quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretaria de Saúde de PE divulga Edital de Seleção Simplificada do Sistema Prisional


A Gerência de Políticas e Regulação do Trabalho (GPRT) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (15/07) o Edital da Seleção Pública Simplificada - portaria conjunta SAD/SES - para a contratação temporária de 48 (quarenta e oito) profissionais de diversas áreas, de níveis técnico, médio e superior. A finalidade da contratação é atender Necessidade de Interesse Público da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional no Estado de Pernambuco. 

A seleção consiste em duas etapas, avaliação curricular e avaliação técnica, e as inscrições podem ser realizadas de 15 a 29/07/2015. Os interessados devem inscrever-se com remessa da documentação via SEDEX, ou presencialmente na Coordenação Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional (CEASP), em Recife.
 
Informações completas aqui: Edital_SAD/SES-PE.pdf

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Negociação de IPVA no Mutirão de Negociação Fiscal inclui apenas débitos até 2013


A redução de multa e o parcelamento previstos na lei estadual que beneficia contribuintes com a renegociação de suas dívidas só são aplicados, no caso específico do IPVA, para débitos de exercícios anteriores a 2014. O alerta é da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) que participa, com a Secretaria Estadual da Fazenda, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Prefeitura do Recife, do Mutirão de Negociação Fiscal, no Centro de Convenções de Pernambuco, até 20 de julho.

Embora a Lei Estadual 302, de 24/06/2015, estabeleça a negociação de dívidas constituídas até dezembro de 2014, os contribuintes que não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano passado não poderão obter as condições especiais de negociação por não terem sido objeto de notificação e lançamento no sistema de débitos da Secretaria da Fazenda.

Já os contribuintes com débitos do IPVA até 2013 poderão obter todos os benefícios da lei: redução na multa e nos juros de até 90% e parcelamento em até 18 vezes, com valor mínimo de R$ 100 por parcela. Para participar do mutirão, o contribuinte precisa apresentar documento de identidade com foto, CPF, documento do veículo e notificação da Secretaria da Fazenda, se tiver recebido.

Temer diz que PMDB quer ter candidato próprio à Presidência em 2018

“Estamos abertos para todas as alianças, todos os partidos, apenas o que está sendo estabelecido é que PMDB quer ser cabeça de chapa em 2018”, disse Temer (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Líderes do PMDB e o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer, confirmaram hoje (15) que o partido pretende ter candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018. Nas duas últimas eleições, o partido fez aliança com o PT e elegeu o vice-presidente.

“Estamos abertos para todas as alianças, todos os partidos, apenas o que está sendo estabelecido é que PMDB quer ser cabeça de chapa em 2018”, disse Temer a jornalistas.

Além de reforçar a ideia de candidatura própria, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a aliança que o partido mantém atualmente com o PT é circunstancial. “O PMDB tem com o PT uma aliança estratégica circunstancial porque ela deveria acontecer em torno de apenas um programa. O PMDB desde logo está deixando absolutamente claro que vai ter um projeto de poder, que vai ter um candidato competitivo à Presidência da República”, disse Renan.

TCE-PE “alerta” prefeituras para cobrar os impostos de sua competência

"Deixar de cobrar os impostos daqueles que podem e devem, a exemplo do IPTU ou ITBI, é onerar ainda mais o cidadão mais pobre, que não tem como escapar dos tributos indiretos quando adquirem algum produto, por exemplo", disse o presidente do TCE em "Alerta" às prefeituras

O TCE aprovou nesta quarta-feira (15), na reunião do Pleno, a emissão de um “Alerta” às prefeituras de Pernambuco para a obrigatoriedade de cumprimento do artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal que trata da cobrança dos tributos municipais.

Segundo o texto do artigo, “constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação”.

A expedição do “Alerta” foi recomendada pela Coordenadoria de Controle Externo, que fez um estudo da arrecadação, pelas prefeituras, de todos os tributos municipais, bem como da dívida ativa tributária, com base nas prestações de contas de 2013 e 2014, concluindo que muitas delas tiveram receitas irrisórias ou inexistentes em relação a IPTU, ISS, ITBI e COSIP (contribuição para o custeio de iluminação pública).

EFETIVIDADE - Segundo o presidente Valdecir Pascoal, que se propôs a apresentar o levantamento na sede da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) para melhor debater a matéria com as prefeituras, em tempo de crise fiscal os prefeitos devem dar efetividade ao artigo 11 da LRF para aumentar sua receita própria.

Petrolândia: Professor Roberto Oliveira felicita concluintes do EJA pela vitória alcançada


Parabéns a todos os alunos que concluíram esta etapa na vida. Foi um orgulho estar com vocês nesta caminhada, desejo todo o sucesso do mundo a cada um de vocês nas próximas caminhadas. A vitória é de quem busca, persiste e almeja de forma honesta e verdadeira. E gratidão é algo que devemos cultivar, por isso venho aqui agradecer todas as partilhas de desafios e conquistas. Aos meus ex-alunos, um forte abraço. Deus abençoe a todos.

Roberto Oliveira

Projeto determina atualização de dados geográficos em mais 13 cidades pernambucanas


São treze os municípios pernambucanos que tiveram recentemente os limites geográficos atualizados a partir de uma ação realizada em parceria entre a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As novas delimitações territoriais atendem ao previsto pelas leis de criação dos municípios. Já os marcos divisórios territoriais foram identificados a partir de visitas de campo de equipes multidisciplinares e a ajuda de modernos aparelhos, entre eles o GPS, que baseiam os novos sistemas cartográficos.

Na Zona da Mata, foi atualizada a nomenclatura de um riacho que faz divisa entre os municípios de Carpina e Paudalho, que passou de Bertoleza para Fortaleza. No Agreste, foi revista a localização do marco divisório da Pedra do Rosário, que fica entre Barra da Guabiraba e Bonito. Os municípios sertanejos de Itaíba, Inajá e Manari tiveram seus limites na divisa com o Estado de Alagoas revistos e ajustados pelo IBGE. Já em Santa Terezinha e São José do Egito, a correção foi no limite do nascente do Riacho da Glória.

As alterações para Araripina, pleiteadas pelo próprio município, são com referência ao Riacho Bonito, marco divisor com Ouricuri, que tinha uma cartografia antiga, datada de 1974. “Analisamos os mapas e verificamos com uma maior precisão onde se limitava a divisa no riacho Bonito", registra o diretor de Sistematização e Disseminação de Informações da Agência Condepe/Fidem, Edvaldo Câmara. Outro limite alterado foi com relação ao ponto do extremo sul da Serra do Tomás, que é um acidente geográfico natural entre os municípios de Trindade, Ipubi e Ouricuri.

Floresta: Alunos da Casa das Juventudes brilham na abertura dos jogos escolares regionais


A parceria entre entre Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através da Casa das Juventudes, e a GRE-Floresta para a criação do espetáculo cultural Fábrica dos Sonhos, no maior evento do calendário esportivo do Sertão de Itaparica, os Jogos Escolares Regionais, foi um sucesso.

O trabalho foi árduo. Dar vida ao texto não é tarefa fácil. A narrativa GRE: Fábrica dos Sonhos, fazeres e conquistas exigiu preparação do elenco, seleção de repertório, elaboração de figurino, maquiagens, gravação de áudio e estruturação de vídeos, tudo em curto espaço de tempo. Mas o agir coletivo superou todos os obstáculos.

Vencemos a máquina do tempo! Superamos os nossos medos e angústias. Conseguimos provar que Floresta é capaz de ir muito mais além do que as mentes pequenas imaginam.

Nossa juventude brilhou! Viraram verdadeiras estrelas!

O espetáculo foi coordenado por Rodolfo Fernando (Coordenador da Casa das Juventudes), Paulo Henrique Novaes (GRE) e Murilo Barbosa (Coreógrafo).

Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Aldo Santos assume secretaria na Compesa

Ex-presidente do ProRural, Aldo Santos assume a Articulação e Meio Ambiente da Compesa

Empossado na manhã de segunda feira (13), o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos. A solenidade ocorreu na sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, e foi presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho de Administração da Compesa, Thiago Norões. O secretário da Agricultura, Nilton Mota, também prestigiou o evento, além do presidente da Compesa, Roberto Tavares e demais diretores da empresa. Antes da Compesa, Aldo Santos ocupou a presidência do ProRural, onde estava atuando desde janeiro deste ano, sendo responsável pelo Programa de Agricultura Familiar, um dos projetos mais importantes do governo Eduardo Campos e que teve continuidade na gestão Paulo Câmara.

Em seu discurso de posse, Aldo Santos falou sobre a alegria de receber esse convite e da importância do novo desafio. O novo diretor disse estar muito motivado para trabalhar na Compesa, que considerou uma empresa desafiadora e sólida. “Estou muito contente por permanecer na equipe do governador Paulo Câmara e posso assegurar que estou chegando para somar e junto com a diretoria exitosa da Compesa, trabalhar para oferecer melhores condições de vida para os pernambucanos”, completou. O novo diretor também lembrou que data da sua posse coincidiu com os 11 meses da morte de Eduardo Campos. Ao lembrar do ex-governador, Aldo Santos citou a expressão muito usada por Campos: “pegar no serviço” e explicou que isso significa abraçar um projeto, uma causa e se empenhar para o alcance de metas e objetivos.

Floresta: Focvs Preparatório abre inscrições para turma do concurso público da Prefeitura. Inscreva-se já!

As vagas são limitadas. Inscreva-se já!

FOCVS Preparatório informa aos candidatos do Concurso Público da Prefeitura de Floresta que estão abertas as inscrições para o curso de preparação que vai acontecer em Floresta. As inscrições começaram na segunda-feira (13) e as aulas terão início no dia 30 de julho.

O curso oferece aulas de Português, Matemática e Endemias, com os professores Osmar Brandão e Roberto Oliveira. O preço único do curso é de R$ 150,00, com o material didático incluído.

Em Floresta, faça sua inscrição no Colégio Diocesano, localizado na Av. Deputado Audomar Ferraz, 98 - Bairro Fleckemberg. Telefone (87) 3877-1452.

FOCVS em Petrolândia - O preparatório também está formando turma em Petrolândia, onde as aulas terão início no dia 27 de julho. As inscrições devem ser feitas com Natália, na Essencial Perfumaria, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 07. Contato: (87) 9939-2394.

 Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Roberto Oliveira/Focvs Preparatório

Côrte Real articula construção de distrito industrial em São Caetano

Reunião com ministro Armando e prefeito Dr. Neves (Foto: Divulgação)

Em reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nesta quarta-feira (15), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) buscou apoio do governo federal para a construção de um distrito industrial no município de São Caetano, no Agreste pernambucano. Acompanhado do prefeito Dr. Neves (PTB), Côrte Real solicitou ao ministro Armando Monteiro Neto ajuda para a realização de obras de infraestrutura para a localidade.

O terreno destinado ao distrito industrial, de 20 hectares de extensão, está situado às margens da BR-232. No pedido, Côrte Real pede que o governo federal execute a construção de um acesso viário e de pavimentação na área, a implantação de rede de energia elétrica e também de fornecimento de água. Essas medidas visam atender as demandas dos empreendimentos que vão se instalar no futuro parque industrial.

Vera Lúcia Filha é candidata a Diretora Geral do IF Sertão PE Campus Floresta. Conheça suas propostas.

Vera Filha concorre à Diretora Geral do IF Sertão PE Campus Floresta em eleição que acontece nesta quinta-feira, dia 16 (Foto: Divulgação)

Em 2008 o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) chegou em Floresta e junto com ele a cidade cresceu em oportunidade de conhecimento técnico, tecnológico e superior. Florestanos tiveram oportunidade de emprego, alunos se formaram e hoje são profissionais inseridos no mercado de trabalho de âmbito local, regional e até mesmo regional, quando não, conquistando universidades ou aprimorando estudos em mestrado e qualificações.

Para que estas conquistas sejam realizadas é necessária a união de servidores, pessoal terceirizado, alunos e comunidade sob a liderança de uma gestão participativa e integradora.

Em novembro de 2014 foi inaugurado o Centro de Referência de Petrolândia, uma extensão do Campus Floresta na região do Sertão de Itaparica. O Centro de Referência está ofertando cursos de Formação Inicial e Continuada e cursos técnicos, tendo como meta a implementação de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão.

Hoje, alunos, servidores e comunidade externa em prol da consolidação e crescimento do IF Sertão-PE Câmpus Floresta vivenciam um momento democrático institucional de consulta ao cargo da Direção Geral. Este é um momento único. Importante para a democratização e politização da Família IF Sertão-PE Campus Floresta, pois se trata da primeira eleição para eleger alguém que possa defender os ideais desta comunidade e potencializar o que há de melhor, com vistas a atingir o alvo que é atuar em favor do desenvolvimento local regional. Candidatas ao certame estão as servidoras Maria Aparecida Sá e Vera Lúcia da Silva Filha, ambas pertencentes ao quadro efetivo do instituto.

Tem início nesta quinta-feira (16), em Petrolândia, os Jogos Indígenas de Pernambuco


Toda a comunidade está sendo convidada a prestigiar o maior evento esportivo indígena do Estado de Pernambuco, os Jogos das Etnias Indígenas do Estado de Pernambuco - JEIPE, que serão realizados em Petrolândia de 16 a 19 de julho de 2015.

Os JEIPE são uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria para Assuntos Indígenas. 

Neste ano, centenas de índios de diversas etnias de Pernambuco disputarão o título nas modalidades de futsal feminino, futebol masculino, arco e flecha, corrida 100 metros e maracá, caminhada da guerreira com o pote de água na cabeça, cabo de guerra, arremesso de lança e bate gancho.

As competições vão acontecer no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no Estádio Municipal "O Galegão" e na Orla Fluvial.

Fonte: José Epifânio/Diretoria de Esportes/Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia e Facebook Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer

Petrolândia: Prefeitura realiza a IV Conferência Municipal de Saude

IV Conferência Municipal de Saúde foi realizada na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima  Fotos; Assis Ramalho)

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas Direito do Povo Brasileiro”, foi realizada nessa terça-feira (14), em Petrolândia, no Auditório da Casa da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima a VI Conferência Municipal de Saúde.

Coordenada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jeovânia de Lima, a solenidade contou com a participação, na composição da mesa de honra, do vereador Dr. Eudes Fonseca, Secretária de Saúde Dra. Andreza Carvalho, Vice-Prefeita Dra. Janielma Souza, Dra. Livía Leite de Carvalho, Rogério Brilhante e Júlio César, representante do Conselho Estadual de Saúde.

A Secretária de Saúde do município, Dra. Andreza Carvalho proferiu a Palestra Magna, abordando o tema principal da Conferência.

O momento cultural de abertura do evento foi realizado pela grupo de dança Maracatu Sertão, formado por alunos da Casa das Juventudes de Petrolândia.

Nesta quarta conferência de saúde, foram debatidos os eixos temáticos 'Direito à Saúde, Garantia de acesso e atenção de qualidade valorização do trabalho e da Educação em Saúde' (Dra. Lívia Leite de Carvalho), 'Financiamento do SUS e Relação Público-Privado Gestão do SUS e modelos e atenção á Saúde' (Dra. Janielma Souza), 'Informação, Educação e Política de comunicação do SUS Ciência, Tecnologia e inovação do SUS' (Rogério Brilhante), e 'Participação Social, Reformas Democráticas e Populares do Estado' (Júlio César).

Ver mais fotos>IV Conferência Municipal de Saúde

Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Defensoria Pública atua no Mutirão de Negociação Fiscal

Defensoria Pública está presente no mutirão que acontece até o dia 20 deste mês no Centro de Convenções, em Olinda (Fotos: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE)

De hoje (15) até dia (20) deste mês, ocorrerá o Mutirão de Negociação Fiscal, no Centro de Convenções, no qual a Defensoria Pública de Pernambuco, através de cinco Defensores do Estado estarão atuando durante os cinco dias. A ação, realizada conjuntamente pelo Governo do Estado, Defensoria Pública de Pernambuco, Prefeitura do Recife e Tribunal de Justiça (TJPE), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ficar em dia com os fiscos. Quem possuir débitos de ICM, ICMS, IPVA, ICD, IPTU, ISS, ITBI e CIM poderá, até o dia 20, negociar com condições especiais, incluindo redução de multas e juros de até 90% e parcelamento em até 96 meses. A Coordenadora do Mutirão é a juíza Ana Luiza Câmara.

O objetivo do mutirão é solucionar o maior número de processos de execução fiscal, resultando em incremento na arrecadação estadual e municipal. Ao aderir às condições de negociação, o cidadão ganha duas vezes, pois, ao mesmo tempo em que regulariza sua situação, o pagamento retorna na forma de serviços e obras que melhoram sua cidade e o seu estado.

De acordo com o Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, foi disponibilizada uma sala de atendimento para a DPPE. “Numa demonstração de respeito, aliada ao reconhecimento da importância de nossa Instituição pelo Sistema de Justiça e do Governo do Estado, foi reservado um espaço digno para os assistidos e os membros da Defensoria Pública que atuarão no Mutirão de Negociação Fiscal”, destacou.

Miguel Coelho discute ações para Petrolina com o governador

Deputado Miguel Coelho (Foto: Roberto Soares)

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reuniu-se com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. O parlamentar levou uma série de demandas relacionadas à infraestrutura, saúde e educação para o município de Petrolina. Miguel ainda apresentou propostas para outras cidades do Sertão como Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Ouricuri.

Entre as reivindicações apresentadas, o deputado pediu prioridade para a recuperação e duplicação da Avenida Transnordestina. “O governador já está avaliando o caso mas assegurou que o projeto será elaborado pela Secretaria de Transportes”, informou Miguel.

O deputado também pediu a liberação de um terreno do Governo para a construção de uma sala de partos para o hospital Dom Malan. “Nesse caso, a negociação já está avançada e a perspectiva é o governador assinar um termo de cessão de uso já em agosto ou setembro”, detalhou o parlamentar.

Ganhe o Mundo embarca primeiro grupo de alunos da edição 2015


"Eu nunca tive essa oportunidade e sempre quis ter. O Governo de Pernambuco está dando uma chance aos alunos da rede pública estadual que se dedicaram. Esses jovens vão saber que todos os seus esforços foram recompensados, provando que, com dedicação e foco, é possível realizar os sonhos". A declaração do governador Paulo Câmara, após o embarque da primeira turma da edição 2015 do Ganhe o Mundo, traduz bem o espírito do programa, que assegura a estudantes de escola pública a possibilidade de trilhar um novo futuro, com novas experiências e oportunidades a partir de um intercâmbio.

Composto por 19 alunos, o grupo embarcou rumo a um período letivo de estudos no Uruguai. Trata-se da primeira turma que segue para o país da América do Sul em quatro anos de programa. O governador destacou a importância do intercâmbio para esses estudantes, que, além de voltarem mais seguros na prática do segundo idioma, estarão mais maduros depois da temporada longe de casa. "Jovens mais preparados terão mais condições de nos ajudar a desenvolver Pernambuco", garante Paulo.

O programa, criado em 2011, na gestão do ex-governador Eduardo Campos, já transformou o destino de mais de 3,4 mil jovens pernambucanos. Na edição de 2015, 1.011 alunos terão a oportunidade de participar da iniciativa. Na próxima sexta-feira, o Ganhe o Mundo envia mais um grupo de 54 jovens para a Nova Zelândia.

Petrolândia realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social no dia 22 de julho


O Conselho Municipal de Assistência Social, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE, promoverá a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 22 de Julho de 2015, a partir das 08h00, no auditório da Escola Dr. Francisco Simões de Lima, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. 

O evento tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visam a preparar tópicos para serem abordados na Conferência Estadual, e conta com a participação dos trabalhadores e usuários da assistência social. 

As inscrições de participantes serão realizadas no período de 13 a 17 de julho, no horário de 08h00 às 13h30min, na Sala dos Conselhos (antigo prédio do PETI/antigo Hospital).

Conselho Municipal de Assistência Social CMAS

Petrolândia: Missa de um ano de Delmiro Manoel Viana será realizada nesta quinta-feira (16)


Convidamos Familiares e Amigos para a Missa de 1 ano de falecimento do Sr. Delmiro Manoel Viana (Delmiro Bento) que será realizada nesta quinta-feira, dia 16/07/2015, às 19:30h na Igreja Matriz São Francisco de Assis, em Petrolândia.

Reprodução Facebook/Ivo Viana

PT lança nome de Lula para 2018, com defesa do presidente da legenda e divulgação oficial do partido


Para quem tinha dúvidas das intenções eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a página oficial do PT no Facebook tirou todas as dúvidas. O partido publicou em sua conta, nesta quarta (15), o meme acima, assinado pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão.

A antecipação do nome de Lula vem justamente em um momento em que o partido se divide entre apoio e críticas veladas a Dilma, que vive um momento complicado, com processos no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, no limite, poderiam levar a um processo de impeachment.

Para evitar a conotação de um rompimento com Dilma, a defesa de Lula é de “continuidade de um projeto”, embora a presidente mal tenha acabado de iniciar seu novo mandato.

Acusado de aplicar anabolizantes em mulheres é preso em Delmiro Gouveia (AL)

Ilustrativa
Jovem teria injetado substância de uso animal em dançarinas que deram entrada em hospital da cidade com complicações de saúde

Um jovem acusado de aplicar medicamentos de uso animal em pessoas foi preso, na manhã desta quarta-feira (15), na Rua Marechal Hermes da Fonseca, no bairro Eldorado, em Delmiro Gouveia. A prisão de Bruno Henrique Cavalcante de Lima, 21, foi realizada em cumprimento a mandados de busca, apreensão e prisão, expedidos pela 1ª Vara da Infância e Juventude do município.

Bruno Henrique foi encontrado em sua residência por policiais civis e militares, pertencentes à 24ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que é comanda pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), e o tenente-coronel Joaz Fontes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Na moradia, os policiais realizaram buscas por produtos anabolizantes, mas nada foi encontrado. Mesmo assim, como havia uma ordem de prisão, o acusado foi detido e levado para a sede da 1ª-DRP, onde ficou recluso para responder criminalmente por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Greve dos professores começa nesta quinta e deve deixar 200 mil estudantes sem aulas em Alagoas

Paralisação por tempo indeterminado começa nesta quinta-feira; categoria cobra reajuste de 13,01% e melhores condições de trabalho

Aproximadamente 200 mil estudantes da rede estadual devem ficar sem aulas com a greve dos profissionais da Educação, marcada para começar na quinta-feira (16). Os professores decidiram cruzar os braços para cobrar reajuste salarial de 13,01%, além de melhores condições de trabalho e o fim da 'precarização' da categoria.

A paralisação, que acontece por tempo indeterminado, foi anunciada na última sexta-feira (11), após assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). Segundo a presidente da entidade, Maria Consuelo Correia, os profissionais tentavam, desde maio, uma negociação com o Governo.

Ela diz que, até agora, os professores não receberam nenhuma contraproposta do Poder Executivo. “O Governo não nos procurou para uma contraproposta. A única proposta foi antes da assembleia geral e continuamos aguardando”, diz a presidente do Sinteal, que realiza um ato no Cepa nesta quarta para mobilizar a categoria.

Homens fingem ser policiais e assassinam agricultor no Sertão de PE

Bandidos invadiram casa da vítima, que foi morta dentro do quarto, onde estava escondida.

Um agricultor, de 53 anos, foi assassinado na noite da terça-feira (14) no Sítio Barrocão, Zona Rural de Parnamirim, no Sertão pernambucano. Ele estava dentro de casa quando cinco homens chegaram em um carro e quatro deles bateram à sua porta identificando-se como policiais.

Para poder abrir a porta, o agricultor pediu que os supostos policiais ligassem a sirene do veículo. Como os suspeitos não atenderam ao pedido, a vítima não destrancou a porta, que foi arrombada em seguida. Os bandidos invadiram a casa e assassinaram o agricultor dentro do quarto, onde ele estava escondido.

Grande inauguração de casa noturna agita Petrolina neste final de semana


O assunto já é um dos mais comentados entre o público jovem nas redes sociais da região. Neste final de semana, Petrolina vai ganhar o mais inovador espaço de baladas do Vale do São Francisco. A Boate FUN CLUB, que será inaugurada na sexta-feira (17), e a MAD HAUS, lançada no sábado (18), abrirão as portas com grande expectativa do público, e já agita a cidade.

A inauguração é dupla, mas ambas funcionam na mesma casa noturna. De acordo com os sócios que apostam no novo projeto, essa proposta segue uma tendência nacional para contemplar todos os gostos e estilos musicais e, naturalmente, atingir um público variado.

A FUN CLUB abrirá todas as sextas-feiras e vésperas de feriado, trazendo música ao vivo, nos ritmos que estão em destaque, como sertanejo universitário, forró estilizado, rock/pop, entre outros. Já nos sábados, o espaço ganha nova roupagem e se transforma na MAD HAUS, para atender um público alternativo que curte musica eletrônica e suas vertentes (pop, house, progressive), com DJ’s locais e de capitais próximas.

Bandidos atacam banco, Correios e viaturas na BA


Banco do Brasil e a agência dos Correios de Adustina, nordeste baiano, foram atacados na madrugada desta quarta-feira (15). As fotos dos estragos causados pela ação foram enviadas pelo internauta Jailson Rodrigues do Nascimento, por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.

"Foi mais de uma hora de pânico, os moradores que residem próximo viveram momentos de terror, a atitude dos criminosos foi assustadora. Os meliantes chegaram e de imediato atiraram no pneu de uma viatura que estava em frente à delegacia, depois chegaram à base da PM e efetuaram disparos na viatura, também", informou Jailson.

Nota da redação: O delegado Inaldo Santana confirmou a versão do internauta e acrescentou que aproximadamente 15 homens participaram da ação. "Nós ainda estamos providenciando a perícia, mas as primeiras informações dão conta de que eram três veículos. Os bandidos também jogaram grampos nas vias de acesso à cidade para dificultar a perseguição", acrescentou o policial.

Garanhuns: 9º BPM realiza reunião preparatória de efetivo para o Festival de Inverno


Na manhã de ontem, 14, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, foi realizada reunião preparatória do efetivo do 9º BPM, tendo em vista o XXV FIG - Festival de Inverno de Garanhuns, que acontecerá de 16 a 25 de julho.

O Tenente Coronel PM Ely Jobson, Comandante do 9º BPM - Batalhão Arruda Câmara, o "Gigante das Sete Colinas", expressou sua gratidão em comandar a unidade militar e conclamou toda tropa a cumprir seu papel no Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, bem como, enfatizou o perfil histórico do evento e sua importância no calendário turístico pernambucano, o qual atrai turistas nacionais e internacionais devido as atrações, consagradas no cenário nacional e local.

Petrolândia: II noite de trocadores de livros acontece nesta quarta-feira (15) no Centro Cultural


Relacionada
Clique> Blog de Assis Ramalho recebe livros de Abdias Moura

As três faces do amor
Como a guerra chegou à Floresta Amazônica
O Recife dos romancistas: paisagens, costumes, rebeliões
O Sumidouro do São Francisco: origem dos conflitos no Brasil
Sexo, Nação e Cor: ensaio sobre o preconceito

Recado do professor Abdias Moura. Clique para ampliar; se clicar pela 2a vez a ampliação será maior
O Recife dos Romancistas: Paisagens, Costumes, Rebeliões
Matérias relacionadas:

Parceria entre Sistema Comicro e Boa Vista facilita Certificação Digital para Microempresas


Se você é dono do seu próprio negócio já precisou ou, com certeza, vai precisar da Certificação Digital. Ele é um documento eletrônico que identifica, de forma segura, empresas, sistemas e informações no mundo digital. Com a certificação é possível assinar documentos e identificar-se junto à instituições que exigem comprovação precisa e absolutamente segura da sua identidade.

Pensando em facilitar a vida dos pequenos empresários que precisam do serviço, a Comicro está trabalhando em Parceria com a Boa Vista Certificadora. O convênio “guarda-chuva” estabelece que as Federações das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em todo o Brasil possam se tornar autoridade de registro da Certificação Digital.

Praticamente obrigatório para as microempresas atualmente, o Certificado digital garante proteção e validade jurídica às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados. O certificado, por exemplo, dispensa o reconhecimento de firma em cartório e atribui validade jurídica a documentos eletrônicos. Contadores, advogados, médicos, corretores de seguros e empresários de qualquer segmento podem assinar e enviar eletronicamente documentos como Declaração de Imposto de Renda, Notas Fiscais, SPED Fiscal e Contábil, simplificando a declaração das suas obrigações acessórias junto ao Fisco.

Prefeitura de Tacaratu divulga nota de agradecimento ao SESI-PE pela passagem do Cine SESI Cultural no município


Cine SESI Cultural esteve em Tacaratu nos dias 10, 11 e 12 deste mês (Foto: Ascom PMT)

Com sinceros préstimos de estima e apreço, venho por meio desta, em nome de todos que fazem a Prefeitura municipal de Tacaratu. Agradecer aos profissionais, produtores e diretores do SESI-PERNAMBUCO pela grande parceria no sucesso extraordinário que foi o PROJETO CINE SESI CULTURAL. Durante os dias 10, 11 e 12 de Julho do corrente, tivemos em nosso município um espetáculo jamais visto antes. Nossa linda praça de eventos transformou-se numa enorme sala de cinema, com filmes de alta qualidade sempre nos oferecendo um espetáculo à parte. Por fim agradecemos em especial a toda população Tacaratuense pela enorme participação, aonde chegamos ao número de 3.000 espectadores nos três dias de evento. Com tudo isso, o sucesso do evento mostra não só a grande participação dos nossos munícipes em prestigiar a nossa cultura, mas também o trabalho íntegro e positivo do Secretário Gilson Gomes responsável pelo departamento de Cultura e o compromisso sério da administração do Prefeito José Gerson.

Cordialmente!

José Gerson da Silva
Prefeito

Gilson Gomes Barbosa
Departamento de Cultura

PREFEITURA DE TACARATU
CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

Fonte: Prefeitura Municipal de Tacaratu

Aneel garante a Humberto mais rigor sobre a Celpe

O senador Humberto Costa e o diretor da Aneel Reive Barros dos Santos discutem problemas na prestação de serviços de energia elétrica em Pernambuco (Foto: Gabinete do senador Humberto Costa)

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive Barros dos Santos garantiu, nesta terça-feira (14), ao líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que o órgão poderá modificar normas internas para endurecer as penalidades contra a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e as operadoras de energia que não prestarem serviços adequados aos consumidores.
O diretor da Aneel esteve no gabinete do parlamentar em resposta a um pedido de explicações de Humberto sobre quais ações a agência tomaria em relação às mortes por descargas elétricas ocorridas em Pernambuco nos últimos anos.

Reive dos Santos disse que a diretoria colegiada da Aneel poderá regulamentar punições mais rigorosas em casos de falecimentos em vias públicas. De acordo com o diretor, a morte de um morador de rua no Recife Antigo, no último dia 3, foi causada por uma caixa de fiação destampada, possivelmente, por uma ação humana não autorizada. Após perder o equilíbrio, a vítima ainda tocou em um poste, recebendo a descarga elétrica. 

A Celpe confirmou a ocorrência e informou que o incidente ocorreu em um circuito de iluminação pública subterrânea, que pertence à Prefeitura do Recife. O diretor explicou a Humberto que a agência deverá alterar normas para que caixas de fiação como essas não fiquem expostas à ação de transeuntes.

Senado aprova projeto que permite internação de menores por até dez anos

O texto prevê que tanto os jovens que cometerem crimes hediondos, quanto os que praticarem crimes menos graves, deverão obrigatoriamente estudar nas casas de recolhimento até concluir o ensino médio profissionalizante.

O plenário do Senado aprovou ontem (14) o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), na forma do substitutivo do senador José Pimentel (PT-CE), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir o aumento do tempo de punição para menores de idade que cometerem crimes hediondos, exceto tráfico de drogas.

O relator acolheu emenda do autor do projeto para ampliar o tempo máximo de recolhimento do menor de oito para dez anos. Atualmente, o tempo máximo de punição para qualquer tipo de crime praticado pelos menores é de três anos. Os jovens que praticarem esse tipo de crime ficarão recolhidos em um sistema diferente dos demais adolescentes, mas também diferente dos presídios comuns para adultos. A exclusão do crime de tráfico de drogas do grupo de tipos que poderão implicar em aumento de pena foi justificada pelo senador José Serra.

Plano de marketing de relacionamento ganha destaque e supera expectativa


A consultora da Hinode Kaline Alves apostou no Plano de Marketing de relacionamento para ganhar destaque do belo trabalho que está executando. Trata-se de uma aliança estratégica com profissionais de outras áreas, e com isso, expandir sua rede e consolidar na categoria ouro da empresa.

Sob orientação do amigo e Consultor de Marketing, Fernando Cruz definiu todo o processo a ser projetado para campanha promocional, valorização da marca e fidelização de clientes.

A escolhida para a campanha foi Débora Barros por ter o perfil ideal, com características marcantes e traços que revelam uma mulher moderna, elegante e decidida.

Aos cuidados de Cryslaine Samara da cidade de Arcoverde-PE, que situa na categoria Diamante da Hinode, que usou a maquiagem Bellaoggi Itália onde detalhou com muito cuidado e técnica aprimorada para que o trabalho fosse contemplado com leveza e suavidade.

Frases do dia 15/07/2015: Coletânea IHU Online

Charge: Alves em Blog Painel da Folha de S. Paulo
Óleo na fogueira

“Se a situação do Planalto já era duríssima no Congresso, a operação Politeia tornou ainda mais frágeis as condições de governabilidade de Dilma Rousseff. Aliados de PTB, PP e PSB, que ainda garantiam votos em projetos prioritários à equipe econômica, foram atingidos pelas buscas e estão nervosos. O PMDB, até aqui livre das diligências, já sabe que será o próximo da lista e promete dar o troco. A confusão é tanta que um policial apelidou a ação de "Politeia desvairada” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-07-2015.

Paternidade

“A tradicional disputa entre a Polícia Federal e o Ministério Público contaminou até a escolha do nome da operação. O procurador-geral, Rodrigo Janot, queria "Adsumus" (aqui estamos). Prevaleceu a ideia dos federais, uma alusão à cidade de Platão onde a ética se sobrepõe à corrupção” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-07-2015.

Prefeito Gustavo Caribé (PSB) cumpre agenda de reuniões na sede da Codevasf, em Petrolina

Prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé, durante reunião com Elijalma Augusto e Giuliano Ladeira (Foto: Ascom PMBSF)

O prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (PSB), esteve, na última segunda-feira (13), na sede da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) para tratar de assuntos de interesse do município.

A primeira reunião, que aconteceu com a presença do Dr. Elijalma Augusto (Gerente de Revitalização) e Dr. Giuliano Ladeira (Chefe da 3°GRD/UIP), serviu para tratar da doação de tubos de PVC, por parte da Companhia de Desenvolvimento, para a continuidade dos serviços de saneamento em vários bairros, além dos distritos de Riacho Pequeno e Ibó.

Em seguida, o prefeito Gustavo Caribé esteve com o Gerente Regional de Irrigação, Dr. José Costa, desta vez para acompanhar o andamento da aquisição de um flutuante para o Projeto Manga de Baixo. O objeto havia sido solicitado ao prefeito durante reunião com a associação de moradores da localidade, há alguns dias atrás.

Petrolândia: Compesa comunica falta de água na manhã desta quarta-feira (15)


A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que, na manhã desta quarta-feira (15/07/2015) está suspenso o fornecimento de água, para conserto na ETA (Estação de Bombeamento), localizada na serrota.

A liberação do abastecimento está prevista para o início da tarde de hoje.

Desde já agradece a compreensão de todos.

Maria Aparecida B. de Lucena
Compesa Petrolândia

Ipem-PE reprova 68% dos berços infantis fiscalizados


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor e as relações de consumo, encontrou irregularidades em berços infantis disponíveis no comércio.

No total foram fiscalizados 16 produtos, sendo 68,75% reprovados. Os berços infantis devem ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos aprovados pela Portaria 269/2011 e devidamente registrados no Inmetro. Fabricantes, importadores e comerciantes que apresentarem produtos não conformes e sem o selo de identificação da conformidade estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS – O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco tem intensificado a fiscalização de produtos a fim de garantir que os consumidores estejam seguros em fazer suas compras de acordo com as normas nacionais. O consumidor desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 081 15 26, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

O que observar antes de escolher um berço:

Gols de Rivaldo e Rivaldo Júnior no mesmo jogo entram para a história


Rivaldo não cansa de fazer história no futebol. Camisa 10 legítimo, o pernambucano foi eleito o melhor jogador do mundo em 1999, campeão da Copa do Mundo em 2002, brilhando na Ásia, além do amplo destaque enquanto vestiu a camisa do Barcelona. O currículo é extenso. E aos 43 anos o craque escreveu mais um capítulo. Há alguns anos, no Mogi Mirim, onde também exerce a função de presidente, já havia realizado o sonho de atuar ao lado do filho, Rivaldo Júnior, hoje com 20 anos e oriundo da base do clube.

Agora, em 14 de julho de 2015, os dois foram além. Se já era raro pai e filho em campo, até então com um caso na Islândia, em 1996, imagine com ambos marcando gols. Pois aconteceu. Contra o Macaé, pela Série B, no mesmo Mogi, a dupla teve um primeiro tempo primoroso, com dois gols de Rivaldinho, nascido em São Paulo, e um de Rivaldo, natural de Paulista, cobrando pênalti.

Biblioteca Municipal de Jatobá é referência no Sertão Pernambucano

Foto: Ascom PMJ

A Secretaria de Educação de Jatobá, por meio da Biblioteca Pública Municipal e do Tele Centro Municipal, tem oferecido aos cidadãos jatobaenses um espaço e material propício para estudos, pesquisas, leituras, interatividade, tecnologia digital etc. A biblioteca é frequentada por uma média de 400 pessoas por mês. São crianças, adolescentes, jovens, adultos, estudantes, universitários, religiosos, indígenas, políticos.

Os visitantes buscam conhecimento e cultura. Dentre os livros e conteúdos disponíveis e as atividades praticadas pelo público que visita a Biblioteca e o Tele Centro estão: literatura infantil, didática, sociologia, psicologia, filosofia, crônicas, contos, cultura, mitologia, TV, teatro, cinema, música, dança, romance, poesia, geografia, matemática, física, química, biologia, meio ambiente, história, dicionários, enciclopédias, alimentação, saúde, gramática, jornalismo, cultura, esporte, entretenimento, pinturas e artesanato.

A Secretaria Municipal de Educação ainda oferece gratuitamente ao cidadão jatobaense, na Biblioteca e no Tele Centro, os seguintes materiais/serviços: impressões, papel ofício, cartolina, lápis de cor, lápis grafite, hidrocor, cola, dentre outros.

A parceria do Governo Municipal e Governo Federal contemplou a Biblioteca Virtual com link dedicado de 1 megabyte, melhorando a velocidade e a qualidade da internet do local. Pode-se destacar que a Biblioteca Municipal de Jatobá é umas das melhores dos municípios pernambucanos de até 20 mil habitantes, com acervo bibliotecário diversificado e sempre atualizado.

Portal Jatobá/Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá