quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Governo publica decreto que coloca em risco nove áreas protegidas na Amazônia


Extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associadas (Renca) deverá gerar uma série de conflitos entre a atividade minerária, a conservação da biodiversidade e os povos indígenas.

O governo federal publicou nesta quarta-feira (23) o decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associadas (Renca), uma área de 47 mil quilômetros quadrados entre o Pará e o Amapá – o equivalente ao tamanho do estado do Espírito Santo. A região, que é rica em ouro e outros minérios, engloba também nove áreas protegidas, entre florestas estaduais, reservas ecológicas e terras indígenas.

O WWF-Brasil já havia feito o alerta. Em maio deste ano, a organização avisou que o governo pretendia liberar essa área para iniciativa privada – que estava proibida para a mineração desde 1984. É mais uma das medidas previstas pelo governo Temer para estimular o desenvolvimento econômico e engordar o PIB brasileiro (saiba mais).

Mas não é só isso. Segundo relatório divulgado no mês passado pelo WWF-Brasil, produzido em parceria com a empresa Jazida.com, especializada em geoprocessamento, a extinção da Renca deverá gerar uma série de conflitos entre a atividade minerária, a conservação da biodiversidade e os povos indígenas.


Representantes de 40 municípios pernambucanos se reunirão em Petrolina para discutir assistência social


Gestores da assistência social de 40 municípios pernambucanos estarão reunidos em Petrolina nesta sexta-feira (25) para participar do Encontro Estadual dos Gestores da Assistência Social. O encontro acontece a partir das 9h no Hotel Grande Rio e tem como objetivo discutir as formas de fortalecer e capacitar os novos gestores e trabalhadores das políticas de Assistência Social.

Na oportunidade, os participantes poderão discutir temas como: os desafios da gestão municipal do Suas, Vigilância socioassistencial na esfera municipal, entre outros. Também serão apresentadas experiências exitosas no serviço social do município de Ibirajuba.

Além das palestras, os participantes do evento também farão uma visita técnica, a partir das 16h, a alguns equipamentos ligados à assistência social de Petrolina como Centro Pop, Casa Bolsa, Restaurante Popular e Centro de Atenção à Pessoa Idosa.


Juiza nega pedido para cobrança de preços iguais para homens e mulheres em Brasília


A juíza titular do 4º Juizado Especial Cível de Brasília negou o pedido para que uma produtora vendesse a um consumidor ingressos para um evento pelo mesmo valor cobrado para o público feminino, inferior ao ingresso masculino. O autor também havia pedido que a empresa vendesse todos os ingressos para o evento “Na Praia” pelo menor preço para homens e mulheres, indistintamente.

“É notória a desigualdade da mulher em relação ao homem, no nosso país, em termos de salário, jornada de trabalho, pequena representatividade nas grandes empresas, diminuta participação percentual em elevados cargos públicos e na política, etc. Ademais, não vislumbro que a diferenciação de tais preços, como estratégia de marketing, possa desvalorizar e/ou inferiorizar a mulher. Ao contrário, tal prática permite que a mulher possa optar por participar de tais eventos sociais”, diz a juiza.


Armando diz que Congresso contribuirá para retomar crescimento

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou, nesta quarta-feira (23), em debate no 28º Congresso Aço Brasil, em Brasília, que vários projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional podem contribuir para aumentar a produtividade e a eficiência da economia brasileira, essencial, na sua visão, à retomada do crescimento quando a recessão for superada.

Segundo Armando, a produtividade da economia brasileira, que cresceu apenas 0,68% anuais, em média, entre 1990 e 2010, é um problema sistêmico. Como tal, ainda de acordo com o senador, só pode ser combatido aumentando-se a eficiência de forma disseminada, tanto na área tributária como no crédito, na infraestrutura, na educação e na inovação tecnológica.


Compesa implanta rede coletora de esgoto na Orla de Petrolina

Foto: Divulgação/Compesa

Uma obra de implantação da rede coletora de esgoto foi iniciada nessa terça-feira (22) pela Compesa para evitar o lançamento de dejetos no Rio São Francisco. A intervenção está sendo executada na Orla 1 e vai durar 30 dias. Irá atender dez estabelecimentos comerciais que não possuem rede coletora e utilizam fossas sépticas como destino final de seus efluentes.

Com recursos próprios, a Compesa está investindo cerca de 110 mil na obra. A reposição da pavimentação será realizada a partir de uma parceria com a Prefeitura de Petrolina e comerciantes locais. Para realização da obra, o trecho próximo à choperia Haus Beer deverá ser parcialmente interditado. Serão implantados cerca de 500m de rede coletora, construção de poços de visita e de caixas de inspeção.


Danilo Cabral busca criar Frente em defesa da Chesf


Diante da decisão do governo federal de privatizar a Eletrobras e suas subsidiárias, como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) está coletando assinaturas para a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Chesf. Segundo o socialista, é preciso discutir a venda do sistema amplamente com a sociedade, e não apressadamente. A ideia do Ministério das Minas e Energia é que o processo de privatização seja concluído até o primeiro semestre de 2018.

“A condução da política energética do País deve ser do poder público e não da iniciativa privada. É uma questão de soberania nacional. A Chesf tem 70 anos de história. É um patrimônio dos nordestinos e um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional”, afirma Danilo Cabral.


Caravana de Lula chega em Pernambuco quinta-feira (24)

Foto: Ricardo Stuckert

A Caravana Lula pelo Brasil chega em Recife nesta quinta-feira, dia 24, permanecendo no estado até o dia 26, quando segue para João Pessoa. A caravana deve ainda visitar o sertão do Araripe, em Pernambuco, no dia 31 de agosto.

Algumas atividades estão programadas na agenda de Lula, entre elas dois atos abertos. Um em Ipojuca e o outro no Recife.

Lula chega na quinta-feira, dia 24, à tarde. A primeira atividade do ex-presidente é uma visita ao Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife, às 15h.


Faltou a população fazer sua parte


*Luiz Carlos Borges da Silveira

Passado o episódio da votação de admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção, cabe uma análise criteriosa sem influência do calor dos fatos relativos à sessão na Câmara Federal. Perdura o questionamento: por que o presidente saiu ganhador no embate legislativo, quando evidências e provas eram-lhe desfavoráveis? A resposta tem muitas variantes e argumentos. Sabidamente, aconteceu o que é costumeiro acontecer, houve a manobra política do governo com distribuição de benesses, inclusive liberação de emendas orçamentárias, na ‘undécima hora’, a parlamentares negocistas.

Todos os argumentos tentando justificar o resultado do episódio são aceitáveis, todavia no meu entendimento o elemento decisivo foi o desinteresse da sociedade que mesmo com algum grau de indignação diante dos fatos permaneceu alheia ao ponto central da questão. Acredito que se houvesse mobilização e vigorosa tomada de posição o desfecho seria outro. É bom recordar casos anteriores na nossa história política. Quando o então presidente Fernando Collor enfrentou processo de cassação e mais recentemente no impeachment de Dilma Rousseff o povo foi para as ruas, mobilizou a opinião pública e exerceu legítima pressão. No caso atual a denúncia e as provas apresentadas mostravam ser a situação de Michel Temer tão ou mais grave do que nos exemplos citados.


Lucas Ramos se opõe à privatização da Chesf

Lucas Ramos em discurso (Foto: Jarbas Araújo/Alepe)

A proposta do Governo Federal de privatizar a CHESF repercutiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) foi o primeiro a utilizar a tribuna, nessa terça (22), para se posicionar contra a venda dos ativos da companhia e alertou que a estatal não pode ser entregue à iniciativa privada para cobrir o déficit do setor energético.

“Vender um patrimônio dos brasileiros por R$ 20 bilhões para encobrir um déficit de R$ 59 bilhões que o sistema Eletrobrás acumula é uma prova da incapacidade do Governo Federal em gerir uma empresa do tamanho e importância da Eletrobrás e suas subsidiárias”, afirmou Lucas. “Mais uma vez o governo Temer se coloca de costas para o povo brasileiro e em uma decisão monocrática coloca à venda um dos maiores ativos do país”, cravou.

Em seu discurso, o parlamentar relembrou o posicionamento do ex-governador Miguel Arraes, que em um texto escrito no ano 2000 já alertava para o risco de privatização da companhia. “Há 17 anos, Arraes escreveu que não seria possível compatibilizar os interesses da iniciativa privada com os recursos oferecidos pelo rio São Francisco sem trazer prejuízos para a população e agora tomamos conhecimento de que um ministro, que é deputado federal eleito pelo PSB, foi porta voz do governo Temer para avisar que está à venda um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou. “O governo impopular de Michel Temer, para pagar as contas da incapacidade de gerir o Brasil, busca a privatização para cobrir um rombo que será, infelizmente, mais uma vez repassado para o povo brasileiro. Todos os pernambucanos devem se colocar contra a venda da Chesf”, disse.


Pimp My Carroça chega ao Recife para atender catadores na Universo

Evento oferece atividades culturais e atendimentos de saúde para catadores e suas famílias, além das tradicionais reformas e pinturas nas carroças

Pela segunda vez, o projeto do Pimp My Carroça chega à capital pernambucana. A iniciativa tem como objetivo dar mais visibilidade e força aos catadores de materiais recicláveis, principais responsáveis pela coleta seletiva do Brasil e do mundo. O evento, será realizado na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) no dia 2 de setembro e contará com ações de reforma e graffiti para as carroças de cerca de 40 catadores, além de atendimentos de bem-estar e saúde.O projeto dividirá espaço com o Re-Circo - o Circo da Reciclagem, que mistura atrações culturais com educação ambiental para todas as idades.

A proposta é fazer uma reforma estrutural e instalar itens de segurança nas carroças como buzinas, espelhos retrovisores e fitas refletivas, que depois serão pintadas por grafiteiros locais com artes e frases de efeito. “Nossa ideia é, além de proporcionar melhores condições aos catadores, tornar o equipamento de trabalho deles mais seguro e visível. Isso aumentará a interação deles com as pessoas e veículos que transitam nas ruas e que têm a oportunidade de passar a enxergá-los como verdadeiros agentes ambientais”, explica Carol Pires, produtora do movimento.


Paulo Câmara negocia com ministro liberação de recursos para Adutora do Agreste

Fotos: Adalberto Marques/Ministério da Integração Nacional

A liberação de recursos federais para a finalização da Adutora do Agreste, maior obra hídrica de Pernambuco, foi negociada hoje (23) pelo governador Paulo Câmara (PSB) em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Segundo o governo estadual, Barbalho prometeu liberar R$ 11 milhões nos próximos dias para assegurar a continuidade das obras. Caso os repasses permaneçam regulares, a expectativa do estado de Pernambuco é inaugurar a estrutura em dezembro deste ano.

