sábado, 16 de setembro de 2017

Petrolândia: Entrada da cidade recebe pórtico com programação da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

Pórtico está instalado próximo ao Terminal Rodoviário (Fotos: Assis Ramalho)

Quem chega à cidade de Petrolândia pelas BRs 110 e 316, se a velocidade permitir e o motorista desejar correr o risco de desviar sua atenção do trânsito por alguns momentos e atropelar algum incauto pedestre, pode conferir a programação da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, divulgada em um pórtico de metal, instalado próximo ao Terminal Rodoviário.

A estrutura é idêntica àquela que costumava ser instalada no pátio de eventos, em frente à Igreja Matriz, como portal para as festas ali realizadas.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Morre jornalista Marcelo Rezende aos 65 anos, vítima de câncer



O jornalista, repórter e apresentador de televisão Marcelo Rezende morreu, neste sábado (16/9), aos 65 anos. O autor do bordão “Corta para Mim” lutava contra câncer no fígado e no pâncreas. Desde a última terça-feira (12), ele estava internado no hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo.

Marcelo Luiz Rezende Fernandes construiu carreira na televisão em programas policiais. Antes de morrer, o jornalista comandava o “Cidade Alerta”, da rede Record. A atração mostrava crimes e ações das forças de segurança.

O apresentador, que deixa cinco filhos, também passou pela Globo, onde comandou o “Linha Direta”. Na RedeTV! esteve à frente do telejornal “RedeTV! News”.

Metrópoles


Petrolândia: Salão Recife abre filial na Avenida Auspicio Valgueiro de Barros



Sob o comando do barbeiro Israel, o Salão Recife, tradição de pai para filho, abriu uma nova filial, localizada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, ao lado do SuperMais, em frente ao antigo escritório da Celpe.

O Salão Recife, empreendimento inciado na velha Petrolândia, funciona de segunda-feira a sábado, das 7h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Aos domingos e feriados, das 7h00 ao meio dia.

Contato com Israel pelo celular (87) 99926-4480.

Ver fotos>Salão Recife abre nova filial

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Festa de 1 ano do Studio MB tem bolo de aniversário e muita aeróbica




Na noite dessa sexta-feira (15), a aula de aeróbica no Studio MB, foi mais animada do que já é, foi uma festa. Com direito a bolo de aniversário personalizado e mensagem de aniversário, em carro de som, entregue por Hislaine Menezes, da Florinda Flores, foi comemorado o primeiro aniversário de funcionamento do estúdio de dança e aeróbica. 

A coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia, Cleidinha Santos, é uma das alunas mais empolgadas do Studio MB, a quem agradecemos as fotos. 

O Studio MB, dos profissionais Alle Medeiros e Walter, está situado na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, na Quadra 02 de Petrolândia, ao lado do mercadinho de Zé de Lola.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Cleidinha Santos


Petrolândia: Aniversariante do dia, artesã Ilga Carvalho recebe felicitações de amigos e familiares


Neste sábado, 16 de setembro de 2017, a artesã Ilga Carvalho recebe felicitações de familiares e amigos pelo seu aniversário.

Parabéns!!!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook


Nilton Mota autoriza obras de abastecimento de água e projetos de barragens em Santa Filomena

Foto: Divulgação

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, visitou, nesta sexta-feira (15), o município de Santa Filomena, no Sertão do estado. Na cidade, o gestor, junto com o prefeito Cleomatson Coelho, autorizou o início das obras para implantação do sistema de abastecimento de água nos Sítio Riacho dos Negros, Sítio do Meio e Sítio Cercado. Nilton ainda autorizou a execução de estudos e projetos para construção de quatro barragens na zona rural de Santa Filomena e recebeu um pleito para a implantação de uma casa de farinha, demanda antiga da população.

O sistema de abastecimento de água deverá beneficiar aproximadamente 70 famílias das localidades. O objetivo é levar água até a casa de moradores da zona rural que dependiam de carros-pipa, barragens ou açudes. Além disso, a Secretaria de Agricultura vai iniciar a elaboração de projetos para a construção de quatro barragens na região que vão beneficiar cerca de duas mil pessoas.


Codevasf participa de discussões do Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Entre outros temas, colegiado discutiu termos de prestação de serviço de adução de água bruta; Companhia prepara-se para assumir operação do sistema (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participaram de recente reunião do Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), realizada em Fortaleza (CE). Os membros do conselho discutiram termos do contrato de prestação de serviços de adução de água bruta a ser firmado entre a Codevasf – Operadora Federal – e as operadoras estaduais do sistema. Também integrou a pauta, entre outros assuntos, o Plano de Gestão Anual (PGA) do Projeto para 2018, cuja elaboração é responsabilidade da Companhia – no âmbito desse tópico foram abordados a demanda e os locais de entrega de água para os estados beneficiados pelo Eixo Leste do Projeto.

Representaram a empresa na reunião o titular da Gerência de Operação da Integração na Codevasf – unidade instituída na empresa para planejar a operação do Projeto de Integração –, Danielson Vieira de Araújo, e o gerente substituto, Carlos Henrique Marques; eles foram acompanhados pelo analista Leandro Aguiar de Oliveira.


Seres e Prefeitura de Olinda oferecem oportunidades de trabalho a reeducandos


Conceder uma segunda chance às pessoas privadas de liberdade. Com esse intuito, a parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), e a Prefeitura de Olinda vem ajudando no recomeço de detentos que pretendem mudar de vida após a prisão. As parcerias vêm sendo fortalecidas através de convênios firmados pelo Governo do Estado com empresas públicas e privadas a fim de reinserir egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho. A exemplo disso, 40 reeducandos do regime semiaberto começaram nesta semana a trabalhar na Prefeitura de Olinda.

Os 40 novos trabalhadores se juntam aos 46 reeducandos que já estão atuando no órgão, realizando atividades nas secretarias de Saúde, Defesa Civil, Cultura, Esportes, Serviços Públicos e de Patrimônio. A ocupação envolve restauração de patrimônios com a manutenção hidráulica, elétrica e limpeza, além da limpeza urbana (praças, ruas).

Os reeducandos recebem um salário mínimo (R$ 937), passagens de ida e volta ao local de trabalho e alimentação, além de remição de pena de um dia para cada três trabalhados. Todos são monitorados por tornozeleiras eletrônicas e retornam à penitenciária para dormir. "São parcerias que têm enriquecido a vida dos detentos do sistema prisional de Pernambuco com horas de trabalho, motivando-os e evitando o ócio, que é uma porta de entrada para reincidências", destaca o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.


Tempo seco de setembro facilita incêndios; ação humana é a principal causa

Manipulação inadequada do fogo traz riscos não apenas para o meio ambiente, mas também para o responsável muitas vezes dentro de sua própria propriedade (Foto: IBAMA/Divulgação) 

O mês de setembro é historicamente o que mais registra incêndios florestais no Brasil. E 2017 não é diferente. Nas últimas semanas, por exemplo, o fogo causou estragos no Parque Estadual do Araguaia, em Mato Grosso, e na Serra dos Pirineus, em Goiânia. Em Minas Gerais, a Serra do Rola Moça viu mais de mil hectares serem consumidos pelas chamas. Incêndios atingem também terras da aldeia indígena Bacurizinho, no Maranhão.

De acordo com o monitoramento feito por satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve apenas três ocasiões desde 1998 que os registros de queimadas no mês de setembro foram superados. Em duas delas, agosto contabilizou mais incêndios e, na outra, outubro. Em 2017, já se pode afirmar com segurança que setembro vai superar agosto. Mesmo estando no meio do mês, já foram registrados mais de 44 mil focos, contra 49 mil de todo o mês passado.


Crescimento de 2,7% no PIB do 2º trimestre mostra que economia pernambucana continua em ascensão

Resultado decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (41,1%), Indústria (- 5,0) e Serviços (3,7%)

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem divulgou nesta sexta-feira (15/09), durante entrevista coletiva, o relatório com dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado referentes ao segundo trimestre deste ano, no qual se evidencia a recuperação da economia pernambucana.

O documento mostra uma elevação real de 2,7% no trimestre (abril a junho), na comparação com o mesmo período de 2016. Já em comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal), a variação foi de 1,1%. O resultado decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (11,8%), Indústria (-1,7%) e Serviços (1,7%). Em valores correntes, o PIB do período alcançou R$ 39,4 bilhões.

“A perspectiva é a de que este ano o Estado continue a trajetória de recuperação fechando em torno de 2%, e no próximo ano haja uma melhoria econômica consolidada com a chegada de mais investimentos ao Estado, devido ao esforço que vem sendo empreendido pelo governador Paulo Câmara”, comentou o presidente da Agência Condepe/Fidem, Bruno Lisboa.


Governo de PE publica edital para seleção de 74 técnicos para a Adagro

Há oportunidades disponíveis nas regionais do Recife, Caruaru, Garanhuns, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Sanharó, Serra Talhada, Sertânia e Surubim.

Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial deste sábado (16) o edital da seleção pública simplificada para contratação temporária de 74 técnicos agrícolas para a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) do estado. Os contratos têm vigência de até 24 meses, podendo ser prorrogados por igual período, com salários de R$ 1.635.

A carga horária semanal é de 40 horas. Das vagas disponíveis, 5% são reservadas a pessoas com deficiência. Há oportunidades disponíveis nas regionais do Recife, Caruaru, Garanhuns, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Sanharó, Serra Talhada, Sertânia e Surubim.

Para exercer a função, é preciso certificado de conclusão do ensino médio em Técnico Agrícola, ser inscrito no conselho da categoria e ter experiência de, no mínimo, seis meses. Os candidatos também precisam ter carteira de habilitação na categoria B. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro pelo site da Adagro.


Pernambuco registra mais de 12 mil assassinatos nos 32 meses do Governo Paulo Câmara


A sensação de insegurança e o medo do povo pernambucano de sair às ruas é a principal marca do Governo Paulo Câmara na área de segurança pública. Desde 2015, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco vem chamando a atenção para o aumento da criminalidade em nosso Estado e propondo um amplo debate com toda a sociedade sobre os rumos e o resgate do Pacto pela Vida.

Entre os meses de janeiro e agosto deste ano já foram cometidos quase 3.800 assassinatos, uma média de mais de 470 homicídios por mês. Desde o início do Governo Paulo Câmara, em 2015, já foram assassinados mais de 12 mil pernambucanos. Na atual gestão, o crescimento das mortes intencionais violentas já supera 30% e pode fechar este ano, o penúltimo do governador no comando do Estado, em 45%. Os números levaram o sociólogo José Luiz Ratton, um dos idealizadores do Pacto pela Vida, a considerar o programa como falido.


Botafogo e Santos abrem rodada do Brasileirão neste sábado;veja jogos e classificação deste final de semana

Tem início neste sábado (16) a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da primeira divisão/2017. Confira os jogos que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Com a cabeça na Libertadores. É assim que Botafogo e Santos irão para campo neste sábado pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 19 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

As duas equipes estão focadas mesmo é nos seus confrontos de volta da competição sul-americana na próxima quarta-feira: o Botafogo vai encarar o Grêmio em Porto Alegre após o empate sem gols do jogo de ida, e o Santos enfrenta o Barcelona de Guayaquil, na Vila, com a vantagem do 0 a 0 para passar de fase após por 1 a 1 no Equador.

Neste sábado, com seus titulares poupados, Botafogo e Santos medem força pelo Brasileirão apenas como cumprimento de formalidades. O time carioca está em sétimo lugar com 34 pontos e busca a vitória para entrar na zona de classificação para a Libertadores de 2018, e o Santos, terceiro colocado com 41 pontos, está na luta pelo título da competição nacional.


Domingo na Arena Fitness será de muita atividade física durante o dia inteiro

Futebol Americano, feirinha fitness e abertura da Semana da Fauna da CPRH também estão na programação

A Arena de Pernambuco abre espaço para o universo da prática de atividades físicas com o Domingo na Arena Fitness (17), das 9h às 17h, com acesso livre. O público será contemplado com uma extensa programação que inclui artes marciais, fisiculturismo, dança de salão, zumba party, espaço zen, dicas de saúde e nutricionais, feirinha fitness, além de Futebol Americano e todas as atrações dos cinco polos temáticos.

As atividades de palco contemplam exibição de atletas fisiculturistas da Federação de Culturismo Fitness e Musculação de Pernambuco (IFBB/PE) e professores das academias Tecnoforma e Instituto do Movimento ministrando aulas de step, spinning, jump e treinamento funcional. Haverá também aula de ritmos (forró, frevo, xaxado), dança de salão e zumba party com o professor Edimilson Leandro levando para todos, aulas mais dinâmicas, duradouras e com alternância de ritmos e variação de professores.


Petrolândia: Camisetas da Festa do Padroeiro 2017 já estão à venda na Secretaria Paroquial


Já estão à venda na Secretaria da Paróquia de Petrolândia, situada por trás da Igreja Matriz, as camisetas da Festa em louvor ao Padroeiro São Francisco de Assis ao valor de R$ 20,00.

Festa em louvor do padroeiro São Francisco de Assis/2017 celebra os 50 anos da Paróquia

A Igreja de Petrolândia também se prepara para celebrar o Mistério Pascal de Cristo na vida de São Francisco de Assis, nosso padroeiro. Este ano, nossa Diocese de Floresta trabalha a temática "Ser cristãos em missão" e por isto, em comunhão, também nós iremos trabalhar a mesma temática. Além disto, temos uma razão ainda maior para celebrar, pois são 50 anos de paróquia. Participe conosco! Do dia 24 de setembro a 04 de outubro. A programação já está disponível na Secretaria Paroquial.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Júnior Biu


Reassentados do sistema Itaparica cobram do governo reabertura do dialogo e dizem que não vão aceitar a privatização da Chesf



A cidade de Paulo Afonso, norte do estado da Bahia, sediou nesta sexta-feira (15), uma audiência pública para debater o futuro dos reassentados dos perímetros irrigados do sistema Itaparica. O evento foi realizado no Clube Paulo Afonso, onde contou com presenças de mais de 10 mil pessoas. Estiveram na audiência prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes sindicais de vários municípios, a exemplo dos prefeitos de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e de Orocó, George Gueber. Tambem esteve presente o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim e o deputado federal da Bahia, Mario Negromonte Junior. a coordenadora do Polo sindical do sistema Itaparica, Genilda Pereira e o presidente da Fetape, Doriel Barros. Ainda o representante da Codevasf, Dr. Napoleão e da Chesf, Carlos Brito.

A organização e todos os participantes da audiência pública lamentaram profundamente as ausências dos representantes do Ministério da Casa Civil, Ministério da Integração Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Todos os participantes manifestaram suas preocupações com a idéia do governo federal de privatizar a Chesf, sendo todos enfáticos ao dizerem que assim como já houve resistência no passado, dessa vez não será diferente e que não vão permitir em hipótese nenhuma que vendam o patrimônio do povo são franciscano. Outra questão levantada e que contou com a unanimidade de dos presentes é na aceitação de transferências da administração dos projetos nas condições em que eles se encontram. O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e o vereador de Orocó, Luiz Bernardino, disseram que é de responsabilidade do governo federal reestruturar todos os perímetros irrigados para depois fazer a transferência de gerenciamento. Ao final da audiência pública foi trabalhada uma pauta com reivindicações a ser encaminhada para as autoridades do governo federal, esperando os participantes que a resposta seja dada o mais rápido possível.

Ainda estiveram na audiência pública realizada na cidade de Paulo Afonso, representantes da Tribo Indígena Atikum, Quilombolas, vice prefeito da cidade de Floresta Pedro Vilarim e mais: Davi, prefeito de Gloria; Geraldinho, prefeito de Rodelas; Pedro Oliveira, prefeito de Curaçá; Valter Firmino, vice prefeito de Santa Maria da Boa Vista e os vereadores de Orocó; Valquiria Amando, presidente da câmara municipal, Ighor Cratéu, João de Demar e Patrício do Projeto, ainda Sergio Leal, secretário de administração de Santa Maria da Boa Vista.

Blog de Didi Galvão


Mundo vai acabar na próxima semana, diz numerólogo britânico


O mundo vai acabar até o fim deste mês, mais precisamente no dia 23. Foi o que afirmou o numerólogo e autor do livro "Planet X: The 2017 Arrival", o britânico David Meade, que diz que o que o planeta secreto Nibiru - cuja existência a NASA nega - vai se chocar com a Terra nesta data. Meade também acredita que a história descrita pela Bíblia para o fim do mundo bate com os seus cálculos.

Conforme o numerólogo, a passagem está ligada à "convergência do número 33", uma série de coincidências encontradas pelo autor, que ainda incluem o número. Ao jornal britânico "The Daily Star" no último mês, ele afirmou que "o grande eclipse americano de 21 de agosto de 2017 foi um grande precursor [do fim do mundo]". O fenômeno teria sido provocado pela aproximação de Nibiru com a Terra. O numerólogo ainda diz que, a partir do eclipse, o Sol se tornou escuro, como Isaías previu.




Petrolândia: Vereador Sílvio pede à prefeitura informações sobre obras de adutora em área indígena, pavimentação e saneamento


Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia, na noite da última quarta-feira (13), o vereador Sílvio Rogério, porta-voz do governo, apresentou Indicação para solicitar da prefeita Janielma esclarecimentos, junto à Codevasf, sobre as obras de construção de uma adutora na área indígena Entre-Serras, pavimentação e saneamento da cidade.

As obras teriam sido viabilizadas junto à Codevasf por intervenção do senador Fernando Bezerra Filho, segundo informações do ex-prefeito Lourival Simões, no final do ano passado. 



Notícia relacionada
>Retomada a obra para beneficiar comunidade indígena Pankararu/Entre Serras com sistema de abastecimento de água, informam prefeito e Codevasf

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Apresentador da TV Record Marcelo Rezende piora e tem falência múltipla dos órgãos


Na luta contra o câncer, o apresentador da TV Record, Marcelo Rezende, teve sua situação agravada nos últimos dias. Segundo o colunista do programa "Melhor Pra Você", Vladmir Alves, da Rede TV!, Rezende teve falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma pneumonia. 

"O câncer avançou e comprometeu todo o aparelho digestivo. Há, também, séria falência em alguns órgãos", afirmou Alves. O jornalista está sob observação no hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo, desde a última terça-feira.

Em maio, Marcelo Rezende foi diagnosticado com câncer no pâncreas, que também atingiu o fígado. Durante o tratamento, ele optou por não fazer quimioterapia, por uma razão religiosa.

Com 30 anos de profissão, o apresentador comandava o programa policial "Cidade Alerta", da Record,quando se afastou devido à doença. Rezende também tem passagens pelas organizações Globo, RedeTV! e Bandeirantes.

Estado de Minas


Petrolândia dá Sorte: Confira prêmios da 60ª edição - 17/092017


Grupo Fefêu e Associação Café com Arte divulgam a premiação a ser distribuída pelo Petrolândia dá Sorte neste domingo (17):

1º prêmio - R$ 2.000,00 
2º premio - R$ 2.000,00
3º prêmio - R$ 3.000,00
4º prêmio - R$ 7.000,00

Além dos prêmios principais, são sorteados 5 giros da sorte, com prêmios individuais de R$ 100,00. 

As cartelas com dois jogos, ou seja, com dupla chance de premiação, custam por apenas R$ 5,00! Você pode comprar sua cartela até hoje na sede do Petrolândia dá Sorte, na rua São Francisco, centro de Petrolândia, ou com o seu vendedor de confiança. Petrolândia dá Sorte, esse é da gente!

Divulgação/Petrolândia dá Sorte


Petrolândia: Construção de rede de esgoto no bairro Nova Esperança e Cohab é indicada pelos vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca


Vereador Toinho de Eugênio (Foto: Assis Ramalho)

Na sessão da Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira (13), foi apresentada indicação conjunta dos vereadores Antonio Pereira de Barros (Toinho de Eugênio) e Eudes Fonseca para solicitar à Prefeitura de Petrolândia, através da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, a instalação de rede de esgoto nos bairros Nova Esperança e Cohab. Ver documento abaixo. 



Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia