11 outubro 2026

Quatro homens morrem durante intervenção policial em Canindé, no Ceará


Polícia apreendeu armas e drogas durante operação que deixou quatro homens mortos em Canindé. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Quatro homens morreram durante uma intervenção da Polícia Militar no distrito de Targinos, na zona rural de Canindé, no interior do Ceará, neste sábado (10). Um suspeito foi preso e armas foram apreendidas.

Segundo a polícia, os homens eram membros de uma facção criminosa e estavam sendo monitorados. Ao perceberem a presença de agentes do Comando Tático Rural (Cotar) no entorno do imóvel onde estavam escondidos, eles atiraram e os militares reagiram.

Conforme a Polícia Militar, a ocorrência teve início após informações repassadas pelo Serviço de Inteligência indicarem a presença de indivíduos armados, que estariam escondidos em dois imóveis.

As equipes foram até o local e encontraram as residências indicadas. No primeiro imóvel, foram localizados dois homens e três mulheres, onde foi apreendida uma arma de fogo.

Já no segundo imóvel, foram identificados quatro homens, que ao perceberem aproximação dos agentes efetuaram disparos, sendo necessária a atuação policial. As identidades dos mortos não foram informadas.

"Os quatro indivíduos foram atingidos, socorridos a uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos. No local, foram apreendidas mais quatro armas de fogo", disse a Polícia Militar.

Homem preso e armas apreendidas

Edmundo foi eleito? Marcelinho Carioca? E Vanderlei Luxemburgo? Veja quem ganhou e quem perdeu entre candidatos do futebol


Vanderlei Luxemburgo, Edmundo e Marcelinho Carioca concorreram neste pleito de 2026 — Foto: Arte O GLOBO

Ex-jogadores, treinador e nomes ainda ligados ao esporte disputaram vagas no Senado, na Câmara dos Deputados, em assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Dos gramados para as urnas. Nomes conhecidos do futebol brasileiro entraram na disputa das eleições de 2026 em busca de vagas que iam das assembleias legislativas ao Senado. A lista teve ídolos de grandes clubes e da Seleção, como Edmundo, Luís Fabiano, Marcelinho Carioca e Washington Coração Valente, além de Vanderlei Luxemburgo, que fez sua estreia em uma eleição ao concorrer ao Senado pelo Tocantins. Outros, como o ex-goleiro Danrlei, já acumulavam experiência na política e tentaram renovar o mandato.

Com o fim da apuração neste domingo (4), o GLOBO reuniu o desempenho dos candidatos que construíram parte de suas trajetórias no futebol. Houve quem garantisse uma cadeira em Brasília e quem conseguisse renovar o mandato e quem não alcançasse os votos necessários para se eleger. Veja, abaixo, como se saiu cada um deles:

Vanderlei Luxemburgo (Podemos-TO) — Não eleito

João de Sousa Lima, membro do IGH e da Academia de Letras de Paulo Afonso, fala da presença do cangaço no raso da catarina


João de Sousa Lima é historiador e escritor, membro do IGH e da Academia de Letras de Paulo Afonso e de várias instituições de estudos do cangaço e do Nordeste, sendo palestrante muito requisitado para discorrer sobre esse tema, cangaço, sobre o qual já escreveu mais de dez (10) livros. Com grande conhecimento sobre a região do Raso da Catarina, região que, durante anos, tem percorrido na intensa pesquisa sobre a presença de cangaceiros e seus descendentes, moradores desta região, tendo identificado cerca de 50 pessoas ligadas diretamente ao cangaço, cangaceiros e coiteiros e muitas mulheres, em povoados de Paulo Afonso, Glória e outras regiões do Raso, onde, durante cerca de 10 anos Lampião e seu bando andaram por essas terras, quando decidiu cruzar o rio São Francisco e entrar em território baiano, a partir da cidade de Glória-BA, nos idos do ano de 1928.

Segundo João de Sousa Lima, em seu primeiro livro sobre o tema cangaço, chamado Lampião em Paulo Afonso, publicado em 2003 – e de lá para cá são muitas outras produções literárias - ele cita Oleone Coelho Fontes que escreveu Lampião na Bahia onde ele informa que o jornal A TARDE, de Salvador trazia como manchete em sua edição de 23 de agosto de 1928 – “Grupo de Lampião ruma para a Bahia.” E cita outras passagens de Lampião e seu bando por estas terras baianas que, na época eram todas do território do município de Glória que se limitava com Jeremoabo. Ao longo de sua história, Glória perdeu território para a criação dos municípios de Paulo Afonso (1958), Rodelas (1962) e Macururé (1962).

Entre os povoados pertencentes a Glória nos tempos lampiônicos estava a Malhada da Caiçara, já na divisa com Santa Brígida, onde morava Maria Gomes da Conceição, casada com Zé Filipe, de quem estaria separada há alguns dias, segundo os historiadores do cangaço e seguiu com Lampião e seu bando e viveu com o rei do cangaço, como Maria do Capitão ou Maria Bonita e morreu ao seu lado na Grota de Angico, em Poço Redondo/SE, em 28 de julho de 1938.

O Povoado Malhada da Caiçara, como outros povoados, só passou a ser do município de Paulo Afonso exatamente vinte anos depois, quando o então Distrito de Paulo Afonso, conhecido antes como Forquilha e depois como Vila Poty, foi emancipado do município de Glória, tornando-se município de Paulo Afonso-BA.