quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Celpe e Senai celebram termo de cooperação para incentivar projetos de inovação em Eficiência Energética


Investimento de 1,2 milhão realizado pelo Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do Grupo Neoenergia e do Senai devem incentivar o desenvolvimento de projetos no âmbito do Edital de Inovação para a Industria 2018 (Foto: Daniela Nader)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), celebraram um termo de cooperação para o desenvolvimento de soluções inovadoras em Eficiência Energética. Direcionado às startups, Micro e Pequenas Empresas e, também, ao Micro Empreendedor Individual (MEI). A iniciativa irá selecionar projetos que receberão aporte para o desenvolvimento de novas tecnologias ou metodologias focadas em eficiência energética.

Chamada de Desafio Nova Energia, a ação faz parte do Edital de Inovação para a Indústria, do Senai e recebe suporte do Programa de Eficiência Energética da Celpe, e das demais distribuidoras do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O intuito é fomentar o desenvolvimento de projetos em três áreas de interesse: soluções para redução do consumo de energia nas unidades consumidoras, geração distribuída e novas tecnologias educacionais com foco no tema de eficiência energética. O projeto deve incentivar o desenvolvimento de soluções inteligentes que facilitem maior eficiência no uso diário da energia elétrica. Além do suporte do Senai, a iniciativa conta, ainda, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A seleção será realizada por chamada pública, com a publicação do edital no dia 10 de outubro, pelo Senai - Cimatec, e replicação nos sites das distribuidoras: Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP/MT). As ideias selecionadas receberão aporte da concessionária no valor de R$ 600 mil, e mais R$ 600 mil em horas técnicas de especialistas e uso de infraestrutura do Senai, em um período de até 12 meses.

Assinatura – Participaram da formalização do convênio, no edifício sede da Celpe, o diretor presidente da Celpe, Antonio Carlos Sanches, o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai - Cimatec, Flávio Marinho e a gerente de Eficiência Energética da Celpe, Ana Mascarenhas.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Assessoria de Imprensa Celpe


0 comentários:

Postar um comentário