quarta-feira, outubro 01, 2014

Distrito Federal registra formação de tornado pela primeira vez

O tornado danificou parte da cobertura do aeroporto de Brasília, bem como parte do toldo do estacionamento (Foto: Corpo de Bombeiros do DF)

Uma forte chuva veio acompanhada de um tornado na tarde de hoje (1º), em Brasília. É a primeira vez que há um registro do fenômeno meteorológico na capital federal. O tornado formou-se na região próxima ao aeroporto de Brasília e provocou danos no local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a formação do tornado e registrou ventos de 95 quilômetros por hora.

Parte da cobertura do aeroporto, bem como parte do toldo do estacionamento, foram atingidos. A Inframerica, concessionária do aeroporto, informou que está avaliando quantos automóveis foram danificados com a queda da estrutura e adiantou que os proprietários dos carros atingidos serão ressarcidos. O aeroporto ainda ficou fechado para pousos e decolagens entre as 14h26 e as 15h53.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado é considerado de escala zero, entre zero e cinco, ou seja, de baixo poder de destruição. Ela ainda explicou que o tornado estruturou-se após a formação de uma nuvem de tempestade.

“Estava um tempo bem instável, com condição de pancada de chuva, mas tivemos muito mais umidade e a temperatura subiu um pouco mais, formando uma nuvem de tempestade muito severa. Essa nuvem favoreceu a formação do tornado”, disse Márcia em entrevista à Rádio Nacional. Ela ainda explicou que é difícil prever uma nova ocorrência de tornados na região. “O que podemos dizer é que, para amanhã, há condições de pancadas de chuva, descargas elétricas, rajadas de vento, mas não podemos afirmar nada sobre tornados ainda”.

Apesar do registro de queda de árvores e danos no aeroporto, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal não atendeu a nenhuma ocorrência em virtude dos fortes ventos. A corporação, no entanto, divulgou um vídeo mostrando a formação do tornado. Assista ao vídeo acessando o link.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário