quarta-feira, 8 de julho de 2020

Cavalo com tornozeleira eletrônica é encontrado pela polícia em pasto, no interior do Ceará



Um cavalo foi encontrado, nessa terça-feira (7/7), usando a tornozeleira eletrônica de um detento que cumpria pena em regime semiaberto, na cidade de Iguatu, interior do Ceará (foto em destaque). As informações são do Portal iG.

Moradores da cidade perceberam o animal com o equipamento, e acionaram a polícia. A Secretaria de Administração Penitenciária do estado informou que o homem foi identificado pelo número presente na tornozeleira.

O detento teve a prisão convertida em regime fechado, e está sendo procurado pelas autoridades. Ele havia sido preso por tráfico de drogas e um assalto na cidade de Várzea Alegre.

As informações são do Metrópoles.

Tacaratu: Pré-candidato a vereador Julinho de Bira solicita ao MPPE LOCKDOWN para o município


Pré-candidato a vereador pelo município de Tacaratu-PE, Júlio Cavalcanti Lacerda Neto - mais conhecido por Julinho de Bira, enviou à nossa redação [Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia] a informação que na tarde desta quarta-feira (08/07/2020) fez solicitação junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo LOCKDOWN para o município deTacaratu.

A solicitação se deve pelo fato do elevado números de casos do novo coronavírus no município.

Confira

Venho à presença de Vossa Excelência; expor e requerer o seguinte: Na qualidade de cidadão de Tacaratu, Município onde resido juntamente com meus familiares e amigos, eu venho percebendo o terrífico crescimento de pessoas diagnosticadas pelo COVID-19, especialmente pela Secretaria Municipal de Saúde, é crescente o número de pessoas testadas e diagnosticadas positivo para Covid 19 (Coronavírus).

Se levarmos em consideração a população da (área urbana) de Tacaratu, em especial a do segundo distrito Caraibeiras, temos um dos maiores índices de contágios por grupo de habitantes, no Estado de Pernambuco, se fazendo necessário atitudes tipificadas como enérgicas, no tocante ao Executivo do Município no que trata a administração pública e demais Instituições de Controle, no combate a pandemia e sua eminente disseminação.

É dever notório e constituído por lei que a saúde pública tem por objetivo, promover a melhoria e bem estar da saúde dos cidadãos, sendo um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Diante do exposto, solicito deste(a) ínclito(a) Parquet, que no exercício de suas atribuições legais, notifique o Gestor do Município de Tacaratu no sentido de que adote políticas públicas “verdadeiramente efetivas” de Combate a COVID-19, no âmbito territorial de todo o município de Tacaratu, inclusivamente atos mais peremptórios de isolamento (LOCKDOWN).

Peço DEFERIMENTO após criteriosa análise, o que justifica viabilizar a passividade de decretar lockdown em todo no município de Tacaratu, conforme comprovam os boletins que registram significativamente os altos números de casos de confirmações de contágios in-loco, “DIARIAMENTE “. No ensejo apresento a Vossa Excelência; protestos de estima e distinto apreço.

Júlio Cavalcante Lacerda Neto (Julinho de Bira) REQUERENTE

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Julinho de Bira

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021


O Ministério da Educação anunciou hoje as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a prova do Enem digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, informou o Ministério da Educação (MEC).

Os resultados finais das provas serão divulgados a partir do dia 29 de março de 2021.

O evento ocorreu no Ministério da Educação (MEC) e contou com a presença do secretário-executivo da pasta, Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Segundo o levantamento feito pelo Inep, para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deveria ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. As provas estavam originalmente marcadas para ocorrer em novembro.

Confira a divulgação das datas na TV Brasil:

Seleção Unificada

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas até o dia 10 de julho. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.

Por Agência do Brasil

Petrolândia: Faça suas compras na Franckeletro e comprove a qualidade de nossos móveis



A loja Franckeletro em Petrolândia está com várias novidades para você cliente amigo escolher qual móvel estará em sua casa para dar aquele ar de modernidade. Ou se preferir ter um eletrodoméstico para facilitar seu dia a dia, basta apenas acessar nosso Instagram, solicitar atendimento e escolher seu pedido que a Franckeletro estará atendendo você na melhor forma possível. Tudo isso pela modernidade que você deseja.

Vale a pena conferir nossas novidades. Afinal de contas, você merece!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Loja Franckeletro 

Barroso determina 5 medidas ao governo para proteger indígenas da covid-19


O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal adote cinco medidas para evitar o avanço da covid-19 e mortes em decorrência da doença entre a população indígena.

 A decisão de hoje é uma resposta à ação apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e seis partidos políticos (PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PT, PDT), que apontaram no documento a omissão do governo federal no combate à pandemia entre os indígenas. De acordo com a Apib, essas populações têm uma taxa de letalidade pelo vírus de 9,6% — enquanto na população em geral a taxa é de 4%, segundo o Ministério da Saúde.

Entre essas medidas determinadas por Barroso estão o planejamento com a participação das comunidades, ações para contenção de invasores em reservas, criação de barreiras sanitárias no caso de indígenas em isolamento ou contato recente, acesso de todos os indígenas ao Subsistema Indígena de Saúde e elaboração de plano para enfrentamento e monitoramento da covid-19. No caso das barreiras sanitárias, a liminar dá prazo de dez dias para que elas sejam criadas. 

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei 14.021, que prevê medidas de proteção social para prevenção do contágio e disseminação da covid-19 em territórios indígenas e quilombolas, mas vetou uma série de artigos, entre eles, a obrigação do governo de oferecer água potável a essas comunidades, oferta emergencial de Unidades de Terapia Intensiva e leitos hospitalares e a facilitação do acesso desses povos ao auxílio emergencial e outros benefícios previdenciários.

Barroso não citou a lei na decisão e informou que procurou atuar, no caso, como "facilitador de decisões e de medidas que idealmente devem envolver diálogos com o Poder Público e com os povos indígenas, sem se descuidar, contudo, dos princípios da precaução e da prevenção". "Não há que se falar em interferência do Judiciário sobre Políticas Públicas, mas, sim, em mera implementação judicial de norma federal que não está sendo observada pelo Poder Executivo", disse o ministro.

Por fim, ele citou a existência do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus em Povos Indígenas, mas frisou que se trata de plano "vago "e "expressa meras orientações gerais e não prevê medidas concretas, cronograma ou definição de responsabilidades". Além disso, o plano não contou com a participação de comunidades indígenas.

Veja os detalhes das 5 medida determinadas pelo ministro do STF: 

*Sala de situação: Que o governo federal instale Sala de Situação para gestão de ações de combate à pandemia quanto a povos indígenas em isolamento ou de contato recente, com participação das comunidades, por meio da APIB, Procuradoria-Geral da República e Defensoria Pública da União. Os membros deverão ser designados em 72 horas a partir da ciência da decisão, e a primeira reunião virtual deve ser convocada em 72 horas depois da indicação dos representantes;

*Barreiras sanitárias: Que em 10 dias, a partir da ciência da decisão, o governo federal ouça a Sala de Situação e apresente um plano de criação de barreiras sanitárias em terras indígenas;

*Plano de enfrentamento da covid-19: Que o governo federal elabore em 30 dias, a partir da ciência da decisão, com a participação das comunidades e do Conselho Nacional de Direitos Humanos, um Plano de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas Brasileiros. Os representantes das comunidades devem ser definidos em 72 horas a partir da ciência da decisão;

* Contenção de invasores: Que o governo federal inclua no Plano de Enfrentamento e Monitoramento da Covid-19 para os Povos Indígenas medida de contenção e isolamento de invasores em relação a terras indígenas. Destacou, ainda, que é dever do Governo Federal elaborar um plano de desintrusão e que se nada for feito, voltará ao tema.

Subsistema indígena: Que todos os indígenas em aldeias tenham acesso ao Subsistema Indígena de Saúde, independente da homologação das terras ou reservas; e que os não aldeados também acessem o subsistema na falta de disponibilidade do SUS geral.

Do UOL, em São Paulo

Operação Apneia: em Pernambuco, MPF requer participação de unidades do órgão ministerial no RJ e em SP nas investigações sobre respiradores irregulares

MPF recomenda que MEC suspenda as inscrições do Sisu 2020
Ofício foi remetido às unidades do MPF nos estados onde foram identificados indícios de comercialização irregular do respirador BR 2000 por empresas investigadas

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, lotada em Pernambuco, oficiou as unidades do órgão nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para que sejam investigados, na respectiva abrangência de cada unidade da federação, os aspectos criminais e cíveis de atos contra a saúde pública consistentes na fabricação e comercialização irregular de respiradores BR 2000 por empresas já investigadas em PE.

A medida foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar, a pedido da unidade do MPF em Pernambuco, a apreensão nacional de todos os lotes do ventilador pulmonar modelo BR 2000, fabricado pela empresa Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos Eireli e comercializado pela empresa Juvanete Barreto Freire (Brasmed Veterinária), sem prejuízo das demais ações sanitárias cabíveis.

A Resolução 2.164 da Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, que traz a determinação de apreensão, foi publicada em 26 de junho. A medida tem por base decisão judicial obtida no mês passado pelo MPF, no âmbito da Operação Apneia, determinando a proibição de fabricação, venda, entrega e inclusive doação do respirador BR 2000 pelas empresas Juvanete Barreto Freire, Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos e BRMD Produtos Cirúrgicos, bem como por quaisquer de seus representantes.

De acordo com as investigações, foi identificada comercialização irregular dos equipamentos a unidades de saúde em diferentes estados. Conforme informações da própria agência, repassadas ao MPF e à Polícia Federal (PF), as empresas Juvanete Barreto Freire e BRMD Produtos Cirúrgicos não têm Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) concedida pela agência para desempenhar atividades com produtos para saúde.

Com relação à Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos, a agência informou que, apesar de autorizada a fabricar produtos da área, a empresa está identificada no CNPJ em endereço diferente do que está autorizada a atuar, não podendo realizar qualquer atividade com produtos na área de saúde no endereço atual. A Anvisa informou ainda que a Bioex não tem autorização para fabricar e comercializar o respirador BR 2000 no país, tampouco para uso em humanos, pois não atendeu a todos os requisitos exigidos para obter o registro na agência.

Operação Apneia – Deflagrada em maio, a Operação Apneia apura irregularidades na compra de respiradores dessas empresas pela Prefeitura do Recife. As investigações do MPF, do Ministério Público de Contas (MPCO) e da PF indicaram que a Prefeitura do Recife, por meio de dispensa de licitação, contratou de forma irregular a microempresa Juvanete Barreto Freire, aberta há pouco mais de seis meses e com experiência na área veterinária, para o fornecimento dos ventiladores pulmonares ao município.

O valor total dos contratos foi de R$ 11,5 milhões, embora o faturamento anual da microempresária perante a Receita Federal fosse de R$ 81 mil. As empresas Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos e BRMD Produtos Cirúrgicos eram supostamente representadas por Juvanete Barreto Freire.

Após iniciadas as apurações, a Prefeitura do Recife divulgou nota oficial informando sobre a desistência da microempresa de fornecer os ventiladores pulmonares já contratados, alegando prejuízo a sua imagem. Todo o processo de distrato foi feito em menos de 24 horas.

Processo 0808880-97.2020.4.05.8300 – 36ª Vara da Justiça Federal

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Paulo Câmara anuncia envio de 35 respiradores, monitores multiparâmetro e camas hospitalares para tratamento da Covid-19 em Serra Talhada

 
 
Em sua rede social, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou o envio de 35 respiradores, monitores multiparâmetro, camas hospitalares, concentradores de oxigênio e outros equipamentos para Serra Talhada. Os equipamentos serão utilizados para a abertura parcial, nos próximos dias, do Hospital Geral do Sertão - Governador Eduardo Campos e do hospital de campanha para tratamento exclusivo da Covid-19 no município.

O Governo de Pernambuco segue trabalhando para ampliar a assistência à saúde pelo Interior do estado. Nesta terça-feira, um carregamento com mais de dez caminhões chegou ao município de Serra Talhada, no Sertão, com 35 respiradores, monitores multiparâmetro, camas hospitalares, concentradores de oxigênio e outros equipamentos. Esse material possibilitará a abertura parcial, nos próximos dias, do Hospital Geral do Sertão - Governador Eduardo Campos e do hospital de campanha para tratamento exclusivo da Covid-19 no município. O Hospital Geral será um grande reforço para os sertanejos. Além do enfrentamento ao coronavírus, a unidade vai possibilitar a oferta dos serviços de saúde para aquela região.

Paulo Câmara

Homem é assassinado a tiros em Serra Talhada nesta quarta-feira (8)


Um homem de 33 anos foi morto na madrugada dessa quarta-feira (8) em Serra Talhada, cravando o 16º homicídio do ano. O 15º homicídio por causa violenta ocorreu no dia 14 de junho [veja aqui], vitimando um homem próximo ao aeroporto.

A reportagem do Farol apurou que a vítima tinha 33 anos e foi morta após disparos de arma de fogo, por volta de 01h20, nas imediações da Avenida Triunfo, no bairro Tancredo Neves. Ainda não há pista do autor ou autores do crime.

Segundo informações da polícia, o corpo da vítima, que não teve a sua identidade revelada, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. Dentro de instantes mais informações.

Por Farol de Notícias

Reviravolta - OAB apresenta pedido de investigação de força-tarefa da Lava-Jato ao Conselho do Ministério Público


A Ordem dos Advogados do Brasil protocolou nesta quarta-feira (8) um pedido de investigação da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba. O ofício foi feito junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

No documento, a OAB pede a investigação de fatos recentes revelados pela imprensa envolvendo os procuradores de Curitiba, como a relação dos investigadores com o FBI, o sistema de gravações telefônicas questionado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e dados camuflados de Rodrigo Maia e David Alcolumbre em uma denúncia apresentada pela força-tarefa.

“Ora, os fatos mencionados e que estão vindo à tona são graves, merecendo pronta e imediata atuação deste Conselho, no sentido de promover as investigações republicanamente necessárias”, diz o ofício.

Por Bela Megale
O Globo

Governador de SP confirma retorno do Paulistão para o dia 22 de julho

Dória afirma que clubes de SP não jogarão o Brasileiro até ...

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira que o Campeonato Paulista está autorizado a retornar no dia 22 de julho.

Ele esteve acompanhado, em coletiva de imprensa, pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e pelo ex-volante Mauro Silva, um dos vice-presidentes da entidade.

A Federação, um dia antes, havia pedido ao governo estadual que autorizasse o retorno do Paulistão para a data agora liberada por Doria.


– No dia 22 de julho, vai acontecer a primeira rodada do Campeonato Paulista. O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas para chegar ao final. A previsão é de que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indica, começa o Campeonato Brasileiro – disse o governador.

O presidente da Federação Paulista disse que está em contato com a CBF para debater o calendário, dada a distância de apenas um dia entre a final do Paulistão e o começo do Brasileirão. A ideia é esperar a definição dos finalistas do Estadual para decidir o que fazer com os jogos de abertura deles no Nacional.

– Vamos achar o melhor caminho, a melhor forma. Esse assunto vai ser tratado quando definirmos os dois finalistas. Depende de quem estiver na final – afirmou Reinaldo Carneiro Bastos.

Segundo João Doria, os jogos só poderão ocorrer em cidades que estejam na fase amarela do chamado Plano São Paulo, que determina a reabertura das regiões em meio à pandemia do novo coronavírus. É o caso, no momento, apenas da capital e de parte da Região Metropolitana – as sub-regiões Sudoeste e Sudeste, onde ficam municípios como Santo André, São Caetano e Diadema.

Cidades como Santos (fase laranja), Campinas (fase vermelha) e Ribeirão Preto (fase vermelha) não poderiam receber partidas hoje. Se a situação não mudar até lá, terão que mandar os jogos em outros municípios.

As cidades em fase vermelha têm outro problema: o avanço de cor ocorre a cada duas semanas, e a última atualização foi no dia 3. Com isso, elas só poderão chegar à fase amarela no dia 31 de julho, , passando antes pela laranja (no dia 17).pass

– O Centro de Contingência da Covid-19 aprovou, em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, com assistência médica da Federação Paulista de Futebol, o novo protocolo da retomada do Campeonato Paulista. Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença da torcida – informou Doria.

O pedido da FPF para retorno no dia 22 de julho havia incluído um protocolo de operação de jogos para a conclusão do Campeonato Paulista, interrompido no dia 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

O documento prevê menos de 200 pessoas nas partidas, divisão dos estádios por zonas e confinamento dos 16 clubes da Série A1 do Paulistão em locais previamente determinados para o controle dos profissionais envolvidos nas partidas.

– O futebol de São Paulo vai continuar respeitando vidas e cumprindo rigorosamente os protocolos – disse o presidente da Federação Paulista de Futebol.

Por André Hernan — São Paulo

Em vídeo, Bolsonaro diz estar bem e que foi tratado para covid-19 com cloroquina: ''Reação quase imediata''


Ao anunciar que tinha testado positivo para covid-19, o presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo mostrando que tem tomado hidroxicloroquina como parte do tratamento para a doença. Segundo Bolsonaro, após iniciar o tratamento na segunda-feira (6/7), ele tem se sentido melhor, tendo se livrado dos sintomas iniciais como mal estar, febre e cansaço.

 Apesar de defender o uso do medicamento, o presidente admitiu que não há comprovação científica de que a hidroxicloroquina ajude no combate ao novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a ingestão da droga para o tratamento de covid-19 e alerta para pergigosos possíveis efeitos colaterais.

Assista abaixo:


Por BBC NEWS

Estimativa de junho prevê safra recorde de 247,4 milhões de toneladas


A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2020 foi estimada agora em junho em 247,4 milhões de toneladas. Com isso, se manteve em patamar recorde com 2,5% acima da safra de 2019, o que representa mais 6 milhões de toneladas.

O resultado é também 0,6% maior que a estimativa de maio em mais 1,5 milhão de toneladas. Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, referente a junho, divulgado hoje (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

A área a ser colhida é 2,2% acima da registrada em 2019, que, com o acréscimo de mais 1,4 milhão de hectares, atingirá 64,6 milhões de hectares. Os três principais produtos deste grupo são o arroz, milho e a soja. Somados, representaram 92,3% da estimativa da produção e responderam por 87,2% da área a ser colhida.

Conforme o levantamento, em relação a 2019, houve alta de 1,7% na área do milho, com os aumentos de 4,7% no milho de primeira safra e de 0,6% no milho de segunda safra; de 2,9% na área da soja e quedas de 2,0% na área do arroz e de 0,1% na do algodão herbáceo.
Alta em relação a 2019

Na comparação com o ano passado, há previsão de mais 119,9 milhões de toneladas na soja, o que significa elevação de 5,6%. No arroz, com o crescimento de 5,3%, são mais 10,8 milhões de toneladas, e de 0,4% para o algodão herbáceo com mais 6,9 milhões de toneladas.

O IBGE informou também que, com uma produção de 97,5 milhões de toneladas, sendo 26,7 milhões de toneladas de milho na primeira safra e 70,8 milhões de toneladas de milho na segunda, espera-se recuo de 3% para o milho, após crescimento de 2,8% na primeira safra e decréscimo de 5,1% na segunda.

A região Centro-Oeste responde por 115,8 milhões de toneladas na distribuição da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. As demais regiões: Sul (73,6 milhões de toneladas), Sudeste (25,6 milhões) Nordeste (21,9 milhões) e o Norte (10,5 milhões).

A pesquisa indica, ainda, que há aumento em quase todas as regiões: Nordeste (14,3%), Sudeste (7,8%), Norte (7,0%) e Centro-Oeste (3,8%). O único que apresentou declínio foi o Sul do país (4,7%).
Estados

Na distribuição da produção pelos estados, Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,4%, seguido pelo Paraná (16,4%), Rio Grande do Sul (10,7%), Goiás (10,1%), Mato Grosso do Sul (7,9%) e Minas Gerais (6,1%), que, somados, representam 79,6% do total nacional. Com relação à participação das regiões brasileiras, tem-se a seguinte distribuição: Centro-Oeste (46,8%), Sul (29,8%), Sudeste (10,3%), Nordeste (8,9%) e Norte (4,2%).
Junho e maio

Na relação de junho a maio deste ano, os destaques são as variações nas estimativas de produção do café arábica (4,8%), cana-de-açúcar (1,8%), mandioca (1,4%), trigo (1,2%), sorgo (1,2%), aveia (1,0%), milho 2ª safra (0,9%), milho 1ª safra (0,6%) e soja (0,5%).

Houve redução na produção da batata 3ª safra (26,2%), feijão 1ª safra (3%), cevada (2,4%), café canephora (1,9%), batata 2ª safra (1,6%), feijão 2ª safra (1%) e batata 1ª safra (0,5%).

Já em números absolutos, as variações em destaque ficam por conta da cana-de-açúcar (11,9 milhões de toneladas), milho 2ª safra (647,7 mil toneladas), soja (547,3 mil toneladas), mandioca (266,6 mil toneladas), milho 1ª safra (160,8 mil toneladas), café arábica (121,7 mil toneladas), trigo (82,7 mil toneladas), sorgo (31,7 mil toneladas), aveia (10,5 mil toneladas), batata 3ª safra (-239,3 mil toneladas), feijão 1ª safra(-42,3 mil toneladas), cevada (-10,5 toneladas), café canephora (-16,6 toneladas), batata 2ª safra (-17,6 mil toneladas), feijão 2ª safra (-11,0 mil toneladas) e batata 1ª safra (-8,8 mil toneladas).

Por Agência Brasil

Governo veta acesso à água e a auxílio emergencial facilitado a indígenas


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8) publicou, com vetos do presidente Jair Bolsonaro, a lei que cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas.

Bolsonaro vetou, por exemplo, um trecho que garantia ações para garantir a distribuição de água potável e materiais de higiene, limpeza e desinfecção das aldeias e quilombos. Outros incisos vetados promoviam aos povos indígenas a "oferta emergencial de leitos hospitalares e de unidade de terapia intensiva” e a “aquisição ou disponibilização de ventiladores e de máquinas de oxigenação sanguínea".

Segundo Bolsonaro, os trechos barrados instituem "obrigação ao Poder Executivo e criam despesa obrigatória ao Poder Público, ausente o demonstrativo do respectivo impacto orçamentário e financeiro, violando assim, as regras do art. 113 do ADCT”.

O artigo da lei que obrigava o governo a facilitar o acesso de indígenas e quilombolas ao auxílio emergencial do governo no valor de R$ 600 também foi vetado.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 21 de maio e pelo Senado Federal, no dia 16 de junho.

Diário de Pernambuco

Além de Bolsonaro, coronavírus atingiu ministros e quase 30% dos governadores

Primeira viagem do presidente ao Nordeste, quando se reuniu presencialmente com os governadores dos Estados - FOTO: Foto: Marcos Aurélio/Rádio Jornal Petrolina

Além do presidente Jair Bolsonaro, que foi diagnosticado com o coronavírus na última terça-feira (7), pelo menos 12 integrantes dos três Poderes já tiveram a doença. Nos executivos estaduais, quase 30% dos governadores do País foram contaminados, entre eles o adversário de Bolsonaro, Wilson Witzel (PSC).

Na lista de infectados há ainda o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia, foram os únicos ministros do governo acometidos pela covid-19 até agora. Depois do diagnóstico de Bolsonaro, ao menos 13 ministros que se encontraram com ele também fizeram exames.

Tanto Heleno como Albuquerque foram infectados na comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos em março deste ano. Com direito a jantar no sul da Flórida na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a viagem deixou mais de 20 pessoas infectadas, incluindo o secretário de comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, com quem Bolsonaro teve contato.

Antes de divulgar o teste positivo nesta terça, o mandatário chegou a realizar três testes, mas afirmou que todos deram negativos. O presidente decidiu repetir o exame na última segunda após ter febre de 38ºC.

Do grupo de risco pela idade - de 65 anos -, Bolsonaro tem usado a doença para fazer 'propaganda' da hidroxicloroquina, medicamento que ele diz já estar tomando, mas que não tem comprovação de eficácia para o coronavírus.

No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o parlamentar Nelsinho Trad já tiveram a doença. Trad esteve na comitiva com Bolsonaro e chegou a ficar internado no Hospital Sírio Libanês de Brasília.

Adversário do presidente, o governador do Rio anunciou que foi diagnosticado no dia 14 de março, depois de sentir febre, dor de garganta e perda de olfato. O mandatário fluminense não teve grandes complicações, mas relatou em vídeo divulgado em suas redes sociais que a doença não é "igual a qualquer outra".

Além dele, foram infectados pela covid-19 os governadores Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina, Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso, Helder Barbalho (MDB), do Pará, Renan Filho (MDB), de Alagoas, Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Antonio Denarium (PSL), de Roraima. O caso mais recente é o de Santa Catarina, que fez o anúncio no dia 1° de julho.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi um dos casos de maior gravidade entre os políticos. Aos 74 anos, ele foi contaminado pelo vírus e está com 30% do pulmão comprometido. Apesar disso, vem se recuperando bem. Na última segunda, ele divulgou que vai dar continuidade ao tratamento em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês.

Bruno Covas, prefeito da capital paulistana, recebeu o diagnóstico positivo, mas não apresentou sintomas da doença. Ele vinha fazendo exames periódicos por causa do tratamento de um câncer no sistema digestivo.
Casos internacionais

Bolsonaro não foi o único presidente cujo teste para o novo coronavírus deu positivo. Outros chefes de Estado e políticos de outros países também tiveram a doença, incluindo Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, e Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras.

Por: JC - Estadão Conteúdo

Academias devem reabrir na próxima segunda-feira em Pernambuco

Academia C2 Petrolândia - Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR

Representantes do Sindicato das Academias, Associação Brasileira de Academias e Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco se reuniram com o Governo de Pernambuco, nessa terça-feira (7), para discutir o protocolo da reabertura das academias no Estado. As novas regras devem ser divulgadas até o fim desta semana e a reabertura deve ocorrer na próxima segunda-feira (13).

A proposta apresentada pelos representantes das academias não foi 100% aceita e algumas alterações foram feitas pelo Governo. “Nós tínhamos feito este protocolo há cerca de dois meses e podemos afirmar que é o mais seguro do mundo. Algumas mudanças foram feitas, mas a ideia central permanece”, afirmou o presidente do sindicato das academias, Walter Leite.

“Serão permitidos um aluno por 10 m², aulas coletivas com no máximo 10 pessoas por sala, mantendo o espaço de um metro e meio por pessoa. As máquinas também deverão ter uma distância igual. Na entrada, será necessário medir a temperatura e o uso de máscara será obrigatório para todos. Além disso, deverá ter frascos de álcool em gel espalhados pelo espaço e duas vezes ao dia as academias precisarão fechar para realizar uma sanitização no local”, disse.

O presidente do sindicato ainda criticou a demora para a liberação das academias. “Atividade física é fundamental para saúde. As academias precisam ser consideradas como saúde, não é só benefício estético como é visto por alguns. Óbvio que não devem haver tumultos e precisamos manter as restrições. Mesmo assim, é muito mais seguro do que andar em shopping, supermercados e ônibus”, concluiu.

Por Vinícius Cavalcanti
Folha de Pernambuco

Boletim desta quarta [08/07]: Com mais 1.453 confirmações e 89 óbitos pela Covid-19, Pernambuco totaliza 5.323 mortes


Nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais 1.453 casos do novo coronavírus. De acordo com boletim divulgado, nesta quarta-feira (8), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também confirmados 89 novos óbitos em decorrência da covid-19, que ocorreram desde o dia 12 de abril, em que 68 (76%) foram nos meses de abril, maio e junho e outras 21 (24%) neste mês de julho. Agora, Pernambuco totaliza 67.604 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 5.323 vidas perdidas.

Dos casos confirmados nesta quarta, 177 (12%) foram diagnosticados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.276 (88%) como leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Já com relação ao número total de casos, 20.575 foram considerados graves e 47.029, leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.

Por Jornal do Commercio


Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial do 3º lote


Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (8) os recursos da primeira parcela. O saque está liberado para os nascidos em março.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas.

O calendário de saque segue o seguinte cronograma: segunda-feira (6) foi a vez dos nascidos em janeiro; terça-feira (7), nascidos em fevereiro, hoje (8) poderão sacar os nascidos em março; na quinta (9), nascidos em abril; na sexta-feira (10), nascidos em maio; no sábado (11), nascidos em junho; na segunda (13), nascidos em julho; na terça-feira (14), nascidos em agosto; na quarta-feira (15), nascidos em setembro; na quinta-feira (16), nascidos em outubro; na sexta-feira (17), nascidos em novembro; e no sábado (18), nascidos em dezembro. No total, o saque será liberado para cerca de 4,8 milhões de pessoas.

Por Agência Brasil

Vale para Petrolândia: Atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de agosto

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho. A Portaria Conjunta 22 que normatiza a prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (22).

A portaria prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho. O documento detalha ainda diretrizes e protocolos que precisam ser implementados pelo INSS para que o segurado seja atendido com segurança e conforto nas unidades.

As medidas visam a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Atendimento agendado

Vale destacar que, para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135.

Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Demais serviços

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.

Meu INSS

Se você tem alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), agora tem todas as informações disponíveis sobre o serviço em um único lugar. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ para conhecer conteúdos didáticos e explicativos que ajudarão a ter acesso ao INSS sem sair de casa.

O Meu INSS foi criado para proporcionar mais facilidade, conforto e segurança ao cidadão que busca por serviços e benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS). Estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Petrolândia: Aniversariante desta quarta-feira (08/07), empresário Lourival Leal Rodolfo (Lourinho) recebe felicitações da família, amigos e funcionários do Grupo Louana

Lourival Leal Rodolfo [Lourinho] - Foto: Assis Ramalho/BlogAR 

Hoje, 08 de julho/2020, é o aniversário do empresário Lourival Leal Rodolfo, conhecido popularmente por Lourinho, proprietário do Grupo Louana.

Famíliares, amigos e funcionários do Gupo Louana, felicitam o empresário pela abençoada data.

As felicitações também são do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

PARABÉNS!!!


Redação do Blog de Assis Ramalho

Em assembleia da Amupe, prefeitos e governo do Estado de Pernambuco discutem a perspectiva de volta às aulas e distribuição de EPIs

A prefeita de Petrolândia, Jane Souza demonstrou preocupação acerca da complementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), visto que houve queda acentuada na receita desse fundo.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizou nesta terça-feira, 07/07, mais uma assembleia extraordinária de prefeitos por videoconferência. Na pauta do encontro, além da avaliação da volta às aulas na rede municipal, foi anunciado também uma nova distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os municípios, análise acerca do convênio de testes com a UFPE, as adaptações da Receita Federal durante a pandemia e otimização de atendimento nos municípios, além de explanação da Celpe sobre relacionamento com as prefeituras e Lei Aldir Blanc.

Durante a reunião, foi anunciada, pela Amupe, a distribuição de mais de 1,7 milhão EPI’s para todos os municípios pernambucanos, em parceria com o Governo do Estado. Serão 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas com 3 camadas de tecido, 150 mil máscaras N95, 50 mil protetores faciais e 10 mil óculos cirúrgicos. Os materiais devem chegar à sede da Amupe na próxima semana e distribuídos de imediato.

Paralelo a isso, em avaliação ao convênio com a UFPE, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reforçou aos prefeitos a importância da ampliação da testagem nos municípios para controlar e mapear a doença. Para ele “a testagem quebra a cadeia e proliferação de vírus e nós conseguimos ter ideia de onde ele está. Isso facilita a nossa tomada de decisões para o combate e conseguimos salvar mais vidas”.

A pandemia causada pelo coronavírus e, consequentemente, o isolamento social mexeram com importantes serviços prestados aos cidadãos. Com isso, os delegados Rafael Casimiro, da Receita Federal de Caruaru, e Gilberto Rios, da Paraíba, explanaram aos prefeitos o plano da instituição para atendimento virtual, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com os municípios, com o objetivo de otimizar os serviços para o cidadão, os chamados Pontos de Atendimento Virtual; além da futura emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) pelos cartórios.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apresentou aos prefeitos o plano de trabalho elaborado após reuniões que percorreram todo o Estado no ano passado, com presença dos gestores municipais. Dentre os pontos destacados pela Companhia, estão o prazo extenso de obras que atenderão à população, equipamentos danificados pelas empresas no compartilhamento de postes e o atendimento deficitário nos credenciados.

Volta às aulas

Quanto a volta às aulas, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, destacou que o setor de educação é cheio de especificidades e o plano de retomada vale tanto para instituições municipais, quanto à estaduais e privadas. Os atores envolvidos na prática correspondem a um terço da população do Estado, cerca de 3 milhões de pessoas. “Nós consultamos outros planos de outros países e todo o protocolo foi aprovado por nossa área da saúde. Podemos, no início, realizar um rodízio de estudantes e etapas, a serem avaliadas constantemente, pois não podemos expor mais de 3 milhões de pessoas ao vírus”, enfatizou o secretário.

A prefeita de Petrolândia, Jane Souza demonstrou preocupação acerca da complementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), visto que houve queda acentuada na receita desse fundo. A gestora de Lagoa do Carro, Judite Botafogo questionou o secretário sobre o protocolo para transporte dos alunos até a escola, mesmo questionamento do prefeito Hilário Paulo, de Brejo da Madre de Deus, recuperado da covid-19. Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una, perguntou se todos os estudantes serão testados antes de entrar nas escolas.

O secretário Fred Amâncio respondeu que “todos os alunos serão monitorados e se for percebido qualquer sintoma gripal, o estudante ficará em casa. É importante que os pais entendam a importância do filho voltar à escola, eles serão parte do processo também. Durante a pandemia, foram traçadas regras para o transporte do dia a dia e nós aplicamos ao transporte escolar. É importante que os veículos sejam desinfectados em todas as viagens, e o que já era proibido agora vai ser estritamente proibido, como viajantes em pé, por exemplo”, concluiu o secretário. Quanto ao Fundeb, Amancio atribuiu a queda do repasse ao declínio da arrecadação do ISS.

Lei Aldir Blanc

Alguns municípios já começaram a cadastrar profissionais ligados à cadeia produtiva da cultura para o recebimento de, em primeira frente, três parcelas de R$ 600 de auxílio emergencial abordado na Lei Aldir Blanc, que dispõe de R$ 3 bilhões de reais para Estados e municípios distribuírem o dinheiro, 50% para cada ente federativo.

O secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, destacou que “o Estado de Pernambuco dispõe de R$ 74 milhões. Além do auxílio ao trabalhador e a trabalhadora, a segunda frente diz respeito a subsídio para dar sustentação a manutenção mínima dos espaços culturais e a terceira frente será feita em publicações de editais, para artistas produzirem suas obras, mantendo a atividade cultural em Pernambuco”.

É válido lembrar que a Lei Aldir Blanc ainda aguarda a regulamentação pelo Ministério do Turismo (cerca de 30 dias), a aprovação da medida provisória 928/20 no Congresso Nacional, a regulamentação nos Estados e Municípios, a transferência dos recursos e por fim, a execução da Lei, com 60 dias para municípios e 120 dias para os Estados.

Saldo

O encontro reuniu mais de 100 prefeitos. Para o presidente da Amupe, José Patriota “apesar da extensa pauta que tivemos hoje, eu agradeço a cada prefeito pela presença. Podemos discutir pontos importantíssimos que afetam a vida de cada pernambucano, com um único intuito, promover a melhoria da vida da população”, concluiu.





Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria de Imprensa da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)

Com mais 26 testados positivo, Tacaratu contabiliza 161 casos de coronavírus [55 recuperados]; confira Boletim Epidemiológico desta terça (07/07) divulgado pela secretaria de saúde


O município de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, registrou nesta terça-feira, 07 de julho de 2020, mais 26 casos de coronavírus.. Agora o município soma 161 casos confirmados (55 estão recuperados).

A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Veja boletim completo abaixo



Veja abaixo casos confirmados por localidade




QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR

Veja abaixo os dados do município de segunda-feira [06 de julho/2020]


Divulgação/Prefeitura de Tacaratu

Trabalhador intermitente receberá mais uma parcela de R$ 600 do governo


Os trabalhadores intermitentes devem receber mais uma parcela de R$ 600 do governo, além das três previstas na medida provisória (MP) 936, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida consta do decreto que vai prorrogar os prazos máximos dos acordos de suspensão de contrato de trabalho e redução de salário e que deve ser publicado no Diário Oficial da União até hoje.

A reforma trabalhista, de 2017, trouxe essa nova modalidade de trabalho, o intermitente, que permite a contratação de trabalhadores sem horário fixo, ganhando pelas horas trabalhadas.

Os trabalhadores intermitentes devem receber mais uma parcela de R$ 600 do governo, além das três previstas na medida provisória (MP) 936, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida consta do decreto que vai prorrogar os prazos máximos dos acordos de suspensão de contrato de trabalho e redução de salário e que deve ser publicado no Diário Oficial da União até hoje.

A reforma trabalhista, de 2017, trouxe essa nova modalidade de trabalho, o intermitente, que permite a contratação de trabalhadores sem horário fixo, ganhando pelas horas trabalhadas.

O decreto vai ampliar o prazo do acordo de suspensão por mais 60 dias e o de redução de jornada e salário por mais 30 dias, somando 120 dias no máximo, nos dois casos. Editada em 1º de abril, a MP autorizou as empresas a negociarem com seus empregados acordos de suspensão do contrato por 60 dias e de redução de salário (em 25%, 50% ou 70%) por 90 dias.Durante a vigência dos acordos, a União entra com uma complementação calculada com base no seguro-desemprego para ajudar a recompor a renda dos trabalhadores.

Renegociação

O decreto vai deixar claro que os acordos já firmados têm de ser computados no somatório dos 120 dias. As empresas interessadas na prorrogação terão que renegociar com os funcionários e assegurar estabilidade no emprego por igual período. A prorrogação dos prazos máximos dos acordos por decreto foi incluída no texto original da MP pelo Congresso Nacional, obedecido o limite do período de calamidade pública, de 31 de dezembro de 2020.

De acordo com balanço do Ministério da Economia, já foram formalizados mais de 12 milhões de acordos. Até o momento o valor desembolsado foi de R$ 13,9 bilhões.