A Adutora do Agreste vai usar a água da Transposição do Rio São Francisco para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas em 68 municípios. Ela é dividida em duas etapas. A primeira delas, com obras em andamento, vai atender 23 cidades, e custará R$ 1,2 bilhão, recurso 100% do governo federal.

Câmara tratou, na reunião, da liberação de emenda da bancada pernambucana ao Orçamento Geral da União, de R$ 164 milhões, negociada pelos parlamentares com o ministro em abril. De acordo com nota divulgada pelo governo estadual, o ministro disse ainda que “lutará para desbloquear” mais R$ 40,5 milhões em setembro, mas não há informações sobre essas emendas.


Trio é detido com dez galos de briga em Serra Talhada

Animais apresentavam ferimentos e eram transportados em um engradado dentro de um carro (Foto: Divulgação/PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três homens, na noite da última segunda-feira (21), pelo transporte de dez galos que apresentavam sinais de maus tratos, na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Os animais são da espécie utilizada para participar de brigas e apresentavam falta de penas, ferimentos na cabeça e nas asas.

A abordagem aconteceu no quilômetro 405 da rodovia, durante uma fiscalização a um carro sedan. Ao verificar o interior do veículo, a equipe encontrou três galos amarrados e com capuzes na cabeça, além de outros sete dentro de um engradado coberto por um pano.


Dislexia: quanto mais cedo é o diagnóstico, melhor é o desempenho escolar da criança

Conhecido pelas dificuldades no reconhecimento preciso das palavras e na soletração, o transtorno uma vez não tratado influencia em outras áreas que dependem da leitura e escrita

Caracterizada pelas dificuldades das pessoas nos processos de leitura, escrita, e soletração, a dislexia é genética e hereditária. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), mais da metade dos disléxicos não sabe que tem o transtorno, esse é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. O diagnóstico não é algo simples de se obter, e no caso das crianças, só é possível ter após dois anos de alfabetização. Muitas delas têm alguns sintomas, mas não são disléxicas, portanto é muito importante que pais, professores e educadores fiquem atentos e que haja um diagnóstico precoce.

Mesmo com a cognição preservada e muitas vezes acima da média, as crianças disléxicas geralmente são inteligentes e possuem bastante habilidades manuais, porém apresentam uma série de dificuldades com as palavras e com relação à identificação de símbolos gráficos, principalmente no início da sua alfabetização.


Roberta Arraes faz alerta sobre a transmissão do Zika Vírus por muriçocas

A deputada Roberta Arraes fez uso da tribuna da Alepe, na tarde de ontem (22), para fazer um alerta à população sobre o Zika Vírus.

Em seu pronunciamento, a deputada falou sobre o resultado de um estudo recentemente divulgado por pesquisadores pernambucanos da Fundação Oswaldo Cruz, que concluiu que o Zika Vírus pode ser transmitido não só pelo Aedes aegypti, mas também pelo mosquito de gênero Cúlex, mais conhecidos por muriçocas.

A parlamentar que apresentará como forma de reconhecimento, um voto de aplauso a todos os envolvidos nessa pesquisa, em nome da pesquisadora pernambucana da Fiocruz, Constância Ayres, fez um alerta especial aos gestores municipais, para um reforço no combate do Aedes, como também das muriçocas. 


Guarda Civil Municipal lança a ‘Patrulha Orla Segura’ em Petrolina

Ação visa ampliar a segurança da população que frequenta a Orla da cidade (Foto: Guarda Civil Municipal de Petrolina/Divulgação)

Com o objetivo de garantir mais segurança para quem frequenta as Orlas I e II de Petrolina, no sertão pernambucano, a Guarda Civil Municipal deu início à ‘Patrulha Orla Segura’. Quatro guardas participam do trabalho ostensivo em regime de escala. Eles atuam em duplas a pé nos horários de maior movimento de pessoas em três turnos: manhã, tarde e noite. Além disso, a patrulha conta ainda com o apoio das três motocicletas do Grupamento Tático Motorizado (GTM) e de duas viaturas. Um efetivo total de 13 pessoas.

Ainda em fase de testes, a ‘Patrulha Orla Segura’ atua diariamente das 5h às 11h e das 16h às 23h. Alguns pontos-base foram definidos, como nas imediações dos restaurantes da Orla II, no Monumento ‘#EuAmoPetrolina’, no Portal do Rio, nas proximidades da esquina da Avenida Cardoso de Sá com a Rua Hortêncio Joaquim de Araújo, e antes da rotatória da Estrada do Jatobá. Dessa forma, os guardas a pé, as viaturas e o GTM percorrem esses locais durante a ronda.


Avelino Neiva é novo presidente da Codevasf

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

O economista Antônio Avelino Rocha de Neiva assumiu na tarde da última terça-feira (22) o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília. A transmissão simbólica do cargo ocorreu na sede da empresa, diante de gestores e técnicos da Companhia.

Na cerimônia, Avelino Neiva elogiou o quadro técnico da Codevasf e manifestou o desejo de trabalhar em união com a equipe. “Precisamos do trabalho e da inteligência de vocês. A empresa possui um quadro técnico invejável. Se você vai para uma adutora, [a Codevasf] tem técnico especializado, para a transposição, tem técnico, para irrigação, tem técnico, para saneamento básico, tem técnico”, disse. “Vim aqui para ajudar e contribuir, para somar, para que nossa empresa possa galgar o seu destino, aquilo que nos espera”, afirmou.


Sal Rosa do Himalaia tem menos sódio que o Sal Branco?

Natural Wonder, empresa pioneira na comercialização de Sal Rosa do Himalaia no Brasil, explica os benefícios do produto (Foto: Divulgação/Natural Wonder)

Logo que o Sal Rosa do Himalaia começou a ficar mais conhecido no mercado, muitas teorias vieram à tona. Uma delas é de que este sal, que é puro e considerado integral por não passar por processos industriais de refinamento, teria uma quantidade inferior e significativa de sódio em relação ao sal branco.

Nós, que estudamos sobre o assunto e estamos há 15 anos no mercado levando este produto para auxiliar na melhora da saúde e do bem-estar de nossos clientes, podemos falar um pouco sobre isso. Não acreditem nesta afirmação. O sal rosa do Himalaia não possui muito menos sódio do que o sal convencional.

Quantidade de Sódio e Hipertensão


Câncer de tireoide exige cuidados rigorosos


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o câncer de tireoide exige cuidados rigorosos e pode ser agressivo, de acordo com o oncologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Artur Malzyner. Com 39 anos de experiência na área e autor de diversos livros, Malzyner é enfático ao afirmar que este carcinoma - a neoplasia maligna mais comum do sistema endócrino - não tem nada de bonzinho.

“Sem dúvida, é um tipo de câncer melhor que muitos outros. Poucos pacientes falecem em decorrência deste problema nos dias de hoje. Mas, não dá para dizer: fique tranquilo, que nada vai te acontecer”, argumenta o médico. “Câncer bonzinho é aquele inócuo, que, mesmo sem tratamento, evolui bem; e não é o caso. Posso dizer que o câncer de tireoide é bem domável”, complementa.

De acordo com Malzyner, este tipo de neoplasia representa de 3 a 5% dos cânceres hoje diagnosticados no mundo e tem o índice de mortalidade menor no universo dos tumores malignos. Nos Estados Unidos, a estimativa para 2017 é de 55 mil novos casos. No Brasil, é o oitavo mais comum na população feminina (excluindo os tumores de pele não melanoma), sendo que, em 2016, foram estimados cerca de 7 mil novos casos.


Água do Eixo Norte do Projeto São Francisco chegará ao Ceará no início de 2018, afirma Helder Barbalho

Em audiência no Senado, ministro informou que já são quase mil trabalhadores atuando nas estruturas, número que deverá dobrar nos próximos 30 dias

As águas do ‘Velho Chico’ chegarão ao Ceará até o primeiro trimestre de 2018 e de lá percorrerão todas as estruturas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A previsão foi informada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participou de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado nesta quarta-feira (23). Ele reafirmou o empenho do Governo Federal na conclusão do trecho. “Já temos 948 trabalhadores atuando no Eixo Norte e, em até 30 dias, devemos atingir a marca de dois mil operários. Estamos trabalhando para garantir a plena funcionalidade de todo o eixo até maio do próximo ano”, explicou Helder Barbalho.

O Eixo Leste do projeto foi entregue em março deste ano e já beneficia quase um milhão de habitantes de Pernambuco e da Paraíba, já tendo evitado o colapso hídrico de mais de 30 municípios. Helder Barbalho explicou também que a chegada da água ao Ceará só será possível neste prazo devido à parceria do ministério com o Governo do Estado de São Paulo, oficializada na última segunda-feira (21). A Sabesp irá ceder quatro motobombas, já utilizadas anteriormente no Eixo Leste do Projeto São Francisco, para acelerar a chegada da água nos municípios cearenses que estão sofrendo com a seca prolongada.


Prefeitura de Paulo Afonso divulga programação completa da Copa Vela 2017; veja atrações, locais e horários


A cidade de Paulo Afonso (BA) se prepara para a maior festa da Região, de 07 a 10 de setembro na Av. Apolônio Sales. Uma mega estrutura já está sendo montada para receber milhares de pessoas de todo o Brasil. Essa é a 28ª edição da festa que promete ser uma das melhores de todos os tempos. Grandes nomes da música nacional, internacional e bandas locais estarão participando do evento, entre eles: Nando Reis, Léo Santana, Saulo, Jonas Esticado, Wesley Safadão, Luiz Caldas, as atrações internacionais Ky-Mani Marley (filho de Bob Marley) e Alborosie, além de artistas da cidade. Confira

CENTRO

07/09 (quinta-feira);
Eternos Amigos – 12h (Palco Alternativo);
Júlio Razeck – 14h (Trio);
Banda Retrô – 16h (Palco Alternativo);
D´ rock – 17h (Trio);
Máquina Total – 18h (Palco Alternativo);
Jorgão e Banda – 20h (Trio);
Jonas Esticado – 21h30 (Palco Principal);
Ame + (Paulinha) – 23h30 (Trio);

08/09 (sexta)

Barro Verde – 18h (Palco Alternativo);
Classic Rock – 19h (Palco Alternativo);
Jailson Baiano – 20h30 (Trio);
Nando Reis – 22h (Palco Principal);
Atoxxa – 23h30 (Palco Alternativo);
Saulo – 1h (Palco Principal)

09/09 (sábado)
Caatinga – 18h (Palco Alternativo);
Bendizei – 19h (Palco Alternativo);
Márcio Dhuka Marreta You Planeta – 22h30 (Palco Alternativo);
Luiz Caldas – 23h30 (Trio);
Ky – Mani – 1h (Palco Principal);
Alborosie – 2h (Palco Principal);


Tacaratu: Prefeitura emite nota sobre alimentação escolar


A Prefeitura Municipal de Tacaratu vem a público, informar que recebeu nesta quarta-feira 23/08, o complemento do pedido que havia sido solicitado para o mês de agosto/2017, e, em adiantamento, recebeu também toda merenda relativa ao pedido do mês de setembro/2017. Não há dúvida que o montante recebido é suficiente para complementar os estoques de todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal.

Atenta-se, contudo, objetivando dar maior esclarecimento a toda sociedade do Município, que em momento algum as unidades escolares pararam em decorrência de atraso ou falta da merenda escolar, uma vez que, todo o processo de compra, além de licitado previamente, é solicitada a compra com antecedência, seja, no início do mês. Portanto, conforme verificações prévias da área de distribuição de Merenda Escolar no Município, todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino, neste período do mês, estão ainda com materiais em estoques, não justificando tais estardalhaços de um só, por decorrência de que um item ou outro de maior consumo, ao margear-se o final do mês se acabe, logicamente, porque o estoque é diversificado de produtos que suprirão a ausência de um e de outro mais consumido.

Ver mais fotos >> Merenda Escolar - prefeitura de Tacaratu

Por Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Petrolândia: Filha procura por pai desaparecido em Ouro Branco (AL)


Olá Assis Ramalho! Esse é o meu pai que está desaparecido. Ele mora no sítio Faustino, município de Ouro Branco (AL). Assis, eu moro na agrovila 1 Malhada da quixabeira - no Assentamento Antônio Conselheiro, em Petrolândia e estou pedindo a sua ajuda para divulgar. Todos nós da família estamos desesperados.

Por favor! quem tiver informação ligar para esses números que estão no cartaz. A última vez que ele foi visto foi nas proximidades de Ouro Branco, no domingo (20), por volta do meio dia.

Obs: A arte do cartaz diz que o desaparecimento foi no dia 21, mas foi um erro. Na verdade o desaparecimento foi no domingo (20).

Aline Rocha -  estou muito nervosa e desesperada


Caravana de Lula chega a Pernambuco nesta quinta-feira (24); veja programação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Recife nesta quinta-feira (24), liderando a caravana que vem fazendo por Estados do Nordeste, como estratégia de pavimentar uma eventual candidatura à Presidência da República. Lula fica no Estado até o dia 26, quando segue para João Pessoa. Mas deve retornar ao Sertão do Araripe no dia 31 de agosto, provavelmente no município de Granito. Algumas atividades estão programadas na agenda de Lula, entre elas dois atos abertos. Um em Ipojuca e o outro no Recife.

Na agenda do ex-presidente, o primeiro compromisso será uma visita ao Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife, prevista para as 15h. Depois disso, não há atividades oficiais previstas, mas ele deve aproveitar para manter reuniões com líderes petistas e aliados no Estado. Há ainda uma expectativa quanto a um encontro com a viúva de Eduardo Campos (PSB), ex-primeira-dama Renata Campos, retribuindo a visita que ela lhe fez quando do falecimento da sua esposa, Maria Letícia, no início do ano.

Na sexta-feira (25), às 10h, Lula participa de um ato em defesa da indústria petrolífera e naval, na faculdade Fajolca, em Ipojuca. Os trabalhadores de 7 categorias, metalúrgicos, petroleiros, químicos, trabalhadores das indústrias da Borracha, da Bebida, da Construção Civil e Textil que atuam polo industrial de Suape deverão entregar ao ex-presidente um documento sobre o desmonte da atividade econômica naquela região.


Câmara de Petrolina aprova requerimento para pressionar o Governo Federal a iniciar interligação entre os rios Tocantins e São Francisco


A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou esta semana o Requerimento n° 301/2017, de autoria do vereador Ruy Wanderley, para que seja iniciada o mais rápido possível a obra de interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. O projeto de transpor águas do Tocantins para socorrer o Velho Chico foi apresentado na Câmara dos Deputados por Gonzaga Patriota.

Wanderley, que é líder da bancada do prefeito Miguel Coelho na Casa Plínio Amorim, pede que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, interceda junto aos senadores e deputados federais pernambucanos para pressionar o Governo Federal a iniciar de imediato a obra.


Petrolândia: Casa das Juventudes convida para lançamento do ID Jovem, nesta quinta-feira (24)



A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Coordenação Municipal de Juventude, promoverá nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no Espaço Padre Geraldo, na Avenida Sabino Costa, uma capacitação de apresentação da Identidade Jovem.

A ID Jovem é fruto do Estatuto da Juventude e consolida uma série de direitos para jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos, independente de serem estudantes ou não.

A capacitação tem como público alvo servidores municipais em funções estratégicas como gestores escolares, servidores de assistência social, agentes comunitários de saúde, assessores técnicos, assim como conselheiros, vereadores, líderes comunitários e/ou de coletivos juvenis.

Embora seja uma capacitação para agentes multiplicadores de informação, a ação é aberta ao público em geral e terá momento para respostas às dúvidas e orientações individuais.

