quinta-feira, 27 de maio de 2021

Petrolândia: Confira novas medidas restritivas contra a Covid-19 no período de 29 a 11 de junho de 2021 (Decreto Municipal 1156/2021)


A Prefeitura Municipal de Petrolândia publicou nesta quinta-feira (27/05) o Decreto Municipal Nº 1156/2021. O decreto traz novas restrições para enfrentamento da disseminação da Covid-19, reduzindo o horário comercial na cidade, exceto dos órgãos municipais, estaduais e federais, que vão continuar a funcionar nos horários normais, assim como as atividades essenciais. 

A partir do dia 29 de maio até o dia 11 de junho de 2021, em todo o município, os templos e igrejas, comércio em geral (atacado e varejo), estabelecimentos e escritórios de prestação de serviços, assim como escritórios comerciais e afins, funcionarão presencialmente, com atendimento ao público, das 7 às 13h nos dias de semana, sábados, domingos e feriados. 

Excetuam-se das restrições de horários acima: farmácias, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, clínicas veterinárias, funerárias e locais de velórios, bancos, lotéricas, postos de gasolina (com funcionamento exclusivo de bombas, oficinais, borracharias e fechamento obrigatório de conveniências e lojas de peças às 13h), depósitos de gás, borracharias e oficinas mecânicas (exclusivamente de veículos automotores - carros e motos). Esses estabelecimentos continuarão a prestar serviços presencialmente no horário de expediente normal/habitual, obedecendo aos protocolos específicos de saúde e higiente.

No mesmo período, os bancos postais (correspondentes bancários) poderão funcionar no horário do comércio em geral, das 7h às 13h, durante todos os dias da semana, obedecendo aos protocolos. 

As feiras livres, situadas em frente e dentro do Mercado Público, também vão funcionar no horário do comércio em geral, de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h. Na sexta-feira, o horário da feira no interior do Mercado Público é das 5h às 13h. 

Todos os equipamentos e logradouros sob a Administração da Prefeitura de Petrolândia terão restrições ao público (praças, quadras públicas, prainha, ruas, Academia da Cidade), sendo proibido o uso de equipamento de som e  as aglomerações acima de 10 (pessoas), exceto na realização de serviços das atividades autorizadas a funcionar e obedecidos os protocolos de saúde e higiene. 

Confira abaixo resumo do abre-fecha em Petrolândia de 29/05 a 11/06:

Horário de funcionamento das 7h às 13h: Comércio geral, igrejas, padarias, lojas de peças, lojas de adubos, lojas de material de construção, bares, restaurantes e similares. 

Após esse horário, somente delivery (bares, restaurantes, até às 0h).

As aulas das redes de ensino municipal, estadual, particular, cursos técnicos e superiores estarão suspensas. 

Estarão fechadas academias, praças públicas, quadras esportivas e a Academia das Cidades. 

Durante o período será proibido realizar atividades físicas individuais e coletivas em logradouros e vias públicas. 

As praias de água doce estarão fechadas e é proibido a saída de catamarãs, barcos, motos aquáticas (jet ski) e similares. 


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Campus Floresta do IF Sertão-PE abre inscrições para curso preparatório gratuito para ENEM e SSA da UPE

 

O Campus Floresta do IF Sertão-PE lançou nesta quarta-feira (26) o Curso Livre de Extensão “ENEM 2021 e SSA da UPE: Um curso preparatório”, para oferecer gratuitamente um reforço aos estudantes que estão se preparando para os processos se seleção e vestibular.

O curso tem carga horária total de 66 horas e é aberto para estudantes de Ensino Médio de qualquer instituição de ensino, ou que já tenham concluído. As inscrições estão abertas até 02 de junho, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço: https://forms.gle/A8QjqySaadnxsYCH9. Para a inscrição é necessário documento de identificação com foto, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

As aulas serão ministradas on-line sempre aos sábados, das 15h às 17h e contemplarão tópicos das disciplinas de Língua Portuguesa, redação, Filosofia, Sociologia, Física e Matemática, por meio de processo de ensino teórico e também prático.; além de tecnologias e técnicas de estudo para apoiar na produtividade do aprendizado.

Boletim desta quinta-feira [27/05/2021]: Com mais 2.527 casos da Covid-19 e 71 óbitos, Pernambuco totaliza 472.590 infectados e 15.595 mortes


Mais 2.527 casos da Covid-19 e 71 óbitos provocados pela infecção foram confirmados em Pernambuco nesta quinta-feira (27). Com isso, o estado totalizou 472.590 infectados pelo novo coronavírus e 15.595 mortes devido à doença, números que começaram a ser registrados em março de 2020, no início da pandemia.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os registros desta quinta-feira (27) incluem 94 (4%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 2.433 (96%) quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco contabilizou 44.072 casos graves e 428.518 formas leves da doença.

Itacuruba: Covid-19: MPF ajuíza ação para que Estado de PE e Ministério da Saúde viabilizem vacinação de comunidade Tuxá Campos

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a União, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), e o Estado de Pernambuco viabilizem a vacinação contra covid-19 dos indígenas da Comunidade Tuxá Campos, localizada na zona rural do Município pernambucano de Itacuruba. O caso é de responsabilidade do procurador da República em Serra Talhada (PE) André Estima.

Este é o segundo caso, no mês de maio, em que o MPF busca garantir o direito dos indígenas à imunização prioritária. A vacinação na Aldeia Angico Pankararu, localizada em Petrolândia (PE), ocorrida no último dia 21, foi decorrência de decisão da Justiça Federal em ação movida pela comunidade indígena, após parecer do MPF no processo. O Estado de Pernambuco e a União foram obrigados a garantir a distribuição das doses necessárias para a vacinação prioritária dessa comunidade.

Nesta nova ação, o MPF requer que a Justiça Federal determine ao Estado de Pernambuco o envio ao Distrito Sanitário Indígena em PE (Dsei/PE) de doses da vacina já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, em até 24 horas, para imunização dos indígenas da Comunidade Tuxá Campos. A garantia de aplicação das segundas doses do imunizante por MS e governo estadual,
em tempo hábil, também é requerida na ação.

Agricultores pernambucanos recebem quase R$5 milhões do Garantia-Safra



O Programa Garantia-Safra, que em Pernambuco está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, divulgou aos municípios a folha de pagamento do mês de maio. Ao todo foram liberados R$4,8 milhões depositados direto na conta de 5.290 agricultores e agricultoras familiares do semiárido pernambucano.

A folha é residual, pois é fruto do trabalho da coordenação estadual e municípios na resolução de pendências documentais e bloqueios. Segundo o secretário executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes, o Garantia-Safra tem um papel social fundamental na vida de milhares de famílias que sofrem com a questão da seca, assegurando as condições necessárias para que estas possam se alimentar no período que perdem suas lavouras.

Paulo Câmara autoriza a vacinação contra a Covid para pessoas a partir de 59 anos e para quem trabalha em ônibus, escolas, presídios e outras profissões

Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco
Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco
O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (27.05), que o Estado vai avançar na imunização contra a Covid-19, com a vacinação de todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e de pessoas com 59 anos de idade. Segundo o governador, a partir de agora trabalhadores da educação, motoristas e cobradores do transporte público, agentes penitenciários, entre outras categorias, já podem começar a ser vacinados.

“Nossa luta contra a Covid-19 vai entrar numa nova fase. Ajustamos nosso plano estadual de imunização, pactuamos com as secretarias municipais de saúde e vamos acelerar a vacinação da nossa população. Estamos autorizando todas as prefeituras pernambucanas a iniciar, a partir de hoje, a imunização de todos os grupos prioritários previstos no PNI”, informou Paulo Câmara.

De acordo com o governador, o Estado continua empenhando esforços para otimizar ao máximo os estoques de vacinas que permitam avançar o mais rápido possível e alcançar mais pessoas, inclusive reduzindo a faixa etária, que estava em 60 anos. “Vários países do mundo, que estão com a imunização avançada, já mostraram que é possível superar essa pandemia e retomar o crescimento econômico e o convívio social”, explicou.

O agendamento dos novos grupos prioritários e o avanço para a faixa etária de 59 anos de idade estão devidamente autorizados e serão organizados de acordo com o esquema de cada município.

Grupos prioritários já autorizados:

Pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições
Pessoas com Deficiência abrigadas em instituições
Povos indígenas
Trabalhadores de Saúde
Pessoas com 60 anos de idade ou mais
Povos e Comunidades tradicionais Quilombolas
Pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com ou sem comorbidades
Pessoas com Deficiência Permanente
Forças de Segurança e Salvamento
Trabalhadores de Transporte Aéreo
Trabalhadores Portuários

Autorizados a partir de hoje:
Pessoas com 59 anos ou mais (nova faixa etária autorizada em Pernambuco)
Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior
Forças Armadas
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros
Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
Trabalhadores de Transporte Aquaviário
Caminhoneiros
Trabalhadores Industriais
Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
População Privada de Liberdade
Pessoas em Situação de Rua (18 a 59 anos)

Por Assessoria do governo de Pernambuco

Auxílio será renovado se vacina não evoluir, diz Guedes


Paulo Guedes, ministro da EconomiaO ministro da Economia, Paulo Guedes, repetiu nesta quinta-feira que a eventual prorrogação do auxílio emergencial depende do ritmo de vacinação e da evolução da pandemia. "O auxílio emergencial é uma arma que temos e que pode, sim, ser renovada. Se as mortes continuarem e as vacinas não chegarem, teremos que renovar. Não é o nosso cenário hoje, mas é uma ferramenta que pode sim ser renovada", disse, em participação em evento realizado pela Coalizão Indústria.

Para o ministro, se o País continuar a vacinação em massa, a reabertura da economia pode tornar desnecessária a prorrogação do auxílio. "Se conseguimos vacinar 70% da população, com 100% dos idosos imunizados, não seria necessário estender o auxílio", afirmou.

Fiocruz alerta para tendência de agravamento na pandemia


A incidência de novos casos monitorada pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta para um novo recrudescimento da pandemia nas próximas semanas, de acordo com boletim divulgado hoje (27). Segundo os pesquisadores, na semana encerrada em 22 de maio, houve aumento da taxa que mede a quantidade de novas infecções, o que se soma a altos patamares de testes positivos para o diagnóstico da doença e pode se refletir em crescimento dos óbitos em até duas semanas.Na semana analisada, a mortalidade causada pela covid-19 se estabilizou em torno de 1,9 mil vítimas diárias. O patamar representa uma redução em relação ao mês de abril, mas é quase duas vezes maior que o primeiro pico da pandemia em 2020.

A previsão do boletim é que o aumento de casos observado tende a ser acompanhado por mais mortes e casos graves. "Mantida essa tendência, se prevê um aumento na próxima semana para valores em torno de 2,2 mil óbitos por dia (2 mil a 2,4 mil, considerando a margem de erro do modelo)".

Para evitar que a doença faça mais vítimas, a Fiocruz recomenda às autoridades a manutenção de restrições de eventos de massa e atividades que promovam a interação e infecção de grupos suscetíveis, a intensificação de ações de vigilância em saúde e outras ações, como o reforço de estratégias de testagem, a vigilância genética das cepas e o controle de voos internacionais.

Tacaratu: Dr. Esaú Cardoso (Pediatra) atende hoje a partir das 10h30 na Clínica e Laboratório Jaques; agende a sua consulta

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa que Dr. Esaú Cardoso (Pediatra) atende nesta quinta-feira, 27 de maio de 2021.

PEDIATRA DR. ESAÚ CARDOSO É MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556-

Feiras agropecuárias e vaquejadas são suspensas em Pernambuco


A realização de competições de feiras agropecuárias e vaquejadas em Pernambuco está suspensa até 6 de junho, em razão das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

A decisão foi publicada em portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) no Diário Oficial de quarta-feira (26).

De acordo com a Adagro, Pernambuco possuía 23 feiras agropecuárias antes da pandemia e todas foram canceladas durante o primeiro período de quarentena, ainda em 2020.

A decisão foi publicada em portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) no Diário Oficial de quarta-feira (26).

