quarta-feira, dezembro 05, 2012

Empregados da CHESF criam método inovador de manutenção de linhas

Método pioneiro no Setor Elétrico de substituição de cadeia de isoladores em estruturas de linhas de transmissão foi apresentado na última sexta-feira (30), no Recife, pelos empregados desenvolvedores da inovação. Alexandre Borja, Cícero Gomes e Alisson Damasceno, todos da área de manutenção de linhas de transmissão, reuniram representantes das áreas de Operação, Manutenção, Segurança, Saúde e Comunicação da Chesf para mostrar a melhoria do processo na teoria e na prática.

Segundo o engenheiro Alexandre Borja, a adoção desse novo sistema de trabalho representará aumento de produtividade da ordem de 30%, redução significativa do esforço físico das equipes de manutenção de linhas de transmissão, contribuindo para a diminuição das lesões e restrições para o trabalho em altura dos linheiros.

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.


“As equipes designadas para esse serviço eram formadas por sete pessoas. Com o novo método, cinco pessoas realizarão o mesmo trabalho. Dessa maneira, poderão ser formadas mais equipes e a produtividade aumenta”, explicou.

Entre as novidades, estão o içamento dos linheiros – apenas um terá que escalar as estruturas que costumam chegar a 40 metros – e a utilização de equipamentos desenvolvidos pelos eletricistas Cícero Gomes e Alisson Damasceno, que permitem a retirada completa da cadeia de isoladores – na outra metodologia, a cadeia de isoladores era particionada para que os profissionais conseguissem suportar o peso.

O diretor de Operação da Chesf, Mozart Arnaud, presente à demonstração prática, realizada no estacionamento do Anexo V, disse que projetos como esse são motivo de orgulho para todos os empregados e prestou uma homenagem aos linheiros, categoria que conta com sua admiração pessoal. Ele acrescentou que não deve demorar para esse trabalho ser incorporado à rotina da Chesf e até mesmo de outras empresas da área.

CHESF

Nenhum comentário:

Postar um comentário