domingo, 20 de julho de 2014

O humor como expressão de saúde psíquica e espiritual


Todos os seres vivos superiores possuem acentuado sentido lúdico. Basta observar os gatinhos e cachorros de nossas casas. Mas o humor é próprio só dos seres humanos. O humor nunca foi considerado tema “sério” pela reflexão teológica, sabendo-se que ele se encontra presente em todas as pessoas santas e místicas, que são os únicos cristãos verdadeiramente sérios. Na filosofia e na psicanálise teve melhor sorte.

Humor não é sinônimo de chiste, pois pode haver chiste sem humor e e humor sem chiste. O chiste é irrepetível. Repetido, perde a graça. A historieta cheia de humor conserva sua permanente graça; e gostamos de ouvi-la repetidas vezes.

O humor só pode ser entendido a partir da profundidade do ser humano. Sua característica é ser um projeto infinito, portador de inesgotáveis desejos, utopias, sonhos e fantasias. Tal dado existencial faz com que haja sempre um descompasso entre o desejo e a realidade, entre o sonhado e sua concretização. Nenhuma instituição, religião, Estado e lei conseguem enquadrar totalmente o ser humano, embora existam exatamente para enquadrá-lo a um certo tipo de ordem. Mas ele desborda estas determinações. Dai a importância da violação do inerdito para a vivência da liberdade e para que surjam coisas novas. Isso na arte, na literatura e também na religião.

Quando se dá conta desta diferença entre a lei e a realidade – veja-se por exemplo, a esdrúxula moral católica sobre a proibição do uso da camisinha em tempos em que grassa a AIDS – surge o sentido do humor. Dá vontade de rir, pois é tudo tão fora do bom senso, é tanto discurso proferido em pleno deserto que ninguém escuta nem observa que só podemos ter humor. Essas pessoas vivem na lua não na Terra.

No humor se vive o sentimento de alívio do peso das limitações e do prazer de ve-las relativas e sem a importância que elas mesms se dão. Por um momento, a pessoa se sente livre dos super-egos castradores, das injunções impostas pela situação e faz uma experiência de liberdade, como forma de plasmar seu tempo, dar sentido ao que está fazendo e construir algo novo. Por detrás do humor vigora a criatividade, própria do ser humano. Por mais que haja constrangimentos naturais e sociais, sempre há espaço para se criar algo novo. Se não fosse assim não haveria gênios na ciência, na arte e no pensamento. Inicialmente são tidos por “loucos”, excêntricos e anormais. Quando tudo passou, um novo olhar descobre a genialidade de um Van Gogh, a criatividade fantástica de Bach, quase desapercebido no seu tempo. De Jesus se diz que “os seus sairam para agarrá-lo, pois diziam “ele está louco”(Mc 3,21). De São Francisco se disse a mesma coisa: ele é um “pazzus”, um louco, coisa que ele aceitava como expressão da vontade de Deus. E era um santo cheio de humor e alegria a ponto de o chamaram”frade-sempre-alegre”.

​“O povo vai fazer a comparação dos currículos”, crava Paulo

 Fotos: Wagner Ramos
Câmara participou da inauguração do comitê do deputado Danilo Cabral, no Recife

A necessidade de confiar os destinos do Estado a alguém com experiência e currículo na gestão pública está cada vez mais consolidada junto ao povo pernambucano, que já identifica em Paulo Câmara (PSB) o nome ideal para fazer Pernambuco avançar. O socialista reforçou esse sentimento da população neste domingo (20), durante a inauguração do comitê do deputado federal e candidato à reeleição, Danilo Cabral (PSB), no Recife.

"Pernambuco precisa de governantes compromissados em melhorar a vida das pessoas. Alguém que governe ouvindo a população e com experiência na administração pública. O povo vai comparar os currículos - o nosso com o do lado de lá -, e vai ver quem tem mais capacidade de seguir avançando", cravou Paulo Câmara, que tem 22 anos de serviço público e atuação de destaque em três secretarias estaduais: Administração, Turismo e Fazenda.

O reconhecimento que os pernambucanos demonstram pela transformação iniciada pelo ex- governador Eduardo Campos foi exaltado pelo deputado federal Danilo Cabral. O parlamentar, que disputa a reeleição, pontuou que está em jogo no atual pleito o futuro do Estado, frisando que Paulo Câmara representa a nova etapa das conquistas que Pernambuco vem acumulando.

De acordo com Danilo, o pernambucano já decidiu. “Pernambuco quer a continuidade do governo Eduardo Campos. E você, Paulo, é quem está habilitado para isso", afirmou o parlamentar, ressaltando que conhece as qualidades administrativas do correligionário desde a época em que eram colegas no Tribunal Contas do Estado (TCE).

Assessoria do PSB
Fotos: Wagner Ramos

Cruzeiro derrota o Palmeiras e segue na ponta da tabela; confira os demais jogos, classificação, gols e próxima rodada


Como um rolo compressor, o Cruzeiro mostrou porque, desde o ano passado, é o time a ser batido no Campeonato Brasileiro. Com dois gols relâmpagos o time Celeste derrotou o Palmeiras, por 2 a 1, neste domingo (20), em pleno Pacaembu, conquistando os três pontos e se isolando ainda mais na liderança. 

Confira os demais jogos da 11ª rodada com Brasileirão, tabela, gols e próxima rodada:

Jogos realizados no sábado (19)
São Paulo 0x1 Chapecoense
Atlético-MG 1x1 Bahia
Figueirense 0x1 Grêmio
Botafogo 1x0 Coritiba

Jogos realizados neste domingo (20)
Palmeiras 1x2 Cruzeiro
Vitória 0x0 Corinthians
Internacional 4x0 Flamengo
Fluminense 1x0 Santos
Atlético-PR 2x0 Criciúma
Goiás 0x0 Sport

> Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro; 
>Notícias atualizadas com crônicas, gols e tudo sobre os bastidores do futebol deste domingo
>Veja os resultados de domingo das Séries A, C e D 

Confira próxima rodada do Brasileirão da Série A

Jogos de sábado (26)

18:30 Cruzeiro x Figueirense
18:30 Criciúma x Vitória
21:00 Bahia x Internacional

Jogos de domingo (27)
16:00 Sport x Atlético-MG
16:00 Corinthians x Palmeiras
16:00 Atlético-PR x Fluminense
16:00 Goiás x São Paulo
18:30 Flamengo x Botafogo
18:30 Grêmio x Coritiba

Blog de Assis Ramalho
Com informações de O Globo e Globo Esporte

André Santos apanha de torcedores do Flamengo ao deixar o Beira-Rio

protesto torcida Flamengo Beira-Rio (Foto: Cahê Mota )

O clima esquentou em Porto Alegre após a derrota do Flamengo para o Internacional, por 4 a 0, na tarde deste domingo em Porto Alegre. O lateral André Santos apanhou de torcedores rubro-negros ao sair do Beira-Rio. O jogador deixava o estádio antes dos companheiros, durante a entrevista coletiva de Ney Franco, rumo a uma van. Ele foi interpelado por rubro-negros até que um deles o acertou no rosto com um soco. O ato foi a senha para outras agressões. O camisa 27 chegou a ficar acuado contra a van enquanto recebia socos e pontapés. Em determinado momento, conseguiu entrar no veículo, mas foi retirado à força pelos agressores. O segurança à paisana que o acompanhava também teria sido afetado com a violência. De acordo com relatos de outros seguranças que presenciaram a cena, o atleta ficou com um corte no supercílio. Mas a informação do clube nega o ferimento.

- Estive com o André na van e ele não tinha cortes. Apenas estava assustado pelo que aconteceu - disse Gabriel Skinner, gerente de futebol.

André Santos deixou o Beira-Rio antes dos companheiros para seguir num voo às 19h40 para Florianópolis, cidade onde tem residência fixa. Os jogadores ficam liberados logo após os jogos quando há folga na segunda-feira. O restante da delegação viaja para o Rio de Janeiro na manhã desta segunda, e o desembarque promete ser conturbado. Após a agressão ao lateral, o grupo seguiu protestando na porta do Beira-Rio. Os torcedores cantaram que "no Rio a porrada vai comer" e que o goleiro Felipe seria o próximo alvo. Pediram também a saída do técnico Ney Franco.

Confirmado: Dunga é o novo técnico da Seleção e será apresentado nesta terça-feira

Dunga novo treinador do Brasil (Foto: Agência AP)

De acordo com que o Blog de Assis Ramalho já tinha informado, com informações da Rádio Jovem Pan, Dunga está de volta à seleção brasileira. O retorno do treinador, que comandou o time canarinho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será oficializado pela CBF na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, o treinador e o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, vão revelar o nome dos outros membros da comissão técnica da seleção brasileira. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar. Em sua passagem anterior, Dunga tinha Jorginho, outro remanescente do tetra, como fiel escudeiro.

A contratação de Dunga, hoje com 50 anos, foi alinhavada por Gilmar Rinaldi, pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo futuro comandante da entidade, o atual mandatário da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. Nos últimos dias, a Rádio Jovem Pan já anunciava o acerto do treinador para comandar a seleção brasileira.

Tailândia: Quando o bispo trabalha no campo

“Procuro compreender os agricultores e, ao mesmo tempo, promover os ensinamentos da Igreja católica no social, para que também os camponeses possam contribuir para um pleno desenvolvimento humano, para o bem comum das famílias e de toda a nação”

“Procuro compreender os agricultores e, ao mesmo tempo, promover os ensinamentos da Igreja católica no social, para que também os camponeses possam contribuir para um pleno desenvolvimento humano, para o bem comum das famílias e de toda a nação”. Foi o que disse dom Francis Xavier Vira Arpondratana, bispo de Chiang Mai, à Catholic News Agency (CNA) sobre sua experiência direta nos campos, ao lado dos que trabalham a terra. O religioso da diocese setentrional da Tailândia, região principalmente agrícola e habitada pelas tribos locais, quis se colocar pessoalmente ao lado de seu “rebanho” e também enfatizar a importância da agricultura na região.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 17-07-2014. A tradução é do Cepat.

A economia da diocese, escreveu a agência Asia News, baseia-se principalmente na agricultura. Além disso, nas regiões dos montes faltam os recursos básicos como a água ou a corrente elétrica, sem falar dos meios modernos de comunicação, as estradas e demais infraestruturas. Falando sobre a própria experiência nos campos, dom Arpondratanaenfatizou que em um primeiro momento “queria ajudar” os camponeses, mas, depois, “uma freira me animou, ao me perguntar por que eu não trabalhava com eles”.

O trabalho do bispo nos campos foi fonte de inspiração para muitos agricultores e catequistas da diocese de Chiang Mai, além de ter contribuído para desenvolver um forte sentimento de solidariedade e colaboração entre os habitantes da região e os diferentes grupos étnicos. “Conheço a situação econômica da Europa - disse -, e não podemos pedir ajuda por lá. Devemos fazer com que nossa gente entenda – prosseguiu - que se requer ajuda recíproca em nível local e não a ajuda do estrangeiro”.

Dom Arpondratana, de 58 anos, foi ordenado sacerdote na arquidiocese de Bangkok, em 1981, e sempre havia desempenhado seu ministério pastoral na capital, até que se mudou ao norte, em 2009, com a consagração episcopal. “Desejo estar com as pessoas - explicou -, para poder entendê-las melhor”, e isto vale também para as seis comunidades tribais (Akha, Lahu, Mien, Karen, Hmong e Lisu) que vivem na diocese. Estas comunidades representaram “um dos primeiros desafios” do episcopado.

Armando garante criar bases para distrito industrial na Mata Sul

Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Berço do crescimento e consolidação da economia pernambucana, a Mata Sul voltou a receber a atenção do candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), que neste domingo (20) esteve ao lado de seu vice, Paulo Rubem (PDT), para uma agenda com lideranças políticas da região, em Sirinhaém. No município, Armando garantiu que vai conceder incentivos inteligentes para a construção de distritos industriais na Mata Sul, como alternativa econômica à dependência da tradicional cultura agrícola. Segundo Armando, seu programa de governo vai construir as bases para a recuperação econômica da região, combinando o fomento e o desenvolvimento de várias ações para a localidade, aliadas às políticas e o apoio do governo federal.

O anúncio foi feito durante reunião com o ex-prefeito de Sirinhaém, Fernando Urquiza (PTB), que renovou o apoio às candidaturas de Armando e Paulo Rubem, à de João Paulo (PT) ao Senado, e à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Aos mais de 500 moradores que presenciaram o ato, Armando prometeu recuperar o acesso viário que liga a sede do município ao distrito de Santo Amaro, através da PE-61, revitalizando um trecho de quatro quilômetros de extensão.

Para Armando, seu governo vai trabalhar para levar indústrias para a Mata Sul, desconcentrando a geração de emprego. "Vamos criar infraestrutura, fazer um mutirão com recursos do governo federal e vamos fazer uma política de incentivos inteligentes para garantir que as fábricas possam chegar, gerando empregos de boa qualidade para os jovens e adultos", prometeu o candidato a governador.

"Nosso compromisso é desenvolver um programa de soerguimento da Zona da Mata, combinando o apoio às atividades tradicionais, o fomento e desenvolvimento de várias alternativas econômicas que podem ser desenvolvidas aqui, aos investimentos na infraestrutura, na ampliação dos programas de qualificação e capacitação da mão de obra", listou Armando.

Missa em Juazeiro do Norte lembra os 80 anos da morte de Padre Cícero


Às 5h deste domingo (20), as ruas de Juazeiro do Norte (CE) já estavam lotadas de peregrinos de diversas partes do Brasil. Dona Maria das Graças da Conceição, aposentada, veio de Alagoas e viajou 12 horas de ônibus para pagar uma promessa pela cura do câncer. “Fui desenganada pelos médicos. Chegaram a falar para a minha família que eu estava morrendo. Mas me peguei com Padre Cícero e hoje estou curada, graças a Deus.”

A cerimônia que lembrou os 80 anos da morte de Padre Cícero começou às 6h. A missa foi transmitida ao vivo por cinco redes de televisão católicas e várias rádios. A Praça de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e os arredores nunca estiveram tão cheios – ao todo, cerca de 300 mil fiéis, uma das maiores romarias do país. Tudo em homenagem a alguém muito próximo desse povo, o fundador de Juazeiro do Norte, carinhosamente chamado de Padim Ciço.

Quem celebrou a missa foi o bispo do Crato, dom Fernando Panico. Durante a homilia, o religioso destacou a importância de Padre Cícero na região. “Padre Cícero revolucionou o sertão. Foi muito ligado às causas sociais, preocupado com o povo sertanejo, com a pobreza, com a fome. Não aceitava essas coisas”, disse.

Cícero Romão Batista foi ordenado padre, mas, posteriormente, condenado pelo Vaticano por estar envolvido em milagres não comprovados e por provocar o fanatismo. Perdeu o direito de exercer a função e chegou a ser excomungado. Virou prefeito e conseguiu a independência de Juazeiro do Norte, que antes era apenas um vilarejo do Crato. E conseguiu fazer mudanças importantes na cidade, no meio do sertão miserável do começo do século 20.

Emenda de Humberto garante mais dinheiro a municípios


Uma emenda apresentada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), garantiu a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da proposta de aumento de um ponto percentual no repasse de tributos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Responsável pelo acordo entre o Congresso e o Governo Federal, Humberto propôs a ampliação de 23,5% para 24,5% do total de recursos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) repassados ao FPM. Com isso, os mais de cinco mil municípios brasileiros poderão dispor de mais dinheiro para custeio e investimentos.

“Foi uma costura difícil, mas conseguimos. Vamos reverter mais recursos para os nossos municípios”, explicou Humberto. O reforço às finanças municipais deverá ser realizado ao longo de dois anos: 0,5 ponto percentual no primeiro e 0,5 ponto no segundo, quando se atingirá a marca de 24,5%.

A ampliação de recursos do FPM é objeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 39/2013. Na CCJ, o relator da PEC, senador Armando Monteiro (PTB-PE), decidiu acolher em seu substitutivo a emenda apresentada por Humberto, com a finalidade de garantir a aprovação da medida.

Somália está à beira de nova crise de fome, alertam ONGs


A Somália, que há três anos viveu uma crise de fome que deixou mais de 250 mil mortos, está à beira de uma nova catástrofe devido à seca na região, que só pode ser evitada por meio de ajuda humanitária urgente, alertaram hoje (20) organizações não governamentais (ONGs).

O alerta foi lançado pelo Consórcio de Organizações Não Governamentais da Somália, que inclui 19 instituições locais e internacionais, entre as quais a Action contre la Faim (ACF), Acted, Oxfam, Solidarités International ou World Vision. O comunicado também chama a atenção sobre a falta de fundos para ajudar a evitar a crise.

“Os sinais de seca reapareceram na Somália […] e não devem ser ignorados para evitar a voltar a cair nas mesmas condições que levaram à catástrofe de 2011”, informou a nota. As ONGs apelaram a uma ajuda urgente e que se prolongue pelos próximos três a seis meses, afirmando que constam menos de 30% dos fundos necessários para fazer face à atual crise na Somália.

No dia 20 de julho de 2011, precisamente há três anos, quando uma das piores secas em 50 anos afetou mais de 10 milhões de pessoas na região do Chifre da África, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou estado de fome em diversas regiões da Somália, onde a situação de guerra e o caos permanente, desde 1991, agravaram a catástrofe climática.

Os seis meses de fome, que se estenderam em todo o país, fizeram quase 260 mil mortos, metade dos quais crianças com menos de 5 anos de idade, uma das piores fomes no mundo nos últimos 25 anos.

Agência Brasil

Uma aventura no Velho Chico de bike: da nascente à foz

Uma aventura sobre duas rodas da nascente do São Francisco, na Serra da Canastra em Minas Gerais, até a foz do rio, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. Essa é a proposta de um grupo de quatro ciclistas de Brasília (DF) que planeja uma expedição de bike para conhecer de perto as comunidades ribeirinhas do Velho Chico. Serão percorridos 2,6 mil quilômetros, em 42 dias. O desafio será dividido em duas etapas: a primeira em 2015 e a segunda no ano seguinte.

“O objetivo é acompanhar o rio o mais próximo da sua margem evitando as rodovias, a fim de conviver com a comunidade ribeirinha”, explica Regis Benes, um dos ciclistas integrantes do grupo. Segundo ele, a ideia de fazer essa viagem veio após a realização de algumas aventuras de cicloturismo, como o caminho de Compostela, na Espanha; Patagônia, na Argentina, e alguns pontos tradicionais no Brasil. “Resolvemos então fazer esse desafio que é percorrer o nosso maior rio da sua nascente até a foz”, enfatiza.

Em virtude da extensão a ser percorrida, o grupo fará a expedição em duas fases: a primeira em 2015, será de 20 dias, num total de 1.328 km, fazendo em média 68 km por dia; e a segunda em 2016, num total de 1.300 km, em 22 dias, numa média de 59 km por dia. “Optamos por essa divisão em virtude dos participantes terem compromissos profissionais. Eles vão usar o período de férias para participarem desse desafio. Além dos dias de pedal ainda tem os dias de deslocamento”, esclarece Benes. O roteiro inclui cidades que margeiam o Velho Chico, o mais próximo possível, como São Roque de Minas (MG), Bom Jesus da Lapa e Ibotirama (BA), Canindé do São Francisco (SE) e Penedo (AL).

Morre bebê retirado de escombros de prédio em Aracaju


O bebê de 11 meses resgatado hoje (20) dos escombros de um prédio que desabou em Aracaju morreu a caminho do hospital. A informação foi confirmada pelo assessor adjunto de comunicação do Corpo de Bombeiros de Sergipe, capitão Carlos Alves. Os pais da criança e a irmã, de 6 anos, estão internados no Hospital de Urgência de Sergipe e passam bem.

A criança mais velha e o pai, trabalhador da obra, foram os primeiros a serem resgatados dos escombros. Em seguida, as equipes de socorro retiraram o bebê, que foi atendido no local, mas não resistiu. A causa da morte foi insuficiência respiratória. A última a ser retirada dos escombros foi a mãe.

A família foi resgatada por volta do meio-dia após passar mais de 30 horas soterrada. O edifício de quatro andares, ainda em construção, desabou na madrugada desse sábado (19), quando uma forte chuva atingia a cidade. O pai trabalhava na obra e passava a noite no local com a mulher e os dois filhos.

O imóvel que desabou fica no bairro Coroa do Meio, na zona sul de Aracaju, perto da orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais da capital sergipana.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a causa do desabamento será investigada, e o laudo deverá ficar pronto em até 30 dias.

Agência Brasil

Lideranças do PP na Mata Sul garantem apoio a Armando e João

Foto: Leo Caldas/Divulgação

As candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco e de João Paulo (PT) ao Senado continuam recebendo novos apoios em todas as regiões do Estado.

Após garantir o engajamento da vereadora do Recife Marília Arraes e do prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, ambos do PSB, duas lideranças políticas da Zona da Mata Sul apresentaram neste sábado (19) seu apoio aos candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe: o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Joaquim Nabuco Marcos Barreto e o candidato à Assembleia Legislativa Júnior Barreto, ambos do PP.

Para Marcos Barreto, o currículo e a história de vida pública de Armando Monteiro o credenciam como o melhor candidato ao governo do Estado. "O senador é a pessoa ideal para governar Pernambuco", afirmou o ex-prefeito, cujo grupo atua também em Palmares e Água Preta. "Vamos trabalhar para fazer de Armando majoritário na nossa região, mesmo com toda a máquina a favor dos adversários", garantiu.

Júnior Barreto, que busca um assento na Assembleia Legislativa, acrescenta que as propostas de Armando o fazem o concorrente mais comprometido com as demandas da juventude da Mata Sul. "Armando defende o reforço do ensino técnico e da qualificação profissional. São bandeiras da juventude", disse.

Assessoria de Imprensa do PTB
Foto: Leo Caldas/Divulgação

Congresso Nacional Católicos Online terá programação especial com a “Liga dos Blogueiros Católicos”


O idealizador e organizador do Congresso Nacional Católicos Online (Conacat) – Todos pela Cultura do Encontro, primeiro evento católico com produção e exibição exclusivamente pela internet, no Brasil, jornalista Wagner Moura, participou no último sábado (19), às 22h30, de uma entrevista virtual (hangout) feita pelo canal do blog O Catequista (youtube.com/BlogOCatequista), considerado pelo TOP Blog o melhor blog de religião do Brasil. A entrevista ao vivo foi ao ar no programa “Liga dos Blogueiros Católicos”, iniciativa quinzenal organizada pelo casal de catequistas, Alexandre e Viviane Varela.

Com duração de uma hora, a entrevista abordou temas como curiosidades sobre o evento; a diversidade dos temas abordados; os palestrantes conhecidos nacionalmente; a atuação dos leigos que contribuem no Conacat; o ineditismo e gratuidade do evento que reúne várias expressões da Igreja, em um único espaço virtual. Outro destaque foi a importância dos apoios institucionais ao evento. O Conacat conta com o apoio da editora Paulus, editora Cléofas, Rede Século 21, loja de camisetas Veste Sacra e das agências Trídia Criação e Custodimus Comunicação. Além do apoio dos sites de notícia Portal C3 Press, FabianoMartaTobias e Eventos Católicos em Brasília.

Outra convidada que participou da entrevista foi a radialista e assessora de imprensa, Virgínia Diniz, que durante o Conacat vai expor experiências positivas de relacionamento com a imprensa secular e como a construção de um relacionamento com a mídia pode ajudar na evangelização.

Os mais de 1.100 inscritos na transmissão de O Catequista souberam, em primeira mão, os nomes das 42 palestras confirmadas no Conacat, que estão divididas em quatro eixos: Comunicação, Arte & Design, Ação Política e Juventude.

Petrolândia: AVEPE celebra o Dia da Amizade com futebol, batucada e chopp



Dia 20 de julho é comemorado no Brasil o dia do amigo. Uma data especial, porque celebra o valor da amizade e do companheirismo. Hoje com a vida corrida do cotidiano, em meio a tantos afazeres, muitas vezes não encontramos tempo. Mas ter bons e verdadeiros amigos faz uma grande diferença, dá um colorido especial para a vida, se pode dividir ideias, experiências, sentimentos, momentos felizes e tristes. Parafraseando a famosa letra da música Canção da América de Milton Nascimento: ''Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito''.

Seguindo essa linha, na manhã deste domingo (20) a Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE) celebrou a data como sempre faz durante todo os 365 dias de cada ano, ou seja: Com futebol e confraternização entre todos os seus sócios. Faça chuva, sol ou trovoada que estamos lá nas manhã de cada domingo.

Mas é bom que se diga que dentro de campo as peladas são sempre super disputadas onde ninguém, claro, quer perder. Tem sempre as tradicionais gozações com os colegas sobre quem foi o craque, o perna de pau, quem ganhou, quem perdeu, o artilheiro e tudo mais. É a forma que a gente tem de descontrair e deixar a tensão do trabalho de lado.

O importante é que logo após a pelada tudo termina em uma descontraída confraternização onde não falta a velha e boa cerveja gelada, a pinga, o churrasco e muito bate papo.

Viva o futebol! Viva a amizade! Viva o dia da amizade!
  
Ver fotos >Avepe celebra o Dia da Amizade

Foto
 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

10 órgãos abrem inscrições para 1,2 mil vagas nesta segunda-feira (21)


Pelo menos 10 concursos abrem inscrições na segunda-feira (21) para 1.222 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários chegam a R$ 16.300 na Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Somente na Prefeitura de Correntina (BA) são 467 vagas. Confira:
Prefeitura de Rosário do Catete (SE)
A Prefeitura de Rosário do Catete (SE) abriu concurso para 17 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 722,07 a R$ 1.417,25. Os candidatos podem se inscrever de 21 de julho a 21 de agosto pelo site www.seprod.com.br. A validade do concurso será de dois anos (veja o edital no site da organizadora).
 Secretaria da Fazenda de Pernambuco
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) publicou edital de concurso para preencher 25 vagas de auditor fiscal. O salário inicial é de R$ 16.300. As inscrições podem ser feitas pelo site www.concursosfcc.com.br no período de 21 de julho a 18 de agosto. A avaliação de conhecimentos gerais será aplicada no dia 27 de setembro e a de conhecimento específicos será no dia 28 de setembro (veja a matéria completa).
 Prefeitura de Correntina (BA)
A Prefeitura de Correntina (BA) abriu processo seletivo para 467 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo 217 vagas imediatas e 250 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 724 a R$ 5.995. As inscrições podem ser feitas de 21 a 29 de julho no Ginásio de Esportes, localizado na Praça Heustógio Pinto Ramos de Araújo, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. As provas objetivas estão previstas para o dia 24 de agosto (veja o edital no site da organizadora).

Chacina deixa quatro pessoas mortas em Alagoas

Residência foi arrombada e vítimas, que dormiam, foram assassinadas a tiros

Uma chacina registrada no bairro do Feitosa, em Maceió, deixou quatro pessoas – sendo três da mesma família – mortos na madrugada deste domingo (20). As vítimas dormiam no momento em que tiveram a casa arrombada e foram atingidas a tiros.

De acordo com informações do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), por volta de 1h30, homens armados invadiram a residência de Itamar Franklin Barbosa, de 17 anos, e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele, que estava na sala. Depois, os criminosos se dirigiram até um quarto onde mataram a mãe, a irmã e a namorada da irmã dele.

Maria Aparecida Barbosa, de 46 anos, Rayane dos Santos Lessa, de 20 anos, e a irmã de Itamar, que não teve a identidade revelada, foram assassinadas a tiros dentro do cômodo.

O crime aconteceu na Rua São João, no bairro do Feitosa. Nenhum morador soube informar à polícia o número de homens que participou da ação. A suspeita é que o alvo dos criminosos seria somente Itamar, que teria envolvimento com o tráfico de drogas. As mulheres teriam sido mortas por queima de arquivo.

Equipes da Delegacia de Homicídios e dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) estiveram no local da ocorrência e fizeram os primeiros levantamentos da chacina. Os corpos foram recolhidos por volta das 5h.

Gazeta Web

Culinária do Sertão: Receita de moqueca de Cari, a lagosta do Velho Chico


Um peixe de aparência pouco agradável, mas muito utilizado e apreciado na culinária local do Sertão de Pernambuco, o Cari é um peixe nativo da bacia do rio São Francisco. Apesar da sua aparência estranha, a carne desse peixe é bastante saborosa e semelhante à de uma lagosta e pode ser pescado no rio, exceto no seu período de reprodução.

A receita de Moqueca de Cari, iguaria nascida do Velho Chico, é uma boa opção para cozinhar no final de semana.

RECEITA DE MOQUECA DE CARI

Ingredientes
1/2kg de Cari
1 Garrafinha de leite de coco
3 Colheres de azeite de dendê
1/2 Cebola
5 Tomates
1/2 Pimentão
Cheiro-verde a gosto
1/2kg de Batata inglesa
Sal a gosto

Modo de preparo

Corte o Cari em postas, lave-o e deixe enxugar em um pano de prato. Frite-o em óleo e reserve. Em outra panela, coloque o tomate (picado), o pimentão, o leite de coco, o azeite, o cheiro-verde e acrescente um pouco de água e sal a gosto.

Acrescente também as batatas que deverão estar cozidas com a pele. Deixe cozinhar por 5 minutos e acrescente o Cari. Deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Conjuntura da Semana IHU On-Line: A desigualdade social brasileira no contexto mundial contemporâneo.


A análise da Conjuntura da Semana é uma (re)leitura das Notícias do Dia publicadas diariamente no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pelos colegas do Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social/Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CJCIAS/CEPAT e por Cesar Sanson, professor naUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Sumário

1. Das limitações às evidências de Thomas Piketty sobre a desigualdade mundial
2. O debate sobre a desigualdade social no Brasil
2.1 O otimismo dos discursos sobre a redução da desigualdade no país
2.2 Brasil, um país menos desigual ou mais polarizado?
3. Há alternativas para a desigualdade mundial?
4. Conjuntura da Semana em frases

Eis a análise.

O debate sobre a desigualdade social no Brasil não pode ser visto desassociado do contexto das desigualdades mundiais, caso contrário corre-se o risco de cair nas armadilhas das análises rasteiras, que não dão conta ou simplesmente não querem entender o problema da desigualdade de forma mais ampla, no âmbito da globalização do pensamento único neoliberal, que tem moldado as formas de organização política, econômica e social no mundo. Nesse sentido, o boom do livro O Capital no século XXI, do economista francês Thomas Piketty, salvo as críticas, tem sido um excelente instrumento para aquecer um debate tão importante como este.

1. Das limitações às evidências de Thomas Piketty sobre a desigualdade mundial

Em uma das análises da conjuntura realizada em maio, ‘O Capital no século XXI’: O desmonte das teses liberais e da economia neoclássica, destacou-se a centralidade do debate sobre o aumento da desigualdade econômica no mundo, a partir da obra O Capital no século XXI, do economista francês Thomas Piketty.

Em consonância com a percepção coletiva de muitos movimentos sociais espalhados pelo mundo, as contribuições dePiketty só vieram reforçar a evidência de que a distância entre ricos e pobres chegou a um nível inaceitável.

É bom lembrar que o próprio Movimento Occupy, em 2011, já havia apontado que o “capitalismo não está mais funcionando”. Não sendo exagero dizer que “a questão das desigualdades está no centro dos debates políticos e econômicos na Europa, nos Estados Unidos e até nas economias emergentes”, daí o fascinante sucesso da obra deThomas Piketty.

Após a febre inicial em torno da obra do economista francês, que angariou elogios de economistas progressistas de peso, como Joseph Stiglitz e Paul Krugman, ambos prêmios Nobel de Economia, além do reconhecimento de economistas conservadores, que a consideraram inovadora, vieram as críticas.

Grandes atos em Caruaru demonstram união em torno de Paulo Câmara

Fotos: Aluísio Moreira
Frente popular visitou a feira e inaugurou seu comitê regional ao lado do governador João Lyra Neto, do prefeito José Queiroz e do deputado Tony Gel

Caruaru deu mostras neste sábado (19), que será um dos pilares da campanha de Paulo Câmara (PSB) ao Governo, somando a sua história de lutas progressistas à união de todas as suas forças políticas representativas em torno da continuidade do trabalho iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). A primeira atividade realizada repetiu uma tradição da Frente Popular. O postulante abriu a agenda com uma visita à maior de todas elas, a Feira de Caruaru, junto com seus companheiros Raul Henry (PMDB), para a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado, do governador João Lyra Neto (PSB) e do prefeito José Queiroz (PDT), ambos caruaruenses, onde conversaram com feirantes e visitantes. "A caminhada em feiras livres é característico da Frente, desde sua fundação. O ex-governador Miguel Arraes fazia isso, Eduardo fez assim e nós temos repetido em diversas cidades do Estado. É uma forma de contato direto com a população, olho no olho, de nos apresentarmos e de verificarmos o sentimento das pessoas", explicou.

Depois da feira, a comitiva seguiu para a inauguração do comitê regional do Agreste. Lideranças de toda a região, entre prefeitos, vices, ex-prefeitos, deputados e ex-deputados, dividiam espaço com a militância, mostrando a unidade construída em torno da Frente Popular. Não por acaso, todos os discursos ressaltaram o exemplo da própria Caruaru, onde todos os grupos significativos - o de José Queiroz, o de João Lyra Neto e o do deputado Tony Gel (PMDB) - deixaram as diferenças locais de lado, para compor um único palanque na eleição estadual.

"Fico extremamente feliz de ver esse conjunto de forças que nos apóia. Estamos fazendo algo que poucos acreditavam que conseguíssemos: estamos unindo Pernambuco pelo bem de Pernambuco. Por isso que nossos adversários não querem que façamos nossa campanha. Porque sabem que temos o melhor time e as melhores propostas. Mas não adianta, já colocamos nossa campanha na rua e, com a ajuda de cada um aqui, vamos seguir divulgando nossos nomes e nossas ideias. Fizemos muito nesses sete anos e meio, e é por isso que eu sei que podemos fazer ainda mais", discursou Paulo.

Tendo nascido e construído sua carreira política a partir do município, João Lyra destacou que era a primeira vez que discursava em um ato político em Caruaru, depois de ter se tornado governador. O substituto de Eduardo Campos lembrou a história caruaruense de lutas libertárias, citando as mobilizações pelas Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves, e revelou qual a marca pela qual quer ser reconhecido após deixar o Governo. "Minha marca será a de ter ajudado a construir este novo Pernambuco. Em dezembro, farei como Eduardo fez em abril: deixarei o cargo com a consciência limpa de que mudamos a face do Estado. E, para dar continuidade e avançar ainda mais nesse trabalho, só existe uma opção, que é eleger Paulo Câmara", avaliou o gestor.

Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuários

Mais um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email ...@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para ProUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.

No caso em questão, algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobrás, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007. Além disso, a assessoria do Ministério da Educação negou que tenha enviado a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e confirmou que trata-se de um e-mail falso.
Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."

Golpes parecidos como esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

Agência Brasil

Migração aos EUA: o que está por trás do boom de menores centro-americanos


Enquanto na Itália e na Europa se discute (e se gera divisão sobre) as políticas mais eficazes para gerir os desembarques de pessoas que fogem da África e do Oriente Médio, problemas e dinâmicas similares são registrados do outro lado do oceano.

A reportagem é de Stefano Femminis, publicada na revista Popoli, 16-07-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os Estados Unidos e o México estão lutando com uma onda de chegadas de migrantes da América Central América Central, com uma particularidade: muitíssimos deles são menores não acompanhados.

A situação é tão dramática que, sobre o tema, intervieram tanto o presidente dos EUA, Barack Obama, que pediu ao Congresso a alocação especial de dois bilhões de dólares, quanto – várias vezes – a Conferência Episcopal dos EUA.

É impossível saber o número oficial dos migrantes que entram ilegalmente nos Estados Unidos, mas uma estatística indicativa é dada pelo número de pessoas detidas pela Polícia de Fronteira norte-americana, na fronteira com o México: dos 13 mil menores de 2012, passou-se para os 24 mil do ano seguinte, até chegar aos 52 mil nos primeiros meses de 2014 (somam-se a eles os 10 mil jovens detidos em território mexicano).

Não é por acaso, portanto, que o Pentágono, excepcionalmente, tenha pedido que três bases militares na Califórnia, Oklahoma e Texas se encarreguem da acolhida de uma parte dessas pessoas. Acolhida à espera de expulsão, naturalmente.

Armando aponta alternativas de empregos para a Mata Norte

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Timbaúba – Em giro neste sábado (19) pela Zona da Mata Norte, o candidato a governador da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), defendeu ontem a recuperação econômica da região. Em entrevista à Rádio Princesa Serrana, em Timbaúba, Armando falou sobre a necessidade de mais investimentos industriais e em infraestrutura para viabilizar alternativas de geração de emprego e renda. Ele também defendeu estímulos à recuperação de setores tradicionais da economia, como o sucroalcooleiro.

Acompanhado do senador Humberto Costa (PT), do prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), de candidatos a deputado e lideranças da região, Armando visitou as feiras livres de Timbaúba e da vizinha Macaparana.

Líder de todas as pesquisas de opinião, com ampla vantagem sobre o adversário, Armando disse na rádio que a Mata Norte precisa ser integrada aos polos automotivo e farmacoquímico de Goiana, sobretudo por meio de investimentos em infraestrutura e qualificação profissional. "Há novas oportunidades surgindo e os empregos devem ir para quem é filho de Pernambuco", acrescentou.

Armando lembrou também que, embora esteja em declínio, a atividade sucroalcooleira ainda emprega muitos pernambucanos e necessita de incentivos para se sustentar. "Aqui em Timbaúba, tivemos o encerramento da Usina Cruangi, que empregava muita gente. Precisamos de ações que sustentem o nível de emprego na região", afirmou o senador licenciado.

No dia do amigo, a minha homenagem aos meus amigos

 

Neste domingão, 20 de julho de 2014, Dia do Amigo, a minha homenagem aos meus verdadeiros amigos. Amigo não é apenas uma palavra que começa pela letra “A”. Este rótulo define um sentimento que cultivamos por outra pessoa no decorrer da vida. Ele se aprofunda com o tempo e se solidifica nos momentos críticos, quando nossos espíritos estão frágeis. Como toda boa relação, em momentos de divergência de opiniões ele se coloca à prova, quando os envolvidos mostram o quanto são capazes de ceder para não estremecerem a amizade conquistada pela troca de virtudes e aprimoramento mútuo de características humanas defeituosas.

Não existe uma regra para definir o que é um amigo. Não existe um tempo mínimo para determinar que tal relação passa a existir. A amizade pode ser ilustrada pelo empréstimo de uma quantia num momento de aperto, pela divisão de um pão dormido na hora da fome, ou numa caminhada pela acidentada trilha da vida. Nada impede que uma pessoa tenha diversos amigos fiéis. Devido às diversas situações de nosso cotidiano, é difícil definir com exatidão qual deles é o mais amigo de todos.

Existem ''amigos'' em vários níveis. Alguns destemidos, capazes de correrem riscos da própria vida para ajudar o parceiro (é amigo). Outros que recuam em momentos difíceis (não é amigo).

Quando estiver frente a frente com seu amigo, não se preocupe em dizer-lhe que sua amizade por ele é fraterna e eterna. Deixe que o coração dele sinta isto e seu olhar reflita esta certeza.

Eu agradeço sempre a Deus por ter colocado meus verdadeiros amigos na trilha do meu caminho.

 AMIZADE SINCERA
Composição: Renato Teixeira

Amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo

Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raro
Não há nada melhor do que um grande amigo

Fotos: arquivo pessoal
Trechos de "A Fórmula da Amizade" de Haroldo P. Barboza