Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vídeo mostra momento em que caminhonete bateu e matou motociclistas alagoanos em Pernambuco


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma caminhonete colide com motoqueiros, deixando três mortos e cinco feridos no município de Água Preta, em Pernambuco.


Segundo informações levantadas no local, os alagoanos Erick Rodrigo, de 35 anos, e Monalisa, de 22 anos, são duas das três vítimas fatais do acidente. Wedson Santos, que era morador de Recife, também morreu depois da batida. Todos fazem parte do grupo de motociclistas Esquadrão do Asfalto, formado por condutores de Recife e Maceió. O grupo seguia para uma ação social em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, quando aconteceu o acidente na PE-96.

Assista ao vídeo na matéroa do Portal TNH1


Blog de Assis Ramalho

Diante de greve, Correios reforça efetivo para cumprir prazo de entregas


Foto: Agência Brasil/Arquivo

Os Correios informaram nesta segunda-feira (24/08) que entregaram no último fim de semana, dias 22 e 23/08, mais de 1,2 milhão de cartas e encomendas em todo o país. Esse número só foi possível porque a empresa contou com o reforço de empregados da área administrativa e de veículos extras. Isso porque os funcionários da estatal entraram em greve na semana passada.

Segundo a empresa, a rede de atendimento segue aberta em todo o país e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam ativos. Mas as postagens com hora marcada, suspensas desde o início da pandemia, ainda estão indisponíveis. “A Coleta Programada não sofreu alteração, assim como a Logística Reversa, que permanece operando normalmente em nossas agências, bem como o serviço de telegrama, que continua sendo prestado com um acréscimo de um dia ao prazo previsto de entrega”, afirmou a empresa.

Greve

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), parte dos trabalhadores decidiu cruzar os braços em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. A categoria também reivindica mais atenção, por parte da empresa, quanto aos riscos que o novo coronavírus representa para os empregados.

Tacaratu: Morte de jovem em acidente durante campanha eleitoral poderá punir pré-candidatos, diz TRE

O jovem Robério Gomes conduzia uma motocicleta quando se chocou com um automóvel que participava de uma carreata política da pré-candidata a prefeita de Tacaratu, Sandra Cabeleireira, no trajeto entre os distritos de Olho D' Água do Bruno e Caraibeiras, na PE-375.

Um jovem de 18 anos morreu em um acidente durante uma carreata política em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, no domingo (23). Segundo a Polícia Civil, o motociclista tentou realizar uma ultrapassagem em um local não permitido, e foi atingido por um veículo.

Ainda de acordo com a polícia, o motociclista morreu no local. O motorista do carro ficou ferido e foi socorrido para um hospital em Caruaru.

O evento político, que gerou aglomeração de pessoas, era em apoio à pré-candidata Sandra Cabeleireira do PSB. Por meio de nota, o partido informou que não incentiva a realização de atos de pré-campanha que promovam aglomeração.

Já o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que a campanha eleitoral só começa no dia 27 de setembro, e que os pré-candidatos promoverem atos de campanha poderão receber punições prevista na legislação eleitoral. As denúncias devem ser comunicadas ao Cartório Eleitoral de cada município ou ao Ministério Público Eleitoral.

Por G1 Caruaru

Sesc PE abre inscrições gratuitas para a Maratona de Ginástica Multifuncional online

Aulas serão realizadas todas as quartas-feiras do mês de setembro, a partir do dia 2, sempre das 19h às 21h

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Maratona de Ginástica Multifuncional que o Sesc Pernambuco vai promover no mês de setembro. Serão aulas online e ao vivo de ginástica para o público que está em casa, cumprindo o distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus. A Maratona vai acontecer todas as quartas-feiras, a partir do dia 2, sempre das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/314knmu e as aulas serão transmitidas pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco).

Na primeira noite de exercícios, três unidades do Sesc vão se revezar a cada 40 minutos. Primeiro, os professores Jaymerson Amorim e Maria das Graças, de Petrolina, vão apresentar alongamentos e ritmos de dança para ativar a frequência cardíaca; depois, Francisco Bernardo e João Paullo, de Garanhuns, realizam exercícios para os membros inferiores e abdominais; por fim, Danilo da Costa e Joana Carolina, de Arcoverde, mostram exercícios para os membros superiores e uma sessão de ginástica aeróbica para desacelerar o corpo.

MPPE recomenda a prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada respeitarem legislação eleitoral sobre conduta de agentes públicos


O Ministério Público Eleitoral (MPPE), por meio da Promotoria da 71ª Zona Eleitoral em Pernambuco (Serra Talhada), recomendou aos prefeito e presidente da Câmara de Serra Talhada para que observem as restrições aos agentes públicos relacionadas à condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, bem como se abstenham de qualquer comportamento positivo ou omissivo, no exercício do cargo ou em função dele, que implique em descumprimento dos dispositivos artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e artigo 14, §9º, da Constituição Federal.

De acordo com promotor de Justiça Rodrigo Amorim da Silva Santos, em ano eleitoral, proíbe-se o uso e da distribuição de bens, materiais ou serviços públicos por parte do Poder Público em favorecimento de partidos políticos, coligações e candidatos. O uso promocional da distribuição gratuita desses bens e serviços em favor de partidos políticos, coligações e candidatos, custeados ou subvencionados pela gestão pública deve ser evitado.

A Recomendação de nº 02/2020 deverá ser disponibilizada no site do município, da Câmara Municipal e enviada para todos os órgãos municipais. O documento foi publicado na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 21 de agosto.

MPPE

Receita Federal vai fazer leilão virtual com produtos apreendidos na Paraíba

Leilão, marcado para o dia 9 de setembro, vai contar com itens de informática, videogames, smartphones, perfumes, relógios, automóveis, veículos antigos para colecionadores e uma embarcação.

A Receita Federal vai realizar no próximo dia 9 de setembro um leilão eletrônico de mercadorias apreendidas no estado. No total, serão 169 lotes disponíveis, com a previsão de uma arrecadação R$ 2,4 milhões.

Veja a lista completa com os 169 lotes de produtos que vão ser leiloados

Há lotes com produtos como videogames, celulares, artigos de informática, relógios, perfumes, embarcação e veículos automotores. Para participar, os interessados devem estar em dia com os impostos federais, possuir certificado digital e até o dia anterior ao leilão registrar uma proposta inicial, por lote.

Perfis bolsonaristas falsificam legenda de vídeo com agressão verbal de Bolsonaro a jornalista


Postagens erroneamente sugerem que repórter teria provocado o presidente com menção a sua filha; sites se retrataram e disseram que o conteúdo da legenda era falso

Um dia depois de Jair Bolsonaro ameaçar agredir um repórter que fez uma pergunta sobre o suposto esquema de rachadinha envolvendo sua família, perfis bolsonaristas difundiram um vídeo com legenda falsificada para sugerir que o presidente teria sido provocado. O boato acabou impulsionado por diversos blogs governistas.

Os blogs Senso Incomum e Terra Brasil Notícias publicaram textos baseados no vídeo com a legenda falsificada e afirmaram que o repórter teria dito a Bolsonaro a frase “vamos visitar sua filha na cadeia”. O áudio, no entanto, mostra claramente que alguém diz “vamos visitar nossa feirinha na catedral”. Depois de espalhar a falsa versão, as duas páginas se retrataram. O Terra Brasil Notícias, porém, não apagou o conteúdo.

O próprio Jair Bolsonaro e seu filho Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro, publicaram vídeo do incidente em suas redes sociais – sem a legenda falsa. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”, diz a descrição do vídeo, em referência a um versículo da Bíblia que Bolsonaro usa em contextos políticos desde a campanha presidencial de 2018.

"Maracá": Apib lança websérie sobre emergência indígena com 8 episódios a partir de 26/08

Coordenada pela Apib, a realização de ‘Maracá – Emergência Indígena’ foi coletiva e contou com a direção de Bia Lessa, da coordenadora da Apib Sonia Guajajara, da liderança Célia Xakriabá, da cantora e compositora Maria Gadú, da coordenadora da Mídia Ninja Marielle Ramires, da artista plástica Laura Lima, do designer Pedro Inoue e de Mari Stockler ativista do 342 Amazônia. A produção também é assinada pela Mídia NINJA, responsável pelo edição e co-produção do projeto e pela Mídia Índia.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lança nesta quarta-feira (26), às 19h, uma websérie para salvar vidas ameaçadas pela pandemia da Covid-19. Com mais de 50% dos povos diretamente atingidos e mais de 27 mil indígenas contaminados pelo vírus, a série “Maracá - Emergência Indígena” pretende mobilizar nas redes apoio ao plano emergencial construído pelos povos indígenas para enfrentar este momento.

A ação, em oito episódios, estará disponível nas redes da Apib (@apiboficial) e conta com o apoio de mais de 200 personalidades, artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores indígenas e não indígenas de diversos países. Dois episódios serão publicados a cada lançamento nas quartas-feiras e domingos, nos dias 26 e 30 de agosto e nos dias 2 e 6 de setembro no Youtube da Apib. Também serão realizadas lives às 19h nos dias de estreia dos episódios, com a participação de lideranças indígenas e personalidades que apoiam a mobilização.

A websérie é fruto da live Maracá - Emergência Indígena, realizada no dia 9 de agosto para chamar atenção sobre a gravidade do momento e somar esforços coletivos no enfrentamento à pandemia. Entre os objetivos primordiais da iniciativa, está a arrecadação de doações para financiar as ações nos territórios indígenas, o que poderá ser feito virtualmente através de um QR code e pelo site (emergenciaindigena.apib.info).

A lista de adesões da classe artística e de personalidades das mais diversas áreas ao Emergência Indígena, contempla centenas de nomes, como Maria Bethânia, Cacique Raoni,Ai WeiWei, Sonia Guajajara, Caetano Veloso, Joenia Wapichana, Dráuzio Varela, Tuyra Kayapó, Anitta, Kretã Kaingang, Criolo, Dinaman Tuxá, Jane Fonda, Nara Baré, Philip Glass, Cacique Babau, Wagner Moura, Kerexu Guarani, Camila Pitanga, Benki Ashaninka, Milton Nascimento, Djuena Tikuna, Thomas Lovejoy, Gean Pankararu, Margareth Menezes, Célia Xakriabá, Lenine, Shirley Krenak, Eliane Brum, Joziléia Kaingang, Chico Buarque, Eloy Terena, Alec Baldwin, Puyr Tembé, Mãe Nivia, Paulo Tupiniquim, Sebastião Salgado, Fidelis Baniwa, Zé Celso, Marivelton Baré, Nando Reis, Marcos Xucuru, Emicida, Elizeu Guarani, Djamila Ribeiro, Lindomar Terena, Teresa Cristina, Giovani Krenak, Gaby Amarantos e muitos outros.

‘Fazemos ressoar nossos maracás para que as vidas indígenas impactadas pela pandemia sejam lembradas e para chamar atenção da sociedade sobre o que está acontecendo conosco’, alerta Sônia Guajajara, coordenadora da Apib. O maracá é um símbolo marcante dos povos indígenas e está presente em rituais de luta e de celebração.

Para o formato de série, os oito episódios foram divididos por temas e costurados por textos elaborados a partir de falas de lideranças indígenas brasileiras (Cacique Raoni, Sonia Guajajara, Kretã Kaingang, Marcos Xukuru, Shirley Krenak, entre outros). Tais discursos são lidos e interpretados pelas personalidades convidadas, enquanto imagens documentais da população indígena ilustram a cena.

Emergência Indígena

Hoje (24), 27.034 indígenas já foram contaminados pelo novo coronavírus no Brasil e 717 morreram pela doença, de acordo com dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena da Apib. Já são 155 povos diretamente atingidos, uma situação alarmante que se agrava a cada dia, pois além da ameaça do vírus, o racismo, o desmatamento ilegal, o agronegócio e a ação criminosa de madeireiros segue avançando para dentro dos territórios indígenas.

‘Estamos politicamente e espiritualmente preparados para seguir avançando no combate, buscando órgãos de controle para garantir a integridade física, cultural, territorial dos povos indígenas’, afirma Dinamam Tuxá, coordenador da Apib.


Diante da negligência do governo brasileiro em garantir a proteção dos povos indígenas em meio à pandemia, a Apib, em conjunto com suas organizações de base, médicos e pesquisadores, elaborou este plano de enfrentamento e o batizou de Emergência Indígena.

O conjunto de ações foi lançado no final de junho, com orientações sobre cuidado médico integral e diferenciado, ações judiciais de incidência política e estratégias de comunicação e informação sobre medidas de prevenção.

Outras informações sobre a websérie e a situação dos povos indígenas durante pandemia:
http://apiboficial.org/
http://emergenciaindigena.apib.info/

Serviço - Websérie Maracá - Emergência Indígena
Episódios inéditos às quartas-feiras e domingos. Dias 26 e 30 de agosto e dias 2 e 6 de setembro. Lives às 19h nos dias de estreia de cada episódio.
Assessoria de Imprensa APIB

Obra de reparo da parede da barragem de Jati, no Ceará, vai levar até 10 dias, diz Ministério da Integração



A obra de reparo na parede da barragem onde um duto rompeu na sexta-feira (21) em Jati, no Sul do Ceará, pode levar até 10 dias, segundo Tiago Portela, representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). "O período para recompor a parede, o talude da barragem, vai ser de 7 a 10 dias", disse.

A barragem faz parte do Eixo Norte da Transposição do São Francisco inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. O rompimento ocorreu um dia após a abertura da comporta de um canal que recebe água da transposição, evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O jato d'água provocado pelo vazamento atingiu a parede da barragem.

O rompimento causou pânico à população da região e duas mil pessoas precisaram deixar as residências em um raio de 2 km.

Alepe prepara pacote de homenagens com títulos de patronos das artes pernambucanas


Falecido em 2013, Reginaldo Rossi pode ser declarado Patrono do Brega Pernambucano

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em reunião desta segunda-feira (24/08), deu aval a uma série de homenagens a pessoas que se destacaram na história pernambucana.

O nome do escritor João Cabral de Melo Neto foi acatado como Patrono da Poesia no Estado e o do pintor Cícero Dias, como Patrono da Estética do Modernismo de Pernambuco. Naná Vasconcelos foi indicado para receber o título na categoria Percussão; Reginaldo Rossi para Patrono do Brega; Abelardo Germano da Hora como Patrono das Artes Plásticas; e Osman da Costa Lins poderá ser designado Patrono da Dramaturgia.

No campo político, destaque para o ex-deputado federal Osvaldo Coelho, escolhido como Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado.

Fonte: Alepe

Ronaldinho Gaúcho e irmão são soltos pela Justiça do Paraguai e podem retornar ao Brasil


Juiz paraguaio Gustavo Amarilla suspendeu processo contra irmãos mediante multa de R$ 1,1 milhão, nesta segunda-feira (24); eles ficaram presos por quase seis meses após entrada no Paraguai com documentos falsos (Foto: TV Justicia Paraguay)

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e o irmão, Roberto de Assis, foram libertados da prisão domiciliar no Paraguai, na tarde desta segunda-feira (24), segundo o juiz Gustavo Amarilla, em audiência preliminar, em Assunção. Os dois estavam detidos preventivamente há mais de cinco meses após entrarem no país com documentos paraguaios adulterados.

A audiência foi marcada após o Ministério Público do país concluir as investigações sem provas de que eles estariam envolvidos com lavagem de dinheiro e a produção dos documentos falsos. O pedido da suspensão condicional do processo foi feita ao judiciário no dia 7 de agosto.

Conforme a decisão, Ronaldinho Gaúcho deve pagar mais de R$ 500 mil e o irmão dele, condenado por uso dos documentos falsos, mais de R$ 600 mil. Conforme sugerido pela defesa, o valor da multa de R$ 1,1 milhão será descontado dos mais de R$ 8,9 milhões depositados como fiança, em abril, para a concessão da prisão domiciliar. Segundo o juiz, cerca de R$ 7,8 milhões serão ressarcidos à dupla.

MPF quer acordo de não persecução antes de processar prefeito de Salgueiro


Nesta segunda-feira (24), o Ministério Público Federal (MPF) divulgou que propôs, perante a Justiça Federal, um acordo de não persecução penal ao prefeito de Salgueiro (PE), Clebel de Souza Cordeiro (MDB). O gestor é investigado pelos crimes de invasão a terras da União, furto de água de canal do Rio São Francisco e desmatamento de área de preservação permanente. De acordo com o MPF, Rodolfo Lopes é o procurador da República responsável pelo caso.

O Ministério Público alega que o acordo é possível nos casos em que os crimes cometidos não tenham envolvido violência ou grave ameaça, bem como quando a pena prevista é inferior a quatro anos de prisão. “O MPF pode então, conforme estabelece o Código de Processo Penal, deixar de processar o investigado se ele confessar a prática dos crimes e requerer a adoção de medidas para a reprovação e prevenção dos atos ilegais praticados, como reparação do dano causado, pagamento de multa e prestação de serviço à comunidade”, diz a nota da instituição.

Professora grávida que morreu com Covid-19 teve contato com colega infectada em chá de fraldas surpresa, diz irmão



A professora Camila Graciano, 31 anos, que estava grávida de oito meses e morreu com coronavírus em Anápolis, a 55 km de Goiânia, teve contato com uma pessoa infectada dias antes de ser internada, segundo o irmão.

A gravidez dela era de risco e, por isso, Camila tomou todos os cuidados e não saiu de casa durante a pandemia. No entanto, de acordo com o irmão Daniel Hélio Ambrósio, colegas de trabalho da professora fizeram um chá de fraldas surpresa na reta final da gravidez. Uma das participantes estava com Covid-19, mas ainda não sabia, pois não apresentava sintomas.

“Algumas conhecidas dela, amigas do serviço, fizeram um chá de fraldas surpresa, e uma delas estava contaminada e não sabia. Logo depois, ela ficou muito ruim e os familiares avisaram às meninas que participaram do chá. Infelizmente, minha irmã foi uma das infectadas”, contou o irmão.

Petrolândia: Dr João - Mãos limpas contra o jogo sujo (vídeo)


Neste final de semana, nosso Facebook Oficial foi “hackeado”. Ainda não sabemos ao certo de onde partiu a violação de nossa página na rede social. Mas os nossos advogados já estão tomando as providências jurídicas para que seja identificado e punido esse ato lamentável de crime cibernético.
Nossa pré-campanha segue firme, tranquila e com uma determinação ainda mais forte de fazer uma NOVA política: sem trapaças, sem baixarias e longe do jogo sujo da VELHA política. Queremos uma politica honesta, de mãos limpas! Porque respeitamos o povo e nosso objetivo é um só: trabalhar cada vez mais por dias melhores para nossa querida Petrolândia.

Meu abraço a todos!
Petrolândia vai sorrir de novo!

Dr. João
Pré-candidato a prefeito

Por Assessoria de Comunicação de Dr João Lopes

Petrolândia: Bairro Nova Esperança agora também tem ALFA SAÚDE mais perto de você

ALFA SAÚDE NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA!! Agora mais perto de você!! Venha conhecer o cartão de desconto Alfa Saúde e economizar em exames , consultas, academias e Farmácias!!! Venha conhecer a nossa rede conveniada , em Petrolândia e região! Fale com nossa central pelo cel: 87 99947-1861

Blog de Assis Ramalho
Informação: Alfa Saúde

Com o Renda Brasil, Norte e Nordeste devem ser as regiões mais beneficiadas com o nosso projeto, diz Eduardo da Fonte


Autor do PL 3023/20, que pode servir como base para a criação do programa Renda Brasil, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) avalia que as regiões Norte e Nordeste devem ter o maior número de beneficiados após a implantação do programa social.

“Mais de 50% dos lares do Norte e do Nordeste receberam o auxílio emergencial. É mais que a média nacional. Isso mostra que a criação do Renda Brasil, de maneira permanente, como está no nosso projeto, é fundamental. Nosso engajamento é para que o programa seja criado e o Brasil consiga avançar em busca da justiça social”, afirmou Eduardo da Fonte.

Segundo o Ministério da Cidadania, 60% da população brasileira recebeu o auxílio emergencial desde abril e pelo menor 75% dos atendidos no programa são das regiões Norte e Nordeste.

Rodrigo Vilela
Assessor de Imprensa - Dep. Fed. Eduardo da Fonte (PP/PE)

Menino de 11 anos morre após receber descarga elétrica de celular que estava carregando


Um menino de 11 anos morreu na tarde de domingo (23), após descarga elétrica recebida enquanto usava um telefone celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, oeste do Pará. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O acidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mararu, na residência da família, quando o garoto brincava com o aparelho. em companhia de quatro primos. No domingo, Santarém registrou cerca de 12 horas de chuva e, durante a madrugada, houve registro de raios.

"Eles estavam brincando com os celulares. Foi tudo muito rápido. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um benjamim (adaptador) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga", contou a avó, Maria Raimunda Campos Brito, ao G1.

Um prima de Matheus contou que o garoto brincava com os primos na varanda da casa. Ele estava deitado no chão, em cima de uma toalha quando recebeu a descarga elétrica.

Notícia relacionada

G1 Santarém — PA

Petrolândia: Petroclínica agora também no Bairro Nova Esperança; ''Venha conhecer nossas instalações!



PETROCLÍNICA DO BAIRRO NOVA ESPERANÇA!!! Já estamos em funcionamento, com exames de laboratório, preventivo, ultrassonografia, endoscopia, consultas clínicas, nutricionista é muito mais!! Venha conhecer nossas instalações!! Localizado em frente ao condomínio Dr. Francisco Simões de Lima, Br.316!! Cel : 87 999577454

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Em evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro defende protocolo de tratamento precoce contra covid-19 (vídeo)

O presidente da República,Jair Bolsonaro, durante o encontro “Brasil Vencendo a COVID-19”.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu hoje (24), em evento no Palácio do Planalto, um grupo de médicos que defendem o tratamento precoce da covid-19 com o uso da hidroxicloroquina. Durante a cerimônia, Bolsonaro fez um retrospecto sobre as decisões do Ministério da Saúde a respeito do protocolo de tratamento da doença e lembrou que é o médico que tem a prerrogativa para a prescrição de medicamentos.


Até o mês de maio, o ministério orientava o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em casos graves e apenas em pacientes hospitalizados. Nesta segunda-feira, Bolsonaro elogiou a atuação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que mudou o protocolo, incluindo a possibilidade da prescrição do medicamento em casos com sintomas leves. Para isso, o paciente deve concordar com o tratamento, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

“Pazuello resolveu mudar a orientação e botou [a possibilidade de receitar] em qualquer situação, de modo que o médico pudesse ter sua liberdade”, disse o presidente.

Em abril, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu parecer em que não recomenda o uso da droga, mas autoriza a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente. A hidroxicloroquina é, originalmente, indicada para doenças autoimunes, como malária, lúpus e artrite reumatóide.

Ao atualizar as orientações para o uso dos medicamentos contra covid-19, o Ministério da Saúde alertou que não há evidências científicas de que a hidroxicloroquina e a cloroquina sejam eficazes contra a doença, mas considerou a existência de estudos e a larga experiência do uso das drogas a no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em audiência pública no Congresso, o ministro Eduardo Pazuello, disse, recentemente, que os estoques de hidroxicloroquina para auxílio no tratamento da covid-19 estão zerados no país. Ele destacou que não vê nada de errado em questionar o uso do fármaco para esse fim, mas lembrou que a hidroxicloroquina é demandada pelos estados e municípios ao Ministério da Saúde e que o uso é a critério médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda sem receita de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina, esses dois últimos também utilizados no tratamento de covid-19. O objetivo das novas regras é impedir a compra indiscriminada dos medicamentos e garantir estoques destinados aos pacientes que já têm indicação médica para uso desses produtos.

Por Agência Brasil
Vídeo: Canal You-Tub Foco Brasil

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça [25/08/] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 25 de agosto de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (25/08/2020).

Petrolândia: Dr João tem Facebook oficial hackeado, anuncia medidas jurídicas contra ato criminoso e divulga novo endereço para contato


No fim de semana, nosso Facebook oficial foi “hackeado”. A página foi invadida e alterada. Além das medidas jurídicas contra o ato criminoso, abrimos uma nova página para o contato virtual com o povo de Petrolândia.

Seguimos na pré-campanha com a tranquilidade de sempre e a firme disposição de fazer política limpa, honesta e longe do jogo sujo das práticas eleitorais antigas e ultrapassadas. Pedimos às amigas e amigos que nos sigam no novo endereço no Facebook: https://www.facebook.com/drjoao13/

Sempre juntos: Petrolândia vai sorrir de novo!

Por - Assessoria de Comunicação

Primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus é confirmado, anunciam cientistas em Hong Kong; OMS diz que 'é possível'



Cientistas em Hong Kong anunciaram, nesta segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A pesquisa com o resultado foi aceita para publicação no "Clinical Infectious Diseases", da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

"Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio", declararam os cientistas, da Universidade de Hong Kong, em um comunicado.

Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e descobriram que o vírus da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira. Ao ser contaminado pela primeira vez, o paciente, um homem de 33 anos, teve apenas sintomas leves; na segunda vez, nenhum sintoma.

"Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada", afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong.

Morre Xênia Bier, apresentadora que levou feminismo à TV brasileira


A atriz e apresentadora de TV Xênia Bier morreu, aos 84 anos, nesta segunda-feira (24), devido a complicações causadas pela doença de Alzheimer, que há anos vinha enfrentando. Bier sofreu uma queda de pressão pulmonar, após ficar 15 dias internada em razão de avanços da doença, informou sua filha, Dani, à Folha de S.Paulo.

Bier teve passagens em diversas emissoras brasileiras. A paulistana iniciou a carreira na TV Cultura, em 1965, onde atuou nas novelas "As Professorinhas", "Escrava do Silêncio" e "O Moço Loiro". Depois, apresentou os programas Xênia e Você, exibido na TV Bandeirantes, TV Mulher, na Rede Globo no início da década de 1980, Mulher 88, na Rede Manchete, e Mulheres, na TV Gazeta.

Nos últimos anos, Bier escreveu algums publicações para os sites Ana Maria e M de Mulher, ambos voltados ao público feminino brasileiro. A apresentadora deixa uma filha, Dani, e uma neta.

FolhaPress/Diário de Pernambuco

População vulnerável de Tamandaré-PE recebe sorrisos, amor e dignidade em forma de alimento


Neste domingo (23/08), a campanha ‘A Fome Não Pode Esperar’ entregou 1.500 cestas básicas com 300 mortadelas e 1.000 kg de charque, somando 25 toneladas em alimentos

Distribuir sorrisos, esperança e dignidade. Essa é a meta da campanha ‘A Fome Não Pode Esperar’, que já está na sua 12ª edição, mas com a mesma força e o empenho da primeira entrega. A ação tem dupla força: para quem recebe cestas básicas e para quem está como voluntário, com o privilégio de entregar os alimentos à camada mais vulnerável da cidade de Tamandaré-PE. Tudo sempre com o cuidado e o cumprimento das regras de proteção à saúde exigidas pelo momento em que o mundo vive.

“É gratificante estar de frente, entregando os 15kg de cada cesta nas mãos dos nossos irmãos e exercitar toda a musculatura, em especial a do coração. Para nós, voluntários, é uma satisfação imensa ajudar o próximo e ver de perto a firmeza e a delicadeza com que o padre Arlindo recebe as pessoas que, por sua vez, ficam imensamente agradecidas. De fato, a gente percebe que Tamandaré está assistida”, afirmou a voluntária Eduarda Guedes Alcoforado, que veio acompanhada dos filhos.

Polícia Civil indicia mulher que divulgou vídeo falso sobre caixões em MG


A mulher que divulgou vídeos falsos afirmando que, em Belo Horizonte, caixões estavam sendo enterrados vazios ou com pedras no lugar de corpos de vítimas da covid-19 para superdimensionar o número de óbitos pela doença no estado foi indiciada hoje (24), pela Polícia Civil, depois de três meses de investigação.

Valdete Pereira Zanco vai responder pelos crimes de denunciação caluniosa, que prevê pena de 2 a 8 anos de prisão, e por provocar pânico ou tumulto, contravenção penal cuja punição pode variar de 15 dias a 6 meses de reclusão.

Em maio, ao anunciar a instauração do inquérito, o delegado-geral Wagner Sales já antecipava as chances de a mulher ser responsabilizada por sua “atitude nociva à sociedade”. “É preciso que a população se conscientize de que as atitudes no mundo virtual têm consequências no mundo real”, disse Sales.

Marido da deputada federal Flordelis teve comida e bebida envenenadas seis vezes, diz MP



Na denúncia apresentada contra a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) e demais acusados pela morte de Anderson do Carmo, o Ministério Público do Rio de Janeiro diz que ao menos seis vezes os suspeitos tentaram matar o pastor envenenado. Ele foi executado com mais de 30 tiros em 16 de junho do ano passado.

Além da cantora, 11 pessoas foram denunciadas pelo crime, sendo que 9 são alvos de prisão preventiva nesta segunda-feira (24). Os dois demais, filhos do casal, já estão presos por envolvimento no crime.

A acusação diz que Flordelis é a mentora do crime. Ela não é alvo de prisão por ter imunidade parlamentar. A deputada é acusada de arquitetar o homicídio, reunir e convencer todos os envolvidos a participarem do crime sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio.

“As ações dos demais denunciados são descritas em diferentes etapas como no planejamento, incentivo e convencimento para a execução do crime, assim como em tentativas de homicídio anteriores ao fato consumado, pela administração de veneno na comida e bebida da vítima, ao menos seis vezes, sem sucesso, segundo apontaram as investigações”, diz o MPRJ.

Vereador da cidade de Brejo da Madre de Deus-PE que atropelou e matou motociclistas é autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa

Caminhonete atingiu um grupo de motociclistas neste domingo (23) na PE-96, em Água Preta — Foto: WhatsApp/TV Globo/Reprodução
Acidente foi registrado na PE-96, em Água Preta — Foto: WhatsApp/TV Globo/Reprodução

O vereador Pedro Marconi de Souza Barros (PTC), da cidade Brejo da Madre de Deus, foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa após colidir com cerca de 30 motociclistas na rodovia PE-96 em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (24) pela delegada Juliana Bernat, que está conduzindo o caso.

O G1 procurou, por telefone, o vereador, a assessoria e o advogado dele para comentar o assunto. Até o momento da publicação, nenhum deles atendeu à reportagem. Também por telefone, o G1 conversou com o presidente estadual do PTC, Fábio Bernardino. "Não tínhamos conhecimento que ele estava nesse acidente, mas sentimos muito pelas vítimas. Vamos esperar o encaminhamento da Justiça para esclarecer mais informações", disse.

Boletim desta segunda [24/0/08]: Pernambuco confirma nove mortes por Covid-19, menor número em 24 horas desde abril


Mais nove mortes de pacientes com Covid-19 foram confirmadas em Pernambuco, nesta segunda-feira (24), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Essa foi a primeira vez desde 11 de abril que o estado confirma laboratorialmente menos de dez óbitos pela doença em 24 horas, quando foram confirmadas sete. Ao todo, desde o começo da pandemia em março, foram registradas 7.399 mortes.

Também nesta segunda-feira (24), foram registrados 217 novos casos da doença causada pelo novo coronavírus, elevando para 119.357 pessoas diagnosticadas com Covid-19.

Dos novos confirmados, 36 pacientes foram classificados com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os outros 181 são leves, ou seja, pessoas que não precisaram de internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Com isso, Pernambuco totaliza 119.357 casos já confirmados, sendo 25.187 graves e 94.170 leves.

Das nove mortes confirmadas no boletim desta segunda, duas ocorreram no domingo (23), quatro no dia 20 de agosto, uma no dia 19 e outra no dia 14 do mesmo mês, além de uma do dia 25 de julho.

Os detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por G1 PE

Casa das Rosas lança versão online de curso sobre escrita criativa

Objetivo é colaborar com formação e aprimoramento de novos escritores nos gêneros conto, crônica e ensaio

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura está com inscrições abertas para o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), dessa vez em formato online, até 7 de setembro, com o objetivo de colaborar com a formação e o aprimoramento de novos escritores. Durante o isolamento social devido à covid-19, toda a programação da instituição está sendo realizada de forma virtual.

A versão online do curso, que não limita o número de vagas, possibilita o acesso a maior número de participantes espalhados por todas as regiões do país, que gostam de escrever e buscam desenvolver técnicas da escrita criativa nos gêneros conto, crônica e ensaio. A formação é voltada a pessoas com idade a partir dos 18 anos e o pagamento será apenas no ato da inscrição, no valor de R$ 60.

Ministradas pelos escritores Veronica Stigger, Marcelino Freire e Tiago Novaes, as aulas ficarão disponíveis a partir do dia 8 de setembro em plataforma virtual. Os inscritos têm 21 dias, a contar do primeiro acesso, para entrar nos conteúdos e 30 dias para enviar os textos propostos nos módulos.

Obstetra afirmou que menina de 10 anos podia parir, diz secretário de Saúde do ES

Segundo o titular da Saúde, o médico da rede municipal disse que a criança tinha "pelve de 13 anos" e que, por isso, podia parir: "Coisa horrorosa"

O secretário estadual da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, um dos profissionais que tentaram autorização para o aborto para a menina de 10 anos estuprada pelo tio, afirmou que a vítima teve que passar por cima da “religiosidade” de integrantes do Conselho Tutelar e de médicos para conseguir efetuar o procedimento com 22 semanas de gestação.

Segundo ele, grande parte dos profissionais que atenderam a criança tentaram convencê-la a não interromper a gravidez, por a considerarem tendo “estrutura” para parir.

“Recebi a avaliação do obstetra do município dizendo que a criança tem pelve de 13 anos e que, por isso, podia parir. Coisa horrorosa. Naquele momento, determinei que a Superintendência Regional de Saúde providenciasse a imediata transferência da criança para a referência estadual do Hospital das Clínicas, o que ocorreu na sexta-feira e, no sábado, ela foi avaliada. Com a negativa da realização do procedimento, a gente conseguiu que o serviço em Pernambuco a atendesse no dia seguinte”, relatou, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Petrolândia: Aniversariante, Aldenor Jose da Silva (Nêgo Mecânico) recebe mensagem de parabéns da filha Iris Alencar


Nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020, Aldenor Jose da silva, conhecido popularmente como Nêgo Mecânico, completou mais um ano de vida. Na oportunidade, afilha Iris Alencar felicita o pai com bonita mensagem.

Meu pai, meu maior exemplo, parabéns pelos 50 anos


Pai, hoje é o seu dia! Você está completando 50 anos de amor e alegria e eu não poderia deixar de vir parabenizá-lo. Sou muito feliz por ter um pai como você e desejo que seu ano seja incrível.

Aproveite este dia! Sei que há muitas pessoas querendo comemorar com você, porque seu jeito especial conquista todos e todas ao redor. Que seja um grande momento de paz e alegria.

Você merece toda a felicidade do mundo, pai! Que venham mais 50 anos!

Tacaratu: Homem morre e carona se fere após acidente entre moto e carro na PE-375


Um jovem de 18 anos morreu em um acidente na noite deste domingo (23/08) em Tacaratu, no trajeto entre os distritos de Olho D' Água do Bruno e Caraibeiras, na PE-375.


De acordo com informações, Robério Gomes conduzia uma motocicleta, com um carona,  quando se chocou com um automóvel (Gol) que participava de uma carreata política da pré-candidata a prefeita, Sandra Cabelereira.

O jovem foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos e faleceu. O carona da moto ficou ferido, foi socorrido e levado para o Recife.

O caso será investigado pela Polícia Civil

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/internet

'Crime bárbaro, crime covarde', diz delegado sobre morte do pastor Anderson que, segundo ele, foi planejada pela deputada federal Flordelis

Flordelis ao lado do pastor Anderson do Carmo

"Crime bárbaro, crime covarde". A frase foi dita pelo delegado Antônio Ricardo Lima Nunes, chefe do Departamento de Homicídios da Polícia Civil do Rio, nesta segunda-feira, sobre o assassinato do pastor Anderson de Souza. Segundo ele, as investigações apontam a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) como mandante da morte. Ela era casada com a vítima.

Rotina: Casa de Flordelis tinha rituais secretos com nudez, sexo e até sangue, revela testemunha

- Chegamos a 11 pessoas que serão responsabilizadas criminalmente por esse crime. Crime bárbaro, crime covarde. E hoje conseguimos finalizar essa investigação - disse o policial, em entrevista ao "Bom Dia Rio".

Ao ver os policiais chegando à sua casa, no Badu, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Flordelis chorou. Quatro filhos que ela tinha com Anderson foram presos na residência - a operação deflagrada nesta segunda para prender envolvidos no crime tem um total de sete suspeitos capturados. A deputada permanece em liberdade por ter foro privilegiado.

- Ela foi surpreendida com a nossa chegada. Chorou um pouco. Tem muita gente dentro da casa. O importante é que as prisões foram cumpridas e a investigação chegou ao fim hoje.

O delegado frisou que não há dúvidas de que a deputada planejou o assassinato por questões financeiras.

- A investigação chegou a essa conclusão: que ela planejou esse assassinato covarde. Motivação é porque ela estava insatisfeita com a forma que o pastor Anderson tocava a vida e fazia a movimentação financeira da família - disse ao "Bom Dia Rio".

Sobre os filhos presos, ele diz que todos participaram o crime em algum momento:

- Todos eles têm uma participação que ficou comprovada no decorrer da investigação. Com todas as buscas que foram feitas, os depoimentos e as contradições chegamos a essa conclusão. Temos 11 pessoas respondendo criminalmente, levando em conta que a família são 55 (pessoas), nós temos 20% respondendo por esse crime.
Deputada responde por cinco crimes

Segundo a Polícia Civil, Flordelis foi indiciada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa majorada. A corporação informou que a DHNSGI encaminhará para a Câmara dos Deputados Federal uma cópia do inquérito com o resultado da investigação, que sejam adotadas as medidas administrativas cabíveis. O procedimento poderá levar ao afastamento da parlamentar para que ela responda pelo crime na prisão.

Investigações: Crianças apanhavam e eram castigadas com pimenta na boca na casa de Flordelis, diz testemunha

- O parlamentar tem a sua imunidade. Ele só pode ser preso em flagrante, por crime inafiançável. Então, ela responderá pelo crime, como mandante. E nós também pedidos medidas cautelares - destacou o agente.

O pastor Anderson do Carmo foi assassinado em casa no bairro Badu, em Niterói, no dia 16 de junho de 2019. Na ocasião, Flordelis relatou em depoimento que o pastor teria sido morto durante um assalto. Ela informou ainda que eles tinham sido seguidos por suspeitos em uma moto quando voltavam para casa.

Extra-RJ

Petrolândia: Casa dos Parafusos, a loja que atende profissionais de diversas áreas é nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia


Localizada na Rua 15 de Novembro, de frente para Dêta Agricultura, próximo as lojas Gran Fina e Ótica da Família, a Casa dos Parafusos é a mais nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

A Casa dos Parafusos chegou em Petrolândia para atender profissionais das mais diversas áreas,  ecomo serralheiros, marceneiros e mecânicos.

O estabelecimento trabalha com a linha completa de Parafusos, ferramentas e aviamentos pérola,  etc.

Contato: 87 - 9. 9966-8370.

Casa dos Parafusos - Organização: Terezinha Lisboa

Petrolândia: Aniversário de 1 ano da morte de Biô Frota é lembrado pela sobrinha Iris, que presta bonita homenagem: "Levarei você sempre no meu coração!"


Nesta segunda-feira(24/08), a morte de Adriano José da Silva, conhecido popularmente como Biô Frota. Adriano, completa 1 ano. Na oportunidade, a sobrinha Iris homenageia o tio através de bonita mensagem;

1 ano difícil sem meu tio aqui

Não importa quanto tempo passe, tio, levarei você sempre no meu coração. Hoje faz 1 ano da sua partida e a tristeza que sinto segue comigo.

Acho que ainda não aceitei completamente que não iremos mais nos ver. Penso muito em você, sempre com muito carinho.

Oro para que esteja em paz, pois é tudo que posso fazer. Tem sido um ano difícil sem tê-lo por perto, mas tento ser forte, como você sempre disse para eu ser.

Quero me tornar alguém de quem você teria orgulho, querido tio. Sinto muito a sua falta!


Em alusão à comemoração dos 25 anos de Emancipação Política de Jatobá-PE, Clube do Conto promove Concurso Municipal de Cartas; participe!


O Concurso Municipal de Cartas inicia a sua 1ª edição neste ano de 2020 alusivo à comemoração pelos 25 anos de Emancipação Política de Jatobá, em 28 de setembro. Será promovido pelo Clube do Conto e tem como objetivo exercitar a escrita, a criatividade e a participação crítico-social de crianças e adolescentes, criando laços de afetividade e ampliando olhares sobre a sua cidade.

Considerando o cenário de eleição municipal, o tema da redação é: *“Escreva uma mensagem a um adulto sobre o que você melhoraria na sua cidade”*. Participam crianças e adolescentes de 11 a 15 anos, residentes em Jatobá, no gênero carta, com até 800 palavras. Devido à pandemia, este ano usaremos a ferramenta de correspondência eletrônica, a carta deverá ser digitada em fonte 12, times new roman e enviada ao email: concursodecartasjatoba2020@gmail.com até o dia 15 de setembro de 2020, contendo nome completo, endereço e contato telefônico.

A carta deverá atender aos critérios de: gênero - carta, domínio da língua portuguesa, faixa etária (11 a 15 anos), o destinatário é um adulto imaginário e as mais relevantes expectativas quanto ao tema apresentado. O resultado será divulgado no dia do aniversário da cidade, 28 de setembro de 2020, e o primeiro colocado receberá um voucher de R$ 300,00 em livros, o segundo lugar de R$ 200,00 e o terceiro de R$ 100,00, e todos os três vencedores receberão certificado, além de terem os seus textos e imagens divulgados nas redes sociais e encaminhados aos presentes e futuros representantes do município nos poderes executivo e legislativo.

Os textos serão corrigidos por uma banca examinadora composta por cinco membros da cidade com domínio em linguagem e participação social. Os candidatos que tiverem dúvidas devem entrar em contato pelo celular (81) 981400454 para maiores esclarecimentos.

Com desejos de ampla participação e envolvimento de toda a comunidade em prol de uma cidade mais engajada e feliz, agradecemos.

Profª Regina Borges
Coordenadora do Clube do Conto




FGTS emergencial: Caixa libera hoje até R$ 1.045 para nascidos em agosto


A Caixa disponibiliza nesta segunda-feira (24) até R$ 1.045, o valor do salário mínimo, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em agosto. Por enquanto, só está disponível o crédito na poupança social digital, que pode ser movimentado somente pelo aplicativo Caixa Tem. O saque em espécie ou a transferência bancária tradicional do dinheiro para nascidos em maio agosto serão liberados somente em 17 de outubro.

A Caixa divulgou um calendário de crédito na poupança digital ou saque de até R$ 1.045 conforme a data de nascimento do trabalhador. Confira o calendário a seguir.

Calendário do saque emergencial do FGTS 2020

Mês de nascimento Crédito em Poupança Social Digital Disponível para saque

Janeiro 29/06/2020 25/07/2020

Fevereiro 06/07/2020 08/08/2020

Março 13/07/2020 22/08/2020

Abril 20/07/2020 05/09/2020

Maio 27/07/2020 19/09/2020

Junho 03/08/2020 03/10/2020

Julho 10/08/2020 17/10/2020

Agosto 24/08/2020 17/10/2020

Setembro 31/08/2020 31/10/2020

Outubro 08/09/2020 31/10/2020

Novembro 14/09/2020 14/11/2020

Dezembro 21/09/2020 14/11/2020

O governo anunciou o saque emergencial do FGTS por meio da Medida Provisória 946, em função da pandemia do coronavírus. Tem direito a até R$ 1.054 do FGTS todo trabalhador que tenha saldo em contas ativas ou inativas no FGTS. Se você tiver R$ 500 no FGTS, pode sacar esses R$ 500 e se você tiver R$ 500 mil, tem acesso aos R$ 1.045.

Cada trabalhador tem direito a um saque, independentemente do número de contas. Se o trabalhador possuir mais de uma conta, o saque será feito primeiro das contas de trabalho extintos, com início pela que tiver menor saldo, e depois das demais contas, também pela que tiver menor saldo.

A poupança social digital é aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. É possível acessar essa poupança pelo aplicativo Caixa Tem e pagar boletos ou contas, ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

Somente a partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores podem transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, pelo aplicativo Caixa Tem, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no app

Caixa não explica porque decidiu atrasar transferência de saldo liberado do FGTS

Ao todo, são mais de 60 milhões de brasileiros com contas do FGTS, dos quais 20 milhões não têm conta em banco. A medida do saque emergencial do FGTS deve injetar até R$ 36,2 bilhões na economia. Para 30,7 milhões de cotistas, a liberação fará com que a conta do FGTS fique zerada.

Como consultar o valor

Os trabalhadores podem consultar o valor que vão receber por meio do aplicativo do FGTS ou pelo Internet Banking da Caixa.

No aplicativo FGTS, você precisa baixar o app, selecionar a opção "cadastre-se" e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Depois, deve cadastrar uma senha de acesso, numérica, com seis dígitos.

Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Se você é cliente da instituição financeira, pode acessar o extrato do FGTS no internet banking no computador ou no aplicativo Caixa pelo celular ou tablet.

No site da Caixa (na opção Saque Emergencial FGTS), o trabalhador precisa informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Depois será preciso informar a senha internet, que é a mesma senha que o trabalhador usa para acessar seu extrato no site da Caixa. Caso não lembre, terá de escolher entre recuperar ou cadastrar nova senha.

Bom lembrar que o NIS (também chamado de NIT) e o PIS/Pasep são o mesmo número, a diferença é que eles são gerados em bases de dados diferentes. Veja aqui como consultar seu número do NIS, NIT e PIS/Pasep.

Vencida a etapa senha, o sistema pede que o usuário informe um número de telefone celular para envio de informações por SMS. Posteriormente, o site exibe o saldo de uma ou mais contas até o limite de R$ 1.045.

Na última etapa - todas as informações aparecem na mesma página - o sistema informa a data em que o dinheiro será depositado na conta poupança social digital e o valor que você terá direito até um salário mínimo. Nesta fase, o trabalhador poderá cancelar o depósito clicando em "Não quero receber".

Mesmo depois que o dinheiro for depositado, o trabalhador poderá desfazer o depósito. E caso o beneficiário não movimente o dinheiro na Poupança Social Digital até 30 de novembro, o valor retorna à conta do FGTS.

Por Daniel Cristóvão e Júlia Lewgoy, Valor Investe — São Paulo