebra de sigilo bancário de pessoas físicas e jurídicas, nove de busca e apreensão em endereços no Recife (PE), Serra Talhada (PE) e Brasília (DF), bem como 11 de quebra de sigilo fiscal de pessoas físicas e jurídicas e dois de prisão temporária – pelo prazo de cinco dias – no Recife.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Municípios começam a receber recursos destinados à assistência social, a partir desta sexta-feira (8/5)


Recursos da ordem de R$ 600 milhões serão transferidos para a assistência social de todos os municípios, a partir desta sexta-feira (8/5). A transferência do dinheiro é referente aos meses de abril, maio e junho e será feita pelo Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social, e tem por objetivo proteger a população vulnerável, que mais tem sofrido as consequências da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"Vamos fazer o pagamento de uma parcela que vai englobar três meses, exatamente para dar condições para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). É um exército que chamo ‘do bem’, próximo de 200 mil pessoas que estão em cada canto do Brasil, levando não apenas alimento e prevenção, mas carinho, conforto e estímulo para a população enfrentar este momento", disse o ministro Onyx Lorenzoni,

Um segundo repasse será feito em 8 de junho, serão mais R$ 600 milhões, referentes aos meses de julho, agosto e setembro. Com isso, o total destinado para o fortalecimento da assistência social, via cofinanciamento do Suas, chegará a R$ 1,2 bilhão. Os recursos foram garantidos na Medida Provisória nº 953, publicada em 16 de abril, que abriu crédito extraordinário de R$ 2,5 bilhões.

De acordo com o ministério, outra parte dos recursos será destinada para os municípios atuarem em três frentes: aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de assistência social; compra de alimentos para as instituições que cuidam de idosos, além de orfanatos; e ações de acolhimento e abrigamento de moradores de rua. O anúncio da aplicação desses recursos foi feito no dia 30 de abril.

"É um volume de R$ 1,03 bilhão para a aquisição. Nós temos hoje 1.686 municípios brasileiros habilitados a receber os recursos. São R$ 159 milhões que estão sendo transferidos a partir de hoje para esses municípios, também no sistema de duas parcelas. Recebe um primeiro volume que permite o atendimento por três meses e, depois, uma segunda parcela em junho, para atender outros três meses", disse Lorenzoni.

Por Correio Braziliense
*Com informações do Ministério da Cidadania

Pernambuco recebe doação de EPIs da Província de Sichuan, na China





Ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do secretário de Educação, Fred Amâncio, o governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta sexta-feira (08/05), doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Província Popular de Sichuan, localizada na China. A doação, entregue pela Cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, inclui 10 mil máscaras cirúrgicas, 1,2 mil máscaras N95 e 200 macacões de proteção.

O material, que já está sendo encaminhado para as unidades de saúde de Pernambuco, é uma contribuição do Governo da Província de Sichuan para os esforços do Governo do Estado de Pernambuco nas ações de combate à COVID-19. “Esse material vai efetivamente salvar vidas, reforçando a segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente dos nossos hospitais”, agradeceu o governador Paulo Câmara.

EPIs - O Governo de Pernambuco, por meio da secretaria estadual de Saúde (SES-PE), tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde e deflagrado ações para garantir a compra de itens de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes.

Desde o início dos esforços comandados pelo Gabinete de Enfrentamento à Pandemia, já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 16 milhões de unidades de EPIs e outros 20 milhões de unidades já foram compradas e aguardam entrega pelos fornecedores. É importante destacar que alguns desses tipos de EPI, como a máscara N95, conforme protocolos e orientações técnicas das autoridades sanitárias, só são indicados para profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Oposição quer prorrogar pagamento do auxílio emergencial por até um ano


Deputados de oposição estão discutindo a necessidade de prorrogação do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, o chamado “coronavoucher”. A proposta sancionada no início de abril previa o pagamento de três parcelas do benefício, portanto até o mês de junho. Com as perspectivas de permanência do coronavírus e das medidas de distanciamento social que afetam a economia, três partidos já têm propostas para estender o benefício por mais tempo Cidadania, Psol e PT.

A decisão do Cidadania de prorrogar o pagamento de R$ 600 veio após uma conversa da bancada com o economista Armínio Fraga. Para o líder Arnaldo Jardim (SP), o cenário econômico-social atual e futuro é extremamente preocupante e, diante disso, o país precisa reagir no pós pandemia, principalmente para aplacar a questão do desemprego. O deputado adiantou que a ideia do partido é que o benefício seja pago até setembro.

Já a proposta do Partido dos Trabalhadores, assinada por 51 deputados da bancada prorroga o pagamento dos R$ 600 por um ano, a contar da publicação do texto. "O período de 3 meses previsto para o pagamento do auxílio não será suficiente diante da previsão de contaminação pela covid-19 até julho ou agosto. Além disso, haverá um período de transição entre o choque do isolamento e a efetiva
retomada da atividade, uma vez que o mercado de trabalho costuma ser o último a reagir em momentos de crise", diz a justificativa do texto.

A terceira proposta que está na Câmara, do PSOL, estende o pagamento dos R$ 600 por mais nove meses a partir da publicação do texto. Ou seja, se aprovado em junho, o texto prorrogaria o benefício até março de 2021.

Há também uma iniciativa individual de aumento do período de pagamento do benefício. De autoria do deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), o PL 2222/2020 prorroga por três meses o "coronavoucher". Infelizmente, as restrições ao comércio e à movimentação da população persiste, o que torna praticamente inviável a busca de emprego ou renda para milhares de brasileiros. Dentro desse contexto, cabe ao Estado brasileiro socorrer a esses brasileiros. Esse é o objetivo do presente projeto: socorrer por período de tempo maior a população mais carente", diz o deputado.

Por Congresso em Foco

Governo de Pernambuco inicia distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social


Pescadores e marisqueiras dos municípios de Sirinhaém, São José da Coroa Grande, Cabo de Santo Agostinho e Goiana receberão, a partir desta sexta (8/5), o primeiro lote de cinco mil kits nutricionais do Programa Compra Local. Os alimentos que compõem a cesta foram comprados pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), empresa pública ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, diretamente de 23 cooperativas e associações que têm como ponto focal plantações de agricultores familiares de 20 municípios espalhados por todas as regiões de Pernambuco, por meio de chamamento público que selecionou os fornecedores da iniciativa. A logística de repasse dos kits será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a partir do cadastro dos pescadores feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Compra Local foi lançado em 14 de abril e investirá R$ 1 milhão na compra das mercadorias. A Agência tem como meta distribuir, no total, 20 mil kits.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, o programa chega para atender duas causas importantes. A primeira contemplando os pequenos agricultores do interior do estado que precisam vender seus produtos e não estão conseguindo escoar as mercadorias, e a segunda auxiliando famílias que estão passando por dificuldades e que não tem como comprar comida. “Estamos adquirindo os insumos de produtores diretamente impactados pela pandemia. Trata-se de um apoio a quem não está conseguindo escoar sua produção. Além disso, serão atendidas famílias que precisam dos alimentos. Com o programa, ajudamos quem está no início da cadeia produtiva e quem está no final do processo”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, a definição do grupo se deu a partir da avaliação dos impactos sofridos pela categoria com a paralisação das atividades econômicas em virtude do coronavírus. “O governador Paulo Câmara nos pediu para avaliar como poderíamos ajudar esse grupo de pescadores, que já havia sofrido com a crise da mancha de óleo que atingiu nosso litoral no final do ano passado. Já fizemos uma primeira entrega de cestas básicas doadas pelo grupo Empresários por Pernambuco e agora estamos com essa nova fase de apoio através do Compra Local. O auxílio vai chegar a todos os municípios do litoral pernambucano”, afirma o gestor.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, reforçou que, desde a crise do petróleo, o Governo de Pernambuco tem promovido ações na busca de garantir a sustentabilidade, saúde e segurança alimentar dos pescadores e comunidades tradicionais. “Através do Comitê da Pesca Artesanal, conseguimos construir um importante canal de diálogo com o segmento e criar um cadastro atualizado dos pescadores e pescadoras em atividade no litoral do Estado. Esse instrumento será usado para fazer chegar os Kits nutricionais até eles. Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para que todos sejam contemplados”, disse Bertotti.

A logística da montagem das cestas conta com a colaboração do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, responsável por coletar os produtos nos municípios. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE está entrando com o armazenamento e organização dos kits, por meio do Banco de Alimentos do Sesc PE. “Ao participarmos do Compra Local, colaboramos com milhares de famílias de Pernambuco que estão atravessando este momento tão difícil de pandemia sem ter o que comer em seus lares. Atendemos, assim, a missão do Banco de Alimentos do Sesc, que todos os anos, desde 2002, atende dezenas de instituições, entre hospitais, creches, abrigo de idosos”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

O kit é composto por 15 produtos. Entre os itens estão o mel, o leite de cabra, o queijo coalho, o abacaxi, a alface, a banana pacovan, a farinha de mandioca, a goiaba, a manga, a mandioca, a batata doce, o ovo de galinha, o ovo de codorna e o jerimum.

A cesta também contará com mais um alimento, fruto da doação da Cervejaria Ambev, que repassou 10 toneladas de goma de mandioca para o programa. "Doamos nossa fécula de mandioca, que é utilizada como matéria-prima da cerveja Nossa, para produzir tapioca, um alimento muito presente na dieta do pernambucano", explica a gerente de Marketing de Nossa, Tiemy Schneider.

