quarta-feira, maio 18, 2022

Lula se casa com Janja em SP: PRIMEIRAS FOTOS


Janja vestida de noiva — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Lula (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, se casam nesta quarta-feira (18) em São Paulo, em cerimônia para 220 convidados.

O local não foi anunciado previamente pelo casal, e o convite oficial não citava o endereço da cerimônia, uma forma de garantir a segurança do evento. O petista é pré-candidato à Presidência da República.

Entre os convidados estão o deputado Marcelo Freixo e o advogado Augusto de Arruda Botelho, ambos do PSB, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-BBB Gil do Vigor

Petrolândia: É SHOW! Sem cobrança de Couver Artistico, Maria fumaça divulga programação para o final de semana - Keven Vip, Ninho Play e Aninha Araújo vão agitar o bar mais badalado da cidade



Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, anuncia a programação para o final de semana, e avisa aos seus clientes que não cobrará Couver Artistico. Confira programação acima!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário PedrinhoNo Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Por 7 votos a 1, TCU aprova processo de privatização da Eletrobras; Governo comemora resultado



O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (18) por 7 votos a 1 a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia.

Dos oito ministros que votaram na sessão, somente Vital do Rêgo foi contra. O ministro chegou a pedir a suspensão do processo até o tribunal concluir uma fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão, também por 7 a 1.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) -- que auxilia na operação -- deverão cumprir algumas determinações e recomendações do tribunal, mas sem prejuízos à continuidade do processo.

O julgamento desta quarta-feira era a segunda e última etapa de análise no TCU. Nessa etapa, o tribunal avalia o modelo de venda proposto pela União, incluindo faixa de valor das ações a serem ofertadas na bolsa de valores.

A primeira etapa já tinha sido aprovada em fevereiro. Na ocasião, os ministros analisaram e aprovaram o chamado "bônus de outorga" que, após a privatização, a Eletrobras deverá pagar à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa.

O governo optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização, ou seja, serão ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores, em uma oferta que não será acompanhada pela União. Com isso, a União deixará de ser a acionista controladora da empresa.

Quando o processo for concluído, a estatal se tornará uma empresa sem controlador definido. Modelo semelhante foi adotado na privatização da Embraer. Nenhum acionista terá poder de voto superior a 10% de suas ações. O objetivo é justamente pulverizar o capital da empresa, de modo a não ter nenhum grupo dominante sobre as suas decisões.

Governo comemora resultado

De Petrolândia para o Brasil e o mundo: Ouça o Programa Acordando com as Notícias com Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia

 

 

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Click e ouça a Web Rádio Petrolândia

    Gire o link para a esquerda, clique e ouça a Web Rádio Petrolândia
    Blog de Assis Ramalho

    Petrolândia: Dr. Amiltom Viana atende na Policlínica nesta quinta-feira (19/05/2022); marque a sua consulta


    Dr. Amilton Viana, Cardiologista, Clínico Geral e Médico do Trabalho, atende nesta quintas-feira (19/05/2022) na Policlínica de Petrolândia, onde também realiza eletrocardiograma.

    Agendamento de consultas pelos telefones (87) 3851-2497 ou 99618-8877 (WhatsApp).
    A Policlínica de Petrolândia está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 62 - centro da cidade, em frente à Celpe.

    Policial Militar mata ex-namorada com um tiro e depois se mata em crime chocante em Caruaru

    Alef Joanes tirou a própria vida após matar a namorada, Débora Siqueira — Foto: Divulgação via G1 Caruaru

    Com informações da repórter Renata Araújo da TV Jornal Caruaru

    Um policial militar matou a ex-namorada e em seguida cometeu suicídio na cidade de Caruaru, Região Agreste de Pernambuco.

    O crime ocorreu por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira (18). De acordo com informações da Polícia Civil, o policial militar, integrante do Biesp, Alef David da Silva, de 23 anos, matou a ex-namorada Débora Siqueira de Arruda, de 21 anos, com um tiro, e depois se matou.

    A principal linha de investigação da polícia é feminicídio.

    NAMORO

    Petrolândia: Aniversariante do Dia, empresário Armando Rodrigues recebe mensagem de parabéns da irmã Maria Angela Almeida Teles

     


    Parabéns, meu irmão. Você é um grande exemplo para mim e eu desejo que você tenha um aniversário perfeito e repleto de alegrias. Um parabénsrepleto de amor, saúde e paz no coração para este irmão perfeito e tão especial na minha vida. Seu sucesso, suas conquistas e sua resiliência me inspiram todos os dias.

    Maria Angela Almeida Teles

    Petrolândia: Confira calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde

     

    Secretaria de Saúde de Petrolândia em dezembro/2021 (Foto: Lúcia Xavier) 

    Secretaria de Saúde de Petrolândia

    Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, no período de 16 a 20 de maio de 2022, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia.

    Petrolândia: Coordenador da Semana de Enfermagem, enfermeiro João Vicente divulga Nota sobre a 24ª edição ocorrida no sábado (14/05/2022)


    Em todas essas datas de comemorações da Semana da Enfermagem, entre 12 de maio de 1988 até 14 de maio de 2022, quando aconteceu a 24ª ediçãodeste evento de homenagem e agradecimento a estes profissionais, sempre houve políticos, autoridades, grandes profissionais e bons facilitadores em nosso Workshop.

    Os palestrantes ao longo dos anos foram; enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, bombeiros, representantes do CIPA, enfim, pessoas de diversas especialidades e formações, e que dominam os assuntos pessoais de diversas especialidades pertinentes a tais áreas.

    João Vicente da Silva Filho, na qualidade de coordenador da Semana de Enfermagem, sempre incentivou e valorizou a classe de enfermagem e da área de saúde como um todo.

    Esse ano, na 24ª edição, os facilitadores e valorizadores da Enfermagem, Enfermeiros Técnicos e Auxiliares. foram: Dr Cleobenysson Cruz Lima (Médico Cardiologista), Dr Paulo Henrique dos Santos (Cirurgião geral e Mastologista), Dr PauloRoberto Costa Sobreira (Médico Pediatra) e Drª Talita Novaes Menezes (Clínica Geral).

    Sempre os políticos se fizeram presentes, principalmente aqueles que valorizam nossa classe e esse ano não foi diferente, tivemos as presenças do Sr Kaio Maniçoba (Ex-deputado Federal e Pré-Candidato a Deputado Estadual) e do Sr Lucas Ramos (Deputado Estadual, ex- Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, e Pré-Candidato a Deputado Federal).

    Aqueles que ajudam e reconhecem as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da enfermagem são os mesmos que sempre estiveram presentes, a Ex-Prefeita Jane Souza, o Ex-Prefeito e Ex-Deputado Estadual Lourival Simões, Dona Socorro Simões, muito diferente de outros políticos que vem a Petrolândia apenas para passear, e não reconhecem, não valorizam e nem tem o interesse de ajudar nossa classe de Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

    Também se fizeram presentes, os vereadores Técio de João Vicente e Adelina Martins.

    TCE-PE homologa Autos de Infração contra ex-prefeitos de Jatobá (Goreti Varjão), Ingazeira (Lino Olegario de Morais), e a prefeita de Dormentes (Josimara Cavalcanti), por manterem lixões


    O relator decidiu pela aplicação de multas no valor de R$ 27.549,00 ao ex-prefeito de Ingazeira, Lino Olegario de Morais, a ex-prefeita de Jatobá, Maria Goreti Cavalcanti Varjão e a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti Rodrigues. Os gestores ainda podem recorrer da decisão

    A Primeira Câmara do TCE homologou, em sessão realizada nesta terça-feira (17), Autos de Infração contra ex-prefeitos de Ingazeira e Jatobá, e a prefeita de Dormentes, por não enviarem ao Tribunal o plano de ação para adequação do destino final dos resíduos sólidos urbanos, visando à eliminação dos chamados “lixões” nos municípios. O relator do processo foi o conselheiro Valdecir Pascoal.

    Nos três votos, o conselheiro apontou o descumprimento de Acórdãos por parte dos gestores ao não realizarem a elaboração e apresentação, até 2019, do plano de ação referente à adequação da destinação dos resíduos sólidos e eliminação dos lixões.

    “Os dados solicitados são imprescindíveis para o devido planejamento dos trabalhos de auditoria deste Tribunal”, dizem os votos.

    Além disso, o conselheiro também destacou que, ao depositar os resíduos de forma inadequada, as administrações municipais estão abrindo mão de receita proveniente de parcela do ICMS socioambiental.

    O relator decidiu, então, pela aplicação de multas no valor de R$ 27.549,00 ao ex-prefeito de Ingazeira, Lino Olegario de Morais (processo n° 2057881-7), à ex-prefeita de Jatobá, Maria Goreti Cavalcanti Varjão (processo n° 2057783-7) e à prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti Rodrigues (processo n° 2057882-9).

    O conselheiro determinou, ainda, às atuais gestões que, caso já não tenham realizado, apresentem ao TCE, no prazo máximo de 60 dias, o referido plano de ação.

    Os gestores ainda podem recorrer da decisão. O voto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros Marcos Loreto (presidente da 1° Câmara) e Carlos Porto. Representou o Ministério Público de Contas na sessão o procurador Cristiano Pimentel.

    ll ATUAÇÃO ll

    O Tribunal de Contas do Estado tem um relevante papel na promoção da transparência e de um maior controle social na destinação dos resíduos sólidos. Desde 2014, o TCE realiza a divulgação de um diagnóstico anual, monitorando o cumprimento, por parte das prefeituras, das ações propostas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

    Por: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

    Petrolândia: O bar mais badalado da cidade, o Maria Fumaça funciona nesta quarta (18/05/2022) das 11:30 às 23:00


    Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, funciona nesta Quarta-feira (18/05/2022) das 11:30 às 23:00, para você apreciar as mais saborosas opções da culináriaUsufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - 

    APROVEITE!

    Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

    Corpo da juíza Mônica de Oliveira é velado em capela de Belém e será levado à Paraíba, onde vive a família

    O juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior estava casado há 2 anos com a juíza Mônica Maria Andrade — Foto: Reprodução do Jornal Nacional

    O corpo da juíza Mônica de Oliveira foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 4h desta quarta-feira (18) e começou a ser velado em uma capela na rua Domingos Marreiros, no bairro do Umarizal, em Belém. Haverá também um velório na Paraíba, onde ela nasceu, com familiares e amigos.

    A Polícia Civil do Pará não deu detalhes, mas informou que realizou diligências, como o registro da ocorrência e a requisição de perícias, "dentro das suas atribuições legais", e afirmou que já encaminhou o caso para o Poder Judiciário (veja a íntegra da nota polícia ao final da reportagem).

    Segundo uma parente da juíza, a família está preparando traslado do corpo para a Paraíba, onde será enterrado.

    A parente também informou que foi feito o reconhecimento e autorização da preparação para envio para o outro estado. Até por volta das 9h, a família ainda providenciava o envio.

    O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) divulgou uma nota informando que o promotor de justiça Luiz Márcio Cypriano, da Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de Belém (PJCEAP), vai acompanhará o inquérito policial instaurado para apurar o caso.

    O promotor foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça, Cesar Mattar Jr., ainda na terça-feira (17).

    A Associação dos Magistrados do Pará (Amepa) lamentou a morte da juíza e disse que ela atuava na 38ª Zona Eleitoral de Martins, no estado do Rio Grande do Norte.

    Em nota, a Amepa ainda pontua que o juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior, esposo da juíza e quem levou o corpo até a Divisão de Homicídios, é associado da entidade.

    "Ao mesmo tempo em que aguarda o isento e total esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes, a Amepa apresenta sinceras condolências ao associado e aos familiares e amigos da falecida", afirma.

    Entenda o caso

    Petrolândia: Família se reúne para comemorar os 104 anos de dona Nanã







    Familiares - filhos, netos e bisnetos - de Maria José da Conceição, popularmente conhecida por Dona Nanã, se reuniram em sua residência, no Bairro Nova Esperançano, município de Petrolândia/PE, para comemorar os seus bem vividos 104 anos de idade. Confira vídeo abaixo:

    Policial militar mata esposa a tiros e se mata em seguida, em Caruaru


    Policial militar mata esposa a tiros e se mata, em Caruaru — Foto: Caruaru no Face/Divulgação

    Um policial militar, identificado apenas como Joanes, de 23 anos, matou a esposa a tiros e se matou em seguida, no bairro Indianópolis, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (18).

    Policiais militares passavam próximo ao local quando ouviram disparos de arma de fogo. No local, a equipe encontrou os corpos do PM e da mulher. A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Militar está no local e aguarda da chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística.

    Por G1 Caruaru


    Filha do rei do cangaço processa motel por propaganda em Sergipe: 'Maria Bonita, acenda o Lampião'



    Expedita Ferreira Nunes, filha de Virgulino Ferreira, o Lampião, e Maria Bonita — Foto: Camilla Maia

    Expedita Ferreira Nunes, única filha de Maria Bonita e Lampião, entrou com um processo contra uma rede de motéis com filiais em várias cidades do Nordeste brasileiro. A empresa veiculou uma peça publicitária na qual havia um trocadilho com os nomes dos pais da denunciante. Ela pede indenização e a retirada do comercial.O slogan da propaganda irritou Expedita. A rede de motéis instalou outdoors em cidades de Pernambuco e Sergipe com a frase: "Maria Bonita, acenda o Lampião".

    A campanha publicitária foi feita em 2011, quando Expedita entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). Mais de uma década depois, o processo chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Nesta terça-feira, o caso de Expedita entrou na pauta da Quarta Turma do STJ. No entanto, o ministro Raul Araújo pediu vista e o processo levará ainda mais tempo para ter uma decisão definitiva.

    A ação judicial chegou ao STJ por iniciativa da rede de motéis. A empresa foi condenada no TJ-SE a pagar indenização no valor de R$ 8 mil e recorreu da sentença na instância superior.

    A empresa alega que utilizou pseudônimos ligados à cultura nordestina. Mas Expedita argumenta que houve "uso indevido de imagens para fins comerciais, implicando a posse indevida do patrimônio imaterial dos personagens".

    Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues, aniversariante do dia, recebe felicitações da família e amigos da Sanfrancisco Distribuidora


     

    O empresário Armando Rodrigues de Almeida comemora nesta quarta-feira (18 /05/2022) mais um ano de vida e recebe carinhosas felicitações de seus filhos, esposa, familiares e amigos da Sanfrancisco 

    Distribuidora, desejando-lhe muita saúde, paz e harmonia e ainda mais sucesso em sua disposição para grandes realizações profissionais.

    Feliz Aniversário, Armando Rodrigues!
    Assessoria da Sanfrancisco Distribuidora

    Polícia Civil investiga morte de juíza no Pará; magistrada era natural de Barra de Santana, na Paraíba


    A Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, encontrada sem vida dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira (17). O corpo tinha marca de tiro e foi encontrado pelo marido da vítima, o também juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior.

    Foi o próprio juiz que levou o corpo da mulher até a Divisão de Homicídios, região central da capital, e registrou a ocorrência.

    No relato aos policiais, o magistrado informou ter tido uma discussão conjugal com a esposa, na noite anterior, por volta das 22h30. Em seguida, Mônica teria saído do apartamento informando que iria viajar. Já pela manhã, às 6h40, ao acordar, João Augusto não teria encontrado a chave do carro e buscou a chave reserva do veículo para poder ir trabalhar. Ao chegar no estacionamento do prédio, constatou que a porta estava aberta a esposa, morta, num suposto suicídio.

    Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira tinha 47 anos, e era natural de Barra de Santana, na Paraíba. Ela era juíza em Martins, no Rio Grande do Norte. Era casada com João Augusto, juiz em Belém, há cerca de dois anos, e frequentava a capital paraense com frequência.

    O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) ainda não vai se manifestou sobre o caso.

    Fonte: Agência do Brasil

    Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 18 de maio de 2022

     

    Saque Extraordinário do FGTS é pago a 3,6 milhões de trabalhadores hoje; veja quem recebe



    O Saque Extraordinário do FGTS é liberado nesta quarta-feira (18) para 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em junho. A Caixa Econômica Federal dá sequência ao calendário de saque do FGTS 2022 - que você vê completo abaixo - e vai depositar até R$ 1 mil na conta poupança social digital, totalizando R$ 2,6 bilhões depositados neste lote.

    18,1 milhões de trabalhadores nascidos de janeiro a maio já tiveram o dinheiro liberado e depositado na conta poupança social digital, que deve ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem até 15 de dezembro - veja abaixo como movimentar o dinheiro pelo aplicativo.

    Ainda neste mês, os aniversariantes de agosto e setembro recebem o dinheiro nos dias 21 e 28, respectivamente. O calendário seguirá o mês de nascimento do trabalhador e vai até 15 de junho.

    Segunda a Caixa, cerca de 42 milhões de trabalhadores com saldo em conta ativas ou inativas no Fundo de Garantido do Tempo de Serviço vão poder sacar até R$ 1 mil. Com a medida, o governo liberou cerca de R$ 30 bilhões do fundo.

    Caso o crédito do Saque Extraordinário do FGTS não seja depositado automaticamente em sua conta poupança social digital, o trabalhador deverá acessar o App FGTS, no menu "Saque Extraordinário", confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em "Solicitar Saque" para liberação do valor.

    Tenho saldo e não recebi o dinheiro automaticamente, o que faço?