Extra-RJ

Conselho Nacional propõe que escolas evitem reprovar em 2020 por conta da pandemia

Escola Estadual Delmiro Gouveia - Petrolândia - (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, nesta terça-feira (7), um parecer com sugestões para organizar a volta às aulas. Uma das principais recomendações é para que escolas públicas e privadas evitem a reprovação dos estudantes neste ano. Em todo o País, muitas instituições estão oferecendo aulas remotas por causa da pandemia do coronavírus, mas nem todos os alunos conseguem ter acesso.

O CNE sugere a revisão dos critérios de avaliação "com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono escolar". "Este não é o ano em que deveríamos pensar em reprovar, mas em não deixar nenhum aluno para trás", afirmou Mozart Neves, conselheiro do CNE e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o especialista em educação, é preciso pensar em estratégias para evitar que a desigualdade leve a um abandono escolar ainda maior.

O documento prevê também a possibilidade de antecipar o início do ano letivo de 2021 para garantir a aprendizagem que não tenha ocorrido neste ano. O parecer ainda precisa ser homologado pelo Ministério da Educação, o que deve ocorre nos próximos dias. Há, no total, 14 pontos com recomendações gerais para o planejamento do retorno das aulas:

Observação dos protocolos sanitários nacional e locais;

Coordenação e cooperação de ações entre os níveis de governo;

Estabelecimento de Redes Colaborativas entre níveis educacionais e entidades publicas e particulares;

Coordenação territorial;

Estabelecimento do calendário de retorno;

Planejamento do calendário de retorno;

Comunicação, com ampla divulgação dos calendários, protocolos e esquemas de reabertura;

Formação e capacitação de professores e funcionários;

Acolhimento, com atenção especial a todos os alunos considerando as questões socioemocionais que podem ter afetado muitos estudantes, famílias e profissionais da escola durante o isolamento;

Planejamento das atividades de recuperação dos alunos;

Flexibilização acadêmica, considerando a possibilidade de planejar um continuum curricular 2020-2021;

Coordenação do Calendário 2020-2021;

Flexibilização regulatória, com a revisão dos critérios adotados nos processos de avaliação com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono escolar;

Flexibilização da frequência escolar presencial.

Por JC Online



Grave acidente automobilístico envolvendo vereador [ e pré-candidato a prefeito] de Água Branca-AL resulta na morte de motorista dele

Motorista de vereador de Água Branca morre em acidente
Vereador de Água Branca, Cargilson

Um vereador e pré-candidato a prefeito do município de Água Branca, Sertão de Alagoas, ficou ferido após sofrer um grave acidente na tarde desta terça-feira, 07, em um trecho da rodovia BR-316, próximo ao município de Maribondo. 

O vereador Cargilson Lacerda, de 40 anos, com dois filhos estavam em um veículo modelo: Fiat Grand Siena de cor vermelha e placa OXN-8359/AL, que era conduzido pelo seu motorista identificado como: Lucivaldo Freire, quando teriam sido atingidos por um caminhão desgovernado que invadiu a faixa contrária colidindo frontalmente com o veículo. 

A Assessoria de Comunicação do vereador e pré-candidato a prefeito de Água Branca, Cargilson Lacerda, emitiu uma nota a imprensa informando que o mesmo e seus filhos estão bem e tiveram apenas escoriações leves, eles foram socorridos para a Unidade Emergencial do Agreste em Arapiraca.

Com o forte impacto da colisão, o motorista Lucivaldo, acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu no local. Os feridos receberam atendimento médico socorridos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo da vítima fatal.

Por: Minuto Sertão

Belém do São Francisco: Com um novo caso confirmado, secretaria de saúde informa boletim epidemiológico dessa terça-feira (07/07)

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.

Nesta Terça-feira (07) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, registra um novo caso CONFIRMADO para Covid-19, doze casos SUSPEITOS e DESCARTA dois casos que estavam em investigação.

O caso CONFIRMADO trata-se de um paciente do sexo masculino, 60 anos, portador de comorbidades. Encontra-se em isolamento domiciliar, assintomático e segue monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esclarecemos a população que esta Secretaria está tomando todas as medidas cabíveis em relação aos cuidados com os familiares e pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos/confirmados, através de monitoramento e orientações para o isolamento domiciliar.

Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em conter o avanço da pandemia em nosso município. Por sua vez insiste para que toda a população respeite as medidas estabelecidas nos Decretos Municipais, que tem por objetivo resguardar a saúde de todos.

Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco

Manari: Secretaria de Saúde informa boletim epidemiológico dessa terça-feira (07); município segue sem nenhum registro de covid-19


A Secretaria de Saúde de Manari informa o boletim epidemiológico dessa terça-feira (07). Reforçamos o dever de manter o isolamento social, as ações estratégicas na prevenção ao coronavírus continuam seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Prefeitura Municipal de Manari

Após contaminação de Bolsonaro, gabinete presidencial passa por 'limpeza minuciosa'

Uma equipe de profissionais de desinfecção, usando roupa apropriada, foi ao local com equipamentos para limpar a área Foto: Divulgação/Secretaria-Geral

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou nesta terça-feira que realizou "limpeza minuciosa" no gabinete de Jair Bolsonaro. A medida foi tomada depois que o presidente anunciou que testou positivo para Covid-19. No sábado, Bolsonaro teve febre e sentiu sintomas da doença. Uma equipe de profissionais de desinfecção, usando roupa apropriada, foi ao local com equipamentos para limpar a área.

Bolsonaro deve fazer um novo exame de Covid-19 na próxima segunda-feira. Médicos que acompanham o estado de saúde do presidente indicam que o teste deve ser refeito após sete dias do resultado do primeiro exame. A nova checagem vai confirmar se Bolsonaro continuará testando positivo, e se precisará permanecer em isolamento no Palácio da Alvorada.

O Globo