Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 5, 2012
Publicidade />

Petrolândia: Pankararu - Perto do rio, longe da água

Imagem
O periódico Notícias do São Francisco, jornal do CBHSF-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, traz em sua edição nº 03, de novembro/2012, uma matéria sobre os Pankararu, povo indígena do Sertão de Itaparica. A reportagem fala sobre a situação crítica de acesso à água tratada. Reproduzimos abaixo a matéria na íntegra. Pankararu: Perto do rio, longe da água 
A pouca distância do rio São Francisco, o povo indígena Pankararu vive uma situação crítica de falta de água para consumo humano. Praticamente sem fontes próprias de abastecimento, a população de mais de 5 mil pessoas está em regime de severo racionamento hídrico, valendo-se do atendimento emergencial oferecido pelas prefeituras dos município de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, em Pernambuco, por meio de carros-pipa que abastecem as cisternas das famílias.

A questão assumiu maior gravidade nos últimos meses, com o prolongamento da estiagem que atinge o Semiárido e a maior parte da bacia do rio São Francisco. No final de …

Frevo é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

Imagem
O frevo, principal ritmo que anima o carnaval pernambucano, foi reconhecido nesta quarta-feira (5) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito em Paris, durante a cerimônia organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A escolha do ritmo para receber o título se deu na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco. A proposta de inscrição do frevo foi realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O frevo foi a única expressão da cultura brasileira avaliada nesta sessão, junto com outras 35 propostas, entre elas o canto budista de Ladakh (Índia), o trançado de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália).

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.

Fortaleza aprova lei "Antibaixaria" em shows pagos com dinheiro público

Imagem
Um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza, que proíbe a contratação de bandas musicais que tenham nas letras das canções, palavras de cunho preconceituoso ou perjorativo, para apresentações que sejam pagas com dinheiro público. O projeto é conhecido como "lei Antibaixaria".
A autoria é do vereador do Partido dos Trabalhadores, Ronivaldo Maia. A primeira vez que foi apresentada na casa era ainda em abril desse ano. De lá pra cá, houve ainda uma audiência pública. De acordo com o texto da lei, não será permitido a contratação de banda que tenha em suas canções estímulos de "desvalorizem, que incentivem a violência ou exponham à situação de constrangimento as mulheres, os homossexuais, os negros ou que incentivem qualquer forma de discriminação, incluindo a exposição do corpo das mulheres".

A lei teve participação ainda de entidades do meio artístico cearense como a Associação Cearense de Forró, o Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), o Enegrece…

Aterro sanitário de Petrolândia está preparado para atender Jatobá e Tacaratu

Imagem
Os atuais 22 aterros sanitários de Pernambuco, que atendem 35 municípios, poderiam atender 92 se as prefeituras compartilhassem a gestão do lixo. E para atingir os 184 municípios pernambucanos, precisariam existir ao todo 54 agrupamentos de aterros no Estado.

Essas e outras orientações para pôr em prática o Plano Estadual de Resíduos Sólidos-PERS-PE (Lei Nº 14.236, de 13/12/2010), e cumprir a meta de acabar com os lixões até 2014, estão no “Mapa da Regionalização da Destinação Final dos Resíduos Sólidos de Pernambuco”, que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas).

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.

Rodrigo Novaes destaca ações para combate à seca no Interior

Imagem
Os moradores do Interior do Estado vão ser beneficiados com a perfuração de poços artesianos, segundo o deputado Rodrigo Novaes, do PSD. Nessa terça-feira (04), o parlamentar comentou que as ações foram anunciadas durante visita realizada ao Sertão, na última semana, junto ao deputado Júlio Cavalcanti, do PTB, e o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos.

Novaes detalhou que Ibimirim vai contar com novos poços artesianos, construção de barragens e a implantação dos programas Água para Todos e do Mais Irrigação. Em Petrolândia, foi visitado o centro de distribuição de milho, que será vendido a preço subsidiado. Já em Floresta, o parlamentar destacou a possibilidade da construção de uma ponte, para unir as comunidades que vivem às margens do Rio Pajeú.

Ainda de acordo com o deputado, em 120 municípios de Pernambuco vão ser perfurados 1.200 poços artesianos, sendo 10 unidades em cada cidade.
Rodrigo Novaes também parabenizou o governador Eduardo Campos e o secretário Ranilson Ramos, pela…

Empregados da CHESF criam método inovador de manutenção de linhas

Imagem
Método pioneiro no Setor Elétrico de substituição de cadeia de isoladores em estruturas de linhas de transmissão foi apresentado na última sexta-feira (30), no Recife, pelos empregados desenvolvedores da inovação. Alexandre Borja, Cícero Gomes e Alisson Damasceno, todos da área de manutenção de linhas de transmissão, reuniram representantes das áreas de Operação, Manutenção, Segurança, Saúde e Comunicação da Chesf para mostrar a melhoria do processo na teoria e na prática.

Segundo o engenheiro Alexandre Borja, a adoção desse novo sistema de trabalho representará aumento de produtividade da ordem de 30%, redução significativa do esforço físico das equipes de manutenção de linhas de transmissão, contribuindo para a diminuição das lesões e restrições para o trabalho em altura dos linheiros.

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.

Vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será adiada

No momento em o "Português antigo" vai dar o último suspiro, o Governo resolve internar o paciente terminal na UTI e mantê-lo vivo com a ajuda de aparelhos. Na véspera da vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse nessa terça-feira (04) que as novas regras só terão vigência obrigatória a partir de 31 de dezembro de 2015.
O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidenta Dilma Rousseff declarou que vai emitir um decreto adiando a data.

O senador diz que havia entrado com uma proposta de resolução para o adiamento, mas que a presidenta a dispensou, já que o processo de aprovação desse tipo de norma é mais demorado.

Miranda acredita que o ideal seria adiar a …

INCRA simplifica regras de certificação de imóveis rurais

Imagem
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) simplificou as regras para a certificação de imóveis rurais (documento que descreve as características da propriedade). O órgão alterou os trâmites do processo por meio da Norma de Execução 105/2012, publicada na semana passada no Diário Oficial da União.

O Incra divulgou oficialmente nesta segunda-feira (4) em seu site a informação de que realizou as alterações na norma e que, em uma semana, mais de 600 processos foram certificados. Com a nova norma publicada no Diário Oficial da União, a expectativa do órgão é certificar 4 mil imóveis até o final de dezembro e 20 mil até o final de fevereiro de 2013.

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.

Petrolândia: Lucas Luciano nos Jogos Escolares Sulamericanos

Imagem
O jovem atleta Lucas Luciano, aluno da Escola Municipal 6 de Março, retornará a nossa cidade sem medalhas na bagagem, porém com mais experiência e novas histórias para viver.

Lucas Luciano, campeão de atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2012 na prova de salto em distância, representante nosso país nos Jogos Escolares Sulamericanos que estão sendo disputados em Natal (RN). A competição começou no dia 29 de novembro e o encerramento será na próxima quinta-feira (06).
Lucas não conseguiu derrotar os adversários na competição internacional, mas o jovem, que vai completar 15 anos no dia 08 de janeiro, ainda tem muito chão a correr pela frente.
Parabéns, Lucas! Você chegou onde muitos gostariam de estar: é campeão pernambucano, campeão brasileiro e orgulho de Petrolândia. 
Da redação do Blog de Assis Ramalho

Publicidade