A AD Diper realizou as compras dos produtos de acordo com a classificação das entidades, baseado no menor preço, facilidade na logística e volume a ser ofertado. O pagamento às entidades é semanal por meio da apresentação das notas fiscais referente aos produtos coletados.

Segundo o presidente da Associação dos Apicultores de Serra Talhada, Cícero Aldo dos Santos Rodrigues, apesar do momento de pandemia e das dificuldades enfrentadas o sentimento de esperança tem permanecido firme. “Esse programa, neste momento, está sendo fundamental para o agricultor investir na sua atividade. É uma oportunidade única. Antes, os produtores estavam tendo que vender seus produtos para os atravessadores com preços inferiores ao justo. Agora, estamos com a garantia de receber o valor certo pela produção. Gostaria de agradecer o apoio aos arranjos produtivos locais, pois isso eleva a autoestima do agricultor”, pontua.

DOAÇÕES INDIVIDUAIS

A população em geral, empresas e entidades também poderão doar valores para a compra dos kits, realizando depósitos em nome da AD Diper, CNPJ 10.848.646/0004-20, Caixa Econômica Federal, Agência 1583, Conta corrente 3494/9.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Inscrições para o Enem 2020 começam na próxima segunda-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam na próxima segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.
Enem digital

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.
Isenção de taxa

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Acessibilidade

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Por Agência Brasil

Prefeitura de Paulo Afonso estende funcionamento do comércio por causa do Dia das Mães

Desde 22 de abril que o comércio na cidade é permitido das 8h às 14h. Com o Dia das Mães, funcionamento foi estendido para das 8h às 17h.

A prefeitura de Paulo Afonso, no norte da Bahia, permitiu o funcionamento do comércio da cidade em horário estendido, por causa do Dia das Mães.

Desde 22 de abril que o comércio na cidade é permitido das 8h às 14h. Com a medida, que começou na quarta-feira (6), o funcionamento foi estendido para das 8h às 17h, até sábado (9).

A prefeitura ressalta que os cuidados devem ser mantidos nos estabelecimentos, como o uso de álcool gel, evitar as aglomerações, entre outras determinações elencadas. As restrições no funcionamento e cuidados de higiene são medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

As duas primeiras horas de abertura são reservadas para clientes do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Dentro das lojas, só pode haver uma pessoa a cada 20 metros quadrados.

Estabelecimentos que não cumprirem, podem ser interditados e pagar multa de até R$ 50 mil. A partir de domingo (10), o comércio volta ao horário das 8h às 14h.

Para circular por Paulo Afonso é obrigatário o uso da máscara em vias públicas, equipamentos de transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, com aplicação de multa de R$ 1 mil, caso haja descumprimento.

Quanto ao funcionamento das instituições financeiras, um decreto da prefeitura estabelece que as agências devem cumprir as medidas de proteção e se responsabilizar pela organização das filas externas, colocando funcionários suficientes para a organização, respeitando todas as normas recomendadas pela OMS.

Os serviços delivery têm continuidade, assim como o funcionamento de supermercados, feira livre, instituições financeiras, entre outros.

Continuam suspensos os passeios em locais turísticos públicos, aulas na rede de ensino público e privada e as atividades da prefeitura, que mantém os serviços essenciais.

Por G1 BA

Boletim desta sexta [08/05]: Com mais 82 mortes e 763 casos, Pernambuco chega a 927 óbitos e 11.587 pacientes com Covid-19


Pernambuco confirmou mais 82 mortes e 763 casos de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira (8). Com isso, o estado chegou a 927 óbitos e 11.587 confirmações da doença. Esse foi o maior número de mortes confirmadas em um dia desde o começo da pandemia no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontou que, entre os confirmados desta sexta, 297 se enquadravam como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), totalizando 6.599 casos graves registrados. Os outros 466 contabilizados no boletim mais recente são casos leves, que ao todo somam 4.988 pacientes.

O número de curados e outros detalhes do boletim epidemiológico, como os locais onde foram registrados os casos e mortes, devem ser divulgados pela SES ainda nesta sexta-feira (8).

Por G1 PE
Imagem: JC

Petrolândia: Após cerca de um mês fechada, Lotérica Styllus reabre excepcionalmente nesta sexta e sábado para receber contas e depósitos; a partir de segunda o movimento passa a ser normal



Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a gerência da
Lotérica Styllus, situada na Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três
Poderes, informou que, excepcionalmente, abrirá nesta sexta sábado ( 08 e 09/05/2020) apenas para receber pagamentos de contas, boletos e outros documentos.

Os benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial, voltam a ser pagos na segunda-feira, 11 de maio de 2020.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Lotérica Styllus

Prefeitura Paulo Afonso impõe multa de R$ 1 mil para quem não usar máscara


A prefeitura de Paulo Afonso, na divisa com Sergipe e Alagoas, resolveu pegar pesado no controle do novo coronavírus. É que um decreto do prefeito Luiz de Deus determinou uma multa de R$ 1 mil para quem não usar máscaras nos limites do município. Em Paulo Afonso, o uso da proteção facial deve ocorrer nas vias públicas, em transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em geral. Luiz de Deus é um dos seis infectados pelo novo coronavírus na cidade. Quando testou positivo, chegou a fazer um pronunciamento.

A obrigatoriedade e a multa em caso de desobediência – dispostos no diário do município da última terça-feira (5) – valem enquanto durar o estado de emergência no município decretado em razão da pandemia, publicado em 16 de março passado.

De acordo com o último boletim da vigilância epidemiológica local, Paulo Afonso tem 8 casos de covid-19 em um total de 139 notificações. Há 25 registros suspeitos, 106 descartados, 5 em aguardo do resultado e 367 pessoas são monitoradas.

Por Blog do Chico Sabe Tudo

Cotação continua em alta: Preço da cebola no Ceasa de Cabrobó nesta sexta-feira (08-05-2020)


Preço da saca com 20 Kg da cebola continua em alta na região, o Ceasa de Cabrobó amanheceu esta sexta-feira (08) com bastante cebola. O preço da cebola amarela teve leve alta em relação aos praticados na semana passada, já o preço da cebola roxa permanece os mesmos. Assim como os valores comercializados dos tipos 3 e 2, como diz entre compradores e produtores está tudo misturado.

Por Didi Galvão

Petrolândia: Aniversariante de quinta-feira (07/05), Zé Vieira recebe mensagem de afeto e carinho da família


Ontem, quinta-feira 07 de maio de 2020, foi o aniversário de Zé Vieira. Também conhecido como Zé Vieira de Graça de Pavão (sua esposa). Na oportunidade, a filha Lariza (em nome da família) divulga bonita mensagem em homenagem ao 'Pai Herói''.

Ontem (07) foi dia de festa, assim como hoje e sempre, pois o meu herói, o meu querido e amado pai completou mais um ano de vida. Feliz aniversário!

Espero que esta data sempre traga muitas coisas boas e que seja tal como você deseja. E assim espero que sejam todos os outros dias da sua vida. Você merece ser sempre muito feliz, meu pai, pois é o melhor homem que algum dia conheci e foi e é o melhor pai que alguém pode sonhar ter.
Amo muito você, papai, e apenas desejo felicidade e que esta data se repita muitos e muitos anos. Parabéns!

Lariza

Confira abaixo fotos da família

Jatobá: Câmara criará Comissão Especial para fiscalizar aplicação dos repasses do coronavírus, informa vereador Zé Dantas


O Vereador Zé Dantas informa que objetivando repassar as sugestões, anseios e reais necessidades do povo, à Prefeitura local, no tocante aos maléficos efeitos do CORONAVÍRUS; assim como, para uma fiscalização especifica da aplicação dos recursos (Mais de 1 milhão e meio de reais) destinados ao Município no combate aos efeitos da COVID-19, está sendo proposta na Câmara de Vereadores de Jatobá, a criação de uma Comissão Especial, a ser composta pelos Vereadores Eduardo Junior, como membro; Jailton Pereira, como Presidente e próprio José Dantas, como Relator, o qual afirma que vem recebendo muitas “cobranças” do povo, querendo saber onde e de que forma estão e serão aplicados esses recursos.

O Projeto, segundo o Vereador Zé Dantas, tem o seguinte texto:

“Art. 1.º - Fica constituída uma Comissão Especial, composta pelos Vereadores Jailton Pereira da Silva, José Dantas de Lima e Eduardo Gomes de Sá, tendo o primeiro como Presidente, o segundo como Relator e o terceiro como Membro, com a finalidade de sugerir ao Poder Executivo, medidas administrativas necessárias a diminuição da propagação do CORONAVÍRUS no Município; assim como, para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros destinados às atividades de combate a COVID 19.

§ 1.º – Para cumprimento de sua finalidade, a Comissão poderá convocar a Prefeita e seus auxiliares diretos a prestar informações perante o Plenário e/ou requerer informações por escrito, conforme previsão do artigo 221, combinado com os artigos 222 e 226 do Regimento Interno da Casa.

§ 2.º - A Comissão apresentará relatório semanal de suas atividades”.

O Vereador afirma acreditar na aprovação do Projeto, por tratar-se de assunto de relevante interesse para a comunidade jatobaense; e, ainda, por ser a fiscalização do executivo uma das atribuições afetas aos vereadores; daí entender a proposta alcançar grande maioria de votos, se não a unanimidade!

As informações são do Vereador Zé Dantas

Petrolândia: Delgado Construções ''O presente da sua mãe está aqui''

Venha comprar o presente da sua mãe aqui na loja Delgado Construções!!!


Delgado Construções