domingo, 28 de junho de 2020

Petrolândia: Confira o Boletim Informativo da Covid-19 deste domingo (29/06); Há 48 casos confirmados, com 26 pessoas recuperadas


 Prefeitura também está divulgando a localização dos casos. Veja abaixo;



QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR
Veja abaixo os dados do município no sábado (27/06/2020)



Blog de Assis Ramalho
Fonte: Prefeitura de Petrolândia




Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão de 29 de junho a 03 de julho na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento de 29 de junho a 03 de julho de 2020; confira acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Boletim deste domingo [28/06]: Pernambuco confirma mais 43 mortes e mais de mil casos de coronavírus por covid-19 nas últimas 24 horas


Neste domingo (28), Pernambuco confirmou mais 1.018 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmadas 43 mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas. Com os novos dados, Pernambuco agora tem 58.107 casos de coronavírus, desde o início da pandemia, com 4.751 vidas perdidas.

Dos casos confirmados neste domingo, 142 (14%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 876 (86%) como leves. Já com relação ao total de casos, 19.268 foram diagnosticados como graves e 38.839 como leves.

Das 43 mortes registradas no boletim desse domingo, 23 (53,5%) ocorreram entre o dia 11 de maio e 24 de junho e 20 (46,5%) nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 35 e 101 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (4), 40 a 49 (3), 50 a 59 (5), 60 a 69 (12), 70 a 79 (7), 80 anos ou mais (12).

Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Afogados da Ingazeira (1), Araripina (1), Carpina (1), Caruaru (6), Chã de Alegria (1), Condado (1), Feira Nova (1), Iguaraci (1), Ipojuca (2), Ipubi (1), Jaboatão dos Guararapes (11), João Alfredo (1), Joaquim Nabuco (1), Lagoa do Itaenga (1), Limoeiro (1), Palmares (4), Passira (1), Paudalho (1), Recife (3), Riacho das Almas (1), Tracunhaém (1) e outro Estado (1).

Destes pacientes que não resistiram à covid-19, 30 apresentavam comorbidades confirmadas, como diabetes (17), doença cardiovascular (16), hipertensão (11), obesidade (5), doença respiratória (3), doença renal (2), tabagismo/histórico de tabagismo (2), câncer (1). É válido ressaltar que um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Cinco pacientes não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.
Recuperados

Ainda segundo o boletim, 39.956 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Pernambuco e conseguiram se recuperar da covid-19. Desse total, 9.182 são de casos graves e 30.774 casos leves.

Por Jornal do Commercio
 

Petrolândia: Veja as 15 notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho


Neste domingo - 28 de junho 2020, o Blog de Assis Ramalho agradece aos mais de 130 mil acessos da semana, e publica a relação das 15 notícias de Petrolândia e região mais lidas no período de 21 a 27/06/2020 [de domingo a sábado]. veja abaixo

Saiba tudo sobre a vacina de Oxford, que será produzida e testada no Brasil


O governo brasileiro anunciou neste sábado (27) parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca e com a Universidade Oxford, no Reino Unido, para desenvolvimento e produção de vacina contra o novo coronavírus. A estimativa é que o Brasil tenha pelo menos 30,4 milhões de doses até janeiro de 2021. A seguir respondemos as principais perguntas sobre a vacina.

Como funciona a vacina de Oxford? 

A estratégia usada é a de um vetor viral não replicante. Isso significa que os cientistas usam um vírus diferente do coronavírus como uma espécie de "cavalo de Troia". No caso da vacina da Universidade de Oxford, é utilizado um adenovírus. Esse vírus é geneticamente modificado para se tornar fraco, ou seja, não infeccioso e incapaz de se replicar no corpo humano. Os pesquisadores inserem neste vírus uma parte do coronavírus também modificada e não infecciosa, uma proteína. Quando essa vacina é injetada no corpo, o sistema imunológico promove uma resposta imune a essa proteína que estava escondida dentro do vetor, levando à produção de anticorpose de outras células de defesa capazes de proteger o indivíduo da covid-19.

Em qual fase de testes a vacina está? 

Está na fase três. Os pesquisadores já fizeram a fase pré-clínica, em modelos animais que se assemelham ao humano. Ela foi testada em ratos, furões e macacos e se mostrou segura. Depois, começou a fase clínica, que é divida em três etapas.

Na fase um, testou-se o produto em adultos saudáveis, para demonstrar segurança em humanos. Na dois, analisou-se a imunogenicidade, para ver se a vacina realmente gera resposta imune no organismo, se o corpo produz anticorpo para aquele vírus. Até, por fim, chegar à fase três, para testar a eficácia do produto, se ele realmente protege e imuniza.

O Brasil, que ainda tem uma curva epidemiológica ascendente, entrou na lista de países que testarão a vacina em primeira mão, em 5 mil voluntários. Os testes no país começaram nesta semana.

Por que os testes estão sendo feitos no Brasil? 

A curva epidemiológica ainda é ascendente no país, fazendo com que os resultados possivelmente sejam mais assertivos. Na fase três, os participantes são divididos em dois grupos: metade toma a vacina e metade recebe um placebo ou uma outra vacina que não protege contra o patógeno estudado. Ninguém sabe quem tomou o que, nem os cientistas nem os voluntários. É um teste chamado duplo-cego. Ele é randomizado, ou seja, os grupos são sorteados e equilibrados, para acertar detalhes que podem influenciar no resultado, como a idade dos participantes..

Essas pessoas, então, vão para as suas casas e seguem o dia a dia. Elas são expostas ao coronavírus no ambiente, assim como o resto da população, e são acompanhados durante um tempo. No caso da vacina de Oxford, esse monitoramento é previsto por um ano.

Mas não é só o Brasil que vai entrar na fase três. Além do Reino Unido, ela também será testada em dois países na África, um país na Ásia e os EUA, onde serão recrutados 30 mil voluntários.

Quando a vacina estará pronta?

Se a eficácia for de, no mínimo, 70%, mesmo com os testes ainda em andamento, eles farão parte de um pacote do registro da vacina que será feito no fim do ano. A ideia de Oxford é montar um dossiê de registros para essa vacina, para ser apresentada às autoridades regulatórias do Reino Unido até dezembro. Eles conseguiriam o primeiro registro a nível mundial dessa vacina e começariam a vacinar lá, em caráter emergencial.

Os outros países, como o Brasil, também entrariam com os registros em caráter emergencial e, se tiverem comprado a vacina, começariam a vacinar. Aqui, a produção será feita na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que irá receber toda a tecnologia e os insumos.

Enquanto isso, os estudos continuam. O registro formal só pode ser feito com a finalização dos testes, por isso todos serão finalizados. Mas para parar a pandemia, será feita a aprovação regulatória de caráter emergencial antes.

Há efeito colateral? 

Sim. Até o momento os cientistas tiveram em 10% dos voluntários os efeitos normais esperados em geral entre as vacinas. Uma reação local normal, com vermelhidão e/ou dor, e a reação sistêmica, como se fosse uma gripe, ou seja, um pouco de febre.

Quem receberá a vacina primeiro?.

Pessoas com comorbidades, idosos, profissionais de saúde e da segurança pública receberiam primeiro a vacina contra o novo coronavírus, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia de Medeiros. "Tendo a eficácia comprovada e garantida da vacina, assim como a segurança, iremos priorizar a população mais vulnerável a essa doença", disse em coletiva à imprensa neste sábado (27).

De acordo com ele, se o produto se mostrar eficaz, assim que as primeiras 30 milhões de doses chegarem ao Brasil, a distribuição das vacinas será "muito rápida". "Esse país tem uma larga experiencia em vacinação. Nós temos o SUS (Sistema Único de Saúde). A distribuição é questão de semanas"

Por: Gabriela Ingrid
Do VivaBem, em São Paulo

Petrolândia: Com mais 2 casos confirmados neste sábado (27/06), prefeitura divulga Boletim Epidemiológico e localidade onde moram pacientes diagnosticados com o novo coronavírus

Vista aérea da cidade de Petrolândia-PE: Foto/crédito: Dufilmes

Neste sábado (27/06), no 102º dia de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Prefeitura deu sequência a divulgação da localização dos casos ativos.

Com mais dois casos testado positivo, o município agora soma 48 confirmações (26 recuperados), 11 casos suspeitos, 41 descartados e dois óbitos (veja boletim completo mais abaixo).

Confira no quadro abaixo a localização dos casos de coronavírus e o boletim completo divulgado pela prefeitura neste sábado (27)..



QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR

Veja abaixo os dados do município na sexta-feira (26/06/2020)



Blog de Assis Ramalho
Fonte: Prefeitura de Petrolândia


Manari continua sendo a única cidade livre de Covid-19 em Pernambuco; confira o boletim epiodológico divulgado pela prefeitura neste sábado (27/06)

Manari continua sendo o único município, até o momento, sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco (Créditos das fotos: Andre Julio Lacerda)


Através da Secretaria Municipal, a prefeitura de Manari-PE informa o boletim epidemiológico desse sábado (27). O município continua sem casos confirmados para coronavírusi, contando com a conscientização da população.

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) nos 185 municípios de Pernambuco aponta que apenas a cidade de Manari, localizada no Sertão do Estado, que  tem 21.434 habitantes, está livre da pandemia do novo coronavírus. 

''Reforçamos o dever de manter o isolamento social e não baixar a guarda, as ações estratégicas na prevenção contra o coronavírus realizadas em nosso município continuam seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara'' Diz nota da secretaria de saúde de Manari.

Veja no quadro acima o boletim epiodológico divulgado pela prefeitura de Manari neste sábdo, 27 de junho de 2020.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Manari

Há 6 anos Petrolândia perdia Ruy Sá ''Recordações"


Há 6 anos, em junho de 2014,  Petrolândia foi surpreendida com a notícia da morte do nosso amigo, cantor e compositor Ruy Sá. Apaixonado pela cidade de Petrolândia (a velha), Ruy fez parte da minha geração, deixando um legado de boa conduta e amizade. O seu amor por Petrolândia era tanto que me lembro dele, em várias ocasiões, afirmando que não suportaria viver em uma outra Petrolândia, a não ser a velha Petrolândia.

Ficou gravado na minha memória uma frase dita por ele (reproduzida abaixo), durante uma das muitas farras, regadas a cerveja e animadas a violão, que nós costumávamos fazer nas noites inesquecíveis da nossa querida Velha Petrolândia.

Naquela noitada de música, lá pelas tantas horas da madrugada, ele disse essa frase que causou forte comoção entre nós, levando todos às lágrimas, inclusive ele.

"Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, porque para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia. Petrolândia será única e eterna."

Com grande sensibilidade artística e talento, Ruy Sá compôs e cantou "Recordações", a música que se tornou o hino dos petrolandenses à sua velha cidade, jamais esquecida, como jamais esquecido será também Ruy Sá.

A promessa foi cumprida. Ruy Sá não suportou ver as águas do Velho Chico cobrirem a sua querida cidade e foi embora para São Paulo. Lá, morou por mais de vinte anos, chegando a vir algumas vezes à Nova Petrolândia, visitar amigos e familiares.

Infelizmente, em junho de 2014, aos 49 anos, Ruy nos deixou e foi morar no Céu. Valeu, amigo! Todos nós agradecemos pela sua amizade. Descanse em paz e fica com Deus.

Recordações (cantor e compositor: Rui Sá)

Temos às margens de um rio Petrolândia
Cidade que um dia esse nome bonito se deu
Famílias que tiveram seus filhos assim como eu
Petrolândia
Um dia chegou bem mais forte a força do progresso
Falando primeiro e mais alto do que a própria razão
Sangrando e desmarcando o compasso do coração
Petrolândia
Em cada manhã de setembro quando eu acordar
Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar
O céu todo azul tão bonito
Gente querendo olhar
Bandeiras, crianças, desfiles
E um hino pra se cantar
Petrolândia
Levo guardado na mente
Lembranças que serão permanentes
Recordações
Quantas emoções
Petrolândia
Petrolândia


Veja também
>> Petrolândia: Filhos de Ruy Sá relembram o pai em entrevista a Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e arte: Lúcia Xavier/BlogAR

Quina de São João: cinco apostas dividem prêmio de R$ 152 milhões; confira as demais loterias sorteadas neste sábado (27)

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Foram sorteados nesta sábado (27) os números da Quina de São João, com prêmio de R$ 152 milhões. Cinco ganhadores irão dividir o valor, com R$ 30.517.183,25 para cada um.

Veja as dezenas sorteadas: 07 - 17 - 29 - 55 - 78.

Apostas ganhadoras por estados

FORTALEZA - CE

CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS - MG

BELÉM - PA

CAMBÉ - PR

COTIA - SP


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Artistas regravam "Andar com Fé" em homenagem ao aniversário de Gilberto Gil, confira vídeo


O aniversário de 78 anos de Gilberto Gil, nesta sexta-feira (26), foi comemorado em grande estilo. Nas redes sociais, o cantor divulgou uma versão de "Andar com Fé" com a participação de diversos amigos e familiares, que gravaram a música de suas próprias casas. Entre os nomes que aparecem na homenagem estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Djavan, Alcione, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Iza, Daniela Mercury, Lulu Santos, Ana Carolina, Nando Reis, Lenine, Silva, Frejat, Teresa Cristina, Roberta Sá, Jorge Ben e Zeca Pagodinho. Também há participação do americano Stevie Wonder, além das atrizes Fernanda Montenegro, Regina Casé, Carolina Dieckmann e Fernanda Torres.

Assista


Por Rede Brasil de Notícias

Paulo Afonso ganha mais 14 casos e já contabiliza 163 resultados positivos da Covid-19


Subiu para 163 o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19), no município de Paulo Afonso. A informação foi divulgada no Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na tarde deste sábado (27), constando o registro de mais 14 casos em relação ao último boletim da pasta.

Segundo o informativo, o município tem 75 pacientes com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. E dois óbitos registrados no município em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Ainda segundo a Sesab dos casos confirmados em Paulo Afonso 100 casos foram por exames laboratoriais, 5 por meio de teste clínico epidemiológico e 58 por testes rápidos.

Os dados colocados aqui representam notificações oficiais divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Por Chico Sabe Tudo

Repórter da CNN Brasil é assaltada ao vivo em São Paulo, assista ao vídeo



Uma repórter da CNN Brasil foi assaltada ao vivo durante uma participação na programação da emissora, na manhã deste sábado. Bruna Macedo falava sobre as chuvas em São Paulo quando o bandido se aproxima e a aborda. Confira vídeo abaixo


Encapuzado, ele aparece próximo enquanto a jornalista dá a notícia. Depois, se aproxima e ordena que ela entregue o celular. O caso foi na Ponte das Bandeiras, perto do rio Tietê, na Zona Norte da capital paulista. O âncora do programa informou aos telespectadores que Bruna havia sido roubada sob ameaça de uma faca e que os dois celulares que ela trazia consigo foram levados. "Faz mais ou menos 20 minutos que aconteceu, a Bruna Macedo estava entrando no ar, num quadro dividido.

Na imagem do meio, a Bruna é vista sendo abordada por um rapaz. Não deu para entender na hora o que estava acontecendo, se era um morador de rua passando. Mas depois do que aconteceu, cortamos a imagem e ela explicou que foi roubada", contou o apresentador Rafael Colombo.

Por Rede Brasil de Notícia

Macururé-BA: Sem casos de Covid-19 até quinta (25), festinha junina já deixou 16 infectados, podendo chegar a 40


Até a última quinta-feira, dia 25, Macururé (BA) estava entre os 30 municípios da Bahia sem registro de casos da Covid-19. Porém, uma festa junina familiar ocasionou a infecção de 16 pessoas, até o momento. O número pode chegar a 40 , de acordo com informações do prefeito da cidade, Everaldo Carvalho, por meio de uma live nas redes sociais.

“Certamente esse primeiro caso veio depois de uma festa familiar junina que chegaram pessoas de fora do município e que pode ter contaminado cerca de 20, 30 a 40 pessoas. Pode ser uma disseminação em massa. Existem várias outras pessoas, não sei ainda em quantos para testarem.”, disse o gestor.

Segundo informações do portal Formosa, a festa que o prefeito menciona, ocorreu no dia 13 de junho, em uma comunidade da zona rural do município, houve uma confraternização familiar com aproximadamente 40 pessoas, inclusive algumas vindas de outros municípios com histórico de Covid-19.

Ontem (26) foi feito o primeiro teste, dando positivo para Covid-19. Hoje (27), foram feitos testes rápidos em outras pessoas e, infelizmente, mais 15 também estão infectadas podendo haver mais casos.

A Secretaria de Saúde do município está monitorando todos os participantes do evento e fazendo o levantamento para localizá-los e depois saber com quem tiveram contato. Além dos familiares, havia outras pessoas da vizinhança.

É um momento complicado, já se passaram 14 dias após a confraternização, todos voltaram para suas casas, tiveram contato com várias outras pessoas da própria família e da comunidade.

Felizmente, as pessoas que testaram positivo estão com sintomas leves ou não estão sentindo sintomas, ou seja, assintomáticas.

Após a explosão dos casos, o prefeito Everaldo decretou “lockdown” em todo o território municipal (sede, povoados e fazendas), a partir da meia-noite deste sábado (27 de junho) até meia-noite da quarta-feira, dia 02 de julho de 2020. O prefeito também afirmou que logo após a paralisação geral adotará o toque de recolher: “Vamos fazer o toque de recolher das 18h às 6h do dia seguinte.”

Com o “lockdown” de 5 dias, se todos respeitarem e ficarem em casa, o vírus não vai circular e a Secretaria terá tempo de identificar e testar todos que participaram do evento e também outras pessoas que possivelmente tiveram contato posteriormente com os festeiros.

Será suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade comercial. A exceção fica por conta dos postos de combustíveis, exclusivamente para abastecimento, estabelecimento hospitalar, serviço de segurança pública e profissionais da área fim da saúde.

Segundo o prefeito Everaldo, o comerciante que descumprir o decreto, poderá ter o alvará de funcionamento cassado, além de outras medidas. Também fica proibida a locomoção de qualquer cidadão no território do Município de Macururé.

A Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal estarão realizando rondas para garantir o cumprimento do decreto.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR