quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Operação Polígono prende traficante em Arcoverde

Fotos: PMPE/Divulgação

Com uma atuação muito dinâmica no Sertão de Pernambuco, as guarnições da Operação Polígono do 3º BPM se desdobram diariamente na luta contra o tráfico de drogas. Esta Operação foi ativada justamente com a finalidade de agir no Polígono da Maconha, compreendido em grande parte nas regiões ribeirinhas do São Francisco, de onde sai expressiva parte das drogas consumidas nos centros urbanos.

Na manhã desta quarta-feira (17), duas guarnições da Polígono faziam um ponto de bloqueio às margens da BR-232, na altura do Km 256, no primeiro acesso à cidade de Arcoverde-PE, ocasião em que os Policiais Militares abordaram a van FIAT/Ducato, de placas LVB-8067, cor branca, encontrando no interior do veículo 4,420 Kg da substância popularmente conhecida por maconha, pronta para o consumo.

Atendimento às pessoas com deficiência será tema de capacitação para servidores públicos

A formação sobre atendimento público às pessoas com deficiência será promovida no Sest Senat

A cidade de Petrolina, Sertão pernambucano, receberá nesta quinta-feira (18), a V capacitação promovida pelo Estado sobre o atendimento adequado às pessoas com deficiência em órgãos públicos de Pernambuco. A atividade já realizada anteriormente no Recife, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde é pautada na Política Estadual da Pessoa com Deficiência e na Convenção Internacional da ONU. O encontro será realizado, no auditório do Sest/Senat, km2, a partir das 8h.

O objetivo da capacitação é buscar a qualificação dos servidores públicos para fins de atendimento às pessoas com deficiência. Durante a programação haverá palestras sobre os direitos das pessoas com deficiência como leis de cotas para inserção no mercado de trabalho, vagas de estacionamento, entrada de cão guia em estabelecimentos públicos, além de dinâmicas com os participantes. Os conteúdos da capacitação serão repassados pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH).

Petrolândia se compromete com MPPE a realizar concurso público para guarda municipal

Foto: Assis Ramalho

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões Neto, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a finalidade de iniciar processo, em 30 dias, para realização de concurso público destinado ao provimento dos cargos de guarda municipal. O município atualmente conta com contratados, ocupando cargos de natureza permanente.

A gestão municipal deverá concluir o processo do concurso público no prazo de sete meses e, ao final, deverá nomear e apossar os candidatos aprovados. Todo o procedimento deverá ser feito em conformidade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei nº 13.022/2014.

De acordo com a promotora de Justiça Sarah Lemos Silva, o último concurso público para o cargo de guarda municipal expirou em 2007, e a Lei Municipal n° 1126/2013 prevê a necessidade de 150 profissionais na cidade. Em 2013, o MPPE recomendou a realização do concurso para preenchimento do cargo citado por ter constatado número insuficiente de guardas, através de procedimento preparatório. A recomendação não foi cumprida.

MPPE

TRE suspende inserções da Frente Popular que atacam a honra e a reputação de Armando

Foto: Alexandre Albuquerque

A coligação Pernambuco Vai Mais Longe impôs mais uma derrota à coligação Frente Popular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quarta-feira (17). Decisão do desembargador Agenor Ferreira Lima determinou a suspensão imediata de inserções da chapa adversária do candidato Armando Monteiro (PTB), em que promove ataques caluniosos e difamatórios à honra e à reputação do postulante petebista.

A decisão foi expedida em caráter liminar e ordena que as inserções sejam suspensas imediatamente, sendo passíveis de pagamento de multa de R$ 5 mil por cada veiculação desautorizada pela Justiça Eleitoral. O mérito da matéria será apreciado pela Corte do TRE. Os desembargadores vão avaliar se a coligação Pernambuco Vai Mais Longe terá direito de resposta, tendo em vista o prejuízo causado pelos filmetes da Frente Popular.

Na avaliação do candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), a decisão do TRE é extremamente importante porque demonstra que a campanha tem que caminhar pelo leito da legalidade, do respeito e da apresentação das propostas.

STF proíbe cobrança de ICMS no destino de compras pela internet


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) declarar a inconstitucionalidade do Protocolo 21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos comprados pela internet ou por telefone.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a Constituição define que a cobrança deve ser feita nos estados de origem. A regra do Confaz foi aprovada em 2011 por 18 secretários estaduais de Fazenda, e definiu que parte do imposto, que já era cobrado na origem do produto, passe a ser cobrado também no destino.

O plenário julgou ações impetradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As regras do protocolo foram suspensas por liminar do ministro Luiz Fux, em fevereiro.

Agência Brasil

Prazo para renegociação de dívidas rurais é prorrogado

Medida beneficia produtores rurais prejudicados pelas recentes secas

Agricultores familiares e produtores rurais têm até o próximo dia 31 de outubro para aderir à proposta de renegociação de dívidas no Banco do Nordeste. Para financiamentos com amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), haverá concessão de bônus de adimplência de 80% sobre o valor das parcelas pagas até a data do vencimento. A data limite para formalizar a renegociação é 30 de novembro deste ano, medida que atende à determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio das resoluções 4.211 e 4.212, de 18 de abril de 2013.

No caso das resoluções 4.250 e 4.251, que tratam de dívidas contratadas entre 2007 e 2011 e que se encontravam em situação de inadimplência em 2011 em função de a região ter sido afetada por seca ou estiagem, o prazo final para que agricultores familiares e produtores rurais nordestinos renegociem suas dívidas foi estendido para 30 de dezembro de 2014.

Os benefícios aplicam-se para operações de custeio e investimento, incluindo aquelas realizadas dentro do Pronaf. Para tanto, os empreendimentos devem estar localizados em município onde o Ministério da Integração tenha reconhecido estado de emergência ou calamidade em decorrência das recentes secas.

Coligação Pernambuco Vai Mais Longe solicita atenção do TRE sobre onda de violência

Foto: Alexandre Albuquerque

Diante da escalada da violência contra os comitês da coligação Pernambuco Vai Mais Longe em diversos municípios do Estado nos últimos dias, a chapa majoritária protocolou uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quarta-feira (17), para que a Justiça tome conhecimento das agressões e adote uma medida urgente de modo a garantir a normalidade das eleições deste ano. Em apenas três dias, quatro estruturas dos candidatos Armando Monteiro (PTB/governador), Paulo Rubem Santiago (PDT/vice) e João Paulo (PT/Senado) foram alvos de atos criminosos, com direito a incêndio e destruição de materiais.

A representação foi entregue ao presidente do TRE, o desembargador Fausto Campos. O magistrado é o principal responsável por comandar e garantir a normalidade das eleições em Pernambuco. O pedido pede um reforço na segurança policial para evitar que os sucessivos atos de vandalismo continuem. Caso a onda de violência não seja contida, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe sugere a intervenção da Força Nacional no Estado. Um ofício também foi endereçado ao governador João Lyra Neto (PSB), pedindo a atenção do chefe do Estado com a segurança neste pleito.

“Queremos chamar a atenção da Justiça Eleitoral de Pernambuco para que haja uma intervenção imediata em relação aos fatos”, afirmou Paulo Rubem, que foi à sede do TRE representando o candidato Armando Monteiro. “Nos parece que há uma ação orquestrada e não queremos acreditar que isso possa tomar um corpo maior, transformando uma disputa politica numa disputa de quadrilha organizada contra uma candidatura que, legitimamente, apresenta sua proposta. Queremos alertar e pedir à Justiça para que o pleito transcorra com tranquilidade”, endossou o candidato a vice.

Afogados da Ingazeira: Prefeitura realiza 2ª etapa da vacinação contra HPV


O papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas do câncer de colo do útero. Com orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove a campanha municipal de imunização contra o HPV.

Já está sendo ministrada a segunda dose da vacina - a primeira foi em Março – para as meninas de 11 a 13 anos de idade, conforme preconiza o Ministério. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde do município. A meta estabelecida para esta segunda etapa é vacinar 80% do público alvo atendido pela primeira dose. O ciclo completo de vacinação encerra-se com a terceira dose da vacina, que deve ser ministrada após cinco anos da primeira dose.

“Em Afogados estamos atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Saúde na Escola. O objetivo é levar a vacina para as escolas da rede municipal de ensino,” informou o Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim. Já foram vacinadas adolescentes das Escolas Francisca Lira, Ana Melo e Dom Mota. Até o próximo dia 30, serão vacinadas as alunas das Escolas Petronila de Siqueira, Geraldo Cipriano, além das Escola rurais de Carapuça e Queimada Grande. Pais ou responsáveis precisam autorizar, por escrito, a vacinação, tendo em vista a menoridade do público alvo da campanha: meninas de 11 a 13 anos.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Fernando fez corpo a corpo em Jardim Jordão

Ao lado do prefeito Elias Gomes (PSDB), Fernando percorreu as principais ruas do bairro (Foto: Rafael Medeiros)

Candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando (PSB) participou de um porta a porta hoje pela manhã em Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes. Fernando teve a companhia do prefeito Elias Gomes (PSDB) durante todo o ato político, que reuniu um grande número de militantes. Fernando percorreu a avenida Gonçalves Dias cumprimentando os moradores e depois passou pelo pátio provisório da feira do bairro, onde conversou com comerciantes e clientes.

“Tivemos grandes avanços em Jaboatão, mas queremos fazer ainda mais. Não posso trabalhar sozinho e preciso de um senador que conheça nossa cidade e nos ajude garantindo recursos para as grandes obras. Esse senador é Fernando. Fernando sim!”, disse Elias Gomes, discursando de cima de um caixote, como acontece na Agenda 40. Ele lembrou que graças ao apoio de Fernando foram iniciados projetos como a engorda da praia e a contenção dos morros na periferia.

“Tenho compromisso com Jaboatão. No Senado, quero atuar ao lado de Elias Gomes e Paulo Câmara para que possamos fazer mais pela cidade, que precisa de muitos projetos”, afirmou Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

IPA inaugura nova sede do Escritório de Trindade


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e o presidente do IPA, Genil Gomes, inauguram a nova sede do Escritório Municipal do IPA de Trindade, nesta quinta-feira (18), às 10h. Também participam do evento Antônio Everton Soares e Jaécio Sá, prefeito e vice-prefeito de Trindade, respectivamente.

A unidade atende 589 famílias de agricultores. Desde 2012, já foram investidos R$ 1,2 milhão na execução de programas a ações. Entre os quais está o Terra pronta, Distribuição de Sementes, Distribuição de Palma, Garantia safra, Custeios mais alimentos, PRONAF Estiagem. Além de Assistência Técnica de base Familiar, com foco na Apicultura, Mandiocultura, Caprinovinocultura, Hortaliça Orgânica e Produção de Silagem para alimentação animal no período crítico da Estiagem.

Assessoria de Imprensa

População parabeniza Armando pelo desempenho no debate da TV Jornal

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Um dia após ser destaque no debate promovido pela TV Jornal, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) foi bastante parabenizado durante a sua visita ao Mercado de São José, no centro do Recife, na manhã desta quarta-feira (17). Em sua passagem pelo tradicional polo de comércio popular e turístico do Recife, muitas pessoas elogiaram o desempenho do petebista no embate de ideias e propostas promovido ontem à noite. População e comerciantes externaram a admiração por Armando e reconheceram a liderança que o candidato do PTB tem.

Uma das pessoas foi a comerciante Severina Trajano, que trabalha há 54 anos no Mercado de São José. Ela destacou que Armando foi o grande vencedor do debate de ontem. E aproveitou para declarar seu apoio ao candidato do PTB e também à candidatura de João Paulo (PT) ao Senado. “Armando é uma estrela que brilha e que só vai trazer alegria para Pernambuco”, recitou Severina, em um poema improvisado.

A presidente da Associação dos Mercados Públicos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, Ceça Tavares, disse que vota em Armando porque o petebista tem história, é competente e pode fazer muito por Pernambuco. “O meu voto é dele. Isso já está certo. Agora o povo tem que ter consciência na hora de votar. O voto é a nossa cidadania”, enfatizou a dirigente.

Petrolândia: Mercado Público recebe nova edição do projeto Cultura Livre nas Feiras


Na sexta-feira passada (12), o Mercado Público de Petrolândia recebeu mais uma edição do programa Cultura Livre nas Feiras, promovido pela Secult-PE em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

Secretário executivo de Cultura do município, Alexandre Sertão esteve à frente do evento que apresentou ao público, no pátio de eventos do Centro Comercial, o cantor Kinho e o grupo de capoeira Embondeiro.

A linguagem do artesanato local foi representada por Ilga Carvalho (Artes do Sertão), presente com pequena mostra do seu grande talento em sabonetes e artigos de perfumaria.  

Mais fotos>Cultura Livre nas Feiras realizada no Mercado Público


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

FETRAF oficializa apoio a Paulo, Fernando e Marina

Foto: Wagner Ramos

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE), anunciou, nesta quarta-feira (18), apoio à candidatura de Paulo Câmara ao Governo do Estado. O alinhamento foi oficializado durante a edição deste ano do Congresso de Agricultura Familiar realizado no município de Belo Jardim, no Agreste. A entidade, que possui representação em 152 municípios pernambucanos, também confirmou engajamento às postulações de Fernando Bezerra Coelho, ao Senado, e Marina Silva, à Presidência da República. O ato contou com presença de mais de três filiados.

"Paulo, nós estamos aqui porque confiamos e acreditamos que você trabalhará, assim como fez o ex-governador Eduardo Campos, para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. O nosso apoio é baseado no que já foi feito e no que temos certeza que será feito no seu futuro governo", indicou o presidente da instituição, João Santos. Após a oficialização do apoio, o dirigente entregou a Paulo um documento com sugestões para a área.

O candidato da Frente Popular agradeceu o apoio recebido, destacando que trabalhará arduamente para fortalecer as atividades do campo no Estado, sobretudo as realizadas em pequenas propriedades. "Só tenho a agradecer a vocês porque a agricultura familiar ajudou muito no crescimento de Pernambuco. Vocês ajudaram Eduardo, e eu vou ter a responsabilidade de avançar ainda mais para termos mais condições no campo, com locais adequados para a comercialização da produção e a infraestrutura necessária", apontou Paulo.

Petrolândia: Salão e Loja Fashion anuncia novidades para você curtir os festejos do padroeiro da cidade



Rita de Cássia, empresária proprietária do Salão e Loja Fashion

Os festejos de homenagem ao Padroeiro São Francisco de Assis já estão se aproximando, e o Salão e Loja Fashion anuncia a chegada de várias novidades. Vá até lá e confira!

O Salão e Loja Fashion, que tem a organização de Rita de Cássia Gomes Fonsêca, está localizado na Quadra 04, pertinho do centro da cidade, e oferece aos clientes variadas opções em confecções masculinas e femininas, bolsas e carteiras, cosméticos e bijuterias de bom gosto e qualidade, como as marcas Zigurat e Niran jeans.

No salão, que funciona no mesmo ambiente, o cliente tem à disposição, entre outros procedimentos: cortes, inclusive com navalha, escova, hidratação, progressiva, cauterização, balaiagem, design da sobrancelha, chapinha, luzes. Além disso, Rita de Cássia também faz penteados e maquiagens para as as mais diversas ocasiões. Rita de Cássia está sempre atualizada com as tendências para oferecer o melhor à sua clientela.

Beleza e moda têm nome: Salão e Loja Fashion. Pagamentos também nos cartões de crédito Diners, American Express, Visa, MasterCard e Elo.

O Salão e Loja Fashion, funciona na Rua Pedrina Gomes Barbosa, 48 - Quadra 04 de Petrolândia. Contatos: 87-3851-2362 e 87-9926-5580.

Para ver as fotos do Salão e Loja Fashion, clique abaixo.
>Salão e Loja Fashion anuncia novidades para as festas de São Francisco/2014

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Tiririca e Maluf lideram em São Paulo, aponta pesquisa Ibope


Apesar de existir um grande apelo por renovação na política, esse fator não deve mudar o perfil da Câmara dos Deputados nos próximos quatro anos. Pesquisa do Ibope indica que, em São Paulo, os cinco candidatos que despontam na frente são Tiririca (PR), Celso Russomanno (PRB), Paulo Maluf (PP), Baleia Rossi (PMDB) e Pastor Marco Feliciano (PSC). As informações são da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

PT, PSB e PSDB, os partidos dos três principais candidatos à Presidência da República, não têm nenhum puxador de votos entre os favoritos no maior colégio eleitoral do País.
O deputado federal Tiririca, que foi recordista de votos em 2010, caminha para terminar o primeiro mandato sem ter feito um discurso sequer na tribuna. Feliciano, que há quatro anos foi o 12º mais votado, foi alçado aos cinco primeiros após as inúmeras polêmicas envolvendo o parlamentar.

Paulo Maluf, que pode ter a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Celso Russomano já são conhecidos do eleitor. Já Baleia Rossi é filho de Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura que foi “faxinado” no início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) sob suspeita de irregularidades.

Blog da Folha

Comitê de Armando em Surubim é atacado por criminosos

 Fotos: Divulgação

Novamente, um dos comitês da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, que tem Armando Monteiro (PTB) como candidato ao governo e João Paulo (PT) ao Senado, foi alvo de vandalismo. Desta vez, a ação criminosa foi registrada na madrugada desta quarta-feira (17), no comitê de Surubim, Agreste do Estado, localizado na Praça Arlindo Gouveia, Centro. Dezenas de banners de campanha que estavam expostos, inclusive dentro do imóvel, foram rasgados. Os muros próximos também foram pichados. Este é o quinto ataque a comitês sofrido pela coligação em menos de 30 dias.

De acordo com a coordenadora de campanha da coligação no agreste, Joana Leal, os criminosos utilizaram facas para rasgar o material de campanha que exibia imagens de Armando Monteiro. “Os banners e placas foram totalmente despedaçados. Ontem (16), também registramos ataques ao nosso material exposto na PE-90. Inclusive, esses atos criminosos já atingiram a região, nas cidades de Bom Jardim e João Alfredo”, conta Joana.

Ainda segundo Joana, os vândalos também picharam os muros do comitê com palavras e acusações ao PT. “Essas pessoas ignorantes escreveram que ‘foi o PT que matou Eduardo’. Isso é uma atitude irresponsável, que revela o caráter nefasto de quem pratica”, classificou a coordenadora.

TCE-PE vai apurar denúncia sobre reenquadramento de servidores do Governo do Estado


Por decisão do Tribunal de Contas, uma denúncia da Associação dos Auditores do TCE contra quatro órgãos do Governo do Estado que reenquadraram 646 servidores que pertenciam a outras repartições ficará sob a relatoria do conselheiro João Campos.

A escolha se deu porque Campos já era o relator de processo semelhante envolvendo servidores da Funape (Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco). Pelo princípio da conexão e da prevenção, o Pleno do TCE decidiu, por unanimidade, na Sessão realizada nesta quarta-feita (17) que todos os processos da mesma natureza deveriam convergir para o mesmo relator, no caso o mais antigo.

O reenquadramento atingiu servidores da Arpe (Agência Reguladora de Pernambuco), Procuradoria Geral do Estado, Funape e IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) que estavam cedidos a esses órgãos.

A Associação dos Auditores questiona a legalidade dos enquadramentos e por isso acionou o TCE para que se posicione sobre sua constitucionalidade. Antes da denúncia, porém, o TCE já estava analisando os atos de admissão de pessoal (provimento derivado) no Processo 1405754-2, sob a relatoria do conselheiro João Campos.

Paulo vence primeiro debate televisivo entre os candidatos ao Governo de PE

Promovida pela TV Jornal, sabatina ocorreu nessa terça-feira (16) (Foto: Wagner Ramos)

O primeiro debate televisivo entre os candidatos ao Governo mostrou que o representante da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), é o mais preparado para manter o Estado no caminho do desenvolvimento. Defendendo a continuidade das ações desenvolvidas por Eduardo Campos, o socialista ganhou o embate com os adversários na TV Jornal e mostrou como vai avançar ainda mais nas transformações dos últimos oito anos. Afirmativo, Paulo defendeu com firmeza suas posições. "Pernambuco não pode dar errado”, cravou.

“Foi um debate muito positivo, onde tivemos oportunidade de discutir temas de interesse de toda a população e de mostrar que estamos no caminho certo. Pude colocar meu projeto de dar continuidade ao que já foi feito até agora e avançar ainda mais nas mudanças. E, com a ajuda do povo pernambucano, farei isso a partir de 2015", previu Paulo Câmara.

Os ataques que o candidato do PTB vem desferindo contra o ex-governador Eduardo Campos foram reprovados veementemente por Paulo. "Vamos respeitar quem não está aqui para se defender. Eu vou continuar defendendo Eduardo, seu legado; reconhecendo que, onde houver erros, vamos corrigi-los. Meus adversários, cada vez que caem nas pesquisas, parece que perdem a razão. Estão vendo que vão perder a eleição, e, por desespero, tentam fazer com que uma obra que tem ampla aprovação da população seja desmerecida. Não podemos botar gosto ruim nas coisas boas, que dão resultado. Para ser governador tem que ser sincero, olhar no olho do povo, falar a verdade", ressaltou o socialista, lembrando que o oposicionista não tem experiência de gestão pública e tudo o que administrou na iniciativa privada deu errado.

Anvisa determina interdição de lote de tintura para cabelo


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote nº 130039804, com validade até fevereiro de 2016, do produto Tintura Creme Beauty Color, produzido pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio Importação e Exportação de Cosméticos Ltda.

O lote foi interditado por causa dos resultados insatisfatórios nos ensaios de análise de rotulagem e teor de peróxido de hidrogênio, de acordo com laudo emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, adotada em caso de violação da legislação sanitária ou de risco iminente à saúde, como nos casos de suspeita de desvios de qualidade que podem trazer danos à população. A interdição do produto dura o tempo necessário à realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas, não podendo exceder o prazo de 90 dias.

A resolução foi publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União.

Agência Brasil

'De Petrolândia a Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo': livro do prof. Gilberto de Menezes, já está à venda na internet


Foi publicado pela Editora PerSe o aguardado livro do professor Gilberto de Menezes. O título da obra é De Jatobá a Petrolândia - Três Nomes, Uma Cidade, Um Povo. Leia a sinopse do livro abaixo e compre o seu exemplar pela Internet, diretamente à editora. O preço do livro é de R$ 49,67, acrescido das despesas de envio. 

Dicas: Se você não tem muita pressa para receber a encomenda, opte pela entrega econômica. Para Petrolândia, por exemplo, o frete é menos de 10 reais. O preço do frete por unidade é mais barato do que a postagem para vários exemplares. Caso deseje adquirir mais de um exemplar, compre cada um deles separadamente. Você pode encomendar o livro com embalagem de presente, excelente opção para quem deseja presentear amigos ou familiares com uma obra eterna.
Sinopse: O titulo em si, DE JATOBÁ A PETROLÂNDIA – Três Nomes, Uma Cidade, Um Povo, já sintetiza todo o conteúdo dessa maravilhosa obra. Conheça a história dessa cidade, cujo nome é, não só uma homenagem, mas derivada do Imperador D. Pedro II. Sua origem humilde às margens do rio São Francisco, de um bebedouro, um pé de jatobá, de onde o primeiro nome; depois Itaparica, e, por fim, Petrolândia, com a visita do Monarca e os benefícios que ele trouxe a essa localidade. Gilberto de Menezes traça, com detalhes impressionantes, alguns jocosos e divertidos, acontecimentos envolvendo os habitantes de Petrolândia, desde o mais humilde ao mais ilustre. Fatos culturais, sociais, políticos e religiosos. Cita nomes, documentos, fotos, decretos; tudo para que sua narrativa seja autêntica e fidedigna. Obra de valor inestimável para todo filho de Petrolândia.

Para adquirir o seu exemplar, clique aqui>PerSe - Comprar livro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paula Francinete Rubens Menezes/PerSe

Petrolândia: Pesagem do Bolsa Família da Quadra 02 no PSF Santa Inês vai até a próxima sexta-feira (19)

PSF Santa Inês - foto: Lúcia Xavier

O PSF Santa Inês, localizado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, na Quadra 05 de Petrolândia, informa aos moradores das Quadras 02 que a Pesagem Obrigatória, uma das condicionalidades exigida pelo Governo Federal para o recebimento do Benefício Bolsa Família, que teve início no dia 15, encerra-se nesta sexta-feira(19).

Para o atendimento é necessário apresentar os Cartões SUS de todos os membros da família.

Atenciosamente,

Patrícia Belém - Enfermeira
PSF Santa Inês

Com duas novidades, Dunga convoca para jogos contra Argentina e Japão

Laterais Mário Fernandes, do CSKA, e Dodô, do Internazionale, são as surpresas da lista. Seleção fará turnê pela Ásia em outubro com partidas na China e em Cingapura

O técnico Dungaanunciou na manhã desta quarta-feira a lista de convocados para os dois próximos compromissos da seleção brasileira, em outubro: contra Argentina, dia 11, em Pequim, na China, válido pelo Superclássico das Américas, e Japão, dia 14, em Cingapura. Chama a atenção a manutenção da base da primeira convocação do treinador, no mês passado. As principais novidades foram os laterais Mário Fernandes, do CSKA Moscou, e Dodô, do Internazionale.

Confira os convocados

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli)

Laterais;Danilo (Porto)
Mário Fernandes (CSKA)
Filipe Luís (Chelsea)
Dodô (Inter de Milão)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid)

Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Ramires (Chelsea)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)

Meias
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Phillipe Coutinho (Liverpool)
Everton Ribeiro (Cruzeiro)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Robinho (Santos)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)

G1

William Bonner é apontado como pivô da queda de Patricia Poeta


A versão oficial da Globo de que já estava previsto que Patricia Poeta ficaria apenas três anos como apresentadora do Jornal Nacional não foi digerida nos bastidores da própria emissora. Para jornalistas da Globo, Patrícia não saiu do JN; ela caiu. E todos os dedos apontam para William Bonner como o principal articulador da queda de Poeta, que, especula-se na emissora, deverá comandar um programa vespertino de variedades em 2015.

Nos bastidores da Globo, é notório que Bonner nunca digeriu o fato de ter que aceitar Poeta como colega de bancada, em 2011, no lugar de Fátima Bernardes. Poeta, segundo essa versão dos fatos, não foi uma escolha de Bonner.

Na Globo, há quem enxergue um processo de fritura de Patricia Poeta, que fez Bonner mero coadjuvante durante a Copa do Mundo. Coincidentemente, sua saída do JN foi anunciada nove dias depois de vazar a notícia de que ela está comprando um apartamento de R$ 23 milhões em Ipanema, bairro nobre do Rio.

O problema não é o valor do imóvel. Mas o vendedor: George Sadala, nome que o noticiário político relaciona à CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira e a oposição ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, coloca na "Gangue dos Guardanapos".

Senado lança página especial sobre as eleições


Nas últimas semanas os veículos de comunicação do Senado têm colocado à disposição da sociedade diversas matérias com o objetivo de auxiliar os brasileiros a desempenharem uma das tarefas mais importantes que cabem aos cidadãos: a escolha dos seus representantes no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nos governos estaduais e federal.

Informações sobre o complexo processo eleitoral brasileiro, estatísticas oficiais e as atribuições dos cargos eletivos em disputa nas eleições de outubro estão entre as informações que o Senado tem difundido. O objetivo é habilitar o cidadão a exercer com mais propriedade o seu papel de eleitor.

Um novo passo é dado hoje com a entrada no ar de uma página especial sobre as eleições (acesse aqui). Ela agrega, de um lado, o novo leiaute e os recursos multimídia que distinguem o novo Portal de Notícias do Senado. Do outro, um conteúdo que inclui desde informações bastante práticas – como o calendário eleitoral e dicas relacionadas com o exercício do direito de voto – até reportagens históricas (frequentemente, em vídeo) que reconstituem a evolução do sistema político do país.

Agência Senado

Seminário Internacional sobre Direitos Humanos acontece de 22 a 27 deste mês no Cabo


ONU pede U$ 1 bi para combater ebola e Obama quer ação rápida para conter doença


A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (16) que necessita de U$ 1 bilhão para combater a epidemia de ebola, que atinge o Oeste da África. A estimativa do organismo é que o vírus está ativo em áreas habitadas por mais de 22 milhões de pessoas, e pela rápida prorrogação, a estimativa de gastos cresceu dez vezes no último mês. Anteriormente, a ONU havia pedido U$ 100 milhões para conter o avanço da doença. O pedido de recursos aconteceu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um plano para combater o ebola e pediu mais recursos ao Congresso norte-americano.

"O grande número de casos, em lugares de forte densidade populacional e, simultaneamente, em aldeias remotas e de difícil acesso, fazem com que este surto [da doença] seja particularmente difícil de conter", declarou o diretor-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Bruce Aylward.

Segundo o último balanço da OMS, 4.985 pessoas foram infectadas e 2.461 morreram desde que começou o último surto de ebola, em dezembro do ano passado. Aylward defendeu que é preciso lançar programas de prevenção em todas as comunidades potencialmente afetadas.

Expedição registra a seca no Alto São Francisco durante 14 dias pelo rio


Desde segunda-feira (15), uma expedição vai percorrer de barco o trecho do rio São Francisco entre a represa de Três Marias, em Minas Gerais, e a divisa com o estado da Bahia. A bordo, uma equipe de professores, cientistas, jornalistas, ambientalistas, dirigentes de entidades e organizações em defesa do rio dará vida ao projeto “Vidas Áridas no Velho Chico”, que pretende retratar, através de fotos, vídeos e documentos, o momento doloroso em que vive o São Francisco, especialmente a região do Alto, vítima da pior estiagem nos últimos anos. A expedição terá duração de 14 dias, encerrando-se no dia 28 de setembro.

O projeto “Vidas Áridas no Velho Chico” tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e integra as ações em prol da necessária revitalização do rio. Durante a viagem, a equipe da expedição vai passar pelas seguintes cidades: Montes Claros, Três Marias, Pirapora, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedra de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.

O “Vidas Áridas” foi idealizado por jornalistas da Inter TV Grande Minas, afiliada da rede Globo no Norte de Minas, e conta com o apoio da emissora. A divulgação da expedição, no formato de uma série de reportagens, é um dos produtos finais do trabalho. Resultará, também, em um estudo técnico que estará em uma carta endereçada a autoridades e políticos. Também está previsto um livro, relatando todos os detalhes desta aventura da cidadania.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Armando Monteiro vence o debate da TV Jornal

Foto: Leo Caldas

Com quase duas décadas de vida pública e com larga experiência política, Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, mostrou mais uma vez que é o mais preparado para liderar um novo ciclo que se apresenta no Estado. Durante o debate promovido pela TV Jornal, nesta terça-feira (16), o petebista apresentou um elenco de propostas na saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana, alçando Pernambuco a um novo patamar de desenvolvimento. E sentenciou que o próximo governante tem estar que preparado para assumir os novos desafios do Estado.

Sereno e, ao mesmo tempo propositivo, Armando citou que na área da educação, logo no primeiro ano de sua gestão, vai aumentar em 20% os salários dos professores, um aumento real, acima da inflação. O petebista colocou que o incremento será dado por meio de novas fontes de recursos com as quais o Estado será beneficiado, como os royalties do pré-sal.

Ao avaliar o quadro da segurança pública, Armando destacou que em mais de 60 municípios não há a presença dos delegados. E que as delegacias fecham durante os fins de semana. Para remediar esse mal, o petebista garantiu que vai criar os centros da polícia cidadã e aumentar os efetivos das polícias Civil e Militar. Defensor de uma gestão articulada na saúde, o candidato a governador garantiu que vai implantar centros para a realização de exames de imagens. As clínicas serão instaladas junto às Unidades de Prontoatendimento (UPAs). E também vai ampliar a cobertura dos atendimentos cardiológicos e oncológicos.

Escócia: campanha pró-independência ganha forma na véspera do referendo


Faltando menos de 24 horas para a abertura do referendo que vai decidir sobre a independência da Escócia em relação ao Reino Unido, ainda não é possível fazer previsões. Três pesquisas divulgadas hoje (17) mostram equilíbrio entre as duas campanhas, mas destacam uma tendência de crescimento do grupo favorável à independência.

Na pesquisa do jornal escocês The Scotsman, feita pelo Instituto ICM entre 12 e 16 de setembro, quando excluídos os eleitores indecisos (14%), 52% dos mil entrevistados são contra a independência e 48% a favor. Os resultados, quando comparados à última pesquisa, feita em agosto, mostram crescimento de 3% da campanha separatista.

O jornal inglês The Telegraph traz hoje levantamento do Instituto Opinium com os mesmos resultados: 52% contra e 48% a favor da independência, quando excluídos os indecisos (8%). No total, 1.150 pessoas foram entrevistadas. Na comparação com pesquisas anteriores do mesmo instituto, a vantagem da campanha antisseparatista caiu de seis para quatro pontos. O jornal destaca a importância do voto feminino, que poderia salvar a Grã-Bretanha: entre as mulheres, 58% dizem não à independência da Escócia e 42% dizem sim. A vantagem de 16 pontos do primeiro grupo em relação ao segundo é dois pontos maior do que a mostrada no último levantamento.

Médicos do Hospital da Restauração também devem incluir pacientes neurocirúrgicos na lista de espera por leito da UTI


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 34ª Promotoria de Justiça de Promoção e Defesa da Saúde da Capital, recomendou ao Hospital da Restauração que reforce junto à equipe médica da unidade hospitalar, no prazo de 20 dias, a determinação de inclusão de todos os pacientes com indicação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na lista única da Central de Regulação Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), independentemente de se tratar de paciente neurocirúrgico.

Por questão de organização, a medida do MPPE, visa aprimorar o controle dos leitos pelo órgão competente.

Segundo o promotor de Justiça Clóvis Sodré, um usuário, que foi submetido à cirurgia (craniectomia por trauma com arma de fogo) no dia de sua admissão no HR e, após a realização do procedimento cirúrgico, permaneceu na Sala de Recuperação Pós-anestésica enquanto aguardava disponibilização de leito da UTI na própria unidade de saúde, que dispõe de suporte em neurocirurgia.

Afogados da Ingazeira é único município do Interior a comemorar Dia do Frevo


Ao lado do samba de roda do recôncavo baiano e do Círio de Nazaré, o Frevo é uma das três expressões da cultura brasileira reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, órgão das nações unidas para o desenvolvimento da educação, cultura e ciência.

O Frevo é o ritmo genuinamente Pernambucano, que mobiliza as massas e arrasta multidões. Em Afogados, essa tradição não poderia passar em branco. A Secretaria de Cultura e Esportes organizou, no último final de semana, um verdadeiro arrastão para comemorar o Dia Nacional do Frevo – 14 de Setembro.

Adultos, jovens e crianças reuniram-se na Avenida Rio Branco e, depois, na Praça de Alimentação, para acompanhar a programação. Artistas de pernas de pau e dezenas de dançarinos, inclusive crianças, desceram a Avenida ao som da orquestra show de frevo. Na praça de alimentação, houve apresentações do Balé Cultural de Afogados e do Grupo Raízes. O show de encerramento ficou por conta do cantor Genival e a Banda Versátil.

Sete jogos abrem a 22ª rodada do Brasileirão da Série A nesta quarta-feira (17)

Contra o Palmeiras em crise, Flamengo de Luxemburgo tenta se afastar de vez da confusão

Os sete pontos de vantagem para a zona de rebaixamento do Brasileiro deram mais tranquilidade ao Flamengo e permitiram um novo treino na Gávea na véspera do confronto com o Palmeiras. Um triunfo no duelo desta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, pode representar a mudança nesse pensamento.

Confira abaixo os sete jogos desta quarta na 22º rodada do Brasileirão que aqui em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Jogos desta quarta-feira (17)
Cruzeiro x Atlético-PR - 19h30- Mineirão
Vitória x Fluminense - 19h30- Barradão
Sport x Internacional - 21h- Arena Pernambuco
Figueirense x Criciúma - 21h- Orlando Scarpelli
Botafogo x Bahia - 22h- Maracanã
Palmeiras x Flamengo - 22h- Pacaembu
Coritiba x São Paulo - 22h- Couto Pereira

Jogos de quinta-feira (18)
Corinthians x Chapecoense - 19h30- Arena Corinthians
Goiás x Atlético-MG - 19h30- Serra Dourada
Grêmio x Santos - 20h30- Grêmio Arena
Clique na matéria e veja as notícias atualizadas
>Brasileirão Série A

Clique em cima do escudo e veja as notícias atualizadas do seu time preferido (Globoesporte.com)