domingo, 16 de julho de 2017

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 17 a 21 de julho de 2017

 
Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (17): Dentista (Drª Nayara), Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (18): Colposcopia, Preventivo, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais,
Quarta-feira (19): Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais,
Quinta-feira (20): Clínico Geral, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma, e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (21): Cirurgião Geral, Raio X,  Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma


Pesquisador da UPE Campus Petrolina lança site com arquivos do Mar Morto



O pesquisador e Professor da UPE Campos Petrolina Dr. Fernando Mattiolli lançou recentemente o site “Manuscritos do Mar Morto”, com documentos que revelam as descobertas mais impactantes da história ocidental. O site é a primeira experiência lançada no Brasil, com manuscritos inéditos, que contam a história dos povos responsáveis pela fundação do judaísmo e do cristianismo.

A página possui as informações mais importantes de setenta anos de existência do corpus literário, que revolucionou as pesquisas sobre o Judaísmo e o Cristianismo, sendo que parte de seu conteúdo nunca foi publicado no Brasil. Estão sendo disponibilizados downloads, matérias recentes e um calendário dos eventos e lançamentos previstos no Brasil na área de História Antiga e história da Bíblia. Segundo o pesquisador, que é membro do colegiado de História da UPE Campus Petrolina, com o objetivo de comemorar os 70 anos da descoberta dos manuscritos, será divulgada a publicação do primeiro livro organizado sobre o assunto nos próximos meses.

Interessados em conhecer os manuscritos, podem acessar o site pelo endereço: www.manuscritosdomarmorto.com

As informações são do Prof. Ms. Moisés Almeida, Professor Assistente/Colegiado de História
Campus UPE - Petrolina.

Blog de Assis Ramalho


Ao lado de Paulo Câmara, Lucas Ramos anuncia mais investimentos para o Sertão do São Francisco



O seminário Pernambuco em Ação, realizado na manhã desta sexta-feira (14) em Petrolina, trouxe boas notícias para o Sertão do São Francisco. O governador Paulo Câmara e o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentaram as ações e melhorias que foram implementadas na região graças à articulação do parlamentar junto ao Poder Executivo e anunciaram a chegada de mais investimentos que vão melhorar a infraestrutura dos municípios e a prestação de serviços públicos.

Apenas em emendas parlamentares destinadas pelo deputado, foram liberados mais de um milhão de reais. Os recursos serão utilizados em obras do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) para limpeza dos canais de drenagem da Ilha da Assunção, pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas em Cabrobó e para a pavimentação de ruas em Arizona, Barra das Melancias, Poção e Cachoeira do Roberto, em Afrânio. Já em Lagoa Grande, será requalificada a Avenida Dr. Miguel Arraes e adquirida uma ambulância para ampliar a cobertura dos serviços de saúde prestados pela prefeitura.


IPA investe R$ 18 milhões para fortalecer assistência a Agricultura Familiar de Pernambuco

Foto: MDA

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) definiu Plano de Trabalho para a execução das ações voltadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), previstas no projeto D. Helder Câmara. Com recursos de R$ 18 milhões, oriundos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a iniciativa começa a ser executada em agosto e deverá ser concluída em 2020. Em Pernambuco, serão beneficiados 5.460 agricultores de base familiar, de 58 municípios do Semiárido.

“Nesse novo momento, a proposta é de integração de políticas públicas, principalmente no Semiárido, que sofre com a estiagem prolongada, a fim de transformar alcançar mais famílias de agricultores”, destaca o presidente do IPA, Gabriel Maciel.


‘Muitos ricos se comportam como o crime organizado’, diz jornalista que investigou quadrilhas no mundo todo

Dos Balcãs ao Brasil, o jornalista britânico Misha Glenny, ex-correspondente de guerra da BBC, observa de perto há 25 anos as emaranhadas redes do crime organizado e como elas espalham tentáculos pelo mundo.

Ele testemunhou como a guerra civil que dividiu a Iugoslávia também serviu para criar nos Balcãs "uma máquina de crimes e contrabando com poucos paralelos na História". Também documentou a ascensão e queda de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o traficante conhecido como Nem, que comandou a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Uma das hipóteses defendidas por Glenny é que o colapso da União Soviética foi a principal causa do aumento exponencial do crime organizado a nível global nas décadas seguintes. Esse é o principal fio narrativo de "McMáfia: o crime sem fronteiras", seu livro mais conhecido e que, neste ano, terá uma edição ampliada publicada e que servirá de base para uma série da BBC.


Abertas inscrições para curso de pós-graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido da Univasf


Estão abertas as inscrições até o dia 21 de julho para pós-graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (CPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Serão disponibilizadas seis vagas de ampla concorrência e uma vaga para Técnico Administrativo em Educação (TAE) da Univasf

As inscrições serão realizadas presencialmente no Colegiado do CPGCVS, localizado no Campus de Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), ou ainda por via postal. É preciso apresentar os documentos exigidos no Edital nº 13/2017 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI).


CBHSF aprova projeto emergencial para minimizar efeitos da salinização da foz do São Francisco


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou na sexta-feira (14 de julho), em Maceió (AL), seu segundo e último dia de reunião de trabalho. O vice-presidente no exercício da presidência, Maciel Oliveira, colocou em pauta para apreciação a demanda emergencial de dois projetos com vistas a minimizar os efeitos da salinização na foz do São Francisco. A iniciativa representa uma alternativa de solução para o conflito de uso que envolve a região estuarina do São Francisco e o problema da salinização na foz.

A diretoria votou por aprovar a execução do projeto apresentado pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), para a construção de um reservatório-pulmão, ou seja, reservatório de água bruta no município de Piaçabuçu, em Alagoas, e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município; e o outro no município de Brejo Grande, em Sergipe, apresentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a construção de um pequeno trecho de estrada para garantir o abastecimento da população através de carro-pipa.


Petrolina: 9ª Conferência Municipal de Saúde tem início nesta segunda (17)

Com o tema ‘Controle social na construção de um SUS de qualidade para as cidadãs e cidadãos petrolinenses’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nos dias 17 e 18 de julho, das 8h às 17h, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE, a 9º Conferência Municipal de Saúde.

O evento contará com 250 participantes credenciados dos seguimentos: usuários, trabalhadores e gestores, respeitando o critério de igualdade, além de interessados em participar como ouvintes. A conferência tem como objetivo a elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.


Petrolândia: Gustavo Cantarelli é especialista em prótese dentaria e referência em atendimento personalizado


Gustavo Cantarelli é um dos profissionais atuante em sua área com formação técnica aprimorada. Seus clientes são cativados pela simpatia e desenvoltura ao ser atendido por ele. Com muita experiência na área de odontologia, Gustavo tem sua especialização em prótese. Seus atendimentos acontecem de acordo com o agendamento disponíveis em seu tempo.

Assim, seus clientes são atendidos conforme achar mais conveniente para que esteja sendo atendido de acordo com as exigências que os clientes apresentam e sendo realizadas aos cuidados. Faça uma visita indo regularmente ao dentista e mostre que você cuida da sua saúde bucal.

agência mi


Indústria de Brinquedos realiza feira regional em Recife

Tradicional feira ABRIN leva grandes fabricantes nacionais a mercados com potencial de crescimento.

Maior evento da indústria de brinquedos na América Latina e terceiro maior do mundo, a ABRIN promove neste ano uma edição regional em Recife-PE, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Mar Hotel Conventions.

Realizada pela primeira vez em 2016, em Brasília, a ABRIN Regional visa a melhorar a distribuição da indústria ao colocar lojistas de cidades com menor concentração de consumidores em contato com os grandes fabricantes nacionais de brinquedos.

Hoje, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, juntos, concentram mais de 55% das vendas anuais do setor. “Há outros estados que vêm registrando crescimento no consumo de brinquedos, e nossa intenção é levar a feira a essas regiões”, explica Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. De acordo com a entidade, em 2016 Pernambuco representou 3,8% das vendas anuais do setor.


Petrolândia: Conheça a loja Bekas e as marcas que são preferência dos clientes


A loja Bekas é uma super loja que oferece o que há de mais moderno e elegante no mundo da moda para o segmento masculino, feminino e infantil. Grandes marcas de renome nacional fazem parte da oferta da loja que conta com peças e acessórios que carregam forte tendência da moda.

Com atendimento personalizado, preços acessíveis e muita credibilidade a Bekas torna-se uma das lojas que possui uma gama roupas, entre elas: vestidos, blusas, saias, minissaias, shorts, calças, camisas, e roupas para todas ocasiões, de conceituadas marcas.

Para quem define bom gosto, sofisticação e elegância, as marcas que a bekas traz para os clientes são: Idios, dijolly, ticby, jacris. É por isso que essa diversidade das novas coleções de marcas agradam todos que almejam esta na moda.

Av. Pref. José Gomes de Avelar, 117 Petrolândia (PE)
Contato: (87) 3851-1646

agência mi


Artesanato de Petrolina é destaque na ala dos mestres da Fenearte 2017


Artesanatos confeccionados pelas mãos de diversos petrolinenses ganharam destaque na 18ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte) que segue até o próximo dia 16 de Julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina e todos os anos reúne centenas de artesãos que aproveitam o espaço para ampliar os admiradores de suas peças. Um deles, é o artesão Roque Gomes da Rocha, o Roque Santeiro, que já é veterano no evento. Ele conta que já esteve em todas as edições da feira e Fenearte deste ano rendeu bons negócios para o ano todo.


Paulinelly Construções é uma das lojas que possui diversidade em todos os segmentos


A Paulinelly Construções certamente é uma loja que possui um universo de variedades de produtos para construir ou reformar. A qualidade oferecida em cada produto tem a credibilidade e transmite confiança que o cliente procura. Buscando o que há de melhor no mercado a loja ainda conta com um time com excelente nível de atendimento que não se contenta com o básico, e sim com a excelência de serviços, atendimento exemplar e eficiência operacional.

Este é um mérito que a loja tem sempre para oferecer. É importante ressaltar que temos uma grande marca que possui importância em demonstrar coerência em nossas ações, no que diz respeito à prática de nossos atendimentos: vendas, prazo e entregas.

agência mi


Petrolândia tem Caravana do Sebrae no encerramento da Fenearte

Fotos: Assis Ramalho

Neste sábado e domingo, dias 15 e 16, um grupo de 19 pessoas de Petrolândia visita a Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco. A Caravana para o último final de semana do evento, que termina hoje, foi propiciada pelo Sebrae-Regional Serra Talhada, que atende Petrolândia, em parceria com a Associação Café com Arte de Petrolândia.

Os blogs de Assis Ramalho e Alex Santos participam da Caravana do Sebrae 2017 para registrar o evento e divulgar a participação dos artesãos petrolandenses na maior feira de artesanato da América Latina. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Conheça quem é o cardiologista preparado para cuidar da sua saúde


Com muita aceitação na cidade de Petrolândia-Pe que o cardiologista Cleobenysson Cruz está exercendo sua profissão. Dedicação, seriedade e compromisso, fazem parte da rotina desse médico cardiologista que está atuando nessa cidade tão promissora. Sua postura ética profissional, competência e atendimento personalizado são mantidos no dia a dia deste profissional que transmite confiança para com todos os seus pacientes.

É por isso, que a admiração e o respeito são vistos por seus clientes e com isso, a eficiência em seus métodos fazem deste profissional ter preparo para cuidar da saúde da comunidade local e também da região onde Petrolândia localiza.

O telefone para contato é (75) 3281- 7688 ou 9 9138-4109.

agência mi


"Velha Petrolândia, uma saudade que não passa" exibe fotos do acervo de Ítalo Leite

Igreja Matriz de Petrolândia
Medidor de vazão do rio São Francisco, instalado pela Suvale
Neste domingo, 16 de julho, enquanto estamos em Olinda, na Caravana do Sebrae à Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, deleitamos nossos nostálgicos leitores com fotos do acervo de Ítalo Leite, ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com fotos gentilmente cedidas por Ítalo Leite


Contra denúncia, Temer avalia reforma ministerial

PMDB quer mais espaço no governo e pressiona redistribuição dos cargos do PSDB

O presidente Michel Temer planeja promover uma reforma ministerial em duas etapas para garantir um apoio seguro na votação no plenário da Câmara da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que está marcada para o dia 2 de agosto. As pastas que estão na mira são Cultura, Transparência, Cidades, Secretaria de Governo e Direitos Humanos. Os dois primeiros estão vagos e os demais são controlados pelo PSDB.

O recado enviado nos últimos dias aos tucanos é claro: o governo não vai retaliar quem o está apoiando.

Se os tucanos não deixarem o governo por iniciativa própria, a permanência na Esplanada dos Ministérios vai depender do volume de votos a favor de Temer dentro bancada, que tem 46 deputados.


Petrolândia: Escola Delmiro Gouveia recebe matrículas para educação de jovens e adultos (EJA)


A Escola Estadual Delmiro Gouveia informa que está com matrículas abertas para o ensino médio EJA - educação de jovens e adultos. Podem se matricular pessoas a partir de 18 anos que desejam concluir o ensino médio. Inscrições até o dia 24/07.

Faça já sua matrícula! Início das aulas dia 26/07.                


Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento em dez anos, alerta Silvio Costa Filho

Foto: Arthur Marrocos

Pernambuco teve o primeiro semestre mais violento dos últimos dez anos. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, entre janeiro e junho de 2017 foram registrados 2.875 homicídios no Estado, o que representou um crescimento de 39,6% em relação ao mesmo período do ano passado. É o pior resultado desde 2007, quando o acompanhamento começou a ser divulgado, no início do Pacto pela Vida. Naquele ano, nos primeiros seis meses, foram cometidos 2.424 assassinatos, 451 a menos que no primeiro semestre deste ano. Na comparação com 2016, o mês de junho deste ano apresentou um aumento de 14,5% no número de homicídios, com o registro de 380 casos, ante os 332 do mesmo mês do ano passado.

Além dos assassinatos, foram registrados neste primeiro semestre 62.761 crimes violentos contra o patrimônio (incluindo roubo de veículos), 15.833 casos de violência contra a mulher e 997 casos de estupros. “O governador Paulo Câmara já trocou o secretário de Defesa Social duas vezes, trocou também o comando da Polícia Militar, a chefia da Polícia Civil, titulares de delegacias e comandantes de batalhões, mas infelizmente os números continuam elevados e impondo à população o maior de todos os impostos, que é o imposto do medo”, avaliou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


TCE-PE homologa dois Autos de Infração


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco- (TCE-PE) homologou na última quinta-feira (13) dois Autos de Infração por sonegação de documentos, sendo um contra o presidente do Consórcio de Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó, José Gérson da Silva, e outro contra Sônia Maria Barbosa Patriota, presidente do Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos de Sertânia. O relator de ambos os processos foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

Segundo ele, no caso do Consórcio o presidente não forneceu tempestivamente ao TCE as informações solicitadas pela equipe de auditoria, prejudicando os trabalhos de fiscalização. O gestor do Consórcio, José Gérson da Silva, após ter sido notificado pelo TCE pediu prorrogação de prazo para apresentação de defesa, mas ainda assim deixou de fazê-lo.


Mito ou verdade: frio piora dores nas articulações?


Com as baixas temperaturas, quem sofre de problemas nas articulações, geralmente, relata dores mais agudas. Segundo a reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Terezinha Hacbarth Freire, isso acontece, pois as alterações climáticas e da pressão do ar potencializam reações inflamatórias do corpo, tendo como resultado o aumento do desconforto e dor.

“Dois terços dos pacientes, que possuem algum grau de dor de lesões, relatam agravamento dos sintomas nos períodos de baixas temperaturas”, afirma a especialista.

Segundo a médica, por muito tempo acreditou-se que mudanças climáticas e sintomas relacionados à dor nas articulações fossem apenas mitos. Mas, estudos recentes como o da Universidade de Harvard, nos EUA, mostram que existe relação direta entre elas.


Acumulou: Nenhum apostador acerta as seis dezenas do concurso 1949 e prêmio vai a R$ 68 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1932 da Mega-Sena, realizado neste sábado (15/07) em Ipameri (GO). Com isso, o prêmio estimado para o próximo concurso vai a R$ 68 milhões. Os números sorteados foram: 01-06-14-22-30-56.

A quina teve 130 acertadores, que vão receber cada um R$ 29.304,32. Já a quadra teve 8.455 acertadores, que levarão R$ 643,67 cada.