Web Radio Petrolândia

domingo, 24 de janeiro de 2016

Velha Petrolândia em fatos & fotos: Inauguração da reforma do Açougue Público



Neste domingo (24), o Blog de Assis Ramalho publica fotos da inauguração da reforma do Açougue Público, na velha Petrolândia, em meados da década de 80. 

Na foto, o então prefeito Dr. Francisco Simões de Lima (mandato 1983/86) faz o descerramento da fita inaugural, juntamente com o ex-prefeito José Dantas de Lima (1977/1982).


Nesta foto pode ser visto José Freire (em frente ao portão, com camisa de mangas compridas). À direita, Júlio Gomes, também aparece "Julinho" (de costas, com camisa de mangas compridas). Ambos faziam parte do secretariado daquele governo.


Percebe-se que naquela época ainda não havia fardamento para os garis


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Acervo Família Simões

Comitê da Bacia do Rio São Francisco amplia orçamento para Fiscalização Preventiva Integrada


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai reforçar o apoio orçamentário ao trabalho do Ministério Público no programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) desenvolvido em Alagoas e na Bahia, que será estendido aos estados de Sergipe e Minas Gerais.

O assunto foi discutido e aprovado na XXVIII Plenária Ordinária do colegiado, realizada no mês de dezembro, em Salvador (BA). O objetivo é dar sustentabilidade e seguimento à FPI, considerada uma importante iniciativa para proteção da bacia do São Francisco, fiscalizando e coibindo ações que podem comprometer o meio ambiente local, como caça predatória, desmatamento e contaminação das águas pelo uso industrial.

Matrículas do Sisu vão até a próxima terça-feira

Foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior; matrículas podem ser feitas até o dia 26

Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer as matrículas a partir desta sexta-feira (22) nas instituições públicas de ensino superior. O processo estará aberto até a próxima terça-feira (26). Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

Na etapa de matrículas, cabe ao estudante selecionado verificar, na instituição em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições.

República Dominicana confirma dez casos de vírus Zika


A República Dominicana informou que foram confirmados dez casos do vírus Zika, suspeito de causar graves deficiências congênitas em recém-nascidos.

O ministro da Saúde da República Dominicana, Altagracia Guzman, disse que os testes de laboratório das amostras enviadas para os Estados Unidos confirmaram dez em 27 casos suspeitos.

"À luz desta descoberta é indispensável a adoção de medidas rigorosas em toda a nação para evitar e conter esta doença", disse Guzman.

Número de linhas ativas cai e brasileiros deixam de usar telefone fixo


O número de linhas ativas de telefonia fixa caiu mais uma vez no Brasil em novembro do ano passado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 43,83 milhões de linhas no penúltimo mês de 2015, o que representa uma queda de 2,6% em relação ao início do ano. Na comparação com outubro, a queda é de 0,48%.

Segundo a Anatel, em novembro a densidade do serviço estava em 21,38 linhas para cada grupo de 100 habitantes. Já a teledensidade da telefonia celular no Brasil é de 131,5 linhas móveis para cada grupo de 100 pessoas – ou seja mais de uma linha por habitante.

Assim como na telefonia celular, o Distrito Federal é a unidade da federação onde há mais linhas de telefones fixos ativas por habitante, com 33,79 linhas para cada 100 pessoas. O menor índice está no Maranhão, onde existem 5,1 linhas por 100 habitantes.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Leopoldo Cavalcante recebe felicitações da família e de amigos

 
Curtindo o aniversário no Arrudão assistindo Santa Cruz e Flamengo

Neste domingo, 24 de janeiro/2016, é aniversário de Leopoldo Cavalcante Leal. Na passagem desta data especial, em que se agradece a Deus por mais um ano de vida, o aniversariante recebe felicitações de familiares e amigos.

Redação do Blog de Assis Ramalho

DETRAN-PE informa prazo limite para circular com CRLV 2015

Após quitar todos os débitos do Licenciamento Veicular 2016, o usuário deve agendar a emissão do CRLV 2016 por meio do site www.detran.pe.gov.br e escolher o ponto do DETRAN para ir buscar o CRLV (Foto: Assis Ramalho)

A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, o DETRAN-PE, publicou portaria que define o prazo de validade do documento do veículo do ano de 2015, conhecido oficialmente como Certificado de Registro e Licenciamento Veicular ou CRLV. O condutor de veículo automotor poderá circular com o CRLV do ano anterior até a quitação completa dos encargos e recebimento do CRLV 2016, respeitando-os prazos-limite do calendário. Nenhum agente pode exigir o CRLV 2016 antes de vencidos os prazos para circulação com o CRLV 2015.

Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, após quitar todos os débitos que compõem o Licenciamento Veicular 2016, o usuário deve agendar a emissão do CRLV 2016 por meio do site www.detran.pe.gov.br e escolher, de acordo com sua conveniência, o ponto do DETRAN para ir buscar o CRLV. O Licenciamento 2016 só será considerado quitado quando forem pagas todas as taxas que o compõem: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Taxas de Licenciamento; Taxa de Bombeiros; Multas de trânsito em aberto; e Seguro obrigatório (DPVAT).

CALENDÁRIO – PRAZO PARA CIRCULAR COM CRLV 2015
Terminação de PlacaPrazo limite para circular com CRLV 2015
1, 2, 3 e 4até 30/06/2016
5, 6 e 7até 29/07/2016
8, 9 e 0até 31/08/2016

Disputa da prefeitura em Belém de São Francisco pode ter até quatro chapas


A disputa pela Prefeitura de Belém do São Francisco-PE, pega fogo com a aproximação das eleições.

Nesta eleição, além dos tradicionais medalhões, Caribé, Lustosa e Marcula, teremos a entrada da primeira mulher belemita a disputar a prefeitura – a gestora escolar Socorro Batista.

Circula comentários na cidade que poderemos ter quatro pré-candidatos a prefeito, mas em política tudo possível. Existe a possibilidade de termos: Caribé e Lustosa ou Lustosa e Caribé X Socorro Batista e Henrique Marcula ou Henrique Marcula e Socorro Batista, ou até mesmo as quatro candidaturas independentes, o que seria um fato inusitado em Belém do São Francisco-PE.

O povo de Belém ira julgar, se continua com Caribé e Lustosa ou se muda pra Socorro Batista ou Henrique Marcula.

Fonte: Jacson Bosco dos Santos

Nuvens de Veneno: documentário fala sobre problemática do uso de agrotóxicos

Clique na imagem e confira o trailer do filme Nuvens de Veneno.

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo de milho, soja e algodão, mas também um dos maiores consumidores de agroquímicos, ou seja, fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, os agrotóxicos.

A reportagem foi publicada por EcoDebate, 22-01-2016.

Para expor as preocupações relacionadas às consequências do uso desses defensivos agrícolas no ambiente, na saúde do trabalhador e na saúde das pessoas que direta ou indiretamente tem contato com eles, foi produzido um documentário que revela de que forma algumas corporações conseguem manter esses produtos no mercado através de decisões judiciais, contaminando lençóis freáticos, rios e solo.

Campus da UPE em Petrolina abre inscrições para seleção de mestrado

São disponibilizadas 25 vagas para o mestrado

O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina abre, a partir do dia 1º/02, inscrições para seleção do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Os interessados devem se dirigir a Coordenação Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da unidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a documentação exigida pelo edital, para efetivarem suas inscrições que seguirão até o dia 04/03/2016.

"Onde tem folia, tem que ter paz": SDS divulga esquema para o Carnaval 2016

Policiais Civis, Militares, Bombeiros e da Polícia Cientifica de todo Pernambuco estarão se revezando em escalas de plantões para garantir a festa tranquila ao folião (Foto: Blog 4º BPM em foco)

Auxiliado por 643 câmeras de monitoramento, o efetivo vai coibir a violência nos principais polos de animação no Estado. Acompanhando em tempo real a Folia de Momo estará em funcionamento, no bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval funcionando ininterruptamente, das 19h do dia 05/02 às 19h do dia 10/02, fazendo de Pernambuco o carnaval mais seguro do país.

Considerando os revezamentos e quantidade de plantões, os policiais militares estarão presentes por 27.702 vezes nos polos de folia de todo Pernambuco, os policiais civis por 4.230, mais 2.995 para os bombeiros militares, e 539 servidores da Polícia Científica durante os seis dias de folia. A grande festa popular, o Carnaval, reúne milhares de foliões nas ruas, para brincar ao som dos diferentes ritmos, que embalam a festa pernambucana. A tradição se espalha por todos os cantos do Estado, e nesse período a região recebe visitantes do mundo inteiro.

Petrolândia e região: notícias em destaque na semana passada de 17 a 23 de janeiro de 2016 no Blog de Assis Ramalho


Neste primeiro domingo de 2016, o Blog de Assis Ramalho publica a relação das notícias que foram destaques em Petrolândia e região durante a semana passada (17 a 23 de janeiro de 2016). Para ler, clique na manchete

Domingo (17)
>Tacaratu: Policiais da 4ª CIPM prendem homem por ameaça contra mulher e posse de arma sem autorização
>Velha Petrolândia em fotos: Visita do governador Roberto Magalhães
Petrolândia/Itaparica: Do fundo do baú: fotos dos anos 80 enviadas por leitor
Segunda-feira (18)
>Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada no domingo (17) no estádio ''O Galegão''
>Paróquia de Tacaratu realiza 2ª Romaria dos Vaqueiros com sucesso de público

Terça-feira (19)
>Líderes de assentamentos de Petrolândia e Tacaratu participam de reunião com INCRA, MST, FETAPE e CHESF
>Em nota, Prefeitura de Jatobá esclarece a população sobre serviços prestados pelo município
>Petrolândia: Conselheiros tutelares tomam posse para mandato 2016-2019
>Petrolândia: ''Carnaval da Gente'' será realizado na Orla Fluvial com artistas da cidade
>Petrolândia: Pisebem Revestimentos divulga nomes dos ganhadores da promoção de Natal
>Tacaratu: Grupo de jovens 'Sem Frescura' se destaca na 2ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde
>Petrolândia: Aniversariante do dia, Luciana recebe felicitações da família e de amigos
>Prefeitura de Tacaratu realiza cerimônia para entrega de certificados aos jovens dos Programas Casas das Juventudes e Projeto Alvorecer

Quarta-feira (20)
>Em visita oficial a Petrolândia, Governador do Distrito LA-5 anuncia que Tacaratu terá um Lions Clube
>Petrolândia: Sementes, empresa de ATER, implanta projeto 'Adote uma Árvore' com plantio de árvores nativas na Orla
>Em cadeia com a Vila Bela FM, Web Rádio Petrolândia transmite Serra Talhada e Pesqueira nesta quarta pelo Pernambucano
>Parabéns ao amigo irmão Edísio Bezerra; hoje o dia é dele
>Petrolândia: Recadastramento dos Prontuários Médicos Ambulatóriais já estão sendo realizados no Hospital Municipal
>Petrolândia: Petroclínica informa que Dra. Lourdes Barbosa, psiquiatra, atende na próxima terça, dia 26
>Petrolândia: Pisebem Revestimentos lança promoções 'Quinzena do Descontão' confira
>Petrolândia: Funcionamento do Detran no município será discutido em Audiência Pública na Câmara de Vereadores no dia 27
>Homens armados fazem arrastão na PE-390, que liga Serra Talhada a Floresta
>Petrolândia: Isaías Moto Peças, na Agrovila 6 do Limão Bravo, nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, tem tudo que você precisa para sua moto

Quinta-feira (21)
>Petrolândia: Meickson Voz & Violão nesta quinta no Bar e Restaurante Donna Jília; amanhã é a vez de Jamison Guedes
>Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões recolhe medicamentos e pilhas/baterias usadas
>Petrolândia: Canarinho e Mercado Expresso vencem na rodadada da 1ª Copa Super Mais Society
>Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta sexta-feira a partir das 09 horas
>Petrolândia: Documentos perdidos de Edsandro Manoel da Silva,
>Petrolândia: Vereador Jorge Viana solicita máquina de hemodiálise à Secretaria de Saúde do Estado
>Em Nota, Prefeitura de Tacaratu divulga programação oficial da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde de 23 a 02 de fevereiro
>PetroWebTV divulga os "melhores" momentos de suas reportagens durante 2015
>Petrolândia: Assembleia de Deus realiza 8º Congresso de Jovens de 22 a 24 deste mês na EREM Mª Cavalcanti Nunes

Sexta-feira (22)
>Petrolândia: Homem é morto e outro é ferido por arma de fogo na Agrovila 04 do Limão Bravo
>Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos para a próxima semana
>Petrolândia: Ortodontista Helvécio Carvalho atende na Petroclínica na próxima segunda-feira (25)
>Jatobá: Exército vai manter Operação Carro Pipa com apenas um pipeiro e Prefeitura deve ampliar abastecimento de água encanada
>Prefeito de Tacaratu, Gerson Silva, participa da assinatura de convênio do Escritório de Projetos de Engenharia pelo governador Paulo Câmara
>Chuva só deve dar trégua no domingo; Petrolândia e Serra Talhada registraram o maior volume na quinta-feira
>Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 25 a 29 de janeiro de 2016 na Secretaria de Saúde
>Petrolândia: Neurocordis informa que Dra. Anne Valéria, Alergologista e Pneumologista, atende na próxima terça (26)
>Petrolândia: VENDE-SE uma roça no Projeto Apolônio Sales, com área de 1.664 m²
>Petrolândia: Aniversariante do dia, Ana Célia Honorato recebe mensagem do amigo Johnata Douglas
>Petrolândia: Petroclínica informa que Dr. Leirson Magalhães realiza consultas e exame de endoscopia digestia alta no dia 1º/02

Sábado (23)
Tacaratu: Programação religiosa da festa de Nossa Senhora da Saúde tem início com acolhida aos romeiros alagoanos
>Acidente próximo a cidade de Floresta tira vida da filha do ex-prefeito de Itapetim
>Eunápolis/Petrolândia: Edísio Bezerra ganha festa surpresa no dia de seu aniversário
>Tacaratu: Bruno e Marrone é a atração principal deste sábado na 1º noite da festa de padroeira; confira programação
>Criança morre após levar choque em poste de iluminação em Paulo Afonso (BA)
>Jatobá: Prefeito Robson Leandro participa da solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares
>Classificados Petrolândia: VENDE-SE um automóvel Celta Spirit 2010 completo
>Jatobá: No Recife, Prefeito Robson Leandro participa da assinatura de convênio do Escritório de Projetos de Engenharia pelo governador Paulo Câmara

Destaque da semana 

Aniversariantes da semana
Clique > Aniversariante do dia, Ana Célia Honorato recebe mensagem do amigo Johnata Douglas

Clique > Aniversariante do dia, Luciana recebe felicitações da família e de amigos

Redação do Blog de Assis Ramalho

Naufrágio no mar do Caribe deixa 13 turistas mortos; brasileira sobrevive

A brasileira Dulce Blank, sobrevivente de um naufrágio no mar do Caribe (Foto: Reprodução/Facebook)

O naufrágio de uma lancha que levava 34 turistas, entre elas uma brasileira, no mar do Caribe neste sábado (23), no litoral da Nicarágua, deixou 13 costa-riquenhos mortos, informou o porta-voz da presidência do país, Rosario Murillo.

O acidente foi provocado por fortes ventos, que fizeram a lancha tombar enquanto ela navegava entre Corn Island e Little Corn Island, duas ilhas paradisíacas da Nicarágua no mar do Caribe. "Estamos falando de 21 pessoas encontradas com vida e 13 mortas. Ainda não conseguimos resgatar quatro corpos", disse Murillo, através dos órgãos de comunicação do governo.

Entre os passageiros que sobreviveram, estão 13 costa-riquenhos, dois britânicos, dois americanos, três nicaraguenses e a brasileira Dulce Blank, de acordo com as autoridades locais. De acordo com seu perfil no Facebook, ela nasceu em São Lourenço do Sul (RS) e vive na cidade de Santa Ana, na Costa Rica.

Também foram resgatados com vida o capitão do navio, Hilario Blandón, e seu ajudante. O capitão do barco foi preso pelas autoridades por ser considerado culpado pelo naufrágio, já que zarpou sem autorização por causa das condições climáticas adversas. Murillo disse que os responsáveis pelo acidente serão colocados à disposição da Justiça.

Filho do ex-ministro Ciro Gomes é baleado em Fortaleza

Cirinho caminhava para o carro quando foi abordado, segundo a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)

O filho mais velho do ex-ministro Ciro Gomes, Ciro Saboya Ferreira Gomes, de 30 anos, foi baleado em uma tentativa de assalto na noite deste sábado (23), em Fortaleza. Cirinho, como é conhecido, levou um tiro na perna, segundo informações do coronel Francisco Souto, do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Em nota, os pais afirmaram que ele está fora de perigo.

O crime aconteceu na travessa Dragão do Mar, no Bairro Praia de Iracema, de acordo com o comandante do CPC. Cirinho contou que se deslocava para o estacionamento quando foi abordado por dois homens em uma moto preta, que pediram o celular. Houve um disparo, que atingiu a perna do rapaz.

Ele foi socorrido em uma viatura da Polícia Militar, de acordo com Souto, para um hospital particular, no Bairro Meireles. A Polícia Militar e Civil estão trabalhando para identificar os suspeitos e já têm a placa da moto usada na ação.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 24 de janeiro de 2016

O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 24 de janeiro de 2016. Confira.

Diário de Pernambuco; Explosão, fuga em massa e mortes no Complexo do Curado
Folha de Pernambuco; Presos fogem após explosão de muro do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado
Portal G1 - SE; Chuva derruba muro de estádio de futebol em Propriá
Portal G1- PB; Fugas em PE e RN deixam segurança na Paraíba em alerta
Gazeta de Alagoas: Crise energética ameaça economia de Alagoas
A Tarde; Bombeiro morre durante ação de resgate em Feira de Santana
Correio da Bahia; Cantor gospel morre em acidente na BR-116, em Jequié
Tribuna da Bahia; Mutirão em Valença faz mais de 460 cirurgias de catarata
O Globo; MP entrega alegações finais contra Marcelo Odebrecht
O Dia-RJ; Incêndio atinge o 9º andar do Hospital Municipal Pedro II
Extra-RJ: Alerta internacional leva Rio a anunciar medidas contra zika nas Olimpíadas
Folha de São Paulo; Engenheiros, antes escassos, agora sobram no mercado
O Estado de São Paulo; Das 10 maiores obras do primeiro PAC, apenas duas foram concluídas
Correio Braziliense; Forte chuva volta a fazer estragos no DF
Estado de Minas; Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em 37 cidades mineiras
Diário do Nordeste; Filho do ex-ministro Ciro Gomes é baleado em tentativa de assalto
Zero Hora; Tragédia de Santa Maria completa três anos de impunidade

Fonte: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho