quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Metralhadora usada por quadrilha em Salgueiro pode derrubar aviões

A metralhadora Browning ponto 50 é utilizada como arma antiaérea, terrestre e, também, naval. Foto: Cortesia

A quadrilha que tentou assaltar um avião de transportes de valores na manhã desta quarta-feira (26) em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, possuía um armamento capaz de derrubar aviões e furar blindagens de carros-fortes. A ação da polícia, que terminou com a morte de cinco criminosos, também apreendeu seis fuzis AK 47, um fuzil FAL 762 e uma metralhadora Browning .50. Na semana passada, uma metralhadora do mesmo modelo foi apreendida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ela estava sendo negociada por R$ 200 mil para traficantes de uma comunidade da capital carioca e foi a maior arma já encontrada naquele estado.

Os criminosos mortos faziam parte de uma quadrilha altamente especializada. O grupo estava sendo investigado há cerca de três anos e era responsável por várias ações nos estados da Bahia e Pernambuco. No ano passado, uma tentativa de assalto a banco realizada por mais de 20 integrantes da quadrilha em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, deixou um suspeito e dois policiais mortos.



MPPE lança edital de concurso para servidores. Os candidatos podem se inscrever a partir de 1º de outubro


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (26), edital de concurso público para técnicos e analistas ministeriais, com 23 vagas imediatas mais cadastro reserva para diversos cargos. Os interessados em disputar as vagas terão entre os dias 1º e 26 de outubro para se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas, que está organizando o certame. Segundo o cronograma publicado no edital, a previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 2 de dezembro, no turno da manhã para o cargo de técnico ministerial e no turno da tarde para os cargos de analista.

"Com a realização desse concurso, poderemos recompor o quadro de servidores ao preencher os cargos vagos. Nossa meta é aumentar a capacidade de trabalho do Ministério Público como um todo, garantindo que a Instituição esteja cada vez mais presente em defesa da cidadania do povo pernambucano", destacou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

De acordo com o edital, foram abertas 13 vagas para técnico ministerial (das quais três para pessoas negras, uma para pessoa com deficiência e nove para ampla concorrência) mais cadastro reserva. O cargo exige o certificado de conclusão do ensino médio.


Petrolândia/Tacaratu: Motoqueiros de várias regiões participam da 4ª Trilha Corta Barro; evento foi realizado com extremo sucesso!


Assista ao vídeo


Foi realizado nos municípios de Petrolândia e Tacaratu, nesse domingo (22/09/2018), a 4ª Trilha Corta Barro. O evento esportivo movimentou os municípios, com a participação de trilheiros de toda a região do Sertão de Itaparica, e estados vizinhos..

A saída aconteceu por volta das 10h:00 de frente ao Restaurante dos Amigos, de organização de Francisco, na avenida da Orla Fluvial. Os participantes foram acompanhados por carro de apoio.

Após a aventura nas estradas e trilhas das serras do município de Tacaratu, os trilheiros retornaram por volta das 15h00 ao ponto de partida, onde foi servido almoço, com animação ao som de paredão.

A organização da 4ª Trilha Corta Barro foi de Luizinho Cross, Jackson Cross e Tote.

A Trilha acontece durante a Festa do Padroeiro de Petrolândia São Francisco de Assis, realizada de 24 de setembro a 04 de outubro.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação, fotos e vídeo: Luiz Carlos


Petrolândia: Fabiano Marques anuncia que município receberá mais 192 casas do Ministério das Cidades


Bruno Araújo, entrevistado por Assis Ramalho, durante visita a Petrolândia. Segundo Fabiano, conquista deve-se à atuação do ex-ministro (Foto: Arquivo BlogAR)

Atualmente, estão em andamento em Petrolândia três processos para construção de moradias populares, pelo Programa Minha Casa Minha Vida-PMCMV. O projeto mais antigo é o Residencial Dr. Francisco Simões de Lima, com 96 casas, em construção próximo à área onde foi localizado o Centro de Referência do IF Sertão, na periferia da cidade. Mais recentes, os projetos para oferecer 50 casas em comunidade quilombola e 50 em território indígena também evoluem. Nesta quarta (26), o empresário e ex-vereador Fabiano Marques (PDT), um dos líderes da Oposição no município, anunciou que a cidade receberá reforço na oferta de moradia popular.

"Diante do visível déficit de moradias em nossa querida Petrolândia, nos reunimos recentemente com o ex-ministro Bruno Araújo, onde na oportunidade pedíamos ao mesmo que interferisse junto ao Ministério das Cidades para que nosso município fosse beneficiado com mais moradias. Hoje, temos a satisfação de anunciar mais 192 moradias para o nosso povo", declarou Fabiano.

Todos os projetos em andamento no município tiveram impulso durante a passagem do deputado federal Bruno Araújo (PSDB) pelo Ministério das Cidades, no governo Temer, cargo que ocupou até novembro do ano passado, quando pediu exoneração. Diante da atuação do parlamentar, o ex-prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PSB), teceu elogios e divulgou as ações do então ministro para dotar o município de moradias populares. Mas, nas voltas que a política dá, o partido do governo de Petrolândia (PSB) e o PSDB estão em palanques diferentes na eleição estadual. Candidato a senador pela coligação 'Pernambuco vai mudar', Bruno Araújo tem em Petrolândia apoio da Oposição e, com o anúncio de Fabiano, amplia seu prestígio junto às lideranças políticas locais.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa atendimento para quinta, sexta e sábado


Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado em Petrolândia, divulga o calendário de atendimento para quinta, sexta e sábado

Agende seu atendimento pelos números (87) 3851-2596 ou 99669-7052.

Quinta dia 27
Dra Marília (Cirurgiã dentista/endodontia)
Dra Danúbia (Psicopedagoga)
Dra Roberta (Cirurgiã dentista/Orofacial/Atendimento Odontopediatra)

Sexta-feira dia 28
Dra Daniela (Cirurgiã dentista)
Dra Débora (Cirurgiã dentista/Endodontia)

Sábado dia 29
Dra Débora (Cirurgiã dentista/Endodontia)


Divulgação/Saúde & Sorriso Consultórios Especializados


MPPE e outros órgãos emitem recomendação a prefeito e vereadores para coibir abuso de poder nas eleições de 2018

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas (MPCO-PE) e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiram Recomendação Conjunta nº001/2018 com o objetivo de alertar prefeitos e vereadores acerca de possíveis abusos de poder político durante as eleições gerais deste ano.

No documento, as instituições alertam para a proibição da cessão de uso de bens móveis e imóveis, a cessão de servidores e demais trabalhadores do governos municipais em favor de partido político, coligação ou candidato ao pleito deste ano. “Essa é uma atitude inédita no Brasil! As quatro instituições estão articuladas e organizadas no processo de fiscalização das eleições deste ano e com o objetivo comum de, principalmente, impedir o abuso de poder político por parte dos gestores municipais, pois precisamos assegurar a normalidade e a legitimidade do pleito, respeitando, primeiramente, a igualdade entre os candidatos e a vontade popular”, disse o procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros.


Nova pesquisa Ibope para presidente: Bolsonaro, 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; Marina, 6%


Uma nova pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente foi divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios no sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 27%
Fernando Haddad (PT): 21%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 6%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 11%
Não sabe/não respondeu: 7%

Em relação à pesquisa Ibope anterior (com entrevistas feitas no sábado, dia 22 e domingo, dia 23), a atual pesquisa (realizada no sábado, 22, domingo, 23 e segunda-feira, dia 24) mostra que:

Jair Bolsonaro passou de 28% para 27%;
Fernando Haddad foi de 22% para 21%;
Ciro Gomes passou de 11% para 12%;
Geraldo Alckmin se manteve com 8%;
Marina Silva foi de 5% para 6%;
Os indecisos oscilaram de 6% para 7% e os brancos ou nulos, de 12% para 11%.
Todas as oscilações ocorreram dentro da margem de erro.

Rejeição

Os entrevistados responderam em qual candidato não votariam de jeito nenhum (nessa hipótese, o entrevistado pode responder mais de um nome; daí, a soma superar 100%). Os resultados foram:

Jair Bolsonaro: 44%
Fernando Haddad: 27%
Marina Silva: 27%
Geraldo Alckmin: 19%
Ciro Gomes: 16%
Cabo Daciolo: 11%
Henrique Meirelles: 11%
Eymael: 10%
Alvaro Dias: 9%
Guilherme Boulos: 9%
Vera Lúcia: 9%
João Amoêdo: 8%
João Goulart Filho: 7%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 7%

Simulações de segundo turno


Tentativa de roubo a avião em Salgueiro, PE, termina com a morte de seis assaltantes de bancos

Os homens foram mortos durante uma ação da polícia — Foto: PRF /Divulgação
Avião que seria assaltado pela quadrilha em Salgueiro — Foto: PRF / Divulgação

Seis homens foram mortos e um ficou ferido nesta terça-feira (26) durante uma operação conjunta das Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Polícias Militar de Pernambuco e da Bahia. Os homens faziam parte de uma quadrilha que estava tentando assaltar um avião de transporte de valores na pista de pouso do aeroporto de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O dinheiro seria utilizado para abastecer um banco da cidade.

De acordo a PF, os assaltantes invadiram a pista no momento da aterrissagem do avião e abordaram o os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. Os bandidos atiraram no piloto e o obrigaram a parar a aeronave. Durante a tentativa de roubo teve troca de tiros entre a polícia e os criminosos. Nenhuma quantia foi roubada.


PRF divulga balanço da Semana Nacional do Trânsito em Pernambuco

Mais de mil veículos foram fiscalizados; cinco pessoas foram detidas por diversos crimes (Foto: PRF/Divulgação)

Entre os dias 18 a 25 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Semana Nacional do Trânsito 2018, nas rodovias federais de Pernambuco. O objetivo da ação foi conscientizar os motoristas de que com atitudes simples é possível promover uma mudança de comportamento, reduzindo-se a violência no trânsito.

Durante a semana foram realizadas diversas blitzes nas BRs 232, 101 e 408, com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Operação Lei Seca (OLS), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Univerdidade de Pernambuco (UPE), além do reforço de policiais rodoviários vindos da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.


Em Petrolândia, Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro de campanhas eleitorais


Na manhã dessa terça-feira (25), a Delegacia de Polícia Civil em Petrolândia desencadeou a Operação Usura, sob a coordenação do Delegado Roberto Fonseca de Oliveira, titular da Delegacia de Petrolândia, e supervisão do Delegado Regional Ariosto Esteves. Participaram da operação policiais civis das delegacias de Petrolândia, Floresta e Jatobá. 

Segundo informações da Polícia Civil, as investigações foram iniciadas a partir de denúncia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras-COAF, órgão ligado à Receita Federal. O objetivo da operação foi identificar pessoas envolvidas em lavagem de dinheiro, inclusive com envolvimento de políticos locais, que teriam utilizado Caixa 2, recursos não declarados na prestação de contas eleitorais, para promoverem suas campanhas. 

Na operação, foram cumpridos mandados de buscas e apreensões domiciliares em imóveis de um dos investigados, quebra de sigilo bancário, bloqueio de contas bancárias, apreensão de computadores, veículos, comprovantes de depósitos bancários e documentos de imóveis de um dos investigados, além de notas promissórias e cheques. 

De acordo com o delegado Roberto Fonseca, as investigações continuarão a cargo da Delegacia de 186ª Circunscrição, em Petrolândia, no intuito de identificar mais pessoas envolvidas.

Resultado de imagem para delegacia de polícia civil petrolândia + assis ramalho

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Polícia Civil em Petrolândia


Celpe e Senai celebram termo de cooperação para incentivar projetos de inovação em Eficiência Energética


Investimento de 1,2 milhão realizado pelo Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do Grupo Neoenergia e do Senai devem incentivar o desenvolvimento de projetos no âmbito do Edital de Inovação para a Industria 2018 (Foto: Daniela Nader)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), celebraram um termo de cooperação para o desenvolvimento de soluções inovadoras em Eficiência Energética. Direcionado às startups, Micro e Pequenas Empresas e, também, ao Micro Empreendedor Individual (MEI). A iniciativa irá selecionar projetos que receberão aporte para o desenvolvimento de novas tecnologias ou metodologias focadas em eficiência energética.

Chamada de Desafio Nova Energia, a ação faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, do Senai e recebe suporte do Programa de Eficiência Energética da Celpe, e das demais distribuidoras do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O intuito é fomentar o desenvolvimento de projetos em três áreas de interesse: soluções para redução do consumo de energia nas unidades consumidoras, geração distribuída e novas tecnologias educacionais com foco no tema de eficiência energética. O projeto deve incentivar o desenvolvimento de soluções inteligentes que facilitem maior eficiência no uso diário da energia elétrica. Além do suporte do Senai, a iniciativa conta, ainda, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).


Pernambuco abre 11.563 vagas de emprego formal em agosto


Maior alta foi no setor de Indústria de Transformação, com 6.280 novos postos

O estado de Pernambuco fechou o mês de agosto com saldo positivo de +11.563 empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (21). A diferença representou um acréscimo de +0,95% no número de empregos em relação a julho. Foram 41.284 admissões e 29.721 desligamentos durante o período.

O setor que mais contribuiu para este resultado foi o de Indústria de Transformação, com a criação de 6.280 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os segmentos de Agropecuária, com 2.285 vagas, e Serviços, com 1.659 novos empregos.

Desempenho nacional


Antonio Coelho discute políticas para a infância com representantes da Unicef


Em agenda no Recife, o candidato a deputado estadual Antonio Coelho reuniu-se, nessa terça (25), com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Durante o encontro, foram debatidas a situação de Pernambuco em relação a políticas públicas para crianças e adolescentes; e os caminhos para evoluir os indicadores sociais em torno do tema.

Antonio conheceu ainda o plano de compromissos “Mais que promessas” apresentado pela Unicef aos candidatos a presidente, ao Senado e Governo do Estado. Nesse conteúdo consta uma série de ações na saúde, educação, segurança entre outros a serem cumpridas pelos líderes políticos do Brasil.


Última fase do Concurso Ler Bem será no dia 3 de outubro

Quinze finalistas de várias partes do Estado participarão da etapa final da disputa literária, que acontecerá no auditório da Livraria Cultura, no Shopping RioMar

Após diversas seletivas, o concurso de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), o Ler Bem, chega à sua etapa final. Quinze finalistas de diversas cidades de Pernambuco participarão da última fase da disputa literária, marcada para a quarta-feira, dia 3 de outubro, no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do RioMar Shopping, no Pina.

“É com muita satisfação que fazemos mais uma final deste concurso que sempre traz tantas alegrias e boas surpresas para todos os envolvidos, sejam os estudantes e suas famílias ou a organização do evento. Será uma tarde de confraternização e de celebração à leitura”, comemora o presidente da entidade, José Luiz Torres.


Petrolândia: Douglas Pressão é atração da Quarta do Clone no Maria Fumaça, hoje (26)


Hoje, o Maria Fumaça realiza a Quarta do Clone, com show de Douglas Pressão, às 20h00, e a promoção Clone de Caldinho.

Desfrute o melhor da Orla Fluvial no quiosque Maria Fumaça, cada vez melhor!

Divulgação/Maria Fumaça


Um gavião-carijó e uma iguana são entregues à CPRH

Com a asa machucada, ave foi resgatada por militares no Curado, enquanto o réptil foi encontrado na Imbiribeira (Foto: Arquivo CPRH)

Duas novas entregas voluntárias de animais silvestres encontrados em áreas urbanas foram feitas à Agência Estadual de Meio Ambiente: um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) que apareceu com a asa machucada no Bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, e uma iguana (Iguana iguana) encontrada no jardim de uma residência na Imbiribeira, no Recife. Os dois serão tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) e, depois, devolvidos à natureza.

Juvenil, o gavião foi entregue pelo sargento Edmílson Gonçalves e o soldado Carlos Roberto na manhã desta quarta-feira (26). A ave apareceu no final da tarde desta terça (25) dentro do Comando da 7ª Região Militar ADM Curado, região com grande área de mata – o Parque Nacional dos Guararapes – nas proximidades. Estava no chão e com dificuldade de voar, com uma das asas machucadas. Foi cuidado pelos militares, alimentando-se de carne crua e água.


Povo de Belém de Maria lota praça principal da cidade para receber Alberto Feitosa e Sebastião Oliveira

Fotos: Divulgação/Assessoria

Mais de 3 mil pessoas se reuniram na Praça Matriz de Belém da Maria na noite desta segunda-feira (24) para um encontro com os deputados estadual e federal Alberto Feitosa (SD) e Sebastião Oliveira (PR), respectivamente. Na cidade, os parlamentares, candidatos à reeleição, são apoiados pelo prefeito Rolph Casale Júnior, pelo vice Beto do Sargento, o secretário de Governo Rolph Casale, o presidente da Câmara Alexandre Neto e os vereadores Sandra de Hélio, Flávio do Timbó e Zé Arnaldo.

Antes de se reunirem na praça, os belenenses fizeram uma caminhada com os candidatos e os representantes do município pela Rua Cleto Campelo, uma das principais vias de acesso ao centro de Belém de Maria. “É muito gratificante ver todo esse carinho e recepção do povo de Belém de Maria. Tudo isso foi conquistado com muito suor, trabalho e dedicação pelos belenenses e pelo povo de Pernambuco. Eu nunca estive tão preparado e de peito tão aberto para ir para as urnas. Junto com esse time, vamos continuar trabalhando pelo município!”, afirmou Feitosa durante o seu discurso.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa


Petrolândia: 10ª edição do Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia acontece neste sábado (29)

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Neste sábado (29), durante as comemorações da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, será realizado o 10° Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia, promovido pelo Lions Clube de Petrolândia.

A tradicional festa de confraternização dos petrolandenses nativos e de coração, residentes na cidade e fora dela, acontecerá na Casas de Shows Velho Chico, a partir das 22h00.

As atrações musicais são a banda petrolandenses Delação Premiada e a arcoverdense Orquestra Super OARA. 

Mais informações e reservas de mesas: 87 99610-8555, 99955-0875 e 99635-9811.


Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Honda Biz EX 125 ano 2014; Interessados devem procurar Euclides Modas

 
BIZ EX 125 ( ANO 2014 )

VENDEM-SE uma moto BIZ EX 125 (foto acima). - Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Euclides Modas



Mais de 6kg de maconha são apreendidos em abordagem policial na BR-428, em Cabrobó


Mais de 6k de maconha foram apreendidos em Cabrobó. — Foto: Polícia Militar


A polícia militar apreendeu mais de 6 kg de maconha na noite da terça-feira (25), durante uma abordagem a um ônibus na BR-428, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. A droga foi encontrada com uma passageira, que foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

A maconha apreendida estava distribuída em duas bolsas e, segundo a passageira, teria sido comprada em Cabrobó, pelo valor de R$ 3 mil, para ser comercializada no município de Belo Jardim, em Pernambuco. Além da droga, também foram apreendidos dois celulares e a quantia de R$ 120,80 em dinheiro.

Por G1 Petrolina


Humberto e Paulo arrastam multidão pelas ruas de Palmares

Foto: Assessoria Humberto130

O líder da Oposição a Temer no Senado e candidato à reeleição, Humberto Costa, e o governador Paulo Câmara, candidato à reeleição, cumpriram agenda em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, na noite dessa terça-feira (25), onde arrastaram uma multidão pelas ruas da cidade em carreata e caminhada. Os atos políticos deixaram o petista convicto de que Frente Popular se encaminha para uma grande vitória em 7 de outubro.

"Por onde passamos, a recepção do povo tem sido sempre em grande estilo. O povo já escolheu o lado certo que é o nosso, o da Turma de Lula", afirmou Humberto.

Em discurso proferido sob muitos aplausos, o senador lembrou todas as ações que realizou quando foi ministro da Saúde de Lula e secretário das Cidades de Eduardo Campos. "Ao lado de Lula, criei o Samu, o Brasil Sorridente e Farmácia Popular. Com Eduardo implantamos as Academias da Cidades e entregamos centenas de carteiras de motorista para o trabalhador mais carente", listou Humberto.


Governo decreta emergência devido à estiagem em Petrolândia e mais 53 municípios do Sertão de PE


O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 54 municípios do Sertão devido à estiagem. "Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como 'situação de emergência' [...] por um período de 180 dias", assinalou o governador Paulo Câmara por meio do decreto publicado no Diário Oficial do estado desta quarta-feira (26).

Ainda conforme consta no decreto, "os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas [...] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos municipais".

Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Carnaíba, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Petrolândia, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, São José do Egito, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Por G1 Caruaru


Obra de esgoto em Lagoa Grande, no Sertão, começa em outubro

9 mil pessoas serão beneficiadas (Foto: Divulgação/Compesa)

A obra para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Lagoa Grande, cidade localizado no Sertão do estado, terá o contrato assinado na primeira quinzena do mês de outubro. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, deu a boa notícia pessoalmente ao prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, ontem (24), durante encontro realizado no Recife. O contrato da obra será assinado logo depois do encerramento do processo de licitação do empreendimento. “Após essa fase, iremos assinar a ordem de serviço para o início das intervenções, uma iniciativa importante solicitada pelo governador Paulo Câmara para viabilizar o aumento do atendimento dos serviços de esgoto em Lagoa Grande”, adiantou Tavares. A obra será executada no prazo de 15 meses.


Petrolândia: Campanha Educativa de Trânsito é realizada na Escola Municipal 1º de Maio, com apoio do Lions Clube


Na quinta-feira (20), a Escola Municipal 1º de Maio, situada na Quadra 05 de Petrolândia, realizou a 8ª edição da Campanha Educativa de Trânsito, com um ciclo de palestras. A campanha foi idealizada pelo Lions Clube de Petrolândia e teve o apoio de várias empresas da iniciativa privada. O evento iniciou-se pela manhã e se estendeu até o final da tarde, com a apresentação de vídeos e atividades recreativas.

As palestras tiveram como foco orientar a plateia sobre os direitos e deveres dos cidadão, regras de orientação e, principalmente, procedimentos corretos no trânsito. As palestras são oportunidades que os alunos têm para fazer perguntas e tirar dúvidas. Um dos assuntos principais, também, foi a segurança no trânsito, conscientizando os alunos sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, moto e carro.

Na parte da manhã houve palestras do CL Araújo, que por vários anos coordena a campanha. Também ouve palestra do sargentos BM Simões e dos bombeiros Denilson e Lins Oliveira - todos do Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros Militares, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

O tema das palestras foram: Acidentes domésticos, Primeiros Socorros e Resgate.

O evento foi encerrado por volta das 17h, após palestra do Agente da Policia Rodoviária Federal, Laílson [lotados em Serra Talhada e Floresta]. Por último, houve sorteios de brindes - doados pelo comércio local - e distribuição de refrigerante e lanche para todos.


Ver todas as fotos > Campanha Educativa de Trânsito é realizada na Escola 1º de Maio

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Jaílson (do Bope Security) parabeniza sua sobrinha Jessica, aniversariante do dia


Nesta quarta-feira, 26 de setembro de 2018, é dia de aniversário da jovem Jessica, residente da Quadra 11 de Petrolândia. Jaílson (do Bope Security) felicita a sobrinha desejando muitas felicidades.

Eu desejo a você um feliz aniversário que você passe um dia muito especial, cercada de amigos e das pessoas que a amam. Muita saúde, amor e determinação para continuar correndo atrás dos seus sonhos. 

Jaílson (do Bope Security).


Perdeu o debate para Governo de Pernambuco na TV Jornal? Dê o play e assista aqui

Debate foi reproduzido na TV Jornal e através das fan pages do SJCC Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Na reta final da campanha eleitoral, os postulantes ao Palácio do Campos das Princesas participaram do debate promovido pela TV Jornal, no sistema Jornal do Commercio de Comunicação, na manhã desta terça-feira (25). Além de discutirem pautas do plano de governo, os candidatos também partiram para o ataque direto em alguns momentos. Participaram do debate Paulo Câmara (PSB), Armando Monteiro (PTB), Maurício Rands (PROS) e Dani Portela (PSOL). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Jornal e pelas redes sociais de todo o SJCC. Mas você estava ocupado e não teve como ver? Dê o play logo abaixo e assista na íntegra.


Por: JC Online


Mais curto, horário de verão começa no dia 04 de novembro

A mudança nos ponteiros é valida somente para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já o Norte e o Nordeste ficam de fora da determinação

O período do horário de verão será mais curto este ano e vai começar no dia 4 de novembro, quando os brasileiros terão que adiantar os ponteiros dos relógios à 0h. O período, que termina em 16 de fevereiro de 2019, é implantado com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica em todo o País.
Tradicionalmente, o horário de verão entra em vigor na terceira semana de outubro. Desta vez, a novidade surge em função de decreto assinado pelo presidente Michel Temer, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque o segundo turno das eleições à Presidência e aos governos estaduais será realizado no dia 28 de outubro e o horário de verão seria implantado no dia 21.

Para o TSE, o horário de verão atrapalharia a apuração dos votos no segundo turno, já que afeta o fuso horário dos estados, o que poderia gerar maior demora na contagem dos sufrágios de todas as urnas.