domingo, 13 de outubro de 2019

1 em cada 4 adolescentes brasileiros é viciado em Internet, aponta estudo



Quando decidiu restringir o acesso do filho ao computador, Mariana (nome fictício) observou um comportamento diferente daquele que o adolescente costumava demonstrar. O garoto, então com 12 anos, se revoltava contra os pais quando era obrigado a ficar algumas horas sem usar a internet. Xingava, gritava e arremessava objetos. Parecia outra pessoa, segundo relato da própria mãe. "Ele tinha um ódio no olhar, ficava totalmente transtornado. Não era mais aquele menino doce e carinhoso", conta ela.

Mariana decidiu procurar ajuda. Passou a participar de um grupo de apoio a pais e parentes de jovens que fazem uso abusivo de tecnologias. Ao frequentar as sessões, coordenadas por profissionais do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (IPq-HC/USP), percebeu que o que o filho tinha era um vício e conheceu outras famílias com o mesmo drama.

Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta segunda-feira (14/10)


Nesta segunda-feira, 14 de outubro/2019, o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Motorista embriagado invade lanchonete e mata jovem de 29 anos no interior de SP


Thamyres Soares morre atropelada após motorista invadir lanchonete — Foto: Reprodução/Facebook

Uma jovem de 29 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas, entre elas a mãe e irmã dela, após um motorista de 41 anos perder o controle do carro e invadir uma lanchonete, no Jardim Tamoio, em Jundiaí, na noite de sábado (12). O homem foi preso por homicídio culposo e lesão corporal culposa.

De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista estava pela rua José Lins do Rego em uma van, com placas de Bragança Paulista, quando não fez a curva na via e perdeu o controle da direção.

Na sequência, ele invadiu uma lanchonete e acabou atropelando quatro vítimas que estavam na calçada e no interior do estabelecimento.

Devido ao impacto, Thamyres Soares Marques Jacinto, filha da dona da lanchonete, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mãe dela, de 51 anos, a irmã de 17 anos e um adolescente, também de 17 anos, foram socorridos e levados para o pronto-socorro.

Ainda segundo o boletim, após o acidente, os moradores agrediram o motorista. Uma equipe foi acionada e realizou teste do etilômetro, que apontou 0,31 mg de álcool por litro. Além disso, foi encontrada na cueca um eppendorf vazio.

O homem foi levado para a delegacia, onde foi autuado por homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal culposa, e ficou à disposição da Justiça.

G1

Petrolândia: Clínica Mais Saúde divulga agenda de atendimento da semana; Confira e marque sua consulta

A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta semana, de 14 a 18 de outubro de 2019; confira no cartaz acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto System Saúde e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Pernambuco pode ter a primeira santa reconhecida pelo Vaticano

Graça Teixeira, irmã da Irmã Adélia, esteve no Memorial. Foto: Patrícia Monteiro/Esp.DP.

No dia em que o papa Francisco canonizou, no Vaticano, a baiana Irmã Dulce, a Igreja Católica anunciou os detalhes dos trâmites que podem fazer com que outra nordestina, desta vez uma pernambucana, também seja considerada santa. Caso isto aconteça, será a primeira do estado. O processo de beatificação e canonização de Maria da Luz Teixeira de Carvalho, a Irmã Adélia, foi aberto na Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé e segue caminhando com as comissões histórica e teológica. O documento de solicitação de prosseguimento do processo foi enviado a Roma no dia 5 de setembro. Três requisitos são necessários para a homologação da candidatura: a fama de santidade, o exercício das virtudes cristãs e a ausência de obstáculos insuperáveis contra a canonização. É necessária, ainda, a comprovação de dois milagres.

Durante coletiva à imprensa realizada neste domingo (13) para anúncio destes detalhes, no Colégio Damas, bairro das Graças, foi inaugurado um memorial à memória da religiosa, que estará aberto diariamente. Ele traz para exibição pública a maior parte dos 230 itens do acervo de Irmã, a exemplo de roupas, quadros, manuscritos, relógios, mortuário, mobília, óculos, bolsas e até mesmo recipientes contendo o óleo e a água benta que ela utilizava para a unção. O espaço funcionará de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Antes de seguir para o Vaticano, o processo de beatificação e canonização foi aprovado pelos bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No dia 5 de setembro, em nome da Diocese de Pesqueira, capitaneada pelo bispo Dom José Luiz, a solicitação foi enviada à Roma. De acordo com o Frei Jociel Gomes, postulador do processo de canonização, o momento agora é de espera pela resposta que pode acontecer entre seis meses e um ano. Foram constituídas as comissões histórica e teológica, que recolhem toda a documentação civil/religiosa a respeito.

Com este material, será elaborado um relatório a ser anexado ao processo, futuramente. Caso haja a resposta do Vaticano seja positiva, o momento será de escutar testemunhas que conviveram com a Irmã e possam falar sobre a sua santidade. “Já temos uma lista de aproximadamente 30 pessoas. E devem, certamente, aparecer outras. Será algo em torno de um ano e meio de escuta. Ao final, toda a documentação será levada a Roma. A partir daí, não temos como estipular o prazo final de todo o processo”, afirma. Ele solicita que quem tiver conseguido graças por interseção da Irmã procure o Colégio Damas para fazer seu relato.

André Silva de Moura, professor do departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE), preside a Comissão Histórica, composta por três historiadores e arquivistas (André, Dirceu Marroquim e Pedro Lopes), além de um membro da congregação a qual a Irmã pertencia, Irmã Rosimar.

“Nosso trabalho é comprovar as narrativas em torno desta personagem do seu primeiro ao último dia de vida, suas atividades religiosas e pastorais em diversos lugares. Vai além disso, pois há desdobramentos do seu trabalho em escolas e ações socais, por exemplo. Queremos demonstrar que ela não foi um personagem histórico resumido à aparição”, informa. O trabalho de quebra-cabeça, como André denomina, compreende vários locais a exemplo de Pesqueira, onde ela nasceu; Garanhuns, onde estudou; Recife, onde trabalhou, além de Vitória, Itamaracá e outros estados.

“Começamos desde março/abril, coletando documentos físicos, pessoais, registros da igreja, jornais e entrevistas. Em um final de semana, perfizemos mais de 1 mil km, o que não corresponde nem à metade. É uma história grande e com conexões internacionais”, afirma. Ele acredita que, historicamente, Irmã Adélia deva ser canonizada por estar dentro destas redes de aparições do mundo contemporâneo, como aconteceu em Fátima (Portugal).

“O que diferencia as aparições em Cimbres das demais? O lugar. As mensagens em todas elas são muito próximos e as imagens representam isso. Além disso, ela tinha projetos sociais compromissados com os mais pobres, especialmente crianças e povos indígenas. Profissionalizou adultos, fundou creches e ajudou na construção de casas”, detalha.

Sobre a missão teológica, que cuida da verificação dos milagres, a provincial da Ordem das Religiosas da Instrução Cristã do Brasil, Cleonice Santos, afirma que não há, ainda, como mensurar estas manifestações, mas que acontecem em diversas áreas como conversões e curas relacionadas à saúde física e emocional em locais como Recife e Pesqueira, estados como Ceará, Alagoas, e até mesmo fora do Nordeste.

“Sua vida foi este testemunho concreto, por meio das suas atitudes com as pessoas que se achegavam a ela, sempre pedindo orientação, sendo acolhidos. Para nós, este momento é significativo”, declara. Opinião compartilhada pelo Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, que afirma ter sido Irmã Adélia uma mulher de coração muito ligado a Deus e ao seu povo. “Ela tinha o desejo de evangelizar por todas as comunidades por onde passou, nunca foi alguém acomodada. Gostava de cuidar dos pobres e de rezar pelos sacerdotes. Isto é importante pois quanto mais santo o sacerdote, mais santo também o povo de Deus”, relatou.

Presente durante a inauguração do Memorial, estava Maria das Graças Teixeira, 80 anos, irmã da candidata à santidade. Em uma família com 18 filhos, cinco homens e o restante de mulheres, não conviveu tanto com a religiosa pois foi a última dos irmãos enquanto a então Maria da Luz havia sido a terceira. Lembra, entretanto, como o fato de a irmã não gostar de falar em público sobre a aparição.

“As pessoas questionavam coisas pequenas como a cor dos olhos de Nossa Senhora. O que sei é que ela sempre recebia as mensagens de Nossa Senhora em suas festas principais e as transmitia”, afirma. Nascida três anos depois da aparição em um ambiente de grande vinda de romeiros, Graça gostava quando a irmã deixava a congregação e ia visitar a família. “Ela tinha uma vida simples, sempre muito humilde. Deixou um grande exemplo e sempre recomendava muito amor aos pobres. Quanto a ser santa, se for da vontade de Deus, que seja”, finaliza.

As aparições de Nossa Senhora para Irmã Adélia

Maria da Luz Teixeira de Carvalho nasceu em Pesqueira, no dia 16 de dezembro de 1922 e ficou conhecida por presenciar as aparições de Nossa Senhora, na Sítio Guarda, em Cimbres, distrito de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Recebeu o nome de Irmã Adélia ao entrar para o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) e virar freira. Ela faleceu há seis anos, no dia 13 de outubro de 2013, com 90 anos de idade.

A primeira aparição ocorreu em 6 de agosto de 1936, no Sítio Guarda. Acompanhada da amiga Maria da Conceição, viu, no alto da serra, uma mulher bonita com uma criança nos braços. Com a mão desocupada, a moça chamou as meninas para se aproximarem. As duas subiram correndo e permaneceram com Ela por um tempo até voltarem para casa. Seus pais, inicialmente, não acreditaram na história.

O pai foi com as garotas, então, até o local da aparição. Chegando lá, as duas viram novamente a mulher. Sem conseguir enxergar e achando que era alucinação das garotas, o pai de Maria da Luz pediu que ela perguntasse para a moça quem era Ela e o que queria. “Eu sou a Graça”, respondeu. “Vim para avisar que hão de vir três castigos mandados por Deus. Diga ao povo que reze e faça penitência”, completou. Desde então, as duas não pararam de ver a imagem.

A história se espalhou, o local virou lugar de peregrinação e oração, o que ocorre até os dias atuais. Por conta da perseguição que sofreram, o pai de Irmã Adélia inclusive chegou a ser preso. Em 1985, Irmã Adélia resolveu reunir as religiosas da congregação para partilhar a experiência que teve com Nossa Senhora e decidiu dar o testemunho porque estava com câncer e tinha pouco tempo de vida.

Passadas algumas semanas da revelação, foi com um grupo de religiosas para o local das aparições e pediu que, se fosse da vontade da Mãe do Céu, estes acontecimentos fossem divulgadas e que Ela lhe desse a cura. Foi o que ocorreu. Os novos exames realizados mostraram que a Irmã não tinha mais câncer.

Por Diario de Pernambuco

IFPE lança edital do Vestibular 2020.1 com 4715 vagas

Inscrições podem ser feitas no site da CVEST, no período de 14 de outubro a 13 de novembro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta sexta-feira (11), o edital do Vestibular 2020.1. Serão ofertadas, ao todo, 4715 vagas em 61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), distribuídos nos 16 campi, localizados nos municípios de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. As inscrições começam no dia 14 de outubro e seguem até o dia 13 de novembro.

Uma das novidades desta edição é a oferta de seis novos cursos superiores: Gastronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária no Campus Cabo de Santo Agostinho, Engenharia Civil no Campus Afogados da Ingazeira, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Jaboatão dos Guararapes, Administração e Sistemas para Internet no Campus Igarassu. Outra novidade é a oferta no Campus Ipojuca de cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio. Ipojuca passa a oferecer os técnicos integrados em Mecânica e em Segurança do Trabalho. Já o Campus Palmares ganha o curso técnico subsequente Informática para Internet.

Pernambuco leva nova marca para a Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires

Artista gráfica Joana Lira assina a identidade visual do estande do Estado no evento, realizado em Buenos Aires de 5 a 8 de outubro

Depois de ser premiado pelo estande mais criativo da 47ª Abav Expo Internacional, em São Paulo, Pernambuco participou, de 5 a 8 de outubro, da Feira Internacional de Turismo de América Latina, a FIT, na capital argentina, Buenos Aires. E mais uma vez, o espaço, assinado pela artista gráfica Joana Lira, se destacou como um dos preferidos do público: os cenários em madeira foram disputados para fotos, a partir dos elementos vazados que remetem à cultura, belezas naturais e história do Estado.

Desde a abertura da feira, o fluxo de profissionais de turismo e do público em geral – os dois primeiros dias do evento são abertos ao consumidor final – foi intenso. Considerado o maior evento de turismo da América Latina, a FIT se destaca como espaço de negócios para o trade, de divulgação institucional dos destinos e, também, de vendas. Agências de turismo e companhias aéreas, entre outras empresas que oferecem serviços de turismo, aproveitam para comercializar pacotes e novos roteiros a preços especiais para os argentinos, público que, aliás, é o principal mercado internacional de Pernambuco.

Petrolândia: Com uma programação diversificada, prefeitura realiza Semana do Bebê


A Semana do Bebê 2019 em Petrolândia foi realizada de 07 a 12 de outubro com uma programação intensa de atividades. Palestras, atendimentos, apresentações, rodas de conversa, oficinas, entre outras ações, marcaram esta edição da Semana.

Ainda durante a programação, a Bebê Prefeita 2019 foi apresentada à comunidade. Alicia nasceu no dia 08 de outubro, com 51 cm e 3.090 kg. A mamãe, Aysline Ferreira dos Santos, teve parto normal, no Hospital Municipal Francisco Simões de Lima.

Uma das atividades que mais marcaram a Semana do Bebê 2019 foi a formação sobre Qualidade nas Políticas Públicas para a Primeira Infância, com foco na promoção do fortalecimento do vínculo mãe-bebê, estímulo do desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva, social e afetiva da criança e a garantia integral de seus direitos.
Outro destaque foi um trabalho inédito realizado durante a programação: o Mamaço em praça pública, no qual as mães que amamentam receberam orientações da fonoaudióloga, nutricionista e instrutoras do programa Mãe Coruja Pernambucana, ao passo que amamentavam.

A Semana do Bebê 2019 em Petrolândia foi um verdadeiro sucesso e contou com a realização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e apoio do Selo Unicef, Programa Criança Feliz, Programa Mãe Coruja Pernambucana, Conselho Tutelar, CMS e CMDCA.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Domingão no Maria Fumaça será animado por Edy Ferreira e Keven Vip a partir das 13 horas


Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 13 de outubro; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo, 13 de outubro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Karen Campos , Ronilda Margarida, Allany Leal , Thaciane Emannouelláh Carvalho, Ronilda Margarida, Carlos Eduardo, Junior Barrocão, Rosario Silva, Jânio Araújo ,  Reinaldo Mesquita , Tere Borboleta , Layze Lima  e   Fabricio Siqueira Soares

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 13/10/2019


Neste domingo, 13 de outubro de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco.

Veja abaixo fotos e História do Cais Dom Pedro II e da Estação do Trem.

Irmã Dulce é canonizada pelo Papa Francisco em cerimônia que reúne milhares no Vaticano

Praça de São Pedro lotada de fiéis para cerimônia de canonizaçao de beatos, entre eles a baiana Irmã Dulce Foto: Renato Grandelle / Agência O Globo
Fiéis brasileiros na Praça de São Pedro, durante cerimônia de canonização da baiana Irmã Dulce. Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP
Canozinação de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, acontece neste domingo, no Vaticano. Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914, e morreu na mesma cidade, em 13 de março de 1992 Foto: Divulgação

CIDADE DO VATICANO — Milhares de fiéis e membros do clero lotam a Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco , acaba de canonizar a beata baiana Maria Dulce Lopes (1914-1992), Irmã Dulce , que agora já é Santa Dulce dos Pobres . Também foram canonizados outros quatro beatos: John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan e Margherite Bays.

À exceção de Dulce, todos os canonizados morreram no século XIX ou nas primeiras três décadas do século XX, o que mostra a agilidade do processo que reconheceu a santidade da freira baiana.

O músico José Maurício Moreira, que recuperou a visão após intercessão da Irmã Dulce — um milagre reconhecido pelo Vaticano — afirmou este sábado que participaria da missa, mas que seu papel não havia sido divulgado detalhadamente.

No livreto sobre a cerimônia, a Irmã Dulce é assim descrita: "Dulce Lopes Pontes, no século Maria Rita, nasceu a 26 de maio de 1914 em São Salvador da Bahia, no seio de uma família abastada, marcada por fortes convicções cristãs e uma caridade operosa. Desde a infância, ela se destacou por uma grande sensibilidade para com os pobres e os necessitados.

Completados seus estudos superiores, abraçou a vida religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, ligada à Ordem dos Frades Menores, servindo como enfermeira e professora. Animada por intenso zelo missionário, Irmã Dulce também se dedicou seriamente à instrução dos trabalhadores, mas foi sobretudo na assistência e cuidado dos últimos e dos mais sofredores que exerceu seu generoso serviço.

Irmã Dulce concretizou plenamente a sua ação caritativa com a fundação de uma associação de obras sociais e a construção de uma casa de acolhimento, o "Albergue Santo Antônio". Sua caridade era maternal, carinhosa. A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do Alto recebia forças e recursos para dar vida a uma maravilhosa atividade de serviço aos últimos.

Os últimos meses da vida da Beata estiveram marcados pela doença, que enfrentou com serenidade e completo abandono nos braços do Senhor. Em 13 de março de 1992, Irmã Dulce faleceu em São Salvador da Bahia, nimbada de grande fama de santidade. Em 3 de abril de 2009, o Papa Bento XVI reconheceu as heroicidades de suas virtudes e, em 22 de maio de 2011, celebrou-se o rito de sua Beatificação".

A celebração eucarística com o rito da canonização é aberta com cânticos. Depois, o prefeito da Congregação da Causa de Todos os Santos, Angelo Becciu, solicitar ao Papa a canonização dos beatos. Becciu apresentará brevemente o perfil de cada um deles.

O pedido é seguido pelo "Litanie Sanctorum", a ladainha mais antiga da Igreja Católica. A ladainha é um chamado para lembrarmos nossos ancestrais e pedir por sua intercessão. Nela é enumerada uma série de santos.

Em seguida vem a "fórmula da canonização", uma oração feita pelo Papa em latim em que ele reconhecerá a canonização dos cinco beatos. O cardeal Becciu agradece ao Pontífice e pede permissão para escrever uma carta apostólica para preparar a canonização. Na última parte do rito, Francisco faz novas orações e a liturgia.

Renato Grandelle*, enviado especial
O Globo

Jatobá: Confira programação da Festa de Outubro para este domingo (13/10)


13/10 DOMINGO 20HS ANDESON & BANDA – 22HS JANNU CARDOZO – 00HS ANDRÉ MARRETA.

O evento tem a realização da PREFEITURA MUNICIPAL DE JATOBÁ COM PATROCÍNIO DA EMPETUR, GOVERNO DO ESTADO, CAIXA E GOVERNO FEDERAL.

ASCOM PMJ

Petrolândia: Prefeitura divulga Programação da Semana do Idoso; confira


Confira a programação da Semana do Idoso 2019, que acontece de 14 a 18 de outubro com várias atividades:

- 14 de outubro (segunda-feira):
Alongamento, ginástica e danças.
Local: Ao lado da Igreja Santo Expedito
Horário: 16h30

- 15 de outubro (terça-feira)
Momento de beleza: Maquiagem, massagem de relaxamento, limpeza de pele, cortes de cabelo masculino e feminino, barba e oficina de artesanato.
Local: Em frente ao CRAS (Praça da Quadra 17)
Horário: 16h

- 16 de outubro (quarta-feira)
Palestras sobre o direito ao acesso ao BPC Idoso e aposentadoria com Dra. Gilciane e Alimentação Saudável e Hábitos Adequados para uma Boa Alimentação com Dr. Magno.
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 16h

- 17 de outubro (quinta-feira)
1° Baile da Primavera
Local: Lions Clube de Petrolândia
Horário: 18h30

- 18 de outubro (sexta-feira)
Orientações nos Bancos: Brasil, Santander e Bradesco, sobre os direitos do idoso conforme o Estatuto do Idoso.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Vazão do Rio São Francisco pode ser aumentada para proteger foz contra mancha de óleo

(Foto: Simone Santos/ Projeto Praia Limpa)

A Agência Nacional de Águas (ANA) deu aval para que a vazão da Barragem de Xingó (AL/SE), no Rio São Francisco, em Alagoas, seja aumentada em caso de necessidade. Com isso, seria possível ampliar a vazão do Rio São Francisco, caso o óleo que atinge praias do Nordeste ameace a foz do rio.

A vazão do São Francisco vem sendo controlada pela ANA desde 2013 , com o objetivo de preservar água nos reservatórios das hidrelétricas ao longo do rio. Em abril, diante da melhoria da situação dos reservatórios, as restrições foram revistas.

O aumento da vazão pode impedir que as manchas de óleo subam pela foz do rio. Na última quinta-feira (10), o óleo de origem misteriosa que atinge o Nordeste começou a entrar em manguezais e rios importantes da região como o próprio São Francisco, o Itapicuru e o Vaza-barris e até mesmo o São Francisco, atingindo estuários que são berçário de diversas espécies de plantas e animais.

Na reunião de sexta (11), foi autorizada a elevação da vazão da hidrelétrica de Xingó, a última do rio, dos atuais 800 para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s). Se a medida for adotada, as águas que passam por Xingó levarão cerca de 50 horas até atingir a foz, distante 179 quilômetros da hidrelétrica. Para isso, será necessária a elevação da vazão também na hidrelétrica de Sobradinho (norte da Bahia), que fica antes de Xingó.

O controle de vazões tem por objetivo poupar água em Sobradinho. Em nota, a ANA disse que a liberação de mais água está limitada à perda de um ponto percentual no nível do reservatório da hidrelétrica, que está hoje em 34,47%. Assim, diz a agência, a medida não compromete a segurança hídrica da região. (Fonte: Folha de São Paulo e CBN)

Petrolândia Classificados: Vende-se um Onix 2015 1.0 e um Meriva ano 2011 Maxx 1.4; Interessados devem procurar Euclides Modas

  Onix 2015 1.0 com 33.000 km rodado
  Onix 2015 1.0 com 33.000 km rodado
 Onix 2015 1.0 com 33.000 km rodado

 Meriva ano 2011 Maxx 1.4  - R$ 16.000,00
 Meriva ano 2011 Maxx 1.4  - R$ 16.000,00
Meriva ano 2011 Maxx 1.4  - R$ 16.000,00

Vende-se um automóvel Onix 2015 1.0 com 33.000 km rodado e um Meriva ano 2011 Maxx 1.4 (fotos acima); Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou Celular: (87) 9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Euclides Modas/Divulgação