terça-feira, 19 de agosto de 2014

Aurélio José Aureliano busca parentes em Petrolândia

Aurélio José Aureliano e sua filha Juliana

Em fevereiro deste ano, publicamos uma matéria sobre a busca de Aurélio José Aureliano por seus parentes em Petrolândia. Ele deixou a cidade há 55 anos, estabeleceu residência em Campo Grande, no Mato Grosso, e perdeu o contato com irmãos quando a velha cidade deixou de existir. Aurélio é filho de Jezuína Maria da Conceição e de Manoel José Aureliano. Ele se lembra vagamente dos nomes de alguns irmãos: José, Ailton e Maria de Lourdes.

Após a publicação, recebemos mensagens de possíveis parentes de Aurélio, porém, não conseguimos mais contatar o sr. Aurélio. Há sobrinhos dele em São Paulo, um irmão em Paulo Afonso e provavelmente muitos familiares e parentes em Petrolândia.

Nesta terça-feira (19), para nossa satisfação e alegria daqueles que aguardam ansiosamente há meses, a sra. Juliana da Cunha, filha de Aurélio, entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho. Por meio de nossa página no Facebook e e-mail, confirmamos que a procura do sr. Aurélio José chegou ao fim e ele pode restabelecer comunicação com sua família.

Familiares e parentes de Aurélio José, por favor, usar nosso e-mail contato@assisramalho.com.br ou página no Facebook  para repassarmos o contato dele. 

UNESCO destaca importância da educação científica para inclusão social no Brasil


O grande desafio do país é fazer com que os investimentos realizados no ensino de ciências cheguem cada vez mais de forma homogênea à população e possam efetivamente melhorar a sua qualidade de vida.

A escala dos problemas enfrentados pelo Brasil neste campo são complexos e consequências são de difícil solução em curto prazo. Os desafios enfrentados pelo Brasil em educação científica não podem ser tratados isoladamente, dadas as relações de causa e efeito existentes, como por exemplo: incremento e estímulo à educação científica versus déficit de professores em matemática, física, química e biologia; melhoria da qualidade do ensino de ciências versus déficit na infraestrutura escolar.

Pelas dimensões do país e pela dificuldade de se elaborar e, principalmente, implantar políticas nacionais que também atendam às necessidades regionais, o ensino de ciências oferecido no educação básica nas escolas modifica de forma ainda lenta as realidades (desigualdades) sociais experimentadas em certas regiões.

A UNESCO tem importante papel a desempenhar no avanço da educação científica, e também na política de Ciência e Tecnologia. Particularmente, iniciativas devem ser implementadas com vistas a fortalecer o ensino científico nas escolas do ensino fundamental e médio.

De conformidade com a Conferência Mundial sobre Ciência de Budapeste, a UNESCO deverá apoiar os esforços nacionais que visem promover a inclusão social por meio de estratégias para o uso da informação em Ciência e Tecnologia.

Considera-se prioritário investir esforços de cooperação técnica: na geração de novos conhecimentos técnico-científicos, na difusão do conhecimento científico e na capacitação de recursos humanos.

Fonte: Representação da UNESCO no Brasil

Presidenta Dilma visita Paulo Afonso, Floresta e Cabrobó nesta quinta-feira (21)


A presidente Dilma Rousseff (PT) fará uma visita oficial ao município de Paulo Afonso nesta quinta-feira (21). A chegada da presidente ao aeroporto está prevista para às 10 horas da manhã. A ministra do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), Tereza Campelo, entre outras autoridades também estarão acompanhando Dilma Rousseff. A informação é de Valda Aroucha - presidente da ONG Aghenda.

A Presidenta Dilma Rousseff e Ministros do MDS e MDA visitam experiências de tecnologias sociais de segurança alimentar, hídrica e energética (renovável) desenvolvidas pela AGENDHA no município de Paulo Afonso/BA.

A presidenta Dilma também estará cumprindo sua agenda no Estado de Pernambuco, passando pelas cidades de Floresta e Cabrobó.

Projeto criminaliza venda de animais domésticos pela internet


O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) apresentou neste mês projeto de lei que criminaliza a comercialização de animais domésticos em sites hospedados no Brasil. De acordo com a proposta, a pena para quem adotar essa prática será de detenção de um a três meses e multa.

De acordo com o tucano, um dos principais defensores dos animais no Congresso Nacional, o PL é inspirado em iniciativa do vereador Marcell Moraes(PV), de Salvador (BA), que apresentou projeto determinando que animais domésticos só possam ser vendidos em locais como canis e gatis. “Ele acredita que a futura lei irá coibir abusos e maus-tratos, pois em diversos estabelecimentos os animais ficam expostos em gaiolas ou locais pequenos e abafados, algumas vezes expostos ao sole ao sereno”, explicou Tripoli.

Na avaliação do parlamentar, a comercialização de animais deva ser proibida como um todo. “Entendo que reproduzir animais para a venda de filhotes deve ser considerado um crime”, avalia o parlamentar, que cita trechos de texto publicado pela Agência de Notícias de Direitos Animais. A Anda lembra que ninguém pode vender bebês humanos, mas filhotes animais podem ser comercializados livremente.

Acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida no Sertão de Pernambuco

Condutor teria perdido o controle do veículo e batido em árvore na zona rural (Foto: Divulgação/Blog Tabira em Debate).

Um acidente deixou uma pessoa morta e outra ferida nessa terça-feira (18) em Itapetim, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Gutemberg Gomes de Mendonça, de 29 anos, teria perdido o controle do veículo que conduzia e batido em uma árvore, próximo ao Sítio Clarinha, na zona rural do município.

Ainda segundo a polícia, a mãe do condutor, Maria do Carmo Gomes de Mendonça, de 51 anos, que também estava no veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o motorista teve apenas ferimentos leves e foi socorrido para um hospital local. A polícia investigará as causas do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado a Instituto de Medicina Legal (IML) em Petrolina, também no Sertão.

Núcleo SJCC/CaruaruDo NE10 Interior

Beto Albuquerque (PSB-RS) é confirmado como vice na chapa de Marina Silva


O candidato a vice-presidente na chapa Marina Silva será o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). Líder da legenda na Câmara, ele era um dos aliados mais próximos de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último dia 13, com mais seis pessoas. O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira, às 15h, em Brasília. No próximo domingo, está previsto evento de campanha no Recife com a chapa presidencial e o diretório estadual.

Em nota assinada pelo presidente nacional do partido, Roberto Amaral, o PSB de Pernambuco diz que a viúva de Eduardo, Renata Campos, recusou o convite de integrar chapa como vice para cuidar dos filhos. A campanha de Paulo Câmara a governador de Pernambuco será prioridade do PSB nacional.

Os compromissos assumidos por Eduardo serão mantidos, assim como as alianças estaduais, mas não haverá documento para assegurar o acordo.

Beto foi um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara dos Deputados e vai renunciar à candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Do JC Online, com informações da repórter Beatriz Albuquerque

Disputa pela água em São Paulo revela descaso com os rios


A seca que afeta drasticamente a região Sudeste e acirra a disputa por água entre São Paulo e Rio de Janeiro expõe a fragilidade e o desmonte do Sistema Nacional de Recursos Hídricos no Brasil, associada à incapacidade da Agência Nacional de Águas para promover a gestão compartilhada da água, dirimir conflitos e garantir o acesso à população.

O artigo é de Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, publicado originalmente no Blog do Planeta.

A disputa por água que teve início neste ano entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Piracicaba – e agora se agrava entre os Estados da região Sudeste – revela também o descaso com os rios e como a falta de investimentos em saneamento básico aumentam a crise. A escassez de água na região Sudeste não se deve apenas à super exploração e ao clima, é decorrente também da poluição dos rios por falta de tratamento de esgoto, do baixo controle de efluentes industriais e do uso de defensivos agrícolas.

A poluição e o desperdício agravaram o impacto da seca e a disputa pelos poucos mananciais que apresentam qualidade de água boa.

Refém do setor elétrico há décadas, o sistema de recursos hídricos, implementado há 17 anos no Brasil justamente para buscar o uso racional da água e o enfrentamento de crises, estabelece que a gestão da água deve ser compartilhada entre a União e os Estados. E o planejamento estratégico, a definição dos usos prioritários e a tomada de decisão deve se dar por bacia hidrográfica, com a participação da sociedade e dos usuários públicos e privados, nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames para quarta, quinta e sexta-feira desta semana


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação desta quarta, quinta e sexta-feira 20, 21 e 22 de agosto de 2014, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Confira:

Quarta-feira (20): Clínico Geral, Dentista, Exames Laboratoriais
Quinta-feira(21): Cirurgião Geral, Ginecologista, Pediatra, Colposcopia
Sexta-feira (22): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Preventivo.


Petrolândia: Após luto pela morte de Eduardo Campos, campanha do PSB volta às ruas


Depois de passado o luto pela morte trágica do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato a Presidente da República, em acidente aéreo no dia 13 deste mês, o comitê da candidatura de Paulo Câmara (PSB) retomou a campanha eleitoral em Petrolândia, nesta terça-feira (19). Durante o dia, cabos eleitorais começaram a distribuição do material nas principais ruas e avenidas da cidade.

Material de campanha da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PDT, PT, PRB, PSC e PTdoB) também foram colocados nas ruas de Petrolândia, apesar da orientação para a retomada da campanha somente a partir desta quarta-feira (20).

Amanhã, as agendas de Armando e João Paulo voltam à normalidade. Em Jaboatão dos Guararapes, os candidatos a governador Armando Monteiro (PTB), a vice-governador, Paulo Rubem (PDT), e a senador, João Paulo (PT), vão, às 9h, ao mercado público de Cavaleiro, onde farão uma visita, acompanhados lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife.

Cotado para substituir Felipão, Tite revela: "Estou frustrado"

Cotado para substituir Felipão, Tite revela: "Estou frustrado" Ricardo Duarte/Agencia RBS

O técnico Tite, o Adenor Bachi, não esconde seu sentimento. Está frustrado ao ser preterido como técnico da Seleção. Pergunta-se que critério foi usado para as escolhas. Considera Dunga um profissional digno, seu concorrente, mas acreditava ser esta a sua hora. Defende que a CBF ouça os jogadores e invista em ideias para salvar a base do futebol. Depois da Copa, Tite permitiu-se dar um tempo para a família, foi se encontrar com o filho Matheus, 24 anos, recém formado nos Estados Unidos em Ciência do Exercício no Tennessee. Depois, com o filho, foi conferir o sistema de dados do Arsenal, como mais uma ferramenta a ser empregada no seu trabalho. A ansiedade de Tite é por conhecimento. Por isso, lê muito a respeito. E revelou: em dezembro de 2012, horas antes de disputar o Mundial do Corinthians contra o Chelsea, recebeu a informação do interesse da CBF em levá-lo para a Seleção. Preferiu esperar. 

Acompanhe a entrevista concedida ao UOL ESPORTES:

Você se frustrou com ao ser esquecido na escolha do técnico da Seleção? 
A gente não é o melhor, mas a gente está vivendo um grande momento profissional. Eu estou nesse momento. Passei cinco anos no Grêmio e Inter com grandes trabalhos e oito títulos. Mundial, Libertadores, Sul-Americana, Copa Suruga, de Brasileirão, isso me credenciou. Dava enquete, lá estava Tite. Eu criei expectativa pelo trabalho. Assim como imaginei: nos últimos cinco anos, o Abel Braga foi campeão do Brasileirão, o Muricy Ramalho venceu a Libertadores, o Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, de excelente trabalho, o Cuca, todos em condições.

Desde quando havia expectativa?
Houve um outro detalhe: antes do Mundial do Corinthians contra o Chelsea (em dezembro de 2012), o assessor de imprensa do clube revelou que duas vezes a CBF havia procurado o presidente Mário Gobbi (do Corinthians) querendo me levar para a Seleção. Eu disse: quero ficar voltado ao Mundial, não é hora para isso. O doutor Gobbi concordou: estamos o maior título da história do clube, não se fala nisso. Surgiu a ideia de esperar para depois do jogo? Não, não, disse ele, temos que manter o foco. E estava certo. Eu ficaria pensando, será que virá o convite depois? E os atletas poderiam entrar em campo pensando nisso, poderia dispersar. Criei expectativa depois, sim, mas pelo meu crescimento profissional, independentemente de ser convidado.

Leitor do Blog reclama do incentivo ao desperdício de água em campanha beneficente

A moda é desperdiçar água
 O banho gelado de Fátima Bernardes

Um jovem leitor, residente no Rio de Janeiro, envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho para reclamar de uma brincadeira que está fazendo muito sucesso na TV. Trata-se do desafio do balde de água gelada que está sendo usado para incentivar doações para uma instituição de pesquisa e combate à esclerose lateral amiotrófica. 

De acordo com Keila Jimenez, colunista da Folha de S. Paulo, a campanha é encabeçada por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Na Globo, Ana Maria Braga, Luciano Huck, Angélica e Fátima Bernardes já participaram da brincadeira e na Record Rodrigo Faro e Sabrina Sato (até ontem, dia 18). Segundo a jornalista, "uma pessoa desafia outras três, que têm até 24 horas para jogar o balde de água gelada em si mesmas ou fazer uma doação para a instituição. O desafiado, então, ganha o direito de chamar para a disputa outras três pessoas. As celebridades, internacionais e nacionais, não só tomam o banho gelado, como estão doando o dinheiro para a campanha."

Eis a mensagem de Patrick Nascimento que não apenas reproduzimos como endossamos inteiramente. Existem inúmeras maneiras criativas e divertidas de arrecadar doações sem desperdiçar recursos preciosos e escassos em nossas cidades. 

"Boa Tarde! Eu achei seu site no Google e o seu Facebook, estou até seguindo o Blog de Assis Ramalho. Meu nome é Patrick, moro no Complexo Alemão, no Rio de janeiro.
Vim aqui pra falar o assunto sobre a água. Eu queria que você botasse no Facebook o assunto sobre o desperdício da água que muitas estrelas da Rede Globo fizeram. Eles estão fazendo um desafio entre todos os famosos do mundo e isso está sendo um absurdo. Eles estão fazendo campanha com um balde de água, eles derrubam sobre eles (mesmos) e isso vai passando. Eles poderiam fazer outros desafios, porque isso está sendo um absurdo, parece até que eles estão fazendo campanha para desperdiçar água e tá feio isso já, cara! Então, eu queria que você botasse uma matéria pra ver se esse assunto se torna mídia, porque está um absurdo esse tipo de brincadeira, porque incentiva muitas pessoas a desperdiçar água.
Eu sei que eles querem umas doações para tratar pessoas com ESCLEROSE. Tudo bem, mas essa brincadeira está se tornando cada vez mais feia e absurda. É o fim do mundo!"

Redação com informações de Patrick Nascimento e Folha de S. Paulo

Entidade diz que sistema atual de ensino não garante aprendizagem


A diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, defendeu hoje (19) uma estratégia inovadora para enfrentar os desafios atuais da educação. “Precisamos ainda de inovação, porque não dá para viver em pleno século 21 com uma educação que é reflexo do século 19 e 20, porque o sistema atual não está garantindo aprendizagem. A porcentagem de alunos que aprendem ao final de cada etapa é pequena e vai caindo no decorrer dos anos”.

Priscila apresentou a análise ao participar do fórum Educação e o Mundo do Trabalho: O Ponto Que O Brasil Precisa Construir, organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, na capital paulista. Para ela, é preciso criar a possibilidade de ter uma educação que sirva ao país, com todas as crianças na escola, garantia de que todos aprendam e equidade com resultados iguais.

Para a diretora do Todos pela Educação, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que congrega diversos setores da sociedade civil, o conhecimento diversificado e complementar é o fator que mais explica o desenvolvimento de um país. “É isso que tem explicado que países tenham avançado economicamente de forma justa para seus cidadãos com maior distribuição de renda, qualidade de vida e de forma sustentável”. Segundo ela, isso está intimamente ligado com o tipo de educação que o país oferece.

Brasil ganha mais moderno laboratório de pesquisa em gemologia da América do Sul


O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou hoje (19), na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro, o Laboratório de Pesquisas Gemológicas (Lapege), considerado o mais moderno laboratório de pedras preciosas da América do Sul. O objetivo, segundo o pesquisador responsável da unidade, Jurgen Schnellrath, é melhorar o desenvolvimento do setor brasileiro de gemas, joias e bijuterias.

“A nossa competência aqui é mais voltada para a parte de identificação e caracterização de pedras preciosas, mas também metais preciosos”, explicou o pesquisador. O Lapege está equipado para comprovar se uma pedra tem, de fato, origem natural ou se é uma imitação sintética, como muitas que são encontradas no mercado. “Isso parece ser muito fácil, mas nem sempre é”.

Segundo Schnellrath, existem no Brasil muitos laboratórios menores que fazem a identificação básica, com equipamentos de baixo custo, alguns subordinados ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Segundo explicou, o Cetem obteve financiamento para a compra de equipamentos analíticos de ponta, inclusive espectrofotômetros, aparelhos que medem e comparam a quantidade de luz absorvida por determinada solução.

“Com esses espectrofotômetros, nós hoje estamos habilitados a ir um pouco além do que aqueles laboratórios básicos podem ir”, explicou. Deu como exemplo um diamante colorido que vale, em alguns casos, mais de US$ 1 milhão o quilate, que é um quinto do grama. Explicou, porém, que é possível criar essa cor de forma artificial nos diamantes. “Você induz essa cor”. Por isso, é complicado detectar a autenticidade do material usando ferramentas rudimentares. “Daí, o Cetem ter investido nas técnicas mais avançadas, para poder resolver problemas que até hoje não tinham solução”.

Armando e João retomam campanha com caminhada em Jaboatão

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Após uma semana de atividades paralisadas em função da morte do ex-governador Eduardo Campos, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe retoma a campanha nesta quarta-feira (20), em Jaboatão dos Guararapes. Os candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB), a vice-governador, Paulo Rubem (PDT), e a senador, João Paulo (PT), vão, às 9h, ao mercado público de Cavaleiro, onde farão uma visita, acompanhados lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife. A concentração será na Praça Murilo Braga.

Ainda na quarta-feira (20), Armando, Paulo Rubem e João Paulo participarão, às 20h, de um encontro com lideranças políticas ligadas à vereadora do Recife Isabella de Roldão (PDT), candidata à Câmara Federal. A reunião acontecerá no tradicional Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, 263, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.

Na quinta-feira (21), às 8h, Armando, Paulo Rubem e João Paulo vão tomar café da manhã com empresários, em Santo Amaro, na região central da capital. Às 10h30, o candidato a governador será sabatinado por empreendedores dos setores de tecnologia, informática e comunicação, no Porto Digital (Rua do Apolo, 181, Bairro do Recife, na área central do Recife). Às 16h, a chapa majoritária vai realizar um grande encontro com lideranças que integram a coligação: candidatos, coordenadores e militância de todo o Estado. O evento ocorre na casa de recepções Rose Beltrão, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife.

Ainda na quinta-feira, Armando vai a Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para a inauguração do comitê do candidato a deputado Edmilson do Pagode (PTB), vereador do município. O espaço fica na PE-15, na entrada de Arthur Lundgren.

Fernando Ferro convida para inauguração de seu comitê em Recife, dia 26


Assessoria de Imprensa de Fernando Ferro

Bicampeãs, meninas do Quilombo da Conceição das Crioulas, de Salgueiro, levam futsal pernambucano aos Jogos Escolares da Juventude



As meninas do Quilombo da Conceição das Crioulas, da Escola Professor José Mendes, de Salgueiro, venceram a final do futsal feminino contra a equipe Pankararus, na manhã de sexta-feira (16), se tornando bicampeãs dos Jogos Escolares. No dia seguinte, elas enfrentaram o Instituto Santa Maria Mazzarelo, e conquistaram a vaga na fase nacional, que será realizada em Londrina, no Paraná.


As garotas representaram Pernambuco nos Jogos Escolares em 2014. 

Saber mais:

Redação com informações e fotos de Núcleo da Cidadania

Nesta sexta (22), Maceió sedia 1° Encontro das Instituições Técnicas e de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Fonte: Ascom CBHSF

Fiocruz capacita equipe para atender casos de ebola que chegarem ao país


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, está capacitando cerca de 50 pessoas, de faxineiros a médicos da instituição, para atender e tratar pacientes infectados pelo vírus ebola que entrarem no Brasil. A epidemia afeta quatro países africanos e matou mais de 1,2 mil pessoas desde março deste ano.

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), na capital fluminense, que faz parte da Fiocruz e é responsável pelo treinamento, foi indicado como referência para receber casos suspeitos de infecção pelo vírus ebola. Duas salas do INI já estão prontas para isolamento de paciente com suspeita de contaminação.

A Fiocruz reiterou que nenhum caso foi identificado no país, mas o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, explicou hoje (19), na abertura do sétimo congresso da instituição, que a fundação quer ser referência para o acolhimento de pessoas com ebola e também para o diagnóstico da doença.

“As possibilidades de termos casos de ebola no Brasil são muito remotas, mas virtualmente existem e o país não pode ficar despreparado”, comentou. “Na medida em que houver esse tipo de atenção, toda a unidade hospitalar precisa saber quais são as repercussões, os fluxos, rotina e prioridades. O mesmo ocorre na área laboratorial, para que os exames sejam realizados em ambiente de segurança”, contou.

“Nada foi feito contra o Ebola” diz o médico Tomás Orduna


Tomás Orduna, Chefe de Medicina Tropical do Hospital Muñiz, Argentina, disse à Página/12 que a comunidade internacional não fez nada para atender os quatro países africanos contra o Ebola até que sentisse que suas fronteiras estavam sendo ameaçadas.

A reportagem é de Pedro Lipcovich, publicada por Página/12, 18-08-2014. A tradução é do Cepat.

“A comunidade internacional não fez nada para impedir que o Ebola se estendesse aos quatro países”, afirmou o Chefe de Doenças Tropicais do Hospital Muñiz. Pela primeira vez, o mundo assiste a uma epidemia desta doença, que vai muito além dos diferentes surtos que ocorreram ao longo dos últimos quarenta anos.O fenômeno ocorre em países cujo sistema de saúde, já precário, foi devastado nos últimos anos pelas guerras civis. No início, apenas as organizações civis como os Médicos sem Fronteiras (MSF)tomaram alguma iniciativa. Após o alerta mundial emitido pela OMS e “pelo susto frente à possibilidade de que o Ebola cruzasse os mares”, a ajuda começou a chegar. As taxas de mortalidade são, de toda forma, muito inferiores as dos surtos anteriores, nas quais nove em cada dez doentes morriam. Atualmente, a maior preocupação é a chegada da doença a Nigéria, onde a capital, Lagos, com 21 milhões de pessoas e alto grau de aglomeração, poderia ser o cenário de uma catástrofe sanitária. Na Argentina, de acordo com chefe de Doenças Emergentes da Sociedade de Infectologia “o risco de propagação do Ebola é incomparavelmente menor” do que nos países epidêmicos.

“O Ebola é uma doença conhecida há 40 anos, mas sempre a vimos de longe, como algo que ocorria em aldeias do interior profundo da África – lembrou Tomás Orduna, chefe do serviço de Medicina Tropical e Medicina do Viajante do Hospital Muñiz -. Sabíamos de sua alta letalidade, que em alguns surtos chegou a até 80 e 90% dos infectados. Era algo que ocorria com os africanos no Congo, onde foi descoberto, em Uganda ou em Angola. Contudo, há alguns anos com a Medicina do Viajante, propomos que deveria ter-se cuidado e que, mesmo que de maneira excepcional, podíamos chegar a receber um paciente que estava voltando de uma zona afetada por esta doença, que apresente alta transmissão inter-humana. Bom, agora o vemos como algo concreto: está havendo uma epidemia, a mais importante que já se conheceu, com mais de dois mil casos em quatro países, com 55% de letalidade”.

PF deflagra operação de combate a crimes de difusão de pornografia pela internet


A Polícia Federal deflagrou hoje (19) a Operação Resgate On-Line para combater crimes de difusão pela internet de imagens com conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

Cerca de 230 policiais federais participaram da operação para cumprir 42 mandados de busca e apreensão, em endereços localizados no Distrito Federal e em 14 estados da Federação (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).

A operação é fruto do constante monitoramento que a Polícia Federal realiza na internet e nas redes sociais, com o fim de identificar internautas que armazenam ou trocam imagens de crianças e adolescentes. Os crimes apurados prevêem penas de reclusão de três a seis anos no caso da transmissão; e de um a quatro anos em caso de armazenamento.

Esta é a sétima operação feita em 2014 pela Polícia Federal, para combater a disseminação pela internet, de pornografia infantojuvenil. Foram instaurados mais de 1,5 mil inquéritos policiais no ano de 2013. Em 2014, já foram instaurados 400 inquéritos policiais.

Agência Brasil

Belém do São Francisco: Prefeito comemora conclusão de mais uma barragem no município


Na última terça-feira, o prefeito Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (PSB), entregou mais uma barragem de grande porte na zona rural do município, mais precisamente na fazenda Poço da Pedra, região da Serra Branca.

“Com esta, já são 244 barragens construídas ou reformadas em apenas cinco anos de mandato e nossa meta é chegar a aproximadamente 300 barragens até final do ano”, disse o prefeito que faz questão de acompanhar de perto os serviços.

No total, serão investidos mais de R$ 500 mil só este ano em horas máquinas, através do Governo do Estado, visando dar continuidade ao maior Programa de Reforma e Construção de Barragens da história município.

Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco
Fotos: Divulgação

Petrolândia: Comunicado aos pacientes com ultrassonografia marcada com Dra. Kátia nos dias 25 e 29/08


Solicitamos ao pacientes com exames de ultrassonografia marcados para Dra. Kátia, nos dias 25/08 e 29/08, que compareçam na sala de marcação de consultas da Secretaria de Saúde.
Atenciosamente

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Dunga faz sua primeira convocação; confira a lista


O técnico Dunga convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos. As principais novidades são Ricardo Goulart — artilheiro do Brasileirão — e Éverton Ribeiro, do Cruzeiro.

Dez dos chamados disputaram a Copa do Mundo: Jefferson, David Luiz, Maicon, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Hulk, Willian e Neymar.

Confira a lista:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid)

Laterais
Maicon (Roma)
Filipe Luís (Chelsea)
Alex Sandro (Porto)
Danilo (Porto)

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)
Ramires (Chelsea)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Oscar (Chelsea)

Atacantes
Hulk (Zenit)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Willian (Chelsea)
Neymar (Barcelona)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Agência

Projeções de sucesso de Marina são precipitadas, dizem analistas


É preciso cautela para analisar pesquisas eleitorais que apontem a ida da ex-senadora Marina Silva para o segundo turno da eleição presidencial, já que os resultados podem refletir efeitos emocionais passageiros gerados pela morte do ex-candidato à Presidência Eduardo Campos, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.

A reportagem é de João Fellet e publicada pela BBC Brasil, 18-08-2014.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira sugere que Marina, que na quarta-feira deverá ser anunciada como a nova candidata do PSB à Presidência, teria 21% dos votos no primeiro turno da eleição. O desempenho a colocaria em empate técnico com o mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB, que teria 20% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lideraria a corrida, com 36%.

Se Dilma e Marina fossem para o segundo turno hoje, segundo o Datafolha, ocorreria um empate técnico – a ex-senadora teria 47% dos votos, contra 43% da presidente. Numa disputa com Aécio, Dilma venceria por 47% contra 39%, de acordo com a pesquisa.

Cientistas políticos avaliam, no entanto, que as projeções de votos para Marina podem refletir uma comoção temporária com a morte de Campos, e que a ex-senadora enfrentará importantes obstáculos para consolidar sua candidatura e concorrer com chances de vitória.

Ficha Limpa: Rejeição de Contas é causa mais efetiva de impugnações de candidaturas


De 408 casos de impugnação de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, 211 (52%) foram motivadas pela rejeição das contas pelos Tribunais de Contas. Esses dados tratam de impugnações já protocoladas pelos Ministérios Públicos Eleitorais de 24 Estados da Federação. A declaração final da inelegibilidade dos candidatos caberá à própria Justiça Eleitoral.

A pesquisa realizada pelo Congresso em Foco e pelo Blog do repórter do Estadão, Fausto Macedo, considerou as 14 hipóteses de impugnações. Além da rejeição das contas pelos TCs (211 – 52%), estão as condenações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (52 – 13%), em ação civil pública por ato doloso de improbidade administrativa (42 – 10%), criminais (16 – 4%), as demissões a bem do serviço público (10 – 2%) por captação ou gasto ilícito (8 – 2%) e as contas julgadas irregulares por decisão de Câmaras de Vereadores (4 – 1%), entre outros motivos.

“A rejeição de contas pelos Tribunais de Contas, como se pode ver, é a causa mais efetiva de impugnações de candidaturas da Lei da Ficha Limpa. A atuação das instituições de controle externo está contribuindo decisivamente para a melhoria da nossa democracia brasileira e para a boa governança pública”, observou o presidente da Atricon e do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal.

Faça AQUI o download da planilha com o detalhamento dos dados pesquisados!

Atricon em TCE-PE

Candidatos homenageiam Campos na estreia da propaganda gratuita no rádio


A propaganda eleitoral gratuita, iniciada na manhã desta terça-feira (19) no rádio, foi marcada por homenagens de vários partidos e coligações ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além das apresentações dos candidatos e suas plataformas de governo.

Por ordem de sorteio, a coligação Unidos pelo Brasil, liderada pelo PSB, partido de Campos, usou os dois minutos e três segundos a que tem direito para homenagear o candidato morto na última quarta-feira (13) em um acidente de avião.

“O Brasil perdeu Eduardo Campos, um candidato a presidente em quem os brasileiros queriam, mas não puderam votar. Eduardo se foi, mas seus valores e ideais ficaram. Dentre eles, a esperança para seguir em frente”, destacou o programa.

Apesar de ainda não apresentar oficialmente Marina Silva como sucessora de Eduardo Campos na chapa, o PSB usou uma fala do próprio Eduardo Campos citando Marina.

“Vamos precisar unir o Brasil e as boas pessoas do Brasil. O Brasil tem jeito, quem vai dar jeito ao Brasil é o povo brasileiro. Eu e Marina estamos prontos para fazer a mudança para o futuro do Brasil”. O PSB deve decidir até quarta-feira (20) quem será o substituto na chapa.

O tempo da Coligação Muda Brasil, encabeçada pelo PSDB, também começou com uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco feita pelo presidenciável Aécio Neves. Além de lamentar a morte de Eduardo Campos e das outras seis vítimas no acidente, o tucano ressaltou a relação de amizade e de respeito que tinha com o ex-governador desde a década de 80, na campanha pelas Diretas.

Petrolândia: No Dia Mundial da Fotografia, nossa homenagem ao fotógrafo Antônio Moura

Antônio Moura e Ariano Suassuna; doi paraibanos que adotaram Pernambuco

Hoje, 19 de agosto. é o Dia Mundial da Fotografia e aproveitamos para homenagear um dos mais competentes profissionais da área em Petrolândia e no Sertão de Itaparica. Antônio Moura, conhecido como Tonho Moura, proprietário do MouraLab - Laboratório Fotográfico Digital- em Petrolândia, é um paraibano, de Conceição de Piancó, que adotou Petrolândia como sua cidade há algumas décadas.

Na foto acima, Antônio Moura e o saudoso escritor e poeta Ariano Suassuna, paraibano de Taperoá, falecido em 23 de julho deste ano.

Redação do Blog de Assis Ramalho

“Quem está com Eduardo, está com Paulo”, diz candidato socialista em evento na manhã desta segunda

Fotos: Aluísio Moreira
Renata Campos falou sobre a importância do engajamento de todos na campanha estadual

"Eduardo, nós não vamos desistir de Pernambuco". Foi o que garantiu o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB), durante o encontro com lideranças e militantes dos 21 partidos da Frente Popular, na manhã desta segunda-feira (18). O ato, que reuniu cerca de cinco mil pessoas em uma casa de recepções na Benfica, serviu para mostrar que a ampla aliança construída no Estado continua unida, para garantir que o projeto iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente de avião no último dia 13, seja vitorioso nas urnas. Viúva do socialista, a ex-primeira-dama Renata Campos, convocou a reunião junto com o postulante e fez questão de discursar sobre a importância do engajamento de todos na campanha estadual.

"Vamos pegar no serviço", uma frase típica do ex-governador, foi lembrada por Paulo Câmara, assim como por outras pessoas que discursaram. "Esta é a hora de unir a tropa, de ir às ruas. Vamos mostrar quem somos, as transformações que iniciamos e com a qual vamos avançar. Vamos fazer uma campanha bonita, defendendo o nosso legado, que vai continuar, com mais força do que nunca. Pernambuco vai saber: quem está com Eduardo, está com Paulo. Quem não está com Paulo, não está com Eduardo", afirmou o postulante.

Segundo o candidato, quando o ex-governador lhe pediu que fosse candidato à sua sucessão, alertou que a campanha eleitoral "tinha muita intriga, muita fofoca". "Acho que, de propósito, ele não me disse as coisas boas. Que, na campanha, você reúne as pessoas, ouve o povo, cria relações e percebe quem está com você. Sei quem está comigo e, acima de tudo, que o povo de Pernambuco quer que o trabalho iniciado por Eduardo continue avançando", ressaltou Paulo.

Recebida com um coro de "Renata, guerreira do povo brasileiro!", a ex-primeira-dama lembrou que o evento desta segunda já estava programado, e que seria liderado pelo próprio Eduardo Campos, como uma preparação para a nova etapa da campanha, iniciada com o guia eleitoral. Foi a própria Renata que pediu que a reunião fosse mantida "como ele queria". "Sei da vontade de Eduardo, da importância de eleger Paulo Câmara governador. Depois de tantos anos de trabalho e de conquistas, somente com essa vitória poderemos garantir que Pernambuco continue no caminho certo", convocou ela.

Petrolândia: Secretaria de Educação esclarece temas do Desfile Cívico 2014

Foto: Assis Ramalho

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia informa a redação do Blog de Assis Ramalho, que o Tema Central do Desfile Cívico desse ano será Educação: O Futuro da Nação.

O magnífico Ariano Suassuna será um dos subtemas abordados pelas Escolas de Educação Infantil e Creche Criança Feliz.

Desde já convidamos a todos para assistirem ao Desfile Cívico no dia 07 de Setembro, a partir das 8h30min, na Avenida dos Três Poderes, no centro de Petrolândia.

Matéria relacionada:

Informações da Secretaria Municipal de Educação
Foto: Assis Ramalho

Cinquenta mil bolsas do ProUni serão ocupadas por ordem de inscrição


Após duas chamadas regulares e a lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) decidiu oferecer online as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não foram preenchidas. Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, há cerca de 50 mil bolsas, integrais e parciais, para serem ocupadas, o que corresponde a aproximadamente 43% das 115.101 bolsas ofertadas nesta edição.

De acordo com o MEC, foram 653.992 candidatos inscritos. "O número de bolsas e de inscritos cresce a cada edição do ProUni. Mesmo assim, muitas turmas não são formadas. O interesse existe, mas para que sejam formadas precisam de prounistas e estudantes pagantes, tem que ter a combinação dos dois", diz Ristoff. Ele não soube informar quantas turmas deixaram de ser formadas neste processo, mas disse que no início do ano, o número chegou a 2 mil turmas.

"O preenchimento das bolsas varia de instituição para instituição, de local para local, há instituições em que o preenchimento é pequeno e outras em que chega a quase 100%", explicou. "O número [50 mil] indica que não conseguimos preencher todas [as bolsas] e por isso estamos fazendo esse esforço extra para garantir a oportunidade às pessoas que ainda desejam ser bolsistas do ProUni", acrescenta.

Esta é a primeira vez que esse processo é feito de forma unificada. Geralmente, nessa etapa, cabe a cada instituição o preenchimento das bolsas. O objetivo é facilitar: "Como a gente já detém todo o conjunto de informações, a visão panorâmica de onde sobram as vagas, em que cursos e em que instituições, podemos disponibilizar isso de forma centralizada para o aluno; antes, o aluno não sabia exatamente onde essas vagas estavam disponíveis", acrescenta.

MPPE e Amupe finalizam redação da minuta do TCA para dar início à implantação das Políticas de Resíduos Sólidos nos municípios pernambucanos


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) chegaram a um denominador comum na construção da minuta do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), de forma a atender tanto às Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos quanto à realidade dos municípios para a efetiva implantação delas. O TCA será assinado no dia 26 de agosto, às 9h, na sede da Amupe, em conjunto pelos prefeitos interessados. Já confirmaram a presença para o ato o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros; representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semas).

Os gestores que não assinarem o TCA proposto serão responsabilizados mediante ajuizamento de ação civil pública, ação de improbidade administrativa e ação penal por crime ambiental, esta de atribuição do procurador-geral de Justiça.

O prazo de quatro anos dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os lixões fossem substituídos por aterros sanitários licenciados se esgotou no dia 2 de agosto deste ano. Pernambuco não obteve êxito nem os outros Estados do País; no entanto, no esforço de tornar a gestão integrada dos resíduos sólidos uma realidade, o MPPE está propondo a celebração do compromisso aos prefeitos, principalmente para erradicar e impedir o surgimento de lixões e a disposição inadequada de resíduos sólidos.

“O TCA proposto amplia o prazo, atrelando essa ampliação a um pacote de medidas concretas que o município se obriga a cumprir, conforme cronograma proposto pelo MPPE de modo a permitir o controle extrajudicial de cada prazo pelos promotores de Justiça”, explicou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), promotor de Justiça André Felipe Menezes.

Armando Monteiro poderá usar imagem de Eduardo Campos na campanha


A Justiça Eleitoral em Pernambuco negou nesta segunda-feira, 18, o pedido feito pela coligação Frente Popular, encabeçada pelo candidato do PSB ao governo do Estado, Paulo Câmara, para que fosse proibido o uso da imagem de Eduardo Campos na campanha do adversário Armando Monteiro (PTB) - líder na disputa.

A campanha de Monteiro já tinha montado uma homenagem para veicular hoje nos primeiros programas eleitorais da TV e do rádio, usando a imagem e mencionando Campos e sua proximidade política com Monteiro.

Na noite de ontem, em uma reunião extraordinária da campanha, Monteiro e os coordenadores discutiram de que forma será veiculada essa homenagem. Uma possibilidade, que será decidida até hoje pela manhã, é a menção ao nome do ex-governador morto sem o uso de sua imagem.

A ação cautelar foi enviada pela Frente Popular, em nome da viúva, Renata Campos, e dos cinco filhos do ex-governador morto. O objetivo era evitar que Monteiro tente se apropriar da popularidade de Campos (reeleito governador do Estado em 2010 com 83% dos votos) usando sua aliança do PTB com o PSB durante os dois mandatos (2006-2010 e 2011-2014).

Monteiro e o PTB deixaram a Frente Popular no início do ano, quando Campos decidiu sem consenso da aliança lançar Paulo Câmara (homem de sua confiança) candidato. "Quem deixou a aliança foram eles", afirmou Monteiro.

O pedido para proibição judicial do uso da imagem era uma intenção de Campos, que já havia comunicado a campanha no Estado para que elaborasse o pedido, prevendo que Monteiro fosse explorar essa proximidade.

HOMENAGEM - Hoje, um dia após o enterro de Campos, o PSB em Pernambuco reabriu a campanha eleitoral no Estado. A viúva, Renata Campos, foi a fiadora da estratégia da coligação de apresentar ao eleitor a vitória de Câmara como uma homenagem à memória do ex-governador.

"Temos que usar a imagem do Eduardo Campos sim. Os materiais já prontos podem ser usados e vamos fazer ainda mais. Porque é isso que ele faria se estivesse aqui", afirmou o presidente estadual do PSB, Seleno Guedes, durante o encontro do partido.

O candidato ao Senado pela coligação, Fernando Bezerra (PSB), afirmou que o ato de ontem marcava o reinício da campanha após a tragédia e que Campos estará presente na disputa em Pernambuco. "Ele vai falar pelas palavras da Renata".


N1 10 Gia Eleitoral

Petrolândia: Clínica São Gabriel, sua referência em saúde, com direção do Dr. Maxwell, é nova parceria do Blog de Assis Ramalho

Clínica São Gabriel em Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)

Clínica São Gabriel, sob a direção de Dr. Maxwell Pordeus Abrantes, é referência em saúde há vários anos em Petrolândia e região. Na clínica atendem profissionais médicos especialistas em Acupuntura, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Geral, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Massagem, Nutrição, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Podologia e Psicologia.

Dr. Vítor Luís Veloso, médico de nariz, garganta e ouvido (otorrino), atende na Clínica São Gabriel quinzenalmente, na quinta-feira. Marque sua consulta.

Clínica São Gabriel, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, oferece exames de audiometria, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Holter, MAPA, ultrassonografia, laboratoriais, vulvoscopia, vídeo-colposcopia, peniscopia, biópsias, citologia oncótica (preventivo), captura híbrida p/HPV e outros exames.

Convênios da Clínica São Gabriel: Amil, Bradesco, Camed, Capesaúde, Casis, Cassi, Codevasf, Comsaúde, Correios, Fachesf, Geap, Golden-Cross, Ideal Saúde, Medial Saúde, Odonto, Pam, Proasa, São Gabriel, Santa Terezinha.

Ver mais fotos>Clinica Sao Gabriel

CLÍNICA SÃO GABRIEL
Resp. Técnico Dr. Maxwell Pordeus Abrantes
Av. Clara Otília de Souza Ferraz, 418
Petrolândia (PE)
Marcação de consultas/informações: (87) 3851-1138
Fax: (87) 3851-1734
e-mail: clinicasaogabriel@gmail.com



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Clínica São Gabriel
Fotos: Assis Ramalho