segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins faz balanço de seu governo e confirma pré-candidatura a deputado estadual em entrevista a Assis Ramalho (áudio)


O ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB), foi entrevistado ao vivo pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

No bate-papo com a participação de ouvintes, através de mensagens de whatsapp, Leonardo falou de seus passos na política e fez um balanço do seu mandato. O ex-prefeito afirmou que Inajá avançou no seu governo, mas também admitiu que houve falhas.

De família tradicionalmente envolvida na política, Leonardo confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual, falou dos projetos e articulações políticas para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), respondeu perguntas sobre o polêmico concurso público e ainda admitiu que pretende, no futuro, voltar a ser candidato a prefeito de Inajá, onde diz desejar dar sequência às boas ações que fez no seu governo.

A entrevista está disponibilizada na íntegra em áudio (link no final desta matéria)

A entrevista foi iniciada com um retrospecto do ingresso de Leonardo na política, que explicou sua inclinação para a vida público, afirmando que "a política está no sangue" da família.

Leonardo Martins: A política, ela é contagiante. A política está no sangue da gente. Eu nasci dentro da política, através do meu tio, de meu pai, e toda a minha família. E, ao longo desse tempo, a gente vem administrando alguns municípios. Meu tio Claudiano Martins foi quem começou sua carreira política, lá em Itaíba, ainda como vereador. Depois, foi prefeito e foi deputado estadual por dois mandatos. Claudiano Filho foi duas vezes deputado estadual. Meu tio, Numeriano [Martins], foi prefeito de Águas Belas. Meu pai, Otaviano [Martins], foi prefeito de Manari e eu me tornei prefeito de Inajá. Meu primo, Cristiano [Martins], filho do ex-prefeito de águas Belas, é o atual prefeito de Quipapá. Meu irmão [Van de Otaviano], hoje é prefeito de Manari, onde fui tesoureiro e secretário de eventos.

Perguntamos como nasceu a candidatura à prefeitura de Inajá.

Leonardo Martins: Pelo motivo de Manari não ter agência do Banco do Brasil, todos os dias eu tinha que me deslocar para a cidade de Inajá para fazer a movimentação bancária da prefeitura. Na época, o meu pai era prefeito de Manari [eleito em 2004] e eu secretário de finanças. E aí a gente foi criando um vínculo, e foi quando a gente foi formando um grupo e conseguimos chegar à prefeitura de Inajá, para que a gente pudesse mostrar o nosso trabalho.

Perguntado se já sonhava em ser um dia prefeito de Inajá, Leonardo diz que primeiramente pensou em ser um vereador em sua cidade natal, Itaíba.

Leonardo Martins: Como eu vivia no meio da política, dentro da minha família, e gosto da política, eu sonhava um dia ser um vereador - ou alguma coisa desse tipo -, mas, lá na minha cidade natal, que é Itaíba. Mas, a gente não sabe o que é que vai acontecer na vida da gente e, graças a Deus, aconteceu que eu vim ser cidadão inajaense e me tornei prefeito daquele município, onde a gente fez várias alianças com a oposição da época e, graças a Deus, conseguimos chegar à prefeitura.

Perguntamos sobre o o que teria dado certo nas eleições de 2012 [quando se elegeu] e o que supostamente teria dado errado em 2016 [quando não conseguiu se reeleger]. Ele diz que a crise e a seca foram desfavoráveis ao seu governo, mas que estava confiante na reeleição, porque a pesquisa do Ibope dava essa garantia.

Leonardo Martins: Primeiramente, o Brasil passou por um índice de reeleição muito baixo, onde 75% dos prefeitos que tentaram a reeleição não conseguiram se reeleger. Mas, eu costumo dizer que quando a gente coloca um time em campo, tem que um errar para o outro ganhar. E aí a gente teve alguns erros. Ventilou-se uma possível candidatura minha a deputado estadual [nas eleições de 2014], e isso fez com que a população ficasse com receio, talvez, que eu pudesse renunciar. Mas, até então, só existiam comentários. Outra coisa é que a gente vinha em uma crise muito grande, crise financeira dos municípios. Uma estiagem, uma seca maior dos últimos 80 anos, as receitas dos municípios muito baixa e a população esperando de tudo um pouco. Mas, me orgulho do governo que fiz. A gente deixou Inajá com outra cara e a gente teve cuidado com a população. Agora, a administração é uma coisa e a política é outra. E aí alguém tem que errar para que o outro obtenha o resultado positivo. Fui pego de surpresa, estava confiante na vitória, e aí o resultado foi esse. Mas, eu vi o Ibope errar em várias pesquisas. Lá em Caruaru o Ibope apontava Tony Gel como favorito e quem levou foi a Raquel [Lyra]. Vi também o Ibope dizer que 20% do eleitorado brasileiro decidiu seu voto de última hora. Então, a gente foi pego por uma avalanche, que foi uma onda de mudanças que causou lá, no município de Inajá, onde a gente vê hoje um sentimento de arrependimento muito grande. Mas, isso é bola pra frente, a gente está firme e forte, fizemos um governo decente, respeitando a todos, gerando emprego e renda, fazendo uma boa política, que foi isso que sempre fiz. Não tenho inimizades com ninguém, pelo contrário. A gente tem adversários políticos hoje e que amanhã pode se tornar aliados.

Pedimos que fizesse uma avaliação do seu governo e qual nota daria a ele.


Leonardo Martins: Você sabe que nem Jesus Cristo agradou todo mundo, e não seria eu, um pecador como qualquer outro, que iria agradar a todos. Mas, eu acho que o nosso governo, a gente teve uma avaliação entre uma nota 8, mais ou menos nesse percentual.

Perguntamos onde acha que acertou e onde acha que errou durante seu governo e, se fosse reeleito, onde teria feito correções do primeiro para o segundo governo


Leonardo Martins: Você sabe e quem foi prefeito também sabe, muitas vezes a gente erra por questão da formação de secretariado. A gente acha, por exemplo, que Assis Ramalho daria certo no meu primeiro momento para ser secretário de educação e, ao longo de seis meses, de um ano, a gente viu que você não estava se identificando bem com a pasta, e isso já levou um tempo. E quando a gente começa a fazer o traçado do xadrez, talvez já tenha complicado. Enfim, eu teria que rever várias coisas, mas isso depende muito de cada momento. Eu procurei fazer um governo ouvindo a população, foi isso que eu sempre busquei fazer. Ouvindo o eleitor para que o eleitor passasse sua demanda, para que a gente, junto com toda uma equipe, pudesse ver qual o melhor caminho a ser trilhado.

Perguntamos se o seu governo sofreu desgastes por motivos do polêmico concurso público.

Leonardo Martins: Veja, não deixa de ter havido um desgaste. Eu quero dizer a toda a população que está me ouvindo que a questão do concurso público de Inajá, não foi questão do atual prefeito da época, Leonardo Martins, mas sim, uma questão jurídica onde os órgãos competentes - Tribunal de Contas, Poder Judiciário local, Tribunal de Justiça - eram quem vinham investigando isso. Já havia uma ação civil pública movida pelo promotor de justiça, Dr. Adenilton [MPPE], na época, e esse concurso foi, na verdade, uma aberração. Lá, foi nomeado quem o prefeito da época quis. Tanto é que o Tribunal de Contas do Estado [TCE-PE] anulou o concurso. E agora, com a nova administração, o presidente do Tribunal deu uma liminar onde diz que está aguardando o Pleno do Tribunal de Justiça [TJPE] votar a questão do concurso público. Eu acho muito difícil essa questão, porque já perderam no Tribunal de Contas, que é o órgão competente para homologar ou anular concurso. Ele foi anulado pelo Tribunal de Contas. A ação civil pública foi pela anulação do concurso, então, eles estão com a liminar, mas vamos aguardar a decisão da justiça. O concurso público foi feito na gestão anterior ao meu governo, mas eu sempre procurei fazer justiça. Não foi questão de perseguir ninguém, foi uma questão de justiça, eu era apenas um agente público, naquela oportunidade estava exercendo o cargo de prefeito. Na hora em que o concurso voltava [por meio da justiça, a dar posse aos aprovados], o percentual da folha [de pagamento] praticamente passava do limite prudencial, que é de 54%. Isso daria um processo de improbidade e, consequentemente, a rejeição de contas do nosso exercício. Então, é uma questão de Justiça, até porque hoje eu sou ex-prefeito, vamos aguardar que a justiça e o atual prefeito resolvam essa questão.

Pedimos que o ex-prefeito fizesse um resumo dos trabalhos do seu governo na saúde e na educação, lembrando que essas duas pastas são sempre o "calo" de qualquer governo.

Leonardo Martins: Como você disse, o calcanhar de Aquiles de um governo é a saúde, a educação, e hoje tem uma questão que vem se agravando muito, que é a segurança pública. Por se tratar em educação, a gente recebeu o município na pior situação. As escolas eram vergonhosas e a gente teve o cuidado de nuclear as escolas. Fizemos um levantamento, fomos nucleando, fomos melhorando o ensino, melhoramos nossa nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas ainda não estava da forma desejada por nós. A gente tinha um projeto para agora, na reeleição. Deixei lá três escolas aprovadas, esperando só a liberação, mas foi quando não deu tempo para a gente fazer. Mas, nós demos um grande avanço na educação de Inajá, ainda estava a desejar, reconheço, mas fico feliz de ter avançado muito, como peguei e como entreguei. Quando eu assumi a prefeitura, todos os alunos da rede da zona rural eram transportados no pau-de-arara, mas, foi no meu governo que eu coloquei todos os alunos para serem transportados nos ônibus escolares. Melhoramos a merenda escolar, capacitamos melhor os professores, pagamos um salário digno. Reconheço que precisa melhorar muito mais, mas não depende só do prefeito. Tem que ser a união do prefeito, do Estado e da Federação, para que possa melhorar. Os professores devem receber muito melhor, porque a gente sabe que eles são os grandes responsáveis pela educação de nossos filhos e, consequentemente, de todos os brasileiros. Mas demos um grande avanço na educação de Inajá, na questão de fardamentos, enfim, melhoramos muito, principalmente, na questão do espaço físico, como encontramos e como deixamos.

Saúde

''Na questão da saúde, a gente investiu forte. Eu só queria voltar a ser prefeito novamente e entregar a Secretaria de Saúde. A gente tinha médicos todos os dias. Recebi a prefeitura, não tinha sequer uma ambulância e, com 778 dias que eu estava prefeito, entreguei duas ambulância zero km. Em cidades pequenas feito Inajá, poucas têm raio X e eu deixei raio X funcionando, exames sendo feitos dentro do município. Fizemos várias cirurgias de pequeno porte. Fizemos aqui [em Petrolândia] uma parceria com Dr. João [Lopes, do hospital Instituto Beneficente do Vales do São Francisco-Ibvasf], que teve uma grande colaboração comigo, enquanto fui prefeito. Enfim, você sabe que a gente nunca vai zerar os problemas, mas a gente avançou muito. Tanto é que hoje está um descaso a saúde do nosso município.

Leonardo diz que seu governo foi um dos mais perseguidos da história de Inajá e afirma que, hoje, faz uma oposição respeitosa.


Dos governos de Inajá, acho que o meu foi o mais perseguido. Eu acho que quem tem que analisar o prefeito é o Tribunal de Contas [do Estado], é o TCU [Tribunal de Contas da União], os órgãos fiscalizadores. Agora, a gente como oposição, como cidadão, temos que falar e criticar na medida em que seja uma crítica construtiva, porque, muitas vezes, o gestor não está vendo aquela coisa errada, que é para se consertar. E eu sempre fiz e vou continuar fazendo a boa política, para que a gente, enquanto oposição, fiscal do povo, a gente tem que falar e a democracia é para isso.

A seguir, o ex-prefeito respondeu a várias perguntas enviadas por ouvintes por meio de Whatsapp (o áudio da íntegra da entrevista está disponível abaixo).

Na entrevista, Leonardo Martins também afirma que é pré-candidato a deputado estadual, fala das articulações políticas e de apoios de prefeituras em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

Ouça a íntegra do áudio da entrevista>Leonardo Martins no "Acordando com as Notícias"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Geniclébio Barros


Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra realiza 1ª pelada do ano


No primeiro domingo do ano de 2018, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):
Placar: camisa amarela 2 x 1 camisa verde
Gols do camisa amarela: Fred (2)
Gol do camisa azul: Bangu

 segundo tempo de 8h as 9h camis amarela4x1camisa verde gol camisa amarela 2. Zinho tales contra luciano gol camisa verde almir

Segundo tempo (8h00 às 9h00)

Placar: camisa amarela 4 x 1 camisa verde
Gol do camisa verde: Almir
Gols do camisa amarela: Zinho (2), Luciano e Tales (contra)

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Petrolândia tem Restaurante Museu Trupé Cultural com exposição de objetos e relíquias da velha cidade


O Restaurante Trupé Cultural, do empresário Jadilson Ferraz, é o primeiro museu da cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Além de vasta exposição de objetos e relíquias dos tempos da velha Petrolândia, hoje submersa as águas do rio São Francisco, o espaço é também um aconchegante ambiente para reuniões, confraternizações e momentos de tranquilidade com a família e amigos. Detalhe: tem serviço de restaurante e bebidas, e funciona das 09hs: às 23hs.

Visitar o Trupé Cultural exige tempo. Tempo para apreciar as peças expostas no espaço, que nos levam de volta ao passado. Dá até para desligar do mundo da internet durante os preciosos momentos em que ali estamos.

Inaugurado em 2013, na avenida da Orla Fluvial, o Restaurante Trupé Cultural fica localizado na Avenida Milvernes Cruz Lima, na Orla da cidade de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Governo do Estado atende quase 9 mil artesãos pernambucanos

Entre as ações realizadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE) estão a emissão e renovação da Carteira do Artesão e captação de novos artesãos para os dois Centros de Artesanato (Foto: Priscilla Buhr)

O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE), fechou 2017 com quase nove mil atendimentos realizados no Estado. Entre as ações realizadas pelo Programa estão a emissão e renovação da Carteira do Artesão e captação de novos artesãos para as duas lojas do Centro de Artesanato, em Recife e Bezerros.

Ao longo do ano, o PAB-PE atendeu nove regiões de Pernambuco, como o Agreste Central, Meridional e Setentrional, Mata Norte e Sul, Sertão de Itaparica, São Francisco e Arararipe, além da Região Metropolitana. A previsão para este ano é contemplar o Sertão Central, como também o de Moxotó e do Pajeú, e também ampliar o atendimento nas regiões já atendidas.

As viagens foram iniciadas em janeiro de 2017 em parceria com o SEBRAE. Enquanto uma equipe do PAB-PE emite ou renova o documento, outra equipe já faz a curadoria das peças levadas pelos artesãos. O resultado sai na hora. Caso os produtos sejam aprovados, eles passam a ser vendidos nas duas lojas do Centro de Artesanato.

COMO ADQUIRIR A CARTEIRA DO ARTESÃO


João Campos representa o Brasil no Reino Unido

Resultado de imagem para assis ramalho joão campos
João Campos (Foto: Lúcia Xavier/arquivoBlogAR)

Entre 14 e 24 de janeiro, o chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara, João Campos, será o único representante do Brasil no Programa de Líderes Internacionais do Governo Britânico (British Government’s International Leaders Programme – ILP) para o período 2017/2018. Ele se juntará a outros 13 participantes de todo o mundo na missão. A escolha dos selecionados tem a ver com o papel que eles poderão desempenhar em seus países nos próximos anos e no impacto que podem ter em assuntos de interesse global.

O ILP é o programa de visitas mais importante do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. A seleção dos participantes é feita pelo próprio Ministério. A Embaixada Britânica no Brasil enviou uma lista prévia com opções de nomes para a escolha do representante brasileiro. Há países que têm mais de 1 representante.


Petrolândia: Dr. Alexandre Salomão, Gastroenterologista, atende neste domingo (14) para consultas e endoscopia digestiva


A Petroclínica informa que o gastroenterologista Alexandre Salomão estará realizando endoscopia digestiva alta e consultas neste domingo, 14 de janeiro.

O agendamento deve ser feito com antecedência pelos contatos: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Petroclínica


Caso Fábio Fillipe: Proprietária denuncia que veículo usado no sequestro usa placa clonada de seu automóvel

Foto ilustrativa

Na tarde desta segunda-feira (08), a redação do Blog de Assis Ramalho recebeu telefonema de uma senhora residente no Recife, bastante apreensiva com a repercussão de reportagem publicada no domingo (07) por este veículo de comunicação, a pedido da família do jovem Fábio Fillipe Siqueira Firmino, 26 anos, sequestrado em Feira de Santana-BA, na última sexta-feira (05).

Na matéria em questão, a família do rapaz desaparecido, a partir de imagens de câmeras de segurança, buscava o paradeiro do familiar e possíveis informações sobre o veículo usado na ação de sequestro, um automóvel Toyota Corolla, de cor preta, com placa de Timbaúba-PE.

Com base em reportagem deste Blog, a proprietária descobriu que seu automóvel foi clonado. Ela já prestou queixa sobre o fato junto aos órgãos de segurança e trânsito. A proprietária do veículo foi orientada ainda a entrar em contato com a família do rapaz sequestrado para solicitar a ampla divulgação de que o automóvel usado na ação criminosa tinha placa clonada.

Saber mais
>Jovem é sequestrado em Feira de Santana e família busca seu paradeiro

Redação do Blog de Assis Ramalho


Prefeituras de Petrolândia e Jatobá assinam TAC com Ministério Público para regulamentação de festas particulares nos municípios


Reprodução site da Prefeitura de Petrolândia

Na tarde da última sexta-feira (05), foi discretamente publicado (foto acima) no site oficial da Prefeitura Municipal de Petrolândia o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Nº 01/2018, firmado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pelo Promotor de Justiça Rodrigo Altobello Ângelo Abatayguara, e os Municípios de Jatobá e Petrolândia, representados pelas prefeitas Maria Goreti Varjão e Janielma Ferreira Rodrigues Souza, respectivamente, com a finalidade de melhorar a segurança e a organização de eventos particulares (não promovidos pelos municípios) em ambas as cidades.

As determinações do TAC Nº 01/2018 deverão ser obedecidas na organização de eventos com público estimado a partir de 1.000 pessoas. Entre outras, as principais orientações são:

Obrigações dos organizadores de eventos:
1. Comunicar à prefeitura, com antecedência mínima de 20 dias, o local de realização do evento;
2. Se o local for aprovado pela prefeitura, comunicar e, se for o caso, solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros (no Centro de Atividades Técnicas que tem atendimento na Sala do Empreendedor, em Petrolândia, no 1º andar do Cartório de Notas), Polícia Militar e, quando o evento envolver crianças e adolescentes, informar também ao Conselho Tutelar;
3. A festa deverá ser encerrada às 02h00 da manhã, com desligamento de todo aparelho que emita som, inclusive "paredões" de veículos.

Obrigações das prefeituras de Petrolândia e Jatobá:
1. Colocar fiscais nos locais dos festejos para providenciar o encerramento na hora estabelecida e o desligamento de aparelhos de som, inclusive de "paredões" de veículos;
2. Quando for o caso, comunicar ao Conselho Tutelar a realização do evento e providenciar estrutura no local para a atuação dos conselheiros;
3. "Deixar a população ciente de tudo o que se realizará bem como das consequências do descumprimento das ordens emanadas pelos agentes da lei em cumprimento ao presente  TAC, principalmente por meio da imprensa";
4. Providenciar a limpeza urbana e a desinfecção os cestos de lixo;
5. Só permitir fechamento de ruas e/ou logradouros públicos (praças, por exemplo) se for comprovado que não haverá prejuízo para a segurança do público no local e do trânsito. Se houver permissão para o fechamento, a prefeitura deve comunicar ao Corpo de Bombeiros, ao Hospital Municipal e às Polícias Civil e Militar.

Obrigações da Polícia Militar:
1. Providenciar efetivo para policiamento ostensivo;
2. Auxiliar as prefeituras no cumprimento do horário de encerramento das festas;
3. Coibir o funcionamento de aparelhos de som, inclusive "paredões" e veículos com equipamentos de escapamentos ausentes ou adulterados;
4. Prestar segurança nos locais de festividades e em outros pontos de concentração.

Obrigações do Corpo de Bombeiros:
1. Fazer vistoria no local, com antecedência mínima de 24 horas;
2. Atuar em regime de plantão nos locais das festas, até o final do evento.

Leia o TAC Nº 001/2018 na íntegra>AQUI

Redação do Blog de Assis Ramalho


Campus Floresta do IF SERTÃO-PE abre inscrições para novo curso de Técnico em Administração para Jovens e Adultos


O campus Floresta do IF Sertão-PE lançou na sexta-feira (05), o edital nº01/2018 que abre inscrições para o curso Técnico em Administração, na modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA), no período noturno. As inscrições são gratuitas, começam em 09 de janeiro e seguem até o dia 21 de janeiro, via internet pelo site cead.ifsertaope.edu.br/selecao ou no campus Floresta, onde será disponibilizado um computador com acesso à internet das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira para os candidatos que tiverem dificuldade de realizar sua inscrição.

Na modalidade de PROEJA os futuros alunos do IF Sertão-PE concluirão o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, serão capacitados na área técnica em Administração, assim já sairão do Ensino Médio com uma profissão. Para se inscrever é preciso ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos, ser maior de 18 anos na data da matrícula no curso, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório com o número do CPF, documentação de identificação com foto e endereço de e-mail..


Sulanqueiros são feitos reféns e têm mercadoria avaliada em R$ 60 mil roubada na BR-104 a caminho de Caruaru


Três comerciantes foram feitos reféns e tiveram a mercadoria roubada na tarde do domingo (7) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com uma das vítimas, que não quis se identificar, o material levado estava avaliado em R$ 60 mil.

Ainda segundo a vítima, que era motorista do carro, o trio havia saído de Santa Cruz do Capibaribe e estava a caminho da Feira da Sulanca quando foi abordado pelos criminosos nas proximidades da Vila do Rafael, zona rural do município.



No Domingão do Faustão, Luciano Huck diz que vai ajudar a capitalizar candidaturas novas


O apresentador Luciano Huck afirmou, na noite desse domingo (7), que vai participar ativamente das eleições de outubro e "botar a mão na massa", mais uma vez, deixando no ar uma possível candidatura a presidente da República. "O que Deus espera para mim vou deixar rolar. Neste momento, agora no começo de janeiro, ainda acho que meu papel com esse microfone na mão na TV, motivando as pessoas, pode ser talvez até mais importante do que lá (na presidência)", disse.

Huck disse, em participação no Domingão do Faustão, que vai ajudar a capitalizar candidaturas novas para a política por meio de dois movimentos, o Agora e o Renova, que, de acordo com ele, farão um funil de pessoas éticas para concorrer a cargos eletivos. Os grupos de empresários darão estrutura e dinheiro para quem passar no "vestibular" e não tiver meios de fazer campanha.


Sorte do ex-presidente Lula poderá ser decidida no dia 24 deste mês

Ex-presidente Lula (Foto: Assis Ramalho/arquivoBlogAR)

O PT prepara uma grande mobilização para o próximo dia 24, em Porto Alegre, onde a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidirá o futuro de Lula. Naquela data, estará sendo julgado um recurso ajuizado pelos advogados do ex-presidente contra a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pelos precedentes que se conhece daquela Turma, ela deverá confirmar o veredicto do magistrado paranaense, com duas consequências imediatas: inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa e prisão amparada no mais novo entendimento do STF, segundo o qual réu condenado em segunda instância deve começar imediatamente a cumprir a pena.

Eventual confirmação da sentença de 1ª instância não causará surpresa aos brasileiros, que já conhecem as virtudes e os defeitos do líder petista. Agora, para explicá-la à imprensa estrangeira dará mais trabalho. É que o ex-presidente foi condenado neste processo por suposto recebimento, a título de propina, de um apartamento tríplex na praia do Guarujá, em São Paulo. Só que o apartamento não é e nunca foi dele. Continua em nome da construtora que lhe teria oferecido a vantagem indevida. E isso não é fácil de explicar a quem não mora no Brasil.

Sem segundo turno


Tragédia na BR-116: Acidente mata mulher grávida, filho e genro entre Macururé e Chorrochó (BA)

Veículo capotou e parou fora da estrada (Foto: Beira Rio Notícias)

Três pessoas morreram, entre elas uma mulher grávida, e quatro ficaram feridas em um acidente na BR-116, no trecho entre os municípios de Chorrochó e Macururé, no norte da Bahia. O acidente aconteceu na tarde de domingo (7).

Segundo a Polícia Civil, o veículo onde as vítimas estavam saiu de uma estrada vicinal de Macururé. Quando o carro entrou na BR, um caminhão atingiu a traseira do veículo. O carro capotou e parou fora da rodovia.

Maria do Rosário Santos, 43, estava grávida de 5 meses e não resistiu aos ferimentos. Outro filho dela, Roni Santos Gonçalves, 10, também morreu no local. Um homem identificado como Paulo César Lima Freire, de 48 anos, também morreu antes de ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.


Tacaratu: Jovens de Caraibeiras recebem o Sacramento da Crisma pelo Bispo Dom Gabriel


Neste domingo (07/01/2018) jovens católicos de Caraibeiras, distrito da cidade de Tacaratu, no sertão de Pernambuco, receberam o Sacramento da Crisma. A celebração, realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, foi presidida pelo bispo Dom Gabriel Marchesi, da Diocese de Florsta.

Durante a celebração a igreja se tornou pequena devido ao grande número de fiéis presentes, especialmente dos familiares dos crismandos.

A Crisma ou confirmação do batismo é o sacramento do compromisso missionário na comunidade, no qual o jovem recebe o óleo composto de azeite e bálsamo, consagrado pelo bispo que faz a unção na fronte do crismando, confirmando o seu batismo. O jovem se compromete com a vida cristã. A figura do padrinho ou madrinha representa um segundo pai, ou uma segunda mãe, alguém em que se confia e a que se tem como exemplo no fiel seguimento dos ensinamentos de Jesus Cristo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos; Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde


Petrolândia: Aniversariante do dia, avó recebe bonita homenagem da neta Patrícia


Vovó (Dona Tantan), hoje a senhora completa 90 anos e, como presente, peço a Deus que a conserve com essa força que a acompanha diariamente e que nunca te falte saúde. Feliz aniversário, meu amor!

Da sua neta, Patrícia.

Blog de Assis Ramalho
Foto/divulgação


Petrolândia: Drª Ludimila, oftalmologista, atende nesta terça (9) na Clínica de Olhos Santa Maria, a partir das 8h00 da manhã



A Clínica de Olhos Santa Maria, em parceria com a Ótica Boa Visão, informa que  Drª  Ludmila (oftalmologista), diretamente de João Pessoa, atenderá nesta terça-feira (09) a partir das 8 horas da manhã.

Compareça à Ótica Boa Visão, marque sua consulta, chegue cedo e garanta a sua vaga.

Agende sua consulta pelos telefones:  38510319 - 87 999550704

A nova  Clínica de Olhos SantaMaria está localizada na Av Manoel Borba nº 365, no primeiro andar do antigo Sheik Hotel, no centro de Petrolândia.

A Ótica Visão fica localizada  Avenida Manoel Borba, Nº 05, no centro de Petrolândia, próximo ao Magazine Paulinelly.

Notícia relacionada
Petrolândia: Com 40 anos de tradição no ramo, Ótica Boa Visão chega à cidade com preços baixos e promoção

Redação do Blog de Assis Ramalho


Veja calendário de saques do PIS/Pasep para idosos a partir de 60 anos


Ministério do Planejamento divulgou nesta segunda-feira (8) ao G1 o calendário de saques do Fundo PIS/Pasep para beneficiários com idade a partir de 60 anos. No sábado (6), entrou em vigor a Medida Provisória 813/2017, que reduziu a idade mínima para saque do Fundo PIS/Pasep.

A partir desta segunda-feira (8), mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais poderão sacar o dinheiro. No dia 22 de janeiro, idosos com idade a partir de 60 anos com conta corrente ou poupança individual na Caixa e no Banco do Brasil terão o dinheiro depositado por meio de crédito automático. A partir do dia 24, começa o pagamento nas agências para esses idosos que não têm conta nos bancos.

Veja calendário:


Hoje no Barça, Coutinho sonhava em jogar no Real Madrid

Hoje no Barça, em 2008 Coutinho sonhava em jogar no  Real Madrid (declaração também de Neymar, seu companheiro da Seleção sub-16. na época)

Philippe Coutinho será apresentado hoje como maior contratação da história do Barcelona (160 milhões de euros). Uma realidade bem diferente do que um dia o craque imaginou: em 2008, quando era uma promessa da Seleção sub-16, a revelação do Vasco disse ao jornal espanhol "Marca" que seu sonho era jogar no Real Madrid (declaração também de Neymar, seu companheiro na época).

Confira alguns trechos da entrevista do "Marca" com o pequeno Coutinho:

Marca: Qual é o clube dos sonhos de vocês?
Coutinho: O Real Madrid. É o melhor time do mundo.
Marca: A referência de Robinho.
Coutinho: Aprendi a fazer a "pedalada" vendo o Robinho pela TV. Eu gosto muito de ver o Real e o Barça, que são meus times favoritos neste Espanhol.
Marca: Objetivo na carreira.
Coutinho: Jogar o Campeonato Espanhol, porque nele estão os melhores jogadores do mundo, como Robinho e Ronaldinho.

Leia também
>Philippe Coutinho assina até 2023 e se torna oficialmente jogador do Barcelona

O Globo


Quatro homens são assassinados em chacina em Jaboatão-PE



Quatro homens foram assassinados, na noite de domingo (7), em Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Foi a primeira chacina registrada em Pernambuco, em 2018. De acordo com a Polícia Civil, os quatro homens foram executados a tiros.

O crime ocorreu por volta das 20h, na Usina Suassuna, onde fica um conjunto habitacional. De acordo com a PM, três rapazes morreram no local. Outro ainda chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Engenho Velho, onde faleceu.

A delegada Vilaneida Aguiar, da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que o crime foi praticado por dois homens, que estavam de calças da cor laranja, parecidas com os uniformes usados por garis.

"Eles chegaram a pé, mandaram que os rapazes deitassem no chão e com a mãos na cabeça. Antes de atirar, perguntaram os nomes das vítimas. Depois, saíram do local andando", afirmou.


Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais convida sócios em atraso para regularização de contribuições


Aviso

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia convida todos os sócios que estão com suas carteirinhas atrasadas, e que tenha o interesse de atualizar que procure por Jose Mauricio.

Estamos com desconto de 50% no meses de janeiro e fevereiro!

José Mauricio Filho
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Petrolândia (STR)


Prefeitura de Orocó-PE lança Seleção Simplificada para a Educação


A Prefeitura de Orocó-PE lança Concurso Público organizado pelo edital nº 001/2018, com a finalidade de contratar pessoal para suprir a demanda da Cidade no setor da Secretaria Municipal de Educação.

As chances são para Professores no Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas seguintes áreas: Ciências e Tecnologia (matemática e ciências) Ciências Humanas (História e Geografia) Ciências e Linguagem (Português).

Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 09 a 19 de janeiro de 2018, mediante a apresentação dos documentos exigidos em edital na sede Secretaria de Educação, localizada na Avenida São Sebastião, n° 205, Centro de Orocó, de forma gratuita.


Fernando Filho faz giro pelo Sertão na primeira semana do ano


Por: Ascom Dep. Fernando Filho

Fernando Filho abriu as atividades políticas de 2018 realizando um giro pelos sertões do Itaparica, Moxotó e Pajeú, visitando as cidades de Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Serra Talhada, Flores, Betânia e Custódia. Durante o trajeto ele entregou equipamentos agrícolas e poços artesianos, resultantes de emendas parlamentares do mandato de deputado federal, além de dialogar com trabalhadores, militantes e lideranças políticas. No terceiro mandato na Câmara Federal, Fernando Filho está licenciado do cargo desde maio de 2016, quando assumiu o ministério de Minas e Energia, considerada pelos economistas entre as mais complexas do Brasil. Após um ano e meio de gestão, Fernando vem tendo um desempenho bastante elogiado pelo setores elétrico e energético, retomando a confiança do mercado no Brasil.


Em Petrolândia ele participou de uma reunião com movimentos sociais e visitou a Associação Café com Arte, que utiliza o artesanato como alternativa para fonte de renda e concedeu entrevista ao blogueiro Assis Ramalho. Na associação de trabalhadores rurais do distrito de Brejinho da Serra o deputado entregou um trator e implementos agrícolas. Fernando Filho encerrou a agenda inaugurando a Casa do Mel, que irá beneficiar os apicultores da região. Ao chegar em Floresta foi recebido pelo prefeito Ricardo Ferraz, para uma reunião com todo secretariado em que discutiram projetos para o município.



Petrolândia: AVEPE realiza primeira pelada do ano no campo da Vila dos Pescadores

Primeira pelada do ano da AVEPE foi realizada no campo da Vila dos Pescadores (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)

Feliz 2018!

Neste domingo, 07 de janeiro de 2018, os sócios da Avepe - Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia - realizaram, em clima de muita descontração, a primeira pelada do ano. O primeiro domingo do ano também serviu para que fosse oficialmente avisado o novo horário do ''baba'' que passou a ser realizado no campo da Vila dos Pescadores, pelo fato do Estádio Municipal ''O Galegão'' passar por reforma.

De acordo com Louro do Vidro, presidente da instituição esportiva, a partir do próximo domingo (14) a pelada passa a ser disputada das 5:30 as 7:30 da manhã.

Histórico
A AVEPE  foi fundada em 1989 com a finalidade de abrir espaço para ex-jogadores do futebol de Petrolândia que muito contribuíram para a sua história. Hoje, após 28 anos de fundação, a instituição possui sede própria de frente para a orla fluvial da cidade, com mais de trezentos metros de área coberta, piso de granito, bar, sinuca, churrasqueira etc.

Todos os sócios desfrutam de lazer nos finais de semana, com direito à tradicional pelada de futebol, bebidas e tira-gostos.

Ver fotos>Primeira pelada da AVEPE em 2018

Leia também
>Petrolândia: Pagode, futebol, batucada e orações animam o último domingo do ano da AVEPE

Adeus 2017! Feliz 2018!
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas têm início nesta segunda


As inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) começam nesta segunda-feira (8), às 14h, e seguem até 15 de fevereiro, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O certame oferece 131 vagas, sendo 100 para técnico judiciário - área judiciária; 15 para analista judiciário - oficial de justiça avaliador; 15 para analista judiciário - área judiciária e uma para analista judiciário - área de estatística.

CONFIRA O EDITAL

As taxas de inscrição custam R$ 80 (técnico judiciário) e R$ 100 (analista judiciário). Podem solicitar isenção no pagamento os candidatos que residirem há, no mínimo, dois anos no Estado de Alagoas e declararem ser hipossuficientes de recursos financeiros. Também estão livres de pagar a taxa os doadores de sangue.


Com 120 pontos na CNH, diretor do Detran abre processo contra si mesmo


O diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), César Augusto Monteiro Alves Junior, determinou a abertura de um procedimento administrativo contra si mesmo parar apurar a existência de 120 pontos em infrações em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

“Como diretor do Detran, já determinei imediatamente que instaurassem procedimento administrativo contra mim para que apurassem as responsabilidades e que fosse punido conforme qualquer cidadão”, disse o diretor, empossado no cargo há menos de 20 dias, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, nesse sábado. “Eu vou parar de dirigir nesse momento. Vou aguardar o processo legal, o meu amplo direito de defesa, dentro do princípio do contraditório”, completou.

Ainda ontem, Alves Junior divulgou nota negando serem suas as irregularidades que mancharam seu prontuário de motorista. Ele sustentou que em nenhum dos casos foi identificado como sendo o condutor e que não recebeu as notificações.


Governo quer reduzir quadro das estatais federais em 17 mil servidores


O governo pretende reduzir o quadro de pessoal das estatais em mais 17 mil funcionários neste ano. Essa é a meta da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério do Planejamento. “Estão sendo trabalhados 12 programas de desligamento voluntário (PDVs) para 2018 e estimamos uma economia de R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões (caso todo público-alvo saia)”, informa o titular da Sest, Fernando Soares.

Entre os programas de demissão em andamento, destacam-se o da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), aberto no fim do ano passado, o das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o da Valec, de acordo Soares. Existe também a expectativa de reabertura do PDV dos Correios. Algusn programas ainda são embrionários ”, acrescenta.

De acordo com dados do último boletim da Sest, referente ao terceiro trimestre de 2017, as 149 estatais em operação empregavam 506,8 mil trabalhadores. Uma queda de 4,9% sobre os 533.133 mil de 2016. O corte pretendido em 2018 é menor: de 3,3% do total, mas o objetivo é chegar em dezembro com menos de 500 mil funcionários nas empresas públicas — a menor quantidade desde 2010.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira 08 de janeiro de 2018

 


A Tarde
Motorista do Uber é morto a tiros no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Correio da Bahia
Batida entre dois carros deixa 10 feridos na Praia do Forte
Tribuna da Bahia
Verão faz crescer empregos na capital baiana; bares e restaurantes são os que mais contratam
O Globo
Advogados vão à Justiça para impedir posse de nova ministra do Trabalho
O Dia
Homem é morto por bala perdida no Engenho Novo, na Zona Norte do RJ
Extra
Chefe da maior facção criminosa do Rio é preso em Cabo Frio
Folha de São Paulo
Maioria é contrária à ampliação do porte legal de armas, diz Datafolha
O Estado de São Paulo
Após política das ‘campeãs nacionais’, BNDES quer impulsionar as pequenas
Correio Braziliense
Governo quer reduzir quadro das estatais federais em 17 mil servidores
Valor Econômico
Meirelles se diz contra ‘suspensão pura e simples’ da ‘regra de ouro’
Estado de Minas
Com 120 pontos na CNH, diretor do Detran-MG abre processo contra si mesmo
Diário do Nordeste
Cinco homens são capturados após duplo homicídio em bairro de Fortaleza
Zero Hora
Turistas gaúchos morrem afogados no litoral do Uruguai
Brasil Econômico
Multinacional demite presidente após funcionário usar fantasia de meme famoso

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.