Mulher que sofreu tentativa de feminicídio em Buíque morre em hospital de Arcoverde; ex-marido foi preso pelo crime


Mulher que sofreu tentativa de homicídio em Buíque morre em Arcoverde — Foto: Blog do Adielson Galvão/Reprodução

Na tarde da quarta-feira (26), Dalvanira Bezerra Pereira, de 36 anos, que havia sofrido uma tentativa de feminicídio no domingo (23), em Buíque, no Agreste pernambucano, morreu no hospital de Arcoverde, no Sertão.

O suspeito do crime, de 41 anos, será apresentado em audiência de custódia pelo crime de feminicídio. A suspeita é de que o suspeito não tenha aceitado o fim do relacionamento e tentou matar a vítima. A Polícia Civil informou ao G1 que irá continuar com as investigações do caso.

Entenda o caso

Petrolândia: Em homenagem ao Dia da costureira, Assis Ramalho entrevista a costureira/artesã Paula Regina - da Ateliê Rê-Veste, na Quadra 02 [Conheça sua história]

 

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Costureira ou Costureiro. Para homenagear esse dia de grande importancia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou a costureira/artesã Paula Regina, empresária/proprietária da Ateliê Rê-Veste.

O ateliê fica localizado em Petrolândia na Rua Higino Alexandre de Araújo,162 - quadra 02
(Conhecida como Rua do Lili Magazine).

O Ateliê funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 15h00 às 18h00.
Aos sábados das 8h00 as 12h00.

Veja abaixo o vídeo da entrevista, conheça a história da costureira Paula Regina e saiba mais sobre a prefissão de costureira/costureiro.


O Ateliê Rê Veste funciona na Quadra 02 de Petrolândia de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 15h00 às 18h00. Aos sábados das 8h00 as 12h00.

Contato: 87 9.9645-5530

Ver abaixo mais fotos de Paula Regina

Petrolândia: Vende-se um imóvel em construção no Bairro Nova Esperança



Vende-se imóvel em construção (foto acima) no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia ( Rua de Aurinezio Construções). 

Preço: R$ 105,000 mil

Interessados, por favor, ligar para o celular  (87) 9.9653-3202 - Falar com João Pedro

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Proprietário

O Blog de Assis Ramalho divulga gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Contatos: (87) 9955-1186 ou e-mail: assis.ramalholeal@gmail.com


 

Auxílio Emergencial: Caixa paga hoje 2ª parcela a nascidos em outubro e beneficiários do Bolsa Família com NIS final 8; veja calendários





A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta quinta-feira (27) a segunda parcela do Auxílio Emergencial para mais um grupo de trabalhadores.

Quem recebe desta vez são os beneficiários que fazem parte do programa Bolsa Família com o número do NIS encerrado em 8; e trabalhadores nascidos em outubro e que não fazem parte do Bolsa.

Para o primeiro grupo, os pagamentos serão feitos da mesma forma que o Bolsa. Já para o segundo grupo – inscritos via app e site e público do Cadastro Único – a ajuda paga nesta quinta será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta quinta serão liberados no dia 15 de junho (veja nos calendários mais abaixo).

VEJA QUEM RECEBE NESTA QUINTA:

Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 8

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em outubro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/

Calendários de pagamento

Frase de Papa Francisco sobre cachaça e oração repercute nas redes sociais


A frase dita pelo Papa Francisco nessa 4ª feira (26.mai.2021) de que o Brasil “não tem salvação” pois “é muita cachaça e pouca oração” repercutiu nas redes sociais.

O momento ocorreu ao final da audiência geral no Vaticano. Francisco foi interpelado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), que pediu orações pelos brasileiros. Francisco respondeu brincando: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”. Assista ao momento abaixo, e as repercussões nas redes sociais..


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi um dos que comentou a frase de Francisco:

“Po, não é justo com o Papa Francisco pegar um trechinho dele zoando um lugar que na verdade ele ama e fazer viralizar. Parece até uma história que eu conheço”, escreveu Paes em seu perfil no Twitter


Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 100 milhões; confira os demais sorteios desta quarta (26/05), em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.375 da Mega-Sena realizado na noite desta quarta-feira (26) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou. A estimativa de prêmio do sorteio de sábado (29) é de R$ 100 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 02 - 06 - 44 - 46 - 53 - 58.

A Quina teve 144 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 42.488,96.
A Quadra teve 8.909 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 981,09.