domingo, agosto 01, 2021

Ex-aluna da IFSertãoPE Campus Floresta, Ana Flávia Resende, é contratada pela Accenture - maior empresa de consultoria do mundo


Do curso técnico de informática no IFSertãoPE Campus Floresta, para o curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação na mesma instituição, até chegar ao emprego em uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing. Essa foi a trajetória de Ana Flávia Resende, aluna egressa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que foi contratada pela Accenture, maior empresa de consultoria do mundo, antes mesmo de finalizar a graduação.

Ana Flávia é mais um exemplo de como a educação pode mudar a realidade de moradores do interior e conta como se interessou pelo Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: “Minha trajetória não foi convencional, após estar formada no ensino médio comecei a ministrar aulas de língua Inglesa numa escola da localidade. Não muito tempo depois o IF entrou de novo na minha narrativa quando um dos professores me convidou para fazer parte de um treinamento que ocorreria no IF voltado para a preparação do exame TOEFL (exame de proficiência em língua inglesa). Nesse contexto, outro professor que me conhecia do período de ensino médio disse que o curso de GTI fazia sim o meu perfil e me incentivou a cursá-lo. Foi daí que busquei mais informações quanto a grade curricular, conversei com discentes do curso, me interessei por ele e o coloquei como minha primeira opção do SISU”, disse Ana que iniciou o curso superior em 2017.

"Creio que vai além de ser um curso só de Gestão ou só voltado para área técnica, fornece um alicerce para que tenhamos uma visão mais abrangente na prática profissional", afirma sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Na multinacional Accenture Ana Flávia desenvolve aplicativos, a Gestora de T.I, que quer seguir carreira atuando na área de engenharia de softwares, revela que a oportunidade surgiu naturalmente, fruto do interesse e participação dela em capacitações na área tecnológica, incentivadas pelas exigências curriculares do curso de GTI. “Durante o curso, nós temos que cumprir uma carga horária de atividades complementares, tais como eventos presenciais ou on-line, cursos e palestras. Essas atividades, aliadas a prática que adquiri no estágio curricular obrigatório, bem como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI, me ajudaram a optar pela área do desenvolvimento de software e ter um certo grau de experiência nela, o que contribuiu para minha inserção no mercado de trabalho. Com isso, aprendi a ter uma postura mais ativa com relação ao meu aprendizado, o que permitiu que eu buscasse por programas de mentoria, bootcamps, eventos e participasse de dinâmicas como speed hiring, aos poucos as oportunidades foram surgindo e eu aproveitei da melhor forma cada uma que me era disponibilizada até ser contratada pela Accenture”, explicou.


De acordo com Ana Flávia o profissional de Tecnologia da Informação encontra no mercado diversas oportunidades de trabalho, uma vez que aprende a ter uma visão holística no que diz respeito a tecnologia e seu gerenciamento. “Eu costumo comentar que eu aprendi a enxergar a tecnologia de forma mais humana. Não se trata apenas de códigos, bytes ou equipamentos, são pessoas que utilizam a tecnologia, e ela deve ser desenvolvida ou planejada para elas. De modo que a abrangência das disciplinas permitiu tanto que eu tivesse escolha quanto a que área atuar, quanto tivesse uma bagagem maior para a área escolhida. Há oportunidades para àqueles que se identificam com a parte mais administrativa do curso, como também para os que desejam seguir carreira técnica em diversas vertentes. Tais conhecimentos se complementam e um não necessariamente exclui o outro”.

As inscrições para ingresso no curso superior de Gestão de T.I no IFSertãoPE Campus Floresta, para início ainda no 2º semestre de 2021, no período noturno, estarão abertas no site do Sistema de Seleção Unificada- SISU entre os dias 03 e 06 de agosto. Podem se inscrever candidatos que tenham participado do ENEM 2020 e não tenham zerado a redação. O curso tem 03 anos de duração e une disciplinas da área da administração e informática para formar um profissional capaz de atuar em diversas carreiras, como Gestão de Serviços em T.I, Programador, Desenvolvedor de Softwares, aplicativos e websites; Marketing, Analista de Sistemas, Gerenciamento de Projetos de T.I, dentre outros.

Ana Flávia junto ao professor orientador e colegas de curso durante participação em Jornada de Iniciação Científica e Extensão

Ana Flávia acredita que a capacitação na área de Tecnologia da Informação além de ser uma possibilidade para os sertanejos de Floresta e Região é também uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e que permite aos estudantes alcançar espaços que antes poderiam ser vistos como impossíveis como, por exemplo, trabalhar em uma renomada empresa multinacional. “Percebo que alguns, assim como eu anteriormente, ainda tem uma visão limitada da Instituição e quanto ao que é o curso. Porém esta é uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente, além do fato de que tal aprendizado pode nos tornar aptos para ir em busca de alternativas antes vistas como distantes para quem vive no sertão. Digo por experiência própria, que somos os protagonistas que podem definir o rumo que nossa vida irá tomar, nossas escolhas contam muito e diria que GTI foi uma excelente escolha”, afirmou a Gestora de T.I.

Blog de Assis Ramalho

Por: Elidiane Poquiviqui do Nascimento
Jornalista e Radialista
Tecnóloga em Comunicação Institucional no IFSertãoPE Campus Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário