Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2016
Publicidade

Alepe: Simone Santana anuncia 3ª edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres

Imagem
Deputada Simone Santana (Foto: Roberto Soares/Alepe)
A 3ª edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) às administrações municipais que se destacam na superação das desigualdades de gênero em Pernambuco, foi anunciado pela deputada Simone Santana (PSB), no Pequeno Expediente desta quarta (17). Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a parlamentar convocou os demais deputados a indicarem os municípios que julguem aptos a concorrer à premiação, conforme previso no regulamento da iniciativa, .

Simone esclareceu que os parlamentares têm até o dia 29 de fevereiro para fazer as indicações, as quais serão avaliadas por uma comissão composta por três deputados e três profissionais da Secretaria Estadual da Mulher. “Após o trabalho de avaliação, essa comissão divulgará os nomes dos quatro municípios vencedores, sendo um por cada macrorregião, para homologação da Presidência desta Casa”, informou.

Picciani é reeleito líder do PMDB na Câmara dos Deputados

Imagem
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Com 37 votos, o deputado Leonardo Picciani (RJ) foi reconduzido ao cargo de líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Mais próximo ao Palácio do Planalto, Picciani venceu Hugo Motta, que obteve 30 votos. Motta era o candidato do presidente da Casa, o também peemedebista Eduardo Cunha (RJ).

Dos 71 deputados aptos a votar, dois não votaram.

Além do apoio do governo, Picciani teve a seu favor a ampliação da bancada na Câmara com o retorno de titulares que ocupavam cargos no Executivo e foram exonerados para participar das eleições de hoje à tarde. É o caso de Marcelo Castro, que foi exonerado do cargo de ministro da Saúde somente para participar da votação. Castro foi indicado para a pasta por Picciani nas negociações com o Planalto na última reforma ministerial.

Os deputados Pedro Paulo (RJ) e Marco Antônio Cabral (RJ), que são secretários no governo do Rio de Janeiro também deixaram seus postos para participar da eleição, com a missão …

Morto em obra de igreja era traficante que se passava por pastor, diz polícia

Imagem
Crime aconteceu em frente ao local onde seria contruída uma Igreja Evangélica em Jequié; 'A igreja era apenas um disfarce', diz delegado que investiga o caso. (Foto: Blog Jequié Repórter)
Mirandir Santos Soares, de 31 anos, morto a tiros quando trabalhava na obra de uma igreja, em Jequié, região sudoeste da Bahia, se passava por pastor, mas atuava como traficante na região. As informações são da Polícia Civil, que investiga o crime. Os autores do homicídio também tem envolvimento com o tráfico de drogas e a polícia investigava a relação entre vítima e criminosos.

Segundo o delegado Cristiano Mangueira, o falso pastor não tinha passagem pela polícia. "Ele nunca teve passagem pela polícia e tirava proveito para fingir que era pastor. Ninguém quer assumir que é traficante. A igreja era apenas um disfarce", disse o delegado.

Lucas Ramos comemora chegada de mais duas escolas estaduais em Petrolina

Imagem
Fred Amâncio e Lucas Ramos (Foto: Divulgação)
Petrolina contará, ainda este ano, com duas novas escolas da rede estadual de ensino. A notícia divulgada pelo secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, foi bastante comemorada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB). As unidades de ensino serão construídas nos bairros de João de Deus e São Gonçalo, atendendo a um pleito antigo do ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Coelho para beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas.

O parlamentar lembrou o trabalho feito pelo “Trator do Sertão” pela viabilização das escolas. “Geraldo Coelho sempre teve a educação como uma de suas bandeiras, prova de seu compromisso com o futuro dos petrolinenses”, ressaltou Lucas. O socialista também destacou o empenho do Governo de Pernambuco na área, mesmo em um momento de forte contenção de despesas. “Reconhecemos o esforço do governador Paulo Câmara em instalar duas unidades de formação na cidade mais importante do Sertão do Estado, mesmo diante de uma enor…

CBHSF entrega obras na Bacia do Salitre

Imagem
Cachoeira do Salitre (Foto: Almacks Luiz Silva)
O município baiano de Morro do Chapéu sediará no dia 27 de fevereiro um seminário que marca o encerramento do projeto de recuperação hidroambiental na bacia do rio Salitre, importante afluente do rio São Francisco na região do Submédio. O evento acontece a partir das 9h, na Escola Municipal Santo Antônio, comunidade de Brejões. Durante o seminário, será apresentado o detalhamento das intervenções possibilitadas pela cobrança pelo uso das águas do Velho Chico. Nas obras, foram investidos mais de R$ 630 mil pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Realizadas pela empresa LocalMaq, as intervenções beneficiam cerca de 500 famílias da região. “Foram instaladas mais de 20 mil metros de cercas de proteção em áreas prioritárias, além da readequação de terreno e combate ao assoreamento do rio”, explica o presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre, Almacks Luiz.

Horário de verão termina neste domingo

Imagem
Termina a zero hora deste domingo (21) o horário de verão. Moradores de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios em 1 hora. A medida está em vigor desde o dia 18 de outubro.

O Ministério de Minas e Energia estima, neste verão, economia de R$ 7 bilhões, valor equivalente ao custo evitado em investimentos para atender a uma demanda adicional de aproximadamente 2.610 Megawatts (MW). Segundo a pasta, o adiantamento em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição em períodos de maior consumo.

Da Agência O Globo

Ceará edita lei para permitir combate ao Aedes aegypti em imóveis fechados

Imagem
Após duas notificações não atendidas, os agentes de endemias poderão entrar nos imóveis com o auxílio de força policial, se necessário. (Foto: Fernando Antunes)
O governo do Ceará editou lei estadual para garantir o acesso de agentes de endemias a imóveis vazios para buscar focos do mosquito Aedes aegypti. A lei estadual reforça medida provisória editada pelo governo federal no dia 1º de fevereiro.

Sancionada no último sábado (13), Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, e publicada na segunda-feira (15) no Diário Oficial do Estado, a lei cearense prevê a entrada forçada em casas, galpões ou terrenos onde haja risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika.

“Apesar de já haver uma medida provisória sobre o assunto, a lei reforça as ações no Ceará e nos dá segurança jurídica nesse processo. Também recebemos orientação nacional para editar uma lei que valesse para todos os municípios do estado”, explicou o governador Camilo Santana.

Jatobá: Resultado da pelada dominical da Associação Pó de Serra, de Itaparica

Imagem
Foi realizada nesse domingo, dia 14, mais uma pelada de boleiros na Associação Pó de Serra, em Itaparica, município de Jatobá. Os resultados do baba foram enviados pelo nosso amigo jatobaense Jair Souza, o popular Jair do Picolé. Confira os resultados:

Primeiro tempo: Camisa azul 2 x 2 Camisa Vermelha


Gols do camisa azul: Sapatatão e Tales
Gols do Camisa Vermelha: Eronilson (2)

Segunda pelada; Camisa Azul 4 x 1 Camisa Vermelha

Gols do Camisa Azul: Indio (2) Sapatão e Tales
Gol do Camisa Vermelha: Clécio (1)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Escolas de Contas Públicas do TCE-PE oferece 18 cursos em março

Imagem
A Escola de Contas Públicas promove quinze cursos presenciais e três a distância ao longo do mês de março. As capacitações compreendem diversas áreas de conhecimento e já estão abertas para inscrições. As aulas acontecem no prédio-sede, na Avenida Mário Melo, 90 – Boa Vista, e no anexo, localizado na Rua da Aurora, 763 – Boa Vista, ambos no Recife.

Os interessados podem se inscrever pelo site http://escola.tce.pe.gov.br/escola/. Mais informações no (81) 3181.7953 ou no www.facebook.com/ecpbg.
Dentre os cursos presenciais estão: A Sindicância e o Inquérito Administrativo na Lei Nº 6123/68 àluz da Jurisprudência do STJe do STF; Mediação de Conflito e Gestão de Relacionamentos; Implantação eGestão de Ouvidoria; Orçamento e Finanças Públicas; e Oratória Executiva De Alta Performance - Módulo Avançado.

Rede social expõe assédio sexual praticado por professores

Imagem
Em pouco mais de uma semana, alunas de escolas e universidades de todo o país enviaram para uma página do Facebook mais de 750 relatos de agressão moral e sexual que sofreram de seus professores. Dos depoimentos recebidos, mais de 500 foram publicados, ultrapassando 16 mil “curtidas” na rede social em apenas sete dias.

A página Meu Professor Abusador foi criada no dia 9 de fevereiro por quatro jovens mulheres de Porto Alegre, que concluíram recentemente o Ensino Médio, depois que uma delas descobriu um caso de assédio na escola que frequentou.

Os relatos publicados em Meu Professor Abusador precisam seguir algumas regras. O nome do agressor não pode ser revelado, mas algumas características que o tornem identificável são autorizadas. O nome da instituição de ensino em que o fato aconteceu também é permitido. A autora tem o anonimato garantido pelas moderadoras.

Filho de Eduardo Campos será chefe de Gabinete de Paulo Câmara

Imagem
João Campos exercerá a mesma função que Eduardo Campos ocupou no segundo governo de Miguel Arraes. 

Com apenas 22 anos e em processo de graduação em Engenharia Civil, João Henrique de Andrade Lima Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, será nomeado chefe de Gabinete do governador Paulo Câmara. Ele ficará no lugar do atual chefe Ruy Bezerra, que comandará a Controladoria Geral do Estado. A posse de João e Ruy será nesta quinta-feira, às 17h, no Palácio do Campo das Princesas.

Além deles, o atual controlador-geral, Rodrigo Amaro, irá trabalhar na Assessoria Especial. As mudanças fazem parte das alterações que o atual governador fez no seu secretariado.

Histórico

Mulher mata marido no Ceará para ficar com sobrinho, diz polícia

Imagem
Familiares e amigos realizaram um protesto em frente a Divisão de Homicídios (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
Uma mulher e um jovem foram presos em Fortalezasuspeitos de tramarem juntos a morte de um homem - marido dela e tio do rapaz. De acordo com a delegada Socorro Portela, coordenadora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu no dia 18 de março de 2015, no Bairro Castelão, na capital. O casal foi preso na última sexta-feira (12) no Bairro Messejana.

Segundo Socorro Portela, Lucivânia Abreu Marques, de 34 anos, mantinha um romance com Deivanir Campelo da Silva, de 27. Para que o relacionamento não fosse descoberto, eles mandaram matar o empresário Antônio Lucieudo e Silva, de 41 anos.

Socorro Portela explica que, na época, a versão foi de que Lucieudo, empresário do ramo de móveis, tinha sido morto durante um assalto. Essa versão foi dada pelo sobrinho que estava com o tio na hora do crime. “O sobrinho e a vítima foram almoçar, neste dia, juntos. No retor…

Centro de piscicultura da Codevasf produziu cerca de 3,5 milhões de alevinos no semiárido pernambucano

Imagem
Foto: Divulgação/Codevasf
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, localizado no município de Petrolina, produziu, em 2015, cerca de 3,5 milhões de alevinos no semiárido pernambucano. A produção foi destinada à recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, à inclusão produtiva de pequenos produtores e à realização de estudos e pesquisas.

Para ações de inclusão produtiva na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, as espécies de maior produção são tilápia, carpa e tambaqui. Nos peixamentos são utilizadas espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, como o pacamã, piau e curimatã. “Essa ação é realizada regularmente pela empresa, e nós temos conseguido resgatar estoques pesqueiros de peixes que estavam sumindo do rio, como, por exemplo, o pacamã”, explica o chefe do Centro Integrado, o engenheiro de pesca Rozzanno Figueiredo. “O peixamento possui uma importância ambienta…

Juazeiro: Vereador Agnaldo vai à luta para barrar aumento de preço na água fornecida pela Caraíba

Imagem
Diante da disposição da Mineração Caraíba de majorar os preços da água fornecida a agricultores familiares estabelecidos ao longo da adutora, o Vereador Agnaldo Meira (PC do B), ocupou na tarde desta terça-feira (16/02), a tribuna da Câmara de Juazeiro para conclamar seus pares a unir-se na luta em defesa da manutenção de um preço justo para o fornecimento da água.

Segundo ele a Mineração Caraíba, de acordo com documento encaminhado aos agricultores usuários da água, propõe “passar de 17 a 21 centavos para 38 centavos o metro cúbico. Isso significa mais de cem por cento de aumento! ”

Transposição do São Francisco: o elefante branco nordestino? Entrevista IHU On-Line com João Suassuna

Imagem
“Estou apostando e quero que esse projeto saia e que seja oferecido para a sociedade para fins de abastecimento, pois não vai ter volume para tudo. Com todos esses usos que se quer, esse projeto se transformaria no futuro num grande elefante branco”, alerta o pesquisador João Suassuna (Foto: João Zinclar)
Por João Vitor Santos/IHU On-Line

João Suassuna é nordestino. O engenheiro agrônomo, e sobrinho do escritor Ariano Suassuna, destaca que essa relação com o nordeste o faz acompanhar há mais de 20 anos as discussões em torno das alternativas para amenizar a secura dessas terras. Para ele, a transposição do Rio São Francisco nunca deveria ser tida como prioridade. “Eles (técnicos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC) chegaram à conclusão, já em 2004, que o São Francisco tem uma séria limitação para fornecimento de volumes para um projeto de transposição”, destaca em entrevista concedida por telefone à IHU On-Line. Segundo ele, foi por isso que o grupo pensou em alt…

O Sertão vai virar novela da Globo; 'Velho Chico' se passa em Paulo Afonso e cidades da BA, AL e RN

Imagem
Tarcísio Meira está no elenco da novela Velho Chico | /Rede Globo/Divulgação Rodrigo Santoro posa caracterizado Rodrigo Santoro e Marina Nery gravam primeira cena de beijo
O sertão vai virar novela, enfim. Quando “A regra do jogo” chegar ao último capítulo, em meados de março, um clichê da teledramaturgia será destruído: paisagens comumente exibidas em folhetins das nove, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e calçadão de Copacabana não terão mais vez em enxurradas de sequências aéreas. O mar (do Rio) vai virar sertão. Trama de Benedito Ruy Barbosa escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, “Velho Chico” narrará uma saga de amor sertaneja marcada por uma intensa rivalidade familiar à beira do Rio São Francisco. Os trabalhos já foram iniciados. E seguem — em ritmo firme e forte — por cidades do interior nordestino, entre Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.

— É um reencontro com a brasilidade, com a história do nosso país e de sua gente, dos amores puros e dos desencontros. Será uma declaraç…

Brasil investiga 3.935 casos suspeitos de microcefalia

Imagem
O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (17) que investiga 3.935 casos suspeitos de microcefalia. Até o dia 13 de fevereiro, 837 casos foram descartados de um total de 5.280 notificações de estados e municípios ao governo federal.

Os números foram divulgados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante a Reunião Internacional para Implementação de Novas Alternativas para o Controle do Aedes aegypti. O boletim epidemiológico completo deve sair na tarde de hoje.

O boletim anterior indicava um total de 462 casos confirmados de bebês que nasceram com microcefalia, sendo 41 deles relacionados à infecção pelo vírus Zika.

Agência Brasil

Afogados da Ingazeira: Parceira da Prefeitura com a Perpart beneficia famílias com regularização de imóveis

Imagem
Foto: Divulgação/PMAI
Em uma parceria inédita, a Prefeitura de Afogados e a PERPART – Pernambuco Participações - irão regularizar e entregar as escrituras definitivas para mais de 400 famílias que hoje residem na Cohab Velha. A ação faz parte do projeto Perpart Itinerante, e foi solicitada pelo Prefeito José Patriota em uma reunião com representantes do Governo de Pernambuco, em Recife.

A Perpart assumiu os passivos da antiga Cohab e estará em Afogados nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro. Além da regularização, os técnicos também irão resolver pendências documentais das unidades habitacionais e oferecer esclarecimentos jurídicos.

Juazeiro: Vereador Jean faz paralelo entre cobrança da oposição e as realizações da atual administração

Imagem
Agradecendo as manifestações de apreço e preocupação da comunidade e dos seus pares, por ocasião do boato que teria sofrido um acidente e falecido, o Vereador Jean Gomes (PT) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Juazeiro, para comparar a atitude dos vereadores de oposição que denunciam e cobram realizações e os vereadores de situação, requisitados pela população para resolver problemas e danos causados pelas últimas chuvas na cidade.

Falou das visitas que fez com o Secretário Jorge Barbosa e foi ao ponto: “A gente sabe que a nossa cidade não está cem por cento, mas também não está zero por cento. No Bairro do Quidé hoje tem uma grande avenida e para se chegar a alguns bairros tem de transitar por ela. Para chegar na Malhada da Areia tínhamos dificuldade e hoje passamos por uma grande avenida para se chegar à Malhada da Areia”.

Especialistas brasileiros e estrangeiros discutem formas de controle ao Aedes

Imagem
Membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Butantan e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), além de representantes de universidades e gestores em saúde de diversos estados e municípios brasileiros participam da Reunião Internacional para Implementação de Novas Alternativas para o Controle do Aedes aegypti.

O encontro foi organizado pelo Ministério da Saúde em uma tentativa de conter a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

“É uma maratona que estamos vivendo, correndo, de fato, para podermos capitalizar, diminuir os riscos e o agravo maior causado hoje pelas transmissões das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e que vêm hoje assolando o Brasil”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Doçura: Receita de Brigadeiro com Biscoito Richester Escureto Recheado

Imagem
O brigadeiro é uma ótima dica para reunir os amigos em casa para se atualizar e compartilhar informações nas redes sociais, ver um filme ou jogar videogame. Com biscoito Richester Escureto Recheado a receita fica ainda muito melhor.

Brigadeiro Richester com Escureto

Ingredientes
1 pacote de Biscoito Richester Escureto Recheado (140g)
2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
1 cálice de licor de sua preferência (opcional)
Chocolate granulado ou confeitos coloridos

Japão lança satélite para estudar buracos negros

Imagem
A Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa) anunciou hoje (17) o lançamento com êxito de um satélite para estudar buracos negros.

O satélite Astro-H, desenvolvido pela Jaxa, pela agência espacial norte-americana (Nasa) e outros grupos, vai ficar em órbita a cerca de 580 quilômetros de altitude para observar os raios-X emitidos principalmente por buracos negros e grupos de galáxias.

O satélite foi transportado pelo foguete japonês H-ITA, lançado a partir do Centro Espacial de Tanegashima, no Sul do país.

Esec Caetés completa 25 anos de criação com programação especial

Imagem
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) comemora, nesta quinta-feira (18/02), os 25 anos de criação da Estação Ecológica de Caetés (Esec Caetes) - primeira unidade de conservação administrada pelo Estado de Pernambuco e fica localizada em Paulista, na divisa com o município de Abreu e Lima. Uma programação especial acontece, a partir das 8h30, na Esec: feira de agricultura familiar, vivências na mata e entrega dos certificados do projeto Educadores Ambientais, realizado em parceria com a Transpetro, fazem parte do roteiro do dia especial de aniversário da Unidade. O evento marca o início das comemorações dos 40 anos da CPRH, que será em 16 de dezembro deste ano.

A Estação possui 157 hectares remanescentes de Floresta Atlântica e protege, de forma integral, uma rica variedade de espécies da fauna e da flora típicas da Região Nordeste que atraem pesquisadores do Brasil e do exterior. Para a presidente da CPRH, Simone Souza, tão importante quanto as pesquisas é a divulgação de seus…

Humberto leva senadores do PT a ministro da Fazenda

Imagem
Em um encontro que acabou por volta das 23h dessa terça-feira (16), o líder do PT no Senado, Humberto Costa, coordenou uma reunião da bancada do partido na Casa com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Durante quase três horas, os senadores petistas questionaram o novo titular da pasta sobre os rumos da economia brasileira e ouviram do ministro uma explanação sobre seus planos para a recuperação do crescimento.

Na reunião, que contou com a presença de 12 parlamentares, Nelson Barbosa explicou que há fortes dados demonstrando que o país "abriu o para-quedas" para estancar a crise e que a confiança em todos os setores aumentou. De acordo com Humberto, o ministro acredita que, até julho, os reflexos dos dados negativos estancarão e, já no segundo semestre, a economia dará sinais consistentes de recuperação.

Ministério da Cultura abre consulta pública sobre direitos autorais

Imagem
O Ministério da Cultura abriu consultas públicas para que os cidadãos enviem sugestões com o objetivo de elaborar duas instruções normativas para regulamentar a legislação de Direitos Autorais. As contribuições serão feitas por meio de formulário virtual e podem ser enviadas até o dia 30 de março.

A primeira delas estabelecerá previsões específicas para a atividade de cobrança de direitos autorais no ambiente digital por associações de gestão coletiva e pelo ente arrecadador de que trata o Art. 99 da Lei n° 9.610/1998, que regulamento os direitos autorais.

Miguel cobra Secretaria de Transportes por obras nas estradas do Sertão

Imagem
Foto: Giovanni Costa/Alepe​
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reforçou, nesta terça-feira (16), um pedido para recuperar as estradas que estão deterioradas no sertão pernambucano. O parlamentar ressaltou que as vias ficaram em estado mais agravado por conta das chuvas de janeiro, provocando apreensão para quem circula por municípios da região.

Miguel citou alguns exemplos como as PE-604, PE-625, PE-630 e a PE-635. Essas rodovias fazem conexão entre os municípios de Dormentes, Afrânio, Santa Cruz, Lagoa Grande, Ouricuri e Santa Filomena. “A chuvas, que a gente não via há anos, voltaram a cair, mas elas também agravaram o estado das rodovias. Além de garantir a segurança das pessoas, é preciso recuperar as vias para que tudo aquilo que foi produzido com as chuvas possa, então, ser escoado para os mercados consumidores”, ressaltou o deputado.

Petrolândia: Comitê se reúne para criar estratégias de Combate à Dengue

Imagem
Representantes de Comitê Municipal se reuniram na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para tomar ciência do panorama da dengue no município de Petrolândia e criar estratégias a fim de combater a endemia no município. Além do Prefeito Lourival Simões, estiveram presentes a Secretária de Saúde Drª Andreza, Sargento CBM Ranieri, do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Petrolândia, Capitão do Exército Hanilson, comandante da 1ª Companhia de Engenharia de Construção do 3º Batalhão de Engenharia, e representantes das demais secretarias da Prefeitura Municipal.

Na reunião, foram apresentados relatórios das ações de combate e prevenção à dengue, desenvolvidas setorialmente. Dentre as ideias, está a sugestão do prefeito Lourival Simões de conscientizar as comunidades e empresas sobre a gravidade da doença e proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.

As ações do Comitê terão início amanhã (18), com realização d…

Presidente em exercício do TCE prestigia posse do novo presidente da OAB-PE

Imagem
O presidente em exercício do TCE, conselheiro Marcos Loreto, representou a instituição na posse do novo presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, ocorrida na noite desta segunda-feira (15) no auditório do IMIP (Instituto Materno-Infantil de Pernambuco). O presidente Carlos Porto não compareceu porque se encontra de férias.

Ronnie Duarte ficará à frente da OAB-PE no triênio 2016-2018. Ele substituiu Pedro Henrique Reinaldo Alves, que num breve discurso fez uma prestação de contas de sua gestão, destacando o engajamento da entidade na mobilização em prol da aprovação do projeto de lei de iniciativa popular que resultou na “Lei da Ficha Limpa” e da proibição de empresas privadas doarem contribuições eleitorais para candidatos a cargos eletivos, conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

MPPE recomenda aos hospitais de grande porte da Capital que não liberem pacientes psiquiátricos sem a presença de familiares

Imagem
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos diretores dos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Oswaldo Cruz e Pelópidas da Silveira que, no prazo de 20 dias, adotem as medidas administrativas necessárias para que a prática da alta hospitalar a paciente psiquiátrico seja devidamente precedida da localização dos pais, responsáveis legais ou familiares, a fim de proporcionar mais segurança e tranquilidade durante seu atendimento médico-hospitalar.

Chegou ao MPPE notícia de fato denunciando que pacientes psiquiátricos estavam sendo liberados do Hospital da Restauração sem a presença de familiares ou responsáveis.

Aedes aegypti: não há comprovação de que repelentes alternativos funcionam

Imagem
São muitas as receitas caseiras que chegam por aplicativos de mensagens prometendo combater o mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, da febre chikungunya e da Zika, mas que não têm o aval dos cientistas. O infectologista Dalcy Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, reforça que a aprovação de produtos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma garantia oficial da segurança e eficácia do produto.

“A gente vive uma era de produtos orgânicos, os pacientes têm duvidas e perguntam com frequência sobre os repelentes caseiros. Não posso dizer que funcionam e correr o risco do meu paciente pegar uma dessas doenças, você precisa de alguma garantia”, disse Albuquerque.

Depois do surto de Zika e da associação desta doença com o nascimento de bebês com microcefalia, a busca por formas de evitar a picada de mosquito virou uma grande preocupação em todo o país. Os boatos pelas redes sociais já falaram da eficácia da vitamina B12, de própolis, citronel…

Joel da Harpa assume vice-liderança da Oposição na Alepe

Imagem
Ao lado dos deputados Silvio Costa Filho e Teresa Leitão, Joel da Harpa, agora filiado ao PTN, assume a vice-liderança da Bancada de Oposição na Alepe (Foto: Divulgação)

O deputado Joel da Harpa (PTN), assumiu, na tarde desta terça-feira (16), a vice-liderança da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), passando a atuar ao lado dos deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada, e Teresa Leitão (PT), vice-líder.

Joel da Harpa, que já vinha se posicionando de maneira independente na Casa de Joaquim Nabuco, afirmou ter tomado a decisão por discordar da condução do Governo do Estado na área da segurança pública. “O Pacto pela Vida está em colapso e, apesar dos nossos alertas, o Governo nada tem feito para mudar a situação”, destacou.

Pesquisadores usam radiação para impedir reprodução do Aedes aegypti

Imagem
Uso de raios gama torna os mosquitos machos incapazes de se reproduzir Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Até a física nuclear entrou na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Pesquisadores da Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão usando raios gama – um tipo de radiação eletromagnética capaz de alterar organismos – para tornar os mosquitos machos incapazes de se reproduzir e, assim, controlar a população do inseto em Fernando de Noronha.

O estudo teve início em 2013, motivado pela incidência cada vez maior de casos de dengue no país. A pesquisa é financiada pelo Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

As pupas – fase de desenvolvimento do mosquito – são irradiadas em larga escala por um equipamento que usa o Cobalto 60 como base. Isso modifica o esperma dos insetos, tornando-…

Miguel Coelho e Rodrigo Novaes pedem melhorias na condições de rodovias estaduais

Imagem
Novaes reivindicou o asfaltamento da PE-425, que liga os municípios de Carnaubeira da Penha e Floresta (Foto: João Bita) Miguel Coelho disse ter verificado más condições de rodovias estaduais, agravadas pelas chuvas, ao percorrer 25 municípios durante o recesso parlamentar (Foto: Roberto Soares)
Os deputados Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) foram à tribuna, durante a Reunião Plenária desta terça (16), pedir ao Governo de Pernambuco obras de melhorias e de recuperação de rodovias estaduais, em especial para aquelas que cortam o Sertão. Em discurso no Pequeno Expediente, o socialista comentou que as fortes chuvas que atingiram a região entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano provocaram danos às vias, colocando em risco a segurança dos sertanejos. Já Novaes cobrou, no Grande Expediente, a conclusão de obras anunciadas no passado e sugeriu que o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, venha à Assembleia esclarecer quais serão os futuros investimentos da pasta.

OAB pede afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

Imagem
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, entregou nesta terça-feira (16) ao presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), documento pedindo afastamento imediato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Casa.

De acordo com a OAB, o objetivo é facilitar a investigação de denúncias contra Cunha no Conselho de Ética.

“A decisão foi tomada pelo Conselho Federal da OAB levando em da consideração todos os aspectos que nos chegaram com relação a esse procedimento [investigatório]. Apresentamos a nossa manifestação para que possamos ter o julgamento e apreciação desse tema [processo] de forma livre e que não haja manobra que possa ser tratada como alguma operação por parte de um que tem o poder porque está na presidência”, disse Lamachia.

Senado aprova texto de Humberto que proíbe União de criar gastos a Estados e municípios

Imagem
Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT)
Os senadores aprovaram nesta terça-feira (16) o relatório do líder do PT, Humberto Costa (PE), que proíbe a União de criar despesas para Estados e municípios sem os repasses correspondentes e também veda a criação de gastos para a União, por parte do Congresso Nacional, sem a devida identificação da receita. 
A discussão em torno da matéria durou quase três horas e ocorreu na primeira sessão plenária do Senado pós-carnaval.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 128/2015, que retorna à Câmara dos Deputados pois foi modificada durante a tramitação, atende uma demanda de governadores e prefeitos. Eles se reuniram com os senadores no começo deste mês e incluíram o tema como prioridade para sanear os cofres públicos estaduais e municipais.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2016; Confira
Diário de Pernambuco:
Em estado de greve, servidores municipais confirmam paralisação geral na segunda-feiraFolha de Pernambuco;  Janot diz que inquérito contra Cunha é de "nítido interesse público"Gazeta de Alagoas; Servidores da saúde entram em greve Diário do Nordeste-CE: Professores fazem protesto em Fortaleza após rejeitarem proposta da Prefeitura
A Tarde; Preço da gasolina sobe e chega próximo de R$ 4 nos postos de Salvador Correio da Bahia: PMs e bandidos trocam tiros durante fuga em Itapuã
Tribuna da Bahia; Rui deve reconduzir Fahel à chefia do MP baiano
O Globo: Justiça quebra sigilo de presidente da Assembleia de SPO Dia-RJ; Fundação da apresentadora Xuxa é furtada
Extra-RJ: Carnaval: briga de bicheiros está por trás de polêmica com jurado
Folha de São Paulo; Antena perto de sítio foi 'presente' da Oi para Lula
Estado de São Paulo; Conse…

Publicidade