terça-feira, 24 de novembro de 2020

Após surto de Covid-19, escola estadual no Sertão de Pernambuco tem aulas suspensas


As aulas presenciais na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, que reúne estudantes do Ensino Médio no município de Sertânia, no Sertão pernambucano, estão suspensas por tempo indeterminado, após funcionários da unidade testarem positivo para a Covid-19.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que está monitorando as denúncias de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus relacionados às unidades de ensino do Estado, incluindo trabalhadores e estudantes, foram 15 casos registrados. 

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, no entanto, disse que foram realizados 24 testes rápidos entre funcionários da unidade, dos quais dez tiveram resultado positivo. Segundo o órgão, alguns desses profissionais são do grupo de risco e não estavam em atividade na escola, tendo se deslocado apenas para realizar o teste. 

Em nota, a pasta informou ainda que a realização da testagem foi um pedido da Vigilância Sanitária do Município, que, inclusive, iniciou, nesta terça-feira (24), um serviço de sanitização na unidade. 

"O órgão esclarece também que estes profissionais, em sua maioria colaboradores terceirizados, não apresentaram sintomas e, devido ao teste rápido não possuir 100% de confiabilidade em determinadas situações, a pasta manteve contato com a Secretaria Estadual de Saúde para avaliação do caso, inclusive testando novamente os profissionais, se necessário”, diz a nota. 

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado afirmou ainda que aguarda orientações da Secretaria de Saúde do município de Sertânia, sobre os próximos passos. Enquanto isso, os alunos seguirão com atividades remotas. 

O Sintepe, também em nota, disse ter recebido denúncias de casos confirmados da Covid-19 em outras escolas da rede. Seriam elas a EREM Fernando Mota (Boa Viagem, Recife); Escola Manoel Borba (Boa Viagem, Recife); Ginásio Pernambucano (Rua da Aurora, Recife); Escola Padre Dehon (Caxangá, Recife); Escola Pedro Barros Filho (Piedade, Jaboatão dos Guararapes); Escola Nestor Gomes de Moura (Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes); Escola Amor Divino, (Jordão, Jaboatão dos Guararapes); EREM Antônio Dias Cardoso (Vitória de Santo Antão); EREM Doutor Francisco Siqueira (Lagoa do Carro); Escola José Glicério (Prazeres, Jaboatão dos Guararapes); Escola Manoel Messias Barbosa (Petrolina); e Escola Jornalista João Ferreira (Petrolina). 

O sindicado afirmou que está com equipes em campo fazendo a coleta de dados e, em breve, deve divulgar um detalhamento dos casos da Covid-19 nas unidades de ensino da rede estadual. 

"O Sintepe entende que manter as atividades presenciais em meio a uma pandemia, e com casos confirmados, põe em risco a vida de professores, dos demais trabalhadores em educação, de estudantes e de seus familiares, ampliando os riscos de mortes na população”, diz a nota do Sintepe.

Por Folha de Pernambuco

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vannucci


Morreu nesta terça-feira em São Paulo, aos 69 anos, o jornalista Fernando Vannucci. Locutor, apresentador e comentarista esportivo, Vannucci deixa quatro filhos. A causa da morte foi infarto. Velório e sepultamento devem ocorrer no Rio de Janeiro (assista acima homenagens a Fernando Vannucci).

O jornalista passou mal pela manhã, socorrido pela empregada e levado ao Pronto Socorro Central de Barueri, na Grande São Paulo. No entanto, não resistiu.

Vannucci já havia sofrido um infarto em 2019 e colocado um marca-passo. Desde então, tinha a saúde comprometida.

Nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Fernando Vannucci trabalhou na Globo Minas entre 1973 e 1977. Em seguida, passou a trabalhar no Rio de Janeiro, apresentando diversos programas, como Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico.

Na passagem pela Globo, Fernando Vannucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998. Ainda ficou marcado pela criação do bordão "Alô, você!".

Ele também trabalhou em TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV e Rede Brasil de Televisão.

Por Redação do ge — São Paulo

Petrolândia: Magazine Paulinelly antecipa o Black Friday pra você não perder nada! Ofertas válidas até o dia 10 de Dezembro; Aproveite!


O Magazine Paulinelly antecipou o Black Friday pra você não perder nada!

Eletrodomésticos, telefonia, informática, eletrinhos e muito mais com preços imperdíveis.

Corra para a loja mais próxima de você PETROLÂNDIA, TACARATU, CARAIBEIRAS e compre sempre mais pelo menor preço.

Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as ofertas.

Instagram @magazinepaulinelly

Facebook Magazine Paulinelly

Whatsapp da economia 87 9 9933 0047

Black Friday Magazine Paulinelly! Aqui sim, tem preço baixo de verdade.

Ofertas válidas até o dia 10 de Dezembro de 2020.

Confira abaixo algumas das muitas ofertas!













Redação do Blog de Assis Ramalho

Sorteio define mandos das semifinais da Copa do Brasil


Na tarde desta terça-feira (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, em sorteio, os mandos de campo dos confrontos de semifinal da Copa do Brasil. São Paulo, que tem pela frente o Grêmio, e América-MG, que enfrenta o Palmeiras, vão decidir a vaga jogando em casa a partida decisiva. Os duelos estão previstos para os dias 23 e 30 de dezembro. Os classificados farão a final em dois jogos na final, nos dias 3 e 10 de fevereiro de 2021.

O Grêmio chegou à semifinal após eliminar o Cuiabá e o Juventude. O São Paulo derrotou o Fortaleza e o Flamengo. O Palmeiras derrubou o Bragantino e o Ceará. Enquanto os outros três semifinalistas entraram nas oitavas por estarem representando o Brasil na Libertadores, o América (MG) participa do torneio desde o início. E já deixou pelo caminho: Santos (AP), o Operário (PR), a Ferroviária (SP), a Ponte Preta (SP), Corinthians (SP) e o Inter (RS).

Por Agência Brasil

 

MPPE recomenda a 11 prefeitos em fim de mandato que garantam o processo de transição de governo


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de Promotorias de Justiça locais, e o Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio das Promotorias Eleitorais, expediram recomendações aos prefeitos em fim de mandato de Floresta, Vitória de Santo Antão, Santa Maria da Boa Vista, Orobó, Santa Filomena, Itambé, Camutanga, Ferreiros, Tamandaré, Bezerros e Abreu e Lima que observem o que determina a Lei Complementar Estadual nº 260/14, assegurando o processo de transição de Governo.

Os gestores atuais devem garantir aos novos prefeitos informações que preparem os atos da nova gestão, incluindo dados sobre o funcionamento dos órgãos e das entidades das administrações públicas estadual ou municipal. A LC nº260/14 garante o direito de instituir uma Comissão de Transição para inteirar os mandatários sobre essas informações. A Comissão de Transição por sua vez deve ser instituída tão logo a Justiça Eleitoral proclame o resultado oficial das eleições municipais e deve encerrar-se com a posse do candidato eleito.

O MPPE recomendou ainda aos prefeitos atuais dos 11 municípios que garantam a infraestrutura necessária para a realização dos trabalhos da Comissão de Transição (art. 3º, § 3º, LC Nº 260/14), bem como que assegurem o pleno acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo (art. 3º, LC Nº 260/14). Os atuais governantes deverão disponibilizar todas essas informações à Comissão de Transição, no prazo máximo de 15 dias após a sua constituição, nos exatos termos do art. 4º da LC nº260/2014. A lista completa dos documentos está disponibilizada nas respectivas recomendações.

Os atuais gestores públicos de Floresta, Vitória de Santo Antão, Santa Maria da Boa Vista, Orobó, Santa Filomena, Itambé, Camutanga, Ferreiros, Tamandaré, Bezerros e Abreu e Lima deverão ainda estar atentos à vedações impostas pela Lei Complementar nº101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Sobre isso, o MPPE ressaltou que é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato, bem como ato de que resulte aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato.

Da mesma forma, também é nulo o ato de aprovação, de edição ou de sanção por chefe do Poder Executivo ou Legislativo municipal, de norma legal contendo plano de alteração, reajuste e reestruturação de carreiras do setor público, ou ainda, a nomeação de aprovados em concurso público, que resulte em aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do Poder Executivo, ou que resulte em aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do titular do Poder Executivo (art. 21).

Apesar dessas questões, tendo em vista a atual situação de calamidade pública, formalmente declarada em razão da pandemia do novo coronavírus, a Lei Complementar nº 173/20, em seu artigo 8º, dispõe não se aplicar a proibição de criar ou majorar auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza, inclusive os de cunho indenizatório aos profissionais de saúde e de assistência social, desde que relacionado a medidas de combate à calamidade pública, e àqueles derivados de sentença judicial transitada em julgado (a qual não se pode mais recorrer) ou de determinação legal anterior ao atual período de calamidade.

O MPPE recomendou ainda aos prefeitos que também observem as condutas vedadas pela Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), a exemplo de ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária, sobretudo no ano eleitoral; bem como usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram, sobretudo no ano eleitoral; ou, ainda, ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado, sobretudo no ano eleitoral.

As recomendações firmadas pelos promotores de Justiça Lucile Girão Alcântara (2ª Promotora de Justiça Cível de Vitória de Santo Antão), Carlos Eduardo Vergetti Vidal (2º Promotor de Justiça de Floresta), Igor de Oliveira Pacheco (Santa Maria da Boa Vista), Tiago Meira de Souza (Orobó), Manoel Dias da Purificação Neto (1º promotor de Justiça de Ouricuri), e Janine Brandão Morais (promotora de Justiça Eleitoral da 27ª Zona - Itambé, Camutanga e Ferreiros) foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última sexta-feira (20). Já as recomendações firmadas pelos promotores Camila Spinelli Regis de Melo Avelino (Tamandaré), Flávio Henrique Souza dos Santos (Promotor da 35ª Zona Eleitoral e 1ª Promotor de Justiça de Bezerros) e Fabiana Kiuska Seabra dos Santos (4ª Promotora de Justiça de Abreu e Lima) foram publicadas na edição desta segunda-feira (23).

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Petrolândia: É AMANHÃ! Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (25/11) a partir das 14:00

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (25/11/2020) a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

ATENÇÃO!
DR. Érico Herbert atende na Policlínica às sextas-feiras (a partir das 8 horas da manhã) e às quartas-feiras (a partir das 14 horas).


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica




Boletim desta terça (24/11/2020): Pernambuco registra 781 casos da Covid-19 nas últimas 24h e 25 novas mortes


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (24), 781 novos casos da Covid-19. Entre os novos infectados, 58 (7,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 723 (92,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 176.939 casos confirmados da doença, sendo 27.815 graves e 149.124 leves.

Também foram confirmados 25 óbitos, ocorridos entre os dias 7 de novembro e o domingo (22). Com isso, o Estado totaliza 8.951 mortes pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco

Petrolândia: É HOJE! Live da Revista Turismo na Serra desta terça (24) será com Fabiano Marques - prefeito eleito do município


Live da Revista Turismo na Serra desta terça-feira (24/11/2020) será com Fabiano Marques - prefeito eleito de Petrolândia. Fiquem ligados que tudo começa às 19h30min!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Revista Turismo na Serra


VEJA TAMBÉM
Petrolândia: Atlântida brasileira em pleno Sertão Pernambucano

A Revista Turismo na Serra junto com sua equipe de Digitais Influencers visitaram os atrativos turísticos de uma das regiões mais bonitas do nosso Estado. Os dias ficaram curtos com tantos atrativos incríveis que o município de Petrolândia oferece.


Petrolândia está se estruturando para o turismo com vários equipamentos sendo instalados na cidade, como é o caso do Receptivo Costa do Velho Chico que contará com pousada, restaurante e passeio de catamarã, e o empreendimento Chalés Paulinelly que já está em funcionamento proporcionando um ambiente aconchegante às margens do Rio São Francisco.






Petrolândia fica localizada às margens do Rio São Francisco à 412 km da Capital Pernambucana que tem como um dos principais atrativos turísticos a igreja Sagrado Coração de Jesus que parte dela está submersa, por conta da inundação da represa Luiz Gonzaga que teve sua conclusão em 1988 que deixou a antiga Petrolândia toda submersa.

Entre os dias 28 a 31 de agosto a Revista Turismo na Serra junto com sua equipe de Digitais Influencers visitaram os atrativos turísticos de uma das regiões mais bonitas do nosso Estado - com o projeto " O Decreto é curtir o Nordeste". Os dias ficaram curtos com tantos atrativos incríveis que o município oferece, visitamos o Mirante do Serrota com uma vista privilegiada da cidade e do mar de água doce da Represa Luiz Gonzaga lá de cima é possível avistar o pier onde ficam os catamarãs para os passeios à igreja Sagrado Coração de Jesus, Ilha de Rarrá e Praia do Sobrado um lugar paradisíaco recomendado para quem quer privacidade para curtir a natureza.

No Hostel Canto da Serra fomos surpreendidos com um belíssimo ambiente todo decorado para o nosso café da manhã embaixo de uma árvore e com vista para a Represa Luiz Gonzaga. Petrolândia está se estruturando para o turismo com vários equipamentos sendo instalados na cidade, como é o caso do Receptivo Costa do Velho Chico que contará com pousada, restaurante e passeio de catamarã, e o empreendimento Chalés Paulinelly que já está em funcionamento proporcionando um ambiente aconchegante às margens do Rio São Francisco, apartamentos confortáveis, gastronomia sertaneja e uma ótima receptividade. Todos estão respeitando as normas de qualidade e segurança para os clientes.

Se você quer mergulhar em uma cidade submersa, conhecer praia paradisíaca, descansar em redes dentro d'água, passear em catamarã ou apreciar um bom cardápio regional como: baião de dois, buchada de bode, moqueca de peixe às margens do Velho Chico. Então! O seu destino é Petrolândia a nossa Atlântida brasileira.

Blog de Assis Ramalhp
Por: Edvaldo - Publicitário a Revista Pernambucana Turismo na Serra






Jucelmo: Atleta amador mais premiado de Jatobá (PE). Foi destaque em importantes competições nacionais, inclusive na maratona de São Silvestre(SP)

JUCELMO: ATLETA AMADOR MAIS PREMIADO DE JATOBÁ

Poderia ter passado despercebido como só mais um agricultor como tantos outros filhos do Caldeirão, comunidade rural pertencente ao município de Jatobá, mas o seu prazer pelo atletismo despertado por inspiração a Celso, seu irmão mais velho também atleta, levaria Jucelmo a muitos pódios.

Todos o conhecem simplesmente por Mé, apelido dado por sua irmã mais nova, mas seus pais Pedro e Ivanilda o batizaram por Jucelmo Pedro, tem 9 irmãos, casado, pai de 4 filhos e uma grande mágoa: “Não ter recebido nenhum apoio para se tornar um atleta profissional”.

Jucelmo completou 39 anos e me relata a sua história de conquistas e algumas tristezas. Participou pela primeira vez de uma corrida já com idade avançada para os padrões de atleta num evento promovido pelo 4º aniversário do município de Jatobá, aos 18 anos, ficando em 4º lugar.

Fala de sua emoção ao ouvir aqueles aplausos e que daquele dia em diante apostou naquela paixão. Meses depois se inscreveu para uma corrida de rua (5 km) em Delmiro Gouveia-AL e ficou em 1º lugar. Naquele mesmo ano participou de meia maratona (21 km) em Canindé do São Francisco -SE, ficando entre os 10 primeiros. Noutras corridas de rua (de 5 e 8 km) em Paulo Afonso -BA e Canapi – AL recebeu medalha e troféu de 1º lugar.

Trabalhando na roça e sempre participando de corridas ganhou pequenas quantias em dinheiro e outras premiações como bicicleta, aparelhos de som, ficando também bastante conhecido por não perder a sua marca tanto em nenhuma corrida promovida nesta cidade como também nas circunvizinhas.

Mas como tantos outros migrantes nordestinos, anos depois foi tentar a sorte na cidade grande. Seu destino: Santa Catarina. Lá em Florianópolis pode representar a empresa onde trabalhava e participou de muitos eventos esportivos, lembra com carinho de um bastante tradicional - a corrida do Criança Esperança onde também foi campeão.

Ainda em Florianópolis entre outras corridas de rua importantes do calendário daquela cidade, destaca a participação na famosa Corrida da Paz (10 km), quando novamente foi campeão.

Em 2004, Jucelmo realizou um de seus grandes sonhos: correr a maratona de São Silvestre - SP. Entre 15 mil participantes, ele concluiu a prova em 298º lugar, marca importante para um atleta sertanejo amador na profissão.

Ainda em São Paulo participou de várias meias maratonas e corridas de rua sempre alcançando os melhores resultados. Ganhou premiações em dinheiro, celular, computador e acumulou muitas medalhas, troféus e histórias.

Retornou a sua terra natal em 2011 onde está até hoje trabalhando no que sabe fazer. Conta-me de sua paixão pelo futebol, vaquejada, música brega, mas os seus olhos brilham mesmo é quando fala emocionado ao recordar o povo gritando o seu nome ao final de uma competição e sendo abraçado por todos os seus amigos.

Jucelmo continua participando dos eventos locais e mantém o seu título de campeão. Diz que gostaria muito de poder ajudar outras crianças a despertarem também o gosto pelo atletismo e lembra do papel fundamental do poder público no incentivo à prática esportiva.

Nosso bate-papo chega ao fim e ele encerra me contando de um sonho que está trabalhando para realizar: “correr só mais uma São Silvestre!”

E eu apoio!

Por: Profª Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

 Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

 

Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano


Pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23), após 14 dias internado em hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24).

Por meio de nota, a assessoria dos sertanejos afirmou que o velório deve ser às 10h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h (veja o comunicado na íntegra ao fim da reportagem).

Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana. Luciano, que mora em São Paulo, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento em casa.

Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.

Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18).

Apesar dos filhos famosos, ele ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família.

Francisco Camargo deixa a esposa, Helena Siqueira de Camargo, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro.

Ele também tinha dez netos, incluindo a cantora Wanessa Camargo – filha de Zezé -, e dois bisnetos, filhos dela.

Internações

Nos últimos anos, Seu Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia.

Já em fevereiro deste ano, Seu Francisco chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias no hospital e chegou a ocupar um leito de UTI.


Dois Filhos de Francisco

O filme “2 Filhos de Francisco” foi lançado em 2005 nos cinemas brasileiros e contou a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano e o esforço do pai para tornar a dupla famosa no mundo da música sertaneja. O ator Ângelo Antônio foi o responsável por viver o papel de Francisco. Já a atriz Dira Paes foi a responsável por viver a esposa dele, Helena.

Segundo sites especializados em cinema, o longa foi assistido por cerca de 6 milhões de pessoas e arrecadou aproximadamente R$ 34 milhões.

Comunicado da assessoria de Zezé di Camargo e Luciano sobre morte de Francisco

Seu’ Francisco se despede com a certeza de missão cumprida

Nascido em Sítio Novo, no interior de Goiás, o homem que um dia presenteou os colegas de trabalho da obra, na construção civil, com fichas telefônicas, sob a condição de que eles usassem as moedas para ligar na principal rádio de Goiânia pedindo pela canção chamada “É o Amor”), despediu-se de nós, nesta segunda feira (23), aos 83 anos, com a sensação de dever mais do que cumprido.

Desde que começou a multiplicar filhos com Dona Helena, “seu Francisco” preparava com afinco a dupla sertaneja com que tanto sonhava. Primeiro fez de Emival, o segundo filho, par de Mirosmar, o primogênito, mas, quis o destino que Emival saísse de cena precocemente. Só muitos anos depois, o Seu Francisco foi ver Mirosmar alinhado com o Welson David, ambos atendendo já como Zezé Di Camargo e Luciano.

A essa altura, o amor já era algo que mexia com a nossa cabeça e o nosso coração, e fazia a gente “entender que a vida é nada sem você”. Neste momento, diante da partida do pai, os filhos todos de Francisco - Mirosmar José, Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Welson David, Werlei e Luciele entoam justamente esse verso, certos de que a vida não seria nada sem ele e a parceria da mãe, a guerreira dona Helena, que tem amparado os filhos e netos com uma força descomunal.

De origem extremamente humilde, Seu Francisco viveu bem e o bastante para experimentar a maior das dores – a perda de um filho – e a mais gratificante das vitórias, que é o alcance do êxito absoluto dos filhos. Teve sua história contada em filme visto por a grande consagração dos filhos. Ainda há poucos dias, contabilizaram-lhe, em uma mesa, os quase 7 milhões de pessoas que foram assistir a esse enredo só no cinema. Salve!

O pai do Seu Francisco chamava-se Onofre Francisco. Ele pensava que Francisco fosse sobrenome e foi batizando todos os filhos com Francisco: Vicente Francisco, Liberato Francisco... O impasse se deu quando quis batizar um deles justamente com o nome de Francisco. Não podia ser Francisco Francisco. E então ficou Francisco José, acrescido de Camargo. E assim ele formou com honra o clã que todos amam.

Foi embora um homem simples, que deixou um grande exemplo de superação com um legado de honestidade!

Por G1 GO

Governo pretende iniciar processo de privatização da transposição das águas do rio São Francisco no 1º semestre de 2021

 Para atrair interessados, o governo permitirá que eventuais investidores gerem energia solar junto ao sistema da transposição



O Governo Federal confirmou, ontem (23), que pretende iniciar o processo de privatização da transposição das águas do rio São Francisco ainda no primeiro semestre do próximo ano. A ideia é fazer o leilão de concessão em julho de 2021. Contudo, representantes do agronegócio cearense ponderaram que ainda é preciso esperar para que o modelo aplicado seja definido, já que é o detalhe que poderá definir o seu sucesso ou não.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a empresa ou consórcio que vencer a licitação cuidará da operação dos reservatórios, estações de bombeamento e de 477 quilômetros de canais, que alcançam quatro estados no Nordeste. Além do Ceará, a lista ainda inclui Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Apesar da sinalização referente às atribuições da gestão, o modelo de operação e de custeio ainda é incerto, já que ainda dependerá dos resultados da avaliação dos técnicos do Governo Federal.

Segundo o produtor agrícola, empresário e membro do conselho estadual sobre recursos hídricos, João Teixeira, o modelo de operação da transposição é o que deverá definir o sucesso da operação e a viabilidade da produção do agronegócio que utilizar as águas ofertadas pelas águas do Rio São Francisco. Segundo ele, o processo não depende muito se a gestão será feita de forma pública ou pela iniciativa privada, o importante é discutir a otimização dos recursos hídricos no Nordeste.

Teixeira defendeu que o Governo passe a ouvir a sociedade civil, citando as federações do agronegócio e indústria dos quatro estados envolvidos, além dos governos estaduais que serão beneficiados pelo novo projeto.

“O que nós precisamos é ter uma água de custo viável para todos os usos. O setor espera um modelo que viabilize a água para o consumo humano, para a indústria e para o agronegócio”, disse. “Vamos discutir com a sociedade ou isso vai ficar com o governo? Isso tem de ser discutido com as federações de agronegócio, indústria e os estados”, completou o empresário.

Modelo

A opinião é corroborada por José Amilcar Silveira, presidente da Câmara Setorial do Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), que também aguarda mais detalhes.

Amilcar apontou que as águas da transposição deveriam ser direcionadas ao consumo urbano, concentrando o direcionamento para Fortaleza e Região Metropolitana. Caso isso fosse operacionalizado, segundo ele, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) poderia arcar com os custos da água enviada pelo consórcio ou empresa gestora das obras da transposição.

Para Amilcar, a medida seria positiva por liberar o uso da capacidade dos reservatórios para o agronegócio no Ceará. “Mais de 40% da água captada nos reservatórios aqui pela Cagece são desperdiçados, então a Cagece poderia pagar por essa água da transposição e levar para o consumidor em Fortaleza, deixando os reservatórios para o agronegócio”, defendeu.
Definição

Os contratos da concessão devem ter duração de 25 a 30 anos. Para fazer a modelagem, o governo contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda não há definição do modelo, e a conclusão dos estudos deve ser apresentada no primeiro trimestre do próximo ano.

Para atrair interessados, o governo permitirá que eventuais investidores gerem energia solar junto ao sistema da transposição, já que a região recebe alto nível de incidência do sol. A reportagem buscou mais detalhes com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que não respondeu até o fechamento dessa matéria.

Por: Diário do Nordeste

Sindicato dos Trabalhadores e Educação de Pernambuco (Sintepe) anuncia paralisação na próxima quinta-feira (26).


O Sindicato dos Trabalhadores e Educação de Pernambuco (Sintepe) anunciou que realizará uma paralisação na próxima quinta-feira (26). De acordo com a categoria, não haverá atividades presenciais nem remotas, "em defesa do Piso Salarial e das férias em janeiro". Os docentes também farão um Ato Político em frente ao Palácio do Campo das Princesas, às 9h.

O ato se refere, segundo o Sintepe, ao Projeto de Lei (PL) número 1,720/2020, enviado à Assembleia Legislativa que, "adequa ao Piso Salarial Nacional do Magistério o valor nominal do vencimento base das faixas que indica do cargo público de provimento efetivo de Professor da Rede Pública Estadual de Ensino". De acordo com a categoria, a PL "enterra nosso Plano de Cargos e Carreira conquistado com tanto suor e lutas há 22 anos".

"O PL 1.720, enviado vergonhosamente no apagar das luzes para a Assembleia Legislativa, reduz o poder aquisitivo de 57.389 trabalhadoras e trabalhadores em educação de Pernambuco, porque não aplica ao PCCV o Piso Salarial do Magistério. Nessa maldade do Governo incluem-se também aposentados/as e pensionistas. Apenas 5.611 professores/as serão impactados pelo reajuste do Piso que já deveria ter sido aplicado em 1º de janeiro", destaca o sindicato.

O Sintepe também declarou que está trabalhando em uma proposta de para normatizar os direitos no trabalho remoto, como o direito à desconexão, liberdade de cátedra, liberdade autoral e registro de tempo trabalhado. O sindicato ainda garante que a pauta do ato também aborda questões como normas para afastamento de professores/as com comorbidades ou com parentes com comorbidades.

Confira, na íntegra, a nota do Sintepe:

"NOTA DO SINTEPE

Governo de Pernambuco ataca nosso Plano de Cargos e Carreira e nós precisamos lutar!

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 1.720/2020 que enterra nosso Plano de Cargos e Carreira conquistado com tanto suor e lutas há 22 anos.

Após oito meses de insistência e tentativas de negociação por parte do Sintepe, o Governo decidiu desobedecer duas leis federais e uma lei estadual de uma só vez. Descumpre a Lei do Piso Salarial do Magistério e rasga a Lei 11.559/1998 - que institui nosso Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Também, descumpre a Lei 173/2020, que trata de congelamentos de reajustes na pandemia, mas que excetua "determinação legal anterior à calamidade pública". A lei do Piso Salarial é uma determinação legal anterior à calamidade pública.

O PL 1.720, enviado vergonhosamente no apagar das luzes para a Assembleia Legislativa, reduz o poder aquisitivo de 57.389 trabalhadoras e trabalhadores em educação de Pernambuco, porque não aplica ao PCCV o Piso Salarial do Magistério. Nessa maldade do Governo incluem-se também aposentados/as e pensionistas. Apenas 5.611 professores/as serão impactados pelo reajuste do Piso que já deveria ter sido aplicado em 1º de janeiro.

PARALISAÇÃO

A categoria aprovou em assembleia geral mais um dia de Paralisação da Educação Estadual. Na quinta-feira, 26 de novembro, não teremos nem atividades presenciais, nem remotas! Todos e todas em defesa do Piso Salarial e das férias em janeiro! Além da paralisação, teremos mais um Ato Político em frente ao Palácio do Campo das Princesas, às 9h, onde denunciaremos à imprensa e a todos os pernambucanos e pernambucanas o descaso do Governo Estadual com a educação pública.

⠀Na assembleia também foram esclarecidos diversos pontos de nossa luta. Além da luta pela atualização do Piso Salarial com repercussão em toda a carreira da Educação, o Sintepe também está trabalhando em uma proposta para normatizar os direitos no trabalho remoto, como o direito à desconexão, liberdade de cátedra, liberdade autoral e registro de tempo trabalhado no SIEPE. Também é luta do Sindicato com a categoria a garantia das férias de janeiro, como é de costume e faz parte do planejamento das famílias dos estudantes e dos/as trabalhadores/as em educação.

Outras questões como normas para afastamento de professores/as com comorbidades ou com parentes com comorbidades também estão na pauta permanente de lutas do Sintepe e deve ser publicada uma Instrução Normativa garantindo estes afastamentos.

O Sindicato vai continuar sua campanha de mídia e denunciando na imprensa, tanto o crescimento de casos de contágios da covid-19 nas escolas, quanto o fato do Governo de Pernambuco está fora da lei, descumprindo a Lei Federal do Piso Salarial, a Lei Estadual do Plano de Cargos e Carreiras e a Lei Federal da pandemia.

Vamos continuar na luta por nossos direitos, pela vida e pela educação dos Pernambucanos e Pernambucanas.

A DIREÇÃO DO SINTEPE"

Via Leia Já

Cantor romântico Adilson Ramos celebra 60 anos de carreira com show virtual


Fotos/arquivos/Blog de Assis Ramalho: Foto: Lúcia Xavier /BlogAR

No próximo dia 28 de novembro, serão comemorados os 60 anos de carreira de Adilson Ramos com uma festa, na Casa Rosada Recepções, no Rosarinho.

As seis décadas foram completadas em abril deste ano, mas o cenário de pandemia do Coronavírus impossibilitou qualquer festejo fora do ambiente virtual, agora a efeméride poderá ser celebrada do jeito que merece. Claro, que desta vez a festa será no formato híbrido – Live e Show. O evento será transmitido pelo canal do Youtube e facebook do cantor, às 20h.

Em plena forma aos 75 anos de idade, o artista acumula inúmeros sucessos como: Olga, Sonhar Contigo, Sonhei com Você, Duas Flores e O relógio ao longo desses sessenta anos de trajetória. Adilson Ramos é natural do Rio de Janeiro, mas na década de 80 se mudou para o Recife e adotou a cidade como sua morada. A festa promete embalar muitos casais que desejam celebrar o amor, ao som das músicas românticas do artista.

Quem já assistiu a um show de Adilson Ramos pode testemunhar o quanto seu carisma e energia contagiante fazem dele um artista único, então nada melhor do que cantar junto com ele as músicas que embalaram diversas gerações de pernambucanos.

De acordo com a organização da festa, serão 50 mesas, com quatro cadeiras cada e todas as normas de higiene e protocolos de segurança serão adotados para que o público se sinta seguro e protegido. Espaçamentos sinalizados, ambiente sanitizado, totens de álcool em gel, aferidor de temperatura e a exigência do uso de máscaras.

O evento também será beneficente. As pessoas poderão contribuir com alimentos não perecíveis, que serão doados para o Centro Suvag de Pernambuco e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Por Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco anuncia pagamento de 13º salário de servidores e aponta injeção de R$ 3,2 bilhões na economia

 

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (23.11), que o pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual será pago em 18 de dezembro. Juntamente com os pagamentos das folhas de novembro e dezembro, isso representa uma injeção de R$ 3,2 bilhões na economia do Estado em um período de 30 dias. Os recursos são um forte propulsor diante da adversidade econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

O Estado possui, atualmente, 122.063 servidores ativos, 74.988 inativos e 25.589 pensionistas, totalizando 222.640 funcionários.

“Este ano tem sido um desafio para todos nós, nos mais diversos setores da administração pública. A expectativa de que teríamos um ano de recuperação fiscal foi mais uma vez frustrada, agora com a crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19. Fizemos nosso dever de casa, conseguimos reduzir despesas, além de provocar uma reação da economia a partir da retomada proporcionada pelo nosso plano de convivência. Diante de tudo isso, temos a condição de anunciar que o 13° do funcionalismo estadual será pago no próximo dia 18 de dezembro. Serão mais de R$ 3,2 bilhões injetados na nossa economia em 30 dias, quando consideramos as folhas de novembro e dezembro. Gostaria de agradecer o empenho de todos os servidores nesse ano tão desafiador, em especial aos que contribuíram diretamente para a construção desse resultado”, ressaltou Paulo Câmara.

As folhas de novembro e dezembro totalizam R$ 1,1 bilhão (cada), já o 13º salário representa R$ 1 bilhão. “Pernambuco vem fazendo seu dever de casa. Mesmo diante de uma grave situação econômica, conseguimos realizar mais de R$ 627 milhões em gastos extraordinários que não estavam previstos no orçamento com o combate ao coronavírus, recursos exclusivamente do tesouro estadual”, comentou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.

Padilha também ressaltou a queda de arrecadação do ICMS no Estado e os desafios enfrentados para honrar os compromissos. “Tivemos uma baixa de R$ 400 milhões na arrecadação de ICMS, quando comparamos com o mesmo valor do ano passado. A situação é desafiadora, mas vale lembrar que cortamos R$ 513 milhões em despesas de custeio, principalmente no sentido de priorizar o investimento do Estado na saúde, segurança e educação dos cidadãos”, assegurou. O secretário da Fazenda ressaltou que o primeiro quadrimestre do próximo ano será muito difícil, mas que o Estado está firme e preparado para encarar os desafios de 2021.

Por Folha de Pernambuco

A secretária de Administração do Estado, Marília Lins, disse que “mesmo diante de um cenário adverso provocado pela pandemia do novo coronavírus, o governador Paulo câmara vem adotando medidas de enfrentamento e unindo esforços com o objetivo de manter as contas públicas equilibradas para honrar os seus compromissos junto aos servidores públicos”. Segundo ela, o anúncio reflete o compromisso da gestão e é mais uma medida de valorização e estímulo ao fortalecimento da gestão de pessoas no Estado.