Cleidinha Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes


Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos nesta quarta; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Nesta quarta-feira (23), os duelos são à vera, sem espaço pra erro e, quem se sair melhor, garante vaga na final da Copa do Brasil. Às 21h45, Flamengo e Botafogo se enfrentam no Maracanã, enquanto Cruzeiro e Grêmio duelam no Mineirão.

Das equipes, a única que saiu com vantagem foi o Grêmio, que venceu o Cruzeiro no jogo de ida, em casa, por 1x0. O tricolor precisa de um empate para ir à final. O Cruzeiro avança se vencer a partir de dois gols de vantagem. Triunfo de 1x0 dos cruzeirenses leva a decisão da vaga para os pênaltis.

A Raposa conta com os retornos do meia Arrascaeta, recuperado de lesão, e de Romero, sem dor no tornozelo. Já o atacante Sassá, que não está inscrito pelo time na competição, é desfalque.

Já o Grêmio perdeu o lateral Marcelo Oliveira. que sofreu uma lesão na coxa e ficará sem jogar por três semanas. Além dele, os zagueiros Pedro Geromel e Rafael Thyere, machucados, e Douglas, Arroyo e Jael, em recuperação, também estão fora. O atacante Miller Bolaños também é desfalque.

Pelo lado dos cariocas, o clássico de ida terminou em 0x0. Com isso, quem vencer garante vaga na final. Empates a partir de 1x1 classificam o Flamengo. Em caso de novo 0x0, pênaltis.

Para os dois lados, desfalques. O Flamengo perdeu o goleiro Muralha, expulso no jogo de ida, e Thiago assume o gol. Renê, machucado, também está fora. Já Éverton Ribeiro, Diego Alves, Geovânio e Rhodolfo não estão inscritos. Guerrero é dúvida.

O Botafogo não terá o zagueiro Joel Carli, também expulso na ida. Marcelo e Igor Rabello disputam a vaga. Outros que desfalcam o time são Rodrigo Pimpão, suspenso, e Brenner, que não está inscrito.


Por Globoesporte.com


Concurso Público para o Tribunal Regional do Trabalho em Pernambuco é autorizado


Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, localizado em Pernambuco, autorizou a realização de concurso público para preenchimento de 32 vagas no órgão. A autorização do pleno é a primeira etapa para que o certame seja realizado. A decisão foi publicada na página oficial do órgão nesta quarta-feira (23).

Com a autorização do pleno, vai ser formada uma comissão, reponsável por uma proposta com as condições do concurso, orçamentos e edital, que serão submetidos posteriormente ao Plento do TRT6. Ainda não há data prevista para publicação do edital e divulgação do calendário.

Confira as vagas previstas para o certame:

Analista judiciário, área judiciária – 06
Analista judiciário, área apoio especializado, especialidade Medicina – 01
Analista judiciário, área judiciária, especialidade Oficial de Justiça avaliador Federal - 02
Técnico Judiciário, área administrativa, sem especialidade – 16
Técnico Judiciário, área administrativa, especialidade apoio de serviços diversos – 03
Técnico Judiciário, área administrativa, especialidade telefonia – 01
Técnico Judiciário, área administrativa, especialidade Segurança – 02
Técnico Judiciário, área administrativa, especialidade Transporte – 01

Por G1 Caruaru


Navio com 70 a bordo naufraga no Pará; sete corpos já foram achados

Pessoas esperam com ansiedade a chegada de sobreviventes e corpos do naufrágio; A assessoria do Corpo de Bombeiros confirmou que a embarcação estava com 70 passageiros aproximadamente, mas não informou o número exato.

Uma embarcação naufragou na noite de terça-feira (22) em uma área denominada de Ponte Grande do Xingu, no rio Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), já foram encontrados sete corpos de vítimas do naufrágio. Entre as vítimas estão um adolescente e uma criança de um ano.

O navio Comandante Ribeiro saiu do município de Santarém, oeste do estado, às 18h de segunda-feira (21) com cerca de 70 pessoas a bordo, segundo informação da Segup. A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre, Prainha e destino final em Vitória do Xingu.

As primeiras informações disponibilizadas pela Defesa Civil eram de que o acidente com a embarcação tinha ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (23), mas depois a Segup confirmou que o naufrágio aconteceu ainda durante a noite. Até as 10h, apenas 25 vítimas do naufrágio tinham chegado à margem do rio com vida.


Governo deve liberar quase R$ 16 bilhões do PIS/Pasep para idosos


O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (23) a liberação para saques de R$ 15,9 bilhões do PIS/Pasep para cerca de 7,8 milhões de idosos. Deverão ser beneficiados homens com idade igual ou superior a 65 anos e mulheres com idade igual ou acima de 62 anos, segundo apurou o G1 com autoridades da área econômica.

O calendário de saques deve começar em outubro próximo. Em junho de 2016, saldo médio por cotista era de R$ 1.187, sendo que a maioria deles possuía ao menos R$ 750 a ser resgatado.

Pela legislação atual, os cotistas só poderiam efetuar os saques casos de:

aposentadoria;
idade igual ou superior a 70 anos;
invalidez (do participante ou dependente);
transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças da Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001;
ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.

Agora, com o anúncio do governo, os idosos acima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) deverão poder sacar os valores a partir de outubro próximo.


Acidente de carro mata ex-presidente da Câmara de Vereadores de Parnamirim-PE


Na noite dessa terça-feira (22) aconteceu um acidente de carro na rodovia PE-555, que tirou a vida do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Parnamirim-PE Leônidas de Gouveia Falcão, de 65 anos.

De acordo com informação, Leônidas estava conduzindo um carro que capotou na pista entre Parnamirim e o distrito de Veneza. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.

A vítima, que foi vereador por três mandatos e chefe dos Correios de Parnamirim nos anos de 1980, deixa filho e esposa.

Via Alvinho Patriota


Dono de casa lotérica é morto a tiros em Vitória de Santo Antão, PE (vídeo)



O dono de uma casa lotérica foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira dentro do estabelecimento, no centro de Vitória de Santo Antão, Mata Norte de Pernambuco. O comerciante Paulo José Cardoso, de 44 anos, morreu no local.

Imagens de segurança mostram quando o suspeito invadiu a casa lotérica e apontou a arma para a vítima que estava sentada ao lado da esposa. A mulher ainda tenta impedir o crime. Após o disparo, o suspeito fugiu em uma moto.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa de Vitória. O suspeito ainda não foi preso ou identificado.

Diário de Pernambuco
Vídeo/crédito: JCOnline


Em Penedo, Lula fala em candidatura à Presidência da República em 2018 ''vou para ganhar e mostrar como se governa uma Nação”

Lula atravessou o Rio São Francisco e chegou a Penedo para seguir em contato com a população (Foto: Roberto Miranda)
 
 

Cumprindo a agenda da Caravana Lula Pelo Brasil, o ex-presidente desembarcou nesta terça-feira (22) em Alagoas, cruzando o combalido Rio São Francisco.

Lula foi recepcionado na Praça Comendador Peixoto, em Penedo, por milhares de populares, militantes e movimentos sociais. Ao desembarcar no Porto das Balsas, a poucos metros, ele discursou em um trio elétrico, usado como palanque, fazendo recordar os eventos históricos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em sua primeira cidade em Alagoas, Lula foi recepcionado pelos peemedebistas, governador Renan Filho e senador Renan Calheiros.

Em seu discurso, o ex-presidente da República garantiu que está pronto para retornar ao cargo ao disputar a eleição em 2018.

“Disseram-me que em Penedo não teria ninguém na recepção. Pois bem, quero agradecer a presença de todos, inclusive do governador Renan Filho, por estar aqui e não temer perseguição de Brasília. Vou ser rápido e falar porque resolvi viajar pelo Brasil, apesar da minha idade. Eu deveria estar em casa, jogando dominó, assistindo TV e Netflix. Coisas normais de um aposentado, mas, decidi percorrer o Brasil e conversar com todos, escutar e ver de perto a situação do meu Brasil. Estou convencido que essa gente não sabe governar. Isso é uma coisa que eu sei muito bem. E vou dar um aviso para todos: ‘se deixarem eu ser candidato, vou para ganhar e mostrar como se governa uma Nação”, assegurou o ex-presidente durante o seu pronunciamento em praça pública.


Tarifas de energia podem subir 7% com privatização da Eletrobras, diz especialista no setor elétrico


Se por um lado, a privatização da Eletrobras pode reduzir os custos e aumentar as receitas da holding e de suas controladas, por outro, pode elevar o preço da energia para o consumidor final. Isso pode acontecer porque o valor da energia vendida pelas geradoras passaria por um ajuste, em função do processo conhecido no setor elétrico como ‘descotização’ das usinas.

Esse dispositivo vai permitir que as geradoras, a exemplo da Chesf, volte a cobrar R$ 150 por Megawatts/hora (MWh) e não mais R$ 35, como exigido pela MP 579, do Governo Dilma Rousseff. Projeta-se que a reforma no mercado energético aumente a conta de luz em até 7%, segundo cálculos do Ministério de Minas e Energia na reforma que propõe nova regulamentação do setor.

Para o especialista no setor elétrico José Antônio Feijó, nesse modelo proposto valerá a premissa mercadológica. "O capital privado vai assumir um controle e você acha que ele não vai querer lucrar? Claro que sim", sentenciou, frisando que o mesmo processo aconteceu quando, na época do Governo de Fernando Henrique Cardoso, boa parte das distribuidoras estaduais foi privatizada. "Vemos que isso só fez aumentar o custo da energia até aqui", ressaltou.


Caminhoneiro morre após perder controle de veículo na BR-232 em Caruaru, PE

Caminhão colidiu contra a mureta central da rodovia (Foto: Divulgação/PRF)

Um caminhoneiro de 29 anos morreu após perder o controle do veículo que dirigia na madrugada desta quarta-feira (23) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O acidente ocorreu no km 137 da BR-232.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava transportando um contêiner com baterias em um caminhão-trator quando colidiu contra a mureta central da rodovia. O veículo tombou e o motorista morreu no local.

Por G1 Caruaru


PM é assaltado e suspeitos trocam tiros com a polícia após perseguição no Recife


Um policial militar do 11º Batalhão foi assaltado próximo a Igreja de Apipucos, na Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (23), quando saía do trabalho. De acordo com a Polícia Militar, um efetivo da unidade foi acionado e houve perseguição. Um dos suspeitos ficou ferido no braço durante a troca de tiros.

A investida criminosa ocorreu por volta das 5h e foi cometida por um homem e duas adolescentes. Os suspeitos estavam em um táxi locado. A perseguição policial teve fim porque o homem perdeu o controle do carro e bateu em um caminhão, que estava estacionado, na Estrada do Passarinho. Ao sair do veículo, ele ainda disparou contra a PM, que revidou e o acertou no braço.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos foram socorridos para a Unidade de Pronto

Atendimento (UPA) de Nova Descoberta. Em seguida, foram transferidos para o Hospital Getúlio Vargas. Eles serão levados para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).

Ações contra policiais


Fachin autoriza inquérito para investigar Fernando Bezerra Coelho


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) na Operação Lava jato.

Segundo o Ministério Público Federal, há suspeita de que o senador tenha cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro com base nas delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht.

O pedido de abertura de inquérito foi apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que afirmou haver indícios de que houve fraude na licitação das obras do Cais V e do Pier Petroleiro do Porto de Suape.

Procurada, a assessoria de Fernando Bezerra divulgou nota na qual afirmou que a defesa do senador não foi comunicada da decisão e que o conteúdo das delações é "absolutamente inverídico" (leia a íntegra ao final desta reportagem).

"A defesa do senador reforça que todas as doações feitas à campanha dele cumpriram rigorosamente a legislação e todas as contas foram devidamente apresentadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral", diz a nota.

As investigações


"A Chesf é do Nordeste", gritam funcionários no bairro do Bongi, no Recife (vídeo)


"A Chesf é do Nordeste!" foi o grito entoado, na manhã desta terça-feira (22), pelos funcionários da Eletrobras na sede da Chesf, no bairro do Bongi (Confira no vídeo abaixo). Eles são contra o anúncio do plano de privatização da empresa anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, através de videoconferência. O ministro voltou a defender que a privatização da Eletrobras pode reduzir a tarifa de energia. Segundo ele, o ideia é que 14 usinas sejam entregues à iniciativa privada.
 
O Ministério de Minas de Energia vai encaminhar o plano de privatização da Eletrobras ao Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) nesta quarta-feira (23) para análise.

Dentro do plano anunciado, uma questão vai beneficiar a Chesf: a descotizacão das usinas. Essa condição tinha sido imposta pela MP 579, na na época do governo Dilma Rousseff, e fez com que as usinas vinculadas à Chesf ganhassem menos pela energia gerada. Agora, a proposta é que a Chesf volte a receber pelo valor total, o que aumentará a receita da empresa no longo prazo. Tudo isso estará vinculado ao plano de privatização da Eletrobras.


Via Folha de Pernambuco


Serra Talhada: Após audiência de custódia, Justiça libera trio que veio resgatar assaltantes do carro forte em Santa Cruz da Baixa Verde


Três pessoas que foram detidas no último domingo (20), no bairro Borborema, em Serra Talhada, suspeitas de participação indireta no assalto ao carro-forte, em Santa Cruz da Baixa Verde, já foram liberadas pela Justiça após audiência de custódia.

A informação é do Major Fabrízio Ferraz, que lamentou o fato, afirmando apenas que é preciso respeitar as leis do País.

Segundo relatos da Polícia Militar, o trio foi abordado por volta das 05h30 após informações de que dois homens que teriam participado do assalto ao carro forte no último dia 18 (relembre) estavam prestem de ser resgatados por familiares.

Os homens foram localizados num veículo modelo Voyage e um dos suspeitos apresentava sinais de escoriações por todo o corpo. Dentro do veículo também foram encontrados toucas ninjas, colete balístico, e até vídeos com exibição das armas utilizadas no ataque ao carro-forte.


Dois homens morrem afogados no ‘Velho Chico’ em Canindé do São Francisco

Fotos/Bombeiros

Dois homens morreram na tarde desta terça-feira, 22, vítimas de afogamento em Canindé do São Francisco, sertão de Sergipe.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Gilvan da Silva Santos, de 39 anos, e Ariel Santos Andrade, de 19 anos, tomavam banho na região do Rio São Francisco conhecida como Dique 4, quando se afogaram.

A principal hipótese é que um deles teve um mal súbito e que o outro tentou ajudar, mas os dois acabaram se afogando.

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros já localizaram o corpo de Ariel Santos. Ele é morador do bairro Nova Descoberta, em Aracaju.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2017


A Tarde
Suspeito de cometer dez homicídios é preso em Santo Amaro
Correio da Bahia
Uber expulsa motorista suspeito de abusar de adolescente em Salvador
Tribuna da Bahia
Câmara inicia discussões do projeto "Salvador Simplifica"
O Globo
Três mil PMs de UPPs vão para patrulhamento ostensivo nas ruas do Rio
O Dia
Pastor é apontado como chefe de quadrilha que assaltava igrejas
Extra
Polícia investiga morte de PM após ele ser sequestrado na Baixada Fluminense. Já são 98 em 2017
Folha de São Paulo

Eletrobras dispara e Bolsa brasileira fecha no maior nível em 6 anos e meio
O Estado de São Paulo
Ministros do STF criticam fundo eleitoral de R$ 3,6 bi e defendem barateamento de campanhas
Correio Braziliense
Ex-ministro Geddel Vieira Lima vira réu por obstrução de Justiça
Valor Econômico
Sem acordo, Câmara adia votação da reforma política pela segunda vez
Estado de Minas
Privatização da Eletrobras vai baratear conta de luz, diz ministro
Diário do Nordeste
Taxistas ateiam fogo em pneus em protesto contra liberação da Uber em Fortaleza
Zero Hora
Porto Alegre vai ganhar um novo hospital com 208 leitos pelo SUS
Brasil Econômico
Privatização da Eletrobras não deverá incluir usina de Itaipu e Eletronuclear

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.