quinta-feira, julho 31, 2014

Petrolândia: Studio Fabiola Ferraz oferece pilates, TRX, RPG, treinamento funcional e fiosioterapia. Entenda os benefícios do pilates para sua saúde.

Os exercícios de pilates podem ser feitos no solo, com bolas, ou em equipamentos especiais

Pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente. Respiração, postura e concentração são alguns dos principais alvos do pilates. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da região do abdômen, que é chamado de "casa de força".

Uma das principais características do pilates é que nele não existem aquelas séries repetitivas comuns em algumas modalidades. As aulas duram aproximadamente uma hora e os exercícios podem ser feitos no solo, com bolas, ou em equipamentos especiais. Outro aspecto positivo é a rapidez com que os resultados começam a aparecer. Oito sessões já são suficientes para que as dores diminuam e os músculos se fortaleçam. No entanto, o pilates pode ser praticado por crianças, jovens, atletas, bailarinos, idosos, ou até mesmo, por gestantes. Não existem contra-indicações e os objetivos dos praticantes são os mais diversos.

Conheça 10 motivos para começar a praticar o pilates agora mesmo.
1. Aumenta a resistência física e mental
2. Alongamento e maior controle corporal
3. Correção postural e intenso trabalho de respiração
4. Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular
5. Alívio das tensões, estresse e dores crônicas
6. Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações
7. Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue
8. Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas
9. Fortalecimento dos órgãos internos
10. Aumento da concentração

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional. 

Exercite as crianças com Pilates
Má postura, hiperatividade e falta de concentração podem ser combatidas com a atividade. As crianças de hoje vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura.

A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados "maus hábitos" e tenham um ritmo de vida muito exigente.

O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da consequente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros. Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.

Pilates ajuda a afastar o estresse e mantém o corpo em forma

Qualquer pessoa pode praticar Pilates?
Sim, o pilates pode ser praticado por qualquer pessoa.

É indicado em que casos?
Dores nas costas, má postura e problemas nas articulações, pois beneficia o fortalecimento dos músculos posturais e estabilizadores.

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?
É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar Pilates quantas vezes por semana?
A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?
Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades.

Que benefícios o pilates pode trazer para o dia a dia?
O trabalho no pilates promove a consciência corporal (fortalecimento, alongamento e flexibilidade), o controle da respiração e o consequente foco em si mesmo, que proporciona equilíbrio corporal e mental. Daí, a obtenção substancial de baixa da ansiedade nas atividades diárias e no relacionamento interpessoal.

O pilates pode prevenir doenças?
Sim, a atividade pode ajudar a prevenir principalmente as doenças chamadas "modernas": má postura, tendinite, encurtamento, dor de cabeça, falta de disposição e ansiedade.

STUDIO FABIOLA FERRAZ
Horários de Atendimento em Petrolândia:
Segunda-feira
Manhã das 8 às 12h00 - tarde e noite das 15 às 22h00
Terça-feira
Tarde das 13 às 18h00 - Às 19:00 treinamento FUNCIONALna Orla de Petrolândia
Quarta-feira
Manhã das 8 às 12h00 - tarde e noite das 15 às 22h00
Quinta-feira
Tarde das 13 às 18h00 - Às 19:00 treinamento FUNCIONAL- orla de petrolandia
Sexta-feira
Manhã das 8 às 12h00 - tarde das 14 às 18h00

Marcação de atendimento/contato
(87) 3851-2000 (Fixo) - (87) 9134-1080 (Claro) - (87) 9655-0020 (Tim)

Informações: Dra. Fabíola Ferraz com informações do site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário