Web Radio Petrolândia

domingo, 26 de abril de 2015

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial: Saiba mais sobre essa doença em entrevista do Dr. Romero Barbosa à 'Star Bem'


Neste domingo (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Por oportuno, reproduzimos entrevista de Dr. Romero Barbosa à revistar Star Bem, publicação da cidade de Paulo Afonso (BA). 

Conheça mais sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica 

Esse assunto vai ser explicado pelo pernambucano, de Recife, Romero Henrique de Almeida Barbosa, graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco – UPE, e tem especialização em Clínica Médica, com Residência no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE), em Cardiologia com Residência no FUNCORDIS de Recife-PE. Especialista em Cardiologia pela SBC e especialista em Hipertensão Arterial pela SBH, Dr. Romero já atuou como Cardiologista e Ergometrista no Hospital do Coração/UNICORDIS, na capital pernambucana, foi médico intensivista do Exército Brasileiro, no HGE, na mesma capital, médico conselheiro do CREMEPE, cardiologista estagiário no serviço de Ecocardiografia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e também em Paulo Afonso (BA), onde atuou como Cardiologista e Chefe da Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Nair Alves de Souza. Atualmente, o Dr. Romero é cardiologista do Hospital Municipal de Petrolândia e, também, da Clínica Neurocordis, na mesma cidade do Interior de Pernambuco. No Instituto Médico São Francisco, em Paulo Afonso, desde 2006, além de cardiologista, Dr. Romero é sócio fundador, o que lhe traz muito orgulho, pois o IMSF é referência na região, o que permite, na prática, a realização de todo um ideal de medicina ao qual ele sempre imaginou, além de trabalhar com colegas e amigos, tentando melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo sempre ético e verdadeiro com os seus pacientes. Confira essa entrevista sobre a Hipertensão Arterial, um dos males que atinge boa parte da população mundial.

Star Bem – O que é Hipertensão Arterial Sistêmica?

Romero Barbosa – Hipertensão arterial sistêmica é uma doença que se caracteriza por níveis elevados de pressão arterial de forma sustentada. Vale lembrar que quando medimos a pressão, nós temos dois componentes importantes, o máximo e o mínimo (sistólico e diastólico). Por exemplo, quando a pressão é medida normalmente é dito 12x8 (doze por oito), sendo que o 12 é o componente máximo e o 8 é o componente mínimo, mas a forma correta mensuração da pressão arterial é 120x80 mmHg (mililitros de mercúrio). Corta-se o zero para melhor compreensão do paciente.

SB – Qualquer um desses componentes elevados, podemos diagnosticar como HAS?

FAO quer reduzir o desperdício de alimentos no Brasil


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estuda a criação de uma rede em torno da cadeia produtiva de alimentos no Brasil para conter o desperdício. O país é considerado um dos dez que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.

A redução das perdas será objeto de debates na oficina que a Embrapa Agroindústria de Alimentos promove no próximo dia 30, no Rio de Janeiro, em contribuição à 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em Brasília, em novembro próximo.

O objetivo da FAO na América Latina e Caribe é montar uma rede de entidades com organizações não governamentais (ONGs), universidades e institutos de pesquisa com o propósito de reduzir a perda na produção e na pós-colheita dos alimentos. Ao governo caberia providenciar a melhoria de fatores como infraestrutura para transporte dos alimentos, como existe nos Estados Unidos.

Petrolândia: Pacientes do HiperDia do ambulatório do Hospital Municipal são convidados a troca de cartões nesta segunda-feira (27)


CONVITE

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Saúde de Petrolândia, por meio da Coordenação de Atenção Básica, convida todos os pacientes do HiperDia que fazem seu acompanhamento no ambulatório do Hospital Municipal a realizarem a renovação de seus cartões de medicação para diabetes e hipertensão nesta segunda-feira, 27 de abril de 2015, no horário das 08h00 às 11h00 hs e das 14h00 às 17h00, no Bloco A do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

Contamos com a presença de todos.

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Palestra 'Entendendo a Crise Hídrica a partir do Manejo da Bacia Hidrográfica' acontece na quinta-feira (30) no Centro Cultural

Praia do Letreiro do Sobrado em Petrolândia (PE)

A Prefeitura de Petrolândia em parceria com a UFRPE, visando contribuir para o melhor debate acerca da situacão hídrica, convida todos a participarem da palestra "Entendendo a Crise Hídrica a partir do Manejo da Bacia Hidrográfica", proferida pelo Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG, Genival Barros.

A palestra acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de abril, às 16h00, no auditório do Centro Cultural de Petrolândia.

Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia



Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 27 de abril a 1º de maio de 2015 na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 27 de abril a 1º de maio de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Segunda-feira (27): Exames Laboratoriais, Raio X;
Terça-feira (28): Cirurgião Geral, Exames Laboratoriais, Raio X;
Quarta-feira (29): Pediatra, Exames Laboratoriais, Raio X;
Quinta-feira(30): Exames Laboratoriais, Raio X, Preventivo;
Sexta-feira (1º): Feriado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Secretaria de Saúde convida profissionais para I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho


CONVITE

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia convida todos os Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Técnicos em Laboratório, Técnicos de Raio X, Auxiliares de Saúde Bucal, Maqueiros, Profissionais de lavanderia, rouparia e limpeza hospitalar, Garis, Jardinagem, Motoristas e Operadores de Máquinas Pesadas, para participarem do I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho que será realizado no dia 28 de Abril, com início às 19h00, no Centro Cultural.

Contamos com a presença de todos.

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Operadoras devem informar sobre uso de serviços de celular

Representantes das empresas de telefonia móvel que operam no Brasil se comprometeram a dar esclarecimentos aos consumidores sobre os serviços oferecidos através dos veículos de comunicação

O Ministério das Comunicações e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, receberam, nessa quinta-­‐feira (23), representantes das empresas de telefonia móvel que operam no Brasil . O objetivo é esclarecer duvidas sobre os serviços oferecidos através dos veículos de comunicação.

Em função de debates sobre a interrupção da navegação após o consumo total da franquia de dados, as empresas presentes na reunião apresentaram um compromisso público que garantirá as seguintes medidas:

1) Promover uma campanha de comunicação ao consumidor por meio da qual o consumidor terá informações claras e detalhadas sobre os serviços contidos em seu plano contratado, além de esclarecimentos sobre a melhor utilização da internet móvel para cada um desses planos. Essa campanha deverá incluir mídias de massa (rádio e TV), próprias e web.

2) Não executar quaisquer novas alterações em planos de serviços de
internet móvel vigentes por no mínimo 30 dias após o início de ampla
campanha de informação ao consumidor.

3) Promover o aprimoramento e a divulgação de meios e ferramentas que permitam o acompanhamento do consumo da franquia de internet móvel pelo consumidor.

Casa do Choro, no Rio, nasce com proposta de difundir o gênero musical no mundo

A Casa do Choro, primeiro centro de referência ao gênero no Rio de Janeiro, é inaugurada em prédio antigo, restaurado, no Largo da Carioca (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

João Pernambuco é um dos nomes
de referência do gênero. 
Mais de um século e meio após o seu surgimento, o choro, um dos gêneros de música popular mais antigos do mundo, conta, desde ontem (25), com um espaço cultural e centro de referência integralmente dedicado a ele, na cidade que o viu nascer. A Casa do Choro – instalada em um prédio de 1902, na Rua da Carioca, centro histórico do Rio de Janeiro – foi inaugurada no final da manhã deste sábado (25), em clima de festa, embalada com a sonoridade do gênero e com a presença de grandes nomes da música instrumental brasileira.

Administrado pelo Instituto Casa do Choro, criado em 1999 e presidido pela compositora e cavaquinista Luciana Rabello, o espaço nasce com uma proposta ambiciosa. Além de dar continuidade ao trabalho de educação musical, formação de plateias e novos músicos, e de preservação de acervos – executada desde 2000 pela Escola Portátil de Música, mantida pelo instituto –, a Casa do Choro pretende, segundo Luciana, contribuir de forma decisiva para a internacionalização do gênero.

“Há grupos de choro hoje espalhados pelo mundo, e nós queremos a participação deles aqui na casa e em nosso festival”, disse Luciana, referindo-se ao evento que ocorre neste fim de semana, na sequência da inauguração da casa. Em sua sexta edição, o Festival Nacional do Choro está oferecendo ontem (25) e hoje (26), em palco armado na vizinha Praça Tiradentes, um total de 20 shows de chorões cariocas e de outros estados brasileiros.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Foto: José Torres dos Santos - Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
  Foto: José Torres dos Santos - Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Foto: Elizabete Albuquerque - Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Neste domingão, 26 de abril de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais três fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa nas águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Blog de Assis Ramalho e Petrolândia ontem, hoje e sempre

Paulo Câmara cobra pressa na investigação de crimes em Serra Talhada


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse nesta sexta-feira (24) que tem acompanhado com muita preocupação a onda de homicídios que vem ocorrendo na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Estado. Desde janeiro, nove assassinatos já foram registrados na cidade. Durante participação no seminário Todos por Pernambuco, em Palmares, na Zona da Mata, o governador informou que vem cobrando agilidade na resolução dos crimes.

“As polícias estão agindo. Eu estou acompanhando diariamente o avanço das investigações e pedindo muita celeridade porque a gente tem que dar um retorno imediato e identificar os culpados pelos primeiros homicídios e pelos casos mais recentes”, declarou, acrescentando que mais um assassinato foi praticado esta semana.

O crime mais recente vitimou o motorista Iranildo Nunes de Lima. Ele foi morto com vários tiros na noite da última quarta-feira. Foi a terceira execução apenas este mês. A polícia trabalha com a possibilidade de que uma parte dos homicídios possa ter ligação direta com a execução do vereador Cícero Fernandes, conhecido como Cição, morto no mês passado.

Petrolândia: Veja as notícias regionais em destaque na semana de 19 a 25 de abril de 2015 no Blog de Assis Ramalho


Neste domingo, 26 de abril de 2015, o Blog de Assis Ramalho divulga as notícias de Petrolândia e região em destaque na semana passada (19 a 25 de abril de 2015). Para ler, clique na manchete.

Domingo (19)
>Velha Petrolândia: Memórias das quadras e campos em viagem ao túnel do tempo
>Velha Petrolândia e velha Barreiras, uma saudade que não passa

Segunda-feira (20)
>Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada neste domingo (19) no estádio ''O Galegão''
>Petrolândia: Churros Express passa a funcionar a partir desta segunda-feira (20) em novo endereço


Redação do Blog de Assis Ramalho

Procissão da abertura da Festa da Padroeira de Santa Cruz de Caraibeiras-PE
Aniversariantes da semana

Crédito: Blog de Assis Ramalho

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 26 de abril de 2015

  
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 26 de abril de 2015. Confira.

Folha de Pernambuco: Donas de casa também podem ter aposentadoria
Diário de Pernambuco: Brasileiro condenado à morte na Indonésia pode ser executado a partir de 3ª feira
Gazeta de Alagoas: Acusado de matar criança por vingança se entrega à polícia
Diário do Nordeste-CE: Ceará avança nas áreas sociais, mas saúde ainda é maior desafio
Correio da Paraíba: Homem é preso com carro e cofre que seriam queimados após assalto a empresa
A Tarde:
 De 37 praias avaliadas, 12 são impróprias para banho
Correio da Bahia; Homem é morto e criança baleada em ponto de ônibus
Tribuna da Bahia; Duas pessoas são baleadas durante troca de tiros em Periperi
O Globo: Reunião do governo sobre infraestrutura termina sem anúncio de medidas
Folha de São Paulo: Hackers russos acessam email do presidente Obama, afirma jornal
O Estado de São Paulo; Ex-ministro de Dilma diz que PT 'exagerou no roubo'
Correio Braziliense: Brasileiro sobrevive após terremoto que matou mais de 1,8 mil no Nepal
Estado de Minas: Ebola em paciente é descartado e UPA reabre
Zero Hora: Execução de brasileiro é confirmada na Indonésia

Fonte: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 11 milhões na quarta-feira; confira as demais loterias da Caixa deste sábado


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.698 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (25), em Itanhaém (SP). Acumulado pela segunda vez, o prêmio, a ser sorteado na próxima quarta-feira (29), será de R$ 11 milhões.

Os números sorteadas foram: 11 - 13 - 24 - 28 - 44 - 45.

Ao todo, 132 apostadores acertaram a Quina e ganharam R$ 16.764,14 cada um. Outras 8.869 pessoas acertaram os números da Quadra e levaram R$ 356,43.

Clique>Veja todas as loterias da Caixa sorteadas no sábado (25), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Terremoto em Nepal e Índia mata quase 2 mil pessoas e destrói cidades

 

Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal, deixando cerca de 1.800 mil mortos e 5 mil feridos, segundo a agência Reuters.

A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia, China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou pelo menos 17 mortos.

O tremor ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.

"Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinada a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.

Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, Katmandu, com receio de que casas e prédios desmoronem.