Postagens

Mostrando postagens de Outubro 1, 2014
Publicidade

Disque 100 recebe mais denúncias de homofobia em quatro dias que em três anos

Imagem
Em apenas quatro dias, o serviço telefônico Direitos Humanos – Disque 100 recebeu 6 mil denúncias de homofobia, em relação às declarações do candidato à Presidência da República Levy Fidelix (PRTB). O número de chamadas é maior que o registrado nos últimos três anos, segundo balanço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), que mantém o serviço.

Em 2011, foram 1.159 denúncias; em 2012, 3.031; e em 2013, 1.695. Ao todo, foram 5.885 casos nesses três anos. O primeiro semestre de 2014 mostrava que o número vinha diminuindo. Entre janeiro e junho, foram 537 casos relatados, 48,56% menos do que os 1.044 contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Segundo a SDH, nos últimos anos, as denúncias foram motivadas por casos como violência física, violência psicológica, discriminação e negligência. Já todas as denúncias feitas entre domingo (28) e hoje (1º) foram relacionadas às declarações do candidato.

Após ser questionado pela candidata Luciana Genro (PSOL) s…

João Paulo tem 36% e Fernando Bezerra 30%, aponta pesquisa Ibope

Imagem
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 36% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 30%. Simone Fontana (PSTU) e Albanise Pires (PSOL) aparecem com 1% cada. Já Oxis (PCB) não alcançou 1% das intenções de voto.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 23 de setembro, João Paulo aparecia com 34% e Fernando Bezerra Coelho, com 28%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quinta pesquisa do Ibope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:
João Paulo (PT) - 36% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 30%
Brancos e nulos - 12%
Não sabe ou não respondeu - 20%

Realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 81 municípios.

G1

Ibope diz que Paulo Câmara tem 42% e Armando Monteiro 34%

Imagem
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 42%
Armando Monteiro (PTB): 34%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 23 de setembro, Paulo Câmara aparecia com 39% e Armando Monteiro, com 35%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quinta do Ibope após o registro das candidaturas.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 43%
Armando Monteiro (PTB): 34%
Brancos e nulos: 8%
Não souberam responder: 14%

Realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 81 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é …

Presidentes de entidades do setor sucroalcooleiro declaram apoio a Paulo e Fernando

Imagem
Candidato ao Governo garantiu diálogo para reverter efeitos da política perversa do Governo Federal (Foto: Wagner Ramos)
Os presidentes da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana no Estado de Pernambuco (Sindicape), Alexandre Andrade Lima e Gerson Carneiro Leão, respectivamente, declararam apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB), e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), na manhã desta quarta-feira (1). Em um encontro na sede da AFCP, com diretores de ambas as entidades, além do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), os socialistas receberam, além das palavras de incentivo, um documento com sugestões e demandas do setor para sua futura gestão.

"Quando fui secretário Estadual da Fazenda, pude acompanhar de perto e discutir com a associação e os sindicatos as questões da atividade da cana-de-açúcar. A partir de 2015, vamos continuar juntos, enco…

Distrito Federal registra formação de tornado pela primeira vez

Imagem
O tornado danificou parte da cobertura do aeroporto de Brasília, bem como parte do toldo do estacionamento (Foto: Corpo de Bombeiros do DF)
Uma forte chuva veio acompanhada de um tornado na tarde de hoje (1º), em Brasília. É a primeira vez que há um registro do fenômeno meteorológico na capital federal. O tornado formou-se na região próxima ao aeroporto de Brasília e provocou danos no local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a formação do tornado e registrou ventos de 95 quilômetros por hora.

Parte da cobertura do aeroporto, bem como parte do toldo do estacionamento, foram atingidos. A Inframerica, concessionária do aeroporto, informou que está avaliando quantos automóveis foram danificados com a queda da estrutura e adiantou que os proprietários dos carros atingidos serão ressarcidos. O aeroporto ainda ficou fechado para pousos e decolagens entre as 14h26 e as 15h53.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado é consider…

Armando registra seu plano de governo e elege a educação como prioridade

Imagem
Foto: Leo Caldas
O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) registrou, na tarde desta quarta-feira (1º), o seu programa de governo no 2º cartório de Ofício do Recife. Nesse documento, que possui cerca de 300 páginas, o petebista traça as diretrizes, metas, projetos e programas que vão nortear o seu governo pelos próximos quatro anos. No material, também estão presentes as principais propostas apresentadas por Armando ao longo dos últimos meses, seja nos programas do guia eleitoral na tevê e rádio ou nos debates e atividades de campanha. Armando destacou a educação como a prioridade de seu governo.

“Viemos registrar o nosso programa de governo para que as propostas e compromissos fiquem devidamente registrados. É muito importante que a população possa, amanhã, confrontar o que o governo, efetivamente, realiza com aquilo que foi prometido”, afirmou Armando, no ato da entrega do material. “O registro é um ato importante para marcar esse elenco de compromissos que estamos assumindo”, …

Aquecimento global pode criar “refugiados climáticos” nos EUA

Imagem
O aumento das temperaturas poderá provocar enormes modificações populacionais nos Estados Unidos.
Os alasquianos devem ficar no Alasca. Os moradores do meio-oeste e do noroeste-Pacífico dos Estados Unidos, também. Os cientistas que tentam prever as consequências da mudança climática dizem que veem poucos portos seguros para as tempestades, enchentes e secas que certamente se intensificarão nas próximas décadas. Mas algumas regiões dos EUA se sairão melhor que outras, acrescentam eles.

Esqueçam a maior parte da Califórnia e o sudoeste dos EUA (seca e incêndios). O mesmo vale para uma boa extensão da costa leste e do sudeste (ondas de calor, furacões, aumento do nível do mar). Washington, a capital, por exemplo, também poderá ser uma zona de enchentes até 2100, segundo uma estimativa divulgada na semana passada.

Mas considere Anchorage (Alasca). Ou mesmo, talvez, Detroit (Michigan).

“Se você não gosta de calor e não quer ser atingido por um furacão, as opções de aonde deve ir são muito …

Conselheiro Ranilson Ramos visita a Facape e propõe parceria com o TCE

Imagem
Ranilson Ramos e Rinaldo Remígio (Foto: TCE-PE)
O conselheiro Ranilson Ramos fez uma visita protocolar à Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) com o objetivo de discutir parcerias entre ela e o Tribunal de Contas de Pernambuco. Ele foi recebido pelo presidente da autarquia, Rinaldo Remígio e servidores da instituição.

Na ocasião, o conselheiro propôs uma parceria entre os dois órgãos para a oferta de cursos de capacitação através da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG). “Quero colocar meu gabinete à disposição desta instituição, discutindo parcerias para que o Tribunal ajude no exercício do controle interno, assim como das demais autarquias municipais. A Escola de Contas disponibiliza cursos de capacitação e de aperfeiçoamento”, afirmou Ranilson.

Segundo o conselheiro, a ida à Faculdade foi uma forma de retribuir uma visita feita ao TCE, dias antes, pelo professor Rinaldo Remígio. “Aqui também estou para retribuir a visita do professo…

Casa das Juventudes de Petrolândia sedia encontro para criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

Imagem
A Casa das Juventudes de Petrolândia promoveu, na tarde desta quarta-feira (1°), a primeira reunião do NUCA Central - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O objetivo do encontro foi planejar as ações para abertura do NUCA no município.

O que é o NUCA?
* Um coletivo de adolescentes engajados nas transformações que queremos para nossa cidade;
* Um grupo que estuda sua fase de vida para ampliar direitos e viver os deveres;
* Uma articulação que possibilita uma participação efetiva dos adolescentes no processo do Selo;
* Sua composição deve ser no mínimo de 15 adolescentes e deve garantir a diversidade adolescente da cidade.

A criação do NUCA é uma ação prioritária para a Conquista do Selo UNICEF e a primeira atuação dos adolescentes do NUCA acontecerá na Semana do Bebê.


Informações/fotos: Cleidinha Santos/Coordenadora da Casa das Juventudes

Jatobá/Itaparica: Resultados do 'baba' da Associação Pó de Serra no domingo (28)

Imagem
Campo da Associação Pó de Serra, em Itaparica (Jatobá-PE) Foto: Jair Souza
Nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé, envia os resultados das peladas da Associação Pó de Serra, disputadas no campo da sede da entidade, em Itaparica, município de Jatobá (PE). Confira. 
Primeiro tempo: 7 às 8 da manhã  Placar: Camisa Azul 1 x 0 Camisa Vermelha Camisa Azul Gol: Flávio Escalação: Geraldo, Valdir, Aricleto, Moisés, Naldo, Bolinha, Vagner, Osmando, Sandro, Nego e Flávio Camisa Vermelha Escalação: Touro, Catinha, Bangu, Elói, Evandro, Eraldo, Emanuel, Sílvio, Chimba, Juvenal e Sapatão
Segundo tempo: 8 às 9 horas Placar: Camisa Azul 5 x 5 Camisa Vermelha Camisa Azul Gols: Sandro (02), Moisés, Mozar Escalação: Geraldo, Pedro, Mozar, Teo, Moisés, Nego, Tema, Quel, João, Touro e Sandro Camisa Vermelha Gols: Sílvio (03) e Elói (02) Escalação: Bráulio, Catinha, Eraldo, Tales, Elói, Sílvio, Bangu, Evandro, Adriano, Chimba e Juvenal.
Redação do Blog de Assis Ramalho  Informações e foto: Jair Souza

Justiça autoriza publicação de livro que aponta homossexualidade de Lampião

Imagem
Após três anos de brigas na Justiça, o escritor e juiz aposentado Pedro de Morais teve autorização para lançar o livro Lampião, o mata sete, que, mesmo antes de ser publicado, tem causado polêmica. A principal revelação da obra é uma suposta homossexualidade de Virgulino Ferreira. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1º/10) pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), baseada na garantia do direito à liberdade de expressão.

No processo, o desembargador Cezário Siqueira Neto aponta que, no caso de familiares se sentirem ofendidos pelo conteúdo “podem se valer dos meios legais cabíveis”. Para o jurista, impedir a publicação seria “medida de censura”. A outra parte do processo é a neta de Lampião, Vera Ferreira.

O livro, de 306 páginas, ainda não tem data para ser lançado. Segundo o autor, há mil exemplares prontos e uma tiragem de 10 mil livros encomendada. Para o escritor e pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, a obra traz uma distorção. “Pela biografia …

Paulo apresenta Programa de Governo aos pernambucanos

Imagem
Socialista reuniu iniciativas demandadas pela própria população em uma ferramenta participativa e inovadora (Foto: Wagner Ramos)
Após um intenso processo de ouvir os pernambucanos de todas as regiões do Estado, o candidato Paulo Câmara (PSB) apresenta, nesta quarta-feira (1o.), o seu Programa de Governo. O documento, que está dividido em quatro eixos fundamentais (Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Gestão Participativa e Transformadora), reafirma o compromisso do socialista e dos 21 partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco (PSB, PMDB, PSD, PCdoB, DEM, SDD, PDT, PR, PTC, PTN, PPL, PV, PPS, PHS, PSL, PTdoB, PRP, PSDB, PMN, PSDC e PROS) em promover uma administração - no período de 2015 a 2018 -, com foco nas demandas sugeridas pela sociedade. O conteúdo completo do instrumento será disponibilizado no site da campanha de Paulo (http://avanca.pe).

As diretrizes apontadas no Programa de Governo também dialogam diretamente co…

Petrolândia: Dia do Idoso é comemorado com missa na Paróquia São Francisco de Assis

Imagem
Padre Luciano, da Paróquia de Inajá (Fotos: Assis Ramalho)
Aniversariante do dia, José Novaes, popularmente conhecido como 'José Gordinho', recebeu o "Parabéns a Você" no final da celebração

Na manhã desta quarta-feira (1º) a Igreja  São Francisco do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou Missa em Ação de Graças para marcar a passagem do Dia do Idoso, comemorado hoje. A missa foi celebrada pelo padre Fernando, da Paróquia local, e padre Luciano, da Paróquia de Inajá.

Como já é tradição, a Paróquia de Petrolândia realiza a Missa dos Idosos na programação da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis. Alguns dos idosos, devido à fragilidade da saúde, recebem a ajuda de voluntários para fazer parte da celebração. Na Igreja Matriz, os participantes foram presenteados com lembranças do evento religioso. 
Após a missa, os idosos participaram de confraternização no salão da Casa Paroquial, onde foi servido o almoço. Na programação do momento recreativo, …

Marina diz que está no segundo turno e promete 10% da arrecadação à saúde

Imagem
Foto: Divulgação No penúltimo dia de campanha, em visita à favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, prometeu que, se for eleita, destinará 10% da arrecadação bruta da União à área da saúde.

Marina demonstrou convicção de que estará no segundo turno e reiterou promessas feitas no mesmo local pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que encabeçava a chapa do PSB à Presidência, tendo a ex-senadora acriana como candidata a vice-presidenta. Campos morreu no dia 13 de agosto, em acidente aéreo, na cidade de Santos, e Marina tornou-se líder da chapa socialista, tendo como vice o deputado gaúcho Beto Albuquerque.

Além de um hospital, Marina disse que planeja outras benfeitorias para a localidade, como creches e escolas. Para chegar à sede da União dos Moradores e do comércio de Paraisópolis, a candidata usou uma van, que foi escoltada por policiais à paisana. Em discurso, ela destacou que tem ouvido muitas quei…

Adversários se unem em Carpina em eventos da Frente Popular

Imagem
Vice de Paulo Câmara, Raul Henry foi ao município acompanhado de Pedro, filho de Eduardo Campos (Foto: Andréa Rêgo Barros)
Seguindo o roteiro da última semana de campanha, o candidato a vice-governador pela Frente Popular, Raul Henry (PMDB), teve a ajuda do filho de Eduardo Campos, Pedro Campos, em uma grande caminhada e comício que lotaram a cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte. A agenda foi organizada pelo prefeito Carlinhos do Moinho, mas reuniu representantes das principais forças políticas do município, em apoio à candidatura de Paulo Câmara ao Governo do Estado.

Além do prefeito, participaram dos eventos a sua filha Cássia do Moinho, que é candidata a deputada estadual; a ex-prefeita de Tracunhaém Graça Lapa, casada com Carlos Lapa, candidato a deputado federal; Martinha Guerra, filha da vice-prefeita Marta Guerra, representando o deputado estadual Antônio Moraes, que tenta a reeleição; o deputado estadual e candidato a federal João Fernando Coutinho; e Marcos Alencar, filho d…

Petrolândia: Ao lado de Tadeu Alencar, Dr. João Lopes (PSB) mostra força em grande ato de campanha no centro da cidade

Imagem
Abraçados, Dr. João e Tadeu Alencar (Fotos: Assis Ramalho)


Em Petrolândia, o médico João Lopes (PSB), candidato a deputado estadual participou de grande ato de campanha. na noite dessa terça-feira (30). Em companhia do candidato a deputado federal Tadeu Alencar (PSB), Dr. João mostrou sua força com grande carreata pelas principais avenidas da cidade.
A concentração para o evento aconteceu na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, na Quadra 03, no largo da Comercial JS, e seguindo em caminhada e carreata composta por grande número de veículos. O percurso incluiu a Quadra 01, a Orla Fluvial e o centro comercial, com término em frente ao comitê eleitoral do candidato Dr. João Lopes, situado na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 04. Ali, foi realizado comício relâmpago no qual os candidatos expuseram as suas propostas, sob efusivos aplausos do público.

Após o comício, o candidato Dr. João falou à nossa reportagem sobre o ato e os rumos da reta final de sua campanha.

Perguntamos ao c…

Detran-PE lança projeto-piloto de agendamento online para vistoria de veículos

Imagem
Foto: Cláudio Eufrasino/Detran-PE
A partir de 08 de outubro, qualquer cidadão que precisar realizar o serviço de vistoria veicular no Detran-PE precisará agendar previamente este atendimento por meio do site do órgão, o www.detran.pe.gov.br. O cidadão já pode agendar horários de vistoria para o mês de outubro por meio do site do Detran (www.detran.pe.gov.br).

O objetivo do agendamento online para Vistoria Veicular é promover a máxima redução das filas de espera. Nesta primeira etapa, o agendamento online para vistoria estará disponível para as unidades de atendimento onde a procura pelo serviço é maior:

No Recife: na sede (localizada no bairro da Iputinga), Shopping Tacaruna e na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), localizada às margens da BR 101, no sentido Aeroporto. Importante lembrar que a DUAT faz vistoria especificamente de táxis e coletivos.

Em Jaboatão dos Guararapes: Shopping Guararapes
Em Paulista: Shopping Norte Janga
Em Caruaru: Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretra…

Vazão continua reduzida no São Francisco até 31 de outubro

Imagem
Represa de Itaparica, em Petrolândia-PE, apresentava volume útil de 19,39% no dia 29 de setembro, conforme relatório da Chesf/ANA (Foto: Lúcia Xavier)
O Diário Oficial da União desta terça-feira (30.09) com a resolução da Agência Nacional de Águas – ANA, através da qual prorroga a vazão reduzida do rio São Francisco até o dia 31 de outubro. O documento, assinado pelo presidente do órgão federal, Vicente Andreu Guillo, argumenta que a medida foi tomada, dentre outras, pela necessidade de se manter os níveis dos principais reservatórios de águas, responsáveis pela geração de energia elétrica para o país.

A resolução publicada ontem cita todas as anteriores, datadas desde 2013, as quais vem solicitando insistentemente a vazão reduzida do Velho Chico, de 1.300 m³ para 1.100 m³ por segundo. O documento alerta para a necessidade de a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf apresentar as devidas certidões solicitadas pela ANA.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São F…

População parabeniza Armando pelo debate da Globo

Imagem
Foto: Leo Caldas
O bom desempenho de Armando Monteiro (PTB) no último debate na televisão entre os candidatos a governador de Pernambuco, na Rede Globo, ontem à noite, foi bastante elogiado nas ruas pela população. Durante uma panfletagem realizada em frente às sedes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na manhã desta quarta-feira (1º), muitas pessoas externaram a satisfação com a postura do petebista e aproveitaram para declarar apoio e votos.

Em contrapartida, a população condenou a prática do candidato Paulo Câmara (PSB), principal oponente de Armando. A fuga do confronto direto e a falta de respostas a importantes questionamentos feitos no debate, como o gasto de mais de R$ 4,4 bilhões do governo do Estado em tecnologia da informação na saúde e a falta de explicação de quem são os principais financiadores de campanha, foram algumas das queixas das pessoas com o socialista.

”Gostei de sua postura. Paulo Câ…

Receita intima quase 400 mil contribuintes do Simples para quitar dívidas

Imagem
A Receita Federal intimou, em setembro, 396 mil contribuintes que devem ao Simples Nacional para que regularizem suas dívidas.

Segundo o Fisco, a medida está prevista na Lei Geral do Sistema Simplificado de Cobrança de Impostos e é um procedimento adotado anualmente. O número de intimados equivale a 9% do universo de optantes que têm dívidas com a Receita ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O objetivo da ação é oferecer a oportunidade para que os devedores regularizarem as dívidas e possam, dessa forma, continuar usufruindo dos benefícios do Simples Nacional.

O contribuinte pode regularizar as pendências pagando à vista ou aderindo ao parcelamento de débitos em até 60 meses. O parcelamento pode ser requerido diretamente no site da Receita Federal na internet, não sendo necessário comparecer às unidades de atendimento. Com a intimação, a Receita espera que 90% dos devedores regularizem as dívidas.

Cartilha orienta população sobre direitos dos idosos

Imagem
Artigo 15, Parágrafo 2º, do Estatuto do Idoso: "Incumbe ao poder público fornecer ao idoso, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, mediante apresentação de identificação com foto, CPF e prescrição médica"
A Secretaria do Idoso promoveu hoje (01), no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal, o lançamento da Cartilha do Idoso - A Pessoa Idosa e Seus Direitos Legais, publicação destinada a ressaltar a importância da inserção de pessoas com 60 anos ou mais na sociedade e reforçar os direitos dessa parcela da população.

A cartilha busca conscientizar a população sobre a importância da contribuição que os idosos podem dar para a sociedade. "Hoje a gente enxerga o idoso como uma pessoa integrada na sociedade, com mobilidade, vivendo ativamente. Tem sumido aquela figura estereotipada do idoso ser aquele velhinho com bengala. Acho que a gente tem de abolir aquele símbolo", afirma o coordenador adjunto de monitoramento da Casa Civil do Distrito F…

MPPE recomenda garantir o perímetro de segurança escolar em Petrolândia e Jatobá

Imagem
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos municípios de Petrolândia e Jatobá (Sertão de Itaparica) que tomem medidas para garantir o respeito ao perímetro de segurança escolar, instituído pela Lei Estadual 10.454/90. O perímetro é a área compreendida em um diâmetro de 100 metros no entorno de unidades de ensino, onde devem ser aplicadas restrições legais para a atuação de bares, restaurantes e estabelecimentos afins, com o intuito de preservar os estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar da violência, do consumo de produtos nocivos à saúde, tráfico e exploração sexual.
A principal iniciativa indicada pela promotora de Justiça Sarah Lemos Silva é que os prefeitos de Petrolândia e Jabotá, Lourival Simões e Robson Barbosa, encaminhem, em um prazo de 30 dias, projetos de lei que estabeleçam a expedição de alvarás de funcionamento para bares, restaurantes, barracas fixas ou móveis, trailers, carrocinhas e similares.

Nesses projetos de leis municipais de…

UPAE atende população em Feira de Saúde e Cidadania em Garanhuns‏

Imagem
Aconteceu na última sexta-feira (26), em Garanhuns, o Projeto Colmeia - Feira de Saúde e Cidadania, realização do Serviço Social do Comércio (Sesc). A Praça Cultural Mestre Dominguinhos recebeu milhares de pessoas durante todo o dia, que foram atendidas por dezenas de instituições com diversos serviços, com ações educativas e preventivas de saúde e de cidadania, emissão de documentos e orientações em diversas áreas.

A UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira (UPAE Garanhuns) participou do evento proporcionando Teste de Acuidade visual; Teste Glicêmico e Pressórico; IMC e Teste da linguinha, quase mil atendimentos foram realizados, um deles foi do senhor José Oliveira, residente no Sítio Baixa do Imbé, em Garanhuns, e que fez o teste de glicemia. "Tenho pressão alta e gosto sempre de ver se está tudo em ordem" - Disse após o procedimento.

Alguns dos profissionais de saúde da UPAE que estiveram na feira: Técnico em Oftalmologia - Adoniran Rafael Peixoto, Técnica em Enfermage…

Justiça Eleitoral: confira o que fica proibido de quinta a domingo

Imagem
Com a proximidade do primeiro turno das eleições no domingo (5), a Justiça Eleitoral tem algumas regras que não podem ser esquecidas por candidatos, partidos políticos e coligações.

Segundo a Lei Eleitoral, amanhã (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas de campanha, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa, entre as 8h e a meia-noite.

Quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio. Debates iniciados no dia 2 podem se estender, no máximo, até as 7h do dia 3 de outubro. Também até amanhã, partidos políticos e coligações terão que indicar à Justiça Eleitoral o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados de partido que estarão habilitados a acmpanhar os trabalhos de votação.

Sexta-feira (3) será a data limite para que se faça a divulgação paga, na imprensa escrita, a r…

Romário entra em campo e reforça o palanque de Fernando Bezerra

Imagem
A campanha do candidato a senador da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho, ganhou um reforço de peso no último dia do guia eleitoral. O tetracampeão do mundo Romário entrou em campo para pedir votos ao companheiro de PSB, nesta quarta-feira (1°), na propaganda gratuita de rádio.

Também candidato a senador, mas pelo Rio de Janeiro, Romário pede aos pernambucanos o apoio a Fernando para formar uma equipe forte no Congresso Nacional. “Quando chegar ao Senado, quero bater um bolão com o 400 pernambucano, Fernando. Agora somos todos do mesmo time”, afirma o “Baixinho”.

O guia ainda traz um bate-papo de Fernando com o candidato a governador, Paulo Câmara. “Nós fomos secretários juntos e não tenho dúvida que a gente vai ter uma bonita vitória para trabalharmos juntos, sintonizados com os sonhos de cada pernambucano”, garantiu Paulo. “Eduardo soube formar um grande time. Eu vou para o Senado animado, disposto e preparado”, completou, Fernando, no bate-bola.

No vídeo gravado para Fernando, …

Expedição termina com triste diagnóstico do Velho Chico: “a situação é de total desolação”

Imagem
Expedição Vidas Áridas percorreu 12 municípios ribeirinhos da bacia do São Francisco (Fotos: Antônio Jackson)

A Expedição Vidas Áridas, que percorreu 12 municípios ribeirinhos da bacia do São Francisco, em Minas Gerais, chegou ao fim no último dia 27 de setembro. A caravana, formada por cinco membros, percorreu em 14 dias aproximadamente 600 quilômetros a barco e 2800 quilômetros de carro. O objetivo foi realizar um diagnóstico da atual situação da parte mineira da bacia, que vem sofrendo os prejuízos decorrentes desta que é tida como a pior seca em 100 anos.
De acordo com o membro do CBHSF – a entidade foi uma das apoiadoras do projeto -, Antônio Jackson, "a situação é de total desolação". Ele relatou que durante a viagem pode vivenciar de perto os problemas da bacia. “O rio São Francisco vive momentos tristes com a poluição, o assoreamento, a pesca predatória, queimadas, agrotóxicos, entre outros problemas”, listou. “Isso está acabando com o nosso querido rio”, lamentou. El…

Em Brejão vice-prefeito do PTB anuncia apoio a Paulo

Imagem
Foto: Andréa Rego Barros
O candidato ao governo Paulo Câmara (PSB) recebeu mais um importante apoio para eleição do próximo dia 5. O vice-prefeito de Brejão, Erivan Lopes (PTB), anunciou que estará unindo forças com a Frente Popular nessa reta final de campanha. Ele lamentou o rumo que está tomando o município com a atual gestão petebista e que o caminho natural seria se unir ao grupo político que dará seguimento ao legado do ex-governador Eduardo Campos.

Além de Erivan, Eduardo Lopes (PTB), filho do ex-prefeito Nivaldo Lopes, assim como vereadores, suplentes de vereadores, ex-vereadores, conselheiros tutelares e agentes comunitários também confirmaram apoio ao “palanque do 40”. “O prefeito é empresário, mas não sabe gerir o poder público municipal. Vivemos um caos, a farmácia básica não dispõe de medicamentos para a população carente, a educação municipal está parada”, criticou o vice-prefeito.
Erivan Lopes integrava a base do PSB há mais de 20 anos, foi vereador por dois mandatos co…

Juízes pernambucanos têm 6ª maior carga de trabalho do país

Imagem
Apesar da alta carga de trabalho enfrentada pelos juízes, os magistrados pernambucanos ficaram entre os nove mais produtivos do país.
O Relatório Justiça em Números 2014, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça esta semana, aponta que os magistrados pernambucanos tiveram a 6ª maior carga de trabalho do país no ano passado. Os dados consideram todos os processos em tramitação no Estado. Atualmente, tramitam na Justiça pernambucana aproximadamente 1,8 milhão de processos, o que equivale a dizer que a cada 10 pernambucanos, 2 têm processos no Judiciário. Por ano, mais de 480 mil processos ingressam no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). São 1.340 processos por dia, 40.200 por mês.

Cerca de 450 magistrados atuam no Estado. Mas o déficit é de 260 juízes. A expectativa é de que com a nomeação de 72 juízes para atuar no TJPE essa carga seja reduzida. "Fizemos um enorme esforço para nomearmos todos os aprovados no último concurso realizado. Apesar disso, nossa carência ainda é g…

Debate: Armando responde a todas as perguntas. Paulo tem respostas vazias

Imagem
Foto: Leo Caldas
No último debate entre os candidatos a governador nesta eleição, Armando Monteiro (PTB) mostrou, no bloco inicial, porque é mais preparado para governar o Estado pelos próximos anos. Em todos os questionamentos feitos pelos adversários, o petebista apresentou seus posicionamentos, de forma clara e objetiva, ao contrário de seus oponentes, sobretudo Paulo Câmara (PSB). Denotando a falta de liderança política, Câmara evocou o nome do ex-governador Eduardo Campos (PSB), tutor de Câmara, em 12 ocasiões.

“Paulo, você fez uma carreira na burocracia, foi nomeado por contraparentes. Você está fazendo, agora, demagogia com as propostas. E você pensa que o povo pernambucano é bobo. Mas o povo sabe que você faz demagogia”, provocou Armando Monteiro.

O candidato do PTB também afirmou que falta a Paulo Câmara liderança política, diálogo e articulação nacional, atributos que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) possuía".

Publicada no Diário Oficial portaria que amplia o Minha Casa, Minha Vida

Imagem
O Diário Oficial da União publicou portaria que prevê a ampliação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em mais 350 mil unidades, até 31 de julho de 2015. A portaria é assinada pelos ministros Miriam Belchior, do Planejamento,Orçamento e Gestão; Aloizio Mercadante, da Casa Civil; e Gilberto Magalhães Occhi, das Cidades.

O governo, de acordo com a portaria, tomou a decisão porque o objetivo de promover a produção, aquisição, requalificação e reforma de 2 milhões de unidades habitacionais era prevista até 2014. A ampliação do Minha Casa, Minha Vida foi anunciada no último dia 17 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega; pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins.

Mantega destacou que a medida mais importante é a manutenção das regras da segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, que acaba no fim do ano, para a terceira fase do programa, que começa em 2015 e vai até 2018. Segundo o min…

Paulo Câmara vence debate da Rede Globo

Imagem
Adversários uniram forças contra o socialista, que aproveitou para abordar temas de interesse do povo (Foto: Wagner Ramos)
No último debate televisivo entre os postulantes ao Governo, o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), voltou a mostrar um desempenho superior ao de seus adversários e a provar que é o mais preparado para assumir o Palácio do Campo das Princesas. Com serenidade e segurança, o socialista não caiu nas provocações dos oponentes, que optaram por não fazer perguntas entre si, e detalhou suas propostas para o Estado nas mais diferentes áreas.

"Tive a oportunidade de ser sabatinado pelos outros candidatos em todas as perguntas e pude responder a praticamente todos os temas colocados no debate. Para mim foi importante, acho que a população de Pernambuco pode conhecer mais detalhes das minhas propostas nos vários assuntos", avaliou Paulo, sobre a estratégia conjunta dos adversários de apenas se dirigirem a ele em suas perguntas.

Um dos compromissos renovado…

Funeso deve apresentar ao MPPE medidas de recuperação econômica

Imagem
O promotor de Justiça Sérgio Gadelha Couto, da 5ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Olinda com atuação na Tutela de Fundações, Entidades e Organizações Sociais, recomendou à Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) que apresente ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em até 30 dias, planos de ação para a recuperação financeira da instituição de ensino.

A nova diretoria da Funeso, que assumiu no mês de agosto, deve organizar um projeto para readequar imediatamente a carga horária e a folha de pagamento dos funcionários, de modo a evitar as perdas financeiras decorrentes da redução no número de alunos. A recomendação também solicitou a adoção de medidas para reduzir os custos da Funeso e a imediata revisão de todos os contratos da instituição com terceiros, que serão submetidos à apreciação pelo Conselho Curador da Funeso e o MPPE.

Todas essas ações foram acordadas em audiências entre o Ministério Público e a instituição de ensino, que também teve as contas auditadas pelo M…

Publicidade