terça-feira, novembro 24, 2020

Jucelmo: Atleta amador mais premiado de Jatobá (PE). Foi destaque em importantes competições nacionais, inclusive na maratona de São Silvestre(SP)

JUCELMO: ATLETA AMADOR MAIS PREMIADO DE JATOBÁ

Poderia ter passado despercebido como só mais um agricultor como tantos outros filhos do Caldeirão, comunidade rural pertencente ao município de Jatobá, mas o seu prazer pelo atletismo despertado por inspiração a Celso, seu irmão mais velho também atleta, levaria Jucelmo a muitos pódios.

Todos o conhecem simplesmente por Mé, apelido dado por sua irmã mais nova, mas seus pais Pedro e Ivanilda o batizaram por Jucelmo Pedro, tem 9 irmãos, casado, pai de 4 filhos e uma grande mágoa: “Não ter recebido nenhum apoio para se tornar um atleta profissional”.

Jucelmo completou 39 anos e me relata a sua história de conquistas e algumas tristezas. Participou pela primeira vez de uma corrida já com idade avançada para os padrões de atleta num evento promovido pelo 4º aniversário do município de Jatobá, aos 18 anos, ficando em 4º lugar.

Fala de sua emoção ao ouvir aqueles aplausos e que daquele dia em diante apostou naquela paixão. Meses depois se inscreveu para uma corrida de rua (5 km) em Delmiro Gouveia-AL e ficou em 1º lugar. Naquele mesmo ano participou de meia maratona (21 km) em Canindé do São Francisco -SE, ficando entre os 10 primeiros. Noutras corridas de rua (de 5 e 8 km) em Paulo Afonso -BA e Canapi – AL recebeu medalha e troféu de 1º lugar.

Trabalhando na roça e sempre participando de corridas ganhou pequenas quantias em dinheiro e outras premiações como bicicleta, aparelhos de som, ficando também bastante conhecido por não perder a sua marca tanto em nenhuma corrida promovida nesta cidade como também nas circunvizinhas.

Mas como tantos outros migrantes nordestinos, anos depois foi tentar a sorte na cidade grande. Seu destino: Santa Catarina. Lá em Florianópolis pode representar a empresa onde trabalhava e participou de muitos eventos esportivos, lembra com carinho de um bastante tradicional - a corrida do Criança Esperança onde também foi campeão.

Ainda em Florianópolis entre outras corridas de rua importantes do calendário daquela cidade, destaca a participação na famosa Corrida da Paz (10 km), quando novamente foi campeão.

Em 2004, Jucelmo realizou um de seus grandes sonhos: correr a maratona de São Silvestre - SP. Entre 15 mil participantes, ele concluiu a prova em 298º lugar, marca importante para um atleta sertanejo amador na profissão.

Ainda em São Paulo participou de várias meias maratonas e corridas de rua sempre alcançando os melhores resultados. Ganhou premiações em dinheiro, celular, computador e acumulou muitas medalhas, troféus e histórias.

Retornou a sua terra natal em 2011 onde está até hoje trabalhando no que sabe fazer. Conta-me de sua paixão pelo futebol, vaquejada, música brega, mas os seus olhos brilham mesmo é quando fala emocionado ao recordar o povo gritando o seu nome ao final de uma competição e sendo abraçado por todos os seus amigos.

Jucelmo continua participando dos eventos locais e mantém o seu título de campeão. Diz que gostaria muito de poder ajudar outras crianças a despertarem também o gosto pelo atletismo e lembra do papel fundamental do poder público no incentivo à prática esportiva.

Nosso bate-papo chega ao fim e ele encerra me contando de um sonho que está trabalhando para realizar: “correr só mais uma São Silvestre!”

E eu apoio!

Por: Profª Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

 Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário