quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Combate ao trabalho infantil passa pela educação de qualidade, diz ministro no Seminário ARISE

Lelio Bentes Corrêa, ministro do TST (Foto: Mateus Pinho)

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, defendeu a educação de qualidade e o respeito aos direitos humanos como ferramentas fundamentais para combater o trabalho infantil no Brasil. Ele foi o primeiro palestrante do Seminário ARISE – Trabalho Infantil: Desafios e Superações, que iniciou na manhã desta quinta-feira, 18, e segue até amanhã, em Porto Alegre (RS). “Não se combate o trabalho infantil só com medidas imediatas. É fundamental que se invista em educação de qualidade, que se assegure a permanência destas crianças e adolescentes na escola e que elas tenham o direito a sua formação profissional, que está prevista na Constituição brasileira”, defendeu.

Atualmente, são 3,3 milhões de crianças em atividades produtivas, das quais 2,7 milhões com idade entre 7e 14 anos. O país é o terceiro do mundo em evasão escolar. Para o ministro, os fatores econômicos, diretamente relacionados ao trabalho infantil, ganham mais força em épocas de crise. “Mais influente que o fator cultural, é o econômico. É necessário assegurar às famílias condições de emprego e renda para que elas possam ser agentes de resgate da sua própria cidadania”, frisou.



Situação hídrica do Semiárido é crítica; PE tem pior situação com 25 dos 69 reservatórios em colapso ou esgotados


O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou nesta quinta-feira, dia 18, boletim atualizado com monitoramento do volume de água disponível nos reservatórios da região semiárida brasileira. Segundo os dados, o volume armazenado é de apenas 23% da sua capacidade total de acumulação. O estudo mostra que a situação hídrica no Semiárido continua crítica.

De um total de 452 reservatórios analisados, dos quais se tem informações disponíveis, 54% já entraram em colapso ou se encontram em estado crítico. Os dados ainda apontam que as regiões semiáridas cearense, paraibana, pernambucana e potiguar são as mais afetadas. De acordo com o boletim, 20% dos reservatórios monitorados têm seus volumes oscilando entre 10 a 30% e apenas 14% têm seu volume acima de 50%. 


Petrolândia recebe oficinas gratuitas do Programa Bandas de PE nos dias 26, 27 e 28


Capacitação gratuita em música: petrolandenses podem se inscrever com Deison Bezerra, no prédio do SCFV/PETI, na Quadra 01 (Foto: Lúcia Xavier)

Com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, será realizado em Petrolândia, nos dias 26, 27 de 28 de agosto, o Programa Bandas de PE 2016. Na tarde desta quinta-feira (18), conversamos com o organizador do evento nesta cidade, Deison Bezerra.

O maestro informou à nossa reportagem que o evento já conta com inscrições de participantes da Univasf/Petrolina, de duas bandas de Belém do São Francisco, da Filarmônica de Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, em Pernambuco, e das cidades baianas de Jeremoabo e Paulo Afonso.

Com inscrições gratuitas, o evento de cunho regional estava previsto inicialmente para ser realizado em Petrolina, porém, em conversa de Deison com o coordenador do Programa Bandas de PE, Diógenes Colorau, no Conservatório Pernambucano de Música, Petrolândia foi escolhida para sediar as oficinas. O maestro vai lutar para manter a próxima edição nesta cidade. Deison esclareceu que a Prefeitura arcará apenas com as despesas de alimentação para os ministrantes das oficinas, nos três dias de capacitação. Os demais custos são cobertos pelo Programa.

O curso dá direito a certificado de capacitação. Segundo Deison, o certificado abre espaço para o participante ingressar no programa Mais Educação e em bandas fanfarras e marciais, além de servir como comprovação para curso superior de Música. No Interior de Pernambuco, Belo Jardim e Petrolina têm cursos de licenciatura em Música.

Com títulos de mestrado ou doutorado em música, 10 professores vão ministrar as oficinas de regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino, percussão e editoração. O prédio do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), situado na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, na Quadra 01, sediará as oficinas.

Mais informações em Petrolândia com Deison Bezerra (87 99662-3881, com WhatsApp); com o projeto Bandas de PE, coordenado por Diógenes Colorau (Contato: 81 98841-0326 | 81 99880-8804) ou no Conservatório Pernambucano de Música (81-3183-3400).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Casa das Juventudes Petrolândia/Programa Bandas de PE


Rodovias sertanejas são beneficiadas com ações de conservação do DER-PE

Foto: DER-PE/Divulgação

A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), executa ações de conservação em diversas rodovias pernambucanas. O objetivo da iniciativa é garantir a trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários. O Sertão do Pajeú é uma das regiões beneficiadas com as melhorias.

A PE-275 recebe a operação tapa-buraco no trecho de 58 quilômetros que vai do entroncamento com a PE-280 (Sertânia) até o perímetro urbano de Tuparetama. Limpeza dos acostamentos e dos dispositivos de drenagem, pintura do meio-fio e das pontes, reposição dos aterros, além do roço e da capinação completam a ação. O outro trecho de 14 quilômetros da PE-275 que será contemplado com os serviços de conservação vai do distrito de Ambó até a divisa com a Paraíba.


Após críticas de Gilmar Mendes, Barroso diz que Lei da Ficha Limpa é sóbria; MCCE e OAB também criticam presidente do TSE


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse hoje (18) que a Lei da Ficha Limpa é uma lei sóbria. Barroso foi questionado por jornalistas sobre a declaração dada ontem (17) pelo também ministro do STF, Gilmar Mendes (foto), sobre o assunto.

“Eu não comento nem critico opiniões de colegas, embora eu tenha a minha. Acho que, em uma democracia, é legítimo que haja opiniões diferentes. Eu, adversamente, acho que a lei é boa, é importante e acho que a lei é sóbria. Acho que é uma lei que atende algumas demandas importantes da sociedade brasileira por valores como decência política e moralidade administrativa. Acho que a lei é boa e que nós devemos continuar a aplicá-la”, disse antes da sessão do Plenário do STF.

Contas dos prefeitos

Barroso também foi questionado se a decisão tomada pelo STF na semana passada pode prejudicar a aplicação da Lei da Ficha Limpa. No último dia 10, por maioria de votos, o Supremo decidiu que candidatos ao cargo de prefeito que tiveram contas rejeitadas somente pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer às eleições deste ano.


SESI/PE realiza aulão preparatório para Enem em Petrolina

Foto: SESI-PE/divulgação

O 4º aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do SESI/PE será no próximo domingo (21), das 9h às 12h, em Petrolina. Desta vez, a iniciativa ocorre em parceria com o curso BioLógica, que fará a revisão do conteúdo e resolução de exercícios de todas as disciplinas cobradas na prova. A aula será no salão de eventos do SESI Petrolina, na Rua Barão do Rio Branco, 797, no Centro. A entrada será garantida pela doação de 1kg de alimento não perecível, que será enviado para instituições beneficentes da cidade.

Como as vagas são limitadas, é recomendável fazer a inscrição antecipadamente. As inscrições devem ser realizadas no SESI Petrolina, na sede do curso BioLógica, pelo telefone (87) 3861-5491 ou pelo WhatsApp (87) 9.8862.3476, onde também é possível obter mais informações sobre o aulão.


Petrolândia: Hospital Municipal promove evento Saúde na Feira nesta sexta (19)


Nesta sexta-feira (19), a equipe do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima realiza nova edição do projeto "Saúde na Feira", com promoção de serviços de saúde a partir das 8h30 da manhã, durante a feira livre, no pátio de eventos do Mercado Público de Petrolândia.

Procure os serviços disponíveis no estande do Hospital Municipal e participe da ação. Prevenir é o melhor remédio para manter a saúde.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


Petrolândia: Jailton Barbosa inaugura o quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.


A partir desta quinta-feira (18), a 45 dias das eleições municipais, o Blog de Assis Ramalho abre espaço aos mais de 120 candidatos a vereadores e candidatos a prefeitos de Petrolândia e, também, a candidatos de outras cidades, que desejem expressar sua opinião no quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.

Para inaugurar o quadro, o candidato a vereador Jailton Barbosa - da Coligação "Petrolândia pode mais" (PTB, PTN, PSL e PSD) enviou suas propostas.
confira abaixo.

O motivo da minha candidatura a vereador é pensando no futuro político de Petrolândia no sentido de poder ajudar a construir uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária. Pretendo promover o bem-estar de todos os eleitores, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, estado Civil, convicções políticas e quaisquer outras formas de descriminação. Promover o desenvolvimento municipal de modo a assegurar a qualidade de vida da população e a integração urbana rural. Erradicar a pobreza absoluta, o analfabetismo e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais. O melhor para Petrolândia hoje é Fabiano prefeito 14 e jailton barbosa vereador 14.999.

Jailton Barbosa

Contatos com a Redação do Blog de Assis Ramalho.
Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho


Depois de duas derrotas no Congresso, Temer sofre revés no Senado

Senador Humberto Costa (Foto: Agência Senado)

Derrubado em duas sessões do Congresso Nacional em que a base de deputados e senadores governistas não apareceu para apreciação de vetos e votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017, o presidente interino Michel Temer (PMDB) passou por outro vexame, desta vez no Senado. Os aliados do Planalto também se ausentaram, na noite dessa quarta-feira (17), da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/16, que prorroga a Desvinculação de Receitas da União, a chamada DRU.

"É mais uma patacoada do governo interino, que não consegue nem mesmo articular a própria base. São reiteradas as derrotas em temas fundamentais para eles, o que demonstra a fraqueza na articulação política", avaliou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que comandou a obstrução da votação.


Jovem natural de Petrolândia, adotado por americanos, procura por familiares (Vídeo)


Um jovem Brasileiro, natural da cidade de Petrolândia no Sertão Pernambucano, foi adotado aos 7 meses por uma família Americana, e hoje sonha em conhecer seus parentes em sua cidade natal.

Em um vídeo divulgado no Youtube o jovem Rich, nome em que foi registrado nos Estados Unidos nos conta que nasceu no Brasil e foi adotado aos 7 meses de idade por uma família americana, nos documentos dele fala que quem tinha a guarda dele na realidade era a avó, então ele não faz ideia do nome da mãe dele.

Hoje o rapaz já com 25 anos de idade, gostaria muito de conhecer seus familiares, os quais ele tem poucas informações visto que quando adotado tinha apenas 7 meses de idade, ele nos conta ainda que desembarcará no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro nesta sexta-feira 19/08, virá a passeio assistir as olimpíadas, onde passará alguns dias no País, e espera que este vídeo chegue enfim a algum parente dele aqui no Brasil.

Nome completo: Hugo de Souza Leandro
Apelido: Huguinho
Nascido em Petrolândia, Pernambuco
Data de nascimento: 7 de Abril de 1991
Nome da avó: Joselma de Souza Leandro

Veja abaixo o vídeo


Blog Portal Jatobá


CBHSF participa de reunião do Grupo de Trabalho na ANA


O Grupo de Trabalho do São Francisco, criado no início do ano pela Agência Nacional de Águas (ANA), em atendimento a demanda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), fará reunião presencial na tarde da próxima terça-feira (23 de agosto). O encontro acontecerá na sede da ANA, em Brasília.

No ofício encaminhado para o CBHSF, a justificativa é de que será dado o encaminhamento das discussões, definição e fiscalização das condições de operação dos reservatórios instalados na bacia do São Francisco. O vice-presidente e o secretário do Comitê, Wagner Soares Costa e Maciel Oliveira, respectivamente, participarão do evento como representantes do colegiado.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF


Abertas inscrições para cursos de Educação a Distância da UPE


Estão abertas as inscrições para o Vestibular - Educação a Distância (EAD), da Universidade de Pernambuco (UPE), para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano letivo de 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$ 90. No Sertão, os cursos estão distribuídos nos polos de Cabrobó e Ouricuri.

Ao todo foram disponibilizadas 960 vagas para cinco graduações a distância da UPE: Licenciatura em Pedagogia, Biologia, bacharelado em Administração Pública, Letras e História. No EAD, 20% das vagas são reservadas para o sistema de cotas da Universidade de Pernambuco.

Além de Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco os polos estão distribuídos em Águas Belas, Floresta, Gravatá, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, Sertânia, Surubim e Tabira. O estudante só poderá escolher um curso por polo.


Chesf tem lucro líquido de R$ 5,7 bi no 2º trimestre


Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) registrou um incremento de 1.150% em seu lucro líquido no segundo trimestre deste ano quando em comparação com o mesmo período do exercício passado. O lucro da estatal, que está na pauta de privatizações do governo do vice-presidente em exercício Michel Temer, chegou a R$ 5,7 bilhões, contra R$ 499,8 milhões no mesmo período de 2015. "A operação que contribuiu para esse lucro foi a indenização de R$ 5,09 bilhões que tivemos que colocar no balanço por causa das regras contábeis nacional e internacional", explicou o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias.

A indenização de R$ 5,09 bilhões entrou na contabilidade da estatal em função dos repasses que serão feitos por um período de pelo menos oito anos a partir de julho de 2017, como definindo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os recursos para o pagamento será originários pelos consumidores que pagarão uma taxa embutidas nas contas de energia elétrica a partir do reajuste anual de 2017. No caso específico de Pernambuco, porém, este valor entrará em vigor a partir de abril do próximo ano.


Petrolândia: Quinta-feira é dia de clone no Bar e Restaurante Donna Júlia


Quem trabalha sabe muito bem que não existe nada melhor do que sair com amigos ou com a família após um dia de expediente ‘puxado’ para conversar e se divertir um pouco à noite. Sabendo dessa necessidade, o Bar e Restaurante Donna Júlia, localizado na Orla de Petrolândia, decidiu fazer uma promoção irresistível. Quem for ao local nesta quinta-feira (18), das 19h, as 22h, vai poder desfrutar de um clone com preços especiais. (foto acima).

Informação: Bar e Restaurante Donna Júlia


Blog de Assis Ramalho abre espaço para ''Por que quero ser vereador/prefeito da minha cidade''


A partir desta quinta-feira (18), a 45 dias das eleições municipais, o Blog de Assis Ramalho abre espaço aos mais de 120 candidatos a vereadores e candidatos a prefeitos de Petrolândia e, também, a candidatos de outras cidades, que desejem expressar sua opinião no quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.

Contatos com a nossa Redação:
Celular (87) 9.9955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolina: Em primeiro debate, Miguel Coelho mostra maior preparo e prioriza educação e saneamento ambiental

 ​Fotos: Ivaldo Reges​

O primeiro debate de candidatos a prefeito de Petrolina foi marcado pelo maior domínio de Miguel Coelho sobre a cidade e de todo o conteúdo apresentado pelos organizadores do encontro. O candidato, ao contrário dos adversários, não fugiu de nenhuma pergunta e apresentou propostas para fortalecer a educação e implementar uma política real de resíduos sólidos e de preservação ambiental. O evento ocorreu, nesta quinta-feira (18), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e foi organizado pelo projeto Escola Verde.

Dentre as ações apresentadas no debate, Miguel defendeu a criação de uma escola técnica, de um armazém da criatividade e de um programa de cursos pré-vestibular gratuito para alunos de escolas públicas. Na área ambiental, o socialista garantiu que o saneamento voltará a ser feito em Petrolina, além de implantar a coleta seletiva, um plano de arborização e uma política de resíduos sólidos na cidade.


Pentatlo começa nesta quinta com a pernambucana Yane Marques mirando medalha

Yane (ao fundo) conquistou com a medalha de bronze em Londres (Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images)

A Olimpíada do Rio de Janeiro já está na reta final, mas alguns atletas sequer iniciaram a competição. Somente nesta quinta-feira, 13º dia dos Jogos, o pentatlo moderno começa a ser disputado. E com boas chances para o Brasil melhorar a sua posição no quadro de medalhas, já que Yane Marques é uma das favoritas. No masculino, o jovem Felipe Nascimento não aparece entre os principais atletas, mas entrará em ação querendo desfrutar ao máximo a experiência para competições futuras.

O pentatlo moderno será disputado em três dias na Olimpíada, todos no Complexo de Deodoro. Nesta quinta-feira, num dia mais rápido de provas, os competidores se enfrentam numa prova classificatória da esgrima. As mulheres competem no período da manhã e os homens de tarde. A disputa começa, de fato, na sexta-feira, com as mulheres realizando as cinco provas - natação, esgrima bônus, salto (hipismo) e o combinado de corrida e tiro -. Os homens só entram em ação no sábado e o evento nas duas oportunidades deve durar uma média de oito horas.


DETRAN-PE realiza ação no Dia do Ciclista nesta sexta, 19 de agosto


Haverá distribuição de "tag" comemorativa em bicicletários (Foto: Paulo Maciel)

Em registro ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (19), a Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE irá realizar ações educativas em vários pontos do Recife, ambas desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

A primeira dela acontece ainda na sexta, quando será fixada uma “tag” comemorativa amarrada com fita de cetim em bicicletas estacionadas em bicicletários dos shoppings centers, universidades (UFPE e UFRPE), Parque da Jaqueira e na loja Ferreira Costa.

Já no domingo, 21, o DETRAN-PE estará com um espaço destinado a recepcionar os ciclistas na Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero, das 09h às 12h. Nesse local, artistas educadores da Turma do Fom-Fom vão distribuir materiais educativos e também distribuir a “tag” comemorativa.


PM está entre os 14 presos em operação para desarticular quadrilha de traficantes e homicidas em PE


Um policial militar do 6º Batalhão de Polícia está entre as 12 pessoas presas, na manhã desta quinta-feira durante a Operação Falcão, deflagrada para desarticular uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, homicídios, roubos e extorsão nos bairros de Guararapes, Prazeres, Jardim Prazeres e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O balanço parcial foi divulgado esta manhã pelo delegado Salustiano Albuquerque, da Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil de Pernambuco.

Dos 15 mandados de prisão temporária, apenas um ainda não foi comprido. Dois dos alvos são detentos do Sistema Prisional. Os trabalhos cumprem ainda 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Jaboatão, Camaragibe, Caruaru e Ribeirão.


Margarina Puro Sabor ensina como fazer empadão de camarão perfeito para servir no fim de semana

Informe publicitário
Capriche, chame todos à mesa e bom apetite!

O fim de semana está chegando e você já deve estar pensando no que vai fazer para matar a fome da galera de casa, não é mesmo? A Margarina Puro Sabor, marca da M. Dias Branco, ensina uma receita pra lá de saborosa! Tem coisa melhor do que um empadão bem gostoso para deixar o sábado ou domingo ainda mais cheio de sabor? Aproveite a dica e faça esse prato irresistível!

É sempre bom se permitir e fugir da mesmice com delícias à mesa. Surpreenda todos da sua casa com um empadão de camarão feito com Margarina Puro Sabor e muito amor! <3
A receita é bem fácil e rápida! Olha só!

Como fazer Empadão de Camarão


Pesquisa: temas ligados à qualidade de vida podem levar eleitor a mudar voto

Eleitorado brasileiro é sensível e favorável a propostas inovadoras que têm o potencial de revolucionar as cidades, gerar empregos e economizar recursos públicos, reduzir a poluição e o impacto das mudanças climáticas, com melhoria na qualidade de vida da população (Foto: Akatu)

Os temas áreas verdes, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos e mobilidade urbana podem fazer o eleitor mudar de voto nas eleições municipais de 2016, mostra o projeto apartidário Cidade dos Sonhos em pesquisa encomendada ao Datafolha.

Esses quatro assuntos foram considerados importantes ou muito importantes por mais de 90% dos entrevistados, chegando a 96%, de acordo com o tema. O percentual dos que certamente mudariam de voto, caso o projeto de governo nessas questões não coincida com os seus ideais, é também significativo, variando entre 43% e 45%, dependendo do assunto.

A mensagem dos eleitores é clara, de acordo com Gabriela Vuolo, representante do projeto Cidade dos Sonhos, e os candidatos precisam ir além de assuntos tradicionalmente tratados em programas e propagandas políticas.


Instituto Arara Azul inicia 3ª edição da campanha Adote um Ninho

Iniciativa auxilia a manutenção da biodiversidade do Pantanal (Fotos: Cezar Corrêa)

Com o objetivo de promover a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e ações para a proteção e conservação da arara azul na natureza, o Instituto Arara Azul iniciou a terceira edição da campanha Adote um Ninho para subsidiar estudos e monitoramento de abrigos reprodutivos no Pantanal. A iniciativa é reconhecida internacionalmente pelos 26 anos de trabalho do Projeto Arara Azul, liderado pela Dra. Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e pesquisadora dos programas de Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

Para apadrinhar um ninho, é necessário entrar em contato com o Instituto Arara Azul pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo e-mail contato@institutoararaazul.org.br. Durante o período reprodutivo da espécie, o colaborador acompanhará as novidades do ninho e demais informações do projeto, poderá batizar sua ave ao nascimento, receberá um kit de boas vindas com foto exclusiva do ninho e outras vantagens. “O programa proporciona também a manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto para as araras-azuis como para várias outras espécies de aves que ocupam as mesmas cavidades”, explica Neiva Guedes.


Petrolândia: Comitê do 14 será inaugurado no dia 27 (sábado)

Atualizado as 12:39

Está marcada para o dia 27 (sábado) a inauguração do comitê central de campanha de Fabiano Marques e Rogério Novaes - da Coligação "Petrolândia pode mais" (PTB, PTN, PSL e PSD).

O evento de inauguração será às 18h, no espaço do Comitê da Coligação, instalado em frente à Praça da Matriz, próximo à Igreja São Francisco de Assis, no centro da cidade.

Com informações de Fabiano Marques


Eleições 2016 e o sentimento constitucional; por Fernando Nivaldo Batista.


Por; Fernando Nivaldo Batista

O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 02 de Outubro e o segundo turno no dia 30 do mesmo mês. Nas Eleições 2016, os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um Prefeito(a) e um Vice-prefeito(a), assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O segundo turno é realizado apenas nos Municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.

Informações à parte, gostaria de ater-me a um tema que assevera a importância do amadurecimento do sentir jurídico como forma de assegurar a participação de todos os cidadãos no discurso político. Refiro-me ao SENTIMENTO CONSTITUCIONAL, que,aliás, é o título de uma das obras do célebre e catedrático em Direito Constitucional Pablo Lucas Verdu.

Sentimento Constitucional se refere à afeição pela justiça e pela equidade. Suscita um desejo não particular,mas geral, representado por todos os indivíduos detentores ou não das ciências jurídicas e/ou afins. É um sentimento que agrega, embora de forma implícita, uma integração política, fazendo com que todos se voltem para o vislumbre do bem estar social, almejando sempre a coletividade, colocando o cidadão no centro das decisões políticas, forjando nele um caráter participativo no debate democrático, ressaltando o seu pensamento sobre justiça e ética.


Petrolândia: INFOMODA divulga promoção de roteador sem fio 300mbps 2 antenas fixas


A INFOMODA de Petrolândia, organização de Ivo Viana e Joseane Oliveira, divulga promoção do roteador sem fio 300mbps 2 antenas fixas de R$ 115,00 por apenas 94,90. Não perca esta promoção. O estoque é limitado.


Informações: Infomoda


Remanso-BA: Marcos inicia campanha com adesão de lideranças políticas


Na noite desta quarta-feira (17/08) a formalização do apoio do ex-vereador Renatinho, Renato Oliveira de Souza, à candidatura de Marcos Palmeira (PC do B), programada inicialmente como uma visita à sua casa, localizada na quadra 12, transformou-se, com a presença de centenas de pessoas, em um ato público ocupando boa parte da rua, com música e muita alegria.

“Não foi nada programado” – disse Renatinho – “Só tenho a agradecer a presença de todos os meus amigos, que trouxeram apoio à esta decisão. Ficar ao lado de Marcos Palmeira foi a decisão mais acertada”.


Crianças precisam da atenção dos pais para desenvolver a linguagem

Especialista dá dica de ouro para pais com filhos de 1 a 3 anos

A vida é sempre muito corrida. Especialmente para os pais que, além do trabalho e do trânsito, gastam muitas horas por dia em constantes idas e vindas para levar e buscar os filhos na escola, na natação, no futebol, na aula de inglês. Somando-se a isso o tempo gasto ao celular, não sobra muito para a convivência em família. Contudo, é preciso que os pais entendam a importância de administrar melhor o tempo e dar mais atenção aos filhos.

Para o professor e coordenador pedagógico do blog “Como educar seus filhos” Carlos Nadalim, pais que se preocupam em dedicar tempo às crianças, sobretudo conversando com elas, além de fornecerem as bases para que cresçam emocionalmente mais sadias, também contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento da linguagem.


STF decide que tatuados não podem ser barrados em concursos públicos


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) que candidatos a concursos públicos não podem ser barrados nos processos de seleção por terem tatuagem. A decisão deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça.

A Corte aceitou o recurso de um candidato ao concurso de soldado da Polícia Militar (PM) de São Paulo que, em 2008, foi aprovado nas provas escrita e de condicionamento, mas foi considerado inapto nos exames médicos por ter uma tatuagem com a imagem de um mago na perna.

Por 7 votos a 1, o STF seguiu voto proferido pelo ministro Luiz Fux, relator do recurso. Segundo o ministro, o critério de seleção de candidatos não pode ser arbitrário e deve ser previsto anteriormente em lei. Para Fux, as distinções devem ser obedecer a critérios objetivos, sem discriminar os candidatos.


Márcio Fecher apresenta monólogo “Andarte Andarilho” em Caruaru

Espetáculo acontece nesta quinta (18), às 20h, no Sesc Caruaru (Foto: Divulgação)

O ator pernambucano global Márcio Fecher realiza única apresentação do monólogo “Andarte Andarilho” em Caruaru, nesta quinta (18), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru. Antes de chegar à capital do forró, o espetáculo foi encenado no Recife nos dias 5 e 12 deste mês.

A peça conta a história de um personagem que é abandonado pelo autor no início de sua criação. Ao ser desamparado, sem rumo e sem saber o que fazer dali pra frente, ele se vê na condição de criador de seu próprio destino, e por esse motivo, responsável pelas suas próprias escolhas. O protagonista do enredo passa por diversas situações, descobre um passado para si mesmo, cria um futuro, e através da imaginação e da criatividade edifica sua personalidade.


TCE-PE tira da lista de 'fichas sujas' nomes de prefeitos e ex-prefeitos, entre eles Itomar Varjão (Jatobá) e Lourival Simões (Petrolândia)


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) se posicionou oficialmente, nesta quarta-feira (17), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu para as câmaras municipais a competência para julgar contas de gestão e de governo dos prefeitos e retirou essa incumbência dos tribunais de contas de todo o país. Com isso, o TCE resolveu excluir da lista dos 'ficha suja' enviada à Justiça Eleitoral os nomes de todos os prefeitos e ex-prefeitos que tiveram contas rejeitadas nos últimos oitos anos por decisão da Corte. Os “anistiados” são em sua maioria do interior.

Entre os 243 nomes estão o ex-prefeito de Jatobá Itomar Tolentino Varjão e o atual prefeito de Petrolândia Lourival Antonio Simões Neto. Ambos tiveram seus nomes removidos da lista.

Só vale a partir de agora a rejeição decretada pelas Câmaras Municipais. A lista dos excluídos ficou pronta na tarde desta quarta-feira (17).

Confira a lista completa, clique aqui.

Com informações do JC


No dia 1º de setembro, ocorre o 2º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação


Neste ano, no dia 1º de setembro, o Papa Francisco vai presidir as Vésperas por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que ele mesmo instituiu no dia 6 de agosto de 2015, com uma carta ao cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e ao cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 13-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Como há um ano, será um dia de oração ecumênica, pois, como explicou o Papa Francisco, compartilhando com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu as preocupações pelo futuro da criação e "acolhendo a sugestão do seu representante, oMetropolita Ioannis de Pérgamo, que se pronunciou na apresentação da encíclica Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum, desejo lhes comunicar que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’, que, a partir do ano corrente, será celebrado no dia 1º de setembro, assim como, há muito tempo, ocorre na Igreja Ortodoxa".


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 18 de agosto de 2016


A Tarde: Homem que obrigava mulheres a se prostituir na capital era procurado em SP

Correio da Bahia: Salvador registra o período mais seco em 21 anos
Tribuna da Bahia; Cantora acusa plágio na campanha de ACM Neto
O Globo; Dilma faz defesa no dia 29 de agosto e não será obrigada a responder perguntas
O Dia; Polícia Federal impede embarque de nadadores americanos no Galeão
Extra: Editais de concursos não podem proibir candidato tatuado
Folha de São Paulo; Ficha Limpa parece ter sido feita por bêbados, diz Gilmar Mendes
O Estado de São Paulo; Marisa pediu ajuda para ampliar sítio em Atibaia, diz Bumlai a delegado
Correio Braziliense; Membro do COI é preso por revenda ilegal de ingressos para olimpíadas
Valor Econômico; Fazenda revisa projeção de alta do PIB para 1,6% em 2017
Estado de Minas; Seleção Brasileira atropela Honduras e vai reencontrar Alemanha na final
Zero Hora: Justiça autoriza repasses para os Jogos Paraolímpicos
Brasil Econômico; Desemprego cresce em todo o País e vai a 11,3% no 2º trimestre, diz IBGE

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet


MPPE recomenda a prefeito de Bezerros ordenar a demolição de construções irregulares e promover ordenamento urbano

“O uso político da vista grossa, quando o gestor não quer se indispor com os munícipes, deixa que a situação cresça de forma desordenada”, diz promotor.

Depois de receber denúncias sobre a obstrução e invasão das calçadas por imóveis situados nas ruas Vereador Antônio Valmir de Lima e Maria Alves, em Bezerros, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Severino Otávio que adote as medidas administrativas cabíveis para executar, no prazo de 30 dias, a demolição das partes dos imóveis que estão avançando sobre o espaço público. O gestor deve, também, assegurar que o desordenamento urbano não se prolifere no município, de modo a garantir a todos os cidadãos o direito à mobilidade.

Segundo o promotor de Justiça Flávio Henrique Souza dos Santos, o MPPE recebeu da própria Prefeitura de Bezerros cópias de notificações contra os donos dos imóveis, inclusive com registros fotográficos. “Ao tomar conhecimento dos fatos, notificamos o município para que fossem informadas as medidas tomadas. Porém o órgão de Controle Urbano de Bezerros voltou a dizer que fez apenas a notificação, não havendo nenhuma determinação para a demolição das obras irregulares”, lamentou.


Mega-Sena, concurso 1.848: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 38 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.848 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira (17) em Fortaleza (CE).

Veja as dezenas: 09 - 40 - 41 - 50 - 55 - 58.

A quina teve 46 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 61.215,95. Acertaram a quadra 3.330 apostas, que vão ganhar R$ 1.208,03 cada uma.

A estimativa de prêmio do próximo concurso, cujo sorteio será no sábado (20), é de R$ 38 milhões.

Mais Loterias