sábado, setembro 16, 2017

Reassentados do sistema Itaparica cobram do governo reabertura do dialogo e dizem que não vão aceitar a privatização da Chesf



A cidade de Paulo Afonso, norte do estado da Bahia, sediou nesta sexta-feira (15), uma audiência pública para debater o futuro dos reassentados dos perímetros irrigados do sistema Itaparica. O evento foi realizado no Clube Paulo Afonso, onde contou com presenças de mais de 10 mil pessoas. Estiveram na audiência prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes sindicais de vários municípios, a exemplo dos prefeitos de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e de Orocó, George Gueber. Tambem esteve presente o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim e o deputado federal da Bahia, Mario Negromonte Junior. a coordenadora do Polo sindical do sistema Itaparica, Genilda Pereira e o presidente da Fetape, Doriel Barros. Ainda o representante da Codevasf, Dr. Napoleão e da Chesf, Carlos Brito.

A organização e todos os participantes da audiência pública lamentaram profundamente as ausências dos representantes do Ministério da Casa Civil, Ministério da Integração Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Todos os participantes manifestaram suas preocupações com a idéia do governo federal de privatizar a Chesf, sendo todos enfáticos ao dizerem que assim como já houve resistência no passado, dessa vez não será diferente e que não vão permitir em hipótese nenhuma que vendam o patrimônio do povo são franciscano. Outra questão levantada e que contou com a unanimidade de dos presentes é na aceitação de transferências da administração dos projetos nas condições em que eles se encontram. O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e o vereador de Orocó, Luiz Bernardino, disseram que é de responsabilidade do governo federal reestruturar todos os perímetros irrigados para depois fazer a transferência de gerenciamento. Ao final da audiência pública foi trabalhada uma pauta com reivindicações a ser encaminhada para as autoridades do governo federal, esperando os participantes que a resposta seja dada o mais rápido possível.

Ainda estiveram na audiência pública realizada na cidade de Paulo Afonso, representantes da Tribo Indígena Atikum, Quilombolas, vice prefeito da cidade de Floresta Pedro Vilarim e mais: Davi, prefeito de Gloria; Geraldinho, prefeito de Rodelas; Pedro Oliveira, prefeito de Curaçá; Valter Firmino, vice prefeito de Santa Maria da Boa Vista e os vereadores de Orocó; Valquiria Amando, presidente da câmara municipal, Ighor Cratéu, João de Demar e Patrício do Projeto, ainda Sergio Leal, secretário de administração de Santa Maria da Boa Vista.

Blog de Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário