domingo, outubro 13, 2019

Pernambuco leva nova marca para a Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires

Artista gráfica Joana Lira assina a identidade visual do estande do Estado no evento, realizado em Buenos Aires de 5 a 8 de outubro

Depois de ser premiado pelo estande mais criativo da 47ª Abav Expo Internacional, em São Paulo, Pernambuco participou, de 5 a 8 de outubro, da Feira Internacional de Turismo de América Latina, a FIT, na capital argentina, Buenos Aires. E mais uma vez, o espaço, assinado pela artista gráfica Joana Lira, se destacou como um dos preferidos do público: os cenários em madeira foram disputados para fotos, a partir dos elementos vazados que remetem à cultura, belezas naturais e história do Estado.

Desde a abertura da feira, o fluxo de profissionais de turismo e do público em geral – os dois primeiros dias do evento são abertos ao consumidor final – foi intenso. Considerado o maior evento de turismo da América Latina, a FIT se destaca como espaço de negócios para o trade, de divulgação institucional dos destinos e, também, de vendas. Agências de turismo e companhias aéreas, entre outras empresas que oferecem serviços de turismo, aproveitam para comercializar pacotes e novos roteiros a preços especiais para os argentinos, público que, aliás, é o principal mercado internacional de Pernambuco.

A importância do visitante do País sede da FIT reforça o investimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Empetur e da Secretaria de Turismo e Lazer, na FIT. Com apoio do Porto de Galinhas Convention Bureau e da Prefeitura de Ipojuca, Pernambuco apresentou folheteria específica em espanhol e uma equipe de atendentes capacitada para tirar todas as dúvidas dos visitantes do evento. O trade de Fernando de Noronha também se fez presente no estande.

Para os que visitaram o espaço, foram distribuídos guia com roteiro de oito dias pelo Estado, criado a partir do slogan “Pernambuco: explore, sienta, viva”, e um minimapa dobrável com fotos, dicas de passeios, as rotas turísticas e os principais destinos para se visitar. O público que passou pelo estande recebeu ainda sacola em papel reciclado e em PET, além de tags de malas com a nova marca do destino e minibolos de rolo.

NOVA IDENTIDADE VISUAL - Lançada oficialmente na Abav, em São Paulo, a nova identidade visual de Pernambuco se apresenta por meio de um alfabeto iconográfico completo, com elementos da cultura pernambucana bem destacados. Estão lá a sombrinha de frevo, o bolo de rolo, o maracatu rural, a igreja submersa de Petrolândia, a galinha de Porto de Galinhas e o Morro de Dois Irmãos, de Fernando de Noronha, além de diversos outros ícones que identificam a riqueza cultural de Pernambuco.

Para criar os elementos utilizados nos cenários em madeira e que ilustram o figurino da equipe presente à feira, além de todo o material gráfico, a pernambucana Joana Lira percorreu diversos municípios do Estado e equipamentos turísticos. A missão da artista com a nova identidade foi clara: criar algo que despertasse o sentimento de pertencimento do nosso povo, algo que tocasse forte à alma e representasse todo o orgulho de ser pernambucano.

“A nova identidade visual ficou muito bonita. Joana caprichou, trazendo os elementos que representam nosso Estado. Sem dúvida, este novo design é o diferencial de Pernambuco nas feiras. Para a FIT, levamos um estande diferenciado, que atraiu o público para fazer fotos dentro dos cenários, interagindo com os nossos ícones culturais e despertando a curiosidade sobre nossos destinos”, comemora o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Com uma área de 62 m2, o estande de Pernambuco seguiu um formato diferenciado. Todo feito em madeira de reflorestamento, o espaço contou com duas ilhas de atendimento com tablets, sala de reunião, uma composição de vídeo wall - no qual foram apresentados vídeos e imagens dos destinos pernambucanos -, além de quatro painéis de experiência criados pela artista gráfica. Os painéis ofereceram quatro temáticas diferentes: Sol e Mar, Recife e Olinda, Porto de Galinhas e um compilado da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

“A nova identidade visual dos Estado representa todas as potencialidades que Pernambuco oferece aos turistas. Porto de Galinhas é o destino que mais atrai turistas e foi bem representado”, pontuou o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tiburtius.

Número do turismo de Pernambuco - Os investimentos realizados na promoção e na estruturação do destino Pernambuco no mercado turístico estão gerando resultados cada vez mais positivos. Mesmo em um cenário econômico instável para o País, Pernambuco não para de crescer. Nos primeiros sete meses de 2019, o saldo do Estado está bem positivo: já recebemos 3,9 milhões de visitantes, dentre eles, 185 mil estrangeiros. Com relação à média de hospedagem, o Estado assinalou 72% como média do mês de julho. Em 2018, a média foi de 66%.

No Aeroporto do Recife, a movimentação de passageiros também foi bastante expressiva. A capital pernambucana alcançou, entre embarques e desembarques, a marca de 5.048.119 passageiros, resultando uma média superior a 720 mil pessoas por mês. O feito superou em 4,13% o número de passageiros que passaram pelo aeroporto nos sete primeiros meses de 2018.

Outro dado importante vem da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou o aumento da receita de hotéis, restaurantes e locadoras de automóveis nas férias. Pernambuco ocupa o sexto lugar entre as capitais, com 4,1% de aumento da atividade turística no período com relação a 2018.

Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário