domingo, 1 de agosto de 2021

Ex-aluna da IFSertãoPE Campus Floresta, Ana Flávia Resende, é contratada pela Accenture - maior empresa de consultoria do mundo


Do curso técnico de informática no IFSertãoPE Campus Floresta, para o curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação na mesma instituição, até chegar ao emprego em uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing. Essa foi a trajetória de Ana Flávia Resende, aluna egressa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que foi contratada pela Accenture, maior empresa de consultoria do mundo, antes mesmo de finalizar a graduação.

Ana Flávia é mais um exemplo de como a educação pode mudar a realidade de moradores do interior e conta como se interessou pelo Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: “Minha trajetória não foi convencional, após estar formada no ensino médio comecei a ministrar aulas de língua Inglesa numa escola da localidade. Não muito tempo depois o IF entrou de novo na minha narrativa quando um dos professores me convidou para fazer parte de um treinamento que ocorreria no IF voltado para a preparação do exame TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa). Nesse contexto, outro professor que me conhecia do período de ensino médio disse que o curso de GTI fazia sim o meu perfil e me incentivou a cursá-lo. Foi daí que busquei mais informações quanto a grade curricular, conversei com discentes do curso, me interessei por ele e o coloquei como minha primeira opção do SISU”, disse Ana que iniciou o curso superior em 2017.

"Creio que vai além de ser um curso só de Gestão ou só voltado para área técnica, fornece um alicerce para que tenhamos uma visão mais abrangente na prática profissional", afirma sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Na multinacional Accenture Ana Flávia desenvolve aplicativos, a Gestora de T.I, que quer seguir carreira atuando na área de engenharia de softwares, revela que a oportunidade surgiu naturalmente, fruto do interesse e participação dela em capacitações na área tecnológica, incentivadas pelas exigências curriculares do curso de GTI. “Durante o curso, nós temos que cumprir uma carga horária de atividades complementares, tais como eventos presenciais ou on-line, cursos e palestras. Essas atividades, aliadas a prática que adquiri no estágio curricular obrigatório, bem como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI, me ajudaram a optar pela área do desenvolvimento de software e ter um certo grau de experiência nela, o que contribuiu para minha inserção no mercado de trabalho. Com isso, aprendi a ter uma postura mais ativa com relação ao meu aprendizado, o que permitiu que eu buscasse por programas de mentoria, bootcamps, eventos e participasse de dinâmicas como speed hiring, aos poucos as oportunidades foram surgindo e eu aproveitei da melhor forma cada uma que me era disponibilizada até ser contratada pela Accenture”, explicou.


De acordo com Ana Flávia o profissional de Tecnologia da Informação encontra no mercado diversas oportunidades de trabalho, uma vez que aprende a ter uma visão holística no que diz respeito a tecnologia e seu gerenciamento. “Eu costumo comentar que eu aprendi a enxergar a tecnologia de forma mais humana. Não se trata apenas de códigos, bytes ou equipamentos, são pessoas que utilizam a tecnologia, e ela deve ser desenvolvida ou planejada para elas. De modo que a abrangência das disciplinas permitiu tanto que eu tivesse escolha quanto a que área atuar, quanto tivesse uma bagagem maior para a área escolhida. Há oportunidades para àqueles que se identificam com a parte mais administrativa do curso, como também para os que desejam seguir carreira técnica em diversas vertentes. Tais conhecimentos se complementam e um não necessariamente exclui o outro”.

As inscrições para ingresso no curso superior de Gestão de T.I no IFSertãoPE Campus Floresta, para início ainda no 2º semestre de 2021, no período noturno, estarão abertas no site do Sistema de Seleção Unificada- SISU entre os dias 03 e 06 de agosto. Podem se inscrever candidatos que tenham participado do ENEM 2020 e não tenham zerado a redação. O curso tem 03 anos de duração e une disciplinas da área da administração e informática para formar um profissional capaz de atuar em diversas carreiras, como Gestão de Serviços em T.I, Programador, Desenvolvedor de Softwares, aplicativos e websites; Marketing, Analista de Sistemas, Gerenciamento de Projetos de T.I, dentre outros.

Ana Flávia junto ao professor orientador e colegas de curso durante participação em Jornada de Iniciação Científica e Extensão

Ana Flávia acredita que a capacitação na área de Tecnologia da Informação além de ser uma possibilidade para os sertanejos de Floresta e Região é também uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e que permite aos estudantes alcançar espaços que antes poderiam ser vistos como impossíveis como, por exemplo, trabalhar em uma renomada empresa multinacional. “Percebo que alguns, assim como eu anteriormente, ainda tem uma visão limitada da Instituição e quanto ao que é o curso. Porém esta é uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente, além do fato de que tal aprendizado pode nos tornar aptos para ir em busca de alternativas antes vistas como distantes para quem vive no sertão. Digo por experiência própria, que somos os protagonistas que podem definir o rumo que nossa vida irá tomar, nossas escolhas contam muito e diria que GTI foi uma excelente escolha”, afirmou a Gestora de T.I.

Blog de Assis Ramalho

Por: Elidiane Poquiviqui do Nascimento
Jornalista e Radialista
Tecnóloga em Comunicação Institucional no IFSertãoPE Campus Floresta

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento para a esta semana (de 02 a 06 de agosto); confira e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa próxima semana, de 02 a 06 de agosto de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.



Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Petrolândia: COVID-19: Secretaria de Saúde anuncia para esta segunda (02/08) antecipação da 2ª dose para pessoas que já receberam a 1ª há mais de 60 dias; veja horários e locais


2° Dose Antecipada (Zona Rural e Urbana)

Pessoas que receberam a 1° dose há mais de 60 dias.

Confira no informativo os locais, datas e horários.

Documentação Necessária: CPF, Identidade, Cartão do SUS e Cartão de vacinação 1° dose.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Nova recomendação de TCE-PE e MPCO orienta sobre contratação de eventos culturais

Eventuais licitações, dispensas e inexigibilidades que tenham por objeto festividades, comemorações e shows artísticos, devem priorizar atividades de grupos tradicionais da cultura popular de nosso Estado

Recomendação conjunta expedida na última quarta-feira (28) pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPCO/PE) orienta os titulares dos poderes Executivo e seus órgãos, Legislativo e Judiciário sobre a prioridade de contratação para comemorações e shows artísticos.

A recomendação (nº 05/2021) estabelece que a eventual realização de licitações, dispensas e inexigibilidades que tenham por objeto festividades, comemorações e shows artísticos, deve priorizar aquelas destinadas à realização de atividades de grupos tradicionais da cultura popular de nosso Estado, a exemplo de caboclinhos, maracatus, bandas de pífanos, agremiações carnavalescas, trios de forró, pequenas bandas de forró, pequenos grupos de teatro, bem como a realização de atividades de artistas tradicionais da cultura popular de Pernambuco, a exemplo de cordelistas, cantadores e outros, ou ainda, financiadas com recursos repassados pelo Governo Federal nos termos da Lei Aldir Blanc e regulamentos estadual e municipais específicos.

ALEPE reinicia atividades legislativas nesta segunda (2)

Foto: Rinaldo Marques/Arquivo Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma, nesta segunda (2), os trabalhos legislativos, dando continuidade à terceira sessão da 19ª Legislatura. Para atender às medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos sanitários em razão da pandemia do novo coronavírus, desde o dia 24 de março de 2020, o Plenário e as Comissões Permanentes têm se reunido e deliberado virtualmente.

A iniciativa foi estabelecida por ato da Mesa Diretora e ratificada por resolução aprovada pelo conjunto dos parlamentares. As videoconferências são transmitidas pela TV Alepe (canal 28.2) e pelo canal da instituição no YouTube. A primeira Reunião Plenária do segundo semestre legislativo ocorrerá, de forma remota, já na próxima segunda, às 10h.

As atividades do primeiro semestre do ano haviam sido encerradas em 30 de junho, mas, entre os dias 5 e 12 de julho, o Parlamento Estadual suspendeu o recesso e fez uma autoconvocação para analisar cinco proposições em caráter de urgência. Entre elas, estava a prorrogação, por mais 90 dias, do reconhecimento do estado de calamidade pública em Pernambuco e em 131 municípios.

Cursos gratuitos capacitarão mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o país


Cursos sobre empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza vão auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social na geração de renda e oportunidades de negócio. As formações, gratuitas, serão oferecidas para 270 mil mulheres. São 10 mil vagas para cada estado do país e as inscrições estão abertas.

Para se inscrever, as interessadas devem acessar a página do projeto Qualifica Mulher para verificar as opções de capacitação disponíveis.

Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio ou não tenham escolaridade.

Pernambuco na rota da companhia aérea ITA

Voo inaugural da companhia para o Recife contou com batismo da aeronave e ação promocional do Bora Pernambucar (Fotos: Matheus Ribeiro/Setur-PE)

Neste domingo (1º), Pernambuco comemorou o início das operações de uma nova companhia aérea no Estado. A ITA realizou o voo inaugural da rota Guarulhos-Recife-Maceió-Guarulhos, que vai oferecer sete frequências semanais, partindo do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife, com direção a São Paulo e escala na capital alagoana. A chegada do A320 da empresa teve direito a batismo da aeronave, entrega do Passaporte Pernambuco no desembarque e corte de fita no check-in.

Participaram da solenidade o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; a secretária de Turismo, Lazer e Esportes do Recife, Cacau de Paula, e o diretor de operações da Aena, Diego Moretti. Representando a ITA, desembarcou na capital pernambucana o diretor de manutenção do Grupo Itapemirim, Alberto Correnti.

O secretário Rodrigo Novaes comemorou mais companhia aérea operando no Estado. “Testemunhar a chegada de uma nova companhia aérea a Pernambuco, justamente neste período de retomada do turismo, muito nos alegra. Vivemos um momento muito propício para a retomada das atividades do setor. Neste mês de agosto, chegamos a 95% da malha do mesmo mês antes da pandemia e isso é muito importante. Recebemos a ITA com muito carinho e uma recepção bonita para os passageiros, com a entrega do nosso passaporte”, comenta Novaes.

Assaí doa mais de 10 toneladas de alimentos em Pernambuco em ação de combate à fome no primeiro semestre de 2021

Mais de 1000 cestas de alimentos chegaram às famílias em situação de vulnerabilidade (Foto: Assaí;Divulgação)

O Assaí Atacadista está intensificando as suas ações para contribuir com o combate à fome no Brasil. Somente em Pernambuco, mais de dez toneladas de alimentos foram doadas no 1º semestre deste ano. A iniciativa faz parte de um plano de doações que totaliza R$ 5,5 milhões em alimentos que serão distribuídos ao longo de todo o ano e em todo o país.

Já quando considerados os resultados nacionais, no total, foram 220 toneladas de alimentos doadas entre janeiro e julho deste ano em todo o Brasil. Isso significa que quase meio milhão de pratos de comida (457 mil refeições) chegaram às famílias em situações de vulnerabilidade de 49 cidades brasileiras. Os alimentos foram distribuídos por meio de 39 instituições sociais parceiras, em mais de 23 mil cestas, que garantiram que a ajuda chegasse às mãos de quem mais precisa em cada região.

Petrolândia: Prefeito e vice-prefeito parabenizam Rodrigo Novaes, aniversariante deste domingo (1º/08)


Hoje é o aniversário de um Amigo de Petrolândia.

Parabéns Deputado Rodrigo Novaes, você que é uma pessoa humilde, guerreiro e amigo do nosso povo, sempre na luta por dias melhores.

Desejamos muita saúde, paz e força. Obrigado pela parceria e trabalho em Petrolândia.

Deputado Rodrigo Novaes, você é 10.

Fabiano Marques e Rogério Novaes 



Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Clínica MAIS SAÚDE em FLORESTA divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana (de 02 a 06 de agosto); Agende sua consulta


A Mais Saúde está presente em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63,divulga agenda de especialistas que atendem nesta próxima semana , de 02 a 06 de agosto de 2021; Confira acima.

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Idealizadora do grupo Anjo Azul, Fabiana Oliveira, morre de Covid-19 em Caruaru


A idealizadora do grupo Anjo Azul, Fabiana Oliveira, morreu de Covid-19, no sábado (31), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Fabi estava internada no Hospital Mestre Vitalino, e se recuperava das complicações causadas pela doença, mas não resistiu.

O grupo Anjo Azul foi fundado em Caruaru, há quase quatro anos, com o objetivo de ajudar famílias de crianças autistas, através de palestras, orientações e muitas conversas.

Por G1 Caruaru

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta segunda (02/08) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã

 


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta segunda-feira (02 de agosto de 2021), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Petrolândia: Pagode Pra Recordar anima o Maria Fumaça neste domingo a partir das 19h; Hoje é dia de saborear o delicioso baião-de-dois, a partir das 11h:30





Neste primeiro domingo de agosto,  é dia de saborear o delicioso baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes .e peixes.

A partir das 19 horas a animação ficará por conta da Banda Pagode Pra Recordar.

Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona neste domingo das 11h30 às 23h00.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!




Por Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Uma absurda publicação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Será que o responsável pela absurda publicação pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de foto de um homem armado para homenagear o Dia da Agricultora, vai ficar sem punição. O ataque à imagem dos produtores rurais do Brasil, foi tirada do ar, depois de uma chuva de protestos

Da coluna de João Alberto

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana (de 02 a 06 de agosto/2021); Agende sua consulta


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana, 02 a 06 de agosto de 2021: VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES


Mulher de 36 anos de Petrolândia morre após Covid-19 na UTI do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada



De acordo com informações do Portal Farol de Notícias, uma mulher de apenas 36 anos, de Petrolândia, morreu na última sexta-feira (30) na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, vítima do novo coronavírus.

Na manhã deste domingo (1º/08), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrou em contato com a secretária de Saúde de Petrolândia, Ana Patrícia Jaques, que confirmou a morte da mulher. Ela era deficiente, e faria aniversário no próximo mês de novembro.

OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI DE SERRA TALHADA
O Hospital Eduardo Campos está com 23% de ocupação dos leitos de UTI, com 18 pacientes internados, sendo 05 serra-talhadenses. Há 02 pacientes na enfermaria da unidade, sendo 01 serra-talhadense. O HOSPAM está com 60% de ocupação, com 06 pacientes na UTI, sendo 04 serra-talhadenses.

Blog de Assis Ramalho

Paulo Câmara comanda aula inaugural para 60 novos delegados da Polícia Civil nesta segunda (2/08)


O governador Paulo Câmara comanda, na manhã da próxima segunda-feira (02), a abertura da aula inaugural do curso que vai formar 60 novos delegados da Polícia Civil de Pernambuco.

Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, participarão por videoconferência.

Neste mês de julho, o Governo de Pernambuco deu início à formação de 80 oficiais, sendo 60 da Polícia Militar e 20 do Corpo de Bombeiros Militar, além de 750 soldados da PMPE e 100 soldados do CBMPE.


AVISO DE PAUTA – Segunda-feira, 2 de agosto

Rebeca Andrade leva ouro no salto e é a 1ª campeã olímpica do país na ginástica


Rebeca Andrade conseguiu neste domingo (1º) a primeira medalha de ouro da história da ginástica artística feminina do Brasil. Ela venceu a disputa do salto das Olimpíadas 2020, com média de 15.083 em suas duas tentativas.

No primeiro salto, Rebeca cometeu um pequeno erro, pisando fora da linha na aterrissagem. Mesmo assim, conseguiu cravar 15.166. No segundo, obteve a nota de 15.000, ficando com a média de 15.083.

Outra principal adversária da brasileira na luta pelo ouro, a norte-americana Jade Carey acabou errando o primeiro salto, com 11.933, e ficou fora do pódio. Sua média foi 12.416.

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 46 milhões; veja os demais sorteios da Caixa deste sábado (31)


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (31) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 11 - 12 - 44 - 45 - 57.

A quina teve 72 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 51.378,77. A quadra teve 6.026 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 876,97.

O próximo concurso (2.396) será na quarta (3). O prêmio é estimado em R$ 46 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia